• Nenhum resultado encontrado

MAIS UM MOTIVO PRA VOCÊ TER UNIMED.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAIS UM MOTIVO PRA VOCÊ TER UNIMED."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIMED-BH

Informativo Unimed-BH ) ano 2 ) meses ( jul., ago. e set./2010 ) número 4 )

(2)

Mais vida para nossas praças

Expediente:

Diretor-Presidente: Helton Freitas / Diretor de Provimento de Saúde: Luiz Otávio Andrade / Diretor Administrativo-Financeiro: Paulo Pimenta de Figueiredo / Diretor Comercial: Orestes Miraglia Júnior / Coordenação: Gestão de Marketing Unimed-BH / Projeto Gráfico: Lápis Raro / Produção editorial: BH Press Comunicação A Unimed-BH e a Prefeitura se uniram para

cuidar da saúde de Belo Horizonte. A Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, será revitalizada e os moradores do bairro Grajaú serão presenteados com uma nova praça, batizada de Praça da Saúde. Esses projetos serão entregues para a população até o final deste ano.

Os dois espaços serão equipados com aparelhos de ginástica e brinquedos para estimular a prática de atividades físicas. Na Praça Floriano Peixoto, a reforma já começou. A revitalização prevê a ampliação dos passeios para a criação de uma pista de caminhada, a instalação de aparelhos de ginástica

apropriados para idosos e de brinquedos para

(3)

Você conhece o Alô Saúde?

O serviço oferece orientações médicas 24 horas por dia, todos os dias, ao custo de uma ligação local. Basta ligar para 4002-3100.

No primeiro contato, você recebe informações sobre o que fazer antes mesmo de sair de casa. Basta se identificar como cliente da Unimed-BH e responder às perguntas do atendente.

O serviço conta com uma equipe médica apta a esclarecer dúvidas, orientar sobre o uso de medicações já prescritas e situações que possam gerar pânico, como a suspeita de gripe suína. Ela pode, ainda, recomendar uma consulta com seu médico assistente e até mesmo a ida ao pronto-atendimento.

Ao acionar o Alô Saúde Unimed, você não tem custo adicional em seu plano de saúde. Paga apenas o custo de uma ligação local, de

acordo com a tabela de sua operadora.

Fale com o médico por telefone

Antes de se deslocar até uma unidade de pronto-atendimento, ligue para o Alô Saúde e ouça os aconselhamentos dos médicos de plantão.

Um médico por perto 24 horas.

Diante de um problema de saúde, muitas vezes a gente não sabe o que fazer. No caso de não encontrar o seu médico, ligue para o Alô Saúde*: 4002-3100. Do outro lado da linha, vai ter um médico treinado, pronto para escutar e orientar você em qualquer situação. Além de esclarecer dúvidas 24 horas por dia, todos os dias da semana, os médicos do Alô Saúde vão indicar qual é a conduta mais adequada para cada caso, fazendo o encaminhamento para o seu médico ou para outros serviços de saúde, se necessário. Use sem contraindicações.

* Este serviço visa a orientação do paciente, não substitui a consulta médica, não faz diagnóstico e está de acordo com as convenções mundiais de telemedicina e com protocolos científicos de atendimento.

4002-3100

GRIPE

OU

RESFRIADO

?

DENGUE

OU

DOR LOMBAR

?

TEM DUVIDAS

OUE SO UM

MEDICO PODE TIRAR

,

,

(4)
(5)

O Hospital Unimed está em pleno funcionamento. Com a abertura do Pronto-Socorro, em maio, os clientes Unimed-BH passaram a contar com o maior hospital privado de Minas Gerais voltado ao atendimento de urgências e emergências.

São 250 leitos, incluindo os 20 exclusivos do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Com localização privilegiada, o Hospital permite acesso fácil a partir de vários pontos da cidade.

Toda essa estrutura contribui para que a Unimed-BH ofereça a seus clientes uma rede de serviços cada dia mais integrada, abrangente e qualificada.

Quando e como utilizar?

O Hospital Unimed presta atendimento de urgência e emergência em uma estrutura apropriada e planejada para receber casos clínicos e cirúrgicos de média e alta gravidade, além de internações clínicas e cirurgias eletivas.

Clientes da Rede Preferencial encontram no Hospital completo Centro de Radiologia e Exames, além de atendimento para casos de urgência e emergência no Pronto-Socorro, cirurgias neurológica, de quadril e de coluna. Quando é preciso continuar o tratamento (como uma internação, por exemplo), o cliente é encaminhado a outra unidade da rede própria ou credenciada especializada no tipo de cuidado que ele precisa.

Lembre-se:

O Pronto-Socorro é para casos de urgência e emergência. Antes de se deslocar a uma unidade dessa natureza, ligue para o Alô Saúde Unimed no 4002-3100 e converse com um médico de plantão. Se a situação não é de gravidade, o ideal é procurar o seu médico de confiança ou uma das unidades ambulatoriais da Unimed-BH (Núcleos de Atenção à Saúde e Centros de Promoção da Saúde). Assim, você fica mais tranquilo e garante o atendimento a quem realmente precisa ir ao Pronto-Socorro.

Totalmente pronto para atender você

Conheça o Hospital

• 250 leitos de internação, sendo 20 de terapia intensiva • Centro Cirúrgico com 12 salas • Centro de Radiologia e Exames • Prontuário eletrônico

• 11 andares, sendo 4 exclusivos para internação

• Heliponto

• Duas lanchonetes • Espaço Família • Auditório

Centro de Radiologia e Exames

Raio X, ultrassonografia e ecocardiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia.

Pronto-Socorro

• Capacidade para 18 mil atendimentos por mês • 20 consultórios

• 32 leitos de observação, sendo 8 pediátricos

• Área específica para pediatria • Sala de emergência

• Atendimento prioritário (Protocolo de Manchester) de acordo com o

(6)

O diabetes se caracteriza pela dificuldade em regular os níveis de glicose no sangue. Esse descontrole glicêmico rompe o equilíbrio necessário para o bom funcionamento do nosso corpo causando complicações sérias, como cegueira, insuficiência renal (mau funcionamento dos rins), má circulação, amputações e problemas de coração. Manter-se informado e praticar os cuidados para o controle do diabetes são atitudes essenciais para ter uma vida saudável e longe das complicações.

A Unimed-BH oferece serviços específicos aos clientes portadores de diabetes e a quem precisa esclarecer dúvidas sobre a doença. Para participar, não é necessário

encaminhamento médico. Basta se dirigir aos locais indicados (veja na página seguinte) ou agendar pelo 08000 30 30 03.

Clínica do Diabético

A Clínica do Diabético é um espaço exclusivo da Unimed-BH para clientes portadores de diabetes. Por meio de informações sobre o uso correto dos medicamentos, a aplicação de insulina e o uso do glicosímetro, além de um plano de cuidados individualizado, o cliente conta com apoio ao tratamento indicado. Outra iniciativa importante é o cuidado com os pés do paciente diabético.

Para as crianças, a Clínica do Diabético promove atividades lúdicas para explicar o que é a doença e como controlá-la.

(7)

Grupo de Atenção ao Diabético

É uma atividade desenvolvida no Centro de Promoção da Saúde por uma equipe

multidisciplinar, formada por endocrinologista, enfermeiro, educador físico e nutricionista. Os integrantes do grupo, orientados por esses profissionais, compartilham informações e experiências de convívio com o diabetes e participam de ações de educação para a saúde e de estímulo ao autocuidado e à autonomia.

Programa de Atenção ao Diabetes

Esse programa é desenvolvido nos consultórios por endocrinologistas, clínicos, nefrologistas, cardiologistas e geriatras da Unimed-BH, que estabelecem um plano de retornos

programados e de ações de promoção da saúde para o cliente diabético. Além disso, o cliente é também acompanhado pela Central de Telemonitoramento, que tem por objetivo intensificar, por meio de contatos telefônicos, o autocuidado e incentivar a adesão aos tratamentos propostos.

Centro de Promoção da Saúde

(Rua Paracatu, 600, Barro Preto)

Unidade Unimed de Contagem

(Av. Babita Camargos, 1.695, Cidade Industrial)

Núcleo de Atenção à Saúde Contorno

(Av. do Contorno, 2.983, Santa Eifgênia)

De segunda a sexta-feira, das 7h às 20 horas; aos sábados, das 7h às 12 horas. Às terças-feiras, das 8h às 10h30;

às sextas-feiras, das 8h às 10h30 e das 16h às 20 horas.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas; aos sábados, das 8h às 11 horas.

LOCAIS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Você sabia?

Fique atento aos fatores de risco para reduzir a sua chance de desenvolver diabetes:

obesidade, sedentarismo, pressão alta e colesterol elevado. Para quem tem mais de 45 anos, ou tem algum diabético na família, o risco é maior. No site da Unimed-BH, você encontra mais informações sobre o diabetes.

(8)

O Guia Médico da Unimed-BH faz plantão 24 horas no site

Cálcio é importante em todas as idades

No site da Unimed-BH, você pode consultar a lista completa e atualizada de médicos, unidades de pronto-atendimento, hospitais, laboratórios e

clínicas especializadas que você precisa. Acesse www.unimedbh.com.br. Mais uma facilidade da Unimed-BH para você ter saúde sempre.

Você sabia que o cálcio é o mineral mais abundante no nosso organismo? Ele está presente, principalmente, nos ossos – lembre-se de que os dentes também fazem parte desse grupo. Por isso, a falta dele pode causar osteoporose, doença que deixa os ossos porosos e fracos. Entre suas funções, está a atuação na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos e na regulação do ritmo cardíaco.

A alimentação é a principal fonte de cálcio, portanto fique de olho nos alimentos ricos neste mineral: leite e seus derivados, vegetais como espinafre, brócolis, mostarda em folhas e couve manteiga, semente de gergelim, ervas desidratadas, amêndoas, quiabo e outros. O ácido fosfórico, presente nos refrigerantes escuros (à base de cola), é considerado um “ladrão de cálcio”, pois alguns estudos sugerem que ele aumenta a excreção do mineral pela urina. Por isso, consumir tais bebidas em excesso pode afetar a presença de cálcio no organismo.

O consumo adequado de cálcio,

especialmente na infância e na juventude, é fundamental para a formação de um

esqueleto saudável e forte. Mas só um médico ou nutricionista pode indicar a suplementação alimentar, por meio de cápsulas e afins.

Neste caso, são necessários a prescrição e o acompanhamento de um profissional.

Sugerido pela leitora MAURA LOPES. Envie você também sua sugestão de matéria.

SUGESTÃO

(9)

Seu plano de saúde Unimed-BH tem qualidade e benefícios únicos. Mas, para que você possa utilizá-lo da melhor forma, é importante observar sempre as dicas e orientações a seguir. Usar seu plano com consciência só traz benefícios - para você, para sua família e para todas as outras pessoas que também têm Unimed-BH.

Acesso aos serviços

Toda vez que for a uma consulta ou fizer um exame, tenha em mãos o cartão de cliente Unimed-BH e também o documento de identidade com foto. No caso

de crianças, é necessário apresentar a documentação do responsável.

Pronto-Atendimento

Esse é um serviço dedicado ao atendimento de urgência e emergência. Aqui, o cliente é acolhido por profissional qualificado, que prioriza o atendimento de acordo com a gravidade de cada caso. A Unimed-BH oferece também serviço de aconselhamento médico pelo telefone 4002-3100. Ligue sempre que precisar de orientação.

Consultas médicas

Escolha um médico e agende a consulta. Caso não possa comparecer, desmarque com, no mínimo, 6 horas de antecedência. Assim, o médico poderá receber outros clientes.

Use seu plano de saúde com sabedoria

DICAS ÚTEIS

• Se você não tiver certeza de qual especialista consultar, procure um clínico geral ou ligue para o Alô Saúde Unimed no 4002-3100. • Escolha um médico de sua confiança.

Evite consultar diversos médicos pelo mesmo motivo. Procure esclarecer todas as dúvidas que tiver sobre sua saúde durante a consulta.

• Fique atento ao prazo para a consulta de retorno (30 dias). Dessa forma, você garante que a coparticipação referente a essa consulta não seja cobrada em seu plano de saúde.

• Antes de assinar uma guia médica ou qualquer outro documento, leia-o atentamente.

• Se tiver algum exame recente, leve-o à consulta, mesmo que não tenha sido pedido pelo médico que vai atendê-lo. • Guarde bem os exames. O seu histórico

é fundamental para os médicos avaliarem a sua condição de saúde.

• Caso perca algum resultado, o laboratório poderá fornecer a 2ª via.

• Procure o pronto-atendimento somente em casos de urgência e emergência. Não o utilize para consultas de rotina. Se você não tiver certeza de qual especialista

(10)

É BOM SABER:

Internações

A lista dos hospitais da rede credenciada está disponível no Guia Médico que você recebeu ou no Guia Médico on-line em nosso site www.unimedbh.com.br, onde você poderá também saber mais informações sobre a área de atuação da Unimed-BH.

Para internações de urgência e emergência, o atendimento é feito mediante a apresentação do cartão de cliente Unimed-BH e do documento de identidade. Na área de atuação da Unimed-BH, o prestador de serviço solicita a autorização do procedimento. Já para os clientes atendidos fora da área de atuação da Unimed-BH, a solicitação é feita na Unimed local.

Canais de comunicação

A Unimed-BH está sempre perto de você. Confira:

• Unidisk 08000 30 30 03: você pode entrar em contato com a Unimed-BH, gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para solicitar autorização de exames e procedimentos

médicos, atendimento de urgências e emergências médicas, esclarecimento de dúvidas ou ainda marcar e cancelar consultas nos serviços próprios

(Centros de Promoção da Saúde e Núcleos de Atenção à Saúde).

• No site www.unimedbh.com.br, através do link Fale Conosco, você pode fazer sua reclamação, crítica ou elogio, e solucionar suas dúvidas.

• Dr. Você: diversos serviços próprios da Unimed-BH e alguns hospitais da rede credenciada têm cabines com telefones para você se manifestar. Um canal direto entre você e a

Unimed-BH.

Autorização de procedimentos

Todas as solicitações podem ser feitas via 08000 30 30 03. É gratuito, rápido e fácil, mas fique atento:

• Para alguns procedimentos, é preciso uma perícia médica na sede da Unimed-BH.

(11)

Conheça melhor os planos Unimax,

Unipart Flex e Unifácil Flex

Seja qual for o plano, todos os clientes da Unimed-BH têm acesso à rede própria, ao Programa de Promoção da Saúde e a todos os demais benefícios da Cooperativa. A diferença está, basicamente, na rede de atendimento, adaptada à necessidade de cada cliente. Confira a seguir o que cada plano Unimed tem de especial e compare, no quadro abaixo, a cobertura, a rede, a acomodação e a forma de pagamento dos três tipos de plano.

Unimax

O Unimax é a assistência à saúde da forma tradicional. Por uma mensalidade fixa, você e sua família têm acesso à rede ampla Unimed-BH, podem agendar suas consultas diretamente nos consultórios dos nossos mais de 4.800 médicos cooperados e contam ainda com a maior e melhor rede credenciada de Minas Gerais.

Unipart Flex

É o plano da Unimed-BH que oferece ao cliente três combinações de valores de mensalidades e coparticipação. Com ele, você tem acesso à rede ampla Unimed-BH e agenda suas consultas diretamente nos consultórios dos médicos cooperados. O Unipart Flex é um plano coparticipativo. Você paga uma mensalidade fixa e participa com um valor em consultas, exames e internações de acordo com a tabela definida para o seu plano.

Unifácil Flex

Com três opções de mensalidade e coparticipação, no Unifácil Flex você paga uma quantia fixa reduzida e participa com

um pequeno valor nas consultas, exames e internações, segundo tabela predefinida. É uma ótima oportunidade de contar com a qualidade Unimed-BH e ainda fazer economia. As consultas são agendadas diretamente no 08000 30 30 03 e realizadas nos três Núcleos de Atenção à Saúde e nos dois Centros de Promoção da Saúde da Unimed-BH, com localização em BH e Contagem. Além disso, os clientes Unifácil Flex contam com uma rede de médicos exclusivos para atendimento ao plano em Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Santa Bárbara, Santa Luzia e Vespasiano - uma solução inteligente para minimizar os custos.

Diferenciais Unimed-BH

• Serviços via internet.

• Acesso à Rede Própria e aos Programas de Promoção da Saúde Unimed-BH.

• Atenção Pré-Hospitalar 24 horas com atendimento num raio de até 60 km do Centro de Belo Horizonte.

• Unidisk (SAC) 08000 30 30 03 – 24 horas por dia, sete dias por semana, recebendo 100% das solicitações de autorização dos procedimentos médicos, marcando e cancelando consultas e exames na rede Própria Unimed-BH.

• Alô Saúde Unimed: orientação médica 24 horas por dia pelo 4002-3100. • Unibaby: auxílio de uma enfermeira que

fornece à mãe orientações sobre os primeiros dias de vida da criança.

• Atendimento nacional em casos de urgência e emergência.

Produtos e serviços opcionais

• Odontologia: planos com cobertura de procedimentos do rol da ANS.

• Aeromédico: aeronaves equipadas para transporte em UTI aérea.

CARACTERÍSTICAS / OPÇÕES PRODUTOS

UNIFÁCIL FLEX UNIPART FLEX UNIMAX

Cobertura Ambulatorial

Obstétrica

Hospitalar

Rede Preferencial

Ampla

Acomodação Enfermaria

Apartamento

Pagamento Mensalidade fixa

Mensalidade fixa + coparticipação

Compare os produtos

Aeromédico: aeronaves equipadas para transporte em UTI aérea.

(12)

08000 30 30 03

Sopa de Tomate com Manjericão Ingredientes

- 1 colher (chá) de margarina light - 1 cebola média picada

- 2 dentes de alho picados

- 500g de tomates sem pele e sem sementes maduros, picados

- 4 xícaras (chá) de água filtrada - 2 colheres (sopa) de manjericão

picado (pode ser desidratado) - Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Aqueça a margarina light em uma panela média, junte a cebola e o alho e refogue até que fiquem levemente dourados. Acrescente o tomate picado e a água. Deixe ferver. Cozinhe com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Tempere a gosto e sirva.

Viva com saúde

O friozinho do inverno é ideal para pratos quentes. Confira esta receita da sopa de tomate com manjericão. Uma refeição saborosa e saudável.

Fale conosco

O que você achou do Saúde Sempre?

Dê sua opinião sobre este canal de comunicação da Unimed-BH com seus clientes, o Saúde Sempre. Entre em contato conosco e conte as suas impressões sobre os temas escolhidos, a maneira como eles foram abordados e o que você gostaria de ler nas próximas edições. Com a sua opinião, o Saúde Sempre vai ficar cada vez melhor. Acesse o site www.unimedbh.com.br, clique no link Fale Conosco e selecione o assunto Informações para Newsletter Saúde Sempre.

Para consultar outras receitas saudáveis, acesse www.unimedbh.com.br, clique no link Saúde Sempre On-line e entre em nosso Livro de Receitas.

Referências

Documentos relacionados

Padrão nacional de qualidade Padrão internacional de qualidade Padrão internacional de qualidade Legenda completa dos atributos de qualificação na página 13. POLISSONOGRAFIA /

Glaucia Roberta Rocha Fernandes, Telma de Lurdes São Bento Ferreira e Vera Lúcia

A mulher perguntou como o amigo tinha se jus- tificado, e o homem respondeu que o amigo tinha a sensação de que não estava fazendo nada errado, que a relação anterior che- gara ao

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Laboratórios: Centro de Diagnóstico Unimed Guarulhos e Deliberato - unidades Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel. Resumo

Quero saber de você De seus dias De como está.. Saber se pensa em mim Se ainda me ama Se ainda

Embora haja uma infinidade de passeios e uma variedade de cervejas tchecas a provar, o mais autênti- co programa é a visita a Pilsner urquell em Plzen, onde você pode ver o

Queria que você soubesse que você já é muito importante para mim e que se estou mudando a minha vida é porque ela tinha de ser mudada, mesmo sem você.. Hoje vejo tudo mais