• Nenhum resultado encontrado

CARITAS ITALIANA. para solicitar recursos da Caritas Italiana para MicroProjetos de desenvolvimento. à Caritas Italiana C ONTATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARITAS ITALIANA. para solicitar recursos da Caritas Italiana para MicroProjetos de desenvolvimento. à Caritas Italiana C ONTATO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CARITAS ITALIANA

D

D

I

I

R

R

E

E

T

T

R

R

I

I

Z

Z

E

E

S

S

para solicitar recursos da Caritas Italiana

para MicroProjetos de desenvolvimento

à C a r i t a s I t a l i a n a

C

O N T A T O

Os microprojetos devem ser enviados à Caritas Italiana – Area Internazionale, Ufficio Microprogetti – Via Aurelia, 796 – 00165 Roma – tel.0039. 06. 66177.001; Fax 0039.06.66177602; e-mail: micro@caritasitaliana.it

Os documentos originais devem ser enviados por correio normal. Em situações especiais o programa ou uma síntese do mesmo pode ser também antecipado via fax ou e-mail.

(2)

O “Microprojeto de desenvolvimento” (MP)

O desenvolvimento de uma pessoa, uma família e uma comunidade não passa apenas por grandes obras e infra-estruturas. No contexto de solidariedade entre as pessoas de boa vontade, a Caritas Italiana se propõe a ser uma ponte para ajudar pessoas carentes a realizar atividades concretas de promoção humana e social através do apoio a pequenos projetos de desenvolvimento. O microprojeto de desenvolvimento se caracteriza por um destinatário direto e uma realização a curto prazo, com efeitos imediatos para os beneficiários.

Cada microprojecto de desenvolvimento constitui uma resposta de comunidades italianas (indivíduos, famílias, paróquias, comunidades diocesanas, associações etc.) a uma necessidade particular de uma comunidade de outro país. A relação de comunhão e caridade que é estabelecida entre as duas comunidades é o elemento mais importante dos microprojetos de desenvolvimento, tornando-os ferramentas de ajuda concreta e rápida, bem como de capacitação e conhecimento de diferentes situações, capazes de criar ligaçoes duradouras.

Requisitos básicos na solicitação de recursos para microprojetos de

desenvolvimento

Os microprojectos de desenvolvimento se caracterizam por:

− ser contemplados pelas atividades do plano pastoral da Diocese − desenvolver uma dimensão comunitária

− ser sustentáveis

− valorizar os recursos profissionais e materiais locais − dialogar com as autoridades civis

− implementar ações com um custo total ou uma contribuição não superior a € 5.000 (cinco mil euros)

Países de onde pode vir o pedido de financiamento para microprojetos

de desenvolvimento

O pedido de financiamento para microprojetos de desenvolvimento pode vir de qualquer país onde hajam condições econômicas, socias e políticas difíceis, e onde se encontram comunidades em situação de carência.

Áreas de atuação

As áreas prioritárias de ação são:

• Microprojetos de colocação profissional, que gerem de imediato uma certa produtividade e rentabilidade em área urbana ou rural (por exemplo: micro-empresa, artesanato, agricultura, agropecuária, criação de cooperativas / grupos ...).

• Microprojetos de fornecimento e/ou distribuição de água para uso doméstico, agropecuário e pesca (por exemplo: perfuração de poço artesiano ou cisterna, construção de pequeno aqueduto etc.).

• Microprojectos para favorecer o estabelecimento de pequenos postos de saúde em áreas rurais e urbanas (por exemplo: melhoria de equipamento médico e paramédico, pequenas quantidades de medicamentos etc.).

(3)

Dentro dessas três áreas prioritárias serão privilegiados os microprojectos de desenvolvimento dirigidos a grupos desfavorecidos e vulneráveis, tais como pessoas com necessidades especiais, órfãos, viúvas, doentes, vitimas de oppressão política, migrantes forçados, familias de presidiários e ex-presidiários, vitimas de exclusão social em relação a determinados contextos culturais, políticos e religiosos (por exemplo, dalits, aborigenes, povos indígenas etc.)

O que não pode ser financiado

A Caritas Italiana – no âmbito dos microprojectos de desenvolvimento - não pode financiar: − iniciativas em prol de comunidades religiosas, se tais iniciativas forem direcionadas ao

apoio de atividades intracongregacionais ou atividades de construção/manutenção de imóveis em favor de religiosos;

− iniciativas estritamente pastorais, como igrejas, oratórios, catequese, atividades litúrgicas;

− compra de meios de transporte, especialmente automóveis e veículos em geral. − construção de edifícios;

− atividades em situações de emergência; − atividades assistencias;

− atividades que não apresentem sustentabilidade uma vez concluído o microprojeto de desenvolvimento;

− atividades exclusivamente educacionais; − salários, bens de consumo;

− despesas administrativas, despesas de viagem, despesas de transporte ou de desembaraço alfandegário;

− despesas efetuadas antes da aprovação do microprojeto de desenvolvimento.

Roteiro para solicitar recursos para microprojeto de desenvolvimento

O pedido de financiamento para microprojetos de desenvolvimento deverá incluir os seguintes itens:

LOCAL DA INTERVENÇÃO

Indicar País, Região, Cidade, Diocese, Paróquia, distrito administrativo e eclesiástico

TÍTULO DO MICROPROJETO DE DESENVOLVIMENTO

Todos os pedidos devem conter um título específico

REQUERENTE DO MICROPROJETO DE DESENVOLVIMENTO

Indicar nome completo, função, endereço postal, endereço eletrônico, telefones de contato

(4)

INTERMEDIADOR DO PEDIDO (SE HOUVER)

Indicar o nome da entidade/associação ou outra instituição que atue como intermediador entre a Caritas Italiana e o requerente do Microprojecto de desenvolvimento.

Indicar Nome completo do responsável, função, endereço postal, endereço eletrônico, telefones de contato. Por este papel de intermediação a Caritas Italiana não

fornece nenhum tipo de remuneração / reembolso.

RESPONSÁVEL DIRETO PELO MICROPROJECTO DE DESENVOLVIMENTO

Indicar Nome completo da pessoa diretamente responsável pelo projeto e descrição da experiênca adquirida na área de intervenção do projeto.

Indicar endereço postal, endereço eletrônico, telefones de contato.

Os microprojetos de desenvolvimento devem ter um responsável operacional pelas atividades planejadas para garantir sua implementação.

RESPONSÁVEL LEGAL

Indicar nome, função, endereço postal, endereço eletrônico, telefones de contato.

Os microprojetos de desenvolvimento devem ter um responsável legal que garanta a execução das atividades do micro-projecto, supervisione sua execução e se responsabilize em caso de controvérsias, inclusive aquelas de caráter financeiro. Em caso de descumprimento grave e/ou impossibilidade de realizar o microprojeto de desenvolvimento, o responsável legal se compromete desde o início da parceria com a Caritas Italiana a restituir quaisquer quantias desembolsadas pela Organização.

APROVAÇÃO DO BISPO

O microprojeto de desenvolvimento deve ser acompanhado por uma carta de aprovação do Bispo, dirigida à Caritas Italiana, em que se faça referência ao microprojeto de desenvolvimento para o qual está sendo solicitado o financiamento e se garanta que o programa está incluído na pastoral social da sua diocese.

ORIGEM E JUSTIFICATIVA DO PEDIDO DE RECURSOS PARA MICROPROJETO DE DESENVOLVIMENTO

Descrever as condições da população, em particular no setor para o qual se solicita o financiamento para o micro-projeto de desenvolvimento e, se possível, descrever os critérios adotados na consideração de viabilidade e caráter prioritário do microprojeto de desenvolvimento proposto.

Descrever o tipo de participação dos beneficiários na preparação do microprojeto de desenvolvimento e os benefícios que este trará para a comunidade após a conclusão das atividades.

OBJETIVOS DO MICROPROJETO DE DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS ESPERADOS Descrever os objetivos gerais e específicos.

(5)

Descrever as atividades previstas para alcançar os objetivos propostos e a metodologia de atuação.

Indicar e quantificar os beneficiários (diretos e indiretos).

Descrever como será garantida a continuidade e a sustentabilidade do microprojeto de desenvolvimento.

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO MICROPROJETO DE DESENVOLVIMENTO Indicar a data de início e fim do microprojeto de desenvolvimento.

O microprojeto de desenvolvimento será realizado durante um período de quatro meses a partir do recebimento da contribuição acordada. Atrasos devidos a acontecimentos imprevistos devem ser imediatamente comunicados à Caritas Italiana pelo responsável direto pelo microprojeto de desenvolvimento.

Estimativa de custos (orçamento) e contribuição solicitada

Indicar para cada item a estimativa de custo e - se possível - anexar uma fatura pro-forma.

Indicar se for o caso, a compra de equipamentos no exterior descrevendo as razões para esta escolha.

Indicar se for o caso, apenas tipos de medicamentos abrangidos pelo Guia Médico da Organização Mundial de Saúde.

Indicar os itens - e a correspondente estimativa de custo - para os quais é prevista a contribuiçao da comunidade local e / ou associação intermediadora. Esta contribuição - a ser calculada em valor monetário – pode incluir: material local disponivel, mão-de-obra, utilização de estruturas ou instalações.

Indicar separadamente qualquer financiamento adicional fornecido por organizaçoes/associaçoes locais ou não: dioceses, paróquias, congregações, institutos religiosos etc.

Contribuição solicitada:

Indicar o valor da contribuição solicitada à Caritas Italiana em moeda local e em euros. Indicar Indicar os dados bancários para recebimento da contribuição, se aprovada:

Número da conta bancária, moeda em que deverá ser efetuado o depósito, titular da conta, nome e endereço do banco, código de identificação Swift para tranferências do exterior e código de identificação IBAN para transferências na Itáliale

Não serão reembolsadas despesas geradas por custos operacionais, impostos locais, imprevistos, custo de transporte das compras efetuadas no exterior.

Os montantes financiados pela CaritasItaliana para cada microprojeto de desenvolvimento não podem ser objeto de reduções e, portanto, o valor orçado será utilizado integral e excusivamente no microprojeto de desenvolvimento, em conformidade com o orçamento aprovado.

(6)

Se o país de onde se origina o microprojeto de desenvolvimento não possibilitar taxa de câmbio para o euro, os valores do orçamento poderão ser expressos em dólares americanos. De qualquer forma, se o microprojeto for aprovado, a Caritas Italiana efetuará o pagamento em euros. A contribuição máxima para cada microprojeto de desenvolvimento que possa ser aprovado pela Caritas italiana não excederá € 5.000.

Em geral, a Caritas Italiana não financia mais do que um ou dois projetos por ano para cada organização ou diocese.

Roteiro para o relatório descritivo e financeiro final do microprojeto de

desenvolvimento

RELATÓRIO DESCRITIVO FINAL

Indicar o número de identificação do microprojecto de desenvolvimento, como indicado na carta de aprovação.

Descrever a implementação das diferentes atividades mencionadas na proposta do micro-projecto de desenvolvimento.

Descrever os benefícios recebidos pelos beneficiários e pela. Incluir registros do projeto (fotográficos e / ou vídeo e / ou áudio).

Anexar documentação complementar como relatos dos beneficiários, desenhos,...

RELATÓRIO FINANCEIRO FINAL

Indicar o número de identificação do microprojecto de desenvolvimento, como indicado na carta de aprovação.

Descrever a evolução das despesas em relação ao orçamento e saldo final.

Anexar um documento bancário que comprove a transferência bem-sucedida da quantidade enviada e a taxa de câmbio do euro na moeda local.

Anexar uma lista de todas as despesas e faturas correspondentes.

Procedimento de aprovação e avaliação do microprojecto de

desenvolvimento

Periodicamente, uma comissão especial da Caritas Italiana avalia os microprojetos de desenvolvimento que está financiando. Após a apreciação de cada comissão, a Caritas Italiana envia para cada requerente o resultado da avaliaçao por correio postal e/ou e-mail.

− Se o microprojeto de desenvolvimento não for aprovado, tal fato será informado por escrito, especificando os motivos. (REJEITADA – Sigla de Referência: RE)

− Se o microprojeto de desenvolvimento deixar de apresentar quaisquer

documentos ou descrições necessárias no documento de apresentação, será

enviada uma solicitação dos mesmos para o responsável pelo microprojeto (PENDENTE - Código de referência: AT)

(7)

− Se o microprojeto de desenvolvimento for aprovado, a Caritas Italiana informará o requerente por escrito e enviará o valor aprovado, conforme especificado no pedido de apresentação do microprojecto de desenvolvimento. (APROVADO - código de referência: MP número / ano)

O beneficiário da contribuição deve avisar imediatamente a Caritas Italiana quanto ao recebimento do montante enviado.

A Caritas Italiana se reserva o direito de solicitar que a contribuiçao para o microprojeto de desenvolvimento seja feita através da Caritas diocesana ou nacional, onde existem - nesta área - acordos específicos com a Caritas dos países interessados.

O tempo para este procedimento normalmente não é superior a três meses a partir do recebimento da solicitação de financiamento para um microprojeto de desenvolvimento.

No caso de contribuições parciais ou totais, conforme solicitado pelo beneficiário, a Caritas Italiana não pode se comprometer a enviar contribuições adicionais para a conclusão do projeto.

Não podem ser aprovados novos microprojetos de desenvolvimento para a mesma organizaçao até a conclusao das atividades de microprojetos aprovados anteriormente.

A Caritas Italiana se reserva o direito de avaliar a realização dos objetivos gerais e específicos do microprojeto, valendo-se do relatório recebido e de visitas de avaliação feitas por seus representantes.

Referências

Documentos relacionados

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCPLINA: DIREITO PRIVADO E CONSTITUIÇÃO Regente: Prof. Este crédito da pós-graduação será ministrado em 13 aulas, cada uma delas

disjuntor desligado com multímetro na escala de continuidade, faça a medição até a entrada e saída dos contatos pressionando com o auxilio de uma chave de fenda o contato para

Baseada em pesquisas bibliográfica e documental buscou-se compreender quais os caminhos traçados pelos indígenas ao longo de aproximadamente um século de educação formal e o

“Formação inicial de professsores do ensino básico em Portugal e no Brasil: exigências legais e expectativas sobre o profissional docente”, que discute a formação e a

Esta atividade ao mesmo tempo corrobora as palavras da liderança anteriormente mencionada de que nestes momentos de retomada de áreas consideradas de ocupação

A falta de um planejamento prévio das etapas referentes a pesquisa mineral, planejamento de lavra e segurança do trabalho na mineração, identificando os impactos

Contribui, para isso, o desprezo pela aplicação de novas TIC em algumas unidades de saúde; a permanência de algumas aplicações desactualizadas (sinus, sonho, etc.) e outras

1. São consideradas elegíveis, as despesas respeitantes às seguintes categorias de investimentos relativos à Produção de Plantas e Sementes:.. As espécies elegíveis para as