• Nenhum resultado encontrado

Código de Ética e Conduta LM ENGENHARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Código de Ética e Conduta LM ENGENHARIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Dezembro 2015 Prezado colaborador,

‘’ Você recebe agora um novo código de ética e conduta da LM ENGENHARIA. Este documento orienta as ações de nossos colaboradores, explicitando a

postura social, os princípios éticos e as normas de conduta que está alinhado com a nossa missão, visão e com nossos valores.

O código de conduta é um guia para sabermos o que fazer, quando e como agir no nosso dia a dia. Temos o compromisso de cumpri-lo para garantir a integridade, a transparência e a confiabilidade da LM ENGENHARIA, fortalecendo assim sua imagem e sua credibilidade.

O código de ética fixa normas que regulam os comportamentos das pessoas dentro de uma empresa ou organização. Apesar de a ética não ser coactiva (não implica penas legais), o código de ética supõe uma normativa interna de cumprimento obrigatório. Atente-se às informações que você encontrará aqui e mantenha-as sempre à mão para consulta. Se você tiver alguma dúvida, procure o seu líder, que o ajudarão a esclarecê-la. Assim, preservamos a nossa principal essência: o respeito.

Código de Ética e

Conduta

LM ENGENHARIA

(2)

MISSÃO

Oferecer serviços de qualidade para total satisfação

de nossos clientes, garantindo a criação de valor e

sustentabilidade da empresa.

VISÃO

Ser referência no mercado industrial de serviços de

forma inovadora para garantir o crescimento sólido da

empresa.

VALORES

 Satisfação do cliente;

 Valorização e respeito;

 Responsabilidade Social;

 Responsabilidade ao meio ambiente;

 Atuar de forma ética.

INTRODUÇÃO

A LM ENGENHARIA está comprometida com a atuação ética em seus negócios e com o cumprimento das leis brasileiras, normais e regulamentação interna e externa.

A empresa preocupa-se também com a dignidade de seus empregados e propicia um ambiente de trabalho com oportunidades iguais de crescimento profissional e pessoal e de respeito à liberdade individual.

A LM ENGENHARIA não tolera qualquer forma de discriminação ou atos de assédio moral ou sexual, praticados por quaisquer funcionários. Cada funcionário é pessoalmente responsável pelo cumprimento das políticas, normas e procedimentos de sua área de trabalho. Os líderes são responsáveis por garantir que não ocorram infrações ao Código, leis e políticas internas. Elas devem ser evitadas por meio de orientação adequada e contínua.

ABRANGÊNCIA

Este código abrange todos os fornecedores, clientes e parceiros, onde a empresa atua.

(3)

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Atendimento à legislação, às normas e aos contratos. O cumprimento da legislação, normas e contratos tem como base a busca pelo desenvolvimento sustentável. Isso inclui o respeito à saúde, segurança, ao meio ambiente, aos direitos humanos, trabalhistas, legislação local, inclusive fiscal e tributária, mas não se limitando a esses itens.

Legislação

A relação da LM ENGENHARIA com seus fornecedores e empresas pelos quais presta serviços deve estar pautada em padrões de extremo rigor no cumprimento da legislação vigente.

Contratos e normas da LM ENGENHARIA

O fornecedor deverá cumprir as obrigações contratuais estabelecidas entre as partes. Qualquer alteração, mesmo que solicitada por um empregado de nossa empresa, devem ser comunicadas ao gestor responsável pelo contrato.

Acordos, tratados e convenções

A LM ENGENHARIA estimula os fornecedores para que conheçam e atuem com base em pactos, acordos, tratados e convenções internacionais aplicáveis em seu ramo de atuação, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das

Nações Unidas (ONU), bem como legislações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa ação também deve ser disseminada em sua cadeia de valor

Transparências nas relações e veracidade das informações

Agir de forma correta. Assim, a ética orienta nosso comportamento como organização, acreditamos que transparência é essencial em qualquer parceria. Por isso, solicitamos aos fornecedores e nossos parceiros que se comprometam quanto à veracidade das informações prestadas à LM ENGENHARIA, tais como jurídico- fiscais, econômico-financeiras, saúde e segurança, meio ambiente, qualidade, capacitação profissional dos prestadores de serviço, entre outras informações pedidas por nossa empresa.

• Manifestarem claramente a opinião sobre o processo de contratação, como também sobre as práticas de trabalho, durante o período de contratação, evitando indução a erros;

• Terem clareza e transparência das informações necessárias para a cotação, contratação, compra e administração de produtos e serviços;

•Buscarem formalizar a comunicação de informações importantes por meio de e-mails, cartas, memorandos ou outros tipos de documentos.

(4)

Sigilo e confidencialidade das informações

 Não devem ser divulgadas para terceiros, requisito para manutenção da segurança da informação empresarial;  Não podem ser utilizadas para atender a interesse pessoal,

em benefício próprio de empregado ou de terceiros; São consideradas informações confidenciais, desde que não disponibilizadas ao público, por qualquer meio de comunicação;

 Dados técnicos e comerciais sobre produtos;

 Objetivos, táticas e estratégias de negócios e de comercialização;

 Orçamentos anuais;

 Planejamento de curto e longo prazo;

 Volume e condições de compras; Resultados de pesquisas; Dados estatísticos, financeiros, contábeis e operacionais. Ética nas relações comerciais

A competitividade dos produtos e serviços prestados pela empresa deve ser exercida com base na concorrência livre e leal. A Empresa não compactua com práticas de informação privilegiada e manipulação de boa-fé. É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios da Empresa a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

Não devem ser feitas declarações, verbais ou escritas, que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles. Deve o concorrente ser tratado com o respeito com que a empresa espera ser tratada. É vedado a qualquer funcionário manter entendimentos com concorrentes da empresa visando à fixação de preços e condições de venda, adotar ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou pré- acordadas, dividir mercados e subordinar a venda de um produto a outro.

Oferta de brindes, presentes e viagens a colaboradores da LM ENGENHARIA

É vedado ao funcionário aceitar direta ou indiretamente qualquer tipo de benefício pessoal, seja em seu nome ou no nome de sua família. São considerados benefícios pessoais, pagamentos em dinheiro ou mercadorias, presentes de qualquer valor, almoços ou jantares, viagens ou quaisquer vantagens advindas de relacionamentos com fornecedores ou clientes.

A proibição estende-se a quaisquer brindes e presentes recebidos no decorrer do ano. Em situação em que não for possível devolver ou recusar de imediato um presente, mesmo que enviado diretamente ao domicílio, o funcionário somente poderá aceitá-lo desde que os brindes e/ou presentes não tenham valor comercial por exibirem marca ou propaganda, tenham caráter institucional e que possam ser

(5)

usados e/ou revelados publicamente sem constranger o funcionário nem a empresa.

Furto e uso indevido dos bens da empresa

Todos os funcionários são responsáveis pelo uso, manutenção e proteção do patrimônio da empresa, bem como por suas dependências e equipamentos. Devem zelar pelo seu uso adequado e devido. Os funcionários não podem apropriar-se de bens, nem de recursos da empresa, nem utilizá-los para benefício próprio. Qualquer remoção ou utilização de material, bem físico ou equipamento pertencente à LM ENGENHARIA deve ser feita com autorização, caso contrário será considerado ato ilícito e passível de aplicação da Legislação.

Abuso de poder / Assédio

Não compactuamos com práticas comerciais coercitivas para obter vantagem ou qualquer tipo de assédio (moral, sexual, racial, político e religioso).

Relações com fornecedores

A Empresa espera que seus funcionários conduzam as relações comerciais em observância às leis e práticas legais de mercado, buscando os melhores resultados para a LM ENGENHARIA. A relação com fornecedores deve ser duradoura e sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência. A escolha e a

contratação de fornecedores devem ser sempre baseadas em critérios equitativos, técnicos, profissionais e éticos, observadas as necessidades da empresa. Devem também ser conduzidas por meio de processo, como concorrência, formalizada cotação de preços e avaliação técnica, que garantam a melhor relação custo-benefício. A LM ENGENHARIA preza pela contratação de fornecedores que seguem padrões éticos de conduta e cumprem a Legislação Brasileira em vigor. Negócios com fornecedores de reputação duvidosa ou que conhecidamente não cumpram as Leis e Normas estabelecidas não devem ser realizados. É expressamente vedado a todos os funcionários efetuar quaisquer pagamentos impróprios, duvidosos ou ilegais, ou favorecer, pela concessão de benefícios indevidos - fora das práticas usuais do comércio -, clientes e fornecedores, em detrimento dos demais, bem como fazer pagamentos, ou conceder privilégios ou vantagens a funcionários públicos ou equiparados, seja diretamente ou por terceiros. As áreas autorizadas poderão, por ocasião de eventos e em cumprimento de etiqueta social, realizar despesas com fornecedores, tais como almoços e jantares, desde que devidamente comprovadas, respeitados os limites razoáveis estabelecidos em Norma Interna.

Relações com clientes

Os clientes são a razão da existência de nossa empresa. Sem ética como fundamento, não há relação duradoura. As decisões da LM

(6)

ENGENHARIA referentes aos seus clientes serão tratadas de forma imparcial e livres de qualquer preconceito, independentemente de sua natureza, zelando-se pelo cumprimento da legislação vigente e de políticas internas. Por isso, os funcionários devem manter o Padrão de Excelência de Atendimento LM ENGENHARIA, com o objetivo de fidelizar os clientes, utilizando os seguintes padrões de conduta:

• respeito aos direitos do cliente;

• transparência nas operações realizadas; • agilidade;

• garantia de confidencialidade das informações do cliente;

• identificação das necessidades do cliente e busca em satisfazê-las de acordo com os Princípios e Políticas da LM ENGENHARIA, em consonância com os objetivos de rentabilidade definidos pela alta Administração;

• receptividade e tratamento cordial e adequado às sugestões e críticas recebidas;

• manutenção de um ótimo relacionamento pré e pós-venda; • compromisso com a satisfação do cliente.

As relações de parentesco e/ou amizade não poderão interferir nas negociações entre clientes e funcionários, gerando atendimento diferenciado ou privilégio por parte da Empresa.

Relações com concorrentes

A competitividade dos produtos e serviços comercializados pela Empresa deve ser exercida com base na concorrência livre e leal. A Empresa não compactua com práticas de informação privilegiada e manipulação de boa-fé. É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios da empresa a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

Não devem ser feitas declarações, verbais ou escritas, que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles. Deve o concorrente ser tratado com o respeito com que a empresa espera ser tratada. É vedado a qualquer funcionário manter entendimentos com concorrentes da LM ENGENHARIA visando à fixação de preços e condições de venda, adotar ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou pré- acordada, dividir mercados e subordinar a venda de um produto a outro.

(7)

Relações com funcionários

A LM ENGENHARIA mantém transparência nos processos seletivos para evitar favorecimento em seus processos, não só de recrutamento e seleção como também de desenvolvimento profissional e desligamento. O que deve ser considerado é o perfil do candidato/funcionário e sua capacitação técnica. A LM ENGENHARIA permite a contratação de funcionários com relação de parentesco desde que o candidato atenda aos requisitos da vaga, e esteja previamente aprovada pela diretoria de Recursos Humanos e pelo Conselho Administrativo. Não é permitido, porém, que funcionários com algum grau de parentesco ou envolvimento íntimo trabalhem no mesmo departamento, e/ou estejam com subordinação direta ou indireta do mesmo Gestor, ou, ainda, em atividades afins. Os casos de funcionários nessas condições devem ser comunicados ao departamento de Recursos Humanos para avaliação e autorização do processo de transferência. As decisões referentes à carreira profissional dos funcionários devem ser tomadas com base no desempenho e capacitação técnica, jamais motivadas por relacionamentos pessoais.

Para ex-funcionários que solicitaram sua demissão, a contratação será avaliada pela diretoria de Recursos Humanos, levando em consideração os motivos do pedido de demissão.

Meio ambiente

A LM ENGENHARIA entende como fator fundamental para a sustentabilidade de seus negócios a qualidade ambiental de suas atividades, produtos e serviços e, para tanto, trabalha para manter sua cadeia produtiva em consonância com a legislação ambiental vigente.

Considerações finais

O Código de Ética contempla os princípios que norteiam a atitude profissional e deve ser respeitado por todos os que, de alguma forma, estejam vinculados profissionalmente à Empresa. O descumprimento de qualquer item, bem como a omissão de informações relevantes, sujeitará os funcionários a ações disciplinares, conforme Normas Internas e Legislação em vigor.

É obrigatório levar ao conhecimento da Empresa, seja por intermédio da Liderança direta ou indireta, seja por denúncia ao Conselho Administrativo, quaisquer desvios de conduta que contrariem as determinações constantes neste Código de Ética.

O anonimato da denúncia será mantido, e os fatos apurados para tomadas de decisões pela Diretoria de Recursos Humanos e Conselho Administrativo.

(8)

A assinatura do Termo de Responsabilidade e Adesão reflete o livre consentimento e concordância do cumprimento do Código de Ética. Termo de Responsabilidade e adesão ao código de ética e conduta

Declaro que recebi cópia, li, entendi e concordo com o código da LM ENGENHARIA, apresentado a mim na data abaixo mencionada. Comprometo-me a reportar por escrito, imediatamente, à Diretoria de Recursos Humanos qualquer situação na qual eu possa estar envolvido e que, de alguma forma, contrarie o presente Código. Estou ciente de que, caso me desligue ou seja desligado da empresa, deverei manter absoluto sigilo sobre as informações gerenciais e comerciais obtidas durante a vigência do meu contrato de trabalho, sob pena de submeter-me às ações cabíveis previstas em lei, no caso de divulgação ou utilização indevidas dessas informações.

Declaro, então, no melhor de meu conhecimento, que:

( ) não incorro em qualquer situação que contrarie este Código. ( ) existe(m) a(s) seguinte(s) situação(ões) que contraria(am) este Código: _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ Assinatura: ______________________________________________ Nome completo: _________________________________________ Cargo:__________________________________________________ Local: __________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Caso um funcionário esteja preocupado com a violação deste Código de Conduta e Ética nos Negócios ou sobre qualquer conduta ilegal ou antiética de

Não trabalhamos com intermedíarios de matéria prima. Os nossos fornecedores são todos diretos, eles tem area de extração florestal e fornecem para a Tradelink. Quantos dos

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

partidas, nas datas, locais e horários afixados nas tabelas, que serão elaboradas e publicadas pelo Departamento Técnico da FSF - Federação Sergipana de Futebol. §

Todos os colaboradores da HORMIGON e pessoas físicas que atuam diretamente como parceiros de negócio, no processo de admissão, contratação ou durante a execução de

É expressamente proibido a qualquer colaborador e parceiro de negócio oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou por meio de terceiros, qualquer vantagem indevida de

Administradores, empregados e também os prestadores de serviços devem assumir o compromisso de orientar as suas ações por elevados padrões éticos de conduta; de zelar pelos valores

Como parte do compromisso da TAC Transportes em conduzir seus negócios pautados nos princípios éticos, foi criada uma Comissão de Ética, para auxiliar na gestão das normas