• Nenhum resultado encontrado

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO n° 004/2013 – CCGAU

Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno da Escola de Arquitetura da UFMG, alterando dispositivos da Resolução CCGAU no 01/2011.

O COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CCGAU), no uso de suas atribuições e considerando:

− o disposto sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação1;

− o projeto pedagógico e alteração curricular do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Diurno da UFMG, aprovados pela Congregação da Escola de Arquitetura em 29 de junho de 2010; e

− o disposto sobre as Normas Gerais do Ensino de Graduação da UFMG na Resolução Complementar no 1, de 25 de outubro de 1990, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão2.

RESOLVE:

Disposições gerais

Art. 1o - O Trabalho de Curso (TC) é componente curricular obrigatório para a conclusão do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno e realizado ao longo do último ano de estudos, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa. § 1o - O TC tem por objetivo avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional e constitui-se em trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno, obrigatoriamente relacionado com suas atribuições profissionais.

§ 2o - O Trabalho de Curso Diurno será composto pelas disciplinas Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso (ITCC) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), idealmente cursadas no 9º e no 10º períodos, respectivamente.

§ 3o - Para matrícula no ITCC o aluno poderá ter no máximo 315 horas pendentes para integralização curricular. No caso de disciplina de projeto (optativa grupo 1) cada aluno poderá cursar no máximo duas simultaneamente ao ITCC, dentro das 315 horas.

§ 4o - Para matrícula no TCC o aluno deverá ter integralizado todos os créditos do curso, conforme Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo Diurno.

1 Disponível em:

< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao-&catid=323:orgaos-vinculados> .

2 Disponível em: <

(2)

Art. 2o - O formato do TC Diurno pode ser projeto, planejamento, pesquisa-projeto, monografia ou outro pertinente, de caráter propositivo ou especulativo. Será condição do TC, em todas as áreas teórico-práticas de formação profissional, independentemente do formato, repercutir habilidades e competências dos arquitetos urbanistas.

Da Coordenação do Trabalho de Curso

Art. 3o – Os TCs do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno serão coordenados por uma Comissão de Coordenação de Trabalho de Curso (CCTC), composta por representantes de cada um dos quatro departamentos da Escola de Arquitetura, preferencialmente professores do curso diurno, com no mínimo um professor arquiteto urbanista.

§ 1o – A presidência da CCTC será indicada pela coordenação do CCGAU.

§ 2o – Cada membro da CCTC terá mandato de dois anos de duração, podendo ser reconduzido. Os mandatos de cada membro devem acontecer em períodos alternados, de modo a dar continuidade à condução dos trabalhos.

Art. 4o – Caberá ao Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (CCGAU):

I. Constituir a Comissão de Coordenação do Trabalho de Curso (CCTC);

II. Aprovar e divulgar o calendário geral de atividades semestrais e as diretrizes para apresentação e avaliação do TC;

III. Receber e encaminhar à CCTC o Compromisso de Orientação e a Proposta de Tema, em formulário próprio, preenchido pelo aluno e assinado pelo orientador;

IV. Divulgar para os professores orientadores e alunos de ITCC e TCC um quadro com os temas, alunos e orientadores de TC no semestre, para facilitar a organização pelos orientadores das avaliações intermediárias de ITCC e TCC e a Banca Final de ITCC; V. Providenciar as áreas da Escola de Arquitetura para a instalação das bancas

examinadoras, bem como formalizar os convites aos membros dessas bancas;

VI. Solicitar a cada Departamento da Escola a indicação de docentes para compor as Bancas Finais de TCC;

VII. Providenciar, no final de cada semestre letivo, área para exposição de todos os Trabalhos de Curso (ITCC e TCC) realizados pelos alunos no semestre em questão. Art. 5o – Caberá à Comissão de Coordenação do Trabalho de Curso (CCTC):

I. Propor ao CCGAU atividades que dêem suporte ao desenvolvimento dos trabalhos; II. Propor ao CCGAU calendário geral de atividades do TC a cada semestre letivo;

III. Propor o formulário de Compromisso de Orientação e Proposta de Tema de ITCC e TCC;

IV. Definir as diretrizes para apresentação e avaliação do TC nas duas disciplinas (ITCC e TCC) a cada semestre letivo;

V. Indicar os nomes dos componentes das bancas finais examinadoras do TCC;

VI. Examinar e propor ao CCGAU a substituição do orientador por solicitação fundamentada deste, do departamento no qual ele está lotado ou do orientando. VII. Acompanhar os processos de avaliação do TC, visando ao seu bom desenvolvimento.

(3)

Da Definição de Orientadores dos Trabalhos de Curso

Art. 6o – O TC será desenvolvido sob a supervisão de um professor orientador, escolhido pelo aluno dentre os docentes dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, que tenha formalizado a aceitação dessa responsabilidade em formulário próprio entregue pelo aluno no CCGAU em data estabelecida pela CCTC.

Parágrafo único- O aluno poderá ter co-orientador(es) em área(s) específica(s), desde que autorizado pelo orientador e informado por escrito ao CCGAU.

Do Compromisso de Orientação e da Proposta de Tema

Art. 7o – O formulário de Compromisso de Orientação e Proposta de Tema deverá ser entregue ao CCGAU, assinado pelo orientador e pelo aluno, no início do semestre letivo, segundo calendário de ITCC e TCC.

Parágrafo único - A não entrega do formulário na data implica cancelamento da matrícula. Da Avaliação do Trabalho de Curso

Art. 8º – O TC contará com quatro entregas de trabalho, sendo duas durante o ITCC e duas durante o TCC.

§ 1o – As entregas intermediárias do ITCC e do TCC podem ocorrer sob forma de entregas individuais para o orientador, bancas organizadas pelo orientador com membros que tenham afinidade com o trabalho, seminários organizados entre orientadores e alunos com temas afins ou outro formato a ser definido pela CCTC a partir de sugestões de orientadores e alunos. Não serão atribuídos pontos nessas etapas intermediárias, que têm por objetivo contribuir criticamente para a evolução do trabalho. Os orientadores deverão entregar ao CCGAU relatório das avaliações intermediárias, em formulário próprio.

§ 2o – A entrega final do ITCC contará com apresentação de material definido pela CCTC e defesa oral do trabalho perante banca organizada pelos professores orientadores, com pelo menos um interlocutor (professor do curso ou profissional externo) que tenha afinidade com o tema do trabalho. O período para as bancas de ITCC será definido pela CCTC e divulgado no calendário geral de atividades do TC no início do semestre. Fica a critério do orientador o tempo de apresentação do trabalho pelo aluno e o tempo de arguição da banca, segundo o formato escolhido. Ao final da arguição, sem a presença do aluno, a banca deverá emitir um único parecer escrito, registrado em formulário próprio, contendo também a nota (entre zero e 100 pontos) que será definida segundo a média aritmética das notas atribuídas por cada membro da banca, e o conceito relativo (entre F e A). Tal formulário, preenchido e assinado pelos membros da banca, deverá ser entregue na Secretaria do CCGAU em data estabelecida no calendário geral de atividades do TC.

§ 3o – A entrega final do TCC (entrega final do TC) contará com apresentação de material definido pela CCTC e defesa oral do trabalho perante banca também definida pela CCTC, composta pelo professor orientador (que será o presidente da banca), um membro externo e um professor do curso, sendo pelo menos um deles arquiteto urbanista. O período para as bancas de TCC será definido pela CCTC e divulgado no calendário geral de atividades do TC no início do semestre. A banca final de TCC terá duração de 60 minutos, sendo 20 minutos para apresentação do trabalho e o restante para arguição oral pelos membros da banca. Ao final da arguição, sem a presença do aluno, a banca deverá emitir um único parecer escrito, registrado em formulário próprio, contendo também a nota (entre zero e 100 pontos) que será definida segundo a média aritmética das notas atribuídas por cada

(4)

membro da banca, e o conceito relativo (entre F e A). Tal formulário preenchido e assinado pelos membros da banca deverá ser entregue na Secretaria do CCGAU em data estabelecida no calendário geral de atividades do TC.

§ 4o – Para que o aluno possa participar da Banca Final de TCC, o professor orientador deverá atestar, em formulário próprio e assinado, que o aluno foi orientado por ele e que o material apresentado condiz com o desenvolvimento do trabalho ao longo das orientações. Tal formulário deve ser entregue na Secretaria do CCGAU em data estabelecida no calendário geral de atividades do TC.

Da Disponibilização do Trabalho de Curso

Art. 9º – O aluno deverá entregar ao CCGAU, em meio eletrônico, todo o material relativo à Apresentação do TC (ITCC e TCC) submetido às Bancas Finais das disciplinas, para integrar o acervo e o Catálogo online do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

§ 1o – O material deverá seguir as diretrizes definidas pela CCTC e ser entregue na data estabelecida no calendário geral de atividades do TC, sob pena de o aluno não participar da Banca Final de TCC.

§ 2o – O aluno deverá entregar o Termo de Autorização do Autor para Disponibilização do Trabalho de Curso.

Do Cronograma

Art. 10 – O calendário geral de atividades do TC, proposto a cada semestre letivo pela CCTC, deverá definir datas para os procedimentos de ITCC e TCC.

§ 1o – O calendário de ITCC deve conter:

I. Data para o início dos trabalhos de ITCC, com apresentação das regras estabelecidas pela CCTC para os alunos;

II. Data para entrega, pelo aluno, ao CCGAU, do formulário com Proposta de Tema e Compromisso de Orientação devidamente assinado pelo aluno, pelo orientador escolhido e pelo co-orientador, se for o caso;

III. Período para avaliação intermediária de ITCC;

IV. Data para entrega, pelos orientadores, do formulário de avaliação intermediária de ITCC;

V. Data e local para montagem, pelos alunos, da exposição de ITCC; VI. Período para realização das Bancas Finais de ITCC;

VII. Data para entrega, pelo orientador de ITCC, ao CCGAU, do formulário contendo o parecer da banca sobre trabalhos com a nota.

§ 2o – O calendário de TCC deve conter:

I. Data para reunião de esclarecimentos sobre o TCC, com apresentação das regras estabelecidas pela CCTC para os alunos;

II. Data para entrega, pelo aluno, ao CCGAU, do formulário com Proposta de Tema e Compromisso de Orientação (revisando ou confirmando o do ITCC), devidamente assinado pelo aluno, pelo orientador escolhido e pelo co-orientador, se for o caso; III. Período para a avaliação intermediária de TCC;

IV. Data para entrega, pelos orientadores, do formulário de avaliação intermediária de TCC;

V. Data para entrega dos trabalhos a serem encaminhados às bancas examinadoras finais;

(5)

VII. Período para realização das Bancas Finais de TCC;

VIII. Data para entrega, pelo orientador de TCC, ao CCGAU, do formulário contendo o parecer da banca sobre trabalhos com a nota;

IX. Data para entrega, pelo aluno, ao CCGAU, dos arquivos digitais do TC para depósito na Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG.

Dos Encargos Didáticos dos Professores Orientadores

Art. 14 – Será considerada semestralmente nos encargos didáticos dos professores orientadores de ITCC uma carga horária de 4 horas/aula por aluno orientando e para os professores orientadores de TCC uma carga horária de 15 horas/aula por aluno orientando. No caso de co-orientação de trabalho, os encargos acima serão divididos entre professor orientador e co-orientador.

Disposições Finais

Art. 15 – Os casos omissos serão examinados pela Comissão de Coordenação do Trabalho de Curso (CCTC) e resolvidos pelo Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (CCGAU).

Art. 16 – Esta Resolução entrará em vigor na data de aprovação na Congregação da Escola de Arquitetura da UFMG, revogando-se a Resolução CCAU no 01/2011 e demais disposições em contrário.

Disposições Transitórias

Art. 17 – O Art. 1o, § 4o, será aplicado aos alunos que entraram a partir do primeiro semestre de 2011.

Belo Horizonte, 25 de setembro de 2013

Profa. Jupira Gomes de Mendonça

Coordenadora do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Referências

Documentos relacionados

Controlo da Exposição Ambiental Não existe informação disponível. Secção 9:

Estudou-se matéria seca total e área foliar de um clone de eucalipto, em que as plantas foram submetidas a diferentes níveis de manejos hídricos: sem déficit, déficit aplicado no

Parnamirim Mecatrônica JOÃO VICTOR MEDEIROS AMORIM Concorrência Ampla 9º Parnamirim Mecatrônica MATHEUS VARELO XIMENES DO PRADO Concorrência Ampla 10º Parnamirim

A análise do comportamento de oito espécies e procedências de Eucalyptus spp em onze localidades dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, em função de variáveis

O estado do Acre possui uma divisão territorial de 22 municípios, aglomerados em 15 comarcas estaduais e apenas 1 seção judiciária federal em Rio Branco, sendo que está prevista

Um lugar – para muitos um campo de desconcentração – onde quem entra não pode mais sair sem liberação do proprietário, quase que um “reality show”

Com a nova proposta, o projeto “A Comunicação é Social” assumiu como objetivo incentivar a extensão universitária como atividade formativa nas unidades de aprendizagem do

Pelo Princípio de le Chatelier ao aumentar a concentração de um produto da reacção o equilíbrio deve deslocar-se no sentido de gastar esse excesso, ou seja no sentido