• Nenhum resultado encontrado

Descubra os diferentes tipos de pesquisa de mercado, como conduzir sua própria pesquisa de mercado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descubra os diferentes tipos de pesquisa de mercado, como conduzir sua própria pesquisa de mercado."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Descubra os diferentes tipos de pesquisa de mercado, como conduzir sua própria pesquisa de mercado.

Os consumidores de hoje têm muito poder. Eles podem pesquisar seu produto ou serviço e tomar decisões de compra inteiramente por conta própria.

Além disso, em vez de falar com um de seus representantes de vendas, é mais provável que eles peçam referências de membros de suas redes ou leiam comentários online.

Com isso em mente, você adaptou sua estratégia de marketing para

complementar a maneira como os consumidores de hoje pesquisam, compram e compram?

Para fazer exatamente isso, você deve ter um conhecimento profundo de quem são seus compradores, seu mercado específico e o que influencia as decisões de compra e o comportamento dos membros do seu público-alvo.

Por que uma estratégia eficaz de marketing de mídia social é importante Se você é novo em pesquisa de mercado, este guia fornecerá um plano para conduzir um estudo completo de seu mercado, público-alvo, concorrência e muito mais.

(2)

O que é pesquisa de mercado?

1.

Pesquisa primária vs. secundária

2.

Tipos de pesquisa de mercado

3.

Como fazer pesquisa de mercado

4.

Modelo de relatório de pesquisa de mercado

(3)

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é o processo de coleta de informações sobre as personas dos compradores , o público-alvo e os clientes de sua empresa para determinar o quão viável e bem-sucedido seu produto ou serviço seria, e / ou será, entre essas pessoas.

Por que fazer pesquisas de mercado?

A pesquisa de mercado permite que você encontre seu comprador onde ele estiver. À medida que nosso mundo (digital e analógico) se torna mais barulhento e exige cada vez mais da nossa atenção, isso se mostra

inestimável. Ao compreender os problemas, os pontos fracos e as soluções desejadas de seu comprador, você pode criar seu produto ou serviço de forma que agrade naturalmente a eles.

A pesquisa de mercado também fornece informações sobre

uma ampla variedade de coisas que afetam seus resultados financeiros, incluindo:

Onde seu público-alvo e os clientes atuais realizam pesquisas de produtos ou serviços

Quais de seus concorrentes seu público-alvo procura para obter informações, opções ou compras

O que é tendência em sua indústria e aos olhos de seu comprador Quem compõe o seu mercado e quais são os seus desafios

O que influencia as compras e conversões entre seu público-alvo

Quando você começar a aprimorar sua pesquisa de mercado, provavelmente ouvirá sobre pesquisas de mercado primária e secundária. A maneira mais fácil de pensar sobre pesquisa primária e secundária é imaginar guarda-chuvas sentados sob a pesquisa de mercado: um para pesquisa de mercado primária e

(4)

outro para pesquisa de mercado secundária.

Sob esses dois guarda-chuvas, há vários tipos diferentes de pesquisa de

mercado, que destacaremos a seguir. Definir em qual dos dois guarda-chuvas sua pesquisa de mercado se encaixa não é necessariamente crucial, embora alguns profissionais de marketing prefiram fazer a distinção.

Portanto, caso você encontre um profissional de marketing que queira definir seus tipos de pesquisa de mercado como primários ou secundários – ou se você for um deles – vamos abordar as definições das duas categorias a seguir. Em seguida, veremos os diferentes tipos de pesquisa de mercado na seção a seguir.

Pesquisa primária vs. secundária

Existem dois tipos principais de pesquisa de mercado que sua empresa pode realizar para coletar informações acionáveis ​​sobre seus produtos, incluindo pesquisas primárias e secundárias.

Pesquisa primária

A pesquisa primária é a busca de informações em primeira mão sobre o seu mercado e os clientes dentro dele. É útil para segmentar seu mercado e

estabelecer suas buyer personas. A pesquisa de mercado primária tende a cair em um de dois segmentos: pesquisa exploratória e pesquisa específica.

Pesquisa Exploratória Primária

Esse tipo de pesquisa de mercado primária preocupa-se menos com as tendências mensuráveis ​​do cliente e mais com os problemas potenciais que valeria a pena enfrentar em equipe. Normalmente ocorre como uma primeira etapa – antes de qualquer pesquisa específica ser realizada – e pode envolver

(5)

Pesquisa Primária Específica

A pesquisa de mercado primária específica geralmente segue a pesquisa exploratória e é usada para mergulhar em questões ou oportunidades que a empresa já identificou como importantes. Em pesquisas específicas, a empresa pode pegar um segmento menor ou mais preciso de seu público e fazer

perguntas destinadas a solucionar um problema suspeito.

Pesquisa secundária

A pesquisa secundária consiste em todos os dados e registros públicos que você tem à sua disposição para tirar conclusões (por exemplo, relatórios de tendências, estatísticas de mercado, conteúdo do setor e dados de vendas que você já possui sobre o seu negócio). A pesquisa secundária é particularmente útil para analisar seus concorrentes . Os principais segmentos em que sua pesquisa de mercado secundária se encaixará incluem:

Como configurar um endereço de e-mail profissional com Gmail e G Suite

Fontes Públicas

Essas fontes são sua primeira e mais acessível camada de material ao conduzir pesquisas de mercado secundárias. Muitas vezes, eles são gratuitos para

encontrar e revisar – muito retorno para seu investimento aqui.

As estatísticas do governo são um dos tipos mais comuns de fontes públicas de acordo com o Entrepreneur. Dois exemplos de dados do mercado público

nos EUA são o US Census Bureau e o Bureau of Labor & Statistics , os quais oferecem informações úteis sobre o estado de vários setores em todo o país.

Fontes Comerciais

Essas fontes geralmente vêm na forma de relatórios de mercado, consistindo em percepções do setor compiladas por uma agência de pesquisa

(6)

como Pew , Gartner ou Forrester . Como essas informações são tão portáteis e distribuíveis, normalmente custa dinheiro para baixar e obter.

Fontes Internas

Fontes internas merecem mais crédito por apoiar a pesquisa de mercado do que geralmente recebem. Por quê? Estes são os dados de mercado que sua organização já possui!

A receita média por venda, as taxas de retenção de clientes e outros dados históricos sobre a saúde de contas novas e antigas podem ajudá-lo a tirar conclusões sobre o que seus compradores podem querer agora.

Agora que cobrimos essas categorias abrangentes de pesquisa de mercado, vamos ser mais específicos e examinar os vários tipos de pesquisa de mercado que você pode optar por conduzir.

Tipos de pesquisa de mercado

Entrevistas

1.

Grupos de foco 2.

Pesquisa de uso de produto / serviço 3.

Pesquisa Baseada em Observação 4.

Buyer Persona Research 5.

Pesquisa de Segmentação de Mercado 6.

Pesquisa de preços 7.

Pesquisa de Análise Competitiva 8.

Pesquisa de satisfação e lealdade do cliente 9.

Pesquisa de Conscientização da Marca 10.

Pesquisa de campanha 11.

(7)

1. Entrevistas

As entrevistas permitem discussões cara a cara (pessoalmente e virtuais) para que você possa permitir um fluxo ou conversa natural e observar a linguagem corporal do entrevistado enquanto o faz.

2. Grupos Focais

Os grupos de foco fornecem a você um punhado de pessoas cuidadosamente selecionadas para que você teste seu produto, assista a uma demonstração, forneça feedback e / ou responda a perguntas específicas.

3. Pesquisa de uso de produto / serviço

A pesquisa de uso de produto ou serviço oferece uma visão de como e por que seu público-alvo usa seu produto ou serviço e recursos específicos desse

item. Esse tipo de pesquisa de mercado também dá uma ideia da usabilidade do produto ou serviço para o seu público-alvo.

Como anunciar no Google: Dando os primeiros passos com o Google AdWords

4. Pesquisa Baseada em Observação

A pesquisa baseada em observação permite que você relaxe e observe as maneiras como os membros do seu público-alvo usam seu produto ou serviço, o que funciona bem em termos de UX, quais obstáculos eles enfrentam e quais aspectos poderiam ser mais fáceis para eles para usar e aplicar.

5. Pesquisa de Persona do Comprador

A pesquisa de persona do comprador oferece uma visão realista de quem

compõe seu público-alvo, quais são seus desafios, por que desejam seu produto ou serviço, o que precisam de seu negócio e marca e muito mais.

(8)

6. Pesquisa de segmentação de mercado

A pesquisa de segmentação de mercado permite que você categorize seu

público-alvo em diferentes grupos (ou segmentos) com base em características específicas e definidoras – desta forma, você pode determinar maneiras

eficazes de atender às suas necessidades, entender seus pontos fracos e expectativas, aprender sobre seus objetivos e mais.

7. Pesquisa de preços

A pesquisa de preços dá uma ideia de quais produtos ou serviços semelhantes em seu mercado vendem, o que seu público-alvo espera pagar – e está disposto a pagar – por tudo o que você vende e qual é o preço justo para listar seu

produto ou serviço em. Todas essas informações o ajudarão a definir sua estratégia de preços.

8. Análise competitiva

As análises competitivas são valiosas porque fornecem um entendimento profundo da concorrência em seu mercado e setor. Você pode aprender sobre o que está indo bem em sua indústria, o que seu público-alvo já está buscando em termos de produtos como o seu, quais concorrentes você deve trabalhar para acompanhar e superar e como você pode se separar claramente da concorrência.

9. Pesquisa de satisfação e lealdade do cliente

A pesquisa de satisfação e lealdade do cliente lhe dá uma ideia de como você pode fazer com que os clientes atuais voltem para mais negócios e o que os motivará a fazê-lo (por exemplo , programas de fidelidade , recompensas, atendimento ao cliente notável). Esta pesquisa o ajudará a descobrir as maneiras mais eficazes de promover o deleite entre seus clientes.

(9)

10. Pesquisa de Conscientização da Marca

A pesquisa de conscientização da marca informa sobre o que seu público-alvo sabe e reconhece de sua marca. Ele fala sobre as associações que os membros do seu público fazem quando pensam sobre o seu negócio e no que acreditam que você é.

11. Pesquisa de campanha

A pesquisa de campanha envolve examinar suas campanhas anteriores e analisar seu sucesso entre seu público-alvo e clientes atuais. Exige

experimentação e, em seguida, um mergulho profundo no que alcançou e ressoou com seu público, para que você possa manter esses elementos em mente para suas campanhas futuras e aprimorar os aspectos do que você faz que são mais importantes para essas pessoas.

Agora que você conhece as categorias e tipos de pesquisa de mercado, vamos revisar como você pode conduzi-la .

Veja como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo. 12 maneiras estratégicas de usar o marketing do Pinterest

Como fazer pesquisa de mercado

Defina sua buyer persona. 1.

Identifique um grupo de personas para engajar. 2.

Prepare perguntas de pesquisa para os participantes da pesquisa de 3.

mercado.

Liste seus principais concorrentes. 4.

Resuma suas descobertas. 5.

(10)

1. Defina sua buyer persona.

Antes de mergulhar em como os clientes em seu setor tomam decisões de compra, você deve primeiro entender quem eles são.

É aqui que suas buyer personas são úteis. As personas do comprador – às vezes chamadas de personas de marketing – são representações fictícias e generalizadas de seus clientes ideais.

Eles ajudam você a visualizar seu público, agilizar suas comunicações e

informar sua estratégia. Algumas características-chave que você deve querer incluir em sua buyer persona são:

Idade Gênero Localização Títulos de trabalho) Títulos de trabalho Tamanho família Renda Grandes desafios

A ideia é usar sua persona como uma diretriz de como alcançar e aprender com eficácia sobre o público real em seu setor. Além disso, você pode

(11)

só precisa pensar em cada persona específica ao otimizar e planejar seu conteúdo e suas campanhas.

2. Identifique um grupo de personas para engajar.

Agora que você sabe quem são suas buyer personas, use essas informações para ajudá-lo a identificar um grupo com o qual se envolver para conduzir sua pesquisa de mercado – esta deve ser uma amostra representativa de seus clientes-alvo para que você possa entender melhor suas características, desafios e hábitos de compra.

O grupo que você identifica para engajar também deve ser formado por

pessoas que fizeram uma compra recentemente ou decidiram propositalmente não fazê-la. Aqui estão mais algumas diretrizes e dicas para ajudá-lo a obter os participantes certos para sua pesquisa.

Como identificar as pessoas certas para se engajar na pesquisa de mercado

Ao escolher quem contratar para sua pesquisa de mercado, comece focalizando as pessoas que possuem as características que se aplicam à sua buyer

persona. Você também deveria:

Apontar para 10 participantes por buyer persona.

Como iniciar um negócio de consultoria

Recomendamos focar em uma persona, mas se você sentir que é necessário pesquisar várias personas, certifique-se de recrutar um grupo de amostra separado para cada uma.

(12)

Selecione pessoas que interagiram recentemente com você.

Você pode querer se concentrar nas pessoas que concluíram uma avaliação nos últimos seis meses – ou até um ano, se você tiver um ciclo de vendas mais

longo ou um nicho de mercado. Você fará perguntas muito detalhadas, por isso é importante que a experiência deles seja nova.

Reúna uma mistura de participantes.

Você deseja recrutar pessoas que compraram seu produto, compraram o produto de um concorrente e decidiram não comprar absolutamente

nada. Embora seus clientes sejam os mais fáceis de encontrar e recrutar, obter informações daqueles que não são clientes (ainda!) O ajudará a desenvolver uma visão equilibrada de seu mercado.

Aqui estão mais alguns detalhes sobre como selecionar esta combinação de participantes:

Faça uma lista de clientes que fizeram uma compra recente. Como

mencionamos antes, esse geralmente é o conjunto de compradores mais fácil de recrutar. Se estiver usando um sistema de CRM, você pode executar um relatório de negócios fechados nos últimos seis meses e filtrá-lo pelas características que procura. Caso contrário, você pode trabalhar com sua equipe de vendas para obter deles uma lista de contas apropriadas.

Faça uma lista de clientes que estavam em uma avaliação ativa, mas não fizeram uma compra. Você deve obter uma combinação de

compradores que compraram de um concorrente ou decidiram não fazer uma compra. Novamente, você pode obter essa lista de seu CRM ou de qualquer sistema que sua equipe de vendas use para rastrear negócios.

Chamada de participantes nas redes sociais. Tente entrar em contato

(13)

Aproveite sua própria rede. Divulgue para seus colegas de trabalho,

ex-colegas e contatos do LinkedIn que você está conduzindo um

estudo. Mesmo que suas conexões diretas não se qualifiquem, algumas delas provavelmente terão um colega de trabalho, amigo ou parente que o faz.

Escolha um incentivo. O tempo é precioso, então você precisa pensar

em como motivará alguém a gastar 30-45 minutos com você e seu estudo. Com um orçamento apertado? Você pode recompensar os participantes gratuitamente, dando-lhes acesso exclusivo ao

conteúdo. Outra opção? Envie uma nota de agradecimento manuscrita simples assim que o estudo for concluído.

3. Prepare perguntas de pesquisa para os participantes da

pesquisa de mercado.

A melhor maneira de garantir que você aproveite ao máximo suas conversas é estar preparado. Você deve sempre criar um guia de discussão – seja para um grupo de discussão, pesquisa online ou uma entrevista por telefone – para garantir que cobre todas as perguntas mais importantes e use seu tempo com sabedoria.

(Observação: não se trata de um script. As discussões devem ser naturais e coloquiais, portanto, recomendamos que você saia da ordem ou investigue certas áreas conforme achar adequado.)

Seu guia de discussão deve estar em formato de esboço, com alocação de tempo e perguntas abertas para cada seção.

Espere, todas as perguntas em aberto?

Sim – esta é uma regra de ouro da pesquisa de mercado. Você nunca quer “liderar a testemunha” fazendo perguntas do tipo sim e não, pois isso o coloca

(14)

em risco de influenciar involuntariamente os pensamentos delas ao conduzir com suas próprias hipóteses. Fazer perguntas abertas também ajuda a evitar respostas de uma palavra (que não são muito úteis para você).

Esboço de exemplo de uma pesquisa de 30 minutos

Aqui está um esboço geral de uma pesquisa de 30 minutos para um comprador B2B. Você pode usá-los como pontos de discussão para uma entrevista pessoal ou como perguntas colocadas em um formulário digital para administrar como uma pesquisa para seus clientes-alvo.

Informações de fundo (5 minutos)

Peça ao comprador para lhe dar algumas informações básicas (seu cargo, há quanto tempo ele está na empresa e assim por diante). Em seguida, faça uma pergunta divertida / fácil para esquentar as coisas (primeiro show assistido, restaurante favorito na cidade, últimas férias, etc.).

Lembre-se de que você deseja conhecer seus compradores de maneiras bastante específicas. Você pode conseguir obter informações básicas como idade, localização e cargo em sua lista de contatos. Existem alguns desafios pessoais e profissionais que você só pode aprender perguntando.

Aqui estão algumas outras perguntas básicas para fazer ao seu público-alvo: Descreva como sua equipe está estruturada.

Conte-me sobre suas responsabilidades pessoais de trabalho. Quais são os objetivos da equipe e como você os mede?

Qual foi o seu maior desafio no ano passado?

Agora, faça uma transição para reconhecer a compra ou interação específica que eles fizeram e que levou você a incluí-los no estudo. Os próximos

(15)

Conscientização (5 minutos)

Aqui, você quer entender como eles perceberam que tinham um problema que precisava ser resolvido sem que eles ainda soubessem se sabiam ou não sobre sua marca.

Lembre-se de quando você percebeu que precisava de um [nome da categoria do produto / serviço, mas não o seu especificamente]. Que desafios você estava enfrentando na época?

Como você sabia que algo nesta categoria poderia ajudá-lo?

Quão familiarizado você estava com as diferentes opções do mercado?

Consideração (10 minutos)

Agora você deseja ser muito específico sobre como e onde o comprador pesquisou soluções potenciais. Planeje intervir para pedir mais detalhes.

Qual foi a primeira coisa que você fez para pesquisar soluções potenciais? Quão útil foi esta fonte?

Onde você foi para encontrar mais informações?

Se eles não surgirem organicamente, pergunte sobre mecanismos de pesquisa, sites visitados, pessoas consultadas e assim por diante. Sondar, conforme

apropriado, com algumas das seguintes perguntas: Como você encontrou essa fonte?

Como você usou os sites de fornecedores?

Que palavras especificamente você pesquisou no Google? Isso foi útil? Como poderia ser melhor?

Quem forneceu as informações mais (e menos) úteis? Como é isso?

(16)

Decisão (10 minutos)

Qual das fontes que você descreveu acima foi a mais influente na condução de sua decisão?

Quais critérios, se houver, você estabeleceu para comparar as alternativas?

Quais fornecedores chegaram à lista curta e quais foram os prós / contras de cada um?

Quem mais estava envolvido na decisão final? Qual o papel de cada uma dessas pessoas?

Que fatores influenciaram em última instância sua decisão de compra final?

Fechando

Aqui, você quer encerrar e entender o que poderia ter sido melhor para o comprador.

Pergunte a eles como seria seu processo de compra ideal. Como isso seria diferente do que eles experimentaram?

Dê tempo para mais perguntas.

Não se esqueça de agradecer o tempo dispensado e confirmar o endereço para enviar uma nota de agradecimento ou incentivo.

4. Liste seus principais concorrentes.

Liste seus principais concorrentes – lembre-se de listar a concorrência nem sempre é tão simples quanto a Empresa X versus a Empresa Y.

Às vezes, uma divisão de uma empresa pode competir com seu produto ou serviço principal, embora a marca dessa empresa possa se esforçar mais em

(17)

Por exemplo. A Apple é conhecida por seus laptops e dispositivos móveis, mas a Apple Music compete com o Spotify por seu serviço de streaming de música. Do ponto de vista do conteúdo, você pode competir com um blog, canal do YouTube ou publicação semelhante para visitantes de sites – mesmo que os produtos deles não se sobreponham aos seus.

E uma empresa de pasta de dente pode competir com revistas como

Health.com ou Prevention em certos tópicos de blog relacionados à saúde e higiene, embora as revistas não vendam realmente produtos de higiene bucal.

Identificação de concorrentes da indústria

Para identificar concorrentes cujos produtos ou serviços se sobrepõem aos seus, determine qual setor ou setores você está buscando. Comece de alto nível, usando termos como educação, construção, mídia e entretenimento, serviço de alimentação, saúde, varejo, serviços financeiros, telecomunicações e agricultura.

A lista continua, mas encontre um termo do setor com o qual você se identifica e use-o para criar uma lista de empresas que também pertencem a esse

setor. Você pode construir sua lista das seguintes maneiras:

Reveja o quadrante do seu setor no G2 Crowd: Em certos setores,

este é o seu melhor primeiro passo na pesquisa de mercado secundária. O G2 Crowd agrega classificações de usuários e dados sociais para criar “quadrantes”, onde você pode ver as empresas representadas como concorrentes, líderes, nicho e empresas de alto desempenho em seus respectivos setores. A G2 Crowd é especializada em conteúdo digital, serviços de TI, RH, comércio eletrônico e serviços de negócios

relacionados.

Baixe um relatório de mercado: empresas como a Forrester e a

Gartner oferecem previsões de mercado gratuitas e fechadas todos os anos sobre os fornecedores que estão liderando seu setor. No site da

(18)

Forrester, por exemplo, você pode selecionar “Pesquisa mais recente” na barra de navegação e navegar pelo material mais recente da

Forrester usando uma variedade de critérios para restringir sua pesquisa. Esses relatórios são bons recursos para salvar em seu computador.

Pesquise usando as mídias sociais: acredite ou não, as redes sociais

são ótimos diretórios de empresas se você usar a barra de pesquisa

corretamente. No LinkedIn, por exemplo, selecione a barra de pesquisa e digite o nome do setor que você está perseguindo. Em seguida, em

“Mais”, selecione “Empresas” para restringir seus resultados apenas às empresas que incluem este ou um termo do setor semelhante em seus perfis do LinkedIn.

Identificação de concorrentes de conteúdo

Os mecanismos de pesquisa são seus melhores amigos nesta área de pesquisa de mercado secundária. Para localizar as publicações online com as quais você concorre, pegue o termo geral do setor que você identificou na seção acima e proponha um punhado de termos mais específicos do setor com os quais sua empresa se identifica.

Uma empresa de catering, por exemplo, geralmente pode ser uma empresa de “serviço de alimentação”, mas também se considera um fornecedor de

“catering para eventos”, “catering para bolos”, “produtos de padaria” e muito mais.

Depois de ter essa lista, faça o seguinte:

Pesquise no Google : não subestime o valor de ver quais sites aparecem quando você faz uma pesquisa no Google pelos termos do setor que descrevem sua empresa. Você pode encontrar uma mistura de

(19)

da buyer persona que você criou durante o estágio de pesquisa principal , no início deste artigo? Use-o para examinar a probabilidade de uma

publicação encontrada por meio do Google roubar o tráfego do seu

site. Se o conteúdo que o site publica parece ser o que sua buyer persona gostaria de ver, é um concorrente em potencial e deve ser adicionado à sua lista de concorrentes.

Depois de uma série de pesquisas semelhantes no Google para os termos do setor com os quais você se identifica, procure a repetição nos domínios do site que surgiram.

Examine as primeiras duas ou três páginas de resultados de cada pesquisa realizada. Esses sites são claramente respeitados pelo conteúdo que criam em seu setor e devem ser observados com atenção enquanto você cria sua própria biblioteca de vídeos, relatórios, páginas da web e postagens de blog.

5. Resuma suas descobertas.

Sentindo-se oprimido pelas anotações que você fez? Sugerimos que você

procure temas comuns que o ajudarão a contar uma história e a criar uma lista de itens de ação.

Para tornar o processo mais fácil, tente usar seu software de apresentação favorito para fazer um relatório, pois isso tornará mais fácil adicionar citações, diagramas ou clipes de chamada.

Sinta-se à vontade para adicionar seu próprio talento, mas o seguinte esboço deve ajudá-lo a criar um resumo claro:

Contexto: Seus objetivos e por que você conduziu este estudo.

Participantes: com quem você falou. Uma tabela funciona bem para que

(20)

Resumo executivo: Quais foram as coisas mais interessantes que você

aprendeu? O que você planeja fazer a respeito?

Conscientização: Descreva os gatilhos comuns que levam alguém a

entrar em uma avaliação. (As citações podem ser muito poderosas.)

Consideração: forneça os principais temas que você descobriu, bem

como as fontes detalhadas que os compradores usam ao conduzir sua avaliação.

Decisão: Descreva como uma decisão é realmente tomada, incluindo as

pessoas no centro de influência e quaisquer recursos ou informações do produto que podem fazer ou quebrar um negócio.

Plano de ação: sua análise provavelmente revelou algumas campanhas

que você pode executar para apresentar sua marca aos compradores com mais antecedência e / ou com mais eficácia. Forneça sua lista de

prioridades, um cronograma e o impacto que isso terá em seus negócios. Por último, vamos revisar um recurso que pode ajudá-lo a compilar tudo o que acabamos de discutir de uma forma simples, mas eficaz (além disso, é grátis!).

Modelo de relatório de pesquisa de mercado

Em um kit de pesquisa de mercado, há várias informações essenciais para o sucesso de sua empresa. Vamos dar uma olhada nos próximos elementos do kit.

(21)

Use o Modelo das Cinco Forças de Porter para entender uma indústria, analisando cinco critérios diferentes e o quão alto é o poder, ameaça ou rivalidade em cada área – aqui estão os cinco critérios:

Rivalidade competitiva

Ameaça de novos participantes Ameaça de substituição

Poder de compra Poder do fornecedor

(22)

2. Modelo de análise SWOT

Uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades,

ameaças) examina seus pontos fortes e fracos internos e suas oportunidades e ameaças externas no mercado.

Uma análise SWOT destaca áreas diretas de oportunidade que sua empresa pode continuar, construir, focar e trabalhar para superar.

3. Modelo de pesquisa de mercado

Tanto as pesquisas de mercado quanto os grupos de foco ( que abordaremos na próxima seção ) ajudam a descobrir informações importantes sobre suas buyer personas, público-alvo, clientes atuais, mercado, concorrência e muito mais (por exemplo, demanda por seu produto ou serviço, preço potencial ,

impressões de sua marca, etc.).

As pesquisas devem conter vários tipos de perguntas, como múltipla escolha, classificações e respostas abertas. Faça perguntas quantitativas e de resposta curta para economizar tempo e tirar conclusões com mais facilidade. (Salve perguntas mais longas que garantam respostas mais detalhadas para seus grupos de foco.)

Aqui estão algumas categorias de perguntas que você deve fazer por meio da pesquisa: Questões demográficas Questões de negócios Perguntas do concorrente Questões da indústria Questões de marca

(23)

4. Modelo de grupo de foco

Os grupos focais são uma oportunidade para coletar dados qualitativos em profundidade de seus clientes reais ou membros de seu público-alvo. Você deve fazer perguntas abertas aos participantes do grupo de foco. Ao fazer isso, lembre-se destas dicas:

Defina um limite para o número de perguntas que você está fazendo (afinal, elas são abertas).

Forneça aos participantes um protótipo ou demonstração.

Pergunte aos participantes como eles se sentem sobre o seu preço. Pergunte aos participantes sobre sua competição.

Ofereça aos participantes tempo no final da sessão para comentários finais, perguntas ou preocupações.

Realize pesquisas de mercado para crescer

melhor

A realização de pesquisas de mercado pode ser uma experiência

reveladora. Mesmo se você achar que conhece seus compradores muito bem, concluir o estudo provavelmente revelará novos canais e dicas de mensagens para ajudar a melhorar suas interações.

Referências

Documentos relacionados

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

• Antonio Jorge de Lima Ferreira, Advogado militante há 25 anos, formado pela Faculdade de Direito Estácio de Sá, iniciando a advocacia em empresa de médio porte com

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos

Os desempregados com idade compreendida entre 17 e 64 anos residentes na Finlândia têm direito a um subsí- dio de apoio ao mercado de trabalho no caso de terem esgotado o direito

Precauções para o manuseio seguro do produto químico: Utilizar os equipamentos de proteção individual indicados.. Aviso de manuseio seguro: Manusear o produto

A chave está na visualização de dados, que é um dos métodos mais novos e mais conhecidos para reduzir ou ilustrar dados de maneira simplificada e visual (MCINERNY, 2014). Nós não