• Nenhum resultado encontrado

2a Lista ..

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2a Lista .."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Tecnologia Arthur de Azevedo – FATEC

Lista de Exercícios de Difração

Professor William Mariano

1. Luz de comprimento de onda de 600 nm incide em uma fenda longa e estreita. Determine o ângulo do primeiro mínimo de difração se a largura da fenda é: a) 1,0 mm; b) 0,10 mm; c) 0,010mm.

2. Duas fontes de luz de comprimento de onda igual a 700 nm estão separadas por uma distância horizontal x. Elas estão a 5,0 m de uma fenda vertical de largura 0,500 mm. Qual é o menor valor de x para o qual o padrão de difração das fontes possa ser resolvido.

3. A distância entre o primeiro e o quinto mínimo da figura de difração de uma fenda é 0,35 mm com a tela a 40 cm de distância da fenda quando é usada uma luz com comprimento de onda igual a 550 nm. a) Determine a largura da fenda. b) Calcule o ângulo do primeiro mínimo de difração.

4. Uma luz visível incide perpendicularmente em uma rede de difração com 315 ranhuras/mm. Qual é o maior comprimento de onda para o qual podem ser observadas linhas de difração de quinta ordem?

5. Raios X com comprimentos de onda de 0,12 nm sofrem reflexão de segunda ordem num cristal de fluoreto de lítio para um ângulo de 280. Qual é a distância entre os planos cristalinos responsáveis pela reflexão?

6. Um feixe de Raios X com comprimentos de onda entre 95,0 pm e 140 pm faz um ângulo de quarenta de cinco graus com uma família de planos refletores com um espaçamento d = 275 pm entre si. Entre os máximos de intensidade do feixe difratado, determine: a) O maior do comprimento de onda; b) O valor do número de ordem m associado; c) O menor valor do comprimento de onda.

7. Um feixe vermelho de comprimento de onda igual a 633 nm proveniente de um laser de hélio e neônio passa por uma fenda com largura de 0,35 mm. A figura de difração é observada sobre uma tela situada a uma distância de 3,0 m de fenda. Defina a largura de uma franja brilhante como as distâncias entre os dois mínimos existentes de cada lado da respectiva franja. a) Qual é a largura da franja brilhante central e b) qual é a largura da primeira franja brilhante situada de cada lado da franja central.

8. Na figura de difração de fenda se forma quando uma radiação eletromagnética monocromática de 600 nm proveniente de uma fonte distante passa por uma fenda com largura igual a 0,105 mm. Em um ponto da tela que se forma um ângulo de 3,250 a partir do máximo central, a diferença de fase total entre as ondas

secundárias provenientes do topo e da base a fenda é igual a 56 rad. a) qual é o comprimento de onda dessa radiação; b) qual é a intensidade nesse ponto quando a intensidade no centro do máximo central é igual a I0.

9. Usando um CD para medir um comprimento de onda. Um feixe de laser de comprimento de onda igual a 632,8 nm incide perpendicularmente sobre a face refletora de um CD. As trilhas formadas por pequenas reentrâncias que codificam a formação d CD possuem uma distância constante igual 1,60 µm. Quais são os ângulos de reflexão para os quais a intensidade da luz torna-se máxima.

(2)

10. Uma fenda com largura de 0,360 mm é iluminada por raios luminosos paralelos que possuem comprimento de onda igual a 540 nm. A figura de difração é observada sobre uma tela situada a uma distância de 1,20 m da fenda. A intensidade no centro do máximo central é igual a I0. A) qual é a distância sobre a tela

entre o centro do máximo central e o primeiro mínimo; b) qual é a distância sobre a tela entre o centro do máximo central e o ponto par o qual I = I0/2.

11. Sobre uma fenda estreita incide luz monocromática de 441 nm. Num anteparo, a 2,00 m de distância, o afastamento linear entre o segundo mínimo de difração e o máximo central é de 1,50 cm. a) Calcule o ângulo de difração deste segundo mínimo; b) Ache a largura da fenda.

12. Luz de comprimento de onda de 633 nm incide sobre uma fenda estreita. O afastamento angular entre o primeiro mínimo de difração, num lado do máximo central, e o primeiro mínimo no outro lado é 1,20°. Qual é a largura da fenda?

13. Em uma figura de difração de fenda única, a distância entre o primeiro e o quinto mínimo é de 0,35 mm. O anteparo dista 40 cm da fenda e o comprimento de onda da luz usada é de 550 nm. a) Encontre a largura da fenda; b) Calcule o ângulo θ do primeiro mínimo de difração.

14. Luz monocromática com comprimento de onda igual a 538 nm incide sobre uma fenda de largura igual a 0,025 mm. A distância entre a fenda e o anteparo é de 3,5 m. Considere um ponto no anteparo a 1,1 cm do máximo central. a) Calcule θ; b) calcule α (= δ/2); c) calcule a razão entre a intensidade deste ponto e a intensidade do máximo central.

15. Mostre que os valores de acorrespondentes aos máximos de intensidade de uma figura de difração da fenda única podem ser encontrados exatamente derivando-se a equação

2 0        a a sen I I em relação a ae

igualando-se o resultado a zero, do que resultará a condição tanaa.

16. Por que a difração das ondas sonoras é mais evidente na experiência do dia-a-dia, que a das ondas luminosas.

17. A trompa acústica de um alto-falante, usado num concerto de rock, tem uma abertura retangular de 1 m de altura e 30 cm de largura. O máximo central da figura de difração da onda sonora será mais largo no plano horizontal ou no plano vertical.

18. Numa difração em fenda única, qual é o efeito causado pelo aumento (a) do comprimento de onda e (b) da largura da fenda.

19. Quando falamos da difração numa fenda única, implicitamente admitimos que a largura da fenda seja muito menor que o seu comprimento. Suponhamos, de fato, que o comprimento seja o dobro da largura. Faça uma descrição grosseira da figura de difração, neste caso.

20. a) Uma onda plana, de comprimento de onda igual a 590 nm, incide numa fenda com a= 0,40 mm. Uma lente convergente delgada, com distância focal igual a + 70 cm, é colocada atrás da fenda e focaliza a luz sobre o anteparo. a) a que distância está o anteparo da lente; b) qual é a distância, sobre o anteparo, entre o centro da configuração de difração e o primeiro mínimo.

(3)

21. Ondas sonoras, com frequência de 3000 Hz e velocidade escalar de 343 m/s, difratam-se pela abertura retangular de uma caixa de alto-falante, para o interior de um grande auditório. A abertura, que tem uma largura horizontal de 30,0 cm, está a 100 m distante de uma parede. Em que ponto dessa parede um ouvinte estará no primeiro mínimo de difração e terá, por isso, dificuldade em ouvir o som.

22. Os fabricantes de fios metálicos (e de outros objetos de pequenas dimensões) usam, as vezes, raios laser para controlar continuamente a espessura do produto. O fio intercepta um feixe de laser, produzindo uma figura de difração semelhante àquela de uma fenda única com largura igual ao diâmetro do fio (veja figura ao lado). Suponhamos que um laser de He-Ne, de comprimento de onda de 632,8 nm, ilumine um fio e que a figura de difração seja observada sobre um anteparo a 2,60 m de distância. Se o diâmetro desejado para o fio é de 1,37 mm, qual é a distância, no anteparo, entre os dois mínimos de décima ordem (de um lado e do outro lado do máximo central)?

23. Uma fenda de 0,10 mm de largura é iluminada por luz de comprimento de onda de 589 nm. ondas de Huygens provenientes do topo e do ponto médio da fenda.

24. Luz monocromática com comprimento de onda igual a 538 nm incide sobre uma fenda de largura igual a 0,025 mm. A distância entre a fenda e o anteparo é de 3,5 m. Considere um ponto no anteparo a 1,1 cm do máximo central. a) Calcule θ; b) calcule α (= δ/2); c) calcule a razão entre a intensidade deste ponto e a intensidade do máximo central.

25. Os dois faróis de um automóvel que se aproxima estão afastados por 1,4 m. Com quais valores (a) da separação angular e (b) da distância máxima a vista conseguirá resolvê-los ? Considere o diâmetro da pupila do observador de 5,0 mm e o comprimento de onda de 550 nm. Considere também que a resolução seja determinada exclusivamente pelos efeitos da difração.

26. Estime, sob condições ideais, a separação linear de dois objetos, na superfície do planeta Marte que possam ser resolvidos por um observador na Terra usando (a) a vista desarmada e (b) o telescópio de 5,1 m do Monte Palomar. Use os seguintes dados: distância a Marte = 8,0 x 107 km; diâmetro da pupila = 5,0 mm; comprimento de onda da luz = 500 nm.

27. Se o Super-Homem tivesse realmente a visão de raios X para um comprimento de onda 0,10 nm e uma pupila de diâmetro igual a 4,0 mm, qual deveria ser a altitude máxima para ele poder distinguir os bandidos dos mocinhos, supondo que para isso ele precise resolver pontos separados por 5,0 cm.

(4)

28. O cruzador de uma frota de guerra utiliza radar com um comprimento de onda de 1,6 cm A antena circular tem um diâmetro de 2,3 m. Num alcance de 6,2 km, qual deverá ser a menor distância entre duas lanchas para que elas sejam detectadas com dois objetos distintos pelo sistema de radar. 29. Um diafragma circular de 60 cm de diâmetro de uma fonte sonora imersa em água, para detecção submarina, oscila com uma frequência de 25 kHz. Longe da fonte, a intensidade do som é distribuída como uma configuração de difração de um orifício circular cujo diâmetro é igual ao valor do diâmetro do diafragma. a) Considerando a velocidade do som na água igual a 1450 m/s, determine o ângulo entre a normal ao diafragma e a direção do primeiro mínimo; b) Repita os cálculos para uma fonte com uma frequência (audível) de 1,0 kHz.

30. Um obstáculo circular produz a mesma figura de difração que um orifício circular de mesmo diâmetro (exceto nas vizinhanças de θ = 0). Gotas de água transportadas pelo ar são exemplos de tais obstáculos. Quando observamos a Lua através de gotas de água suspensas, como as de um nevoeiro, interceptamos a figura de difração proveniente de muitas gotas; a composição é uma figura circular brilhante circundando a Lua. Nas vizinhanças da Lua a figura é branca. a) Que cor, vermelha ou azul, contorna este halo branco; b) Suponha que o anel externo tenha um diâmetro angular igual a uma vez e meio o diâmetro angular da Lua, que é de 0,50°. Suponha também que gotas de água tenham, mais ou menos, o mesmo diâmetro; qual é, aproximadamente, o valor deste diâmetro. (Sugestão: faça

os gráficos das intensidades relativas em função do ângulo para a luz vermelha e a luz azul.) 31. Suponhamos que a envoltória central de difração, da figura de difração em uma fenda dupla,

contenha 11 franjas brilhantes. Quantas franjas brilhantes estão entre o primeiro e o segundo mínimos da envoltória.

32. a) Quantas franjas (completas) aparecem entre os primeiros mínimos da envoltória de franjas, de ambos os lados do máximo central, na figura de difração de uma fenda dupla se λ = 550 nm, d = 0,150

b) Qual é a razão entre a intensidade da terceira franja, sem contar a central, e a. 33. Uma rede de difração, com 20,0 mm de largura, tem 6.000 ranhuras. a) Calcule a distância d entre as larguras adjacentes; b) Sob que ângulos ocorrerão os máximos de intensidade se a radiação incidente tiver um comprimento de onda de 589 nm.

34. Uma rede de difração com 1,0 cm de largura tem 10.000 ranhuras paralelas. Luz monocromática, incidindo normalmente à rede, sofre um desvio de 30° na primeira ordem. Qual é o comprimento de onda da luz.

35. Uma rede tem 600 ranhuras/mm e 5,0 mm de largura. a) Qual o menor intervalo de comprimento de onda que pode ser resolvido, na terceira ordem, nas vizinhanças de λ = 500 nm; b) Quantos máximos de ordem mais elevada podem ser observados.

36. Uma fonte contendo uma mistura de átomos de hidrogênio e deutério emite luz vermelha consistindo em dois comprimentos de onda cujo valor médio é 656,3 nm e cuja separação é 0,18 nm.

(5)

Ache o número mínimo de ranhuras que deve ter uma rede de difração para resolver estas linhas na primeira ordem.

37. a) Quantas ranhuras deve ter uma rede de difração com 4,0 cm de largura para resolver comprimentos de onda de 415,496 e 415,487 nm num espectro de segunda ordem; b) Em que ângulo os máximos são encontrados ?

Respostas: 7. 10,8 mm e 5,4 mm 8. 668 nm e 9,36 x 10-5 I0 9. 23,30 e 52,30 10. 1,80 mm e 0,798 mm 11. a)0,43°; b) 0,118 mm 12. 60,4 mm 13. a) 2,5 mm; b) 2,2 x 10-4 rad 14. a) 0,18°; b) 0,459 rad; c) 0,932 15. demonstração 20. a) 70 cm; b) 1 mm

21. 41,2 m, a partir da perpendicular ao alto falante 22. 24,0 mm 23. 160° 24. a) 0,18°; b) 0,459 rad; c) 0,932 25. a) 1,34 x 10-4 rad; b) 10,4 km 26. a) 10,74 x 10+3 km; b) 10,5 km 27. 1640 km 28. 53 m

29. a) 6,7°; b) Como 1,22λ > d, não existe nenhuma resposta para 1,0 kHz 30. a) vermelho; b) 0,1 mm considerando λ = 550 nm 31. 5 32. a) 9; b) 0,255 33. a) 3330 nm; b) 0; ± 10,2°; ± 20,7°; ± 32,0°; ± 45,0°; ± 62,0° 34. 500 nm 35. a) 56 pm; b) Nenhum 36. 3646 ranhuras 37. a) 23100; b) 28,7°

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com isso, o trabalho apresenta valores de condições de operação satisfatórias para a separação dos enantiômeros do PZQ em uma coluna cromatográfica de 1,0 cm de diâmetro e

Um técnica de ataque duplo, realizado por Sprissler [12], utilizando inicialmente o reagente Nital seguido pela solução Meyer-Eichholtz, pôde revelar claramente as duas fases

Na etapa de crescimento e produção florestal, os modelos de regressão e de Redes Neurais Artificiais elaborados para a predição e prognose mais precisa da produção sobrevivência

Sempre que os suínos de uma exploração reconhecida oficialmente apresentem um resultado positivo na pesquisa de triquinas, a AC deve retirar o reconhecimento

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

O segundo objetivo específico, “investigar e discutir as ações realizadas para a avaliação diagnóstica do Projeto ECOSOL-EJA”, pretende compreender a parte mais