• Nenhum resultado encontrado

Poesia Viva a poesia bate à sua porta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Poesia Viva a poesia bate à sua porta"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

1

A POESIA BATE À SUA PORTA”

com os Poetas do Jornal Aldrava Cultural

RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal

Leitura em casa – Doação de livros e Jornais – Santa Bárbara DESCRIÇÃO SUMÁRIA

O projeto “POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA” dos Poetas do Jornal Aldrava Cultural envolve crianças, jovens, adultos, idosos, alunos, professores, acadêmicos e produtores culturais em uma abrangente teia de leitura com série de encontros, conversas, apresentações públicas em saraus, projeção de vídeo-poemas nas cidades mineiras de Mariana, Ipatinga, Santa Bárbara, Belo Horizonte, alunos da Escola Viva de São Paulo e alunos de escolas públicas da cidade. O projeto “POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA” com os Poetas do Jornal Aldrava Cultural, inicialmente com intuito de auxiliar no processo de Letramento com inserção dos autores no ambiente escolar na cidade de Mariana (MG) a partir de 2005, multiplicou-se para outras entidades nos estados, com objetivo de levar a poesia não só para o espaço escolar, mas para outras localidades. No ano de 2009, batendo à porta de casa em casa da população, lendo poesias, contos, crônicas, histórias e distribuindo gratuitamente jornais e livros para aguçar o hábito e o gosto pela leitura no lar, além de multiplicar essa ação, pedindo às pessoas das casas visitadas para realizarem o mesmo processo

(2)

2 com o vizinho, com o parente, com o amigo; distribuindo os mesmos jornais e livros e assim sucessivamente. Desse contato nascem o gosto e a disseminação do processo de leitura de poesias, contos, crônicas de forma sistemática e efetiva na população.

(3)

3

Poesia bate à sua porta

(4)

4

(5)

5

Poesia bate à sua porta – Santa Bárbara – Doação de livros à coordenadora de Biblioteca Pública

(6)

6

JUSTIFICATIVA

Leitura em casa com adolescentes e crianças – doação de jornais – Santa Bárbara

O presente projeto se justifica por empreender um esforço contínuo dos poetas do Jornal Aldrava Cultural na ampliação das possibilidades de leitura de poemas, crônicas, contos nas escolas públicas, particulares, eventos culturais e batendo de porta em porta (nas casas), inserção de escritores e acadêmicos nesses projetos. Depois de consolidar espaço na organização de encontros com escritores, artistas, público em geral para promoção de atividades de leitura em eventos culturais com performances, saraus, exibição de vídeo-poemas em academias, centros culturais, públicos e escolas, agora o Aldrava leva à poesia às casas. A importância desse projeto é em defender uma proposta de democratização da leitura, capaz de atravessar as mais diversas classes sociais e atingir os mais diferentes sujeitos e grupos sociais, ampliando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com sua família para ler uma história, um poema, um texto, um causo; ampliando a produção e divulgação das ações dos agentes de leitura e produtos culturais da região. Iniciar o público infanto-juvenil, comunidade local e escolar no universo da literatura produzida por escritores, poetas e acadêmicos, estimulando-os a desenvolver suas potencialidades e a ampliar o conhecimento, às relações de afetividade e harmonia em família, a criação, a experimentação, a produção, a compreensão e a interpretação. Distribuição gratuita de livros e do Jornal Aldrava Cultural, do Jornal Aldravinha para os lares, Bibliotecas Públicas e Comunitárias, Instituições Culturais e outros locais de acesso. Trata-se da continuidade do projeto Haicai: da arte poética à alfabetização, produzido na E. E. Dom Benevides, em 2005-2007, e no ano de 2007 e 2008 na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso na cidade de Mariana - MG, Escola Estadual Dona Reparata (distrito de Cachoeira do Brumado) e Secretarias de Educação de Ipatinga e Santa Bárbara (2008).

(7)

7 voz e seus afetos no texto narrado para o ouvinte. Bater à porta de casa em casa, estimulando o hábito de leitura, a criatividade, a expansão do vocabulário, incitando a memória auditiva e visual, além de promover o contato humano e afetivo entre autores e pessoas do lar.

RESULTADOS

Os resultados previstos para o projeto “POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA”, demonstrarão que um lar pode ser transformado em um lugar saudável e acolhedor para a prática contínua de atividades de leitura em família e os agentes de leitura, em parceria com os poetas do Jornal Aldrava Cultural, ampliarão e incentivarão essa ação para outros locais.

(8)

8

Leitura em casa e doação de livros e jornais – Santa Bárbara

(9)

9 Momento de Leitura com livros doados – Santa Bárbara - MG

(10)

10 Doação de livros e jornais à agente de leitura em casa

(11)

11 Doação de livros e jornais à agente de leitura em casa

(12)

12 Leitura, doação de livros e jornais em casa

(13)

13

J.S.Ferreira presenteia mãe com seus livros Jenipapo, Bateia Lírica e lê poesias.

(14)

14

Moradores da Rua Maria Carolina demonstram carinho pela alfabetizadora voluntária

(15)

15 Ponto Itinerante de Leitura – Poetas do Jornal Aldrava Cultural

(16)

16

OFICINAS DE LEITURA - 2009

Cada participante fez haicais com ilustrações

(17)

17

Participantes da oficina

Oficina: nas sendas brasileiras do haicai

16 de julho de 2009 - Sala 20 - Escola de Minas, Ouro Preto, MG

(18)

18

Participantes assistem a vídeo-haicais

(19)

19

Andreia Donadon na leitura de haicais dos participantes

Andreia Donadon Leal dá exemplos de haicais ****

(20)

20

REALIZAÇÃO DE SARAUS – em Bares - Mariana Incentivo à Leitura - 2009

(21)

21

J.S.Ferreira - leitura de poemas

Hebe Rôla - declamação Por detrás da face de Anício ChavesJ. B. Donadon-Leal apresenta o livro

(22)

22

gabriel bicalho

No

Andreia Donadon e poetas convidados J.S.Ferreira

(23)

23

(24)

24

REALIZAÇÃO DE SARAUS – em Bares - Mariana Incentivo à Leitura - 2009

Leitura de Viko Uai Gomide. Ao fundo: J.B. Donadon-Leal (no espelho, fotografando), J.S.Ferreira, Hebe Rôla, Gabriel Bicalho, Marília Siqueira, Jusberto Cardoso Filho, Anício Chaves e Andreia Donadon Leal

(25)

25

J. B. donadon-Leal - leitura de poema

(26)

26

Hebe Rôla - abertura oficial

(27)

27

Hebe Rôla - declamando

(28)

28

Marília Siqueira - leitura de poema

CLESI - Ipatinga Nena de Castro - leitura de poema CLESI - Ipatinga

Pizzaria O Passo, em Ouro Preto - RECITAL

(29)

29

Alexsandre Carvalho e Thiago Caldeira - declamação e música

(30)

30

Poetas: Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira, Gabriel Bicalho e J.B.Donadon-Leal leitura de poemas aldravistas

Poetas Hebe Rôla (Mariana), Marília Siqueira e Nena de Castro (Ipatinga) Jusberto Cardoso Filho (Ouro Preto)

(31)

31

(32)

32

ESPANHA – Maracena – Fevereiro – 2009

2009

ESPANHA – Casa de Cultura de Maracena – Granada

Distribuição de livros/jornais –Leitura de Poesias/Contos e Conferências Alunos do Colégio do Sagrado Coração e Secretário de Cultura

(33)

33

Andreia Donadon Leal profere conferência

Andreia Donadon Leal, Jesús Cardenete (Curador da Exposição) e o Prof Jesús Alvarez Lara Doação de livros aldravistas para O Colégio Sagrado Coração

(34)

34 Participantes da conferência em frente à tela "Revolta da Mata" de Andreia Donadon Leal

Todos os presentes receberam a edição 74 do Jornal Aldrava Cultural

(35)

35 O livro Jenipapo de JS Ferreira encanta criança espanhola

(36)

36

Andréia distribui livros para artesãos e feirantes na Av. Afonso Pena - BH

(37)

37

(38)

38

A conclusão de mais uma etapa dos projetos de incentivo à

leitura do Jornal Aldrava Cultural cujo objetivo central é a

divulgação exclusiva de textos produzidos por crianças e

adolescentes.

Momento da apresentação do Jornal Aldravinha Cultural

(39)

39

Momento da apresentação do Jornal Aldravinha Cultural e do livro Jenipapo Livro Jenipapo - coedição com o CLESI, no projeto Giro-Lê

(40)

40

RESULTADOS SOCIAIS E ARTÍSTICO-CULTURAIS

• Incentivo a prática de leitura.

• Promoção de encontros em família para atividades de leitura e contação de histórias.

• Disponibilização e rotatividade de acervo para leitura. • Encontros contínuos para realização de leituras. • Incentivo ao processo de socialização da comunidade.

• Formação de grupos de leitores/escritores e agentes de leitura. • Produção, apresentação e divulgação de ações e produtos culturais.

• Criação de oportunidades para conhecer e qualificar a produção literária e artística regional, nacional e internacional.

• Produção e execução de eventos literários e culturais.

OBJETIVO GERAL

Prática contínua de atividades de leitura em família e comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.treinar agentes de leitura e produtores de textos.

2. promover encontros contínuos em escolas públicas, lares e entidades culturais para criar ambientes de leitura e apresentações culturais com saraus, performances e apresentação de vídeo-poemas.

3. promover a divulgação das ações dos agentes de leitura nas edições impressas e virtuais do Jornal Aldrava Cultural e a produção textual dos participantes envolvidos no projeto.

ESTRATÉGIAS

O Projeto Poesia Viva com os Poetas do Jornal Aldrava desenvolve as seguintes etapas: (1) visitas de poetas na casas e escolas para conversar sobre literatura, leitura e produção textual; (2) visita de poetas nas residências e escolas para leitura de poesias, textos, etc (3) acompanhamento dos poetas aldravistas às atividades dos professores nas aulas de leitura de poesia; (4) acompanhamento dos poetas aldravistas às atividades dos professores nas aulas de produção de textos e dos agentes de leitura, inclusive de poesia; (5) publicação de textos dos agentes de leitura na edição impressa e virtual do JORNAL ALDRAVA CULTURAL, publicação de poemas, textos e ilustrações dos alunos de escolas envolvidos no projeto no Jornal Aldravinha Cultural impresso e virtual; (6) palestras, encontros, conversas, saraus e exibição de vídeo-poemas, nos lares, nas academias, nos espaços escolares, espaços culturais diversos.

PÚBLICO ALVO

Crianças, jovens, adultos e idosos; alunos e professores de escolas públicas e particulares.

BENEFICIADOS

(41)

41 Associação Aldrava Letras e Artes: Gabriel José Bicalho (presidente), José Sebastião Ferreira (vice-presidente), José Benedito Donadon-Leal (presidente da comissão editorial), Andréia Donadon Leal (diretora de projetos do jornal aldrava cultural) e Hebe Rôla (secretária); Agentes de leitura.

PARCERIAS

Casa de Cultura de Mariana e Academia Marianense de Letras, Academia de Letras do Brasil – sessão Mariana e região, Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola Estadual Dom Benevides, Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso, Escola Estadual Dona Reparata, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi), Escola Viva de São Paulo.

(42)

42

2008 – Doação de livros – Biblioteca Braille - Brasília

TRABALHO REALIZADO EM BRASÍLIA/2008: DOAÇÃO DE LIVROS, TRANSCRIÇÃO DE POEMAS EM BRAILLE; LEITURA DE POESIAS para

(43)

43

Couto

(44)

44

OUTROS TRABALHOS de Incentivo à Leitura Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana

(45)

45 Projeto de Incentivo à leitura – 2007 – Mariana – alunos de escola pública

(46)

46

Projeto de Incentivo à leitura escola pública – 2007 - Mariana

(47)

47

(48)

48

CHOVEU POESIA NA CASA da poeta e artista plástica Andreia Donadon Leal- 2008

Alunos entregam pasta de poemas dedicados à Andreia Donadon Leal

(49)

49

Alunos ouvem atentamente as palavras de Andreia Donadon Leal

(50)

50

Poetas Aldravistas e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA – 2008 Escola Prisma

(51)

51

(52)

52

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA 2009 BIBLIOTECA COMUNITÁRIA OSQUINDOTECA

Agentes de Leitura, professores, escritores do Jornal Aldrava e alunos de escola municipal.

(53)

53 Leitura – poeta – Biblioteca Osquindoteca – Passagem de Mariana

(54)

54 Doação de Livros à Biblioteca Comunitária

(55)

55 Leitura com poeta na comunidade de Passagem de Mariana em Biblioteca Comunitária

(56)

56 Doação de livros à Biblioteca Comunitária

(57)

57

FÓRUM DAS LETRINHAS – OURO PRETO

Referências

Documentos relacionados

Portanto a poesia se torna parte relevante da sociedade e da história como um instrumento literário de compromisso com o registro da realidade do contexto histórico

Sendo assim, sempre que houver um conflito entre fontes (seja entre a Constituição Federal de 1988 e o contrato de trabalho, por exemplo), será dada prevalência àquela

Outre ces témoins matériels d'une occu- pation de Ia vallée pendant le Paléolithique supérieur, d'autres périodes ont aussi laissé des vestiges de Ia

As Gravaduras e os Desenhos mestiços de Jorge dos Anjos não só apresentam uma justaposição entre a expansão do campo da gravura, do desenho e a apropriação da cultura popular

Como objetivos específicos se propõe verificar que a disposição virtual do professor da rede privada de ensino deve ser indenizada, pois o docente tem seu tempo de lazer mitigado,

Portanto, dizemos que esta dissertação se apresenta não só como um requisito para a aprovação neste curso de mestrado, mas também como um trabalho sobre mais uma alternativa em

Mesmo nas atuais pesquisas, cujos resultados apontam para possíveis benefícios que alunos e professores poderiam obter por meio do uso de celulares e seus aplicativos durante

Apesar de haver a necessidade de se estudar um maior número de subs- tâncias, incluindo a avaliação de produtos acabados, os dados do presente es- tudo, associados aos disponíveis