• Nenhum resultado encontrado

PROVA PARA O PROGRAMA DE MEDICINA INTENSIVA DADOS DO CANDIDATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA PARA O PROGRAMA DE MEDICINA INTENSIVA DADOS DO CANDIDATO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO:

CADEIRA:

► PROVA PARA O PROGRAMA DE

MEDICINA INTENSIVA

(2)

COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CEREM BAHIA

Processo Seletivo Unificado

de Residência Médica 2017

Este Caderno de Prova contém 15 Situações-Problema contemplando a avaliação de

competências pertinentes aos pré-requisitos. Cada Situação-Problema apresenta três questões

objetivas de respostas curtas, que totalizarão um ponto.

Responda às questões de forma objetiva, com letra legível, restringindo-se ao que foi solicitado,

na Folha de Respostas própria. Utilize caneta de tinta azul ou preta. Respostas a lápis não serão

consideradas.

Cada questão deve ser respondida exclusivamente na Folha de Respostas, respeitando o espaço

reservado para cada uma.

Ao citar fármacos, utilize exclusivamente os nomes genéricos (drogas).

Não será corrigida a questão respondida fora da sequência apresentada na Folha de Respostas.

Resposta rasurada, escrita de forma ilegível, em forma de esquema, diagrama ou desenho será

invalidada.

Folha de Respostas assinada fora do local indicado ou identificada de qualquer forma implicará na

anulação da Prova.

Não amasse, não dobre, não manche nem rasure a Folha de Respostas.

Antes de iniciar a Prova confira a sequência das páginas e da numeração das Situações-Problema

do seu Caderno de Prova. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de

provas.

O tempo total para a realização desta Prova é de quatro horas, sendo o tempo mínimo de

permanência do candidato em sala de Prova de duas horas. A saída da sala com o Caderno de Prova

só será permitida ao final do horário estabelecido para a realização da prova, ou seja, depois de

decorridas as quatro horas do início efetivo da Prova.

Ao concluir sua Prova, sinalize para o aplicador de provas, aguarde para entregar a Folha de

Respostas e cumprir os procedimentos por ele recomendados.

(3)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 - MEDICINA INTENSIVA 1

Situações-Problema de 1 a 15

QUESTÕES OBJETIVAS DE RESPOSTAS

CURTAS

Situação-Problema 3

Homem, 56 anos de idade, é levado ao Pronto-Socorro por quadro de convulsão tônico-clônica generalizada presenciada, há três horas. Esposa relata que o paciente vinha queixando-se de cefaleia, há cerca de uma semana, além de ter notado que ele está mais irritado e dormindo mais que o habitual. Há dois meses, percebeu também acessos de tosse. De antecedentes, é etilista de longa data. Ao exame, encontra-se em regular estado geral, emagrecido, descorado +/4, desidratado +/4, FC: 70bpm, PA: 110X70mmHg, FR: 13irpm. Desorientado no tempo e no espaço, com sinal de Brudzinski positivo. À ausculta, apresenta estertores crepitantes em ápice direito. Realizados radiografia de tórax e exames laboratoriais, em aguardo.

Diante desse quadro, indique

A) a suspeita diagnóstica e o agente etiológico mais prováveis.

B) o próximo exame a ser indicado no Pronto-Socorro e cite um achado esperado.

C) o tratamento farmacológico (drogas) específico com tempo de duração, segundo o Ministério da Saúde.

Situação-Problema 2

Homem, 60 anos de idade, dá entrada na emergência com melena, há seis horas. Nega comorbidades. Apresenta-se em regular estado geral, descorado 2+/4, desidratado 1+/4, FC: 100bpm, PA: 100X70mmHg, SatO2: 98%. Ausculta sem alterações. Abdome com dor à palpação em epigástrio, sem outros achados. Toque retal sem sangue em dedo de luva. Iniciada expansão volêmica e solicitados exames laboratoriais, com Hb: 8g/d, Ht: 25%. Realizada endoscopia digestiva alta, que evidenciou úlcera gástrica em antro, com vaso visível.

Diante do quadro descrito,

A) indique que medicação deve constar na prescrição inicial desse paciente (especifique a droga, via de acesso e posologia). B) cite os dois fatores de risco mais importantes para o achado endoscópico.

C) indique uma terapia endoscópica que pode ser realizada nesse caso.

Situação-Problema 1

Mulher, 70 anos de idade, apresenta-se na UPA por quadro de diarreia, há 10 dias, atualmente com fezes líquidas, cerca de seis evacuações ao dia, com presença de muco, sem sangue. Associadamente, apresenta dor abdominal em cólicas. Há uma semana, fez uso de ciprofloxacino por infecção urinária. Ao exame, regular estado geral, descorada +/4, desidratada +/4, FC: 100bpm, T: 37oC, PA: 100X60mmHg. Ausculta sem alterações, abdome doloroso difusamente à palpação. Exames admissionais com Hb: 10g/d, leucócitos: 12.000/mm3

(88% de segmentados), plaquetas: 170mil/mm3, Ur: 60mg/d, Cr: 1,2mg/d, PCR: 10mg/d, Na: 134mEq/,

K: 3,6mEq/. Sumário de urina sem alterações.

Frente a esse quadro,

A) indique a principal suspeita diagnóstica.

B) indique dois exames que podem ser realizados para confirmação da suspeita diagnóstica principal. C) cite duas complicações que podem ocorrer no curso desse quadro, levando a indicação cirúrgica.

(4)

Situação-Problema 4

Mulher, 65 anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, sem outras comorbidades, encontra-se internada na UTI por quadro de choque séptico de foco pulmonar, em melhora. Atualmente com baixa dose de droga vasoativa, vinha mantendo boa pressão arterial média; com sedação intermitente, intubada, sob ventilação mecânica, com hemodiálise sob demanda, tendo dialisado há dois dias. Recebe dieta enteral, antibioticoterapia, noradrenalina em baixa dose, bombas de infusão de propofol e fentanil desligadas no momento, heparina não fracionada profilática. Está monitorizada, com PA não invasiva. Possui acesso venoso central em veia jugular interna esquerda, realizado há uma hora, ainda não liberado para uso, e cateter de hemodiálise de curta permanência em veia femoral direita, sonda nasoenteral e sonda vesical de demora. O intensivista é chamado porque, segundo a técnica de enfermagem, “o oxímetro de pulso parou de pegar, apesar de o eletrocardiograma do monitor estar aparentemente normal e o ventilador estava com fração inspirada de O2 de 100%, sem detectar escape”. O médico tenta a palpação do pulso carotídeo, sem sucesso, iniciando imediatamente a reanimação cardiopulmonar.

Diante desse quadro, indique

A) as três etiologias mais prováveis, nesse caso. B) duas terapias farmacológicas iniciais.

C) o procedimento de emergência que deve ser realizado imediatamente.

Situação-Problema 5

Mulher, 37 anos de idade, vem com queixa de dispneia aos médios esforços, há seis meses, associada a edema em membros inferiores. De antecedentes, relata óbito fetal com 16 semanas de idade gestacional, há dois anos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com FC: 80bpm, FR: 12irpm, PA: 120X80mmHg, SatO2: 94%. Ausculta com hiperfonese da segunda bulha cardíaca. Edema 1+/4 em tornozelos. Realizado ecocardiograma transtorácico, com achado de sobrecarga de câmaras direitas, com disfunção do ventrículo direito, pressão sistólica de artéria pulmonar de 42mmHg e fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 60%. Realizada espirometria, sem alterações, radiografia torácica, com evidência de aumento do átrio direito, e cintilografia de ventilação-perfusão, com múltiplos defeitos de perfusão em áreas com ventilação normal.

Diante do quadro descrito, indique A) a suspeita diagnóstica principal.

B) a terapia farmacológica (classe de drogas) mais indicada para a suspeita diagnóstica principal. C) um procedimento com possibilidade curativa, caso a suspeita diagnóstica principal se confirme.

Situação-Problema 6

Mulher, 18 anos de idade, dá entrada no Pronto-Socorro com quadro de dor torácica em região anterior de hemitórax esquerdo, em pontada, que piora à inspiração e melhora ao decúbito, há dois dias, associada à febre de 38oC. Há quatro dias, vem com cefaleia, odinofagia, coriza clara e astenia. Nega comorbidades. Ao exame físico, T: 37,7oC, FC: 100bpm, FR: 12irpm, PA: 110X70mmHg. Ausculta cardíaca com bulhas em 2 tempos, com ruído agudo em fricção, audível na borda paraesternal esquerda na sístole e na diástole. Ausculta respiratória com redução de murmúrios vesiculares em bases pulmonares.

Frente a esse quadro, indique

A) a suspeita diagnóstica principal com etiologia.

B) o principal achado eletrocardiográfico, mais específico, que confirmaria a suspeita diagnóstica. C) o tratamento farmacológico (classe de droga) de escolha.

(5)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 - MEDICINA INTENSIVA 3

Situação-Problema 7

O SAMU é chamado para atendimento domiciliar a homem de 61 anos de idade, que iniciou quadro súbito de hemiparesia esquerda e dificuldade para falar, há 30 minutos. Tem antecedente de tabagismo e HAS, em uso de enalapril. Ao exame, apresenta-se lúcido, orientado, com força muscular grau II/V em membros superior e inferior esquerdos, desvio da rima labial para esquerda e fala disártrica moderada. Ausculta com ritmo cardíaco irregular, em 2 tempos, sem sopros. FC: 100bpm, PA: 160X90mmHg, SatO2: 96%, T: 36,8oC.

Diante do quadro descrito, indique

A) a suspeita diagnóstica principal e todos os fatores de risco associados nesse paciente. B) três medidas pré-hospitalares a serem realizadas imediatamente.

C) a terapia farmacológica de escolha, especificando a droga.

Situação-Problema 8

Paciente, 78 anos de idade, tabagista, com DPOC, procura pronto atendimento com dor lombar de início súbito há 30 minutos. Ao exame físico, PA:140X80mmHg, FC: 86bpm, corado, hidratado, eupneico. Abdome flácido, indolor, com massa abdominal pulsátil em região infraumbilical.

Frente ao caso descrito, indique A) o diagnóstico mais provável.

B) o melhor exame para confirmar o diagnóstico e para programação cirúrgica.

C) os dois métodos de abordagem que podem ser utilizados no procedimento cirúrgico emergencial, uma vez confirmado o diagnóstico.

Situação-Problema 9

Paciente, 26 anos de idade, IMC 42 kg/m2, foi submetida

a derivação gástrica em Y de Roux por via laparoscópica, tendo sido admitida em UTI para pós-operatório. No 3O dia pós-operatório, a paciente inicia quadro de taquicardia, taquipneia, desconforto abdominal, saída de secreção amarelada pelo dreno e queda importante do estado geral. Exames laboratoriais mostram Hb: 11,6mg/d, leucócitos

26000 cel/mm3 com desvio a esquerda, PCR: 225mg/,

glicose: 186mg/d, ureia: 90mg/d, creatinina: 2mg/d. A TC de abdome mostrou a imagem ao lado.

Diante desse quadro, indique A) o diagnóstico mais provável.

B) os achados tomográficos apontados pelas duas setas retas e pelas setas curvadas. C) o tratamento no momento.

(6)

Situação-Problema 10

Paciente, sexo masculino, 60 anos de idade, cronicamente constipado procura Pronto-Atendimento com queixa de dor em região inguinal direita há seis dias. Evoluiu com aumento da dor progressivamente, hiperemia local, temperatura, de 39ºC e vômitos intensos. Ao exame, apresentava FC: 126bpm, FR:30irpm, febril. PA:140X80mmHg. Abdome distentido, doroloso a palpação, principalmente em FID. Em região inguinal, área de hiperemia, edema e flutuação. Raio X de abdome mostra níveis hidroaéreos.

Frente ao quadro descrito, indique: A) o diagnóstico mais provável.

B) o significado clinico dos níveis hidroaéreos no Raio X. C) o tratamento nesse momento.

Situação-Problema 11

Paciente, 9 anos de idade, portador de hemoglobinopatia SC com necessidade de múltiplas transfusões prévias, vem em consulta de acompanhamento. Ao exame físico, BEG, hipocorado 2+/4+, normocárdico, normotenso. Abdome flácido, doloroso à palpação com baço palpável em região de hipocondrio esquerdo e espaço de traube ocupado, RHA presentes. Exames laboratoriais revelam Hb: 7,8mg/d, leucócitos: 3200 cel/mm3, com

neutropenia e plaquetas: 76000.

Frente ao quadro descrito, indique

A) o diagnóstico mais provável do quadro de pancitopenia.

B) o procedimento cirúrgico para diminuir a frequência de transfusões.

C) a conduta, antes do procedimento cirúrgico, para evitar riscos infecciosos tardios.

Situação-Problema 12

Paciente, 25 anos de idade, é trazido ao hospital após trauma penetrante por arma branca em região cervical anterior. Nega outros traumas. Via aérea prévia, murmúrio vesicular presente bilateral, Sat O2: 96%, normotenso, normocárdico, sem sinais de sangramento ativo. Escala de Glasgow: 15, ferimento perfurante em região cervical anterior de 2,0cmx1,5cm com acometimento do platisma.

Diante desse quadro,

A) cite quatro exames de imagem a serem solicitados para diagnóstico de possíveis lesões, se a opção é por conduta conservadora. B) indique a conduta imediata, na sala de emergência, considerando que enquanto aguardava os exames, o paciente evoluiu com

abaulamento em região cervical expansivo associado a estridor respiratório.

C) indique a conduta definitiva a ser tomada após a medida adotada na sala de emergência.

Situação-Problema 13

Paciente, 50 anos de idade, etilista e diabético tipo 2 procura a Unidade Básica de Saúde devido a queixa de dor de forte intensidade em joelho esquerdo há dois dias, associada a edema importante e impossibilidade de deambular. Ao exame físico febril, normocárdico, normotenso. Joelho esquerdo edemaciado e eritematoso, com limitação de movimento em flexão de 45º e dor à movimentação passiva. Exames laboratóriais mostram hemoglobina: 13,5mg/d, leucócitos: 16500cel/mm3, ureia: 23mg/d, creatinina: 0,8mg/d, PCR:150mg/.

Diante do quadro descrito, indique A) o diagnóstico mais provável.

B) o exame necessário para confirmação diagnóstica.

C) a melhor conduta no momento , considerando que após cinco dias de tratamento com vancomicina EV, o paciente não apresentou melhora do quadro.

(7)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 - MEDICINA INTENSIVA 5

Situação-Problema 14

Paciente, 68 anos de idade, hipertenso, tabagista. Em uso de valsartana e hidroclorotiazida. Foi atendido na UPA com quadro de dor torácica compressiva de forte intensidade com irradiação para MSE e dispneia intensa. Evoluiu com piora clínica durante atendimento apresentando sincope. Ao exame, paciente não responsivo, ausência de pulso carotídeo.

Diante do relato, indique

A) o tratamento que deve ser enfatizado, após a equipe ter iniciado o atendimento a PCR e realizado compressões torácicas. B) a principal droga que pode ser usada para tratar a PCR desse paciente.

C) a possível doença de base que originou o ritmo identificado no ECG.

Situação-Problema 15I

Paciente, 68 anos de idade, portador de hipertensão, diabetes e IRC (clearance de creatinina: 34 m/min). Admitido na UTI com quadro de IAM, início da dor há cerca de 14 horas. Apresentava congestão pulmonar importante, sendo, então, colocado em VM e evoluindo estável. Quando o médico chega ao plantão, a equipe de enfermagem detecta alteração no monitor. No monitor haviam ondas largas, porém o paciente não apresentava pulso. Exame laboratoriais mostram pH: 7,21, PO2: 152, PCO2: 58, HCO3: 22, SatO2: 98%. K: 6,8mEq/, Na: 142 mEq/. Glicemia de jejum: 172mg/d, hemoglobina: 11g/d. Após estabilização do quadro, o paciente é levado para estudo hemodinâmico, evidenciando lesão de tronco de coronária esquerda distal ocupando mais de 50% da luz do vaso, acometendo, ainda, a descendente anterior. Existia também a descrição de lesão em óstio de coronária direita de cerca de 70% da luz. Ao ecocardiograma apresentava FE: 34% e hipocinesia de toda parede anterior.

Diante desse quadro, indique

A) a principal droga que deve ser usada para tratar a causa base da PCR desse paciente. B) a principal causa da PCR.

(8)

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

2 - A simples homologação do resultado do concurso púbico e a consequente nomeação de alguns candidatos não retira da parte autora o interesse no reconhecimento

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

10 - A submissão da proposta de ação de extensão deverá ser realizada pelo proponente (professor orientador, coordenador da ação) por meio do preenchimento completo

A criação de novas políticas públicas para este atendimento e eventuais alterações de políticas existentes é de responsabilidade do Conselho Municipal da Infância e