• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO

Organização: Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi

Projeto: Educar para Aprender e Aprender para Trabalhar

Início do projeto (implantação): 01/07/2013

Finalização do projeto (previsão): 01/09/2014

Relatório referente ao período de Abril a Junho de 2014

.

1. Descreva os objetivos específicos previstos do projeto e os resultados alcançados

neste período dentro de cada objetivo. Indique se os resultados estão de acordo

com o esperado e caso contrário, justifique.

Objetivos Específicos

Resultados Alcançados

Objetivo Específico 1: Capacitar profissionalmente a 250 jovens para atuarem como aprendizes nas empresas e contribuir na elevação da escolaridade

604 jovens frequentando o ciclo formativo de preparação para o trabalho sendo 247 do sexo masculino e 357 do sexo feminino. 78% matriculados no ensino médio, 15% ensino médio concluído e 7% matriculados no ensino fundamental.

Objetivo Específico 2: Acompanhar e

sustentar o jovem no seu impacto com o mundo do trabalho.

Acompanhamento de 100% dos jovens que necessitam serem sustentados em sua relação com o mundo do trabalho. Este acompanhamento é feito através de visitas nas empresas, aplicação de avaliações de desempenho, encontros individuais com o jovem e colóquios com as famílias.

Objetivo Específico 3: Assessorar as

empresas em sua tarefa educativa

Assessoramento de 100% das empresas que demandam intervenções em relação ao processo educativo dos aprendizes e orientações em relação ao processo jurídico do Programa de Aprendizagem.

Neste trimestre 153 aprendizes concluíram seu percurso formativo com sucesso e 72 se desligaram do programa, o que equivale a 12% de evasão no período. A equipe que

(2)

acompanha o aprendiz em sua experiência de trabalho tem se empenhado para ajudá-lo a fazer uma experiência positiva e integral de preparação para o mundo do trabalho. Visando o acompanhamento dos egressos informamos que 61% dos aprendizes que concluíram seu percurso formativo no período encontram-se inseridos no mundo do trabalho, sendo que 36% conseguiram trabalho por sua própria iniciativa e 25% foram contratados pelas empresa onde fizeram sua aprendizagem prática. Outra informação relevante é que 47% ingressaram no ensino superior ou estão fazendo curso técnico, ou seja, continuam investindo em sua educação profissional.

2. Descreva as atividades previstas e efetivamente realizadas neste período.

Indique e justifique alterações em relação ao planejamento inicial.

Atividades previstas

Atividades realizadas

Objetivo Específico 1. Atividade 1.

Preparar e Encaminhar o jovem para o processo seletivo nas empresas.

Neste período foram entrevistados 296 jovens que passaram por um processo de seleção interna e uma entrevista na empresa contratante e, destes, 136 foram contratados para iniciar seu processo de aprendizagem. Em média são encaminhados 03 jovens para cada vaga de aprendizagem.

Objetivo Específico 1. Atividade 2.

Apresentar o Programa para o jovem e sua família.

Realizados 10 encontros com as famílias em que compareceram 195 responsáveis para conhecer o Programa de Aprendizagem, a proposta educativa da instituição e assinarem o contrato de aprendizagem juntamente com o aprendiz.

Objetivo Específico 1. Atividade 3

Desenvolver os módulos de aprendizagem conforme especificados na metodologia

- Atualmente 50 aprendizes frequentam o Módulo de Introdução ao Trabalho I

- 46 frequentam o Módulo de Introdução ao Trabalho II. - 508 estão frequentando os módulos da Empresa Simulada e da Aprendizagem prática na empresa.

Objetivo Específico 1. Atividade 4

Promover atividades sócio-comunitárias para ampliar o olhar do jovem sobre a realidade

- Semana do Trabalho: A Semana do trabalho aconteceu

entre os dias 12 e 16 de maio. O objetivo é oportunizar o diálogo dos aprendizes com profissionais que já construíram uma trajetória de trabalho e ex-aprendizes que estão inseridos no mercado de Trabalho. Foram 19 convidados de diferentes áreas que participaram conosco.

Alguns dos relatos coletados na avaliação:

"A palestra foi excelente, obtive conhecimentos e conheci muitos testemunhos da experiência de vida que posso aplicar em minha trajetória. Gostei muito e espero outras palestras!"

"Queria apenas reforçar a importância da palestra para nós jovens e parabenizar pela iniciativa do CEDUC por nos proporcionar este momento de reflexão e troca de experiências."

(3)

"

A proposta foi excelente e me proporcionou um grande conhecimento. Gostaria apenas de se possível realizar mais eventos como esse, de por exemplo de 3 em 3 meses."

- Mobilização “Identificar para Proteger” no parque municipal: A mobilização aconteceu no dia 20 de maio e

teve como objetivo sensibilizar a sociedade para a vida saudável de crianças e adolescentes. Contou com a participação de equipamentos sociais do sistema de garantia de direitos, instituições que desenvolvem aprendizagem e muitos jovens aprendizes. Para a jovem aprendiz Márcia Regina Gonzaga da Silva “participar dessa mobilização é uma oportunidade para divulgar formas de denunciar violência contra criança e adolescente”.

- Organização e promoção da Festa Junina: O evento da

festa junina que aconteceu no dia 07/06 foi precedido de uma gincana entre as turmas como possibilidade de envolver todos os aprendizes não só com a festa em si, mas com todo a preparação do evento. Desde a confecção de enfeites em que foi possível ver a sensibilidade e o modo como cada jovem se move, até à arrecadação das prendas. Venceria a gincana a turma com maior arrecadação de prendas e melhor apresentação de dança no dia da festa. Todos as turmas se mobilizaram para trazer doações e envolveram as empresas parceiras da aprendizagem, as famílias, a comunidade local e até mesmo doaram dinheiro para a gincana. O destaque ficou para as turmas da 5ª e 6ª feiras que venceram a brincadeira. Foi gratificante acompanhar o entusiasmo e comprometimento dos aprendizes com a promoção da festa junina. Todos os participantes ficaram maravilhados com a beleza das decorações do salão da festa e os aprendizes ficaram satisfeitas do trabalho realizado.

“A Festa Junina do Ceduc Virgílio Resi foi ótima. Todos aqueles que foram e presenciaram esse momento inesquecível gostaram muito, principalmente quem participou no desempenho da festa, que ajudou a tornar esse dia marcante. Foi muito satisfatório ver que o nosso esforço valeu a pena, porque ficou simplesmente lindo! Todos que estavam lá, brincaram bastante, se divertiram muito com os jogos como: A pescaria, futrica, dados, etc...

A comida que estava deliciosa, os enfeites, a música, a dança, tudo sensacional. Valeu muito a pena, pois passamos semanas nos esforçando para a festa sair linda, como ela ficou, foi muito bom esse momento, pois

(4)

nos ajudou a aproximarmos mais um dos outros, demos muito risos e gargalhadas todo mundo junto, foi ótimo! Fiz mais amizades e conheci melhor os meus amigos, esse momento não só serviu para organizar a festa como também para nos conhecermos melhor” (aprendiz Ester

Boechart - Quarta Tarde) Objetivo Específico 1. Atividade 5

Supervisionar o percurso pedagógico do jovem no CEDUC e monitorar a freqüência na escola

O acompanhamento é feito durante todo o percurso de aprendizagem. Assim que o jovem começa no programa ele faz a primeira parte da formação em dois meses intensivos aqui no CEDUC. Neste período o acompanhamento começa através das demandas dos educadores (que observam as dificuldades maiores dos jovens) e do controle de frequência dos jovens no curso. Este é um dado importante porque as faltas durante o curso podem sinalizar algum tipo de desmotivação ou dificuldade com relação ao conteúdo estudado.

Depois que o jovem começa a ir para a empresa ele é acompanhado nos dois âmbitos: no CEDUC e na empresa. No CEDUC os jovens continuam sendo acompanhados pela tutora responsável por sua turma através dos mesmos procedimentos adotados na primeira parte da formação, mas como diferencial de que nesta parte da formação a tutora está presente na sala de aula. Ali ela pode também observar como os jovens estão inseridos na dinâmica da empresa simulada e assim propor intervenções ou mesmo acompanhamentos individuais de acordo com a necessidade.

Objetivo Específico 2. Atividade 1

Visitar a empresa para orientar os supervisores em relação ao Programa e para supersionar o desempenho do jovem na aprendizagem prática.

Foram realizadas 12 visitas nas empresas para verificação do desempenho dos aprendizes. O processo de acompanhamento envolve os aspectos pedagógicos de sala de aula e os aspectos profissionais dentro da empresa. Buscamos sempre estar atentos para o processo de desenvolvimento trabalhando em parceria com as informações identificadas em todos os âmbitos que envolve o Programa de Aprendizagem. Visando estimular e promover o bom desempenho dos aprendizes, constantemente é realizado um feedback com eles acerca de seu desenvolvimento no Programa de Aprendizagem, em que são destacados os aspectos positivos e salientado aqueles que precisam ser aperfeiçoados

Objetivo Específico 2. Atividade 2

Prestar atendimento individual ou em grupo para auxiliar o jovem a dar um juízo sobre a sua experiência de trabalho

Foram realizadas 96 intervenções individuais para acompanhar as seguintes necessidades: alteração do horário de trabalho e/ou curso; expectativas profissionais; aprendizes com dificuldades de conciliar o trabalho com os estudos e aprendizes com dificuldades de enfrentar a realidade do mundo do trabalho (ocasião em que promovemos reflexões acerca da realidade do trabalho, o processo de transformação e maturidade que

(5)

o mesmo está adquirindo, dentre outras já citadas nos relatórios anteriores). Foi possível o envolvimento direto de 12 famílias no processo de acompanhamento dos aprendizes. A família é uma grande aliada neste processo de acompanhamento e desenvolvimento do jovem.

Objetivo Específico 3. Atividade 1

Orientar as empresas em relação ao Programa de Aprendizagem e ao seu papel educativo na formação dos jovem aprendiz.

70 empresas foram assessoradas no processo de

recrutamento e seleção em que é traçado o perfil do jovem para a vaga de aprendizagem prática na empresa. Outras 20 empresas foram orientadas em relação aos procedimentos de acompanhamento do jovem na aprendizagem prática que acontece dentro da empresa. Também neste período foram firmados convênios com

03 novas empresas que possibilitou a contratação de

novos aprendizes

Objetivo Específico 3. Atividade 2

Prestar consultoria educacional e jurídica às empresas para garantir a legitimidade do Programa e o desenvolvimento de sua proposta educativa.

Foram realizadas 15 assessorias jurídicas para orientar as empresas em relação a legislação e os procedimentos legais que regem a execução do Programa de Aprendizagem.

OBS: Todas as atividades previstas estão sendo executadas.

3. Quantos beneficiários foram atingidos?

Beneficiários diretos previstos

Beneficiários diretos atingidos

250 jovens com idade entre 16 e 18 anos

757 jovens com idade entre 16 e 18 anos (sendo 604 em processo de aprendizagem e 153 que concluíram com sucesso seu percurso formativo) A diferença se deve à dinamicidade do Programa de Aprendizagem e à forma como a entidade estruturou a execução deste Programa no âmbito de sua proposta educativa. No total são fornecidas 1.280h de formação profissional, sendo: 80h módulo de Introdução ao Trabalho I; 80h módulo de Introdução ao Trabalho II; 240h módulo da Empresa Simulada; 880h módulo de Aprendizagem Prática. A duração do Programa de Aprendizagem é de 16 meses.

Beneficiários indiretos previstos

Beneficiários indiretos atingidos

250 famílias atingidas

757 famílias atendidas

50 empresas conveniadas

135 empresas conveniadas

30 escolas públicas participantes

60 escolas púbicas participantes.

A diferença no número de beneficiários indiretos atingidos se deve à impostação do Programa de Aprendizagem adotada pelo CEDUC Virgilio Resi e à metodologia de divulgação utilizada na difusão do Programa na sociedade civil. Também a capacidade de relacionamento com as empresas favorece a manutenção dos convênios e a disseminação da experiência para outras empresas aumentando a captação de vagas de aprendizagem para a prática dos aprendizes.

(6)

4. Quais os acontecimentos e/ou aprendizagens mais importantes deste período?

Participação no Fórum das Entidades Sociassistencias: O II Encontro do Fórum de

Entidades Socioassistenciais de Belo Horizonte aconteceu no Museu de Ciências Naturais da PUCMINAS no dia 22 de maio. Participaram entidades de diversas áreas da assistência. Este encontro contou com a participação da Sra. Adriana Gangana – membro da secretaria executiva do Conselho Municipal da Assistência Social de Belo Horizonte - que ministrou a palestra “Introdução ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o objetivo de retomar o processo de fortalecimento das instituições participantes. Também foi o lançamento do Catálogo das Entidades Socioassistenciais de Belo Horizonte para viabilizar o conhecimento e intercâmbio entre as instituições. O catálogo conta com 113 instituições que responderam o questionário encaminhado em 2013, pela comissão organizadora, para identificar a ação realizada, público-alvo, endereço e horário de atendimento.

 Promoção de oficinas para a capacitação dos educadores: tendo em vista o

papel de liderança que cada educador assume no cumprimento de sua função

educativa, foi realizado um primeiro leque de oficinas que teve como objetivo

experienciar um PerCurso de desenvolvimento gerencial que contribui para

melhores resultados em equipe e maior cooperação entre setores educacionais

da organização. Na metodologia de educação de adultos, os participantes

aprendem compartilhando conceitos e experiências e não apenas recebendo

informações. Esta coexistência de conhecimento favorece um ambiente de troca

propício para o trabalho de resolução de problemas, avaliação de identidade e

mudança de comportamento. O método prevê um sistema fundamentado em três

pilares: a) Maximizar performance individual; b) Desenvolver as habilidades

inter-relacionais; c) Aumentar a cooperação. Os educadores fizeram um

PerCurso com os seguintes conteúdos: Auto-conhecimento como diferencial

estratégico; Produtividade no ambiente de organizacional; Lógica do

atendimento excelente; Personalidades e preferências de trabalho;

Comunicação social e sua adversidade; Liderança e influência.

5. Quais os principais desafios enfrentados pela organização nesse período? Quais

as causas desses desafios? O que vem sendo feito para superá-los?

Um desafio para o setor de Educação Profissional neste período tem sido a reestruturação da equipe em função da saída de um educador da empresa simulada e a preparação para a saída de licença a maternidade de uma tutora. Isso gerou a contratação de dois novos funcionários: um educador e um tutor. Essa reestruturação traz a dificuldade de treinar novos educadores para o método Empresa Simulada atendendo a filosofia da Instituição de estabelecer um ambiente facilitador para a criação de um vínculo entre estes profissionais e os jovens aprendizes.

6. Se houver alguma informação relevante sobre a organização a ser registrada

e/ou algum comentário, por favor, faça-o no espaço abaixo.

A participação dos aprendizes nas atividades sócio comunitárias tem possibilitado uma abertura de diálogo com eles, pois tem ocasionado reflexões, vivências novas, amplitude de conhecimentos e debates interessantes em sala de aula. Cada um é chamado a si colocar diante de cada iniciativa e são provocados a deixar-se comparar com a diversidade humana e cultural encontrada, ou seja, são instigados a sair de seu “pequeno mundo” para imergir num universo sociocultural mais abrangente. A novidade introduzida nesses encontros produz uma

(7)

diversidade de sentimentos (alegria, gratidão, curiosidade, medo do diferente) que tem sido trabalhado nos momentos do Raio.

Belo Horizonte, 02 de julho de 2014 Elenice de Oliveira Matos

(8)

7. Caso tenham fotos ou depoimentos que ilustrem o andamento do projeto, insira

abaixo.

“Semana do Trabalho”

Mobilização 22 de maio:

Referências

Documentos relacionados

O texto de Jacques-Alain Miller, “Efeito de retorno à psicose ordinária”, fruto de um seminário de língua inglesa em Paris, é extremamente importante para a clínica

Esta concordância impli- ca não haver interferências significativas da matriz; como, em ge- ral, os níveis de glifosato no ambiente são pequenos, é proposto o uso do método da

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa

E caso você tenha interesse em se aprofundar ainda mais sobre as técnicas de “ESTUDO DE RUÍDO” , clique aqui e se inscreva no meu curso RUÍDO 100 MEDO, onde me aprofundarei

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Concluiu-se que a dose do clomazone a ser recomendada deve ser diferenciada para solos distintos, pois o valor da sorção do clomazone no solo é dependente de

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem