• Nenhum resultado encontrado

2. Provas presenciais avaliação presencial das duas disciplinas cursadas, visando testar os conhecimentos obtidos nas atividades on-line;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Provas presenciais avaliação presencial das duas disciplinas cursadas, visando testar os conhecimentos obtidos nas atividades on-line;"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1/16 Caro aluno,

Conheça as três atividades distintas que ocorrerão durante o Encontro Presencial...

1. Revisão – estudo, orientado pelo Professor-Tutor, relacionado ao conteúdo teórico das disciplinas;

2. Provas presenciais – avaliação presencial das duas disciplinas cursadas, visando testar os conhecimentos obtidos nas atividades on-line;

3. Workshop Interdisciplinar – atividade acadêmica que girará em torno do eixo temático responsabilidade social.

As atividades a serem realizadas durante o Encontro Presencial contam tanto na carga horária do curso quanto na nota final, sendo complementar, porém, obrigatória.

Lembramos que não é permitido entrar de bermuda na FGV.

As informações sobre local e horário estão disponíveis nas salas de aula, na discussão “Informes da Coordenação”.

1. Revisão – RE

É importante frisar que esta revisão tem como objetivo rever os principais conteúdos das disciplinas e prepará-los para a prova.

Desta forma, aproveitem a oportunidade para abordar suas dúvidas! 



 Prepare-se! Acesse, ao final deste arquivo, e IMPRIMA as questões das disciplinas de Introdução ao Marketing e Marketing de Serviços para levá-las com você.

Para estimular sua pesquisa, enviamos somente os enunciados, sem as respostas.

2. Provas presenciais – PP – domingo de manhã

As provas específicas das duas disciplinas têm duração de 1h50 cada e abordam todo o conteúdo teórico visto nessas disciplinas.

Você encontrará questões dissertativas, seguindo o formato utilizado nos simulados. A partir de uma situação apresentada, responda às questões, vinculando-as ao conteúdo teórico das disciplinas, e justifique-as com embasamento teórico e exemplos. Prepare-se! As notas das disciplinas são separadas e, em cada prova, você receberá de 0 a 10 pontos.

 

 Se não puder comparecer ao Encontro Presencial para realizar a prova, lembre-se de que é possível repor essa nota na 2ª chamada. Fique atento ao Calendário Acadêmico!

(2)

2/16

Ao Representante compete defender os interesses coletivos da turma, integrando-a com a coordenação do curso. Lembramos que será eleito/reeleito somente um aluno por turma.

 

 O aluno eleito deverá preencher formulário específico. Esse formulário deve ser entregue ao responsável presente na sala ou no polo, a fim de que seja enviado para o FGV Online, para posterior contato da Coordenação do Curso com o Representante eleito.

4. Workshop Interdisciplinar – WI – domingo à tarde

No Workshop Interdisciplinar, iremos discutir questões referentes aos 7 Ps do Marketing, relacionando-as a um dos eixos temáticos da Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais: responsabilidade social.

O Workshop Interdisciplinar envolve as seguintes etapas...

 preparação on-line, pelos alunos, da atividade acadêmica para o WI;

 apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes antes do Workshop Interdisciplinar.

Bom trabalho!

Questões (Revisão) das disciplinas de Introdução ao Marketing e Marketing de Serviços

Introdução ao Marketing

1. Sabemos que, a despeito da redução que o leigo comumente faz do marketing relacionando-o de forma reducionista à propaganda ou a vendas, marketing deve ser entendido de forma ampla. Existem 9 conceitos centrais para o entendimento do marketing que foram estudados no material didático. Cite 3 conceitos centrais em marketing e explique-os:

(3)

3/16

2. As empresas buscam o sucesso a partir de diferentes maneiras de organizar a função de marketing. Essas maneiras são conhecidas na literatura temática como orientações de marketing. Quais são as orientações de marketing e quais seus principais focos?

3. O marketing é uma área de conhecimento nova no Brasil. Data da década de 1960. Contudo, no mundo ele é mais antigo, tem cerca de 100 anos. Ao longo desse tempo, o marketing evoluiu, relacionando-se com as principais mudanças econômicas, políticas e sociais. Essa evolução permitiu que a teoria dividisse a existência do marketing em 4 fases. Quais são essas fases e quais são as suas principais características?

(4)

4/16

4. Marketing pode ser definido como o ajuste da oferta de uma empresa para atender as necessidades e os desejos de grupos de clientes, sujeito a restrições advindas da realidade de forças do macroambiente e de recursos internos à empresa. Para obter sucesso nas atividades de marketing, uma empresa necessita monitorar os ambientes interno e externo. Quais aspectos controláveis e incontroláveis são monitorados pela função organizacional marketing?

5. A definição de marketing de relacionamento está no âmbito do marketing de serviços e vai de encontro ao foco no aumento da participação de mercado dos produtos. Defina marketing de relacionamento explicitando sua ideia principal, suas premissas e suas principais ferramentas:

(5)

5/16

6. Sabemos que são 3 as principais ferramentas do marketing de relacionamento e que dão suporte a várias estratégias. Defina as 3 ferramentas e cite 2 estratégias que podem se beneficiar delas, explicando-as:

7. CRM – Customer Relationship Management - é um conjunto de estratégias fundamentadas no marketing de relacionamento e deve ser visto como uma nova maneira de fazer negócios que proporciona a integração entre estratégias do marketing de relacionamento, tecnologias de informação e comunicação. Os benefícios de sua correta utilização são muitos, tanto para a organização quanto para os clientes. Cite 2 dimensões de benefícios do CRM, explicando-as em relação ao cliente e à organização.

(6)

6/16

8. Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para comparar o desempenho de um processo, uma prática de gestão ou um produto da organização com o desempenho de um processo, uma prática ou um produto similar que seja executado – de maneira mais eficaz e eficiente – na própria ou em outra organização. Vimos que existem 3 tipos básicos de Benchmarking. Cite e explique 2 deles:

9. Defina o conceito de responsabilidade socioambiental, evidenciando sua relação com o marketing:

(7)

7/16

10. Sabemos da importância do acompanhamento sistemático de informações para a tomada de decisão em marketing. As informações necessárias são fruto da análise de dados primários e secundários, combinados para mostrar tendências, relações ou padrões. Explique como se faz a escolha desses dados e cite 2 vantagens e 2 desvantagens de optar por trabalhar com dados secundários:

11. As pesquisas de marketing podem ser classificadas, sob uma perspectiva ampla, em pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas. Cite as principais diferenças entre elas:

(8)

8/16

12. O mix de marketing – ou composto de marketing ou ainda 4 Ps – são aspectos controláveis por meio dos quais o gestor de marketing pode adaptar as ofertas empresariais ao ambiente externo. Defina os 4 Ps do composto de marketing e cite 2 variáveis de cada um dos Ps:

13. O Ciclo de Vida do Produto – CVP – é representado por uma curva genérica que demonstra as vendas/olucro ao longo do tempo, com 4 estágios. Identifique e explique cada um deles:

(9)

9/16

14. Kotler, de forma sucinta, define preço como “volume de dinheiro que se cobra por um produto ou serviço”. Historicamente, o preço é o fator de maior influência na escolha de um produto ou serviço pelo consumidor. Cite 2 dos erros mais comuns em relação a decisões da variável preço que podemos observar no mercado:

15. Praça diz respeito às atividades assumidas pela empresa para tornar o produto acessível e disponível aos consumidores-alvo, ou seja, a escolha do melhor meio para atingir o consumidor. Sabemos que o papel do canal de distribuição é transferir bens e serviços dos produtores para os consumidores. Por isso, os membros do canal de distribuição passam a exercer funções-chave. Quais são essas funções? Explique-as:

(10)

10/16

Marketing de Serviços

1. Os serviços têm características peculiares em relação aos bens. Cabe ao bom gestor conhecê-las e administrá-las. Assim sendo, defina quais são as 4 características básicas do serviço bem como suas implicações:

2. São muitos os desafios que os profissionais de marketing enfrentam na tentativa de administrar as características dos serviços. O material didático disponibilizado apresenta 11 exemplos desses desafios. Cite 3 e explique-os:

(11)

11/16

3. O composto do marketing tradicional é constituído de 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. No marketing de serviços, acrescentamos mais 3 elementos a esse mix tradicional. Cite-os e explique sua importância estratégica:

4. A administração da diferenciação permite que a empresa diferencie sua oferta e crie um valor agregado para seus clientes. As técnicas utilizadas para essa diferenciação são a oferta, a entrega e a imagem. Explique e exemplifique cada uma dessas técnicas:

(12)

12/16

6. Quais são os 5 determinantes nas avaliações de qualidade do serviço pelo cliente? Explique-os:

(13)

13/16

relação é monitorada durante o processo da administração da qualidade em serviços. Consequentemente, os gestores procuram identificar constantemente possíveis lacunas de qualidade. Grönros propõe 5 lacunas. Explique-as e diga de que forma afetam a expectativa, a percepção ou a satisfação do cliente:

8. Do ponto de vista estratégico, qual a importância da pesquisa de “clientes” e da pesquisa de “não clientes”?

(14)

14/16

10. Qual a relação entre o “p” de pessoa do composto de marketing de serviços com as políticas de marketing interno desenvolvidas por uma empresa?

(15)

15/16

(16)

16/16

15. Os clientes que reclamam podem ser agrupados em 4 categorias, com base em seu comportamento e sua reação à falha de um serviço. Quais são essas classificações? Defina-as:

Referências

Documentos relacionados

Informações adicionais O certificado de exame do tipo EC, relatório de conformidade, declaração de conformidade, atestado de conformidade e instruções. devem ser observados

Este estudo teve como objetivo identificar esquemas mobilizados por três alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais no cálculo da multiplicação, a partir

[r]

A aplicação do KDD utilizando o software WEKA 3.8.1 sobre a base de dados meteorológicos mostrou-se uma ferramenta útil para auxiliar na descoberta de conhecimentos

a) às bactérias existentes no leite, que se reproduzem rapidamente através da simples divisão de uma célula em duas devido à existência de condições favoráveis. b)

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A não disponibilidade do diagnóstico laboratorial precoce limita a rápida identificação, diagnóstico e manejo de casos; identificação e seguimento dos contatos;

Em Outubro, o ACNUR, a agência da ONU para os refugiados, exortou o governo a tomar medidas urgentes para responder às necessidades humanitárias na região de Evros, incluindo o