• Nenhum resultado encontrado

Curso de Especialização Técnica em Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Especialização Técnica em Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO

CNPJ: 33 781 055/0017 – 00

Razão Social: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ Esfera Administrativa: Federal

Endereço (Rua, Nº): Avenida Brasil, 4365

Cidade/UF/CEP: Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21040-900

Telefone/ Fax: (21) 3865-9788/3865-9871 Fax: (21) 3865-9788 E-mail de Contato: labman@fiocruz.br

Site da Unidade: www.epsjv.fiocruz.br Data: janeiro / 2011

Área do Plano: Profissional de Saúde

PLANO DE CURSO PARA:

Curso de Especialização Técnica em Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar

(2)

PLANO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DA MANUTENÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR

COORDENAÇÃO:

Francisco De Paula Bueno A. Neto Alexandre Moreno Azevedo

Irai Borges de Freitas Kátia Butter Leão de Freitas Sarita de Oliveira Ferreira Lopes

1. Justificativa 2. Objetivos 3. Descrição A Quem se Destina 5. Nº de Vagas

6. Requisitos de Acesso ao Curso 7. Organização Curricular do Curso

8. Perfil Profissional de Conclusão dos Egressos do Curso 8.1. Características Gerais do Currículo

8.2. Componentes Curriculares 9. Critérios de Avaliação

10. Pessoal Docente e Técnico Envolvido no Curso 11. Certificado de Conclusão

(3)

1 – JUSTIFICATIVA

A necessidade de formação de um “novo perfil profissional”, surge devido ao crescente número de serviços terceirizados nos Estabelecimentos de Saúde. Esse trabalhador terá novas habilidades e competências para gerir esses serviços.

O profissional deverá ter capacidade de diagnóstico e gerenciamento de situações e serviços, postura ética, crítica e inovadora, além das habilidades técnicas específicas.

A qualificação técnica de profissionais tem uma relevância significativa no sistema organizacional dos estabelecimentos que focam a promoção à saúde.

2- OBJETIVO

Capacitar profissionais para área de saúde em Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar de forma a poder atuar na supervisão das ações da manutenção dos referidos ambientes, auxiliando a alta gestão sistêmica do complexo de saúde no desenvolvimento de especificações técnicas de projetos das instalações, na tomada de decisão e na incorporação de novas tecnologias, objetivando o desejado ambiente hospitalar seguro. 3- DESCRIÇÃO

O curso será composto por seis módulos caracterizados pelo estudo dos espaços, que são oriundos da divisão didática do espaço construído em espaço edificado, instalado e ocupado: Básico, Arquitetura dos Ambientes de Saúde, Área Técnica de Edificação, Área Técnica de Parques de Equipamentos, Segurança e Saúde do Trabalhador do Ambiente Hospitalar e Gestão da Manutenção dos Espaços e das Tecnologias do Ambiente Hospitalar.

4- A QUEM SE DESTINA

Trabalhadores da rede pública de saúde e/ou privada que atuem ou queiram atuar nessa área e tenham concluído o ensino médio.

5 - Nº DE VAGAS 30 (trinta) vagas.

6 - REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO

Profissionais com ensino médio, concluído, que trabalhem ou queiram trabalhar na área de Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar.

Para fins de acesso ao curso os alunos passarão por uma entrevista, para que se possa avaliar aptidões pertinentes ao perfil do profissional que pretendemos formar, e que este possa atuar na área acima referida.

(4)

7- PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO

Ao final do Curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar, os alunos deverão estar capacitados para identificar a arquitetura dos Ambientes de Saúde facilitando-lhes planejar e supervisionar a manutenção predial hospitalar e suas instalações, identificar os parques de equipamentos e utilizar técnicas de gestão para análise de custo / benefício dos equipamentos e sua utilização de forma segura, podendo também recomendar medidas de segurança e saúde para o trabalhador dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – E.A.S, orientando para o desenvolvimento de um local mais seguro e humanizado possibilitando a manutenção dos espaços e das tecnologias nos E.A.S e planejar a aquisição de novas tecnologias hospitalares. Produzir relatórios nessa área, que possam contribuir com estratégia geral de E.A.S.

8- ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO

A organização curricular será em módulos, sendo cada módulo uma área especifica de conhecimento, possibilitando ao aluno construir ao longo dos módulos capacidades de ação para otimizar a utilização dos espaços hospitalares seguros.

8.1 - Características Gerais do Currículo

O Curso de Especialização Técnica em Gestão da Manutenção Hospitalar esta organizado em seis módulos;

1 - Módulo Básico nivelará os alunos nas disciplinas básicas que serão utilizadas ao longo dos outros módulos, Sistema Único de Saúde - SUS, Habilidades Sociais: Fundamentos de cidadania e democracia, Desenho Técnico Básico, Cromotécnica Aplicada a Arte, Matemática, Língua Portuguesa, Metrologia, Eletricidade Básica, Medidas Eletroeletrônicas, Instalações Básicas de Eletricidade e Componentes Elétricos I, Medidas e Componentes Mecânicos, Elementos de Sustentabilidade Sócio-ambiental e Gestão da Saúde Pública. 2 - O Módulo de Arquitetura dos Ambientes de Saúde contará com as seguintes disciplinas: Habilidades Sociais – fundamentos de educação, Desenho Técnico Arquitetônico, A Arquitetura dos Ambientes de Saúde e suas Legislações, A Arquitetura e o Hospital do Futuro, Ergonomia Aplicada na Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar, Arquitetura de CME/Biotério, Arquitetura do Ambiente de Nascer, Arquitetura Laboratorial, Acessibilidade – NBR 9050, Cromotécnica na Ambiência Hospitalar, Urbanismo e Paisagismo, Língua Portuguesa, Marcenaria Aplicada à Arquitetura, Gestão de Processos de Arquitetura dos EAS e Manejo e Gestão dos Resíduos da Construção Civil,. Esse módulo facilitará a visualização do ambiente arquitetônico hospitalar dando enfoque as tipologias, as ferramentas, normas e resoluções que norteiam as construções das edificações hospitalares e os elementos humanizadores desses espaços objetivando a ambiência.

(5)

Hidráulicos, Saneamento de Esgoto, Central de Vapor e de Gases Medicinais, Geradores Estacionários, Instalações Básicas de Eletricidade e Componentes Elétricos II, Instalações de Ar Condicionado, Qualidade do Ar Interior Climatizado Artificialmente, Elevadores (transporte vertical), Eficiência Energética, Metodologia de Pesquisa, Língua Portuguesa, Gestão da Manutenção Predial e Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde.

4 - Área Técnica de Parques de Equipamentos apresentará os parques de equipamentos que são divididos em equipamentos de diagnóstico, análise, terapia e apoio, essa abordagem facilita o planejamento das ações de manutenção e as calibrações dos equipamentos. Apresentara também as disciplinas de: Habilidades Sociais – Trabalho e Alienação, Historia da Manutenção dos Parques de Equipamentos, Desenho Técnico Design do Produto, Eletrofisiologia, Fundamentos dos Parques de Equipamentos, Ergonomia, Metodologia de Pesquisa, Língua Portuguesa, Gestão dos Contratos de Serviços de Engenharia.

5 - Gestão da Segurança e Saúde do Trabalhador no Ambiente Hospitalar abordará técnicas de gestão de segurança e saúde do trabalhador no ambiente hospitalar e seus riscos: Habilidades Sociais – Dupla Face do Trabalho, Desenho Técnico – Figura Humana, História da Segurança e Saúde do Trabalhador – Hasmussem, Anatomia Humana, Ergonomia, Metodologia de Pesquisa, Proteção Radiológica, Ferramentas Gerenciais Aplicadas à Área da Saúde, Segurança e Saúde do Trabalhador no Ambiente Hospitalar – NR 32, Psicologia do Trabalho, Noções Básicas de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH, Segurança na Cozinha Hospitalar, Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio, Biossegurança, Metodologia de Pesquisa, Mapa de Risco, OHSAS 18001 - Gestão da Segurança e Saúde do Trabalhador e Língua Portuguesa.

(6)

8.2 - Componentes Curriculares Módulo 1: Básico – 68 horas

Disciplina Horária Carga

Sistema Único de Saúde - SUS 08

Habilidades Sociais: Fundamentos de Cidadania e Democracia 04

Elementos dos Espaços 04

Desenho Técnico Básico 08

Cromotécnica Aplicada a Arte 04

Matemática 04

Língua Portuguesa 04

Metrologia 04

Eletricidade Básica 04

Medidas Eletroeletrônicas 04

Instalações Básicas de Eletricidade e Componentes Elétricos 04

Medidas e Componentes Mecânicos 04

Elementos de Sustentabilidade Sócio-ambiental 04

Gestão de Saúde Pública 08

Total 68

Módulo 2: Arquitetura dos Ambientes de Saúde – 72 horas

Habilidades Sociais – Fundamentos de Educação 04

Desenho técnico Arquitetônico 08

A Arquitetura dos Ambientes de Saúde e suas Legislações 04

A Arquitetura e o Hospital do Futuro 04

Ergonomia Aplicada à Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar 04

Arquitetura de CME/Biotério 04

Arquitetura do Ambiente de Nascer 04

Arquitetura Laboratorial 04

Acessibilidade - NBR 9050 04

Cromotécnica na Ambiência Hospitalar 04

Urbanismo e Paisagismo 08

Língua Portuguesa 04

Marcenaria Aplicada à Arquitetura 04

Gestão dos Processos de Arquitetura dos EAS 04 Manejo e Gestão dos Resíduos da Construção Civil 08

(7)

Módulo 3: Área Técnica de Edificação – 80 horas

Habilidades Sociais - fundamentos de filosofia 04

Desenho Técnico de Instalações Prediais 04

Elementos do Sistema Predial 04

Gestão da Água e Circuitos Hidráulicos 04

Saneamento de Esgoto 04

Ambiência dos Espaços Interiores de Saúde 04

Central de Vapor e de Gases Medicinais 08

Geradores Estacionários 04

Instalações Básicas de Eletricidade e Componentes Elétricos 04

Instalações de Ar Condicionado 04

Qualidade do Ar Interior Climatizado Artificialmente 04

Elevadores (transporte vertical) 04

Eficiência Energética 04

Iluminação Hospitalar 04

Metodologia de Pesquisa 04

Língua Portuguesa 04

Gestão da Manutenção Predial 04

Programa de Gerenciamento Resíduos em Serviços de Saúde 08

Total 80

Módulo 4: Área Técnica de Parques de Equipamentos – 104 horas

Habilidades Sociais – Trabalho e Alienação 04

Historia da Manutenção dos Parques de Equipamentos 04

Desenho Técnico – Design do Produto 04

Eletrofisiologia 04

Fundamentos dos Parques de Equipamentos 04

Ergonomia 04

Metodologia de pesquisa 08

Parques de equipamentos 60

Língua Portuguesa 04

Gestão dos Contratos de Serviços de Engenharia 08

Total 104

Módulo 5: Gestão da Segurança e Saúde do Trabalhador no Ambiente Hospitalar – 84 horas

Habilidades Sociais – Dupla face do trabalho 04

Desenho Técnico - Figura Humana 04

História da Segurança e Saúde do Trabalhador - Hasmussem 04

Anatomia Humana 04

Ergonomia 12

(8)

Proteção Radiológica 04 Ferramentas Gerenciais Aplicadas à Área da Saúde 04 Segurança e Saúde do Trabalhador no Ambiente Hospitalar NR – 32 04

Psicologia do Trabalho 04

Noções Básicas de Controle de Infecção Hospitalar

04

Segurança na Cozinha Hospitalar

04

Prevenção e Combate a Principio de Incêndio

04

Biossegurança

04

Metodologia de Pesquisa 04

Mapa de Risco 04

OHSAS 18001 – Gestão da Segurança e Saúde do Trabalhador 04 Língua Portuguesa

08

Total 84

Modulo 6: Gestão da Manutenção dos Espaços e das Tecnologias do Ambiente Hospitalar - 88 horas

Habilidades Sociais - A política de Qualificação Profissional na Luta Contra o Desemprego no Brasil – O Conceito de Cidadão Produtivo

com Desafio Teórico 04

Desenho Técnico – Projetos Gráficos 04

Ferramentas Gerenciais Aplicadas à Área da Saúde 12

Acreditação Hospitalar 04

Metodologia de Pesquisa 04

Direito Administrativo 04

Gestão de Pessoas 04

Gestão da Manutenção 08

Gestão pela Qualidade 04

Gestão de Lavanderia Hospitalar 04

Gestão de Insumos 04

Custos e Auditoria de Processos 04

Metodologia de Pesquisa 16

Língua Portuguesa 04

Organização da Manutenção e Espaços no Ambiente Hospitalar 08

Total 88

Total Geral 496

9 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

(9)

10- PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ENVOLVIDO NO CURSO

O corpo docente é em sua maioria, composto por professores convidados, convite acadêmico, sendo assim, de responsabilidade da coordenação do curso e poderão ser substituídos a qualquer tempo por questões administrativas – pedagógicas.

11 - CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO

Será conferido o certificado de conclusão de Especialização Técnica em Gestão da Manutenção do Ambiente Hospitalar aos que obtiverem freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total, e atenderem aos critérios de avaliação de aprendizagem, conforme item 9.

12 -INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

A EPSJV/FIOCRUZ dispõe para o Curso de:

• Uma sala de aula teórica com: televisor, DVD, retroprojetor, datashow, laptop, quadro branco e 32 lugares.

• Uma sala de aula didática com equipamentos de diagnostico: três aparelhos de RX (dois moveis e um fixo) e uma processadora de filmes de RX marca Kodak. • Uma sala de aula didática com equipamentos de Análise: microscópios,

colposcópio, cabine de segurança biológica, analisador sanguíneo ELISA, banho maria, centrífugas, agitador, agitador de tubos, estufa, destilador, balança, compressor ar comprimido e 32 lugares

• Uma sala de aula didática com equipamentos de Terapia e Apoio: bisturi eletrônico, desfibrilador, monitor cardíaco, incubadora, foco cirúrgico, carrinho anestésico, bomba infusora, aspirador cirúrgico, fototerapia, geladeira, freezer e 32 lugares.

• Dispõe ainda de diversas ferramentas: chaves de fenda e Phillips de vários tamanhos, martelos, chaves de boca e estria combinada de vários tamanhos, multitestes digitais e analógicos, fonte variável de energia.

13 - REGIME E DURAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Este estágio despertou-nos para a realidade profissional e a importância do papel do farmacêutico como profissional de saúde, contribuindo, não só para a

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

[r]

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida