• Nenhum resultado encontrado

facebook.com/marcadoreditora instagram.com/marcador_editora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "facebook.com/marcadoreditora instagram.com/marcador_editora"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

info@marcador.pt www.marcador.pt

facebook.com/marcadoreditora instagram.com/marcador_editora © 2018

Direitos reservados para Marcador Editora, uma empresa Editorial Presença

Estrada das Palmeiras, 59 Queluz de Baixo

2730-132 Barcarena © 2009, Allan Percy

Edição portuguesa publicada por acordo com Sandra Bruna Agencia Literaria, SL. Todos os direitos reservados

Título original: Nietzsche para Estresados Autor: Allan Percy

Tradução: Ana Filipe

Direitos de tradução cedidos por Editora Pergaminho Revisão: Anabela Macedo/Editorial Presença

Paginação: Maria João Gomes Capa: Vera Braga/Marcador Editora Imagem da capa: © Shutterstock

Impressão e acabamento: Multitipo – Artes Gráficas, Lda. Depósito legal n.º 438 076/18

(2)

Índice

Prólogo: Filosofia Radical para o Dia a Dia ... 11

99 Comprimidos para Despertar a Mente ... 13

Anexo: A filosofia como terapia ... 115

(3)

11

Prólogo

Filosofia Radical para o Dia a Dia

Este manual reúne noventa e nove máximas do génio alemão e revela a sua aplicação prática em cenários e situações do quoti-diano. A filosofia de Nietzsche é altamente eficaz para encontrar a saída de qualquer encruzilhada quer no mundo dos negócios, quer na vida pessoal.

Cada capítulo do livro começa com um aforismo do pensa-dor, seguido de uma interpretação adaptada aos nossos dias para melhorar a nossa qualidade de vida.

Este breve curso de filosofia quotidiana foi concebido como uma ajuda para tomar decisões, levantar os ânimos, reencontrar o rumo perdido e relativizar a importância de todos aqueles incó-modos que nos assolam no dia a dia.

Estamos perante um manual de auto ajuda sábio – graças à figura que o inspira –, provocador e estimulante. Um livro para aqueles que procuram inspiração no pensamento do filósofo mais influente da era moderna, que nos ensina a combater as angústias e os medos dos nossos dias.

A somar aos noventa e nove rasgos de lucidez da filosofia de Nietzsche, o manual termina com um texto que explica a filosofia enquanto terapia, popularizada pelo sucesso do livro Mais Platão,

Menos Prozac!, e as suas aplicações para a vida quotidiana. Assim,

ficaremos a conhecer o trabalho dos consultores filosóficos e veremos como as máximas dos pensadores de todos os tempos podem ser uma ajuda terapêutica de primeira ordem.

Antes de dar a palavra ao filósofo que inspirou este ma nual de auto ajuda, façamos uma breve visita à biografia do mestre.

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 1844 na cidade de Röcken, na Alemanha. Filho de um pastor evangélico que mor-reu quando Nietzsche tinha apenas cinco anos, o filósofo cresceu num ambiente de pietismo protestante dominado por mulheres.

(4)

Depois de frequentar um colégio interno, onde teve o primei-ro contacto com a Antiguidade Grega e Romana, estudou Filosofia Clássica nas Universidades de Bona e de Leipzig. Foi nesta últi-ma que descobriu a filosofia de Schopenhauer e a música de Wagner, compositor que admirava e que depois viria a conhecer pessoalmente.

Em 1869, com apenas 25 anos, Nietzsche já era professor de Filosofia Clássica na Universidade de Basileia. No entanto, a sua atividade enquanto docente nesta instituição foi interrompida em 1870 devido ao início da guerra franco -prussiana.

Nietzsche participou no conflito na qualidade de enfermeiro, até que teve de abandonar a frente de batalha por sofrer de disen-teria, uma doença da qual nunca chegaria a curar -se completa-mente.

Em 1881 conheceu Lou Andreas -Salomé, uma mulher por quem se apaixonou perdidamente, mas que acabou por casar -se com um amigo seu. Este desgosto acabaria por consolidar a sua proverbial misoginia.

As sequelas da sua doença forçaram -no a reformar -se preco-cemente e foi viver para a Riviera Francesa e para o Norte de Itália, para pensar e escrever. Sozinho e frustrado por as suas obras não serem acolhidas como esperava, um Nietzsche pratica-mente cego foi vítima dos primeiros acessos de loucura em Turim, corria o ano de 1889.

Depois de longos períodos de internamento em clínicas em Basileia e Jena, Nietzsche passaria o resto da vida em casa da sua mãe, que cuidou dele até falecer, altura em que Nietzsche ficou a cargo da sua irmã. O filósofo deixou este mundo em 1900.

O seu legado filosófico possui uma fama enorme que não per-deu, na atualidade, o seu poder inspirador e provocador.

(5)

15

1

Quem tem um «por que» viver pode enfrentar

qualquer «como» viver.

O

stresse e a desorientação fazem de nós as suas presas quan-do perdemos de vista os nossos objetivos vitais. A sensação de «trabalharmos muito para nada» e o esgotamento que a dis-persão produz têm o seu antídoto numa meta clara, que dê sen-tido ao que estamos a fazer, com todos os seus bons e maus momentos.

Sobre esta questão, considerava Viktor Frankl que bastava ao indivíduo encontrar um sentido para a sua vida para conseguir superar a maior parte dos problemas que o afligiam. A logotera-pia procura fazer precisamente isso: em vez de se desenterrar o passado do paciente, explora -se o que se pode fazer com o que se tem aqui e agora. Ou, simplificando, o que se pretende é encon-trar um motivo para nos levantarmos da cama pela manhã.

O drama de muitas pessoas insatisfeitas com a sua vida é nem sequer se perguntarem qual a vida que desejariam viver. E a pri-meira condição para deixarmos de estar perdidos é saber, pelo menos, onde queremos chegar.

Tal como Frankl faria meio século depois, também Nietzsche realça a importância de se encontrar um «por que viver». Quando a vida se enche de sentido, de repente os esforços já não são sacri-fícios, mas sim passos necessários na direção da meta a que nos propusemos.

(6)

2

O destino dos seres humanos é feito

de momentos felizes – todos os temos ao

longo da vida –, mas não de épocas felizes.

A

felicidade é frágil e volátil porque apenas podemos senti--la em determinados momentos. De facto, se pudéssemos senti -la ininterruptamente perderia todo o seu valor, uma vez que apenas nos apercebemos dela por contraste.

Depois de uma semana com o céu encoberto, um dia de sol parece -nos um milagre da Criação. Da mesma forma, sentimos a alegria mais radiante ao sairmos do poço da tristeza. As duas emoções complementam -se e necessitam uma da outra, porque nem a melancolia é eterna nem conseguiríamos suportar cem anos de felicidade.

Este é um dos fatores de stresse na sociedade moderna: acre-ditarmos que temos a obrigação de sermos felizes a toda a hora e em qualquer lugar. A negação da tristeza faz disparar o recurso a antidepressivos e a terapias e o consumo excessivo de substân-cias das quais não necessitamos. É como se não exibir um sorriso permanente fosse um motivo de vergonha.

Contra esta perspetiva falsa e infantil, Nietzsche lembra -nos que a felicidade acontece só como um vislumbre e que, ao tentar-mos perpetuá -la, obliteratentar-mos inclusivamente esses mestentar-mos instantes que nos ajudam a avançar no longo e tortuoso cami-nho da vida.

(7)

17

3

O facto de nos sentirmos tão à vontade

no meio da natureza deve ‑se a esta não ter

uma opinião sobre nós.

O

s seres humanos do século xxi estão desligados da natureza e isso faz com que nos sintamos muitas vezes como extrater-restres no nosso próprio planeta. Embora acreditemos que a cul-tura e a civilização superaram o nosso lado mais animal e instintivo, continuamos a precisar do contacto com o meio natural.

Quadros de ansiedade originados pelo excesso de trabalho e pela permanência na selva urbana durante demasiado tempo podem ser tratados mais eficazmente com uma escapadela de dois ou três dias para o meio da natureza do que com uma ava-lanche de medicamentos.

Ao sentirmos o cheiro da terra molhada, o ar puro, o silêncio apenas perturbado por pequenas criaturas que zumbem e piam à nossa volta, reencontramo -nos com a nossa essência há muito abandonada.

Tal como Nietzsche refere, na cidade representamos um papel, porque nos importamos muito com aquilo que os outros pensam de nós. Ao regressarmos à natureza, em contrapartida, podemos dar -nos ao luxo de sermos nós próprios. Não temos de nos ves-tir, de falar ou de agir de uma maneira especial. Basta que nos deixemos guiar pela natureza até ao centro de nós próprios, onde um oásis de tranquilidade nos espera.

Referências

Documentos relacionados

A partir do exercício de 2010, os recursos orçamentários para o custeio da saúde suplementar do servidor serão calculados mensalmente com base no número de

De acordo com a principal pesquisa sobre ro- dovias do país, dois trechos da BR-163 em Mato Grosso passaram de “regular” para “bom”, exatamente os dois pontos em que

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

Este espectro de RMN de 13 C CP/MAS também vem consolidar as conclusões obtidas pelo espectro de FTIR, na medida em que não se observam sinais típicos de lenhinas, o que