• Nenhum resultado encontrado

INFOCONTAB Luca Pacioli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFOCONTAB Luca Pacioli"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

INFOCONTAB

Portal INFOCONTAB – O Portal da Contabilidade em Portugal

www.infocontab.com.pt

jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Propriedade de:

Joaquim Fernando da Cunha Guimarães

Rua Comendador Santos da Cunha, 359

Apartado 2652

4701-908 Braga

Portugal

N.B.: O Portal foi aprovado pelo Conselho Directivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, conforme comunicação por carta n.º DT/083/05, de 11 de Novembro de 2005.

OUTROS DESTAQUES:

Ultrapassadas as 50.000 visitas

ROC nas Instituições do Ensino

Superior

Inversão do sujeito passivo em IVA

EDITORIAL

MESTRES/PROFESSORES

2.º ANIVERSÁRIO DO PORTAL (12 DE MAIO DE 2007)

A grande novidade desta actualização

do Portal refere-se à inclusão de um novo sub-menu, sob o título “MESTRES/PROFESSORES”, integrado no menu “Contabilidade”, o qual contém diversas

informações sobre aqueles que considero como os principais “Mestres/Professores” de Contabilidade

portugueses.

Assim, passo a incluir sub-menus (funcionam como “sub-sites”) dos

“Mestres/Professores”: Ricardo José de Sá (1844 – 1912), Jaime Lopes Amorim (1891 – 1973), Fernando Vieira

Gonçalves da Silva (1904 – 1990), Camilo Cimourdain de Oliveira (1912 - ...), Martim Noel Monteiro (1916 – 1980), António Lopes de Sá (1927 - …) e Rogério Fernandes Ferreira (1929

- …).

Parece-me que estes nomes são indiscutíveis, daí o destaque. Porém, estou receptivo a sugestões, criticas, correcções, etc., para a melhoria dessa informação, o que, desde já, agradeço.

Com efeito, a melhor homenagem que se pode prestar aos nossos

“Mestres/Professores” é divulgar a sua obra (v.g. livros, artigos,

comunicações, homenagens) e os seus contributos para o desenvolvimento científico da Contabilidade, o que justifica esta iniciativa.

Índice:

EDITORIAL 1 1. ACTIVIDADES PESSOAIS 3 2. INFOCONTAB 3 3. CONTABILIDADE 4 4. DIVERSOS 7 PEDIDO DE COLABORAÇÃO 8

Número 34, 18 de Maio de 2007

L u c a P a c i o l i

N

O T A

I

N F O R M A T I V A

“Uma maior e melhor

divulgação da nossa querida

disciplina – A CONTABILIDADE –

contribui para o seu

enobrecimento”.

(JOAQUIM CUNHA GUIMARÃES, Setembro de 2005)

“... para se simpatizar com a

contabilidade, é necessário

conhecê-la primeiramente”.

(JAIME LOPES AMORIM, in Lições de Contabilidade Geral, Ed. Empresa Industrial Gráfica do Porto, Lda, Porto,

1929, p.12)

“A Contabilidade é uma das

mais belas invenções da mente

humana e todo o bom

empresário deveria introduzi-la

na sua administração”.

(GOETHE, citado por Martim Noel Monteiro, “A Contabilidade e o seu Mundo”, Ed. Portugália Editora, 1965)

(2)

2

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

EDITORIAL (Cont.)

Assim, neste editorial destaco a foto (da época) de RICARDO JOSÉ DE SÁ, o primeiro dos nossos “Mestres/Professores”.

No mesmo contexto elaborei um artigo sob o título “FERNANDO VIEIRA GONÇALVES DA SILVA – «DIVULGADOR/PUBLICISTA»” considerado pelo Professor Rogério Fernandes Ferreira “O Mestre dos Mestres” da Contabilidade em Portugal (ver foto), o qual disponibilizo para download nos menus “Actividades Pessoais/Artigos/N.º 214” e Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 20, de Maio de 2007.

Um segundo destaque deste editorial refere-se ao “2.º ANIVERSÁRIO DO PORTAL (12 DE MAIO DE 2007)”, sendo esta a data do lançamento provisório (o lançamento definitivo ocorreu em 21 de Julho de 2005). Desde a data (28 de Setembro de 2005) do lançamento do contador de

visitas, verifica-se que, em 24 de Abril de 2007, foi ultrapassado o lindo número de 50.000 (nesta data 52.727), o que, tratando-se de um portal pessoal, constitui um facto assinalável.

Na Nota Informativa anterior (n.º 33, de Abril de 2007) foi colocado um espaço de sondagem com a seguinte questão: “Como classifica a utilidade e conteúdo deste Portal?”. Até hoje, obtive 65 respostas com os seguintes resultados:

Excelente – 61,54%

Bom – 20%

Razoável – 4,62%

Má – 6,15

Muito má – 7,69%

Sinceramente não percebo como alguém pode classificar de “Má” e “Muito Má” a utilidade e conteúdo do Portal, quando não existe outro em Portugal com tanta informação agregada. É

caso para dizer “só por maldade” ou más intenções. No entanto, o “Excelente” e o “Bom” dá-me um certo conforto e incentivo para continuar na senda da divulgação da

Contabilidade.

Tendo em consideração esses dois factos, julguei oportuna a divulgação de um “INQUÉRITO AOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE E ÁREAS CONEXAS (V.G. FISCALIDADE, AUDITORIA/REVISÃO DE CONTAS) DO ENSINO SUPERIOR”, visando obter a opinião sobre o Portal, cujos contributos desde já agradeço.

Finalmente, aproveito para divulgar as fotos dos nossos “Mestres/Professores:

Fernando Vieira Gonçalves da Silva

Rogério Fernandes

Ferreira

Camilo Cimourdain de Oliveira Martim Noel

(3)

3

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

1. ACTIVIDADES PESSOAIS

1.1. COMUNICAÇÃO NA 2.ª CONFERÊNCIA DA CTOC SOBRE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA

No menu “Actividades Pessoais/Diversos/Congressos, Jornadas, etc.” e no menu “Contabilidade/Congressos, Jornadas, Etc./Documentos/Da Minha Autoria” disponibilizo para download a minha comunicação sob o título “O Futuro da Normalização Contabilística Nacional – O Sistema de

Normalização Contabilística (SNC)”, apresentada na 2.ª Conferência sob Normalização Contabilística (“30 ANOS DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA EM PORTUGAL (1977/2007) – PASSADO, PRESENTE E FUTURO”), realizada no dia 11 de Maio de 2007 e organizada pela Câmara dos TOC.

1.2. DIVERSOS/CONGRESSOS, JORNADAS, ETC./DOCUMENTOS/DA MINHA AUTORIA

A partir desta data disponibilizo para download as comunicações por mim apresentadas.

1.3. ARTIGOS PUBLICADOS

N.º 213 - HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL, Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 20, de Maio de 2007, a publicar no Jornal AIMinho.

N.º 214 - FERNANDO VIEIRA GONÇALVES DA SILVA – “DIVULGADOR/PUBLICISTA”, Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 20, de Maio de 2007.

1.4. ARTIGO DA REVISTA “CONTABILIDADE & EMPRESAS” A revista “Contabilidade & Empresas” (Suplemento do Jornal Vida Económica n.º 1198, de 27 de Abril de 2007, p. 10) destaca, em artigo sob o título “Joaquim Guimarães optimista – TOC têm boas saídas profissionais”, alguns dos meus comentários proferidos na sessão de apresentação dos meus dois livros em Março passado.

2. INFOCONTAB

2.1. SOBRE O PORTAL

2.1.1. ACTUALIZAÇÃO DO PORTAL

Com esta NOTA INFORMATIVA procedo a mais uma actualização do Portal.

Insisto na informação de que o Portal é de actualização permanente. No entanto, sempre que a quantidade e ou qualidade das alterações assim o exigirem, procedo à emissão de Notas Informativas INFOCONTAB.

2.1.2. CONTABILIDADE/”MESTRES/PROFESSORES” Como referi no editorial foi criado o sub-menu “MESTRES/PROFESSORES” no menu “Contabilidade”.

2.1.3. CONTABILIDADE/CONGRESSOS, JORNADAS, ETC O sub-menu “Congressos, Jornadas, Etc.” que constava no menu “Diversos” passou a constar do menu “Contabilidade”.

2.1.4. MAIS DE 50.000 VISITAS

Em 24 de Abril de 2007 foi ultrapassado o número de 50.000 visitas, bem como o máximo de visitas (314) no dia 13 de Março de 2007.

2.1.5. A SUA OPINIÃO

Do Dr. Alberto Costa, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, recebi a seguinte opinião:

“Aproveito a ocasião para lhe endereçar as minhas felicitações pela qualidade do seu site INFOCONTAB.

É, de facto, uma mais-valia para a nossa profissão.”.

2.1.6. CONTABILIDADE/INVESTIGAÇÃO/NEOPATRIMONIALISMO O sub-menu “Neopatrimonialismo” foi eliminado em virtude da informação ter sido transferida para o menu

“Mestres/Professores/António Lopes de Sá (1927-…)”.

2.1.7. INQUÉRITO AOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE Como referi no editorial, disponibilizo um inquérito sobre o Portal, dirigido aos Professores de Contabilidade e Áreas conexas (v.g. Fiscalidade, Auditoria/Revisão de Contas), cujo preenchimento agradeço.

2.1.8. MAPA DO PORTAL

(4)

4

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

2.2. REVISTA ELECTRÓNICA INFOCONTAB N.º 20, DE MAIO DE 2007

Na Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 20, de Maio de 2007 foram incluídos os seguintes artigos:

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL, de Joaquim Fernando da Cunha Guimarães.

FERNANDO VIEIRA GONÇALVES DA SILVA – “DIVULGADOR/PUBLICISTA”, de Joaquim Fernando da Cunha Guimarães.

3. CONTABILIDADE

3.1. MESTRES/PROFESSORES 3.1.1. NOVO MENU

Como destaco no editorial, foi incluído este novo menu, no qual divulgo e divulgarei informações sobre os nossos “Mestres/Professores”.

3.1.2. ANTÓNIO LOPES DE SÁ (1927-…) 3.1.2.1. Informativo Neopatrimonialismo

Foi incluído o Informativo Neopatrimonialismo n.º 55/2007, no qual o Professor Lopes de Sá destaca o lançamento dos meus dois livros “Técnicos Oficiais de Contas” e “200 Estudos e Artigos de Opinião”, bem como a constituição da Comissão de História da Contabilidade da CTOC.

3.1.2.2. Novos Livros do Professor Lopes de Sá

O Professor Lopes de Sá acaba de anunciar a publicação (no prelo) de dois novos livros: “ÉTICA E VALORES HUMANOS” (cerca de 200 páginas) e “VALOR DE CAPITAL, AVIAMENTO E CONTABILIDADE CIENTÍFICA” (cerca de 300 páginas). Além disso, o Professor está envolvido num projecto coordenado pelo Conselho Federal de Contabilidade que resgata a História da Contabilidade no Brasil (com cerca de 600 páginas).

A propósito do tema ética, divulgo a capa do livro “ÉTICA PROFISSIONAL”, Ed. Atlas, 2.ª Edição, São Paulo, 1998, que dedicou ao saudoso e distinto TOC, José Luís Lopes Marques, ex-Director do Jornal do Técnico de Contas e da Empresa, falecido em Dezembro de 2004 (ver meu artigo “O JTCE - 36 ANOS AO SERVIÇO DA CONTABILIDADE E DO TÉCNICO DE CONTAS”, disponível no menu “Actividades Pessoais/Artigos/N.º 118”).

3.1.2.3. DIVERSOS - Novo Site do Professor Lopes de Sá

O Professor António Lopes de Sá lançou o seu novo site em

http://www.lopesdesa.com.br/.

3.1.2.4. 80.º Aniversário do Professor Lopes de Sá

O Professor Lopes de Sá completou no passado dia 9 de Abril o seu 80.º Aniversário, pelo que está de parabéns.

(5)

5

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

3.2. ASSOCIAÇÕES

3.2.1. CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS (CTOC) 3.2.1.1. Livro sobre o Relatório e Contas/2006

Visando assinalar as comemorações do 10.º Aniversário da CTOC, a Direcção da CTOC publicou sob a forma de livro (ver figura da capa) o Relatório e Contas de 2006.

3.2.1.2. Conferência sobre Normalização Contabilística

Como já referi em Notas Informativas anteriores, decorreram em Lisboa (2 de Maio) e no Porto (11 de Maio) duas

Conferências comemorativas dos 30 Anos de Normalização Contabilística em Portugal, tendo-se registado a presença de 300 e 400 profissionais, respectivamente.

Na primeira conferência participei como moderador e na segunda como conferencista. Os diapositivos da minha comunicação estão disponíveis para download nos menus “Actividades Pessoais/Diversos/Congressos, Jornadas, Etc.” e “Contabilidade/Congressos, Jornadas, Etc./Documentos/Da Minha Autoria”.

3.2.1.3. Posição da CTOC sobre “A Inversão do Sujeito Passivo em IVA”

A CTOC disponibilizou no seu site um documento elaborado pelo Conselho Técnico, contendo a posição da CTOC sobre o tema “Inversão do Sujeito Passivo em IVA”, face à publicação do Decreto-Lei n.º 21/2007, de 29 de Janeiro e aos Ofícios-Circulados n.os 30 099, de 9 de Fevereiro de 2007 e 30 100, de

28 de Março de 2007.

3.2.1.4. Formação

A CTOC disponibiliza no site os programas das acções de formação eventual (entre 25 de Junho e 13 de Julho), segmentada e permanente que vai promover até ao fim do ano.

3.2.2. ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS (OROC) 3.2.2.1. ROC nas Instituições do Ensino Superior

O Conselho de Ministros aprovou, em 5 de Maio de 2007, uma Proposta de Lei que aprova a Lei do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior.

O novo Regime Jurídico, que se aplica a todos os estabelecimentos de ensino superior, irá regular a

constituição, as atribuições, a organização, o funcionamento, a competência orgânica e a fiscalização pública das instituições de ensino superior.

O diploma vem, ainda, estabelecer a exigência da nomeação de um fiscal único em todas as instituições e de auditorias

externas periódicas, cujos relatórios serão tornados públicos. Estabelece, ainda, a exigência de contabilização consolidada de despesas e receitas, e da explicitação integral da estrutura de custos de cada instituição.

Esta é mais uma oportunidade profissional para os Revisores Oficiais de Contas e, seguramente, uma grande

responsabilidade que irá ser assumida com grande empenhamento e motivação.

(Extraído do site da Ordem dos ROC)

Foto extraída do site da CTOC

(6)

6

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

3.2.3. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE (APOTEC) 3.2.3.1. XIV Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade

Já está disponível no site da APOTEC, em www.apotec.pt, o programa provisório das Jornadas em epígrafe que se realizam no dia 4 de Outubro de 2007, em Ponta Delgada (Açores).

3.2.4. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO (APECA) 3.2.4.1. Novidades e Lembranças

Disponibilizo as Novidades e Lembranças da 1.ª Quinzena de Maio.

3.2.5. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PERITOS CONTABILISTAS 3.2.5.1. Opinião sobre o Portal

Da APPC recebemos um fax com o seguinte teor:

“… queremos agradecer todo o esforço que tem posto no desenvolvimento do seu Portal “INFOCONTAB” em prol, da Contabilidade, mas especialmente naquilo que nos toca directamente, isto é, a nova Revista de Contabilidade e Finanças.”.

3.3. NORMALIZAÇÃO

3.3.1. IASB APROVA PROJECTO DAS NORMAS PARA AS PME O International Accounting Standards Board (IASB) publicou, no passado dia 15 de Janeiro, para comentários, o Projecto de Normas das IFRS para as Pequenas e Médias Empresas.

O principal objectivo desta norma é proporcionar um conjunto de princípios contabilísticos simplificados e independentes baseados nas IFRS completas, desenvolvidas sobretudo para empresas cotadas, mas apropriado para empresas não cotadas e para as empresas mais pequenas. Estes objectivos foram conseguidos através da redução de opções de tratamento contabilístico, eliminação de tópicos que na generalidade não são relevantes para as PME e pela simplificação de métodos de reconhecimento e mensuração. O actual projecto de norma

reduz o volume de requisitos aplicáveis às PME’s em mais de 85% quando comparado com as normas full.

O Projecto de Norma já está disponível, gratuitamente, para o público em geral no site do IASB desde o dia 26 de Fevereiro.

O IASB solicita comentários ao Projecto de Norma até ao próximo dia 1 de Outubro de 2007.

Para mais informações sobre está matéria consulte:

http://www.iasb.org/News/Press+Releases/IASB+publishes+d raft+IFRS+for+SMEs.htm.

(Extraído da Newsletter da OROC n.º 1, de Abril de 2007)

3.4. INVESTIGAÇÃO

3.4.1. MESTRADO EM CIÊNCIAS EMPRESARIAIS DA FEP

O Dr. Alberto Costa, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, concluiu em 18 de Abril de 2007, o Mestrado em Ciências Empresariais, Especialização em Contabilidade, da Faculdade de Economia do Porto, com a dissertação “A Ética E O Técnico Oficial De ContaS”, cujo estudo envolveu um inquérito aos TOC.

(7)

7

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

3.4.2. AECA – LISTA DE CORREIO N.º 167

Disponibilizo para download a Newsletter n.º 167, de 20 de Abril de 2007, da AECA.

3.5. CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, ETC

3.5.1. X CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS (IIC) O ISEOR e o Instituto Internacional de Custos (IIC), organizam em Lyon, França, nos dias 13 a 15 de Junho de 2007, em parceria com IAE, o X Congresso Internacional De Custos.

3.5.2. XIV JORNADAS DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE A APOTEC realiza em Ponta Delgada (Açores), no dia 4 de Outubro de 2007, as Xiv Jornadas De Contabilidade E Fiscalidade.

3.5.3. CONGRESSOS, JORNADAS, ETC./DE OUTROS AUTORES Por gentileza do Professor Dr. Hernâni O. Carqueja,

disponibilizo para download os diapositivos da sua

comunicação sob o título “A Normalização Contabilística e o Quadro Conceptual” apresentada na 2.ª Conferência da CTOC, “30 ANOS DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA EM PORTUGAL (1977/2007) – PASSADO, PRESENTE E FUTURO” realizada no Porto no passado dia 11 do corrente.

4. DIVERSOS

4.1. INFORMAÇÕES

4.1.1. CONTABILIDADE - Mestrado Em Contabilidade Da FEP De acordo com informações disponíveis no site da Faculdade de Economia do Porto (FEP), www.fep.up.pt, estão abertas candidaturas para o Mestrado de Contabilidade de 14 de Maio a 8 de Junho.

O Mestrado de Contabilidade foi reestruturado de acordo com o Processo de Bolonha.

4.1.2 Frases E Comentários

4.2. LEGISLAÇÃO

Foi incluída a referência à seguinte legislação:

DIPLOMA LEGAL ASSUNTO

Circular n.º 6/2007, de 13 de Março IRC – Regime Especial de Tributação dos Grupos de Sociedades (RETGS) Decreto-Lei n.º 61/2007, de 14 de Março Branqueamento de Capitais – Controlo dos Montantes de Dinheiro Líquido nas

Fronteiras

Portaria n.º 321-A/2007, de 26 de Março IRC – Ficheiro Modelo de Auditoria Tributária

Decreto-Lei n.º 99/2007, de 2 de Abril Alfândegas – Declaração Aduaneira Electrónica (Revogação do STADA) Decreto-Lei n.º 114/2007, de 19 de Abril Desburocratização – Dispensada de Apresentação de Certidão Comprovativa

de Situação Tributária ou Contributiva Regularizada.

Portaria n.º 499/2007, de 30 de Abril IES – Normas relativas ao envio da Informação Empresarial Simplificada por Transmissão Electrónica de Dados

“Não se deve alimentar o preconceito empírico de que o ensino da Contabilidade se deve limitar ao aspecto prático imediatamente utilizável. Precisamos levantar e não baixar o nível intelectual desses cursos.”.

(Francisco Xavier Antunes, em comunicação apresentada no 1.º Congresso Nacional do Ensino Técnico Profissional, Lisboa – Dezembro de 1958, publicação da Sociedade Portuguesa de Contabilidade)

(8)

8

Nota Informativa INFOCONTAB n.º 34

4.3. LIVROS 4.3.1. FISCALIDADE

Foi incluído o livro “A TRIBUTAÇÃO DO PATRIMÓNIO”, de Abílio Marques, Almedina, Março de 2007.

4.3.2. CONTABILIDADE/FISCALIDADE

Foi incluído o livro “O Trabalho De Fecho De Contas Do Exercício De 2006”, de Jorge Manuel Teixeira da Silva, Armindo Lourenço, António Rodrigues Neto e Joaquim Alexandre de Oliveira e Silva, Edição APECA n.º 38, Março de 2007.

Agradeço aos autores a oferta de um exemplar para a minha biblioteca.

PEDIDO DE COLABORAÇÃO

Já conferiu na "Bases de Dados/Pesquisa/Revistas" os artigos que escreveu e foram publicados nas revistas nacionais? Em caso afirmativo, indique eventuais erros para ulterior correcção.

Para que o Portal cumpra melhor os objectivos preconizados, agradeço aos colegas que me transmitam informações que julguem oportunas (jfcguimaraes@jmmsroc.pt).

Braga, 18 de Maio de 2007 Joaquim Fernando da Cunha Guimarães

Consulte o Portal INFOCONTAB: www.infocontab.com.pt

O seu endereço está inscrito numa das nossas mailing list. Se pretende ser removido, e não receber mais informações clique aqui

.

P.S.: Divulgue este e-mail a quem, eventualmente, possa estar interessado.

Referências

Documentos relacionados

serviços veicular, para a manutenção de veículos da frota municipal englobando a Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal

Das Informações Gerais referentes à si- tuação pessoal do idoso foram utilizados os da- dos das variáveis: sexo, idade, origem, grau de instrução e estado conjugal; da

Kickboxing Free Style (Low Kick) Campeão: Wanderson Ribeiro Muay Thai Campeão: Gilson de Souza Regras K1 Campeão: VAGO Featherweight "Pena" 57kg (125lbs).

Remuneração do ADMINISTRADOR e (i) tributos que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do FUNDO; (ii) registro de documentos em

A APSIS CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA., doravante denominada APSIS, com sede na Rua da Assembleia, nº 35, 12º andar, Centro, na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no

da criação de oportunidades de infi ltração da água no solo e através da destruição da camada do solo repelente à água que se forma durante

O presente trabalho descreve as atividades envolvendo o apoio aos produtores de queijo na região de Barbosa Ferraz – PR em parceria com a EMATER, para elucidar as boas práticas

Portanto, a investigação se porta como uma proposta para as atuais demandas das zonas portuárias brasileiras, tendo o recorte do Bairro e Porto Valongo como um caso de avaliação