• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br

CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO

CURSO: PSICOLOGIA

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

1. Esta prova contém Redação e 20(vinte) questões objetivas. Caso o caderno esteja incompleto e/ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala que tome as providências cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores nesse sentido.

2. Para cada uma das questões objetivas, há quatro alternativas identificadas com as letras a, b, c e d. Só uma das alternativas corresponde à resposta certa ao quesito proposto. Você deve marcar, apenas, uma das alternativas. Caso contrário, sua questão será anulada.

3. O cartão-resposta NÃO pode ser dobrado nem amassado. 4. Assinale o cartão-resposta no local próprio.

5. Para assinalar as respostas, use somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

6. Assinale a frequência de presença no espaço correspondente, do mesmo modo como você assinou no seu documento de identidade.

7. Fique atento ao tempo destinado à marcação das respostas. Reserve, no mínimo, 30 (trinta) minutos para esta tarefa. Você dispõe de 4 (quatro) horas, para realizar toda a prova. Procure administrar o tempo da melhor maneira possível.

8. Não é admitido o uso de régua, material didático, calculadora ou equipamentos elétricos ou eletrônicos que possam ser usados como meios de comunicação.

9. Durante a prova, não se comunique com outros candidatos nem se levante sem autorização de fiscal de sala.

10. Você só poderá sair de sala depois de transcorrida 1(uma) hora de seu início, podendo levar o Caderno de Questões 2(duas) horas após o início da prova.

11. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes em edital, no presente caderno ou na folha de respostas poderá implicar a anulação de sua prova.

Quanto à Redação:

a) Responda a Redação na folha apropriada. A Redação só poderá ser escrita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Não serão corrigidas provas a lápis ou com caneta de outra cor. Há espaço para borrão/rascunho no Caderno de Questões;

b) A sua Folha de Resposta de Redação é personalizada. Confira se o seu número de inscrição consta na parte superior da Folha de Resposta da Redação;

c) No caso de não coincidir o seu número de inscrição com o constante na Folha de Resposta de Redação, devolva imediatamente ao Fiscal e peça-lhe a Folha com a sua identificação. Se a sua Folha de Resposta não for encontrada, solicite uma Folha de Resposta virgem, o que não prejudicará a correção de sua prova;

d) Não amasse e não dobre a Folha de Resposta da Redação.

Quanto às Questões Objetivas:

Quando for marcar o cartão-resposta, observe os procedimentos abaixo: a) Faça uma revisão nas alternativas marcadas no Caderno de Questões;

b) Assinale no cartão-resposta a alternativa que julgar certa somente com caneta esferográfica com tinta azul ou preta;

c) Ao marcar o cartão-resposta, faça-o com cuidado, evitando rasgá-lo ou furá-lo e tendo atenção para não ultrapassar os limites do círculo. Siga o modelo indicado no cartão-resposta;

d) Assinale o cartão-resposta no local próprio;

e) Além de suas respostas e da assinatura, não marque nem escreva nada no cartão-resposta. ... GABARITO:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

(2)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br

PROVA OBJETIVA

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua Portuguesa

TEXTO:

Há muito vem sendo estudada a possibilidade de haver, no mundo animal, outros tipos de inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Dizem que esses simpáticos mamíferos pensam mais rápido do que o homem, têm linguagem própria e também podem aprender uma língua humana. Além disso, chegam a adquirir úlceras de origem psicológica e sofrem stress por excesso de atividade.

(Cláudio Moreno)

1. Com base no texto, assinale a alternativa que se refere ao golfinho, evitando a sua repetição:

a) Animal. b) Inteligência. c) Reino. d) Mamíferos.

2. Sabemos que em 14/12/1990 foi assinado, em Lisboa, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, pelos países que falam a referida língua. Algumas mudanças foram feitas. Entre elas no que se refere à Ortografia Oficial e Acentuação Gráfica.

Considerando o exposto, assinale a opção ou alternativa em que os ditongos foram corretamente acentuados:

a) Véu, Niterói, herói, beleléu. b) Céu, odisséia, réu, apoio. c) Plateia, heróico, doi, Coréia. d) Chapéu, ateu, rei, bóia.

3. Com base nos cuidados especiais de concordância e, de acordo com o nível culto da língua, há, nas alternativas a seguir, uma frase que está incorreta. Identifique-a:

a) Há dez anos não vou ao Rio de Janeiro. b) Fazem dez anos que não vejo meu pai.

c) Eram duas horas e trinta minutos quando ele chegou. d) Hoje já são dez de maio.

(3)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br 4. Escolha a alternativa que completa de acordo com a norma culta o texto:

Para..., o Presidente do Tribunal Federal, foram encaminhados... os documentos que, ... engano, tratavam de fraude de algumas Leis daquele egrégio Tribunal, fraude que constitui crime de ...

a) Sua Sa. , em anexo, salvo, leso-pátria. b) V. Exa., em anexos, salvo, lesa-pátria. c) Sua Exa. em anexo, salvo, lesa-pátria. d) V. Sa. , anexos, salvo, lesa-pátria.

Legislação do Ministério Público

5. São órgãos da Administração Superior do Ministério Público:

a) O Procurador-Geral de Justiça, o Conselho Superior do Ministério Público, os Procuradores de Justiça e os Promotores de Justiça.

b) A Procuradoria-Geral de Justiça, o Colégio de Procuradores de Justiça e o Conselho Superior do Ministério Público.

c) A Procuradoria-Geral de Justiça, o Colégio de Procuradores de Justiça, o Conselho Superior do Ministério Público e a Corregedoria-Geral do Ministério Público.

d) A Procuradoria-Geral de Justiça, o Colégio de Procuradores de Justiça, o Conselho Superior do Ministério Público, a Corregedoria-Geral do Ministério Público e as Procuradorias de Justiça.

6. Nos termos do artigo 56, da Lei Complementar nº 057/2006, além de outras atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público dos Estados, nesta Lei Complementar e em outros diplomas legais, compete privativamente ao Procurador-Geral de Justiça, como órgão de execução:

I - Propor ao Tribunal de Justiça ação direta de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais, em face da Constituição Estadual.

II – Determinar o arquivamento de representação, notícia de crime, peças de informação, conclusões de comissões parlamentares de inquéritos ou inquérito policial, nas hipóteses de suas atribuições legais.

III - Oficiar nos processos de competência do Tribunal Pleno e do Órgão Especial. IV - Interpor e contra-arrazoar recurso nos feitos que oficiar.

Com base no enunciado acima, está correto o que consta APENAS em: a) I e II

b) I, II e IV c) I e III d) III e IV

(4)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br 7. De acordo com o artigo 55, da Lei Complementar nº 057/2006, cabe ao Ministério Público exercer a defesa dos direitos assegurados nas Constituições Federal e Estadual, sempre que se cuidar de garantir-lhes o respeito:

I - Pelos Poderes estadual e municipal.

II - Pelos órgãos da Administração Pública estadual ou municipal, direta, indireta ou fundacional.

III - Pelos concessionários e permissionários de serviço público estadual ou municipal. IV - Por entidades que exerçam outra função delegada do Estado ou do Município ou executem serviço de relevância pública.

De acordo com o enunciado acima, marque a única alternativa CORRETA: a) I, II, III e IV

b) I, II, e III c) I, III, IV d) III e IV

8. Complete a assertiva abaixo com a alternativa correta:

Nos termos do Parágrafo 1º, do artigo 75, da Lei Complementar nº 057/2006, os cargos de Procurador de Justiça e de Promotor de Justiça serão criados, transformados ou extintos ... . a) ... somente mediante lei de iniciativa do Procurador-Geral de Justiça, e distribuídos ou redistribuídos por ato do Conselho Superior do Ministério Público, por proposta do Procurador-Geral de Justiça, observadas as disposições desta Lei Complementar.

b) ... somente mediante lei de iniciativa do Procurador-Geral de Justiça, e distribuídos ou redistribuídos por ato do Colégio de Procuradores de Justiça, por proposta do Conselho Superior do Ministério Público, observadas as disposições desta Lei Complementar.

c) ... somente mediante lei de iniciativa do Procurador-Geral de Justiça, e distribuídos ou redistribuídos por ato do Colégio de Procuradores de Justiça, por proposta do Procurador-Geral de Justiça, observadas as disposições desta Lei Complementar.

d) ... somente mediante lei de iniciativa do Colégio de Procuradores de Justiça, observadas as disposições desta Lei Complementar.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - PSICOLOGIA

9. Estudos realizados sobre a Psicologia do Desenvolvimento referem que:

A) Uma das características da Psicologia do Desenvolvimento é uma preocupação com mudanças em longo prazo, o que está associado a teorias que postulam a existência de estágios de desenvolvimento, tais como as teorias psicanalítica, a Vigotskiana, a Piagetiana e a de Kohlberg.

B) O conceito cronológico de desenvolvimento predominou nas teorias psicológicas nas décadas de quarenta e cinquenta do século XX.

(5)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br C) Uma preocupação atual da Psicologia do Desenvolvimento é a identificação de fatores de risco e a avaliação da influencia deles no desenvolvimento humano.

D) O desenvolvimento conceitualizado em termos de passagem do tempo e idade cronológica com ênfase na aprendizagem, sob influência de Gesell, foi sendo abandonada na década de oitenta do século XX, em favor de uma ênfase no desenvolvimento concebido como aquisição e modificação de comportamento que ocorre em função da interação entre fatores ambientais e internos.

Estão CORRETAS:

a) Estão corretos B e C, apenas. b) Estão corretos A, apenas. c) Estão corretos A e B, apenas. d) Todas as alternativas estão corretas.

10. Uma das hipóteses explicativas acerca do relacionamento entre a violência familiar e o

ajustamento da criança assenta na Hipótese do Ciclo da Violência, sobre essa hipótese:

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os conflitos interparentais constituem para crianças um dos estressores mais significativos, com efeitos tipicamente negativos no nível de seu ajustamento.

b) Outro aspecto da hipótese do Ciclo da Violência é que algumas crianças pela identificação com o agressor podem aprender que a única forma de coexistir com os outros é através da submissão, da culpabilização, ou desistência perante as vicissitudes da vida.

c) Uma das hipóteses explicativas acerca do relacionamento entre a violência familiar e o desenvolvimento e o ajustamento da criança é a do Ciclo da Violência, que é ancorada na Teoria da Aprendizagem Social de Bandura.

d) A hipótese do Ciclo da Violência sugere que crianças expostas a padrões de comportamento violento em casa terá mais probabilidade de usar padrões similares no futuro.

11. A respeito da Psicologia Jurídica ANALISE e MARQUE a alternativa INCORRETA:

a) Ao concluir o processo da avaliação, o psicólogo pode recomendar soluções para os conflitos apresentados, determinando os procedimentos jurídicos que deverão ser tomados. b) A Psicologia só apareceu no cenário das ciências que auxiliam a justiça em 1868, com a publicação do livro Psychologie Naturelle, do médico francês Prosper Despine, onde foram apresentados estudos de casos dos grandes criminosos (somente delinquentes graves) da época.

c) Conceitualmente, a Psicologia Jurídica corresponde a toda aplicação do saber psicológico às questões relacionadas ao saber do Direito.

d) O termo Psicologia Jurídica é uma denominação genérica das aplicações da Psicologia relacionadas às práticas jurídicas, enquanto Psicologia Criminal, Psicologia Forense e Psicologia Judiciária são especificidades da Psicologia Jurídica.

12. Quanto ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):

A) O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes deve ser feito mediante entrevistas clínicas com os pais e com o paciente,

(6)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br obtenção de informações da escola, revisão dos antecedentes familiares e pessoais, assim como dados psicopatológicos do paciente.

B) As escalas específicas para o TDAH em crianças e adolescentes devem ser usadas de forma complementar e jamais como substitutos de entrevista clínica, para detectar a presença e avaliar a intensidade dos sintomas nucleares.

C) Na entrevista clínica com o paciente sob suspeita de diagnóstico de TDHA são solicitadas informações aos pais acerca da sua história obstétrica e perinatal, devido a que na etiologia desse transtorno está associado retardo no crescimento intra-uterino, prematuridade e hábitos tóxicos pela mãe durante a gestação - álcool, nicotina e outras drogas.

D) Para avaliação diagnóstica do TDAH são necessárias provas complementares laboratoriais, estudos de neuroimagem e estudos neurofisiológicos (EEG, potenciais evocados).

Assinale a alternativa CORRETA: a) Estão corretos A e C, apenas. b) Estão corretos B, C e D, apenas. c) Todas as alternativas estão corretas. d) Estão corretos A, B e C, apenas.

13. Estudos indicam que o TDAH se associa frequentemente com outros transtornos

psiquiátricos. Dentre as comorbidades mais frequentes se encontram:

A) O transtorno de personalidade negativista desafiador. B) Os transtornos de aprendizagem.

C) Os transtornos por tiques. D) Os transtornos depressivos. E) Os transtornos de ansiedade. Assinale a alternativa CORRETA. a) Estão corretos A e D, apenas. b) Estão corretos A, B e D, apenas. c) Estão corretos A, B, C e E, apenas. d) Estão corretos B, C e E, apenas.

14. Seguindo as normas do Conselho Federal de Psicologia para elaboração de documentos

emitidos por psicólogos assinale a alternativa INCORRETA:

a) O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

b) O relatório psicológico é uma peça de natureza e valor científicos, devendo conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário.

c) Os termos técnicos devem estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam.

d) O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 4 (quatro) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento e análise.

(7)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br 15. De acordo com Conselho Federal de Psicologia, as atribuições dos psicólogos que atuam

na área jurídica são as seguintes:

A) Colaborar na formulação e implantação das políticas de cidadania e direitos humanos. B) Realizar pesquisa visando a construção e ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito.

C) Avaliar as condições intelectuais e emocionais de crianças adolescentes e adultos em conexão processos jurídicos seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças ou determinação da responsabilidade legal por atos criminosos.

D) Atuar como perito judicial nas varas cíveis, criminais, justiça do trabalho, da família, da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias a serem anexados aos processos.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Estão corretos A e C, apenas. b) Estão corretos B, C e D, apenas. c) Todas as alternativas estão corretas. d) Estão corretos A e B, apenas.

16. Teoricamente eventos estressores de maior ou menor magnitude na vida de crianças e

adolescentes têm sido relacionados a problemas emocionais e de comportamento:

A) Processos de coping são definidos como conjunto de esforços cognitivos e comportamentais utilizados pelos indivíduos com o objetivo de lidar com as demandas específicas internas ou externas que surgem em situações de stress e são avaliadas como sobrecarregando ou excedendo seus recursos pessoais.

B) O gênero pode influenciar as escolhas das estratégias de coping, por que meninos e meninas são socializados de formas diferentes.

C) As habilidades de coping focalizados na emoção tendem a aparecer muito cedo na infância, entre os anos pré-escolares.

D) As meninas parecem ser preferencialmente socializadas para o uso de estratégias de coping pró-sociais.

E) Os meninos podem ser socializados para serem independentes e utilizarem estratégias de

coping competitivas.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Estão corretos B, C, D e E, apenas. b) Estão corretos A, B e C, apenas. c) Estão corretos A, B, D e E, apenas. d) Todas as alternativas estão corretas.

17. Assinale a resposta INCORRETA:

As diferentes linhas de investigação em Psicologia que têm explorado a relação entre o nível de conflito no período de divórcio parental ou pós-ruptura e o bem-estar das crianças encontraram que:

(8)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br a) Os filhos de pais divorciados que não se encontram expostos a conflitos entre a díade parental apresentam os mesmos níveis de ajustamento em longo prazo que os filhos cujos pais permanecem juntos em uma convivência com alto nível de conflitividade.

b) O alto nível de conflito interparental potencia o risco de efeitos negativos tanto para as crianças como para os adultos durante e após o divórcio.

c) No caso das crianças, em função de suas características pessoais e outros fatores mediadores, esses efeitos se manifestam de forma internalizante (p. ex. depressão) ou externalizante (p. ex. problemas de comportamento).

d) Entre os níveis mais difíceis de resolver nos processos de ruptura familiar e que gera maior ansiedade a todos os membros da família, especialmente às crianças, encontram-se os conflitos que envolvem a guarda e direito de visita aos filhos, após a separação ou divórcio. 18. Assinale a alternativa INCORRETA:

As investigações realizadas com pais e mães divorciados indicam que:

a) Os principais motivos dos desacordos entre o casal se referem às pautas educativas da criança, os enfrentamentos pelo uso da criança como mensageiro por parte de um dos progenitores e problemas pela forma com que o progenitor se relaciona com o filho.

b) Não foi encontrada uma variação significativa em função do gênero do progenitor de forma que tanto as mães quanto os pais expressam preocupação em relação a uma possível violência para com o filho, entretanto os pais expressaram preocupação quanto à falta de controle da mãe quanto ao comportamento dos filhos.

c) Convivência do filho com o novo parceiro de seus progenitores, personalidade difícil do ex-parceiro e a incompetência parental no trato com a criança são motivos de conflitos entre o casal parental após o divórcio.

d) Foi encontrada uma variação significativa em função do gênero do progenitor de forma que unicamente as mães expressam preocupação em relação a uma possível violência para com o filho e os pais expressaram preocupação quanto a falta de controle da mãe quanto ao comportamento dos filhos.

19. Estudos a respeito do estabelecimento de uma parentalidade positiva indicam que: A) A parentalidade positiva tem como princípio básico o reconhecimento das crianças e dos pais como titulares de direitos e sujeitos a obrigações, com um potencial natural e pluralista e parceiros essenciais na otimização do potencial de desenvolvimento das crianças.

B) Os recursos pessoais e psicológicos dos pais, as características das crianças e as fontes contextuais de stress e de suporte são diferentes e determinantes da parentalidade.

C) A sensibilidade dos pais para interpretar e responder às necessidades da criança com autenticidade e sincronia são aspectos importantes na parentalidade positiva de crianças dos 0 aos 3 anos de idade.

D) A parentalidade positiva integra o conjunto de funções atribuídas aos pais para cuidarem e educarem os seus filhos e é definida por comportamentos e valores parentais, baseados no melhor interesse das crianças.

a) Estão corretos A e C, apenas. b) Todas as alternativas estão corretas.

(9)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br c) Estão corretos B, C e D, apenas.

d) Estão corretos A e B, apenas.

20. O estabelecimento de uma parentalidade positiva envolve um complexo e continuo

conjunto de responsabilidades: sobre isso assinale a resposta INCORRETA:

a) Estudos sobre os antecedentes e concomitantes do stress parental em mães adolescentes indicam que as dificuldades e uma baixa compreensão do desenvolvimento normal da criança podem originar stress parental.

b) Pode-se dizer que as condições sociais da parentalidade são consideradas como centrais para o exercício dos direitos e das obrigações para o exercício de uma parentalidade positiva. c) Para o exercício de uma parentalidade positiva os pais devem assumir atitudes que melhoram as trocas afetivas com a criança: expressões emocionais claramente direcionadas para a criança e adaptadas ao seu comportamento, alegria nas respostas dirigidas à criança, calor afetivo através de carícias, palavras que indiquem ternura e atitudes afetivas protetoras sem atitudes punitivas violentas e rejeição.

d) Estudos indicam que a idade, o estado civil, a raça ou etnia e o nível educacional não influenciam a susceptibilidade para o risco de dificuldades no estabelecimento de uma

(10)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br

PROVA DE REDAÇÃO

 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

 Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

 Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Texto Definitivo por erro de preenchimento do candidato.

 Escreva com letra legível. No caso de erro, risque, com um traço simples, a palavra, a frase, o trecho ou o sinal gráfico e escreva o respectivo substitutivo.

A dinâmica da época contemporânea está trazendo grandes modificações na sociedade, nos ecossistemas do Planeta Terra.

Em documento de 14/03/2000, intitulado CARTA DA TERRA, ao tratar da sustentabilidade do Planeta, esse documento deixa claro que o mundo está mudando e que o único desenvolvimento viável para que possamos alcançar um futuro melhor é aquele que é realmente sustentável.

Com base nessas informações, nada mais importante que você, candidato a uma vaga de estágio no Ministério Público do Estado do Pará, desenvolver em 20 a 30 linhas um texto dissertativo sobre o tema:

“SUSTENTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DA HUMANIDADE E DO PLANETA.”

(11)

3ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio - Junho/2014 www.mppa.mp.br

RASCUNHO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Quando estas componentes não são suficientes para promover a classificação de um determinado tipo de falta, procede-se com a determinação do conteúdo de energia dos

Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – caracterizado por níveis excessivos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, em termos

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Narcolepsia..

O trabalho tem como objetivo principal analisar o uso indiscriminado de metilfenidato em crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.. O

Raramente um portador de TDAH não é depressivo por algumas vezes no ano, muitas crianças e adolescentes TDAH são birrentos, desafiadores dos pais e dos professores, de pavio

Objetivos: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental com alta prevalência em crianças e adolescentes, causando prejuízos importantes

Por outro lado, toda pessoa com TDAH é desatenta (embora exista desatenção em vários outros transtornos, como a depressão e a ansiedade). Na maioria das vezes a pessoa com TDAH