• Nenhum resultado encontrado

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTO CONCENTRE SUA ENERGIA NO FUTURO. Enerprev Cartilha de Perfil de Investimento 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTO CONCENTRE SUA ENERGIA NO FUTURO. Enerprev Cartilha de Perfil de Investimento 1"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Enerprev

|

Cartilha de Perfil de Investimento

|

1

PERFIS DE

INVESTIMENTO

CARTILHA

CONCENTRE

SUA ENERGIA

NO FUTURO

(2)

no futuro

Introdução

Sumário

É sempre bom ter controle sobre os nossos planos, principalmente quando falamos de planos financeiros, certo?

Agora, imagine se você pudesse escolher como quer investir os seus recursos no plano de aposentadoria. Seria melhor ainda, não? Pois você pode fazer isso!

A Enerprev oferece, aos participantes dos Planos Energias do Brasil e Escelsos II, os PERFIS DE INVESTIMENTO. Com eles, você tem mais flexibilidade e pode escolher entre as opções de investimento existentes, uma ideal para aplicar o seu saldo no plano de aposentadoria.

Nas próximas páginas, apresentaremos cada perfil e suas principais características, além de alguns conceitos básicos para que você possa tomar as melhores decisões, de forma consciente e alinhada aos seus planos para o futuro.

Boa leitura!

Concentre

sua energia

Entenda o que são Perfis de Investimento ... 4

Principais tipos de investimento do mercado ... 6

Risco e Volatilidade nos investimentos ... 10

Perfis de Investimento da Enerprev ... 11

Rentabilidade dos Investimentos ... 15

A escolha pelo melhor Perfil de Investimento ... 18

(3)

Entenda o que são

Perfis de Investimento

A Enerprev sempre administrou o patrimônio de seus participantes nos planos de aposentadoria com transparência, buscando, ao longo de sua trajetória, a melhor aplicação em relação à segurança, liquidez e rentabilidade.

Por meio da oferta de Perfis de Investimentos nos Planos Energias do Brasil e Escelsos II, a Enerprev passa a oferecer uma importante vantagem aos seus participantes: a possibilidade de escolherem, de acordo com os perfis que são oferecidos, a forma como alocarão os recursos oriundos das suas contribuições

Por que a Enerprev decidiu

oferecer os perfis?

S

ão formas de aplicação financeira oferecidas aos participantes de planos de aposentadoria para investir os seus recursos do plano no mercado financeiro.

Ou seja, são criados diferentes perfis de carteiras compostas por investimentos nos diversos segmentos para que o participante do plano escolha aquela que for mais adequada aos seus objetivos para o futuro.

A diferença entre os perfis está na forma de aplicação dos recursos, que pode ter investimentos com mais ou menos riscos, em busca das rentabilidades características de cada perfil. Por exemplo, quanto maior o percentual de investimentos em Renda Variável, mais exposição ao risco. Por isso, é muito importante analisar bem cada perfil e o seu momento de vida antes de tomar a sua decisão.

Antes de apresentarmos os Perfis de investimento da Enerprev, é necessário explicar alguns conceitos do mercado financeiro que ajudarão no entendimento das regras dos perfis. Vamos lá?

Fique ligado

ao plano. Isso significa que você terá mais flexibilidade e autonomia para constituir a sua reserva para aposentadoria de forma compatível com as suas particularidades.

(4)

Principais tipos de

investimento do mercado

Quando falamos em mercado financeiro, muita gente pensa só em Bolsa de Valores e compra e venda de ações, mas ele é muito mais amplo e dá acesso a diversas possibilidades de investimentos. As mais comuns, e que geralmente fazem parte das carteiras de perfis de investimento, são aquelas realizadas em Renda Fixa e em Renda Variável.

Vamos conhecer um pouco de cada

um dos segmentos?

RENDA FIXA

Conceito

Os investimentos em Renda Fixa têm como principal característica a possibilidade de o “comprador” conhecer todas as condições do investimento no momento da operação, como o prazo de vencimento, a taxa de juros, a forma de pagamento dos juros, entre outras.

Tipos

Prefixada: o rendimento que será pago é conhecido no momento da compra;

Pós-fixada: o rendimento que será pago é conhecido no resgate da aplicação;

Mista: combina as características dos títulos pré e pós-fixados. Classificação

Títulos privados

Emitidos por empresas, do mercado financeiro ou não, para que possam reforçar seus negócios com o rendimento captado. Exemplos:

Certificados de Depósitos Bancários (CDB)

Letras Imobiliária (LI)/ Financeira (FI)/ de Câmbio (LC)/

Hipotecária (LH) Debêntures

Títulos públicos

Emitidos pelo Governo para financiar os déficits orçamentários, sendo os principais títulos:

LTN – Letras do Tesouro Nacional – prefixado

LFT – Letras Financeiras do Tesouro – pós-fixado, definido pela Taxa Selic

NTN-B – Notas do Tesouro Nacional Série B – pós-fixado, vinculado ao IPCA + juros definidos na compra

RENDA VARIÁVEL

Conceito

Nos investimentos em Renda Variável não é possível saber a rentabilidade no momento do investimento. O “comprador” a conhecerá somente quando vender o título, pois o

investimento está sujeito às variações do mercado, o que possibilita maiores ganhos, porém o risco de eventuais perdas também é maior.

Tipos

O exemplo mais comum são as ações, que são frações/cotas do capital de empresas, ofertadas a investidores e negociadas em Bolsa de Valores. Também se enquadram nessa

categoria os Fundos de Ações, Fundos Multimercado, dólar, entre outros.

(5)

Outros segmentos permitidos

INVESTIMENTOS

ESTRUTURADOS

São participações no capital de empresas ou títulos de dívidas de pequenas e médias empresas com potencial de crescimento e que não possuem ações na Bolsa de Valores. São exemplos:

Fundos Multimercados (Hedge Funds): fundos compostos por investimentos em diversas classes de ativos, como Renda Fixa, ações, câmbio, derivativos, etc.

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs): fundos para o desenvolvimento de

empreendimentos imobiliários, para posterior alienação, locação ou arrendamento.

Fundos de Investimento em Participações (FIPs): fundos com foco na aquisição de valores mobiliários de empresas com capital aberto ou fechado, com o objetivo de participar das decisões da empresa com a nomeação de conselheiros.

OPERAÇÕES COM

PARTICIPANTES - EMPRÉSTIMOS

É uma modalidade de investimento em que a Entidade disponibiliza empréstimos com taxas de juros que, embora não sejam subsidiadas, pois devem ser compatíveis com as metas de rentabilidade estabelecidas na Política de Investimentos do Plano de Benefício, são atrativas para a contração pelos participantes. Sob regras rígidas, parte do patrimônio do plano pode ser destinada a essa modalidade de investimentos, que apresenta baixo risco à Entidade, pois as prestações são descontadas direto na folha de pagamentos do participante ou assistido.

Além da Renda Fixa e da Renda Variável, existem outros segmentos de investimento que podem ser utilizados pelas Entidades de Previdência

Complementar, como a Enerprev, para a alocação dos seus recursos no mercado financeiro. Essa é uma forma de diversificar os investimentos e sair daquele velho conceito de “guardar todos os ovos numa cesta só”. Assim, além de segurança nas aplicações, é possível buscar melhores retornos. Conheça cada um dos segmentos:

INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

São investimentos em empresas e títulos de outros países, que possibilitam a diversificação de risco da carteira de recursos em ações de grandes empresas do mercado internacional. Entram nessa categoria os fundos de investimento classificados como dívida externa, recibos de ações de empresas estrangeiras negociados na Bolsa de Valores do Brasil (BDR/

Brazilian Depository Receipts) e as

ações de companhias estrangeiras sediadas no Mercado Comum do Sul (Mercosul), entre outros.

INVESTIMENTOS EM IMÓVEIS

É a participação ou construção de empreendimentos imobiliários, imóveis para aluguel/renda, entre outros. Os perfis que são disponibilizados para a opção dos participantes da Enerprev não possuem esse tipo de investimento.

*LIQUIDEZ

É um conceito econômico que considera a facilidade de converter um ativo em dinheiro, ou seja, é o grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa do seu valor.

Fique ligado

Anualmente, a Enerprev elabora a Política de Investimentos (PI) de todos os planos que administra e as divulga no site da Entidade para que os participantes possam conhecer como os recursos serão investidos.

Limites de alocação dos

investimentos por segmento

As Entidades de Previdência Complementar devem respeitar os limites máximo e mínimo de alocação dos recursos dos seus planos em cada segmento, determinados pela legislação vigente, que impõe outros limites para maior proteção e menor exposição a riscos desnecessários.

Todos os investimentos da Enerprev, assim como das demais Entidades de Previdência Complementar, devem obedecer a essas regras de alocação.

(6)

Esses dois conceitos estão

diretamente ligados quando falamos em investimentos. Historicamente, os investimentos com maiores retornos, são os que oferecem mais risco de perdas também, por estarem mais expostos às oscilações do mercado. A volatilidade de um investimento é o quanto um ativo qualquer (uma ação, por exemplo) se movimenta durante um certo período de tempo, que pode ser 1 dia, 1 mês, ou outro qualquer. Quando existe uma grande variação no valor de um ativo de investimento em um curto período, dizemos que este é um ativo com alta volatilidade. Os investimentos em Renda Fixa possuem menos volatilidade, mas pode ocorrer rentabilidade negativa por diversas razões, como oscilações das taxas de mercado, por exemplo. Ter alta volatilidade não significa que o investimento é bom ou ruim, porém, é importante que o investidor esteja ciente que podem existir meses em que a rentabilidade poderá ser impactada.

Risco e Volatilidade

nos investimentos

Ao fazer um investimento, é importante estar ciente das oscilações de cada título e estar preparado para lidar com os riscos de cada aplicação. BAIXA VOLATILIDADE ALTA VOLATILIDADE

Fique ligado

Fique ligado

1 -1 5 -5

Os gráficos abaixo demonstram a variação no valor dos ativos com Baixa e Alta Volatilidades:

Perfis de

Investimento

da Enerprev

(7)

PERFIL FIX

ALOCAÇÕES

*Títulos públicos federais e títulos privados de baixo risco

RISCO E VOLATILIDADE

Este perfil é considerado de baixo risco, pois todos os recursos estão alocados em Renda Fixa. Com isso, a variação da rentabilidade (volatilidade) tende a ser menor, assim como os retornos esperados.

APROPRIADO PARA

Participantes avessos a riscos, próximos de receber seu benefício mensal ou que preferem ver seu patrimônio crescendo gradativamente, sem grandes oscilações.

100%

Renda Fixa*

PERFIL MIX 15

ALOCAÇÕES

RISCO E VOLATILIDADE

Este perfil busca uma rentabilidade superior à do Perfil Fix, no longo prazo, com alocação de uma pequena parcela em investimentos com maiores riscos. Assim, as chances de ganhos são maiores, bem como a possibilidade de perder parte do capital investido.

APROPRIADO PARA

Participantes que aceitam alguma exposição a riscos e acreditam que as possíveis oscilações de rentabilidade no curto prazo serão compensadas por uma melhor rentabilidade no longo prazo.

85%

Renda Fixa em outros segmentos* 15%

PERFIL MIX 30

ALOCAÇÕES

RISCO E VOLATILIDADE

Este perfil busca retornos mais elevados no longo prazo, com alocação de uma maior parcela dos recursos em investimentos com maiores riscos. Apesar de buscar os melhores retornos, as chances de perda são proporcionais a essa exposição.

APROPRIADO PARA

Participantes que estão distantes da data de aposentadoria, portanto têm mais tempo para recuperar possíveis perdas.

70%

Renda Fixa

em outros segmentos*

30%

PERFIL DEFAULT, NO QUAL SERÃO ALOCADOS OS RECURSOS CASO O PARTICIPANTE NÃO FAÇA SUA OPÇÃO.

Agora chegou a hora de você saber quais são e como funcionam os Perfis de Investimento da Enerprev, disponíveis para os Planos Energias do Brasil e Escelsos II. São três perfis para que você escolha aquele que mais se adeque ao seu planejamento e momento de vida, seus objetivos pessoais e seu apetite ou aversão ao risco.

A grande diferença ente os três perfis é o percentual de recursos que pode ser alocado em cada segmento. Veja a seguir:

*No lançamento, os

investimentos dessa parcela serão em Renda Variável

*No lançamento, os

investimentos dessa parcela serão em Renda Variável

OS RECURSOS RELATIVOS AOS EMPRÉSTIMOS SERÃO ALOCADOS NO PERFIL FIX.

(8)

A aplicação dos recursos financeiros dos planos de benefícios é feita por profissionais especializados que atuam nas empresas contratadas pela Enerprev para prestar esse tipo de operação.

Fique ligado

Caso o participante não exerça

a sua opção, os recursos serão

alocados automaticamente no

Perfil MIX 15.

Quando falamos de um plano de aposentadoria, é importante termos em mente que se trata de um investimento de longo prazo. Ou seja, você entra no plano e contribui durante a sua carreira para formar uma “poupança” que complementará a aposentadoria que você receberá da previdência social. Ao escolher um Perfil de Investimento para alocar o seu saldo de poupança

Rentabilidade

dos Investimentos

seu futuro financeiro, pois a sua renda do plano na aposentadoria será fruto das escolhas que fizer durante os anos de contribuição. Assim como quem já contribuiu e agora está desfrutando da aposentadoria tem a possibilidade de “dosar” o nível de risco que quer ter nos investimentos do seu saldo.

Porém, a busca pela melhor rentabilidade deve levar em consideração diversos

CURIOSIDADE

Os nomes dos Perfis MIX 15 e MIX 30 fazem referência ao limite da parcela dos investimentos que será alocada nos demais segmentos disponíveis, excluindo a Renda Fixa. Os percentuais e segmentos de alocação dessa parcela dos Perfis MIX 15 e MIX 30 serão definidos anualmente na Política de Investimentos da Enerprev, porém, no momento do lançamento dos Perfis, os investimentos dessa parcela serão feitos em Renda Variável.

(9)

Avalie corretamente

se é a melhor hora para mudar

É sempre bom analisar se os seus investimentos estão oferecendo bons retornos e fazer ajustes no meio do caminho para manter seus objetivos. Oscilações mais bruscas no mercado financeiro podem induzir a mudanças imediatas que alteram o fator Risco Vs. Retorno do seu investimento.

Como um plano de aposentadoria é um investimento de longo prazo, deve-se analisar cautelosamente se é hora de mudar ou se é possível lidar com o risco mais elevado do investimento e esperar a recuperação do mercado.

VEJA ESSA SITUAÇÃO

Um participante cujo saldo está alocado no Perfil MIX 30, num momento de queda da Bolsa, resolve migrar para o Perfil FIX para “fugir” da queda das ações. Um ano depois, com a recuperação da Bolsa, ele resolve voltar para o Perfil MIX 30. No próximo ano, a Bolsa cai novamente e ele volta para o Perfil FIX.

PERFIL FIX PERFIL MIX 15 PERFIL MIX 30

Queda da Bolsa ANO 1 ANO 2 ANO 3 Alta da Bolsa

Esse participante, que estava fugindo da queda da Bolsa, pode não ter tomado as melhores decisões pois, no momento em que a Bolsa caiu, ele vendeu as suas ações por valores menores e, depois, na recuperação da Bolsa, as comprou já valorizadas, pagando mais por isso. Ou seja, como se diz no mercado financeiro, “realizou a perda” fazendo trocas no momento menos adequado.

As decisões de troca de perfis devem levar em consideração que este é um investimento de longo prazo e o cenário econômico do país.

Rentabilidade passada não é

garantia de rentabilidade futura

Para se manter por dentro dos resultados do Perfil de Investimento que você escolheu, consulte mensalmente o relatório de rentabilidades no site da Enerprev. Geralmente, em muitos aspectos da

nossa vida, nos baseamos em fatos que aconteceram no passado para tomar decisões para o futuro. Isso acontece porque sempre aprendemos alguma lição de fatos passados que ficam na memória, e quando alguma situação parecida acontecer, saberemos o que fazer.

No mercado financeiro, por mais que as situações também se repitam, como ótimas rentabilidades em determinado Perfil de Investimento no último ano, não se pode contar que essa rentabilidade se manterá para sempre, pois o mercado sofre muitas oscilações que podem impactar nos resultados futuros.

Portanto, quando optar pelo seu Perfil de Investimento, identifique aquele que mais se encaixe com as suas necessidades e pode até considerar o histórico de rentabilidade para fazer essa análise, mas lembre-se que as rentabilidades apresentadas no passado não são garantidas para o futuro.

Fique ligado

ecer, ue o no que para uitas nos

(10)

A escolha pelo melhor

Perfil de Investimento

Essa é uma decisão que deve ser feita com muita

responsabilidade e atenção, pois influenciará

diretamente os rendimentos da sua poupança

para a aposentadoria.

Para fazer a escolha ideal para você, tenha em

mente alguns aspectos:

ANALISE SEU MOMENTO

DE VIDA

É importante ter conhecimento do seu momento atual, como a sua idade, quanto tempo falta para se aposentar, os seus planos para o futuro próximo e para a aposentadoria, inclusive por quanto tempo pretende receber o benefício, entre outros aspectos pessoais. Com essas informações, você pode analisar quanto dinheiro precisará para atender os seus objetivos.

IDENTIFIQUE SEU NÍVEL DE

TOLERÂNCIA AO RISCO

Cada pessoa reage de uma forma às oscilações do mercado financeiro e é importante que você identifique o seu estilo como investidor, reconhecendo o seu apetite ao risco, pois a busca de rentabilidades mais altas em

investimentos mais agressivos, aumenta a possibilidade de perdas no caminho, e você precisa estar preparado para isso. Também é importante lembrar que investimentos feitos prioritariamente em Renda Fixa não estão blindados do risco, pois ainda estão expostos às oscilações decorrentes das expectativas da economia.

REVEJA AS SUAS

CONTRIBUIÇÕES

Com base no nível de saldo de poupança que você quer acumular para a sua aposentadoria, analise se o percentual de contribuição que você faz para o plano é suficiente para alcançar esse objetivo.

CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA

É sempre bom discutir seus planos com quem estará envolvido com eles, certo? Converse com a sua família, leiam esse material em conjunto e tirem todas as dúvidas que tiverem com a Enerprev para tomar uma decisão que favoreça todos que são importantes para você.

EVITE ESCOLHER COM BASE

NA OPÇÃO DE AMIGOS

Você é único e o seu momento de vida, tolerância ao risco e objetivos pessoais também são. Por isso, evite escolher o Perfil de Investimento baseado naquele que seu amigo ou chefe escolher. As variáveis envolvidas na análise do melhor perfil para cada pessoa são muitas e, por mais parecido que seja o cenário de duas pessoas, existem aspectos diferentes que impactam muito no sucesso da escolha. Então, não se esqueça, a melhor escolha será aquela que você fizer baseada exclusivamente na sua realidade.

Fique ligado

A Enerprev não indicará um Perfil de Investimento ao participante. É necessário que você tenha em mente aspectos como a sua expectativa de rentabilidade para os seus recursos no plano, o risco que está disposto a assumir nos investimentos, quanto tempo falta para a sua aposentadoria e a duração esperada de recebimento do benefício.

(11)

Chegou a hora

de fazer a sua opção

Conheça as regras e aspectos gerais para

auxiliar no processo de opção.

QUEM PODE ESCOLHER UM PERFIL?

Os Perfis de Investimento da Enerprev são oferecidos aos participantes dos Planos Energias do Brasil e Escelsos II. Veja quais participantes podem optar em cada plano:

Plano Energias

do Brasil Plano Escelsos II

> Ativos > Autopatrocinados > Em Benefício Proporcional Diferido > Todos Assistidos > Ativos > Autopatrocinados > Em Benefício Proporcional Diferido > Somente Assistidos que recebem renda financeira

Aos participantes do Plano Escelsos II que optaram por receber a renda vitalícia não é aberta a opção pelos Perfis de Investimento.

Caso existam mais beneficiários recebendo um benefício de pensão em forma de renda financeira, esses devem entrar em consenso sobre o perfil a ser escolhido. Se não houver consenso, prevalecerá a decisão do beneficiário com maior idade.

QUAIS VALORES DO PLANO SERÃO ALOCADOS NO PERFIL DE INVESTIMENTO ESCOLHIDO PELO PARTICIPANTE?

A alocação será feita considerando o Saldo de Conta Total (soma das contribuições pessoais e das contribuições da patrocinadora) do participante ou do assistido, conforme a sua opção de Perfil.

É POSSÍVEL ESCOLHER UM PERFIL PARA ALOCAR AS MINHAS CONTRIBUIÇÕES E OUTRO PARA AS CONTRIBUIÇÕES DA PATROCINADORA EM MEU NOME?

Não. O perfil escolhido será aplicado para o seu Saldo de Conta Total, que inclui os saldos das suas contribuições de participante e das que a

patrocinadora faz em seu nome.

SOU OBRIGADO A ESCOLHER UM PERFIL?

Não. A escolha por um perfil é

facultativa e não há nada de errado se você não quiser optar agora.

Mas, se isso ocorrer, é importante saber que seus recursos serão automaticamente alocados no Perfil MIX 15 e vale analisar se as suas características pessoais são compatíveis com esse perfil.

QUANDO POSSO ESCOLHER MEU PERFIL DE INVESTIMENTO?

A primeira escolha pelo Perfil de Investimento será feita quando o participante aderir ao plano, por meio do preenchimento do termo de opção específico para esse fim. Depois disso, somente nas datas estipuladas para a mudança de perfil, previstas para ocorrer nos meses de Junho e Dezembro.

(12)

QUANDO E COMO POSSO ALTERAR MEU PERFIL?

Será possível alterar o perfil duas vezes ao ano, nos meses de Junho e Dezembro. O novo perfil escolhido passa a vigorar no mês seguinte da opção, ou seja, Julho e Janeiro, respectivamente. Para formalizar sua nova opção, será necessário entrar em contato com a Enerprev e preencher o termo de opção.

ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

A Enerprev preparou diversos materiais para auxiliar o participante com mais informações e sanar dúvidas adicionais. Os materiais estão disponíveis no site da Entidade (http://www.enerprev.com.br). Acesse, também, a Política de Investimentos de cada Plano para ter mais detalhes sobre as alocações dos Perfis de Investimento.

A opção e a manutenção do Perfil de Investimento são de total responsabilidade do participante, pois somente ele poderá avaliar os diversos fatores de risco e o momento de vida em que se encontra.

Referências

Documentos relacionados

Para uma anestesia mais profunda, emprega-se a mesma medicação pré-anestésica citada, aumentando-se a dose da associação de cetamina e xilazina para 0,5 a 1mL para cada quilo de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE), torna pública a seleção de propostas no âmbito do

Quando há excesso de temperatura do coleiro, a cola, além de ficar fina, não preenche toda a extensão do eixo do coleiro, consequentemente, a peça não recebe a quantidade

Os métodos de avaliação utilizados foram considerados atrativos pelos estudantes, mas exigindo uma grande disponibilidade temporal e um esforço elevado. Contudo, reconhecem

De acordo com Jose d ’’Assunção existem dois tipos de introdução nos projetos Assunção existem dois tipos de introdução nos projetos acadêmicos, a que possui um

V - Para subsolos, garagens, varandas e sótão deve haver pelo menos uma tomada. No entanto, arquitetos devem sempre projetar pensando no máximo conforto e segurança.