• Nenhum resultado encontrado

O DEUS QUE ADORAMOS ELE É O DONO E SENHOR DE TODAS AS COISAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DEUS QUE ADORAMOS ELE É O DONO E SENHOR DE TODAS AS COISAS."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O DEUS QUE ADORAMOS

ELE É O DONO E SENHOR DE TODAS AS COISAS.

At 17 07/04/2013

22 Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,

23 pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos

humanas.

25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

27 Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez,

tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

28 ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’. 29 “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

INTRODUÇÃO

1. Paulo, ao contemplar o panteão de ídolos e de adoradores buscando orar a um deus que não pode responder as orações, pois é invenção da arte humana, ele se sente impelido a falar sobre o Deus que eles não conheciam

2. E que de certa maneira até acreditavam que existisse, por isso fizeram uma altar de adoração para ele.

(2)

3. O que Paulo desejava era mostrar aos atenienses quem é o único e verdadeiro Deus! Quais são as características da sua natureza e personalidade? Po que ele é o dono e Senhor se todas as coisas? 4. O Sermão que ele pregou no Areópago de Atenas é um resumo dos

principais aspectos da natureza do Deus que se revelou ao longo da história e que permitiu que esta revelação fosse colecionada nas escrituras sagradas.

5. Nosso propósito hoje é à luz do sermão de Paulo conhecer os principais aspectos da natureza do Deus que buscamos e adoramos.

6. Portanto, quem é o Deus que adoramos? Por que ele é o dono e Senhor de todas as coisas?

I PORQUE ELE É O CRIADOR

24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há

1. A primeira afirmação de Paulo a respeito de Deus no Areópago de Atenas, foi extremamente corajosa, pois

a. os epicureus acreditavam que a matéria era eterna e, portanto, não teve um criador

b. Os Estóicos, que eram panteístas, para quem Deus faz parte de todas as coisas, criam que Deus não teria criado o universo, pois se assim fosse ele estaria criando a si mesmo.

7. Mas apesar de ser uma abordagem contraditória a filosofia e ao

pensamento daquele tempo ela precisava ser anunciada, pois sempre que a lógica da existência de um criador é eliminada do pensamento a tendência é de um afastamento da busca de Deus.

8. Mas a verdade de que Deus é o criador de todas as coisas não é impopular apenas para o pensamento grego antigo. Hoje ela é

extremamente impopular. Pois o pensamento prevalecente é de que a origem de todas as coisas tem como base a evolução. Que é defendida ardorosamente como um fato científico.

9. Ainda que a teoria da evolução não tenha sido estabelecida como

verdade científica, pois não pode ser comprovada pelo método cientifico, ou seja , não pode ser observável, repetida e testada, tem sido

propagada como a única verdade plausível das nossas origens.

10. No entanto a primeira e a segunda leis da termodinâmica demonstram que a evolução é impossível em termos Teóricos, pois estabelecem que a natura; tendência é que todas as coisas caminhem do mais ordenado estado para o menos ordenado estado. Mas a teoria da evolução tem como princípio o oposto ao que tem sido comprovado pelas leis da termodinâmica1.

1 Para um estudo mais aprofundado do assunto sugiro os seguintes livros : Michael Denton, Evolution: A Theory in Crisis [Bethesda, Md.:

(3)

11. A segunda grande objeção a teoria da evolução é a falta de evidencias fósseis, pois seria necessário que houvesse inumeráveis espécies transicionais que não tem sido encontradas, a ponto de os próprios defensores da teoria comentarem o assunto.

12. Apesar da promessa brilhante que paleontologia fornece como um meio de "ver" a evolução, ela tem apresentado algumas desagradáveis

dificuldades para os evolucionistas a mais notória das quais é a presença de "lacunas" no registro fóssil. A evolução requer formas intermediárias entre as espécies e paleontologia não pode fornecê-las. ( "Paleontology and Evolutionary Theory," Evolution 28 [Setembro 1974]: 467)

13. Mesmo Stephen Jay Gould da Universidade de Harvard, talvez o mais conhecido defensor contemporâneo da evolução, candidamente admite, A extrema raridade de formas transicionais no registro fóssil persiste como o grande segredo da paleontologia. As árvores evolutivas que adornam nossos livros têm dados apenas nas pontas e nós de seus ramos, o resto é inferência, porém razoável, mas não ha evidência de fósseis. ( "Evolution's Erratic Pace", Natural History LXXXVI [May 1977]: 14)

14. Por isso, para ser ao menos razoável a ciência deveria admitir a possibilidade de uma outra teoria a da criação

15. A criação é aceita por fé no que a revelação de Deus nos apresenta, pois tanto o velho como o novo testamento afirmam categoricamente que Deus criou todas as coisas.

Ge 1:1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

Sl 146.5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio,cuja esperança está no Senhor, seu Deus,

6 que fez os céus e a terra,o mar e tudo o que neles háe mantém para sempre a sua fidelidade.

Is 40.28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

Jr 10.12 O Senhor fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.

Jr 32.17 Ah! Senhor Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o

teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.

Morris, The Biblical Basis for Modern Science [Grand Rapids: Baker, 1985]; Henry M. Morris and Gary E. Parker, What Is Creation Science? [San Diego: Master Book Publishers, 1984]

(4)

Zc12:1 Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.

Col 1.16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre

a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

16. Mas a própria lógica nos ajuda a crer nesta premissa da nossa fé. 17. Pois, o senso comum diz que todo efeito deve ter uma causa. No

entanto, não pode haver uma interminável cadeia de causas. Assim, deve haver uma causa sem causa primeira: Deus.

18. E é justamente isto o que a bíblia nos ensina:

Hb 3

4 Pois toda casa é estabelecida por alguém, mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus.

19. Quando olhamos o macro universo nos seus bilhões de galáxias e a sua organização que pode ser descrita em leis observáveis é impossível não pensar que existe uma inteligência criadora.

20. E o micro universo, em suas partículas organizadas e ordenadas também é impossível não crer que existe uma inteligência criadora e organizadora.

21. Seria o mesmo que pensar que a explosão em uma área cheia de recursos naturais pudesse produzir um automóvel de último tipo, ou que a explosão em uma gráfica produzisse um dicionário.

22. Uma das razões para que o sistema humano negue a criação é porque é impossível se aproximar de Deus se não tivermos fé de que ele existe e é o criador de todas as coisas.

Hb 11 . De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

23. Pois rejeita o maior testemunho da existência de Deus a sua criação

Sl 19:1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

24. Minha experiência na adolescência olhando o céu e reconhecendo a grandeza do meu criador.

25. Assim Deus é dono e Senhor de todas as coisas pelo seu direito de Criação

(5)

II PORQUE ELE É O SENHOR

24 é o Senhor dos céus e da terra

1. Por causa do direito de ser o criador, Deus é dono e Senhor de toda a terra e de tudo que ele criou.

2. Este é o entendimento de toda a bíblia

3. Mas a nossa arrogância é tremenda a ponto de nos rebelarmos contra o nosso criador e fugirmos da sua presença e direção

4. Esta é a cena descrita pelo

Salmo 2

1 Por que as nações pagãs planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos?

2 Os seus reis se preparam, e os seus governantes fazem planos contra Deus, o Senhor, e o rei que ele escolheu.

3 Esses rebeldes dizem: “Vamos nos livrar do domínio deles; acabemos com o poder que eles têm sobre nós.” 4 Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles.

5 Então, muito irado, ele os ameaça e os assusta com o seu furor. 6 Ele diz: “Já coloquei o meu rei no trono lá em Sião, o meu monte santo.”

7 O rei diz: “Anunciarei o que o Senhor afirmou. O Senhor me disse: ‘Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai.

8 Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu. 9 Com uma barra de ferro, você as quebrará e as fará em pedaços como se fossem potes de barro.’ ”

10 Agora escutem, ó reis; prestem atenção, autoridades!

11 Adorem o Senhor com temor. Tremam e se ajoelhem diante dele;

12 se não, ele ficará irado logo, e vocês morrerão. Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!

5. O Que a bíblia esta nos ensinando é que é uma grande tolice fugir de

Deus como o Senhor de nossas vidas  Onde você vai se esconder dele? 6. É uma grande tolice lutar contra a sua autoridade.  Quem pode

vencê-lo?

7. É uma grande tolice não aceitar os seus propósitos.  Quem pode alterá-los?

8. E a principal razão é que toda vez que fugimos estamos rejeitando o amor daquele que sendo o Senhor do universo se inclina para nos abençoar.

Sl 113

5 Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas,

(6)

6 mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra?

7 Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre,

8 para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.

9 Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!

III O DOADOR E SUSTENTADOR DA VIDA

25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. 28 ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram

alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

1. Agora Paulo enfatiza que além de Deus ano depender de quem quer que seja, nós é que dependemos dele para viver.

2. O sopro da vida foi-nos emprestado e um dia voltará para ele

Jó 32.8 Mas acontece que dentro das pessoas há um espírito, há um sopro do Todo-Poderoso que dá sabedoria.

Jó 33.4 Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida.

Ecl 12.7Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu.

26. Somos nós que dependemos de Deus, e a maior tolice é imaginar que não dependemos dele , pois tudo vem dele.

a. Tudo procede de Deus

Rm 11.36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Tg 1.17 Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.

b. Por isso não colocar a nossa confiança nele é tolice

1 Tm 6.17 Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois

(7)

elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer!

c. Ele doa e sustenta a vida humana simplesmente por sua bondade

Mt 5.45 para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal.

27. A maior tolice é imaginar que você não depende de Deus . 28. Isto é o cúmulo da arrogância

Referências

Documentos relacionados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

As oportunidades que a entidade percepciona, prendem-se sobretudo com as politicas de apoios sociais do Estado, a cooperação com organismos similares, a possibilidade de recurso

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

Imposto diferido: O imposto de renda e a contribuição social diferidos (“impostos diferidos”) são reconhecidos sobre as diferenças temporárias entre os saldos de ativos e

2.1 – A presente Ata de Registro de Preços terá validade de 12 (Doze) meses, contados a partir da data da assinatura. 15, §4° da Lei Federal n° 8.666/93, alterada pela Lei Federal

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

O QUE DEUS FAZ NÃO COMPREENDEMOS AGORA “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê- lo-ás depois.. Pedro, sem compreender a princípio o propósi-