• Nenhum resultado encontrado

PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA FRANQUEADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA FRANQUEADO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PRÊMIO ABF-AFRAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2010 CATEGORIA

FRANQUEADO Seus Dados

Nome empresa

Yázigi Internexus (Eliana Cristina Estevam Lauro- Me) Data de fundação

Julho/2001

Número de funcionários 15

Localização (cidade e estado em que estão sede e franquias) Paulínia, SP

Tempo como franqueado 9 anos

Setor de atividade e principal negócio Educação e Treinamento/Idiomas

Faturamento anual (opcional) 500 mil (média)

Nome e contato de quem preencheu este formulário Eliana Cristina Estevam Lauro

Descrição do Projeto

1 - Nome do projeto ou conjunto de ações de responsabilidade social. Desde 2007 a Rede Yázigi Internexus definiu o tema: Aquecimento Global e suas decorrências como eixo principal para as ações de cidadania. Em 2009 com o tema “Ecoefficiency”, o projeto desenvolvido localmente teve como objetivo realizar ações em diferentes formatos para apresentar e conscientizar diferentes públicos sobre o conceito da ecoeficiência e seus impactos positivos no funcionamento da escola, das residências dos alunos e familiares e de instituições sociais beneficiadas com a campanha.

2 - De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? A metodologia de trabalho foi desenvolvida pela Fundação Espaço ECO/BASF em parceria com a Franqueadora. Para a o desenvolvimento do projeto, além do envolvimento direto da direção, contamos o envolvimento e auxílio de todos os colaboradores da escola Yázigi de Paulínia. Boa parte das ações práticas foi conduzida pela área pedagógica de nossa escola, ou seja, contamos com enorme ajuda dos professores e do coordenador pedagógico. Alunos também foram envolvidos em diversas ações.

3 - Quais são os objetivos?

O objetivo da campanha de cidadania era contribuir para o desenvolvimento de negócios através dos princípios da ecoeficiência, o funcionamento da escola para um posicionamento cada vez mais sustentável e que efetivamente considerasse as questões ecológicas e econômicas. Além disso, apresentar uma proposta educacional aos alunos, suas famílias e as comunidades que resultassem em economia e uso consciente de recursos. Concentramos

(2)

nossas ações na conscientização do consumo eficiente de água e energia, dispensa do lixo e consumo de outros produtos e alimentos de maneira controlada. Assim, foi possível alinhar nossa rotina na escola, em casa ou no trabalho aos conceitos de ecoeficiência. Mostramos assim que é possível mantermos tanto a eficiência de uma empresa quanto o conforto de um lar sem que utilizemos recursos naturais ao limite e sem desperdícios. Trabalhamos com nossos clientes internos (alunos, familiares dos alunos e colaboradores) e também com clientes externos, buscando parcerias com empresas da cidade e instituições que pudessem se beneficiar dos conceitos da ecoeficiência que foram disseminados através de palestras, eventos e ações práticas, por exemplo, reformas físicas no prédio de uma instituição social escolhida pela escola para ser beneficiada com o projeto.

4 - O projeto está alinhado ao seu negócio?

Sim, está. O Yázigi Internexus, através da franqueadora, mobiliza e orienta a rede de escolas para a realização de campanhas e projetos de cidadania. Todos os programas educacionais e atividades disponíveis ao aluno são inspirados no conceito de cidadania global, por isso aliam o aprendizado de novos idiomas à conscientização sobre questões sociais e ambientais. Dessa forma, o Yázigi Paulínia, alinhando-se à proposta da Franqueadora posicionou-se publicamente frente ao tema da ecoeficiência, trazendo e aprendendo com a sociedade novos conceitos e novas formas de se manter uma empresa, residência ou instituição social de maneira mais equilibrada com a natureza. A ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e que forneça, paralelamente, benefícios econômicos. Concentra-se em oportunidades de negócios e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental e ainda mais lucrativas. Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade. Está alinhada à missão do Yázigi que é “Promover o desenvolvimento das pessoas, através do ensino de idiomas de qualidade, contribuindo para o processo de educação e exercício de cidadania global, sob os princípios de gestão socialmente responsável e garantindo a rentabilidade do negócio, a satisfação e o desenvolvimento dos clientes, colaboradores, acionistas e parceiros”.

5 - Foco de atuação e seus públicos (crianças, idosos, comunidade em geral, funcionários, consumidores, meio ambiente, etc.).

Trabalhamos intensamente com alunos, familiares dos alunos, colaboradores do Yázigi Internexus de Paulínia, empresas parceiras e instituições da cidade. Somos uma empresa de educação, portanto, grande parte dos conteúdos foram trabalhados em sala de aula. Para atingirmos nossos objetivos de forma mais abrangente e consistente, realizamos eventos de sensibilização e estratégicos para todos os públicos. Destacamos:

Campanha “Green Class / Clase Verde”: Compensação de impactos ambientais através do plantio de árvores mensalmente. Os pontos que escolhemos para compensar são: consumo de energia elétrica e papel (todo xerox ou material impresso entregue para os alunos continham o nosso selo “Green Class – Clase Verde). As salas de aula também foram decoradas com cartazes indicando “Essa aula é verde”.

Green Corner: No mês de março a escola inaugurou um cantinho bem especial. Um lugar na escola para pessoas poderem opinar com idéias verdes,

(3)

ou seja, transmitir aos outros alunos dicas de como poderíamos ser mais ecoeficientes.

Eco Rifas: Realizamos uma rifa de Páscoa. O dinheiro arrecadado foi doado para as ações ecoeficientes nas instituições beneficentes da cidade. O mesmo formato foi realizado em junho para a Rifa de Férias.

Mudas de árvores: além das árvores que plantamos para compensar nossos impactos ambientais, disponibilizamos mudas para que os alunos tivessem a oportunidade de compensar seus próprios impactos domésticos.

Ecogincana: promovemos uma gincana entre os alunos para que cada ação, cada participação de eventos (Sebo Solidário, EcoExpo entre outros, contassem pontos. Os alunos com mais pontos ganharam brindes.

Blog: Oferecemos espaços para que representantes de empresas e do meio acadêmico contribuíssem para o desenvolvimento do tema em meio à comunidade.

Realizamos ainda, feira do livro usado, concurso de vídeos no site Youtube, exposição de arte com materiais reciclados, concurso da casa mais ecoeficiente (medição de consumo de água, energia e dispensa do lixo).

6 - Período

Mês: Janeiro a Julho Ano: 2009

Local de realização: Yázigi Internexus Paulínia e Instituições escolhidas para parceria.

7 - Existem outros parceiros (empresas, entidades sociais, governo, Ongs, igreja, outros)? Em caso afirmativo, explicar o papel de cada um. Sim, tivemos pelo menos 7 grandes parceiros.

A Franqueadora que viabilizou toda a temática da campanha, elaborou as atividades pedagógicas e peças de comunicação.

A Fundação Espaço ECO/BASF que nos forneceu a fundamentação teórica, elaborou as ferramentas de medição de ecoeficiência e forneceu ainda treinamento e assessoria técnica. A análise da ecoeficiência proposta pela Fundação é feita com base em seis parâmetros:

Consumo de recursos energéticos; Consumo de recursos materiais;

Rejeitos (emissões, efluentes, resíduos); Potencial de toxicidade;

Potencial de risco de acidentes; Uso da terra;

A instituição Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, unidade de Paulínia, foi nosso principal parceiro local. O CTBM possui uma vasta propriedade na área rural do município, sendo este um local para tratamento de dependentes químicos. Junto ao CTBM realizamos um ciclo de palestras para os colaboradores da instituição, internos e promovemos doações de livros, plantio de árvores e algumas reformas que tinham por objetivo melhorar a ecoeficiência da instituição. Além disso, utilizando a metodologia da Fundação Espaço ECO apresentamos um relatório de possíveis ações futuras para tornar o local ainda mais ecoeficiente.

A instituição Vida em Movimento, que cuida de crianças e adultos com deficiência mental e motora, também se beneficiou de nossas palestras com os colaboradores e uma lista de possíveis ações futuras para tornar o local mais equilibrado com a natureza.

(4)

O sebo Galpão Livros nos ajudou doando livros para nossa feira do livro usado que contou ainda com doações de livros de nossos alunos. Toda a renda foi revertida para as instituições beneficiadas com a campanha Ecoefficiency. O jornal local “Tribuna” nos cedeu espaço para mantermos uma coluna semanal sobre o tema da campanha. Uma excelente oportunidade para divulgarmos a ecoeficiência para a população da cidade.

A loja de materiais de construção Dalbem nos ajudou com a doação de 50% dos custos com materiais para as reformas feitas junto ao Centro de Tratamento Bezerra de Menezes.

A equipe da escola que ao desenvolver o tema da campanha adquiriu uma maior postura no que diz respeito a pequenas atitudes ecoeficientes no dia a dia da empresa como, por exemplo, na seleção para descarte do lixo, maior atenção a lâmpadas e equipamentos eletrônicos desnecessariamente ligados, entre outros.

8 - Principais resultados (qualitativos e quantitativos).

Os melhores resultados se deram através da conscientização de alunos, familiares, colaboradores da escola e parceiros sobre a importância de práticas ecoeficientes.

Dos seis parâmetros básicos propostos são avaliados 23 sub-itens, entre eles: energia; água; papel; livros; copos plásticos; material de limpeza; sacos de lixo; distância percorrida para chegar na escola; transporte; esgoto; lixo; resíduo reciclável; acidentes; número de funcionários; número de alunos e material de escritório.

Durante 03 meses o funcionamento da escola foi monitorado. Após a primeira medição, realizamos reuniões de avaliação da realidade naquele momento e traçamos um plano de ação/metas de melhorias. Com a última medição foi possível avaliar nosso desempenho. Destacamos os itens onde obtivemos êxito:

Consumo de energia: 21,63% de redução Custo de energia: 7,74% de redução

Utilização de sacos de lixo: 51,85% de redução

Consumo/Custo de água e esgoto: a escola está dentro dos parâmetros mínimos de cobrança da prefeitura.

Custo de materiais utilizados: 43,67%

Atividades pedagógicas online (opcional): 85,4%

Monitoramento da ecoeficiência nas residências dos alunos(opcional): 81,02% Na instituição beneficiada:

10 árvores plantadas em pontos estratégicos de grande movimento para proporcionar mais sombra e menos uso de ventiladores.

Construção de um coletor de água de chuva com capacidade para 500 litros e substituição do sistema de encanamento da lavanderia, proporcionando menor consumo de água e energia pelas máquinas.

Doação de um manual para construção de aquecedor solar de água. Além dos itens acima, segundo a própria diretora da instituição, a chegada de um agente externo(Yázigi Paulínia), a auto-estima dos internos, acostumados ao preconceito, foi tocada positivamente. E isso aconteceu associando-se atividades em benefício da natureza, o que com certeza gerou um impacto positivo ainda maior.

Redução no consumo de energia, pois as lâmpadas de filamento da instituição foram trocadas por lâmpadas frias.

(5)

9 - Estimativa de investimento para a realização de todas as ações durante o último ano. (Calcular custo de produtos, serviços, recursos financeiros doados ou investidos, eventos realizados, etc.).

Cerca de R$1.000,00 (valores arrecadados e investidos nas instituições beneficiadas.

Os custos para a viabilização da parceria com a Fundação Espaço ECO foram assumidos pela franqueadora.

10 - O franqueado contou/conta com a colaboração da empresa franqueadora? De que forma?

Sim, toda a estrutura foi oferecida pela empresa franqueadora, desde o lançamento da Campanha, acompanhamento e medição dos resultados, além de materiais para divulgação, site na internet (www.yazigi.com.br/campanha2009) e todos os regulamentos e treinamentos pedagógicos, que incluíram manuais de implementação detalhados sobre todo o processo e o período de duração.

11 - Essas ações de responsabilidade social poderiam ser replicadas em outras lojas da rede através do franqueador?

Sim, e assim aconteceu em diferentes níveis, com cada unidade Yázigi que se envolveu na campanha nacional de cidadania Ecoefficiency. Houve uma troca entre as atividades que cada escola realizava e esse processo foi muito enriquecedor. A Franqueadora organizou as melhores práticas e as apresentou na convenção nacional de franqueados no mês de setembro.

12 - Foi percebido algum benefício para a empresa franqueadora durante ou após o desenvolvimento dessas ações?

Sim. Ao longo do projeto o Yázigi Internexus alcançou mais uma vez visibilidade e reforço na marca. Ao desenvolver uma campanha dessa natureza, nos posicionamos de forma diferenciada no mercado local e nacional contribuindo efetivamente para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.

13 - Existe previsão de continuidade ou ampliação da realização das ações? Explicar.

Tradicionalmente o Yázigi desenvolve Campanhas que contemplam a participação das franquias. A concepção do projeto acumulou experiências com campanhas desenvolvidas com parceiros como: Fund. Abrinq; SOS Mata Atlântica; Transparência Brasil, Inst. Akatu e Inst. Socioambiental.

O tema Aquecimento Global e Suas Decorrências chegou em 2009 ao seu 2º ano de execução. A continuidade do projeto se dará em 2010 através da Campanha Terra Viva em parceria com a Carta da Terra Internacional e o WWF-Brasil.

14 - Fotos do Projeto Arquivo anexo.

(6)

Informações adicionais

1 - Há quanto tempo o franqueado possui a franquia? Há 09 anos.

2 - O projeto é iniciativa própria ou da empresa franqueadora

O tema e o suporte estratégico foram da empresa franqueadora, mas a iniciativa pelo tipo de projeto/trabalho desenvolvido, foi da equipe franqueada. O lançamento da campanha realizado na convenção anual de franqueados motivou-nos a participar ativamente e, além dos resultados informados, o Yázigi Paulínia foi classificado entre as 05 escolas que melhor se posicionaram diante do desafio proposto.

3 - O franqueado faz parte de uma estrutura de desenvolvimento, conselhos nacionais e/ou regionais da empresa franqueadora?

Não.

Referências

Documentos relacionados

Aqui o aluno deverá buscar no texto os verbos e as locuções verbais no presente do indicativo (é, seria, significa, está, aconselha, colha, aproveite, reserva, segue, defende, deve

19º - O resultado do processo seletivo para concessão do Auxílio Permanência Intervalar durante o 1º período letivo de 2013, ao longo dos meses de janeiro a fevereiro de 2013,

Os filmes de PBRPP caracterizados por técnicas espectroeletroquímicas apresentaram uma eficiência coulômbica de 61,1 %, contraste cromático da ordem de 20 % e

relativas aos mesmos aspectos em famílias com crianças sem deficiência; Sto- neman (2007) apresentou algumas diferenças entre pais e mães de criança com Síndrome de Down

Na análise de correlação r de Pearson entre as dimensões do questionário, as dimensões de Estimulação e Responsividade foram correlacionadas e constatou-se uma

Esse nicho é concebido como um sistema composto por três subsistemas que se relacionam dinamicamente: o ambiente físico e social onde a criança vive (ex., tipo de mora- dia, tipo

Atenção:  quando  o  destino  da  cópia  está  à  direita  ou  abaixo  do  ponto  de  origem  são  somadas  as  linhas  e  colunas,  no  caso  do  destino 

Entre as opções disponibilizadas através desta opção é possível dar nome a um endereço ou intervalo da planilha, por exemplo, caso o usuário deseje somar o