• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 4 Formador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 4 Formador"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

O tema da realização deste trabalho é Organização e Gestão Empresarial. Através deste trabalho vou analisar o que é uma Empresa, uma organização, a gestão, que tipos de empresas existem, e também das várias teorias organizacionais que existem e dos seus criadores, como funcionam de que maneira foram criadas e com que

propositos e objectivos. Apresentar critícas, vantagens e desvantagens, os seus aspectos principais, os principais objectivos das várias teorias organizacionais, falar dos

(2)

O que é uma Organização:

É o modo em que se organiza um sistema, facilitando o alcance de um objectivo. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objectos, documentos e informações.

É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos.

Por exemplo: Empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Ou seja, a organização numa empresa determina o que fará cada integrante para alcançar o objectivo colectivo do grupo.

Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e sequnciados (geralmente num organograma), necessários para se realizar um trabalho.

O que é a Gestão:

É o acto de administrar utilizando técnicas. Um conjunto de pessoas conduzindo-as a realizar uma determinada actividade com êxito e tornando viável uma empresa ou uma organização.

O que é uma Empresa:

É um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o

objectivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores.

As empresas podem ser individuais ou colectivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

Que tipos de empresas existem:

Há muitos tipos de empresas definidas nos sistemas legais de vários países. Esses tipos incluem corporações, sociedade, empresa individual e outros tipos especializados de organização, e são divididos em 2 sectores:

(3)

1º Sector: Empresa Pública

É a pessoa jurídica com capital público, instituída pelo governo, com a finalidade prevista na lei. Esta finalidade é sempre de natureza económica, ainda que seja utilizado na ajuda da comunidade.

2º Sector: Empresa Privada

É o tipo de empresa que não pertence ao governo, mas sim, totalmente ao seu dono, que possui todos os direitos sobre ela. No entanto esta pessoa deve

impostos ao governo.

Corporação

É um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objectivos em comum. Num sentido amplo é um grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos, e neste sentido é sinónimo de agremiação, associação ou ainda empresa.

Num sentido mais estrito é uma pessoa jurídica, que possui direitos similares a uma pessoa física, mas sem se confundir com a natureza da pessoa física.

Associação

É uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objectivo comum.

Sociedade

Sócio, ou sócia, é a denominação que recebe cada uma das partes em um

contrato de sociedade. Mediante esse contrato, cada um dos sócios se compromete a aportar um capital a uma sociedade, normalmente com uma finalidade empresarial.

Contrato

É um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do acto firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral.

É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. As cláusulas contratuais não podem estar em desconformidade com o direito positivo, sob pena de serem nulas.

(4)

Empresa individual

É quando uma pessoa se torna empresário(a), e opta por se dedicar a uma actividade industrial, comercial ou de prestação de serviços, por sua conta e risco sem a companhia de outras pessoas na assumpção desse mesmo risco.

Na maior parte dos casos o empresário em nome individual gere a pequena empresa que criou e onde empregou um ou dois trabalhadores, muitas vezes seus familiares, porém há situações de empresários deste tipo que com o decorrer dos anos e dos negócios conseguem construir empresas poderosas e sólidas no mercado.

Vínculo Jurídico

É uma ligação dentro dos parâmetros legais, ou seja, que tem amparo legal da Lei. É o elemento substancial da obrigação e a garantia de que se a obrigação não for prestada espontaneamente o será coercitivamente.

Considera-se também vínculo jurídico a obrigação em si mesma, é a essência da obrigação, por exemplo:

(A) Celebra com (B) contrato de compra e venda, sendo que (A) comprará de (B) a coisa em questão. O que obriga o cumprimento da obrigação é o vínculo jurídico contratual realizado entre ambas as partes.

Negócio Jurídico

É toda a acção ou omissão humana cujos efeitos jurídicos (criação, modificação, conservação ou extinção de direitos), derivam essencialmente da manifestação de vontade. Como exemplos de negócio jurídico temos, os contratos e os testamentos.

Direito positivo

É o conjunto de princípios e regras que regem a vida social de um determinado povo em uma determinada época.

Directamente ligado ao conceito de vigência, o direito positivo, em vigor para um povo determinado, abrange toda a disciplina da conduta humana e inclui as leis votadas pelo poder competente, os regulamentos e as demais disposições normativas, qualquer que seja a sua espécie.

Por definir-se em torno de um lugar e de um tempo, é variável, por oposição ao que os jusnaturalistas entendem ser o direito natural.

(5)

Actividade Industrial

Pode ser artesanal, manufactureira ou fabril. Ao conjunto de indústias, deu-se o nome de sector secundário, em oposição à agricultura (sector primário), e ao comércio e serviços (sector terciário), de acordo com a posição que cada actividade normalmente está na cadeia de produção e consumo.

Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.

Prestação de Serviços

É entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo acessorias, consultorias e cooperação

interinstitucional.

A prestação de serviços caracteriza-se pela sua intangibilidade, inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo), e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço for oferecida como curso ou projecto de extensão, ela é registrada como tal (cursos e projectos).

Teorias Organizacionais

Teorias Clássicas

Os seus principios:

- Criar regras ideais e exactas a aplicar pelos gestores; - Procurar a máxima eficiência do sistema produtivo; - Considerar que o homem se deve adaptar à máquina

As teorias clássicas têm como objectivo fundamental optimizar o sistema técnico e a aumentar a produtividade.

Após algum tempo surgiram as Teorias NeoClássicas, que foram inspiradas nas Teorias Clássicas, readaptando alguns dos princípios das Teorias Clássicas.

(6)

Teoria Científica

Taylor

Esta teoria foi defendida por Taylor, que se baseava na organização científica do trabalho (OCT) e aplicando o método científico à organização da empresa. Taylor, além de ter defendido esta teoria, também insistiu na divisão e na especialização do trabalho como meio exclusivo de aumento de produtividade.

Os principais objectivos desta teoria são: - Alcançar a extrema divisão do trabalho;

- Racionalizar os movimentos dos operários, de forma a descobrir o melhor método de executar uma tarefa

Linha de Montagem Início século XX Linha de Montagem Actual A teoria da Gestão Científica têm como características básicas:

(7)

Como Objectivos Ênfase nas tarefas elementares:

- O trabalho é decomposto em tarefas elementares;

- Cada trabalhador executa tarefas simples em linhas de montagem; - Todas as tarefas são o mais simples possível

A melhor maneira:

- Existe um e um só método de executar uma tarefa: o método óptimo;

Como aspectos principais Icentivos ao trabalho:

- O trabalhador necessita de incentivos para trabalhar, isto é, de receber uma remuneração em função do seu esforço;

- Devem pagar-se bons salários e ter produção a baixo preço

Organização funcional do trabalho:

- Cada uma das tarefas é da competência de um supervisor altamente especializado; - Os operários recebem instruções dos supervisores em cada tipo de tarefa;

Criticas à Teoria da Gestão Científica

Apontam-se como desvantagens a Super-especialização dos operários, a ausência de comprovação científica, a abordagem limitativa, a visão restritiva da condição humana e o mecanicismo.

Super-especialização dos operários

A teoria trata as pessoas como autómatos, que são programados para determinados gestos a uma velocidade cronometrada. Ausência de

comprovação Científica

A teoria foi testada somente em laboratório, não se baseou em experiências variadas.

(8)

Abordagem Limitativa

A teoria não contou com as influências do meio envolvente. Visão restritiva da

condição humana

A teoria partiu do príncipio de que a remuneração é o único incentivo ao trabalho, o que nem sempre é verdadeiro. Mecanicismo A teoria olha a Organização como uma máquina e o homem

como mais uma peça dessa máquina.

Vantagens da Teoria da Gestão Científica

- Cooperação entre o supervisor e o trabalhador; - Redução de custos no treino do trabalhador; - Redução de erro na execução das tarefas; - Diminuição de fugas e perdas de tempo;

- Aumento considerável da eficiência do trabalhador; - Facilidade de supervisionar os trabalhadores.

Fayol

Fayol desenvolveu a Teoria Anatómico-descritiva, baseada em pricípios gerais de administração. Analisando ao pormenor as empresas que considerava serem bem geridas e baseando-se nesse pormenor, encontrava soluções para outras empresas.

Fayol ao desenvolver esta teoria tinha como principal objectivo, alcançar através de uma melhor organização da estrutura da empresa, o conjunto de relações que se estabeleciam entre vários recursos e pessoas dentro da empresa.

Com esta teoria Fayol tenta caracterizar as funções de cada responsável, dando um peso diferente às funções do gestor da empresa (prever, organizar, dirigir, coordenar e controlar), que são funções administrativas, derivado a esta teoria pela primeira vez ouviu-se funções e de cadeia.

(9)

Ênfase na estrutura

Esta teoria é a favor de uma estrutura de tipo linear e preocupa-se com os órgãos que compõem a organização. Reúne, dentro deste orgão, pessoas com o mesmo tipo de trabalho

Divisão do trabalho

Esta teoria defende que as organizações com maior divisão do trabalho são as mais eficientes

Unidade de comando

A teoria assenta no facto de que um plano deverá ter “uma só cabeça” que terá toda a autoridade

Definição de funções

Fayol considera importante a definição das seguintes funções: - Função técnica; - Função comercial; - Função financeira; - Função segurança; - Função contabilística; - Função administrativa.

Como principais objectivos

- Alcançar a máxima eficiência

- Melhorar a organização da estrutura da empresa

Como Aspectos principais

- Divisão do trabalho formal - Unidade de comando - Definição de funções

(10)

Elton Mayo

Elton Mayo desenvolveu a Teoria das Relações Humanas, trata-se de uma teoria comportamentista, baseia-se no comportamento das pessoas.

Elton Mayo desenvolveu a primeira abordagem à teoria com base na

“experiência Hawthorne”. O objectivo desta experiência era determinar a relação entre a intensidade de iluminação e a eficiência do trabalhador, medida através da produção. Para tal, constituiu um grupo onde os trabalhadores executavam tarefas com luz de intensidade variável e um grupo de controlo com intensidade constante. O resultado não foi o esperado devido a variáveis de natureza psicológica.

Numa segunda fase, foram feitas algumas alterações, mudou seis trabalhadoras do seu local de trabalho normal e a produção aumentou. A explicação dada foi a de que o ambiente era amistoso, não havia receio do supervisor e as trabalhadoras

consideravam divertido estarem a contribuir para a experiência. As trabalhadoras desenvolveram amizade entre si, desenvolvendo assim um grupo coeso de liderança e objectivos comuns.

Elton Mayo pretendeu estudar o impacto que determinadas condições de trabalho (horário, luminosidade, segurança, entre outras variáveis fisícas), exerciam na produtividade de um grupo de trabalhadores numa linha de montagem.

Ênfase nas Pessoas

A organização é um sistema social onde as pessoas são o elemento mais importante.

Organização Formal

Nesta teoria, as organizações são vistas como uma organização de grupos sociais em inter-relação. Os grupos sociais possuem determinadas regras e estabelecem sanções dentro do grupo. Relações

humanas

A teoria defende que as acções e as atitudes são desenvolvidas pelos contactos entre pessoas e grupos. É importante que a empresa conheça e motive as pessoas.

(11)

cargo conseguir a divisão do trabalho porque o trabalhador tem de gostar do trabalho que realiza e sentir-se atraído por ele.

Como principais objectivos

- Humanizar o trabalho

- Organizar informalmente a empresa

Como Aspectos principais

- Organização informal - Motivação

- Liderança - Comunicação

A teoria de Elton Mayo veio abrir novas perspectivas na área de administração e introduzir novos conceitos, a motivação, a liderança, a comunicação e a dinâmica do grupo.

Desvantagens da Teoria

As desvantagens a apontar a esta teoria centram-se na forte e exagerada oposição às teorias clássicas, à visão ingénua dos operários, pois imagina uma pessoa feliz e integrada no grupo, o que nem sempre é verdade. Atribui demasiada importância aos grupos informais e acaba por anular o poder reinvidicativo dos trabalhadores.

Vantagens da Teoria

Uma das grandes vantagens desta teoria seria, sem dúvida, a humanização da organização, acrescentando a forma de como o se deve olhar para o trabalhador, a par do trabalho que desenvolve. Assim o trabalhador deixa de ser somente mais uma peça da máquina que é a empresa.

(12)

Teoria Neoclássica

Peter Drucker foi o criador desta teoria, tendo sido chamado de “Gestor Eficaz”, porque conseguiu identificar claramente as características da função administrativa e extrair dessas funções os princípios fundamentais da teoria.

Peter Drucker sempre quis que a abordagem neoclássica da administração assenta-se na remodelação das teorias

clássicas e na aplicação da teoria das relações humanas. Pode-se afirmar que esta teoria pretende agrupar os melhores princípios das teorias clássicas e relações humanas, nas quais se baseavam nas tarefas e as

comportamentalistas. Pretendeu redimir os pontos de vista clássicos, actualizando-os a situações actuais, tendo em conta a mudança empresarial que entretanto se operou.

O objectivo essencial desta teoria é conseguir uma empresa eficiente e eficaz. Esta teoria preocupou-se com os resultados obtidos através da gestão por objectivos, analisando o sistema GPO (Gestão Por Objectivos). Drucker classifica os objectivos do seguinte modo:

- Objectivos de longo prazo: os que se cumprem em prazos superiores a um ano; - Objectivos de curto prazo: os que se cumprem em prazos inferiores a um ano; - Objectivos básicos: são aqueles cujo o cumprimento não depende de outros;

- Objectivos dependentes: são aqueles cujo o cumprimento depende do cumprimento de outros;

- Objectivos particulares: são aqueles que afectam somente uma área da empresa; - Objectivos gerais: são aqueles que afectam toda a empresa;

- Objectivos pessoais: são os que afectam uma só pessoa que trabalha na empresa; - Objectivos colectivos: são aqueles que afectam mais do que duas pessoas na empresa.

(13)

Características básicas da Teoria NeoClássica

Ênfase nos objectivos

A organização existe porque existem objectivos que a mesma pretende atingir. Toda a organização deverá trabalhar em função dos objectivos defenidos.

Importância dos resultados

A empresa deve fazer bem, mas também conseguir obter melhores resultados.

Adaptação das teorias clássicas

A organização das funções deve ser reestruturada de forma a garantir os resultados.

Conclusão das Teorias

Todas as teorias podem ser aplicadas à actualidade. Sendo que a teoria que melhor representa a organização actual terá de conseguir a conjugação entre variáveis das quais a empresa depende, que são: as actividades desenvolvidas, a tecnologia utilizada, a estrutura escolhida (forma de organizar as várias funções), as pessoas que nela trabalham e o meio envolvente.

Estrutura Organizacional das Empresas

Para se conhecer a organização e a estrutura de uma determinada empresa, são utilizados Organogramas (é uma representação esquemática da distribuição das

funções de uma empresa). Os tipos de Organogramas que existem são:

1) Organograma Funcional:

Direcção

(14)

2) Organograma Indivíduos: 3) Organograma Nominativo: João Antunes António Silva Marta Gonçalves Ivo Vasconcelos

(15)

4) Organograma Piramidal ou Clássico:

(16)
(17)

Conclusão

Após concluir o trabalho acho que ficar a saber esta determinada matéria é importante para o nosso dia-a-dia, porque ficamos a saber vários aspectos a nível de como funciona uma empresa, como se gera a hierarquia numa empresa, o papel a

desempenhar por cada pessoa dentro da empresa, desde a direcção até aos trabalhadores. Aprender o que eram as teorias organizacionais, quem foram os seus criadores, como a desenvolveram e com que objectivos, e foi graças a essas pessoas e as suas criações e através de muito estudo, que hoje em dia podemos criar uma empresa sem qualquer problemas e perceber os vários organogramas que existem.

Como conclusão, penso que hoje em dia temos excelentes empresas devido aos esforço que Taylor, Fayol e Drucker tiveram para criar estas teorias, porque é através delas que as empresas são criadas e se desenvolvem.

Referências

Documentos relacionados

São mais de meio milhão de usuários, entre profissionais de educação, famílias e alunos, que nos ajudaram a desenvolver uma solução que vai muito além de um aplicativo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho analisa as principais grandezas presentes nos ensaios para biodiesel com base nas especificações de normas nacionais e internacionais e as limitações para

No Capítulo 4 encontra-se a Proposta para o desenvolvimento do protótipo do simulador ou CBCT Phantom e os procedimentos de controle de qualidade, assim como a

“...cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa

IV - existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado. 3º Registrador Eletrônico de Ponto - REP é o equipamento de automação

A escolha do elemento da narratividade e da construção do ponto de vista como direcionamento de nosso estudo deve-se ao fato de que a tematização do “olhar” e sua relatividade,

Art. 5º - O Comitê de Busca com base em consultas a instituições de apoio e fomento, subvenção econômica, financiamento às entidades de inovação tecnológica, bem como