• Nenhum resultado encontrado

GRUPOS DE TRABALHO e NORMAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPOS DE TRABALHO e NORMAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GRUPOS DE TRABALHO e NORMAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS

1. ACESSO A JUSTIÇA

Discute trabalhos que tenham por objeto o sistema judiciário (Poder Judiciário e funções essenciais à administração da Justiça) e a prestação jurisdicional, suas avaliações e tendências, bem como atividades legislativas e executivas voltadas à consecução de políticas públicas para o Sistema Judiciário Brasileiro. Temas como acesso e efetividade da justiça, tecnologia, administração, gestão, responsabilidade, discricionariedade, judicialização, politização, transparência, legitimidade, seleção e controle com foco na justiça, no sistema judiciário e seus agentes são prioritários. 2. DIREITO AMBIENTAL

Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro. Bens ambientais. Patrimônio genético. Meio ambiente cultural. Meio ambiente digital.Meio ambiente artificial.Meio ambiente do trabalho. Meio ambiente natural. Direito ambiental tributário.Tutela jurídica da energia vinculada ao direito ambienta brasileiro(Direito da Energia). Direito Processual Ambiental. Direito Criminal Ambiental. Licenciamento no direito ambiental brasileiro. Tutela jurídica do ecoturismo no direito ambiental brasileiro. Agropecuária sustentável em face do direito ambiental brasileiro.

4. DIREITO CIVIL

Teoria geral do Direito Civil. Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil. Direito das Coisas. Direito de Família. Direito das Sucessões

5. DIREITO DO CONSUMIDOR

Reforma do CDC e as Demandas Sociais no Mercado de Consumo – Desnecessidade/Necessidade de Reforma do Código – Adaptação da Legislação de Consumo Vigente às novas Configurações do Mercado – Comercio Eletronico, Superendividamento e outras Peculiaridades dos Contratos de Consumo no Século XXI.

6. DIREITO DO TRABALHO

Flexibilização das Relações laborais. Meio ambiente do trabalho. Assédio moral nas relações de trabalho. Globalização e o Direito do Trabalho. Cooperativas de trabalho e Terceirização. Contrato por prazo determinado e trabalho temporário. Direito tutelar e trabalho das PPDs. Relação de emprego e contrato de trabalho. Negociações coletivas.

7. DIREITO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Princípios. Reforma do Estado. Consensualidade. Administração Pública Direta e Indireta. Gestão Pública e Direito. Agentes Públicos. Improbidade Administrativa. Discricionariedade e Arbitrariedade. Modernização da Administração Pública. Ética e Corrupção. Administração Pública e Globalização Econômica.

8. PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E NOVAS TECNOLOGIAS

(2)

Direito da informática, Informática jurídica, internet e redes sociais, Sociedade informacional, Democracia e Tecnologia, Mundo do Trabalho na Sociedade Informacional, Governo Eletrônico, Segurança da Informação, Crimes de Informática, inteligência artificial e sistemas especialistas legais.

9. DIREITO EMPRESARIAL e ECONÔMICO

Dicotomia entre a autonomia privada e a interferência do Estado Democrático de Direito na criação, interpretação e aplicação: da Teoria Geral do Direito Empresarial; do Direito Societário; do Direito Cambial e da regulação dos valores mobiliários no Mercado Financeiro; do Direito Negocial na atuação empresarial; do Direito Falimentar e da Recuperação de Empresas.

10. DIREITO INTERNACIONAL

Direito Internacional Público; Direito Internacional Privado; Direito Internacional do Comércio e blocos econômicos; relações internacionais e Direito; Aspectos transnacionais e transnormativos do Direito; teoria do Direito Internacional; cooperação jurídica internacional; América Latina entre a cooperação e a integração; Direito dos tratados; aspectos da negociação e contração internacionais; Direito Internacional processual; O Direito Internacional entre a fragmentação e o pluralismo jurídico; tribunais internacionais e sua jurisdição; sujeitos e novos atores do direito internacional; aspectos sobre os princípios e fontes do Direito Internacional em suas mais variadas ramificações; Direito Internacional do meio ambiente; Direito Penal Internacional e sua construção jurisprudencial; Direito comunitário e da integração do Mercosul; análise jurisprudencial dos tribunais superiores em matéria de Direito Internacional.

11. DIREITO PENAL E CRIMINOLOGIA

Direito penal e criminologia. autonomia e interface. compreensão e visualização das estruturas e organizações funcionais. principais visoes sobre o relativismo cultural dogmático e o positivismo estatal: crises e paradoxos em face da contemporaneidade. o criticismo criminológico. a questão em aberto do culturalismo penal. tradições, assimilação e o fenômeno da aculturação em face do direito penal estrangeiro. a diversidade cultural antropológica na gênese do fenômeno criminológico. a compreensão biocultural do homem criminoso e do direito enquanto construção simbólica. direito, pena e construção de valores. senso crítico e analítico no estudo das ações individuais e coletivas pela criminologia e pelo direito penal. a identidade criminológica. as principais características do direito penal enquanto poder. o direito penal etnocentrista.

12. DIREITO TRIBUTÁRIO

Atividade financeira do Estado: opções políticas. Princípios da Tributação. Tributação e isonomia: a questão da capacidade contributiva. Tributação e cidadania. O sistema tributário nacional. As tensões nas relações entre o fisco e os contribuintes. O Contencioso Administrativo Tributário. As renúncias tributárias e a LRF. Responsabilidade tributária e a execução fiscal. A evasão e o planejamento tributário. Garantias e privilégios do crédito tributário. As Imunidades Tributárias.

13. DIREITO CONSTITUCIONAL, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

(3)

Teoria dos direitos fundamentais/efetividade dos direitos fundamentais/garantias fundamentais/colisão de direitos fundamentais/ direitos sociais e economia/novos direitos fundamentais/regime político democrático/ democracia e pluralismo político/ democracia substancial e democracia formal/democracia e fins do estado/sistema democrático e reforma política/democracia e cidadania/democracia e participação. Estudos conceituais e/ou relatos de experiências no contexto brasileiro e/ ou internacional, que focalizem a concretização de direitos fundamentais sociais, mediante políticas públicas, com alicerces na Constituição da República e em documentos internacionais. A responsabilidade compartilhada: o ente governamental e a sociedade como protagonista da efetividade dos Direitos Sociais, precipuamente na definição, acompanhamento e avaliação de resultados de políticas públicas alusivas aos direitos sociais: desafios e perspectivas

14. FILOSOFIA E HISTÓRIA DO DIREITO

O direito e a sociedade na antiguidade, na idade média e na idade moderna. direito e história: uma relação articulada pela produção de memória. a construção do pensamento jurídico no brasil colônia, império e república

Panorama histórico da filosofia do direito. Humanismo jurídico. Juspositivismo e jusnaturalismo. Direito e justiça. Direito e ideologia. Direito e fraternidade. Direito e linguagem. O direito e suas principais correntes com seus expoentes e direcionamentos para o pensamento jurídico contemporâneo. Hermenêutica e os sentidos das normas jurídicas. Visão crítica do Direito. Conhecimento extra-lógico do direito. Filosofia do direito aplicada ao diversos ramos do direito. A Filosofia do direito no Brasil. A função promocional do direito. Estudo das dimensões éticas e políticas do direito. Tendências filosóficas atuais em filosofia do direito.

15. HERMENÊUTICA

As várias hermenêuticas e sua doutrina. A hermenèutica filosófica e sua doutrina. A hermenêutica jurídica e sua doutrina. A hermenêunica constitucional e sua doutrina. A crítica hodierna e sua doutrina. Parâmetros atuais do debate. Tendências e jurisprudência.

16. SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA E CULTURA JURÍDICAS

Este grupo de trabalho tem o objetivo constituir um espaço de discussão voltado a observação e a reflexão sobre práticas judiciárias e as representações sociais dos institutos jurídicos inseridas nas diversas culturas jurídicas e seus possíveis contrastes, dando-se ênfase a perspectiva que produz um olhar para o direito como um fato social. Do ponto de vista metodológico, serão privilegiados tanto os trabalhos de pesquisa que tenham como base de dados a observação empírica, produto de trabalho de pesquisa de campo, qualitativo ou quantitativo, assim como aqueles que explorem as representações sociais de institutos jurídicos estrangeiros em sistemas jurídicos diversos. Haverá, ainda, espaço para aqueles que pretendam fazer uma reflexão teórica sobre a construção social do direito. Tal proposta se justifica tendo em vista a exigência de pesquisa empírica no campo do direito brasileiro para que esta se enquadre às características exigidas pelos padrões acadêmicos atuais.

PÔSTERES

(4)

extensão ou programas de ensino de graduação ou pós-graduação lato ou strictu senso.

Esta comprovação deve ocorrer por meio do envio de uma declaração assinada pela coordenação da instituição ou do curso de graduação ou pós-graduação da instituição,

devidamente digitalizada.

Os pôsteres ficarão expostos em local reservado especialmente para este fim, com fácil acesso e grande circulação, ao longo de todo o evento.

Para participação nesse evento necessário submeter o conteúdo do Pôster para comissão avaliadora, até o dia 25 de outubro de 2012, por meio do endereço eletrônico: artigosposteres@gmail.com

Para apresentar o pôster no I Encontro Nordestino de Pesquisa em Direito é obrigatória a inscrição no evento.

A comissão avaliadora fará uma vistoria dos aspectos formais relacionados. Caso o conteúdo enviado não esteja de acordo com as regras formais de envio, a comissão avaliadora entrará em contato com o pesquisador responsável para que corrija as falhas. A lista final dos resumos selecionados, a serem destinados a pôsteres, será divulgada no dia 3 de Novembro de 2012 via site do evento e via contato eletrônico. Orientações para produção do resumo a ser submetido para avaliação.

Para a submissão do Pôster, é necessário encaminhar o seu conteúdo para o endereço artigosposteres@gmail.com até o dia 25 de outubro de 2012.

O conteúdo deve obrigatoriamente constar:

1- Título em destaque (maiúsculas); nome do autor (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da Instituição a que está ligado; nome do orientador; local onde foi ou está sendo realizada a pesquisa;

2- Resumo da pesquisa contendo palavras-chave, problema da pesquisa, objetivos, referências teórico-metodológicos, resultados alcançados e bibliografia utilizada;

3- O resumo deve conter, no máximo, 500 palavras, ser apresentado em formato "word" recente, alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas simples;

4- A avaliação dos parâmetros formais e comunicação com o proponente para correção de eventuais falhas será realizada por meio do endereço eletrônico artigosposteres@gmail.com

(5)

Caso o Pôster seja selecionado, abaixo vão as orientações para produzi-lo para ser exposto ao longo do evento:

Entende-se por Pôster um recurso visual a partir do qual o pesquisador apresenta uma síntese das informações mais relevantes da pesquisa realizada ou em andamento. Recomenda-se que ele tenha as seguintes características:

a) formato: tamanho: 1,10m de altura por 90cm de largura;material: pode ser em papel, papelão ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para esse fim;forma de afixação: deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais.

b) conteúdo:no alto: título em destaque (maiúsculas); nome do autor (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da Instituição a que está ligado; nome do orientador; local onde foi ou está sendo realizada a pesquisa;no corpo do Pôster :resumo, palavras-chave, problema da pesquisa, objetivos, referências teórico metodológicos, resultados alcançados e bibliografia utilizada;o resumo deve conter, no máximo, 500 palavras, ser apresentados em formato "word" recente, alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas simples.

c) critérios para a composição do Pôster apresentação visualmente atraente;clareza na exposição das informações;ordem lógica na apresentação;concisão textual.

A confecção, transporte, exposição e retirada do pôster são de inteira responsabilidade dos pesquisadores/autores. A organização do evento não terá responsabilidade alguma por danos. Montagem ou desmontagem.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO E FORMATAÇÃO DO TRABALHO Modalidade e normas para envio de trabalhos:

Comunicações orais:

1 No ato da inscrição o(s) autor (es) deve(m) indicar o GT – Grupo de Trabalho que pretende se inscrever e enviar para o e-mail do coordenador do GT;

2 O trabalho deve ter NO MÁXIMO 3 (três) autores;

3 Para ter direito à publicação os autores devem estar inscritos e ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição no evento;

4 Cada participante poderá inscrever, até 2 (dois) trabalhos em GT’s distintos; Instruções para envio do artigo científico:

1 Os artigos científicos deverão ser encaminhados para o mail: artigosposteres@gmail.com

(6)

Formatação do artigo científico:

O artigo científico deverá conter resumo, palavra-chave, resumo em língua estrangeira, introdução, conclusão e referências. Os textos terão no mínimo 8 páginas e não deverão exceder 12 páginas, incluindo notas e bibliografia, Programa Word for Windows (versão 97- 2003); Não aceitamos artigos em PDF. Papel tamanho A4; Fonte: Times New Roman; Tamanho 12; Espaçamento 1,5; Margens: superior e esquerda: 3,0; inferior e direita:2,0; Alinhamento justificado; Título em maiúsculo, centralizado e em negrito;Nome do(s) autor(es) alinhado à direita; Endereço eletrônico logo abaixo do nome do autor; Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho; Dispor as ilustrações (tabelas, gráficos, fotos, etc.) no corpo do texto, com as respectivas legendas na parte inferior; Digitar as notas no rodapé, numeradas em arábico. A nota para o título, se houver, deve ser indicada com o uso do asterisco. Não devem ser utilizadas notas para referências bibliográficas, apenas eventuais explicações. As referências devem ser feitas no corpo do trabalho; As referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT. Os autores devem estar em ordem alfabética, os títulos de livros e revistas devem vir em itálico.

Em se tratando de artigos resultantes de pesquisas empíricas e relatos de experiência, use seções separadas para Introdução, Metodologia /métodos, Resultados e discussão, Considerações finais e Referências.

O resumo do trabalho deve apresentar de 250 a 500 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento simples; sem parágrafo; sem notas; sem figuras (apenas texto). Deverá constar (problema, justificativa, objetivos, metodologia, referência teórica e resultados da pesquisa). Acrescentar de três a cinco palavras-chave.

Os artigos científicos deverão ser enviados até o dia 25 de Outubro de 2012 para apreciação pela comissão científica do evento.

Obs: Os artigos científicos serão avaliados pela comissão científica do evento, que poderá reprovar, aprovar sem alterações ou sugerir alterações de forma e de conteúdo no texto para a publicação. A revisão final do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es).

INSTRUÇÕES PARA A COMUNICAÇÃO ORAL

A DURAÇÃO média de cada apresentação será de 10 (quinze) minutos;

A sequência de apresentação dos trabalhos seguirá a ordem que constará na programação oficial, e poderá mudar a critério do Coordenador do GT;

Os DEBATES serão realizados após todas as apresentações de cada bloco; Fica a critério dos coordenadores determinarem a duração dos debates;

Os autores deverão comparecer nos seus respectivos GT’s com bastante antecedência devido a possíveis imprevistos;

Haverá disponibilidade de equipamentos como: DATA-SHOW, PC’s ou NOTEBOOK. No entanto não será permitida a utilização de PENDRIVE por motivos de segurança – evitar a contaminação de vírus nos computadores do evento, como também nos seus próprios dispositivos. Cada qual poderá trazer os arquivos armazenados em CD-ROM ou DVD-ROM;

(7)

Referências

Documentos relacionados

A opção Enable Context Menu (Activar menu de contexto) mostra as opções Select Preset (Seleccionar predefinição) e Tune Display (Ajustar ecrã) do SmartControl Lite no menu

g) no Município de Argirita, a Tomada de Preços nº 1/2015 teria sido anulada por falta de publicação no diário oficial do termo de retificação e do termo de errata,

O terceiro artigo, de autoria de Luciano Munck, Rafael Borim de Souza e Cristiane Zagui, objetivou explorar a relação entre gestão por competências e ações de

Muitas destas categorias podem ter sido influen- ciadas pelo fato de as pacientes estarem no final do programa de reabilitação, conforme discutido acima (b147, b1602, d175, d450,

CUIDADO - RISCO DE CHOQUE: A fim de evitar risco de choque elétrico, se estiver acessando a placa do controlador ou instalando hardware opcional ou dispositivos de memória depois

Para obter informações sobre como obter assistência dentro da garantia, entre em contato com a Assistência ao Cliente da ViewSonic (consulte a página Suporte ao Cliente). Você terá

A Prefeitura Municipal de Anadia/AL, torna pública a abertura do processo Licitatório, na modalidade Tomada de Preço nº07/2019, na forma presencial Objeto: Contratação

CACIQUE ARIACAIQUIN CAMPO BONAZZOLA CAMPO DEL MEDIO CAMPO DEL MEDIO CAMPO DEL MEDIO CAMPO ITURRASPE CAMPO LOS ZAPALLOS CAMPO LOS ZAPALLOS CAÑADA DE GOMEZ CAÑADA DE