• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 1319

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 1319"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fatores que afetam a taxa de ataque de Frankliniella schulzei em

pepino

Paula Daiana de Paulo1; Anarelly Costa Alvarega1; Germano Leão Demolin

Leite1; Marcelo Picanço2; Cândido Alves da Costa1

1 Universidade Federal de Minas Gerais.Instituto de Ciências Agrárias, Montes Claros, MG, CEP

39404-547, paula_agronomiaufmg@hotmail.com, anarellyagronomiaufmg@hotmail.com, gldleite@ufmg.br, candido-costa@ufmg.br

2 Universidade Federal de Viçosa (UFV), Dep. de Biologia animal, CEP 36571-000. Viçosa, MG. E-mail:

picanco@mail.ufv.br

RESUMO

O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos de pluviosidade, temperatura, predadores, idade das plantas, composição química foliar, níveis foliares de nitrogênio e potássio, além da densidade de tricomas na intensidade de ataque de Frankliniella

schulzei em Cucumis sativus. Um aumento no número de tripes foi observado com o

envelhecimento da planta. Maior número de insetos presente foi verificado na parte apical do que na parte média e inferior da copa plantas. Pentacosano tripes afetado positivamente. Pluviosidade, temperatura, predadores, os níveis de N foliar e K e tricomas não afetou populações de tripes em plantações de pepino.

PALAVRAS-CHAVE: Tripes, Cucumis sativus, aleloquemicos nitrogênio, tricomas. ABSTRACT

Factors affecting the attack rate of frankliniella schulzei on cucumber

The objective of this study was to determine the effects of rainfall, temperature, predators, plant age, leaf chemical composition, levels of leaf nitrogen and potassium besides density of leaf trichomes on attack intensity of Frankliniella schulzei on the

Cucumis sativus. An increase in the number of thrips was observed with plant aging.

Higher number of this insect was verified in the apical part than in the middle and bottom part of the plants canopy. Pentacosane positively affected thrips. Rainfall, temperature, predators, levels of leaf N and K, and leaf trichomes did not effect thrips populations on cucumer plants.

Keywords: Thrips, Cucumis sativus, aleloquemicals, nitrogen, trichomes

O Pepino Cucumis sativus originou a partir de zonas de clima quente do norte da Índia e da África sendo muito apreciado em todo o mundo (Filgueira, 2000). Várias espécies de insetos, incluindo o tripes Frankliniella schulzei (Thysanoptera: Thripidae) pode atacar o pepino. Inseticidas para o controle de tripes são usados intensivamente. Uma das razões principais para esta aplicação extensa é a falta de informações sobre os fatores que controlam a população de tripes. Tal informação poderá facilitar a previsão do ataque por insetos que por sua vez poderia reduzir as perdas econômicas causadas

(2)

(Dent, 1995).

A espécie F. schultzei pertence à ordem Thysanoptera, família Thripidae, conhecida por atacar uma ampla variedade de plantas cultivadas, como tomate, algodão, soja, pepino, além de frutíferas e plantas daninhas (Barbosa et al., 2001; Monteiro et al., 2001). São insetos pequenos, com 1,5 mm de comprimento, coloração amarelada e asas franjadas. O ciclo de vida é de, aproximadamente, 15 dias, de ovo a adulto, nas condições climáticas da Região.

Muitos fatores podem influenciar a densidade populacional de tripes em plantas hospedeiras, como clima, níveis de N e K, a idade e o vigor das plantas, tipo e densidade de tricomas, aleloquímicos e inimigos naturais (Dent, 1995.,Lorini et al.,1990, Tanzini et al., 1993, Gonçalves, 1997, Leite, et al.,1997). Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de predadores, chuvas, temperatura, composição química foliar, níveis foliares de N e K, a densidade de tricomas, e da idade da planta na intensidade de ataque de tripes em pepino em condições de campo.

MATERIAL E MÉTODOS

Este experimento foi conduzido com duas cultivares de pepino Cucumis sativus var. "Agroceres" Joia de abril a outubro de 2011 no município de Guidoval, Estado de Minas Gerais, Brasil, em um delineamento inteiramente casualizado, com duas repetições. Cada um deles foi constituído por um cultivar. Cada cultivar de pepino, 3000 ramadas plantas foram espaçadas 1,0 m dentro das linhas e 0,30 m entre linhas. Quatro linhas e as primeiras dez plantas no lado de cada linha formada na fronteira das parcelas enquanto as plantas restantes foram usadas para coletar os dados.

Densidade de tricomas foi avaliada em uma folha, coletada mensalmente, a partir da parte apical da copa de 10 plantas / repetição. O preparo de lâminas e contagem de tricomas foram feitas pela literatura (Leite, et al., 1997). Nível de N e K nas folhas do pepineiro foi determinado mensalmente em laboratório em uma folha expandida a partir da parte superior de cada uma das 10 plantas / repetição. Estas folhas foram secas e moídas, em seguida, K foi determinado com chama fotómetro e N foi analisada pelo método de Nessler. A cromatografia gasosa / espectrometria de massa de análise (GC / MS) foi feito mensal com folhas completamente expandidas a partir da parte superior de 10 plantas / repetição. Folhas frescas (10 g) foram cortadas com tesouras e imerso em

(3)

um ml de hexano 100% durante 24 h. O extrato de hexano foi evaporada até à secura a 30°C em um evaporador rotativo transferido para um frasco, selado em azoto e armazenado em um congelador até à análise. O extrato de hexano foi analisado por GC / MS, os picos obtidos na cromatografia foram identificadas com o banco de dados espectros de massa e de compostos de apenas com um índice de semelhança mais elevado do que 84% foram considerados. A morfologia, nutricional e química das análises foram feitas com três avaliações independentes mensais para cada uma das duas repetições.

Contagem direta foi utilizada para estimar o número mensal de tripes e de predadores no fundo, as partes média e apical de 30 plantas por repetição (uma folha / planta). Dados climáticos de Guidoval (pluviosidade total e temperatura) foram obtidos pelo pluviômetro e termômetro (mínimo e máximo) instalados no campo durante o experimento. Densidade de tripes, predadores e tricomas foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey intervalo múltiplo (P ≤ 0,05). A análise de regressão (P <0,05) também foi realizada.

Um número maior de tripes / folha foi observado no terceiro mês (38,5 A) do que no segundo (9,3 B) e no primeiro mês de avaliação (1,50 C). Um número mais alto desta praga na parte apical (43,67 A) foi observado na parte do meio (23,77 B) e na parte inferior (28,37 B) no dossel de plantas de pepino.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

F. schulzei (Trybom) preferencialmente atacam plantas em seus estágios iniciais, bem

como folhas apicais (Leite, et al., 1997) provavelmente devido ao fato de que estas folhas são mais macias, o que facilita alimentação desses insetos, além de ter melhor qualidade nutricional (maiores teores de N). No entanto, nenhum efeito foi observado em tripes nas folhas N e K. O pico de N foliar (5,64% na matéria seca) foi observado 40 dias após a emergência das plantas (y = 3,33 + 0.11x - 0.002x2, R2 = 0,99).

Pentacosano (pico 36,374 min., SI = 94%) (y = -1,41 + 2.27x, R2 = 0,94) tripes positivamente afetado. Os outros três picos identificados, 24, 143 min (= α-humuleno, IS = 84%), octacosano (pico 39,063 min., IS = 93%) e 42,805 min. (= Nonacosano, IS = 93%) (Figura 1), não se correlacionou com a população de tripes. Os níveis crescentes de K causou uma redução na octacosano (y = 12,79 - 3.01x, R2 = 0,99) e as áreas dos

(4)

picos nonacosano (y = 10,24 - 2.49x, R2 = 0,96) e idade da planta levaram a uma elevação na nonacosano (y = -0,29 + 0.07x, R2 = 0,94) a área do pico em plantas de pepino.

Estes compostos não têm sido relatados na literatura para pepino. Embora estes compostos foram identificados com um SI elevada, a sua identidade deve ser confirmada por outros métodos. Assim, pretendemos isolar estes compostos em quantidades grandes e identificá-las por métodos mais precisos espectroscópios além da realização de bioensaios com compostos que são correlacionados com tripes. Compostos observados neste trabalho não estão presentes nos tricomas porque eles são do tipo não-glandular.

Uma maior densidade detectada tricomas/mm2 (100% dos tricomas) foi observado no apical (3,23 A) do que no meio (2,57 B) e (2,36 B) inferior contraditório da copa do pepino, e nenhuma diferença no tricoma, densidades foram observadas entre as superfícies da folha (adaxial ou abaxial). Aumentar a idade da planta causou uma redução de tricomas densidade /mm2 (y = 5,81 - 0.05x, R2 = 0,97). Os compostos identificados neste estudo e os tricomas não foram negativamente correlacionados com populações de tripes. Isto pode ser explicado pelo fato de ter havido o melhoramento genético por um longo tempo visando o aumento da produtividade. Por esta razão o pepino provavelmente perdeu compostos e tricomas glandulares, que são responsáveis para a sua proteção contra artrópodes fitófagos.

Números de aranhas Architis (Pisauridae), Cheiracanthium inclusum (Miturgidae),

Misumenops spp. (Thomisidae) e Araneidae (1.21/folha), Cycloneda sanguinea

(Coleoptera: Coccinellidae) (0.09/folha), Chrysoperla spp. (Neuroptera: Chrysopidae) (0.01/folha) e Orius spp. (Heteroptera: Anthocoridae) (0.01/folha) foram baixos na área de estudo. O número de inimigos naturais não foi significativamente correlacionado com a população do tripes, provavelmente porque o número de inimigos naturais foi baixo na área de estudo.

Temperatura e precipitação não influenciaram de tripes em cucumber neste trabalho. No entanto, as chuvas podem regular populações de tripes, porque a chuva lava ninfas e adultos desta praga de plantas, tais como beringelas (Etienne et al., 1990, Kajita et al., 1996). Por outro lado, a temperatura elevada favorece populações de tripes (Lorini et al., 1990,Gonçalves et al.,1997).

(5)

AGRADECIMENTO

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG pelo apoio à participação no 52º Congresso Brasileiro de Olericultura.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, F. R.; HAJI, F. N. P.; ALENCAR, J. A.; MOREIRA, A. N.; TAVARES, S. C. C.; LIMA, M. F.; MOREIRA, W. A. Monitoramento de pragas e doenças na cultura da mangueira. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2000. 33 p. il. (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 150).

DENT, D.R.., 1995, Integrated pest management, Chapman and Hall, London. ETIENNE, J., GUYOT, J. and VAN WAETERMEULEN, X., 1990, Effect of

insecticides, predation, and precipitation on populations of Thrips palmi on aubergine (eggplant) in Guadeloupe. Flo. Entomol., 73, 339-342.

FILGUEIRA, F.A.R. 2000, Novo manual de olericultura, UFV, Viçosa.

GONÇALVES, P.A.S., 1997, Flutuação populacional de tripes, Thrips tabaci Lind., em cebola em Ituporanga, Santa Catarina. An. Soc. Entomol. Brasil, 26, 365-369.

LEITE, G.L.D., PICANÇO, M., AZEVEDO, A.A., SILVA, D.J.H. and GUSMÃO, M.R., 1997, Intensidade de ataque de Frankliniella schulzei e Myzus persicae em três introduções de Lycopersicon peruvianum. Rev. Univ. Rur., 19, p.27-35.

LORINI, I. and DEZORDI, J. 1990, Flutuação populacional de Thrips tabaci Lindeman, 1888 (Thysanoptera: Thipidae) na cultura da cebola. An. Soc. Entomol. Brasi1, 9, 361-365.

KAJITA, H., HIROSE, Y., TAKAGI, M., OKAJIMA, S., NAPOMPETH, B. and BURANAPANICHPAN, S., 1996, Host plants and abundance of Thrips palmi Karny (Thysanoptera: Thripidae), an importante pest of vegetables in Southeast Asia. J. Appl. Entomol. Zoo., 31, 87-94.

MONTEIRO, R. C.; MOUND, L. A.; ZUCCHI, R. A. Espécies de Frankliniella (Thysanoptera: Thripidae) de importância agrícola no Brasil. Neotropical Entomology, v.30, n.1, p. 65-72, 2001.

TANZINI, M.R., MENDES, P.C.D. and CALAFIORI, M.H., 1993, Controle de tripes (Caliothrips brasiliensis Morgan, 1929) em feijoeiro (Phaseolus vulgaris) com potássio. Ecossistema, 18, 141-148.

(6)

In te ns id ad e re la ti va Tempo (minutos) Pico 24.143 Pico 36.374 Pico 39.063 Pico 42.805 Massa/Carga (m/z)

Figura 1. Corrente Total de íon do extrato hexânico de Sativa cucumis e espectros de massa de picos eluídos em 24, 143, 36, 374, 39, 063, e 42,805 min. O número no lado superior direito de cada figura é o número de íons.

Referências

Documentos relacionados

Recomendam que as teorias usadas para explicar o jornalismo não se restrinjam a um único nível de análise e aconselham os métodos combinados, sempre que possível, no ensino

Quando, no curso de investigação, ou em qualquer outro expediente, houver indício da prática de crime de ação pública por magistrado, a autoridade policial ou a

Estes são os espaços onde as crianças podem brincar e praticar as suas atividades, contudo o espaço educativo vai para além do espaço sala (interior) e jardim (exterior),

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

Com 55 gêneros e 1.611 espécies atualmente descritas, o grupo de formigas “Poneromorfas” corresponde globalmente às diferentes subfamílias que, juntas, representavam as

Dadas tais instabilidades nas classificações de Ectatommini e demais tribos de Ponerinae, Bol- ton (2003) desenvolveu um estudo morfológico abrangente e a dividiu em seis

Nos termos da lei só podem ser objecto de proprie- dade horizontal as fracções autónomas que, para além de constituírem «(...) unidades independentes, sejam distintas e isoladas

Fica expressamente pactuado que, por força deste contrato, não se estabelece qualquer vínculo empregatício ou de outra natureza, entre os funcionários ou