• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO 5ª ETAPA DO XVII CIRCUITO PARANAENSE DE ORIENTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO 5ª ETAPA DO XVII CIRCUITO PARANAENSE DE ORIENTAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE ORIENTAÇÃO

Fundada em 31 de maio de 1998 – CNPJ 03.752.683/0001-21

www.orientaparana.com.br

Anexo “J” ao Regulamento do XVIII CiPO

RELATÓRIO 5ª ETAPA DO

XVII CIRCUITO PARANAENSE DE ORIENTAÇÃO

CLUBE DE ORIENTAÇÃO LOBO BRAVO

Fundado em 21/12/1995 - CNPJ 01.759.567/0001-09

Guarapuava - Paraná - Brasil

Realização:

- FEDERAÇAO PARANAENSE DE ORIENTAÇÃO

Organização:

- CLUBE DE ORIENTAÇÃO LOBO BRAVO

Local:

- Distrito do Guará – Guarapuava – Paraná

Data:

(2)

1. DIVULGAÇÃO DO EVENTO

- O evento foi divulgado através de convite postado no site da Federação Paranaense de Orientação http://www.orientaparana.com.br.

- Levando em consideração algumas solicitações e coincidência de eventos, houve a necessidade de alterar a data inicialmente prevista no Calendário/2010 da FPO, sendo divulgado por ocasião da cerimônia de premiação da 4ª etapa realizada em Palmas.

Anexo A – Convite do Evento.

Anexo B – Mapa para chegar ao local da competição.

2. COMISSÃO ORGANIZADORA

- Diretor Geral: DIVAIR JOSÉ FACHI;

- Árbitro da FPO: HILÁRIO LEOPOLDO JUNGES; - Diretor Técnico: ODILON PENTEADO JUNIOR - Mapeador: HILÁRIO LEOPOLDO JUNGES; - Juiz de Partida: FÁBIO ALEXANDRE HATMANN

- Auxiliares de Partida: ROGÉRIO WOIDELO, SHARON HARTMANN e DIRLEI PAGANINI. - Juiz de Chegada: JEFERSON RODRIGUES DOS SANTOS.

- Traçadores de percursos: HILÁRIO L. JUNGES e ODILON PENTEADO JUNIOR. - Secretária/inscrições: SHARON HARTMANN.

- Tesoureiro: HILÁRIO LEOPOLDO JUNGES. - Premiação: DIRLEI PAGANINI.

- Montagem dos percursos: ODILON P. JUNIOR, JOÃO KOLTUN, JEFERSON RODRIGUES DE SOUZA.

- Segurança da área da prova: JOÃO KOLTUN e ROBSON DOUGLAS NORTE.

3. PATROCÍNIO E APOIO RECEBIDO

O evento teve apoio das seguintes Entidades/Instituições:

- 26º Grupo de Artilharia de Campanha apoiou com alojamento para as delegações que solicitaram, 2 toldos, 4 mesas, 4 cadeiras de PVC euma extensão de fio duplo condutor.

- CELLUTEL/TIM, de propriedade do Sr GILBERTO ALVES XAVIER, ofereceu um aparelho celular, o qual foi sorteado entre os atletas presentes no final da premiação.

- Restaurante e Churrascaria 3 Pinheiros, de propriedade do Sr NEURI BELLÉ, localizado no Distrito do Guará, disponibilizou as instalações oferecendo o almoço, local para apuração do EMIT, local para a cerimônia de premiação, e banheiros equipados com chuveiros quentes para os participantes.

- SANEPAR, apoiou com o fornecimento de água envasada em copos descartáveis;

- Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava apoiou com uma ambulância, motorista e uma enfermeira-atendente

4. LOCAL DA COMPETIÇÃO E INFRA-ESTRUTURA MONTADA

- A competição foi realizada na periferia da Vila do Guará, na margem da Rodovia BR 277. - A região utilizada abrange diversas propriedades particulares, uma madeireira e um reflorestamento de pinus pertencente à empresa KLABIN.

- A área mapeada possui vegetação bem diversificada variando de matas nativas de média e difícil transposição a um reflorestamento de pinus de média e fácil transposição, abrangendo todos, sendo a maior parte de corrida livre, com algumas áreas abertas.

-As instalações de Partida e Chegada foram montadas com material disponibilizado pelo 26º GAC e material do patrimônio do COLB: um toldo de lona no local da partida, faixas de Partida e Chegada, tendas de material plástico na chegada, sendo uma delas com mesas para frutas, 2 infláveis pertencentes à empresa TIM-Cellutel, sendo um na partida e um na chegada e o balizando da chegada foi realizado com tela tapume.

(3)

5. HOSPEDAGEM / ALOJAMENTO / ACANTONAMENTO

- Foi divulgado, mediante confirmação no ato da inscrição, a possibilidade de pernoite nas instalações do 26º GAC. Pernoitaram 03 (três) pessoas nestas condições.

6. ALIMENTAÇÃO

- O Restaurante e Churrascaria 3 Pinheiros comercializou refeições, lanches, bebidas, etc.

7. MAPA

- Mapa inédito, confeccionado especialmente para o evento, de acordo com as Especificações Internacionais para Mapas de Orientação (ISOM/2000).

- O mapeamento foi realizado por HILÁRIO LEOPOLDO JUNGES, assessorado por ODILON PENTEADO JUNIOR. Foi utilizado o GPS Garmin MAP 60 CSx nos trabalhos de campo e o Programa OCAD 9.2 para o desenho.

- O Layout dos Mapas foi realizado de acordo com o previsto na Portaria nº 2/CBO, de 28/03/2008.

- Os mapas foram impressos em impressora laser colorida.

Anexo C – Cópia do mapa com todos os pontos e controle e uma cópia de cada percurso.

8. CONCENTRAÇÃO

- A concentração do evento foi realizada nas dependências do Restaurante e Churrascaria 3 Pinheiros sendo disponibilizado local para a Secretaria, banheiros e alimentação.

9. PARTIDA

- O local escolhido para a montagem da partida e da chegada é de propriedade do Sr. Osni Horst, situada na extremidade leste do mapa, próxima ao Posto de Saúde do Guará, distante a aproximadamente 600m da concentração.

- O Dispositivo da Partida foi montado de acordo com as RGOP/CBO.

- Nas proximidades foi exposta uma relação com as ordens de partida e um relógio. - Os primeiros atletas partiram no horário previsto, as 10:00h, sem atraso.

- Os Cartões de Descrição avulsos para uso dos atletas no suporte de braço foram impressos a laiser para não borrar.

- Os Mapas estavam protegidos em sacos plásticos transparentes, com a identificação das categorias e os percursos corretamente impressos.

- O EMIT-Card foi entregue na partida. - Anexo D – Ordem de partida.

10. CHEGADA

- A Chegada foi montada nas proximidades da partida e de acordo com as RGOP/CBO.

- Os tempos de chegada dos atletas também foram registrados manualmente para ser consultado em caso de pane no sistema principal e isso foi muito útil para apurar os tempos de todos os atletas que o EMIT-Card falhou.

- Os EMIT-Card foram recolhidos no momento da leitura. Não houve perda nem extravio, todas as peças foram devolvidas.

- O mapa não foi recolhido, permanecendo com o atleta após a chegada do percurso. - Foi oferecido frutas (bananas e laranjas) e água a vontade.

- Todo o balizamento do último ponto de controle até a Chegada foi realizado com tela tapume e fita zebrada vermelha e branca.

- Próximo da Chegada havia uma ambulância pronta para atender qualquer emergência. Não houve nenhum atendimento em todo o evento.

(4)

11. PERCURSOS

- Os Percursos foram montados observado o previsto nas Regras 77 a 86 das RGOP/CBO. - Foram seguidos os Princípios do Traçado do Percurso (Regra 119 das RGOP/CBO);

- Foram observadas as Regas Básicas do Percurso de Orientação (Regras 220 a 231 das RGOP/CBO).

- Os Pontos de Controle foram colocados conforme descrito nas Regras 98 a 112 das RGOP/CBO - Foram traçados 16 (dezesseis) percursos atendendo aos diversos grupos de categorias, excedendo, inclusive, ao previsto no Regulamento do XVII CiPO.

- Foram dispostos dois postos de água em cruzamento de rotas e dois postos nos pontos de controle, sendo uma nascente e uma mangueira com torneira.

- Os Pontos de Controle foram etiquetados cumprindo fielmente o descrito na Regra 112 das RGOP da CBO.

12. APURAÇÃO E RESULTADO

- Foi utilizando o sistema de apuração e controle eletrônico EMIT da Federação Paranaense de Orientação. Os EMIT-Card foram entregues no local e horário de partida de cada atleta, sendo devolvidos ao término da prova, no local da apuração.

- Houveram alguns casos de não leitura do EMIT-Card em algumas bases. O resultado foi considerado após verificação do horário de chegada anotado pelo Juiz de Chegada, e verificação da marcação no Backup do EMIT-Card.

- Os resultados parciais foram divulgados instantaneamente por meio do Data-show. - O resultado foi divulgado no site da FPO (www.orientaparana.com.br).

Anexo E - Resultado do evento.

13. CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO

- A Cerimônia de Premiação foi realizada nas dependências da Churrascaria 3 Pinheiros. Foram premiados com medalhas os melhores colocados de cada categoria, conforme prescreve o Regulamento do XVII CiPO.

- Foi cumprido o horário previsto na Programação Geral do evento;

- As Medalhas foram produzidas pela Indústria Pódium Troféus e Medalhas Ltda, Fone/Fax (41) 3657-3171, exitoarte@exitoarte.com.br, www.exitoarte.com.br, Almirante Tamandaré-PR.

14. JURI TÉCNICO

- Foi apresentado um Protesto pelo Sr. VALDIR TASCA, Presidente do CCO, o qual pleiteou que se considerasse os resultado de seus atletas: LUIZ ALBINO BROETO JUNIOR, Categoria H45A e CLEDE AUGUSTO DE OLIVEIRA NEVES, Categoria H35A. O motivo apresentado foi de que na região do primeiro ponto haviam dois pontos de controle com a mesma designação, distante aproximadamente 45 metros um do outro, o que haveria induzido seus atletas ao erro, passando no ponto errado.

- Após ser reunido o Júri Técnico composto pelo Diretor da Prova e os Senhores HILÁRIO LEOPOLDO JUNGES, ODILON PENTEADO JUNIOR, MARCELINO JAQUES e CARLOS ALBERTO XAVIER, foi medido a distância entre os dois pontos no mapa e chegou-se à conclusão que de fato estavam a menos de 60 metros, contrariando as RGOP. Os resultados dos dois atletas foram imediatamente reconsiderados.

Anexo F – Constituição do Júri Técnico. Anexo G – Cópia dos Protestos apresentados.

15. ATENDIMENTO MÉDIDO

(5)

16. DIFICULDADES / IMPREVISTOS

- Momentos antes da premiação ocorreu uma forte chuva dificultando os deslocamentos entre a região da chegada e a concentração.

- Houve necessidade de mobilizar uma equipe de busca para resgatar uma atleta do COGA que estava perdida na região.

17. CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Não foi necessária a utilização de viatura militar para o transporte do material. Todo o material foi transportado em veículos particulares de membros do COLB: FÁBIO ALEXANDRE HARTMANN e DIRLEI PAGANINI.

- O uso das instalações da Churrascaria 3 Pinheiros facilitou muito para a organização, ficando desnecessária a montagem de posto de banho, latrinas, refeitório, etc, diminuindo assim a quantidade de material a ser transportado.

- Foi observada a pouca participação de atletas no evento, principalmente, por se tratar de uma etapa do Circuito Paranaense de Orientação, já na sua 17ª edição.

18. SUGESTÕES

- Encontrar uma fórmula para aumentar o número de participantes nos eventos do oeste do estado.

- Tendo em vista que muitos EMIT-Card estão falhando é importantíssimo que seja realizado uma apuração paralela dos tempos para resolver este tipo de problema.

19. CONCLUSÃO

- Salvo melhor juízo, foi um excelente evento apesar do pequeno número de inscritos. - Os percursos e o mapa foram muito elogiados pelos participantes.

- Não houve nenhum problema que atrapalhasse o desenvolvimento normal da competição e mesmo os pequenos imprevistos que ocorreram foram rapidamente solucionados tendo em vista a grande experiência de todos os integrantes da Comissão Organizadora.

Anexo H – Demonstrativo financeiro do evento.

ANEXOS

 A – Convite para a 5ª etapa do XVII CiPO/2010.  B – Mapa (Croqui) para chegar ao local da competição.

 C – Cópia do mapa com todos os pontos e controle e uma cópia de cada percurso.  D – Ordem de partida.

 E – Resultado do evento.

 F – Constituição do Júri Técnico.  G – Protestos apresentados.

 H – Demonstrativo financeiro do evento.

Guarapuava-PR, 13 de outubro de 2010.

DIVAIR JOSÉ FACHI

Diretor Geral

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Para um maior detalhamento dos principais problemas encontrados no setor de Oxicorte foram analisados documentos fornecidos pelo setor de PCP, os quais são

(e) T2-weighted FatSat coronal MR image, 10 months latter from image B. In the follow-up 10 months later, some loss of thickness and fissuring are seen in the

k) uso de equipamentos e técnicas de proteção; l) participação do servidor em atividades comunitárias. Observa-se que as questões atribuídas aos quatro níveis de

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das