• Nenhum resultado encontrado

O LOJISTA. Apenas vender ou conquistar o cliente? 14 de Março Gabriel Colle. Vagas Limitadas. Palestra. CDL reforça parcerias.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O LOJISTA. Apenas vender ou conquistar o cliente? 14 de Março Gabriel Colle. Vagas Limitadas. Palestra. CDL reforça parcerias."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O LOJISTA

Informativo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo/RS Março 2013

CDL reforça

parcerias

Pág. 03

Palestra

14 de Março

Pág. 05

1ª Reunião Almoço

de 2013

Pág. 04

Agenda de Cursos

Apenas vender ou

conquistar o cliente?

Gabriel Colle

Vagas Limitadas

(2)

O LOJISTA

Caro associado,

Março é um mês especial para todas as mulheres, afinal o dia 8 é re-conhecido internacionalmente como nosso. Foi com muita garra que conquistamos o nosso espaço no mercado de trabalho e ganhamos o respeito e o valor merecido. É preciso que, por isso, continuemos lutando pelo nosso sucesso na sociedade atual. Em comemoração ao Dia da Mulher, a CDL presta a sua homenagem com um belíssi-mo cartaz e mídia de rádio especial, além de impulsionar as vendas e identificar as lojas associadas para o público consumidor de Passo Fundo e região.

Outra campanha que marcará nosso calendário neste mês, e que impulsionara as vendas no comércio, é a Páscoa, que será celebrada no dia 31 de março. A Páscoa é época de renovar as esperanças e ce-lebrar a ressurreição de Jesus Cristo e é, pensando nisso, com grande alegria que preparamos uma campanha para relembrar estes valo-res e incentivar a proximidade com o próximo. Podemos demonstrar este carinho também presenteando quem amamos.

Em detrimento do nosso objetivo de buscar resultado para o comér-cio e trazer, com isso, retornos e melhorias para a comunidade passo-fundense, já estamos iniciando o planejamento de duas campanhas promocionais tradicionais no varejo de nossa cidade : LiquidaPasso e Natal dos Sonhos. Reforçamos nossas parcerias com o Sicredi e a Pre-feitura Municipal de Passo Fundo para realizar estas campanhas que agregam intenso movimento financeiro neste setor que é o maior propulsor econômico de Passo Fundo: o varejo.

É assim que, mais uma vez, a CDL se mantém na busca de qualidade em serviços que gerem o resultado que você espera para a sua empre-sa, pois unidos faremos mais e melhor!

Zoila Soares Medeiros

Presidente da CDL

CDL DE PASSO FUNDO Av. General Netto, 443 4º andar CEP 99010-021 - Telefone: (54) 3311.6096 www.cdl-pf.com.br | cdl-pf@cdl-pf.com.br

Diretor Executivo: Onis Casagrande

Coordenadora Administrativa: Giovana Ferrari Gomes Assessor do SCPC: Daniel da Silva dos Santos CDL Desenvolvimento: Vanessa Pacheco Portela CDL Emprego: Priscila Hoerlle

Assessoria de Comunicação/Promoções: Fabiano Hoffmann Crédito das fotos: Fabiano Hoffmann e Josiane Tortelli Planejamento Gráfico: Art Vídeo Propaganda Impressão: Gráfica Berthier

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1.500 exemplares Distribuição: Gratuita

O Informativo O Lojista

é uma publicação de Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo

EXPEDIENTE

EDITORIAL

O LOJISTA

02

.::.Março 2013

CDL reforça parceria

entre entidade e

Câmara de Vereadores

Membros da diretoria da CDL-Passo Fundo estiveram reunidos com o vereador e presidente da Câmara, Márcio Patussi (PDT) no dia 7 de fevereiro. O encontro contou com a presença do diretor financeiro, Ary Rabello e do diretor executivo, Onis Casagrande, ambos da CDL.

Os diretores buscaram manter a parceria entre a entidade e a Câ-mara também neste ano de 2013. “Queremos trabalhar unidos em defesa do comércio formal de nossa cidade, juntamente com o legislativo,” destacou Rabello.

De acordo com Patussi, a Câmara está à disposição da entidade. “Se todas as associações, entidades e lideranças de nosso mu-nicípio derem as mãos, Passo Fundo fará a diferença porque vai gerar desenvolvimento em todos os seus segmentos,” concluiu o vereador.

(3)

O LOJISTA

Membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estiveram reunidos no dia 13 de março, com o prefeito de Pas-so Fundo, Luciano Azevedo e o secretário de Desenvolvimen-to Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. O encontro teve como objetivo reforçar a parceria entre a entidade e a Prefei-tura na realização da LiquidaPasso 2013.

Na ocasião, foram apresentados os relatórios da edição passa-da passa-da Liquipassa-daPasso, além do material passa-das outras campanhas que também recebem apoio da Prefeitura.

Estiveram presentes na reunião, a presidente da CDL Zoila Me-deiros, o diretor financeiro Ary Rabello e o diretor executivo Onis Casagrande.

No último dia 15 de março, a diretoria da CDL se reuniu com o presidente do Sicredi, Ari Rosso. O encontro serviu para destacar as principais campanhas anuais promovidas pela CDL, em espe-cial, a LiquidaPasso e o Natal.

A presidente da CDL, Zoila Medeiros apresentou os novos pro-jetos da entidade para este ano, salientando a importância de

Março 2013 .::.

03

CDL e Prefeitura se reúnem para

definir parceria na LiquidaPasso 2013

Parceria para realização da

LiquidaPasso é reforçada com o Sicredi

manter a parceria com o Sicredi para realização das campanhas promocionais.

Estiveram presentes na reunião, além da presidente da CDL, a diretora de comunicação Janie Casanova da Silva, o diretor exe-cutivo Onis Casagrande e o diretor da agência responsável pelas campanhas da CDL, Paulo Marins.

(4)

O LOJISTA

04

.::.Março 2013

Objetivo: Capacitar os participantes mostrando através da prática

a importância do papel dos atendentes no resultado das empresas.

Público Alvo: Pessoas que buscam ingressar no mercado de

traba-lho, profissionais que já atuam e tenham contato com público e que almejam crescimento e desenvolvimento de suas competências.

Instrutora: Graciela Oliveira Roth Colle - Formada em Letras, MBA

em Gestão de Pessoas; Analista de Recursos Humanos pela ABRH e Relações Humanas (Dale Carnegie). Experiência em secretariado executivo em empresas de grande porte, consultora da empresa Lauca Treinamentos e desenvolvimento.

Objetivo: Capacitar os líderes de equipe, que têm a

responsabilida-de responsabilida-de resolver situações responsabilida-de conflitos ou que tratem com pessoas em circunstâncias difíceis.

Público Alvo: Gerentes, supervisores, coordenadores de equipes e

interessados no tema proposto.

Instrutora: Maria Adamoli - Vinte anos de atuação em consultoria e

treinamentos empresariais, Pós-graduada pelo MBA O Empreende-dor e a Cultura Humanista, Cursando especialização em Psicologia Empresarial pela Universidade de São Petersburgo-Rússia, Docente do MBA Corporativo do Varejo – CDL Passo Fundo, Oito anos de atu-ação no PGQP, Graduada em Serviço Social.

Atendimento de sucesso

- Resultados Fantásticos

Gestão de Conflitos

Agenda de Cursos - Março de 2013

Conteúdos: O papel do Atendente como agente facilitador;

Atitu-des com superiores e colegas; Atendimento telefônico e pessoal; Etiqueta profissional; Comunicação eficiente; Relações humanas no trabalho; Dúvidas que o atendente não pode ter; Administração do tempo no trabalho; Noções 5S.

Período: 19, 20 e 21 de Março de 2013. Horário: 19h30min às 22h30min Local: CDL Passo Fundo

Investimento: Sócio R$ 120,00 / Não Sócio R$ 210,00

Conteúdos: As fontes do conflito nas empresas; Os diversos tipos

de conflitos; A importância da comunicação e do feedback para evi-tar o conflito; O papel do líder para a construção de um ambiente saudável; Como o líder pode influenciar uma situação de conflito; Como lidar com Pessoas e Situações Difíceis; Como ouvir intensi-vamente e profundamente; O custo de conflitos e as alternativas; O poder do diálogo.

Período: 25, 26 e 27 de Março de 2013. Horário: 19h30min às 22h30min Local: CDL Passo Fundo

(5)

O LOJISTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza no próximo dia 12 de março, terça-feira, a partir das 12h, a reunião almoço intitulada “Economia do Brasil em 2013: Desafios e Perspectivas”, que será ministrada pela economista Cleide Moretto. A reunião acon-tece no Clube Comercial, na Av. Brasil, 373, e é voltada para empresários dos mais diversos segmentos.

A palestrante Cleide Moretto é graduada em Ciências Econô-micas pela Universidade de Passo Fundo, possui mestrado em

Março 2013 .::.

05

Reunião almoço irá debater os

desafios da economia brasileira

Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Pau-lo. Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo. Ela destaca as temáticas que serão abordadas durante o encontro. “Tratarei da dinâmica macroeconômica brasileira, a relação entre produção, renda e emprego, a importância do mercado interno, a “nova classe média” e o contexto econômi-co passo-fundense no cenário brasileiro”, econômi-conclui.

Outras informações sobre a reunião almoço podem ser ob-tidas pelo telefone: (54)3045-8804 ou email:

cdldesenvolvi-mento@cdl-pf.com.br.

Potencializando as

vendas e o processo de negociação

O curso de Vendas e Negociação promovido pelo Desen-volvimento Empresarial da CDL foi realizado de 04 a 06 de fevereiro. Repassar ferramentas de vendas desenvolvendo o potencial de cada um, acelerar o processo de comunicação, além de capacitar os participantes para o mercado de traba-lho foram alguns dos objetivos propostos.

O professor universitário e empresário Gabriel Colle minis-trou o curso destacando regras para manter os clientes, pas-sos de vendas, eficiência nas vendas, entre outros assuntos. Participaram do evento um total de trinta alunos, sendo eles profissionais da área de vendas, responsáveis pelo atendi-mento a clientes, além de interessados pela temática exposta.

Mais informações sobre os cursos da CDL podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3045-8834 ou email: cdldesenvolvimen-to@cdl-pf.com.br.

Com o intuito de aperfeiçoar as vendas e manter o bom cliente, a CDL realiza no próximo dia 14 de março, a partir das 19h30min, a palestra intitulada “Apenas vender ou conquistar o cliente?”. A atividade será ministrada pelo professor e empresário Gabriel Colle e acontece no Salão de Eventos Brigada Militar/CDL, na Av. Presidente Vargas, nº 1601.

As vagas são limitadas. O investimento para participar da palestra é de R$ 25,00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3045-8834 ou pelo email: cdldesenvolvimento@cdl-pf.com.br.

A excelência no atendimento é uma das temáticas

abordadas em palestra

(6)

O LOJISTA

(7)

O LOJISTA

Março 2013 .::.

07

ENTREVISTA

CDL: : Como você avalia a atuação da CDL Passo Fundo nesses 48 anos?

Rosalino de Souza: O antigo Clube de Diretores Lojistas, enti-dade com no máximo 50 sócios, hoje nominada Câmara de Di-rigentes Lojistas, uma entidade mais aberta, sempre foi e conti-nua sendo uma das entidades mais atuantes de nossa cidade. A qualidade do comércio lojista de Passo Fundo passa necessaria-mente pela CDL e seus serviços, que visa auxiliar a cada lojista e a todos de maneira igual, a realizar com sucesso o desempenho de suas atividades.

CDL: Qual a sua percepção sobre o comércio varejista de Passo Fundo? Quais as principais mudanças ocorridas entre a data de fundação da CDL e os dias atuais?

Rosalino de Souza: O comércio varejista de Passo Fundo é um dos mais atuantes, seguindo as tendências dos grandes centros e, graças à CDL que através de suas diretorias, sempre buscou atualizações, por meio de convenções estaduais e nacionais. Além de promover muitos cursos, seminários e reuniões almoço em nossa cidade, podemos destacar também a CDL Jovem. Ou-tro ponto fundamental para o progresso do comércio local são os serviços que a CDL presta, como cursos profissionalizantes e de informações. Desde o início até hoje, são 48 anos de acompa-nhamento e busca no aprimoramento das informações.

CDL: Quais conquistas foram mais relevantes para os seus asso-ciados e para a comunidade durante a sua gestão?

Rosalino de Souza: Naquela época normalmente o vice-pre-sidente de uma gestão era o candidato da diretoria para ser o presidente no próximo ano. Por isto a administração era de con-tinuidade daquilo que estava sendo feito, é claro que sempre dentro de uma avaliação de toda a diretoria, vendo o que estava dando certo e o que deveria melhorar.

Uma novidade em nossa gestão foi a de colocar uma mulher lojista na diretoria da CDL. Até 1986 as diretorias e conselhos eram preenchidos somente por homens lojistas. Para compor a chapa de nossa gestão, sugerimos convidar uma mulher lojista para fazer parte da diretoria, que concordou com a ideia. A esco-lha recaiu no nome de Terezinha Rodrigues, da Paula Calçados. A partir desta gestão, a CDL sempre teve mulheres na diretoria e inclusive algumas já foram presidentes da entidade, como é o caso da Márcia Meneguzzi, da Janie Casanova da Silva e da nos-sa atual presidente, Zoila Medeiros.

Rosalino M. de Souza

Ex-presidente da CDL. Gestão 1986/1987

CDL: Na sua visão quais as tendências para o setor varejista no futuro?

Rosalino de Souza: As mudanças do mundo atual são muito rápidas e a CDL precisa continuar atenta, como a internet, por exemplo, que desafia a cada momento o consumidor mais jovem. Creio que o Poder Público, a CDL, outras entidades e quem mais tiver condições de ajudar, deve pensar cada vez mais no crescimento de nossa cidade se referenciando em seu dia a dia. Muitas cidades criam motivos turísticos e preparam-se para acolher da melhor forma os preparam-seus visitantes. E nós o que fazemos? O que será Passo Fundo em 2020? Está na hora de fazermos um grande e definitivo projeto para o trânsito, com profissionais que tenham experiência em grandes cida-des; nosso aeroporto precisa ser modernizado; as calçadas de nosso Centro poderiam ser uniformizadas, mostrando organi-zação e beleza; as praças deveriam fazer parte de um projeto de revitalização, tornando esses lugares mais bonitos e agra-dáveis; para o Natal, o Poder Público deveria fazer um projeto juntamente com as entidades e ornamentar a nossa cidade, a exemplo de Gramado e Canela.

CDL: Em sua trajetória na nossa entidade atuou como presiden-te da CDL. O que motivou a participar e estar à frenpresiden-te da CDL?

Rosalino de Souza: A minha participação como sócio da CDL e após começar a fazer parte da diretoria, aonde em 1986 cheguei ao cargo de presidente desta grande entidade, teve dois moti-vos: em primeiro lugar a CDL é uma escola para quem a dirige. Nós que tínhamos uma empresa pequena foi uma grande opor-tunidade. Em segundo lugar, o sentimento de juntos servirmos

mais e melhor, a nossa entidade, a nossa comunidade e a nossa

unidade. É dando que se recebe.

CDL: Mensagem final...

Rosalino de Souza:É uma grande alegria relembrar da minha participação nesta entidade. Hoje sou corretor de seguros e desejo que os atuais dirigentes continuem fazendo da CDL uma força vigorosa de entusiasmo, dinamismo, união e su-cesso para todos. Quero agradecer a todos pela amizade ge-rada na CDL e em especial aos membros da diretoria de nossa gestão, Hélio Mattos, Anilton Roratto, Luis Frederich, Cláudio Zanatta, Aldo Battisti, Cláudio Noschang, Antonio Carlos Elias Lamaison, Antonio Migliorini, Terezinha Rodrigues, Edson Scortegagna, Delvo Ughini, Clelio Sciessere e Denis Poletto.

(8)

O LOJISTA

08

.::.Março 2013

INTERNACIONAL

DA

MULHER

DIA

8 de março

Uma homenagem para

aquela que faz a diferença

todos os dias!

Que a Páscoa traga

31 de Março

Surpreenda, Adoce,

Presenteie!

doces surpresas!

Referências

Documentos relacionados

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e