• Nenhum resultado encontrado

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Comentarista: Pr. Joabes Rodrigues do Rosário TEXTO AÚREO

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Jo 1.1

VERDADE APLICADA

Jesus é coparticipante da essência Divina e, em virtude dessa natureza, é Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1 - Fazer conhecida a origem das Testemunhas de Jeová;

2 - Mostrar a incoerência da "Tradução do Novo Mundo", tradução utilizada pelas Testemunhas de Jeová;

3 - Refutar as principais heresias das Testemunhas de Jeová.

TEXTOS DEREFERÊNCIA

Jo 1.1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Jo 1.2 - Ele estava no princípio com Deus.

Jo 1.3 - Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Jo 1.4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

Jo 1.14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai.

INTRODUÇÃO

As Testemunhas de Jeová são uma seita que se destaca pela boa organização e excelente estrutura. Outra marca forte deles é a maneira como praticam o proselitismo; através de incansáveis

(2)

visitas de casa em casa e os treinamentos especiais para os adeptos, com o objetivo de formar seus apologistas e discípulos.

Significado de proselitismo (do latim eclesiástico prosélytus, que por sua vez provém do grego προσήλυτος) e que, resumidamente, significa “intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religião (proselitismo religioso)” que no caso das Testemunhas de Jeová, podemos observar uma intensa ligação com o sectarismo que é a defesa obstinada de um ponto de vista extremado ou posições políticas, religiosas ou teóricas intransigentes (intolerante e não concessivo).

1. O SURGIMENTO DO RUSSELISMO

Charles Taze Russell (1852-1916), inicialmente membro da Igreja Congregacional e depois da Igreja Adventista do Sétimo Dia, filho de pais presbiterianos, em 1872 funda formalmente o movimento Russelita, nome inicial dessa seita. Em 1884, o movimento mudou de nome que passou a ser chamado de Sociedade Torre de Vigília de Sião de Bíblias e Tratados. Esse nome durou apenas doze anos, porque, em seguida, mudou para Sociedade Torre de Vigília de Bíblias e Tratados (retirou a palavra Sião). A partir de 1886, Russell publicou vários livros, dentre eles;

"Aurora do Milénio". Ainda na gestão de Russell, por volta de 1900, essa seita chegou à Inglaterra e Austrália. Atualmente contam com seis milhões de adeptos, em mais de 230 países.

Nos itens 1 e 1.3 vamos conhecer melhor o caráter dos dois principais fundadores desta Seita: O convincente fundador, Russell na sua avareza enganou os fiéis vendendo-lhes, por preço exorbitante, “trigo miraculoso”, que deveria produzir 5 (cinco!) vezes mais que as melhores sementes, mas que apenas ficou na média.

- A Bíblia o condena: Não furtarás(Êx 20.15). Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo(Lv 19.11). Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos (1 Co 6.8). Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos(1 Ts 4.6). Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de

(3)

males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (1 Tm 6.10). Quanto ao seu divórcio: confessou-se culpado … mas usou truques sujos e vergonhosos para não pagar pensão à mulher. - A Bíblia o condena: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel (1 Tm 5.8). Ensinou que era pior não ler diariamente seus

“Estudos nas Escrituras”, em 6 volumes, do que não ler diariamente a Bíblia.

- A Bíblia o condena ao inferno: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro” (Ap 22.18).

1.1. As Testemunhas de Jeová no Brasil

As Testemunhas de Jeová chegaram ao Brasil através de oito marujos, em 1920, que se converteram em New York. Em 1922, a Igreja das Testemunhas de Jeová estabelecida na América do Norte, enviou ao Brasil seu primeiro representante, especificamente à cidade do Rio de Janeiro, onde foi realizada a primeira reunião pública, no auditório do Automóvel Clube do Brasil. De um pequeno grupo formado no final do século dezenove, até nossos dias, gerou-se uma vasta corporação, com um formidável patrimônio formado por parques gráficos, fazendas "do Reino", conjuntos de edifícios, etc. O Brasil é, atualmente, um dos países com maior número de Testemunhas de Jeová. Em 2011, conforme dados deles, foram feitos 27.425 batismos no país; no evento da "Comemoração da Morte de Cristo", estiveram presentes 1.748.226 pessoas; foram realizados 801.007 estudos bíblicos pelas Testemunhas de Jeová no Brasil; foram dedicadas 145.889.031 horas na pregação das doutrinas Russelitas no país.

1.2. Falsas Profecias de Russell

Russell, após alguns cálculos baseados no livro do Profeta Daniel, profetizou que a vinda de Jesus ocorreria em 1914. Mas, na referida data, nada aconteceu. Posteriormente, ao refazer os cálculos, marcou para o ano de 1915 e, depois para 1918. Nada aconteceu como das vezes anteriores. Profetizou que até 1914 viria um tempo de tribulação para que fosse estabelecido o Reino de Deus na Terra.

(4)

1.3. Falsas profecias dos sucessores de Russell

Com a morte de Russell em 1916, Joseph Franklin Rutherford assume a liderança da seita, dando outro nome para o movimento Russelita: As Testemunhas de Jeová. Sob essa nova liderança, a marca registrada desta seita continua, ou seja, falsas profecias. Rutherford também refez o cálculo e estabeleceu o ano de 1925 como o início do milénio. Isso também não se cumpriu.

Seu sucessor Rutherford: Disse que Russell não “dormiu” após a morte, antes ganhou natureza divina (!), e está consciente (!), com o Senhor! - A Bíblia o condena: para Deus não há acepção de pessoas (Rm 2:11), então por que dizem eles que todos os mortos, mesmo os outros TJ, estão dormindo, inconscientes???!!!...

Previu que Abraão, Isaque e Jacó estariam aqui, visivelmente, em 1931... - A Bíblia o condena: profecia falha assinala profeta mentiroso (portanto do Diabo), sua seita deve ser abominada:

Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta MORRERÁ. Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR NÃO falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele (Dt 18.20- 22). Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades;

pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR (Jr 23.30-32). E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: NÃO VIVERÁS, porque falaste mentira em nome do SENHOR; e seu pai e sua mãe, que o geraram, O TRASPASSARÃO quando profetizar(Zc 13.3).

2. A "TRADUÇÃO NOVO MUNDO" DA BÍBLIA

Em 1942, com a morte de Joseph Franklin Rutherford, assume a presidência Nathan Homer Knorr. Foi nesta gestão, em 1961, que

(5)

publicaram a primeira edição completa da "Tradução do Novo Mundo" da Bíblia Sagrada (na língua inglesa).

Em 1954, a Watchtower (sede das Testemunhas de Jeová no Brooklin, Nova Iorque), começou o trabalho de uma versão moderna da Bíblia que apoiasse a doutrina deles, culminando com sua publicação em 1961 na versão inglesa. A razão para esta versão é óbvia: as Testemunhas estavam tendo sérios problemas que demonstravam suas posições doutrinais quando usavam a versão da Bíblia King James. Assim, o presidente da Sociedade, Nathan H.

Knorr, ordenou ao vice-presidente Frederick W. Franz que reunisse um novo comitê de tradução que consistiria de membros do Corpo Governante: Nathan H. Knorr, Frederick W. Franz, Alberto D. Schroeder, Ceorge D. Gangas e Milton Henschel. Os membros deste comitê da Tradução do Novo Mundo haviam permanecido durante anos no anonimato sob a alegação "de não buscarem elogios para eles e só honrarem o Autor Divino das Sagradas Escrituras" (Entendimento das Escrituras, 1985, primera edição, página 277). No entanto, quando se examina a TNM e a compara com o texto original, ou com outras versões bíblicas que são fiéis ao original, vemos que os autores decidiram ficar anônimos porque não tinham nenhuma instrução adequada para traduzir a Bíblia. Frederick W. Franz só tinha um curso de duas horas de grego koiné! Agora vamos examinar as perversões da TNM.

Usaremos a edição da TNM de 1984. Compare os versículos desta bíblia com a Bíblia de Jerusalém, Vulgata ou a Almeida. Mt. 3:3:

"Preparai o caminho de Jeová." Neste versículo vemos que eles tentam dizer que João Batista está preparando o caminho para Jeová, enquanto que a referência é preparar as pessoas para Cristo (veja Mt. 3:11; Jo.1:15; 3:28-30; Is. 40:3; Ml. 3:1). At.

2:21: "e todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo"

Eles dizem que quem invocar o nome de Jeová será salvo, só que o apóstolo Pedro predisse que o Senhor (v. 21) é Cristo (v. 36) e que todos os homens poderiam ser salvos chamando Seu Nome (v.

38; também veja At. 22:16). O Nome que devemos chamar para a salvação não é Jeová, mas Jesus Cristo, que é o nome do Senhor (At. 4:12). Rm. 14:8-12: "pois quer vivamos, vivemos para Jeová, quer morramos, morremos para Jeová. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos a Jeová. Pois para este fim morreu Cristo e passou a viver novamente, para que fosse Senhor tanto sobre mortos como [sobre] viventes. Mas por que julgas tu o teu irmão?

(6)

Ou, por que menosprezas também o teu irmão? Porque nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus; pois está escrito: 'Por minha vida', diz Jeová, 'todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus'.

Assim, pois, cada um de nós preste contas de si mesmo a Deus."

Aqui vemos que o comitê da TNM cometeu um dos maiores erros cardeais deste texto. Primeiro, no v.8 eles traduzem o grego kyrios (Senhor) como "Jeová", quando o v.9 diz que Cristo é o Senhor que morreu e ressuscitou. Assim, eles ignoram o contexto e traduzem mal kyrios como "Jeová". Segundo, nos vv.10-12, eles dizem que "Jeová" (mesmo que no original se diga kyrios) é nosso juiz, quando a Bíblia claramente revela que Jesus Cristo será nosso único Juiz (Jo.8:22; 12:48; Tg. 4:12), que nós (cristãos) estaremos de pé diante do tribunal de Cristo - que é Deus (2 Cor. 5:10); e que diante de Cristo todo joelho se dobrará (Fl.

2:10). ICo. 10:21: "Não podeis estar bebendo o copo (cálice) de Jeová e o copo (cálice) de demônios" O versículos não deixam nenhuma dúvida que "o copo do Senhor" (kyrios) se refere a comunhão de Cristo (ICo.10:16; Mt. 26:27). Cl. 3:13: "Se alguém tiver razão para queixa contra outro. Assim como Jeová vos perdoou liberalmente, vós também o fazei" De novo a palavra que eles deram, "Jeová", é a palavra grega kyrios (Senhor) e não há dúvida que o Senhor que perdoou seus pecados era Cristo. De fato, muitos manuscritos antigos leram "Christos" aqui e não

"kyrios". Além disso, o contexto do livro de Colossenses fala do perdão que temos em Cristo, pois está claro que Jesus e não Jeová, é quem Paulo está falando aqui. IITs.2:1: "No entanto, irmãos, com respeito á presença de nosso Senhor Jesus Cristo e de sermos ajuntados a ele, solicitamo-vos que não sejais depressa demovidos de vossa razão, nem fiqueis provocados, quer por uma expressão inspirada, quer por intermédio duma mensagem verbal, quer por uma carta, como se fosse de nossa parte, no sentido de que o dia de Jeová está aqui" Isto é um absurdo! Aqui o comitê de tradução da TNM se contradisse num espaço de dois versículos! O v. 1 simplesmente declara que quem está vindo é Cristo o Senhor e não o Pai (Jeová)! [N.doT.: a BJr traduz parusia como Vinda. Se refere a Segunda Vinda de Cristo]

2.1. Modificação nos Textos de João 1.1,2 na Tradução Novo Mundo

"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. Este estava no princípio como o Deus" (Jo

(7)

1.1,2 - Tradução Novo Mundo). Como pode ser visto no versículo de Jo 1.1, adicionaram o artigo indefinido antes do substantivo Deus, que por sua vez está em minúsculo: "um deus".

Acrescentaram também no versículo seguinte (Jo 1.2), um artigo definido: como "o" Deus. Este é um dos versículos mais importantes na defesa da doutrina da Santíssima Trindade, doutrina esta que as Testemunhas de Jeová rejeitam. Ao traduzir

"era Deus" por: "um deus", nega que Jesus é a segunda pessoa da trindade. Isto mesmo, "adulteraram" o texto bíblico, contrariando todas as demais traduções, para não admitir a Divindade de Jesus. Negar que Jesus é Deus, é anular a mensagem Cristocêntrica da Bíblia Sagrada (IJo 5.20).

2.2. Ausência do texto de Atos 8.37 na tradução Novo Mundo

Na tradução "Novo Mundo" aparece apenas um traço em At 8.37. O referido texto registra "E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus" (Almeida corrigida). Querem, com essa ausência do texto deste versículo, negar que o meio para o ser humano ser salvo, é crendo em Jesus Cristo, e isso significa não aceitar a Divindade de Jesus.

2.3. Ausência do texto de Marcos 9.44,46 na "Tradução Novo Mundo"

Nesta referência, também aparece apenas um traço, ao invés de:

"Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga" (Almeida corrigida). Porque não acreditam no inferno, tiveram que

"arrancar", literalmente, o texto sagrado, pois, o mesmo é mais uma prova do castigo eterno reservado para os não salvos. Três palavras são utilizadas na Bíblia: Sheol (Hebraico) que significa "túmulo", "cova"; Geena (Hebraico) que significa "vale de hinom", local de um antigo lixão em Jerusalém; Hades (Grego) que significa "lugar invisível". Neste ultimo lugar, atribuído por Jesus como local onde estão aguardando o julgamento, os mortos sem Cristo (Lc 16.23).

3. FALSOS ENSINOS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

As Testemunhas de Jeová, ao longo dos anos, constituíram-se em uma das maiores divulgadoras de heresias, devido a sua vasta literatura e o seu método agressivo de propagação de seus falsos ensinos, executados através de visitas de casa em casa.

(8)

As TJ´s afirmam veementemente que a doutrina da Trindade é de origem pagã e que a cristandade, com um todo, está envolvida na mentira do diabo. Aprenda como refutar um seguidor desta seita!

Vejam as 29 principais heresias ensinadas pelas Tjs:

1 - Há um Deus, em uma pessoa, Make Sure of All Things, p 188.

2 - Não há Trindade, Let God be True, p. 100-101; Make Sure of All Things, p.386;

3 - O Espírito Santo é uma força, não viva, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407;

4 - O Espírito Santo é a força impessoal ativa de Deus, The Watchtower, June 1, 1952, p. 24;

5 - A primeira criação de Jeová foi seu 'Filho primogênito'...

[Ele] foi usado por Jeová na criação de todas as outras coisas, Aid to Bible Understanding, pp. 390-391;

6 - Jesus era o arcanjo Miguel que se tornou um homem, The Watchtower, May 15, 1963, p. 307; The New World, 284;

7 - Jesus foi somente um homem perfeito, não Deus em carne, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 306;

8 - Jesus não ressuscitou dos mortos em seu corpo físico, Awake!

July 22, 1973, p. 4;

9 - Jesus foi ressuscitado "não como uma criatura humana, mas como um espírito", Let God be True, p. 276;

10 - Jesus não morreu numa cruz, mas num poste, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 89-90;

11 - Jesus retonou à terra, invisivelmente, em 1914, The Truth Shall Make You Free, p. 300;

12 - O resgate sacrificial de Jesus não incluiu Adão, Let God be True, p. 119;

13 - Sua igreja é auto-proclamada profeta de Deus, The Watchtower, April 1, 1972, p. 197;

14 - Eles alegam serem o único canal para a verdade de Deus, The Watchtower, Feb. 15, 1981, p. 19;

15 - Somente os membros de sua igreja serão salvos, The Watchtower, Feb, 15, 1979, p. 30;

16 - As boas obras são necessárias para a salvação, Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150, 152;

17 - A alma cessa de existir após a morte, Let God be True, p.

59, 60, 67;

(9)

18 - Não há um inferno de fogo onde os ímpios serão punidos, Let God be True, p. 79, 80;

19 - Somente 144.000 Testemunhas de Jeová irão para o céu, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 166-167, 361; Let God be True, p. 121;

20 - Somente 144.000 Testemunhas de Jeová nasceram de novo.

Reasoning from the Scriptures, 1985, p. 76.; Watchtower 11/15/54, p. 681;

21 - Somente 144.000 Testemunhas de Jeová podem tomar comunhão.

22 - A transfussão de sangue é pecado, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 72-73;

23 - A Cruz é um símbolo pagão e não deve ser usado, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 90-92;

24 - A salvação é pela fé e pelo que você faz, Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150,152;

25 - É possível perder a salvação, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 358-359;

26 - O universo tem bilhões de anos de idade, Your will Be Done on Earth, p. 43;

27 - Cada um dos seis dias criativos de Deus em Gênesis 1, duraram 7.000 anos. Portanto, o homem foi criado quando a terra tinha aproximadamente 42.000 anos, Let God be True, p. 168;

28 - Eles também rejeitam o voto, o saudar à bandeira, cantar hinos nacionais ou celebrar o Natal e aniversários. Também se recusam a servir nas forças armadas;

29 - Foi confiado a Satanás a obrigação e o dever de fiscalizar a criação da terra, Children, p 55.

3.1. As Testemunhas de Jeová negam a doutrina da Trindade

O fato de não conter a palavra Trindade nas Sagradas Escrituras não significa que a doutrina não exista. Como exemplo no Velho Testamento, observe o texto em Gênesis 1.26,27. Esta seita argumenta que o pronome "nossa", encontrado no verso 26, é uma referência aos anjos. Entretanto, essa interpretação não faz sentido, uma vez que, no verso 26, Deus diz: "Façamos o homem a nossa imagem", e o verso 27 deixa claro: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou", a imagem é a de Deus, e não à imagem de anjos. Assim, temos no plural com o "façamos",

"nossa", é a expressão do Deus Trino. No Novo Testamento, temos

(10)

claramente várias evidências que comprovam a existência da Trindade. Como exemplo: Mt 3.16,17; 2Co 13.13; IPe 1.2.

No hebraico, idioma utilizado para escrever o Antigo Testamento, em Gn 1.1, declara: "No princípio Deus (elohim) criou os Céus e a Terra". A palavra "Elohim" é o plural da palavra "Eloah". Ou seja, no primeiro versículo da Bíblia, temos a configuração do Deus Trino. Qual a justificativa para a ausência do termo Trindade nos registros do Antigo Testamento? Os judeus estavam saindo do Egito, uma nação politeísta, tinham dificuldades para entender a dourina da Trindade. Deus foi, aos pouco, revelando essa verdade através dos relatos históricos, a qual pode ser observada nos seguintes textos bíblicos: Gn 1.26 "Façamos o homem", note a colocação do plural da palavra façamos; Gn 3.22

"como um de nós"; Gn 11.7 "desçamos e confundamos"; Is 6.8 "quem há de ir por nós?". Deus se fez conhecido, através destes e de outros textos bíblicos, como sendo um Deus Único (Dt 6.4), em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (2Co 13.13).

3.2. As Testemunhas de Jeová e os 144.000 Salvos

As Testemunhas de Jeová usam o texto de Apocalipse 7.4, para afirmar que somente 144.000 habitarão no Céu. Esse número de pessoas, segundo eles, seria o pequeno rebanho que Jesus cita em Lucas 12.32. O que o texto traz, literalmente, é uma referência às 12.000 pessoas de cada uma das doze tribos de Israel, totalizando 144.000, que "foram assinalados com o selo" (Ap 7.4). Em toda a Bíblia, a palavra "tribo" faz referência a um grupo étnico, e, nesse caso específico, aos Judeus. Como comprovação disso, é a citação, nome por nome das doze tribos de Israel. No referido texto, aparecem todos os nomes dos filhos de Jacó, inclusive Levi e José, (e não Manassés e Efraim, netos de Jacó), (Ap 7.5-8). A verdade bíblica é outra, pois a Bíblia afirma que todos aqueles que creem em Jesus Cristo terão um destino celestial, e não um seleto grupo de 144.000 pessoas (Jo 10.16).

Naverdade, esta heresia foi uma tentativa de livrar o vexame de Russell, quando inicialmente ensinava que somente seus seguidores iriam para o céu, e isso ocorreria quando completasse 144.000 adeptos; assim, completando o número do "rebanho de

Referências

Documentos relacionados

(XIX EXAME DE ORDEM) O Governador do Distrito Federal, ao tomar conhecimento de que existe jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal a respeito da competência do

Segundo Favareto (2007), muitos teóricos divergem sobre a relação entre o meio urbano e o rural, visto que enquanto uns acreditavam que o meio urbano em sua

Em 2014 a Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, deu início ao primeiro processo participativo na revisão do Plano

A situação que é descrita na figura 11.6 nos fornece um campo magnético constante na vertical e o ângulo entre a superfície do circuito e este campo sofre uma variação durante

Para os profissionais da saúde, em especial os da saúde mental, compreender o conteúdo das vozes é crucial para o desenvolvimento de um trabalho terapêutico sobre

A Tabela 4 tem como categoria base maior desigualdade na distribuição dos afazeres domésticos entre o casal (parcela das mulheres acima de 90%), comparando a

O Senhor Jesus Cristo faz referencia constante de que ele não estava sozinho, que ele tinha um Deus, um Pai, e que em hipótese alguma ele fazia alguma

Rocky Point: Uma seleção de três propriedades de frente para a praia com três quartos com banheiro, sala de estar e sala de jantar amplas, deck solar espaçoso com piscina privativa