• Nenhum resultado encontrado

CARTILHA PAF-ECF Maio de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTILHA PAF-ECF Maio de 2011"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CARTILHA

DO

PAF-ECF

Maio de 2011

(2)

Introdução ... 1

O que é o PAF-ECF?... 1

Quem está obrigado a utilizar o PAF-ECF? ... 1

Legislação e homologação ... 2

Termo de Compromisso e fiança ou Fiança bancária... 3

Tipos de PAF-ECF... 3

Roteiro de Análise e Certificação ... 3

Órgãos Técnicos Credenciados ... 5

Implementado PAF-ECF com SWEDA ... 6

Impressoras Fiscais compatíveis com o PAF-ECF ... 7

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) ... 8

Glossário... 9

Saiba mais pesquisando em... 10

(3)

Introdução

Este documento tem o objetivo de oferecer um melhor entendimento do PAF-ECF, esclarecer os pontos polêmicos e atenuar as principais dúvidas. O conteúdo deste documento foi todo baseado na legislação atual, contudo não a substitui.

O que é o PAF-ECF?

O Programa Aplicativo Fiscal – ECF é um software que deve estar conectado e comunicar-se com o Software Básico do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo. Ele deve ser o único instalado no terminal ponto de venda para realização do registro de operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços.

Agregando diversos controles, como a verificação a cada documento emitido, do valor de Venda Bruta do ECF, o PAF-ECF também deve assegurar que o relógio do terminal ponto de venda não esteja divergente em relação ao do ECF em até 15 minutos.

De acordo com a legislação da unidade federada, antes de receber a autorização de uso nos estabelecimentos comerciais, o PAF-ECF deve ser cadastrado ou registrado na Secretaria da Fazenda.

Uma das suas obrigatoriedades é a geração de arquivos em formato texto para envio ao fisco (Sintegra, Ato Cotepe 17/04). Estas exigências estão descritas na legislação, através do Convênio ICMS 15/08 e Ato Cotepe ICMS 06/08.

Quem está obrigado a utilizar o PAF-ECF?

Os estabelecimentos comerciais que exerçam a atividade de venda ou revenda de mercadorias ou bens, ou de prestação de serviços em que o adquirente ou tomador seja pessoa física ou jurídica não contribuinte do imposto estadual, e que sejam usuários obrigados ao uso de equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.

Apenas o Estado do Mato Grosso não é signatário do Convênio ICMS 15/08, ou seja, os contribuintes estabelecidos nesta unidade da federação não estão obrigados ao atendimento do PAF-ECF.

Os programas aplicativos desenvolvidos exclusivamente para serem utilizados por estabelecimentos que exerçam somente a atividade de venda ou revenda de medicamentos integrantes do Programa “Farmácia Popular do Brasil”, conforme Lei Federal n° 10.858, de 13 de abril de 2004, não aplicam a disposições do PAF-ECF.

Os prazos para os contribuintes usuários de ECF aderirem ao PAF-ECF é definido por cada unidade da federação.

Programa Aplicativo Fiscal (PAF) software que

se comunica com um ECF para automatizar o registro de operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços no estabelecimento comercial.

(4)

Legislação e homologação

Para ter o Programa Aplicativo Fiscal certificado a empresa que desenvolve o aplicativo fiscal deverá atender os requisitos estabelecidos na Especificação de Requisitos Técnicos do

PAF-ECF (ERT-PAF-ECF) e submetê-lo a aprovação por órgão técnico credenciado para

obtenção de Laudo de Aprovação. Os custos decorrentes da análise serão encargos da empresa desenvolvedora do Programa Aplicativo Fiscal.

Com o Laudo em mãos, a empresa desenvolvedora deverá registrar o aplicativo na Secretaria da Fazenda de cada Unidade Federada de localidade dos contribuintes que o utilizarão. Somente após este registro é que o uso do PAF-ECF estará autorizado.

A validade do Laudo de Aprovação é de 12 meses. Decorrido este prazo, a empresa desenvolvedora deverá submeter a última versão do software ao órgão técnico credenciado.

Legislação

Descrição

Convênio ICMS 15/08

Dispõe sobre normas e procedimentos relativos à análise de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) destinado a enviar comandos de funcionamento ao equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Localização http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Convenios/ICMS/2008/cv015_08.htm

Ato Cotepe ICMS 06/08

Dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) e do Sistema de Gestão utilizado por estabelecimento usuário de equipamento ECF, e revoga o anexo I do Ato COTEPE 25/04.

Localização www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2008/ac006_08.htm Roteiro de

Análise do PAF-ECF

Este Roteiro descreve os testes correspondentes aos requisitos para o Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) estabelecidos na legislação, que devem ser executados para verificar se o requisito está atendido.

Localização http://www.fazenda.gov.br/confaz/ Menu ECF/ Roteiro de Análise PAF-ECF Ato Cotepe ICMS

17/04

Dispõe sobre as especificações técnicas para geração do arquivo eletrônico a que se refere a alínea “e” do inciso V da cláusula quinta do Convênio ICMS 16/03.

Localização www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2004/ac017_04.htm

Manual de

Orientação do Convênio 57/95

Dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e a escrituração de livros fiscais por contribuinte usuário de sistema eletrônico de processamento de dados.

Localização www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Convenios/ICMS/1995/CV057_95_Manual_de_Orientacao.htm Ato Cotepe ICMS

09/08

Dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de arquivos da Escrituração Fiscal Digital - EFD.

Localização www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2008/ac009_08.htm

PAF-ECF não deve possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela

que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública, conforme inciso V do art. 2º da

Lei 8.137/90

(5)

Termo de Compromisso e fiança ou Fiança bancária

A critério da unidade federada, para registro do PAF-ECF, a empresa desenvolvedora deverá apresentar entre os documentos exigidos pela Secretaria da Fazenda, o Termo de Compromisso e Fiança ou a Fiança Bancária.

Para conhecimento de quais localidades exigem este documento, deverá ser feita consulta a Legislação Estadual.

Tipos de PAF-ECF

TIPOS DE PAF-ECF QUANTO A UTILIZAÇÃO:

 comercializável, o programa que pode ser utilizado por mais de uma empresa;

 exclusivo-próprio, o programa que pode ser utilizado por uma única empresa e por ela desenvolvido por meio de seus funcionários ou de profissional autônomo contratado para esta finalidade;

 exclusivo-terceirizado, o programa que pode ser utilizado por uma única empresa e desenvolvido por outra empresa desenvolvedora contratada para esta finalidade.

Roteiro de Análise e Certificação

O roteiro de Análise do PAF-ECF apresenta uma série de testes para os requisitos estabelecidos no Ato Cotepe 06/08. Cada requisito dispõe um ou mais testes, para verificação de atendimento, condição descrita no próprio roteiro.

O desenvolvedor terá condições de passar previamente este roteiro antes de submeter seu PAF-ECF a análise. As solicitações de esclarecimentos sobre os testes constantes neste roteiro devem ser encaminhadas ao órgão técnico credenciado ao qual a empresa interessada pretenda submeter o aplicativo para análise.

A empresa desenvolvedora, na data da certificação, deverá disponibilizar ao órgão técnico credenciado, conforme a necessidade específica do caso, os materiais e recursos necessários para a realização da análise, tais como: o equipamento ECF e seus respectivos acessórios, Sistema Operacional não comercial, Gerenciador de Banco de Dados, etc, exceto os arquivos fontes e a documentação técnica do programa aplicativo, que somente poderão ser verificados na presença da empresa desenvolvedora.

Todos os testes do roteiro deverão ser executados com um único modelo/versão de equipamento ECF, ainda que o PAF-ECF esteja preparado para funcionar com mais de um modelo/versão de equipamento ECF.

(6)

O Roteiro a ser executado para a verificação de conformidade do PAF-ECF está dividido em blocos, que serão executados conforme a implementação e uso do PAF-ECF.

PAF-ECF para: Requisitos e testes relacionados

TODOS Blocos I e VII

Posto Revendedor de Combustíveis Bloco II

Bar, Restaurante e similares Bloco III

Farmácia de Manipulação Bloco IV

Oficina de Conserto Bloco V

Prestador de Serviço de transporte de passageiros Bloco VI

REQUISITO I

ITEM 1: O PAF-ECF não deve possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por

lei, fornecida à Fazenda Pública, conforme inciso V do art. 2º da Lei 8.137/90.

TESTES

Não há teste específico para este requisito. A empresa desenvolvedora deverá apresentar ao órgão

técnico analisador declaração atestando o cumprimento deste requisito. A declaração apresentada

deverá fazer parte integrante do laudo de análise, inclusive no formato de arquivo eletrônico.

(7)

Órgãos Técnicos Credenciados

UF Cotepe Ato Credenciado em Órgão Cód. Contato E-MAIL SITE 41/08 21/11/2008 Fundação Visconde de Cairu FVC Rua do Salete, nº 50 – Barris

Salvador – BA Fone: (71) 2108-8532 auditoriaecf@fvc.br www.cairu.br BA

16/10 17/06/2010 Universidade do Estado da Bahia UEB Rua Silveira Martins, 2555, Cabula.

Salvador-BA. FONE: (71) 3117-2200 www.uneb.br

DF 32/09 10/09/2009 Centro de Ensino Unificado de

Brasília CUB

ASA NORTE – DF

Fone: (61) 3966-1200 www.uniceub.br

ES 17/08 23/06/2008 Fundação de Assistência e Educação

- FAESA FAE

Vitória - ES

Fone: 27 2122-4107/ 27 2122-4119 rober@faesa.br www.faesa.br

GO 42/08 21/11/2008 Sociedade Goiana de Cultura

(Universidade Católica de Goiás) UCG

Goiânia - GO

Fone: (62) 3946-1381 www.ucg.br

22/09 UFG – Universidade Federal de

Goiás UFG

Goiânia - GO

Fone: (62) 3521-1063 / 3521-1146 www.ufg.br

13/08 23/06/2008 Instituto Nacional de

Telecomunicações - INATEL INA

Av. João de Camargo, 510. Santa Rita do Sapucaí – MG Fone: (35) 3471-9333 / 9298

ensaios@inatel.br www.inatel.br

14/08 23/06/2008 Escola Politécnica de Minas Gerais -

POLIMIG POL

Rua Além Paraíba, 951 Lagoinha - Belo Horizonte – MG. Fone: (31) 3422-4485 / 4405 ecf@polimig.com.br ecf.polimig@gmail.com www.polimig.com.br MG

26/09 25/06/2009 Fundação Percival Farquhar / Universidade Vale do Rio Doce FPF

Governador Valadares – MG

Fone: (33) 3279-5200 www.univale.br

MT 33/09 10/09/2009 Missão Salesiana de Mato Grosso UDB

Rua Padre João Crippa, nº 1437 Campo Grande, MS. Fone: (67) 3312-6400

www.missaosalesiana.org.br/

44/09 27/09/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IPB

Av. Primeiro de Maio, 720 – Jaguaribe João Pessoa - PB

Fone: (83) 3208 – 3062

paf-ecf@ifpb.edu.br www.ifpb.edu.br

PB

05/10 11/03/2010 IDEZ Empreendimentos

Educacionais Socied. Simples Ltda i10

João Pessoa - PB Fone: 83 3245 -7571 / 83 9982-1891

atendimento.paf@faculd

adeidez.com.br www.faculdadeidez.com.br

15/08 23/06/2008 Instituto de Tecnologia do Paraná -

TECPAR TEC

Curitiba - PR

Fone: (41) 3316-3009 solon@tecpar.br www.tecpar.com.br PR

24/09 25/06/2009 Instituto Filadélfia de Londrina IFL Londrina – PR

Fone: (43) 3375-7400 unifil@filadelfia.br www.unifil.br

37/09 10/09/2009 Associação Educacional Veiga de

Almeida UVA

Rio de Janeiro – RJ

Fone: (21) 2574 8888 www.uva.br/pafecf

RJ

43/09 27/09/2009 Fundação Educacional Serra dos

Órgãos (FESO) FSO

Teresópolis - RJ

Fone: (21) 2152-7117 homologacao@feso.br www.feso.br

40/08 21/11/2008 Universidade Federal do Rio Grande

do Norte FRN

Campus Universitário Lagoa Nova

Natal – RN www.ufrn.br

07/09 19/03/2009 UNP -Sociedade Potiguar de

Educação e Cultura S.A UNP

Natal - RN

Fone: (84) 3215-1234 www.unp.br

RN

45/09 27/09/2009 Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ERN

Rua Almino Afonso,478 Mossoró RN

Fone: (84)3315-2145 www.uern.br

27/08 18/09/2008 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS PRS

Porto Alegre - RS

Fone: (51) 3320-3558 flavio.oliveira@pucrs.br www.pucrs.br RS

44/08 21/11/2008 Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (ULBRA) ULB

Canoas - RS

Fone: (51) 3477-4000 ulbra@ulbra.br www.ulbra.br

16/08 23/06/2008 Fundação Universidade Regional de

Blumenau - FURB URB Blumenau – SC furbpaf@gmail.com www.inf.furb.br/lqs SC

43/08 21/11/2008 Fundação Universitária do Desenv. do Oeste (UNOCHAPECÓ) UNO

Chapecó - SC

Fone: (49) 3321-8000 www.unochapeco.edu.br

04/09 19/03/2009 PUC-SP - Fundação São Paulo PSP São Paulo – SP Fone: (11) 3124-5744 / 3214-7222

wgwuo@pucsp.br

lccampos@pucsp.br www.pucsp.br

SP

08/09 19/03/2009

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São

Paulo S/A

IPT São Paulo - SP

Fone: (11) 3767-4862 / 3767-4126 www.ipt.br

18/10 17/06/2010 Fundação Universidade Federal do

Tocantins UFT

ALC NO 14 (109 Norte)

Av. NS 15, s/n Palmas – TO. www.uft.edu.br

TO

20/10 17/06/2010 Fundação UNIRG FUG

Av. Pará, quadra 20, lote 01, 2432 Engenheiro Waldir Lins II Gurupi TO

(63) 3612-7527 / 759

(8)

Implementado PAF-ECF com SWEDA

O desenvolvimento do PAF-ECF para as impressoras fiscais da Sweda poderá ser realizado através Manual de Orientação Sweda do PAF-ECF. Este manual, disponível para download gratuito no site da Sweda detalha as funções que devem ser executadas para atendimento de cada requisito descrito na legislação do PAF-ECF.

A ferramenta Connect-C, que facilita e agiliza o tempo de desenvolvimento dispensado pela empresa desenvolvedora, disponibilizamos pacote, em Windows e Linux, que além do Tutorial (help) das funções da biblioteca, possui código fonte exemplo de implementação do PAF-ECF (Menu Fiscal).

O Canal INFOPAF, criado para promover a disseminação do assunto PAF-ECF no mercado de Automação Comercial, traz periodicamente conteúdos atualizados da legislação, processo de certificação e esclarecimentos das dúvidas mais constantes registradas nos Órgãos Técnicos Credenciados. Este canal

poderá ser acessado através do link

http://www.sweda.com.br/infopaf.aspx.

(9)

Impressoras Fiscais compatíveis com o PAF-ECF

Muitas empresas desenvolvedoras ficam em dúvida se determinada impressora fiscal é compatível com o PAF-ECF. Lembramos que o PAF-ECF é a regulamentação para o Programa Aplicativo para funcionamento com o Emissor de Cupom Fiscal, ou seja, quando da sua especificação avaliou-se a implementação nas impressoras fiscais matriciais (Convênio ICMS 156/94) e nas impressoras fiscais térmicas (Convênio ICMS 85/01).

Alguns requisitos, como geração do arquivo Cotepe 17/04 serão mais facilmente implementados com o uso de um ECF do Convênio ICMS 85/01, devido a estes equipamentos possuírem a Memória de Fita-Detalhe e as informações poderem ser extraídas diretamente deste dispositivo.

Modelos de impressoras térmicas compatíveis

IF ST120 IF ST100

IF ST200 IF ST1000

IF ST2500 IF ST2000

Modelos de matriciais compatíveis

IF S7000I IF S9000I

IF S7000IE IF 9000IE

IF S7000II IF 9000II

IFS 9000IIE IFS9000IIIE

(10)

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

Conforme regulamentação através do Convênio ECF, os comprovantes destas transações devem ser emitidos através de um equipamento ECF, inibindo assim a utilização de terminais do tipo POS (Point of Sale). Os contribuintes, em diversas unidades da federação, podem optar por autorizar as instituições bancárias informar ao fisco o valor registrado nas transações TEF. Esta alternativa, de acordo com a legislação da unidade federada, poderá dispensar a emissão do comprovante através do ECF.

Dentre os documentos a serem apresentados para o registro do PAF-ECF nas Secretarias da Fazenda está o comprovante de certificação por empresas administradoras de cartão de crédito e de débito, quanto à possibilidade de realização de transações com estes meios de pagamento pelo programa aplicativo.

O documento deve ser apresentado em relação às empresas administradoras de cartão de crédito ou de débito com atuação em todo o território nacional.

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) se

destina a automatizar os serviços de pagamento com os cartões de débito, crédito e consulta de modo a que o lojista finalize uma venda de forma segura e ágil.

(11)

Glossário

Auto-serviço A forma de atendimento na qual o consumidor escolhe e conduz a mercadoria ao caixa para registro da venda, emissão do documento fiscal e realização do pagamento;

DAV

Documento Auxiliar de Venda: o documento emitido, e a critério da unidade federada parametrizado para impressão, antes de concretizada a operação ou prestação, para atender as necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF na emissão e impressão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno do estabelecimento.

ECF Emissor de Cupom Fiscal

ERT-PAF-ECF Especificação de Requisitos Técnicos do PAF-ECF

IF Impressora Fiscal

PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal - ECF

PDV Terminal Ponto de Venda

PIN PAD Equipamento para leitura do cartão magnético e captura da senha em transações de crédito e débito (TEF)

POS Point of Sale – terminal para transações de crédito e débito

Pré-venda

A operação registrada em equipamento de processamento de dados

interligado ou integrado ao ECF, ainda que por meio de rede de comunicação de dados, sem a impressão de documento que descreva os itens registrados, realizada por estabelecimento que não adota exclusivamente o auto-serviço, na qual o consumidor, após escolher a mercadoria, recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa, onde é efetuado o pagamento, emitido o documento fiscal correspondente e retirada a mercadoria adquirida;

(12)

Saiba mais pesquisando em

Convênio ICMS 85/01 – COTEPE/ICMS

www.fazenda.gov.br/confaz

Convênio ICMS 15/08 – COTEPE/ICMS

www.fazenda.gov.br/confaz

Ato Cotepe 06/08 – COTEPE/ICMS

www.fazenda.gov.br/confaz

Ato Cotepe 17/04 – COTEPE/ICMS

www.fazenda.gov.br/confaz

Convênio ECF 01/98 – COTEPE/ICMS

www.fazenda.gov.br/confaz

Convênio ECF 01/03 – COTEPE/ICMS

www.fazenda.gov.br/confaz

Roteiro de Análise do PAF-ECF

www.fazenda.gov.br/confaz

Fale conosco

Rua Dona Brígida, 713 Vila Mariana. CEP: 04111-081 São Paulo – SP Fone: (11) 2106-5644 Fax: (11) 5572-4799 Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) – 0800 016 32 64 Suporte Técnico ao Desenvolvedor de Sistemas – 0800 7713 713

Referências

Documentos relacionados

 Às autoridades e à sociedade em geral. Os principais factores críticos de sucesso intrínsecos ao combate estendido são a capacidade de comando das operações e de

27 Em 10 de abril de 1964, Rubens Paiva tem os direitos políticos cassados; ele tenta sair de Brasília, mas o avião em que está é interceptado, então Rubens foge a pé do aeroporto

Observa-se também que a iluminação com os LEDs promoveram um perfil diferenciado comparado ao cultivo controle, sendo que os cultivos com FP e FI produziram um ácidos graxos

A forma do direito permite explicar porque existe uma tensão entre faticidade e validade no direito moderno, pois, para os agentes sociais que se encontram nos sistemas sociais e usam

Entenda nesta rodada, como a parceria com jovens empresas fornecedoras de soluções acessíveis e de baixo custo, são possíveis para Pequenas e Médias empresas e podem

Para isso, foram descritas as características da bracatinga (ambiente natural, qualidade da seiva, genética, fatores abióticos), da simbiose e sinergismo com os

Embora o esforço principal por essa divulgação, associada também à dos outros novos cursos, pertencesse à Universidade de Évora e, em última análise, ao próprio ministério

Existem instrumentos internacionais que proclamam a igualdade e proibição de discriminação e, de forma direta ou indireta, tocam com a problemática de identidade de