• Nenhum resultado encontrado

As formas e os conteúdos da arte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As formas e os conteúdos da arte"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1° Semana Abril - 29/03 a 02/04 Leitura e interpretação sobre a Arte em sua forma, a forma em seu conteúdo.

As formas e os conteúdos da arte

“ As coisas têm peso, massa, volume, tamanho, tempo, forma, cor, posição, textura, duração ”

Gil, Gilberto; ATUNES, Arnaldo. Rio de janeiro: Polygram, 1993. LP. Faixa 7.

Tudo que vemos e percebemos ao nosso redor tem peso, massa, volume, tamanho, tempo, forma, cor, posição, textura, duração, como expressa a letra da música As coisas, de Gilberto

Gil (1942) e Arnaldo Antunes (1960). As coisas podem ter muitos significados em função de

suas características e formas. A arte, como um modo de apresentar, expressar, representar, de falar, enfim, sobre as coisas do mundo, e abordar os mais diversos assuntos, utiliza-se de elementos como pontos, linhas, planos, formas, cores, tempos, volumes, texturas, dimensões, movimentos, luzes, e tantos outros componentes para criar poesias, pinturas, músicas, dramatizações e outras manifestações artistíssimas. É a forma e o conteúdo na arte. A construção da linguagem artística acontece como na linguagem escrita, em que letras combinadas formam vocábulos, palavras formam frases organizadas pelas pontuações, princípios e elementos linguísticos são descritos e regidos pela gramatica. Do mesmo modo, cada linguagem artística possui seus próprios códigos, elementos linguísticos que, combinados, constroem as formas e os conteúdos na arte.

As linguagens artísticas possuem sua própria gramatica. O mesmo elemento de linguagem pode ser base da comunicação e expressão de várias linguagens artísticas, como o espaço, o tempo, a luz. O elemento de linguagem espaço é observável nos gestos dos corpos de tores, dançarinos ou artistas performáticos, que o ocupam e exploram; no espaço tridimensional, da escultura, dos sons da música que se propagam; no espaço bidimensional, do papel em que as linhas do desenhista se espalham.

O elemento de linguagem tempo é observável na relação entre imagem e movimento, no cinema; na duração de uma nota ou do silencio, na música; no tempo marcado pelos gestos da regência do maestro João Carlos Martins (1940).

O elemento de linguagem luz pode ser observado invadindo palcos nas artes cênicas, em pinturas, em intervenções urbanas, transformando-se em espetáculos visual tanto no palco como na plateia nos shows de músicas e de importância fundamental no cinema e na televisão.

(2)

2° Semana - Abril 05/04 a 09/04 Leitura e interpretação sobre: a história e trabalhos da artista gaúcha Lucia Koch

E a Luz se Fez

“...a luz e o ar são os elementos que ativam um espaço e fazem surgir, ali, um lugar. ”

KOCH, Lucia. Apud SALAZAR, Carmem

A artista gaúcha Lucia Koch (1966) usa a luz como assunto e como materialidade. Na obra

O gabinete (1999), instalação exposta na II Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, no mesmo

ano, ela utilizou filtros coloridos e transparentes, colocados nos vidros das janelas de um velho armazém localizado as margens do rio Guaíba. No decorrer do dia, a luz do Sol, ao passar pelos filtros coloridos, projetava, no chão e nas paredes do lugar, padrões de formas abstratas e geométricas. Refração, transparência, cor, luz e o tempo vagaroso do cair da tarde compuseram a obra. Assim, o tempo também foi tema nessa obra, como um dos agentes construtores das imagens projetadas no chão e na parede ao passar do dia.

O ser humano sempre expressou concepções imaginárias e simbólicas sobre a luz. Várias culturas contam histórias sobre como o mundo foi criado em meio ao surgimento da luz. Várias culturas contam histórias sobre como o mundo foi criado em meio ao surgimento da luz, sobre a origem de deuses e mitos que vieram com a luz, ou moram na luz, seja a luz da Lua, do Sol, das estrelas... A luz sempre exerceu um fascínio nas pessoas, sendo encontrada em temas ou formas na arte, as vezes até como materialidade, a exemplo da obra de Koch, ou de forma simbólica, mostrando dualidades, passagens entre mundos. A luz pode representar a conexão entre mundos, mesmo que seja apenas entre os mundos interno e externo, em cenas do cotidiano, como nos mostra a pintura do artista barroco holandês Johannes Vermeer (1632-1675), Mulher com o alaúde (c. 1663), em que uma luz sutil convida a moça a olhar para fora, em um momento de distração durante o estudo de música.

Quando pensamos em luz, logo nos lembramos das sombras, que assumem na arte muitos significados. Às vezes, as sombras são usadas como parte da composição da imagem. Em outros momentos, podem revelar um destino inevitável, como a morte, ou ainda enfatizar a luz, que revela um conhecimento.

O gabinete, de Lucia Koch, 1999, Chapas de acrílico em janelas e frestas da oficina de reparos do antigo cais de Porto Alegre. Instalação apresentada na II Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, RS.

(3)

3° Semana - Abril 12/04 a 16/04 Leitura e compreensão sobre os efeitos da luz.

A poetisa da Luz

Você já parou para pensar que a forma como percebemos a luz e criamos maneiras de iluminar as coisas pode ter mudado nossa forma de perceber o mundo? Quando as pessoas descobriram que podiam iluminar a escuridão noturna usando o fogo, transformam a cor da noite, hoje, podemos até mesmo usar filtros para mudar a cor de ambientes e criar efeitos incríveis com a luz ou a ausência dela.

Muitos artistas usaram tintas para colorir, a que chamamos de cores químicas ou cores pigmentos. Lucia Koch pinta os ambientes com cores físicas ou cores luz. Ela utiliza filtros de cor, parecidos com os que vemos em vidros de carros, mas com cores. Esse material também é usado para criar efeitos de cores e luzes em espetáculos de danças ou peças de teatro. Depois, ela escolhe um lugar e começa a fazer intervenções que transformam os lugares por onde circula o público. A artista cobre janelas e aberturas com formas eu vão desde imagens geométricas a delicadas padronagens. Em muitas de suas obras, ela usa a luz natural do sol como matéria que passa por esses filtros coloridos e assim faz o processo da cor luz (ou cor física). Koch é uma poetisa da cor luz.

(4)

4° Semana Abril - 19/04 a 23/04 Relacionar e compreender os movimentos artísticos.

A arte de LUCIA KOCH

Muitos artistas têm fascínio pela luz. É o caso da artista gaúcha Lúcia Koch (1966). Em suas intervenções ou instalações, ela estabelece diálogos entre cor, forma e espaço, criando efeitos, atmosferas, imagens, mudando lugares e rompendo com as rotinas. Em suas pesquisas, procura explorar os efeitos que a luz pode proporcionar. Lucia Koch tem andando pelo mundo para fazer experiências com a luz e com o espaço tanto em ambientes contemporâneos como em lugares históricos.

“Minha opção por usar, sempre que possível, luz natural, tem a ver com a instabilidade que ela impõe. Pensar uma transformação que não só opera no espaço, mas também é afetada pela luz que se projeta e move no espaço, muda de intensidade e cor. Fica muito mais claro também que o que ocupo é um lugar no tempo”. Lucia Koch

(5)

5° Semana - Abril 26/04 a 30/04 Discutir e interpelar os elementos característicos.

Quem tem medo do escuro?

A representação da luz em algumas imagens pode construir relações simbólicas. No cinema, além da função inicial de iluminar atores e ambientes, a luz é também um elemento de linguagem artística, ao ser usada para criar atmosferas e nos passar sensações.

O diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro (1964) tem nos efeitos de luzes e sombras a sua marca registrada. Em seus filmes, a maioria dos personagens são fruto da imaginação, dos medos de infância, de contos de fada e de terror. Em O labirinto do fauno (Espanha/México/EUA: Warner Bros., 2006), por exemplo, a luz é usada em tons âmbar, explorando as variações entre tons de amarelo, vermelho, laranja e marrom, como percebemos na cena com o personagem Homem Pálido. Em outras cenas, o diretor explora cores frias para transmitir atmosferas úmidas e sombrias, em que a luz é acesa em foco luminoso sobre os personagens que estão cercados de vários tons claros e escuros de azul acinzentado. Os leves reflexos amarelados dão um toque luminoso a cena envolta em sombras.

Referências

Documentos relacionados

Na metodologia de ensino de Ševčík para o aprendizado inicial do violino, cada habilidade técnica (escalas, arpejos, escalas cromáticas, cordas duplas) é

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores