• Nenhum resultado encontrado

Veja aqui as regras de avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Veja aqui as regras de avaliação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Atividade Física Adaptada

e Saúde para Todos

Perspectivas Holística, Política, de Desenvolvimento e de Diversidade

Eliane Mauerberg-deCastro

Veja aqui as regras de avaliação

Laboratório da Ação e Percepção

Departamento de Educação Física

Universidade Estadual Paulista

Av. 24-A, 1515, Bela Vista, 13506-900

Rio Claro, São Paulo, Brasil

Fone: 55-19-3526-4333

Fax: 55-19-3534-0009

(2)

Disciplina: Educação Física Adaptada

Atividade Física Adaptada

e Saúde para Todos

Perspectivas Holística, Política, de Desenvolvimento e de Diversidade

Sobre a disciplina EFA

Descrição do curso

Este curso propõe introduzir:

- Fundamentos históricos, direitos humanos e legislação, teorias de atitudes e o problema do preconceito e da violência com foco no conceito de relações sociais e nos requisitos da formação de educador.

- Fundamentos biológicos, psicológicos e sociológicos, com ênfase no desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes áreas de deficiências. Técnicas de controle de comportamento. Assuntos sobre percepção humana, estilos de comunicação com foco nos contextos de educação física e esporte.

- Desenvolvimento de currículo no modelo segregado e inclusivo. Técnicas de administração de atividades. Organização de atividades em função de objetivos curriculares. Princípios da EFA.

- Introdução à organização de jogos, atividades desenvolvimentistas, aquáticas, rítmicas, pré- e esportivas, esporte de rendimento para grupos específicos. Programas de condicionamento físico. Programas de EFA individualizada.

- Técnicas de avaliação e observação. A visão ecológica na relação professor-aluno-EFA.

Objetivos da disciplina

Os alunos deverão:

- Reconhecer eventos e fatos históricos da educação física adaptada no Brasil e internacional. Familiarizar-se com a legislação brasileira regulando assuntos pedagógicos para indivíduos com deficiências; - Conhecer a terminologia, princípios e conceitos utilizados na educação física adaptada, esportes adaptados, e áreas relacionadas com a intervenção terapêutica e de educação especial;

- Identificar necessidades gerais dos indivíduos com deficiências baseado no status perceptivo-motor e níveis de desenvolvimento;

- Demonstrar atitudes críticas com relação à assuntos sobre diversidade, discriminação e segregação com base nos direitos humanos e direito de pessoas com deficiências;

- Expressar conhecimento em atividades práticas, programar e planejar aulas utilizando diferentes métodos de reeducação motora e de EFA e aplicá-los em aulas práticas.

- Desenvolver habilidades básicas em avaliação, programação e ensino de atividades físicas adaptadas

Leituras

Leituras são imprescindíveis uma vez que o material (disponível na internet) será integralmente o conteúdo das provas.

Sherrill, C. (1998). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport: Crossdisciplinary and Lifespan. 5th edition. Dubuque: WCB/McGraw Hill.

(3)

Apresentação dos critérios de avaliação

Peso de cada avaliação

Tarefa Escore/pontos

Provas (2) 20 (10 pontos cada prova) Relatório final dos laboratórios 10

Seminário (1) 20 Participação em aula 10 Participação especial (FAFA) 30

Total (máximo de pontos) 90

Presença perfeita: adicional de 5 pontos

Provas

As provas serão de múltipla escolha e abordam integralmente todo o conteúdo literário disponível na internet. Em geral, os tópicos de prova estão listados ao final de cada documento referente às aulas individuais.

Relatório final dos laboratórios

Existem 5 atividades de laboratório (mais uma sexta referente ao festival) ao longo do semestre, embora somente um relatório seja solicitado, serão considerados, dentro do documento final, a qualidade individual de cada uma.

O que escrever?

Não precisa descrever as atividades pois estas já estão descritas na apostila referente à atividade de laboratório disponível no site.

Quero saber qual o objetivo específico de cada atividade, qual a relação com conteúdo discutido em aula e observações feitas pela professora por ocasião da prática.

Quero saber sua opinião sobre o assunto, sua posição crítica. O que você aprendeu sobre administrar uma aula para pessoas com deficiência? Quais as dicas de ensino que você assimilou?

Importante: Neste relatório você deve incluir a participação no festival (FAFA) Como você deve organizar o relatório final?

Inclua uma capa com todas as informações de identificação

O documento deve ter no mínimo 12 páginas (sem contar capa) e no máximo 18 páginas (fonte times, tamanho 12, espaço entre as linhas de 1.5) o qual deverá ser entregue uma semana após o término do último laboratório (ou seja dia 1o. de julho).

Organização do seminário

A. Itens a serem observados na apresentação do seminário a. Organização, conhecimento e clareza de idéias

. Evite a repetição, frases longas, ou excesso de colóquios e frases incompletas.

. Organize sua apresentação em partes com subtítulos ou identificação de itens (Exemplo: Introdução, objetivos, resultados, discussão e conclusão--apresente as partes ou itens do seminário como um todo no início da apresentação).

. Coordene o tempo total com o conteúdo abordado segundo volume, complexidade do assunto e número de membros do grupo.

b. Bibliografia

. Procure textos via base de dados, Internet e material impresso (livros textos, periódicos e jornais) além de vídeos e mesmo programas de TV. Qualquer material deve ser pertinente com o tema central do seminário. c. Material audiovisual

. O material deve ser apropriado com informações pertinentes ao tema

. Sem excessos visuais (visualmente monótono ou com excesso de informação, ou informação inutilizada) . Prontidão no uso do mesmo (por exemplo ordem das transparências, posição sobre o retro, equipamento

(4)

preparado para a apresentação)

. Se utilizar o multimídia, agendar, testar equipamento e verificar compatibilidade de versão de software, etc. d. Criatividade e dinâmica didática para resolver problemas como:

. Dificuldade na motivação dos seus colegas (os outros alunos ou minha)

. Falta de entendimento devido à complexidade do assunto (sua ou de seus colegas) . Pobreza na comunicação verbal (nervosismo ou falta de experiência)

. Falta de participação dos colegas com questões pertinentes . Excesso de perguntas irrelevantes por parte dos colegas. e. Exemplos de boa dinâmica e solução de problemas são:

. Prontidão com o assunto teórico, desembaraço com perguntas para as quais não tem resposta, tom de voz claro e motivado, familiaridade com o tema de cada participante do grupo, além do seu, e familiaridade com a organização do texto e material usado na apresentação, versatilidade técnica com o material e equipamento audiovisual.

. Profissionalismo na apresentação: nunca trate como “fulano” autor deste trabalho ou “o cara”, saiba como pronunciar o nome correto do autor ou autores aos quais você se refere; trate o(s) autor(es) pelo gênero, feminino ou masculino, quando for o caso;

. Nunca banalize ou manifeste preconceito intencional quando o assunto envolver portadores de deficiências ou outros grupos minoritários ou segregados (por ex. negros, índios, outras raças, mulheres, idosos, estrangeiros, homossexuais, religiões, etc.);

. Identifique suas críticas sobre as idéias do autor e não sobre as suas dificuldades de entendimento do mesmo; nunca sente na mesa ou se apresente de shorts ou outra roupa inapropriada para uma aula-seminário (algum dia seu emprego pode depender disso!); Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

. Não tente se depreciar antes da apresentação e muito menos depois (eu cuido da avaliação!) . Não me diga que o retroprojetor queimou ou que você não sabe ligar o aparelho.

B. Um resumo esquemático com os tópicos principais do seminário deve ser entregue a cada aluno e a professora incluindo a bibliografia no final. Um documento de no mínimo 8 páginas e no máximo 15 páginas deverá ser entregue no dia do seminário (ver recomendações para textos de relatórios)

Bibliografia

. Os textos devem ser pertinentes com o tema central do seminário.

. A lista deve estar no final do resumo com a sua organização segundo normas da ABNT ou APA. . É esperada pesquisa em pelo menos 3 sites da Internet sendo no mínimo 1 site internacional! C. Pontuação dos itens a serem observados na apresentação do seminário:

A - Organização; conhecimento do assunto/clareza de idéias e fluência (4) B - Qualidade da pesquisa e fidelidade com o tema do seminário (4)

C - Material audiovisual apropriado com informações pertinentes e sem excessos visuais (2) D - Criatividade e dinâmica didática (1.5)

E - Pontualidade distrib. do conteúdo entre os membros participantes (0.5) Duração mínima do seminário: 1 hora

Duração máxima do seminário: 1 hora e 15 minutos D. Pontuação geral do seminário:

Apresentação: 12 pontos Documento: 8 pontos E. Temas e datas

Seminário # 1 - 1 de abril

Sexualidade: saúde, educação, e atitudes

Indivíduos sexuados com necessidades especiais e suas famílias Violência: vítimas e agressores

Formas especiais de compreender DST e concepções errôneas comuns sobre DST Seminário # 2 - 16 de abril

(5)

A cultura e a linguagem do surdo Outras desordens de comunicação Seminário # 3 - 22 de abril

Navegação às escuras: adaptação do indivíduo cego Desenvolvimento do deficiente visual

Seminário # 5 - 13 de maio

Esportes de competição e participação Olimpíadas Especiais

Paraolimpíadas Esportes Integrados Seminário # 6 - 14 de maio

Capacidade física e fisiologia do exercício Desordens ortopédicas e amputações

Lesões do cordão espinhal e fisiologia do exercício

Participação em aula

A participação em aula inclui: discussão, perguntas pertinentes, respeito com a professora e seus pares, pontualidade, permanência em classe, visita e pesquisa regular ao site da disciplina, contribuição espontânea e quando solicitada de consultas sobre assuntos solicitados pela professora as quais são feitas em horário extra-aula, e material solicitado para os laboratórios que forem requisitados.

Participação especial referente ao VII Festival de Atividade Fisica Adaptada (FAFA)

O FAFA é organizado pelos alunos do 3o. ano. Um representante de cada turma é escolhido pelos pares; eles

serão os coordenadores de turmas ligados diretamente à coordenadora geral, a Profa. Dra. Eliane Mauerberg-deCastro. Comissões são criadas e um aluno responsável é designado para cada uma; as comissões podem ser mistas entre as turmas ou separadas. Em geral as comissões são: de recepção e apoio, de alimentação e patrocínio, de divulgação, de transporte e médica, de limpeza, de organização do local, de professores e assistentes das aulas do dia. O grupo pode decidir a dinâmica das comissões pois algumas só funcionam no dia do festival e, portanto, os alunos devem participar de mais de uma comissão (exceto os dois alunos envolvidos na coordenação). É responsabilidade da coordenação de turmas contatar as escolas e instituições para confirmar participantes, tambem controlar assiduidade e qualidade de participação dos seus pares, bem como presença dos mesmos ao longo de todo o processo de organização e no dia do festival. Uma avaliação anônima (questionário) por pares será feita após o festival e contará pontos na avaliação final de cada um. Outras questões serão discutidas em aula.

Referências

Documentos relacionados

A administração da PT não teve conhecimento do plano de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL pela sociedade Taguspark nem das diligências desenvolvidas nesse plano pelo seu

Este estudo objetivou contribuir para o entendimento e o conhecimento do comportamento dos investidores goianos no que diz respeito à influência dos vieses excesso de confiança

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Assim, são capazes de corajosamente tomarem caminhos que os outros podem achar exageradamente arriscados ou mesmo impossíveis, fazendo o que for necessário,

A utiliza¸c˜ ao de apenas dois parˆ ametros de origem eletrˆ onica, associados aos orbitais de fronteira (cuja importˆ ancia para a intera¸c˜ ao entre mol´ eculas est´ a

O fato de que as coisas têm tamanhos, pesos, volumes, temperatura diferentes e que tais diferenças frequentemente são assinaladas pelos outros (está longe, está perto,

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –