• Nenhum resultado encontrado

CENTRO EDUCACIONAL COGNITIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO EDUCACIONAL COGNITIVO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

1- INTRODUÇÃO:

Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Identificado cientificamente como SARS-COV-2, o novo corona vírus rapidamente se transformou em uma pandemia com elevado potencial transmissível.

O vírus, causador da doença Covid-19, tem impactado o cotidiano em diferentes dimensões e complexidades. Os impactos negativos da pandemia da Covid-19 se manifestam não apenas em um problema epidemiológico para os países atingidos, mas impactam em uma série de atividades humanas em face das respostas de distanciamento social implementadas pelos diferentes países, exigindo a adoção de uma série de medidas por parte dos órgãos governamentais. Entende-se por distanciamento social a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus.

Para garantir a eficiência no distanciamento social, devem-se cumprir todos os protocolos de biossegurança.

O conceito de biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem e dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados . Ela compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Parte integrante da biossegurança é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dispositivos de uso individual destinados a prevenir riscos que podem ameaçar a segurança e a saúde.

As regras e orientações para colocação, uso, retirada e descarte correto e seguro dos EPIs devem ser divulgadas no ambiente escolar. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o fechamento das Instituições de Ensino, em todo o mundo, tem afetado mais de 70% da população estudantil. De acordo com o monitoramento mundial das Instituições de Ensino realizado pela Organização, até 10 de junho, a suspensão das aulas como resposta à Covid-19 já havia impactado 1,1 bilhão de estudantes, em todos os níveis de ensino. Em nosso País, registra-se que, até 10 de junho, a suspensão das atividades de ensino impactou diretamente 2,36 milhões de pessoas, entre discentes, docentes e técnicos administrativos.

Já pensando em um retorno gradativo de nossas atividades presenciais, elaboramos esse protocolo que norteará nossas ações pontualmente contra a disseminação do vírus Covid-19.

(3)

2- DO RETORNO:

Todo retorno seja qual for o setor deverá acontecer de forma gradual e o Centro Educacional Cognitivo fará o levantamento de suas possibilidades dentro do previsto para prevenção do COVID-19.

 Volta gradual, com rodízio de alunos ou com horários alternados;

 O C.E.Cognitivo levará em conta a metragem das salas para garantir o distanciamento, sendo de 1,5m para os alunos.

 Alunos com problemas respiratórios não poderão retornar logo no início da reabertura, precisarão de autorização médica;

 Preparo da escola com cartazes indicativos das formas de prevenção.

 Atenção redobrada quanto a manutenção, higienização e desinfecção total do ambiente escolar;

 Solicitação cópia da carteira de vacinação atualizada;  Treinamento de toda a equipe;

 Orientação familiar para participação no protocolo;  Orientação de parceiros e vizinhança.

2.1 – Da recepção dos alunos:

 Na entrada será aferida a temperatura de todas os alunos com o termômetro digital e registrado em formulário próprio.

 Todos, sem exceção, devem permitir a aferição de temperatura antes de acessar o ambiente de ensino.

 Desinfecção do calçado em tapete sanitizante.  Higienização das mãos com álcool em gel.

 O horário de entrada e saída deverá ser respeitado para evitar aglomerações durante todo o período.

 Os visitantes, inclusive os pais, devem passar pelos protocolos de registro padrão de entrada mediante disponibilidade e/ou agendamento.

2.2 -Equipamento de Proteção Individual – EPIs

 Uso de máscaras que deverão ser trocadas à cada três horas no máximo ou em tempo menor caso a responsável pelo aluno na escola perceba a necessidade.

 Manutenção de produtos sanitizantes em todos ambientes da escola, sendo eles: álcool gel, borrifador com álcool 70% ou Solução de água sanitária ( 1 litro de água para 250ml de água sanitária).

Uso de sabonete antisséptico nos lavatórios e papel toalha para a secagem das

(4)

2.3- Bebedouros

 Os bebedouros serão utilizados somente para encher garrafas individuais de água, seguindo higienização com álcool 70% .

 Cada colaborador e criança deverão ter seu squeeze (garrafa para água), copo ou caneca,que deverá ser levado para casa todos os dias, não podendo ficar na escola.

2.4 Refeitório escolar

 Lavar as mãos corretamente;

 Retirar a máscara e guardar corretamente em saco plástico ou outro enviado pela família;

 A criança deverá ser orientada à respeitar as demarcações nos bancos e mesas, evitando sentar uma de frente para a outra e com espaçamento adequado;

 Evitar conversas no refeitório;

 Todo colaborador deverá acompanhar e monitorar as crianças para manterem o distanciamento.

 As mesas e bancos serão higienizados a cada troca de turma;

 Os pratos e talheres serão da escola e seguirão higienização conforme orientação do documento POP Limpeza deste estabelecimento;

 Nos intervalos de almoço, lanche e jantar o ambiente deverá ter assepsia completa;

 Não será permitido às crianças trazerem alimentos de casa, somente em casos específicos analisados com antecedência.

 As refeições também poderão acontecer em sala de aula para evitar aglomeração e maior controle.

2.5- Banheiros

 Lavar as mãos corretamente antes e depois;

 Usar borrifador de álcool 70% antes e depois do uso da torneira e assento;  Atenção para o manuseio da máscara;

2.6 Parques e ambientes externos:

 O parque deverá ser ocupados com uma turma por vez;

 A cada troca de turma o ambiente deverá ser higienizado, o intervalo de uma turma e outra deverá ser de pelo menos 1h;

 Atenção quanto as atividades propostas evitando contato físico constante;  Utilizar ao máximo os espaços abertos por turma.

2.7 Salas e outros ambientes

 Manter as salas com janelas abertas;

(5)

 O uso da Biblioteca e brinquedoteca estão suspensos, porém os brinquedos desse espaço poderão ser utilizados em outros ambientes;

 Manter o distanciamento de adultos dentro do ambiente;

 Evitar troca de ambiente sem intervalo de uso;

 Manter o controle de higienização dos pertences do ambiente.

2.8 Brinquedos e livros

 Planejar o uso dos brinquedos da brinquedoteca em dias intercalados .

 Os brinquedos deverão ser lavados em áreas arejadas e ficar de molho por 20min em solução de água sanitária, enxaguar e secar;

 Não será permitido brinquedos de pelúcia;  Não será permitido trazer o brinquedo de casa;

 O uso dos livros pelas crianças está suspenso temporariamente devido a dificuldade de sanitização que o material apresenta.

2.9 Cozinha

 Deverá seguir todas as orientações anteriores;

 Seguir as orientações constantes no POP de limpeza para

higienização,esterilização e manuseio de alimentos;

 Controlar o acesso de pessoas na cozinha, somente 1 pessoa por vez;  Seguir todas as orientações de uso de EPIs.;

2.10 Entregas da alimentação pela empresa contratada

 Ao chegar, deverá ficar em espaço aberto, para ser higienizada;  Todos as embalagens deverão ser higienizadas com álcool 70% .

2.11 Limpeza/assepsia

 Intensificar a limpeza diária;

 No final de cada dia ter assepsia completa dos ambientes;

 Seguir as orientações descritas de limpeza de acordo com a rotina descrita no POP de Limpeza

 Produtos indicados para a desinfecção: álcool em gel e líquido 70%, solução de água sanitária na proporção de 1litro de água para 250ml de água sanitária;  O Termômetros será desinfetado a cada uso com álcool 70%;

 Superfície de área de circulação, telefone, computador, teclados, mesas, cadeiras, corrimãos, maçanetas e caixas, limpar com álcool 70% a cada 2h, sendo que cada colaborador pode contribuir para a desinfecção sem esperar a equipe da limpeza;

 Banheiros deverão ser higienizados a cada hora.

2.12 Sala de isolamento

 A sala de diretoria da escola será desativada para que o espaço acomode a sala de isolamento para criança ou adulto com qualquer desconforto ou suspeita do COVID-19, até que seu responsável chegue.

(6)

3. DO ATENDIMENTO

O retorno será um desafio para todos da escola, principalmente, porque não poderemos ter pais ou responsáveis dentro da escola para uma readaptação. As crianças precisarão de apoio emocional, paciência e um olhar de empatia por parte de nós adultos.

Durante o isolamento de uma forma ou de outra as crianças foram afetadas emocionalmente por vários fatores que precisam ser considerados: perderam rotina;dividiram atenção ou não tiveram atenção devido ao trabalho home office dos pais, tiveram que ficar afastados da família ou do núcleo familiar por segurança, ganharam as telas como meio de comunicação e de forma repentina, bem como a TV como “amiga” nas horas vagas; a escola invadiu a rotina familiar entre outros tantos fatores.

Talvez a consequência do isolamento não apareça de pronto e sim a longo prazo, as observações e apoio deverão ser constantes, assim poderemos garantir um retorno gradativo as atividades.

No retorno teremos que ter condições de receber todas as crianças e familiares com empatia, respeito e alegria. A escola estará bem diferente e com regras de higiene e distanciamento difícil para um primeiro momento, mesmo assim a escola precisa oferecer um ambiente acolhedor, harmonioso, alegre e prazeroso.

Será imprescindível um bom planejamento diário para evitar falhas no processo de atendimento ao protocolo.

3.1 Entrada no ambiente escolar

 Os horários de entrada deverão ser diferentes e não poderão acontecer pequenas aglomerações na entrada da escola.

 O uso de máscara será apenas para crianças maiores de 2 anos;

 Será aferida a temperatura da criança,caso acuse acima de 37º.4 , a criança não poderá adentrar no ambiente;

 Utilizar o tapete sanitizante;

 Utilizar o álcool gel na entrada da escola;

 Higienizar a mochila utilizando borrifador com álcool 70%;

3.2 Salas de aula

 Usar mesas e cadeiras com distanciamento nas atividades

 Priorizar o material de uso individual: estojo, cola, caderno, massinha e outros;  Material coletivo deverá ser usado com cautela e com higienização;

 O armário da sala e materiais deverão ser limpos, higienizados e sempre  organizados;

 Fica proibido qualquer tipo de alimento em sala;

 Fica proibido guardar pertences da criança em sala, exceto berçário;  A troca de ambiente deverá ser planejada, devido a desinfecção;  Fazer uso de ambientes abertos;

 Manter portas e janelas abertas.

3.3 – Conduta dos colaboradores

(7)

 pessoais ;

 Os Colaboradores deverão promover distanciamento entre si e também  com a turma.

 Os Colaboradores deverão ajudar na higienização da sala e armário  Os Colaboradores não poderão retirar a máscara em momento algum;  Os Colaboradores deverão fazer uso de álcool em gel, sempre que

necessário;

 Os Colaboradores deverão agir com naturalidade a nova rotina para não transmitir insegurança e medo para as crianças;

 Atenção com as garrafas de água, elas deverão ser abastecidas pelas responsáveis da sala e não pelas crianças;

 Atenção quanto a escovação, não poderá haver troca de pertences ou filas com proximidade.

3.4 Atividades

 Todas as atividades deverão ser planejadas com antecedência, respeitando o distanciamento e evitar brincadeiras com contato físico.

3.5 Quanto à saúde

 Qualquer desconforto que a criança apresentar, deverá ser isolado e ficará em companhia da direção da escola que tomará todos os cuidados necessários;  A família será avisada e deverá buscar a criança o mais rápido possível;  Nenhum tipo de medicação será ministrado na escola em caso de mal estar.

3.6 Hora do Soninho

 Os colchonetes deverão ter distância de 1m um do outro;

 Os colchonetes deverão ser higienizados antes e depois do sono;  A sala deverá ser mantida bem arejada;

 O lençol deverá ser da própria criança ( escrever o nome no lençol) e deverá vir em saco plástico e quando retirado, será devolvido no saco plástico;

 É dever da família zelar pela higienização do mesmo e enviar diariamente para uso na escola;

 Fica proibido a guarda de pertences da criança em sala.

3.7 Considerações Pedagógicas

 Manteremos os conteúdos pedagógicos on-line através de vídeos para as famílias que optarem por não retornar para a rotina escolar;

 As atividades impressas continuarão a ser entregues às segundas –feiras para esses alunos citados acima;

 É de suma importância que a família dê atenção especial à essas atividades para que as perdas pedagógicas sejam diminuídas.

(8)

A condição emocional de cada colaborador será um diferencial para o sucesso no atendimento do protocolo e das crianças.

Atenção e zelo serão fundamentais no processo.

4.1- Quanto ao uso de transporte público

 Necessidade do uso correto de máscara;

 Uso constante de álcool em gel;

 Evitar tocar mucosas do nariz, boca e olhos;

 Para quem utiliza carro ou aplicativos: verificar as condições de higiene, usar máscara no percurso e não utilizar a capacidade máxima de passageiros.

4.2- Na entrada

 Aferir temperatura;

 O uso do uniforme será proibido fora da escola, deverá ser colocado na chegada e a roupa de casa guardada em saco plástico.

 Trocar a máscara e abrir contagem de tempo de 3h para a troca da mesma;

4.3 Rotina de trabalho

 Lavar as mãos e usar álcool em gel constantemente;

 Aferir temperatura 3x ao dia e registrar;

 Manter distância de adultos de pelo menos 1m.;

 Evitar contato constante com as crianças, mas por humanidade deveremos ter em algum momento do dia.

 Ficar atento a troca de máscara sua e de seu grupo de alunos a cada 3h e registrar;

 Atenção com a higienização dos objetos de uso de sala;  Todos os objetos das crianças deverão ser individuais: estojo,

cola, cadernos, etc. e os coletivos precisarão ser higienizados com álcool 70% antes e depois do uso;

 Pertences das crianças de responsabilidade do colaborador : lençóis e garrafa de água deverão ir e vir todos os dias para higienização e troca em casa;

 Ler e acompanhar o procedimento de limpeza para planejamento do uso de materiais, brinquedos e outros.

4.4 Controle de saúde

 Cada colaborador deverá trazer de casa: copo; talheres e não poderão ficar na escola;

 Sentar nos locais indicados;

 Evitar conversas longas e em grupo durante o horário de almoço;  Fazer higienização das mãos antes e depois do almoço;

(9)

4.6 Horário da saída

 Realizar higienização das mãos, retirar a máscara e lavar o rosto;

 Fazer a troca de roupa, retirar o uniforme, colocar em saco plástico e levar para higienização;

 Os cuidados com o transporte deverá ser o mesmo da vinda;

 Ao chegar em casa: tirar os sapatos, seguir direto para o banho, colocar a roupa para lavar.

5. PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS (Ballet e Judô)

A Escola conta com profissionais especialistas e sabemos que os mesmos frequentam outras escolas, academias e etc , portanto as orientações já citadas para os colaboradores deverão ser os mesmos com os cuidados e atenção redobrados.

6. DOS FAMILIARES

 Os familiares de modo geral precisarão de mais tempo de readaptação e aceitação do retorno das atividades são muitas as dúvidas, incertezas e medo. Muito natural pelo motivo e período longo de isolamento social.

 Todas as famílias, devido aos protocolos de biossegurança, não poderão entrar na escola a qualquer tempo como antes. Precisarão se adaptar a isso antes do retorno.

 A família deverá conhecer com antecedência o protocolo de retorno da escola e assumir a sua corresponsabilidade quanto à segurança e bem estar de todos.  Fica acordado que caso tenham contato com alguém que desenvolva a doença, o aluno deverá permanecer em resguardo por 14 dias, mesmo não apresentando sintomas.

LEMBRAMOS :

 A criança não poderá ir para a escola, caso apresente qualquer mudança de saúde ou sintoma, o que é muito comum nas crianças;

 Caso tenha contato com pessoas suspeitas do COVID-19, não deverá frequentar a escola e avisar imediatamente;

 Ter ciência que a escola irá entrar em contato a qualquer momento caso o estado de saúde tenha alteração durante o dia;

 Ter disponibilidade ou indicar alguém para ir buscar a criança na escola caso a mesma entre em contato;

 Ter ciência que se a criança apresentar temperatura de 37.4ºC na entrada, não poderá permanecer na escola.

7. DOS FORNECEDORES

 Todos os fornecedores deverão ter de preferência dias fixos ou agendados com antecedência;

 Todos deverão fazer uso de EPIs.;

 Passar pelos procedimentos na entrada;  Ser breve.

(10)

8. DAS VISITAS/NOVAS MATRÍCULAS

Sabemos a importância de receber visitas na escola, mas será preciso cautela e entendimento de todos e as visitas deverão ser agendadas fora do horário de expediente.

O visitante deverá seguir todos os protocolos de entrada e permanência no ambiente escolar.

9. DO TRANSPORTE ESCOLAR

As famílias são responsáveis pela contratação do serviço portanto devem se atentar para os procedimentos básicos:

 O motorista e a equipe de suporte devem e higienizar o veículo duas vezes ao dia ou mais;

 Garantir que todos usem máscara e distanciamento entre os assentos;  O atendente deve verificar a temperatura dos passageiros;

 Toda a equipe deverá seguir regras de prevenção e higiene;  Verificar se há álcool em gel para as mãos.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

Como o distanciamento social ainda será obrigatório durante um período de tempo, todas as rotinas escolares que promovam grupos de pessoas dentro da escola estarão suspensas, outros movimentos deverão ser analisados e acompanhados:

 Qualquer data comemorativa ou eventos estarão proibidos para o público;  Mostra cultural, deverá ser feita em sala e aberta para 5 pessoas com

intervalos de 1h por grupo, dependendo do espaço escolar, a escola precisa avaliar as condições de distanciamento de 2m entre os visitantes e evitar aglomerações;

 Reunião ou encontro com as famílias deverá acontecer on-line ou em pequenos grupos sem a presença das crianças para evitar aglomerações;

13. CASOS DE COVID - PROCEDIMENTO

O que fazer:

 Informar toda a comunidade escolar via circular (não expor o colaborador/criança /família);

 Qualquer membro da comunidade escolar com sintomas respiratórios não devem frequentar a escola e deve procurar atendimento médico, em caso de febre, dificuldade para respirar, dores pelo corpo, dor de cabeça, vômito, perda de paladar e olfato;

(11)

14. REFERÊNCIAS 1- https://www.publico.pt/2020/05/11/mundo/noticia/mostram-paises-reabertura-crechesescolas-1916098 2- https://www.sincovaga.com.br/wpcontent/uploads/2020/05/1_5017503098675921079. pdf 3- https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid19/desconfinamento/desconfinamento-nas-escolas/ 4- https://childcaresuccess.com/kris-murray/ 5- https://www.fenep.org.br/fileadmin/user_upload/fenep/2020/04/30/plano_- _retorno_as_aulas_-_fenep_-_26-04-2020_com_logo.docx.pdf 6- https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/chamada-acao-coordenada-proteger- criancascontexto-covid-19-ecdan/?fbclid=IwAR0Q04FerjS3YlPG6vV2HEEz5-lVw4C9kBWAKttOEA6uaVWfsfnbV5ztw4 7- file:///C:/Users/Aquarela%20Pedag%C3%B3gico/Downloads/protocolo-intersetorial.pdf 8- https://abrava.com.br/fiesp-publica-plano-de-retomada-das-atividades-apos-a-quarentena/ 9- https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/educacao-na-pandemia-o-retorno-asaulas-presenciais-frente-a-Covid-19 10- https://pages.crechesegura.com.br/guia-contingencia-escolar… 11-https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid 19&Itemid=875

Referências

Documentos relacionados

Numa frigideira coloque uma colher de sopa de azeite, o alho e a cebola picados e deixe alourar.. Junte o bacalhau desfiado

A) Em cima da carteira Você deverá ter apenas o Caderno de Prova, Cartão resposta, caneta, lápis; poderá também ter garrafa ou copo de água. B) Objetos como bolsa, carteira com

A) Em cima da carteira Você deverá ter apenas o Caderno de Prova, Cartão resposta, caneta, lápis; poderá também ter garrafa ou copo de água. B) Objetos como bolsa, carteira

A) Em cima da Carteira Você deve ter apenas a caneta, lápis, borracha e o caderno de provas e o cartão resposta; poderá também ter copo ou garrafa de água.

• O encarregado de educação deverá, sempre que necessário, munir o seu educando de: lenços de papel e uma garrafa de água, que não deverão ser partilhados com ninguém; • O

Escarcela com classificador 4 Classificar as atividades e avaliação por ordem de data Garrafa squeeze ou copo com tampa 1 Beber água Livros de literatura

 As toalhinhas de mão irão para casa todos os dias, e o jogo de toalhinhas deverão. retornar para a escola todas

- Cada aluno deverá ter a sua garrafinha de água, esta deverá vir para escola e voltar para casa todos os dias, para que seja lavada e higienizada adequadamente;.. - Esta favorece