• Nenhum resultado encontrado

E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, de de Nome: 9 ano: Nº. Semana de 26/07 a 30/07 9º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, de de Nome: 9 ano: Nº. Semana de 26/07 a 30/07 9º ano"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1 E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes.

Bady Bassitt, _____ de _________ de 2021. Nome: ________________________________________________________________________ 9° ano: _____ Nº _____ Semana de 26/07 a 30/07 9º ano Língua Portuguesa

(Aula 1): Gênero textual – Carta do leitor; interpretação. • Apostila “Aprende Brasil”, volume 3, unidade 5.

• Na aula de hoje vamos iniciar um conteúdo textual – o estudo do gênero textual Carta do leitor. • Unidade 5 – Apostila “Aprende Brasil”, volume 3 – página 02:

❖ Na seção Espaço de diálogo, temos duas questões para reflexão acerca das diferentes maneiras que temos a nossa disposição para manifestarmos nossas opiniões.

❖ Converse com seus familiares e/ou amigos sobre o espaço disponibilizado nos veículos de comunicação para que os leitores manifestem suas opiniões sobre as matérias publicadas. Reflita: 1. Você costuma ler jornal e/ou revista?

2. Que publicações costumam ler e por quê?

3. Você já localizou a seção Carta do leitor nas revistas e/ou jornais que lê?

4. Você acredita que a seção destinada à opinião do leitor é uma forma de os veículos de comunicação aferirem o grau de sucesso das matérias publicadas e o nível de interesse do público por determinado assunto?

Carta do leitor

A Carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões.

É um espaço reservado donde as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.

Possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.

É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual.

Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.

Desse modo, devemos lembrar que a carta do leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).

(2)

2 Antes de ser publicada ela passa pela equipe de revisão, a qual adaptará o texto e corrigirá possíveis erros.

Por esse motivo, não existe um modelo específico, uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim determinado pelo meio de comunicação.

Vale lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes.

Como será publicada, as expressões de baixo calão, ou posições preconceituosas não devem ser pronunciadas.

Além disso, o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua. Importante destacar que, de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes.

Características

As principais características da carta do leitor são: • Textos breves e escritos em 1ª pessoa

• Temas atuais e de caráter subjetivo • Linguagem simples, clara e objetiva • Presença de destinatário e remetente • Texto expositivo e argumentativo

Estrutura: Como Fazer uma Carta do Leitor?

Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais:

Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho).

Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor. Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.

Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.

Despedida: representa as saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços, etc.

Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.)

• Em seguida, na seção Trajetória de leitura (páginas 03 e 04), leia as cinco cartas do leitor propostas para interpretação. Elas foram escritas com base na reportagem Dá para mudar a personalidade, publicada na revista Superinteressante. São diferentes opiniões acerca de um mesmo texto, na medida em que os leitores têm conhecimentos de mundo diversos e experiências

(3)

3 leitoras variadas. Isso interfere nos sentidos que eles constroem, resultando em diferentes posicionamentos sobre os textos. Você poderá ler a reportagem que deu origem às cartas do leitor nas páginas 08 e 09 desta unidade ou no link para a reportagem Dá para mudar a personalidade: ❖ https://super.abril.com.br/comportamento/da-para-mudar-a-personalidade/

• Após a leitura das cartas do leitor das páginas 03 e 04, releia as informações complementares do gênero (no início do roteiro) e assista ao vídeo:

❖ https://www.youtube.com/watch?v=BLZtKDJBakg

• Faça as atividades de 1 a 3 propostas para o estudo e a interpretação das cartas do leitor propostas, nas páginas 03 e 05 da unidade 5, apostila 3 “Aprende Brasil”.

• Na atividade 1, pensando nas ideias discutidas acima, informe por que jornais e revistas, sites (veículos de comunicação) têm um espaço reservado para que os leitores expressem seu ponto de vista sobre o conteúdo de determinada publicação.

• Na atividade 2, relacione as cinco cartas (numeradas de 1 a 5) com as principais ideias expostas em cada uma delas.

• Na atividade 3, você deverá refletir sobre a importância dos títulos nas cartas do leitor em estudo. Responda pensando na finalidade (no objetivo) desses títulos.

Semana de 26/07 a 30/07 9º ano

Língua Portuguesa

(Aula 2): Gênero textual – Carta do leitor; interpretação – continuação.

❖ Nem todas as cartas enviadas pelos leitores são publicadas. Em geral, as cartas selecionadas devem representar a diversidade de opiniões dos leitores, além de atender a um padrão de qualidade. Ainda assim, elas passam por edição, ou seja, são feitos cortes e a linguagem é adaptada para atender ao padrão editorial estabelecido para a seção. Quando há elementos em comum nas cartas, elas podem ser agrupadas sob um mesmo título. Os títulos são atribuídos por quem edita as cartas.

• Faça as atividades de 4 a 8 propostas para o estudo e a interpretação das cartas do leitor propostas, nas páginas 05 e 06 da unidade 5, apostila 3 “Aprende Brasil”.

➢ Na atividade 4, você deverá explicar o uso de duas expressões – “pisou na bola” e “tribo” – ambas utilizadas com sentido figurado, ou seja, de modo não literal.

Na atividade 5, converse com seus familiares e/ou amigos sobre a personagem Gabriela, que ficou conhecida por meio do romance de Jorge Amado (e de uma novela baseada no romance

(4)

4 em questão) e de uma música de Dorival Caymmi, da qual deriva a expressão “síndrome de Gabriela”.

❖ Intertextualidade entre o romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado e a canção Modinha para Gabriela, de Dorival Caymmi. Ouça a música no link: https://www.youtube.com/watch?v=JLPGmqv2n9U

❖ Sobre a obra: Gabriela, cravo e canela narra o caso de amor entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela e compõe uma crônica do período áureo do cacau na região de Ilhéus. Além do quadro de costumes, o livro descreve alterações profundas na vida social da Bahia dos anos 1920: a abertura do porto aos grandes navios leva à ascensão do exportador carioca Mundinho Falcão e ao declínio dos coronéis, como Ramiro Bastos. É Gabriela quem personifica as transformações de uma sociedade patriarcal, arcaica e autoritária, convulsionada pelos sopros de renovação cultural, política e econômica.

Publicado em 1958, o romance recebeu no ano seguinte os prêmios Machado de Assis e Jabuti. Pouco depois, em 1961, Jorge Amado seria eleito para a Academia Brasileira de Letras, em grande parte graças ao estrondoso sucesso do livro. Gabriela virou novela da TV Tupi, em 1961, e mais tarde da rede Globo, em 1975. Traduzido para mais de trinta idiomas, Gabriela, cravo e canela é o livro de Jorge Amado com o maior número de traduções.

(GABRIELA, cravo e canela. Disponível em

http://www.jorgeamado.com.br/obra.php3?codigo=12588. Acesso em 17 ago. 2020)

❖ Sobre a música: o refrão da música Modinha para Gabriela, composta por Dorival Caymmi, ficou conhecido como representativo de pessoas que se recusam a mudar a maneira de ser, alegando que nasceram de determinado modo e assim permanecerão

➢ Na atividade 6, releia os trechos extraídos de duas cartas do leitor (3 e 4) e responda:

❖ Na letra a, marque com um “x” a alternativa correta em relação às pessoas do discurso; nesse caso, a 3ª pessoa do discurso.

❖ Na letra b, marque com um “x” em qual das cartas há o predomínio da 1ª pessoa do discurso. ❖ Na letra c, explique qual das duas cartas – 3 ou 4 – é mais impessoal. Lembre-se que ao escrever um texto, é preciso fazer opções. Uma delas diz respeito à presença ou não de marcas de pessoalidade. Em um texto que faz uso de 1ª pessoa, por exemplo, o autor é colocado em evidência.

➢ Na atividade 7, marque com “x’ as alternativas corretas, em relação à linguagem das cinco cartas do leitor em estudo.

➢ Na atividade 8, você deverá explicar a necessidade de edição das cartas do leitor antes de serem publicadas. Caso julgue necessário, releia a explicação da atividade 3.

(5)

5 Semana de 26/07 a 30/07

9º ano Língua Portuguesa

(Aula 3): Gênero textual – Carta do leitor; interpretação – continuação.

❖ Atualmente, enviar cartas, pode parecer antiquado, mas, algum tempo atrás, essa era a maneira mais usual de se comunicar com quem estava longe. Há diversas publicações de obras com cartas de pessoas famosas, as quais contribuem para a elaboração de biografias e para a reavaliação de questões históricas, sociais, políticas, etc. O Instituto Moreira Salles criou o site Correio IMS, no qual são publicadas cartas de personalidades famosas. Se você se interessou, acesse o link: https://www.correioims.com.br/

• Faça as atividades de 9 a 12 propostas para o estudo e a interpretação das cartas do leitor propostas, página 07 da unidade 5, apostila 3 “Aprende Brasil”.

➢ Na atividade 9, letra a: você deverá colocar os números das cartas nos três itens, levando em consideração a finalidade de cada uma.

➢ Na atividade 9, letra b: você deverá colocar os números das cartas nos três itens dependendo do posicionamento do autor em relação à reportagem a qual se refere (se concorda ou não com o autor do texto).

➢ Na atividade 10, marque com um “x” a alternativa correta em relação ao público-alvo das cartas do leitor em estudo.

➢ Na atividade 11, responda em qual das cinco cartas há referência explícita (específica) ao destinatário; em seguida, transcreva o trecho em que isso acontece.

➢ Na atividade 12, marque com um “x” a alternativa correta em relação à finalidade da revista disponibilizar um espaço para publicar as cartas do leitor.

❖ Assista agora ao vídeo, no link: https://www.youtube.com/watch?v=Sypm4BtJIao

Semana de 26/07 a 30/07 9º ano

Língua Portuguesa

(Aula 4): Gênero textual – Reportagem; interpretação.

❖ Leia agora, a reportagem “Dá pra mudar a personalidade?”, texto no qual se baseiam as cartas do leitor estudadas.

❖ Em seguida, responda às atividades de 13 a 16, das páginas 09 e 10.

➢ Na atividade 13, você deverá relacionar o significado do nome da seção em que a reportagem foi publicada e o conteúdo abordado por ela.

(6)

6 ➢ Na atividade 14, reflita se a reportagem em estudo apresenta um fato localizado no tempo e no

espaço ou se ela é atemporal; justifique sua resposta.

➢ Na atividade 15, releia a teoria sobre o padrão d comportamento abordado pela reportagem e responda:

❖ Na letra a, quem desenvolveu essa teoria; ❖ Na letra b, quando essa teoria foi elaborada;

❖ Na letra c, o quê foi definido por essa teoria, ou seja, quais os traços de personalidade foram reconhecidos;

❖ Na letra d, em que se baseia, ou seja, em quais aspectos da personalidade humana se fundamenta essa teoria.

❖ Na letra e, releia a reportagem e destaque os cinco indicadores da personalidade humana. ➢ Na atividade 16, marque com um “x” a alternativa correta em relação à intenção do autor

apresentar ao leitor informações sobre uma teoria a respeito da mudança da personalidade.

Semana de 26/07 a 30/07 9º ano

Língua Portuguesa

(Aula 5): Gênero textual – Reportagem; interpretação - continuação.

❖ Na aula de hoje, continuaremos a interpretação da reportagem dá para mudar a personalidade? das páginas 08 e 09. Faça as atividades de 17 a 20, na página 11.

➢ Na atividade 17, você deverá refletir sobre a finalidade em iniciar o texto com um questionamento e qual o efeito de sentido produzido, no leitor, por esse questionamento.

➢ Na atividade 18, releia o trecho destacado para responder às questões das letras a, b e c. ❖ Na letra a, após a leitura do trecho em destaque, explique se a pergunta feita no título foi respondida e o porquê.

❖ Na letra b, sublinhe no trecho destacado a expressão que é própria da linguagem cotidiana. ❖ Na letra c, marque com um “x” a alternativa correta em relação ao objetivo dos autores da reportagem em inserir essa linha-fina.

➢ Na atividade 19, releia o parágrafo inicial da reportagem para responder às questões das letras a, e b.

❖ Na letra a, após a leitura do trecho destacado identifique quais os elementos estão sendo comparados, qual analogia foi estabelecida.

❖ Na letra b, identifique a finalidade dessa analogia.

(7)

7 Semana de 26/07 a 30/07

9º ano Língua Portuguesa

(Aula 6): Retomada do conteúdo gramatical – pronome; os pronomes pessoais.

▪ Nas aulas 6 e 7, dessa semana, faremos revisão dos pronomes pessoais, pois a sua compreensão será de fundamental importância para o próximo tópico, que iniciaremos nas próximas aulas.

❖ Pronome – pronomes pessoais

Além do artigo, adjetivo e numeral há ainda outra palavra que, na frase, se relaciona ao substantivo: é o pronome.

Exemplo:

Eu tomei chá gelado.

Substitui o substantivo e indica a pessoa que fala.

Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, relacionando-o à pessoa do discurso.

Exemplo:

Paulo sorriu. Finalmente, as coisas tomavam o rumo que ele desejava. pronome

Substituindo ou acompanhado o substantivo, o pronome indica a pessoa do discurso (pessoa gramatical):

Exemplos:

Eu olhei os vidros embaciados.

Indica a pessoa que fala (1ª pessoa) Tu és meu melhor amigo.

Indica a pessoa com quem se fala (2ª pessoa)

Os alunos lutaram: eles queriam mensalidades menores.

Indica a pessoa de quem se fala (3ª pessoa) As pessoas do discurso (pessoas gramaticais) são, portanto, três: ❖ 1ª pessoa: a pessoa que fala;

❖ 2ª pessoa: a pessoa com quem se fala; ❖ 3ª pessoa: a pessoa de quem fala;

Pronomes pessoais

Reto Oblíquo

(8)

8 OBSERVAÇÕES

1º) Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeito: Nós lhe ofertamos flores.

sujeito

2º) Os pronomes pessoais oblíquos funcionam como complementos [objeto direto ou objeto indireto):

Ofertaram-nos flores.

Complemento verbal – objeto indireto

3º) Quanto à tonicidade, os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos. Os átonos não aparecem precedidos de preposição e os tônicos sim.

Exemplos:

Ele me deu um presente Ele deu um presente a mim.

❖ DISTINÇÃO ENTRE PRONOME E ARTIGO

➢ O, a, os, as são pronomes pessoais oblíquos quando substituem o substantivo. Exemplo:

O livro é este aqui, eu o trouxe agora. pronome

➢ O, a, os, as são artigos quando se referem a um substantivo, definindo-o. Exemplo:

O livro é este aqui. artigo

❖ FORMAS PRONOMINAIS

Os pronomes o, a, os, as adquirem as seguintes formas:

➢ -lo, la, los, las, quando associados a verbos terminados em r, s ou z: encontra (r) + o encontrá-lo

encontramo (s) + a encontramo-la fe (z) + as fê-las

➢ -no, na, nos, nas, quando associados a verbos terminados em som nasal: encontraram + o encontraram-no

põe + as põe-nas

Atividades

1) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo: Ela ele eu nos ti vocês

a) _____e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para _____levar ao cinema, mas _____ anda muito ocupada.

b) Soube que ______ vieram à minha casa. Singular

1ª eu me mim, comigo

2ª tu te ti, contigo

3ª ele, ela lhe, o, a, se ele, ela, si, consigo

Plural

1ª nós nos nós, conosco

2ª vós vos vós, convosco

(9)

9 c) Foi a _____ que o Francisco convidou para ir a festa com _____

2) Faça como o exercício anterior:

Comigo contigo consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai _________________. b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá _________________.

c) O professor saiu da sala. Ele levou ______________ as provas dos alunos.

3) Informe a que pessoas do discurso pertencem os pronomes pessoais destacados: a) Apesar da busca, eu não o encontrei.

R:

b) Eles nos aguardavam com ansiedade. R:

c) A saudade lhe trazia insegurança e tristeza. R:

d) Senhor, nós vos agradecemos por mais este dia. R:

e) Pediram-me o impossível. R:

f) Nada mais existe entre mim e ele. R:

4) Classifique os pronomes pessoais destacados em retos e oblíquos: a) Quando eu era pequenina, contavam-me lindas histórias...

R:

b) Não trouxe nada para mim, nem quis falar comigo. R:

c) Vi-os há pouco no bar, mas não lhes disse nada. R:

d) Tu és tudo o que quero, não te desesperes, pois. R:

5) Complete as frases com os pronomes pessoais adequados, na pessoa indicada nos parênteses: a) Encontrei-____ na porta do cinema e eles disseram- _____ que o filme era muito bom. (3ª pessoa do plural; 1ª pessoa do singular)

b) Fui ao encontro dos dois e disse-____ que deveriam voltar imediatamente para casa. (3ª pessoa do plural)

(10)

10 c) Contei- _____ a história da maneira como _____ foi contada. (3ª pessoa do plural; 1ª pessoa do singular)

d) Com o susto ela desmaiou, mas logo voltou a _______ (3ª pessoa do singular) e) Trouxeram muitos livros para _____ ler. (1ª pessoa do singular)

6) Classifique o-a-os-as como artigos ou pronomes pessoais oblíquos: a) As meninas? Eu as vi no portão.

R:

b) Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes. R:

c) Encontrei-a triste porque o cachorrinho estava doente. R:

d) Acabou o tempo em que a mulher era educada para sonhar e o homem para trabalhar. R:

e) Perdi a hora E o meu relógio não estava ali. Procurei-o por todos os cantos da casa, mas não o encontrei.

R:

Semana de 26/07 a 30/07 9º ano

Língua Portuguesa

(Aula 7): Atividades complementares – os pronomes pessoais.

Atividades

2) Classifique os pronomes destacados em Pronome Reto (PR), Pronome Oblíquo Átono (POA) e Pronome Oblíquo Tônico (POT).

a) ( ) Eles vieram a pé.

b) ( ) Não o esperava a esta hora. c) ( )Trouxe essas revistas para ela.

d) ( ) Ou lhe dizemos agora ou não lhe dizemos mais. e) ( ) Porque não desabafa conosco?

f) ( ) Quem te atendeu?

g) ( ) Chamaram-nos e fingimos que não tínhamos escutado. h) ( ) Esses livros são para ela ler.

i) ( ) Tudo isso é para ti? j) ( ) Nós vamos. Eles vão? k) ( ) As organizadoras são elas. l) ( ) Esperem por nós!

3) Reescreva as frases abaixo, corrigindo-as em relação ao uso do pronome: a) Trouxe o almoço para eu.

(11)

11 R:

b) Fiz este suco para mim beber durante a tarde. R:

c) Estamo-nos quase chegando. R:

d) Quer fazer o trabalho com nós? R:

3) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar. R:

b) As mulheres rodearam a criancinha. R:

c) Os estudantes participaram da festa. R:

d) Mauro é o melhor advogado da cidade. R:

4) Complete as lacunas com o pronome EU ou MIM. a) Vovô deu dinheiro para _____comprar figurinhas. b) Aquelas flores são para ________?

c) O tênis preto é para _____ jogar futebol. d) Este caderno é para ______fazer redações. e) Esse doce é para você e este é para ______.

5) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:

· lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z. ex: Ele vai vender o carro.

Ele vai vendê-lo.

· no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal. ex: Eles levaram o cachorro.

Eles levaram-no.

a) Vou pagar o empregado. R:

b) Mário cortou a grama. R:

c) Resolveram os problemas. R:

d) Vou chamar a menina. R:

e) É preciso trazer os cadernos diariamente. R:

f) Os alunos deixaram o recado. R:

g) Ele quebrou os brinquedos R:

h) As meninas fizeram a vitamina. R:

(12)

12 6) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas R:

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso. R:

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá. R:

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete. R:

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte. R:

Matemática

(aula 1) Semana de 26/07 a 30/07 9º ano

OBSERVAÇÃO: Essa semana não começaremos a apostila, pois iremos trabalhar “Equação do 2º grau”, conteúdo este importante para darmos continuidade à apostila do 3º bimestre.

Para uma melhor compreensão do conteúdo apresentado acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Bx8sJqQ9J44

Equação do 2º grau

É uma equação do tipo: ax2 + bx = c = 0, onde:

• a, b, c são os coeficientes (números) • x é a incógnita (letra)

Numa equação do 2º grau o coeficiente "a" nunca pode ser zero, porque se for, não será equação do 2º grau, e sim do 1º grau.

Já os coeficientes "b" e "c" podem ser zero. Nesse caso a equação será incompleta. Quando todos os coeficientes forem diferentes de zero a equação é completa.

Veja os exemplos:

1º) 3x2 + 5x - 4 = 0

a = 3, b = 5, c = -4 Equação completa

(13)

13 a = 1, b = -6, c = 0 Equação incompleta

3º) -2x2 + 7 = 0

a = -2, b = 0 , c = 7 Equação incompleta

Para encontrar os coeficientes "a", "b" e "c", a equação do 2º grau tem que estar na forma reduzida (ou forma geral), ou seja, na forma ax2 + bx = c = 0.

Como colocar uma equação na forma reduzida?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=iADA7dHf-1M

É necessário passar tudo o que está no segundo membro da equação para o primeiro membro. Para isso temos que mudar o sinal de cada termo. Depois, é preciso juntar todos os termos semelhantes.

Para entender melhor, vamos aos exemplos:

1º) 3x2 - 5x + 1 = 8x + 4 - x2Aqui está tudo misturado, então vamos passar tudo pro lado

esquerdo do igual, invertendo o sinal.

3x2- 5x+ 1- 8x- 4+ x2 = 0Agora vamos fazer as contas com os termos semelhantes

4x2 - 13x - 3 = 0

2º) 4x (2x - 5) = 3x ( x - 4 ) Nesse exemplo precisamos primeiro fazer a distributiva

8x2 - 20x= 3x2 - 12x Observe que após a distributiva ficou igual ao exemplo 1.

8x2- 20x- 3x2+ 12x = 0

5x2 - 8x = 0

Observação: A partir dos coeficientes "a", "b" e "c", podemos escrever uma equação do 2º grau. Veja o exemplo abaixo:

Dados os coeficientes a = 4, b = 3 e c = -1, escreva a equação do 2º grau na incógnita "x". Resposta:4x2 + 3x - 1 = 0 Matemática (aula 2) a = 4 b = -13 Equação Completa c = -3 a = 5 b = -8 Equação Incompleta c = 0

(14)

14 Exercícios

1-) Nas equações abaixo, identifique os coeficientes "a", "b" e "c" e diga se a equação é "completa" ou "incompleta". a) 3x2 - x + 6 = 0 b) - x2 + 4x - 2 = 0 c) 2x2 + 3x = 0 d) x2 - 11 = 0 e) 4x2 = 0 f) 5x2 + x - 8 = 0

2-) Escreva as equações do 2º grau na forma reduzida. a) 2x2 - 12 = 9 - x2 + 30 b) (x + 2).(x + 3) = 5x - 2 c) 5x.(2x - 3) = 6x2 + 4 d) 3x2 + 12 = 4x – 2 Matemática (aula 3)

RESOLVENDO UMA EQUAÇÃO DO 2º GRAU

Assista ao vídeo abaixo para ajudar na compreensão do conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=xTdQVyQW4TU

Conforme visto anteriormente, a equação do 2º grau pode ser completa ou incompleta. Existem vários métodos de resolução de uma equação do 2º grau, abaixo será mostrado casos específicos para as equações incompletas.

Coeficiente b = 0

Toda equação incompleta do 2º grau, que possui o termo b com valor igual a zero, pode ser resolvida isolando o termo independente. Observe a resolução a seguir:

4y2 – 100 = 0 4y2 = 100 y2 = 100 : 4 y2 = 25 y = √25 y’ = 5 y” = – 5

Obs.: vale lembrar que, como estamos trabalhando com os números reais, a raiz quadrada de um número positivo sempre terá como resultado seu valor positivo e negativo, pois:

(15)

15 (-5) . (-5) = +25

(+5) . (+5) = +25

Coeficiente c = 0

Se a equação possui o termo c igual a zero, utilizamos a técnica de fatoração do termo comum em evidência.

3x2 – x = 0 → x é um termo semelhante da equação, então podemos colocá-lo em evidência. x.(3x – 1) = 0 → quando colocamos um termo em evidência dividimos esse termo pelos termos da equação.

Agora, temos um produto (multiplicação) de dois fatores x e (3x – 1). A multiplicação desses fatores é igual a zero. Para essa igualdade ser verdadeira, um dos fatores deve ser igual a zero. Como não sabemos se é o x ou o (3x – 1), igualamos os dois a zero, formando duas equações de 1º grau, veja:

x’ = 0 → podemos dizer que zero é uma das raízes da equação. 3x –1 = 0

3x = 0 + 1 3x = 1 x’’ = 𝟏

𝟑 → é a outra raiz da equação.

Coeficiente b = 0 e c = 0

Nos casos em que a equação apresenta os coeficientes b = 0 e c = 0, as raízes da equação do 2º grau incompleta são iguais a zero. Observe a resolução a seguir:

4x2 = 0 → isolando o x teremos: x2 = 0 4 x2 = 0 x = √0 x = ± √0 x’ = x” = 0 Matemática (aula 4) Exercícios

1-) Resolva as equações do 2º grau incompletas, onde b = 0. a) x2 – 16 = 0

b) 3x2 – 27 = 0 c) x2 – 64 = 0

2-) Considerando a equação 10x2 – 1000 = 0, duas raízes reais e distintas, x' e x'', podem ser encontradas. Determine (x')2 + (x'')2.

a) ( ) 50 b) ( ) 100

(16)

16 c) ( ) 200

d) ( ) 250 e) ( ) 300

3-) Resolva as equações do 2º grau incompletas, onde c = 0. a) 2x2 + 32x = 0

b) 3x2 - 18x = 0 c) 4x2 + 8x = 0

Matemática (aula 5)

A FÓRMULA DE BHASKARA É UTILIZADA PARA RESOLVERAS

EQUAÇÕES COMPLETAS E INCOMPLETAS, OU SEJA, ELA SERVE PARA

RESOLVER QUALQUER TIPO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU.

Agora chegou a vez de aprender a resolver a equação e, para isso, aprenderemos duas fórmulas, a do "Delta" e a de "Bhaskara".

Assista ao vídeo abaixo para ajudar na compreensão do conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=tNxC9q8kvpM https://www.youtube.com/watch?v=iMTcN--jfHM

Fórmula do "Delta" (discriminante da equação)

∆= b2 - 4.a.c

Fórmula de Bhaskara

x= −𝑏 ± √∆ 2.𝑎

Vamos aos exemplos:

1º Exemplo: Resolva a equação do 2º grau x2 - 3x + 2 = 0

a = 1

onde "a", "b" e "c" são os coeficientes da equação.

onde "a" e "b" são os coeficientes da equação e ∆ é o resultado encontrado na fórmula acima.

Obs. quando não tem letra na frente do número, é 1.

(17)

17 b = - 3 c = 2 ∆= b2 - 4.a.c ∆= (- 3)2 - 4.1.2 ∆ =9 - 8 ∆= 1 x= −𝑏 ± √∆ 2.𝑎 = − ( −3)±√1 2.1 = 3 ±1 2 x' =3+1 2 = 4 2 = 2 x'' = 3−1 2 = 2 2 = 1

2º Exemplo: Resolva a equação do: - x2 + 2x - 1 = 0

a = -1 b = 2 c = -1 ∆= b2 - 4.a.c ∆= 22 - 4.(-1).(-1) ∆= 4 - 4 ∆= 0 x= −𝑏 ± √∆ 2.𝑎 = − 2 ± √0 2.(−1) = −2 ±0 −2 x' =−2+0 −2 = −2 −2 = +1 = 1 x'' =−2−0 −2 = −2 −2 = 1

Obs. Quando um coeficiente é negativo, precisa ser

colocado dentro dos parênteses. Ex.(- 3)2 = (- 3).(- 3) = 9

Resposta:S = { 2; 1 }

Obs. Percebam que fiz regra de sinais na

multiplicação -4.a.c= - 4.(-1).(-1) = - 4

Como as duas soluções são iguais, dentro do conjunto-solução só colocamos uma vez. Isso acontece porque o ∆ = 0.

Resposta:S = { 1 }

Obs. Como não podemos somar e subtrair,

ao mesmo tempo, separamos em duas soluções. No x' somamos e no x'' subtraímos.

(18)

18 3º Exemplo: Resolva a equação do2º grau x2 + 4x + 5 = 0

a = 1 b = 4 c = 5 ∆= b2 - 4.a.c ∆= 42 - 4.1.5 ∆= 16 - 20 ∆= - 4

Pelos exemplos podemos observar que o valor do ∆ determina quantas raízes (soluções) a equação terá.

● ∆ positivo → duas raízes diferentes (x' e x'') ● ∆ = 0 → duas raízes iguais (x' = x'')

● ∆ negativo → não possui raízes reais ( o conjunto-solução é vazio)

Matemática (aula 6) Exercícios

1-) Resolva as equações do 2º grau usando a Fórmula de Bhaskara". a) 2x² + x – 3 = 0

b) x² - 6x + 9 = 0 c) 3x² + 2x – 1 = 0 d) x2 - 2x + 3 = 0

2-) Analisando a equação do segundo grau x² – 2x +1 = 0, podemos afirmar que ela possui: a) ( ) nenhuma solução real.

b) ( ) uma única solução real. c) ( ) duas soluções reais. d) ( ) três soluções reais. e) ( ) infinitas soluções reais.

3-) Dada a equação - x² - 4x + 5 = 0, podemos afirmar que o conjunto de soluções dessa equação é:

Obs. Como não podemos calcular a raiz quadrada de

um número negativo, não existe solução no conjunto dos números reais.

Logo, o conjunto-solução é vazio. Resposta:S = { } ou S = Ǿ

(19)

19 a) ( ) x’ = 2 e x” = - 1 b) ( ) x’ = -10 e x” = -1 c) ( ) x’ = -5 e x” = 1 d) ( ) x’ =5 e x” = 1 e) ( ) x’ =6 e x” = - 6

4-) (Cesgranrio) A maior raiz da equação – 2x² + 3x + 5 = 0 vale: a) ( ) – 1 b) ( ) 1 c) ( ) 2 d) ( ) 2,5 e) ( ) 5,2 História

Semana 01 – De 26 a 30/07/21 – Apostila Aprende Brasil

Textos e Atividades das páginas 02 a 06 da Unidade 09 – 3° Bimestre

Orientações: Leia os textos chamados “Populismo” da página 03, “Outras Versões” e

“Populismo no México” da página 04 e 05 e finalmente o texto “Populismo na Argentina” das páginas 05 e 06.

Retorne à página 02 e responda em seu caderno as questões 01 e 02.

Depois, vá até a página 06 e responda na apostila ao teste do final da página 06.

Não se esqueça dos objetivos desta unidade, descritos na parte superior da página 03.

Geografia

Aula 1 Semana 26/07 a 30/07/21 - 3º Bimestre

Caro aluno, para responder a questão 1, leia com atenção as páginas 2 e 3. Ásia: Características Naturais Gerais e o mapa Ásia: Político, da Apostila Aprende Brasil.

1-) Para a evolução das sociedades na Ásia, ocorreram fatos que contribuíram de forma decisiva. Um exemplo é o desenvolvimento da agricultura há mais de 10 mil anos na região conhecida como Crescente Fértil, que inclui partes da Síria, da Turquia e do Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates. Quais foram as Cidades-Estados que surgiram há cerca de 5 mil anos no vale dos Tigre e Eufrates, com mais de 50 mil habitantes?

(20)

20 a)( ) Cabul e Jordânia.

b)( ) Abudab e Israel. c)( ) Ur e Babilônia. d)( ) Jerusalém e Iraque. e)( ) Egito e Babilônia.

Meu caro aluno, leia com atenção a página 4 da Apostila Aprende Brasil - Ásia: relevo e hidrografia e Formas de relevo da Ásia, para responder a questão 2.

2-) A grande extensão territorial do continente asiático lhe confere enorme diversidade de formas de relevo. Na Ásia, estão localizadas as altitudes extremas do relevo dos continentes da Terra. Qual é o ponto mais elevado e o ponto mais baixo localizado no continente asiático?

a)( ) Montes Elburs no Irã e o mar de Aral. b)( ) Monte Everest no Himalaia e o mar morto. c)( ) Monte Zagros e o mar Vermelho.

d)( ) Monte Demavend e o mar Cáspio.

Prezado aluno, faça a leitura atenta do mapa Ásia: fossas oceânicas e Cordilheiras, da página 5 da Apostila Aprende Brasil, para responder a próxima questão 3.

3-) No continente asiático está a maior Cordilheira do mundo, onde se encontra o ponto mais elevado do planeta Terra. Formada por dobramentos modernos, ou seja, processos ocorridos na era Cenozoica (há 65 milhões de anos), do encontro de duas Placas Tectônicas, a Indo-Australiana e a Eurasiática. Qual o nome dessa Cordilheira?

R:____________________________________________________________________________

Geografia

Aula 2 Semana 26/07 a 30/07/21

Por favor, caro aluno, fazer uma leitura atenta do texto e das imagens da página 6 da Apostila Aprende Brasil, sobre os Planaltos asiáticos. Depois responda a questão 1 logo abaixo.

1-) Os planaltos asiáticos estão localizados ao longo de uma faixa no sentido leste-oeste, desde a Península da Anatólia, passando pelo Planalto do Irã e se estendendo até o Planalto do Tibete, cuja altitude média fica acima de 4.500 m. Quais são os planaltos que se localizam fora desse eixo principal, apresentando menores altitudes por causa do intenso desgaste por processos erosivos? a)( ) Planalto Siberiano e Planalto da Arábia.

b)( ) Planalto do Pamir e Planalto da Anatólia.

c)( ) Planalto da Mongólia e o Planalto do Decã(na Índia). d)( ) Planalto do Irã e Planalto do Tibet.

(21)

21 Leiam atentamente os textos e imagens da página 7 da Apostila Aprende Brasil, que fala sobre as Planícies, Rios e lagos da Ásia. Para depois responderem a questão 2 e 3.

2-) As terras baixas asiáticas, também chamadas de planícies, ocorrem por extensas faixas ao longo das áreas litorâneas e nos vales dos grandes rios, onde os solos são muito férteis. Quais são as grandes planícies que se destacam no continente asiático?

R:____________________________________________________________________________ 3-) Os rios da Ásia nascem principalmente na porção central do continente, onde estão as maiores altitudes e correm em todas as direções. De onde vem a grande parte da água que abastece os rios do continente asiático?

a)( ) a maior parte da água vem das chuvas. b)( ) grande parte chega por lençóis freáticos. c)( ) a origem é das fendas vulcânicas.

d)( ) provém do derretimento da neve e do gelo das montanhas. e)( ) surgem dos aquíferos subterrâneos.

Geografia

Aula 3 Semana 26/07 a 30/07/21

Prezado aluno, Leia atentamente o texto Você é “o GEÓGRAFO” da página 6 e o pequeno texto da página 7, que fala sobre a adaptação dos Tibetanos às grandes altitudes, para assim responder a questão

1-) Diversos povos pelo mundo buscam adaptar os ambientes em que vivem para sobreviver às intempéries de locais muitas vezes inóspitos, como desertos quentes e gelados, áreas alagadas, densas florestas e altas altitudes. Como é que os Tibetanos conseguem viver em zonas de elevada altitude e com baixos níveis de oxigênio, que deixam as outras pessoas enfraquecidas?

R:____________________________________________________________________________ Para responder a questão 2, faça uma análise da imagem do Rio Ganges em Varanasi Índia 2019 e do pequeno texto logo acima da foto na página 8 da Apostila Aprende Brasil.

2-) O rio Ganges deságua no Oceano Índico, sendo muito importante na cultura indiana, local de peregrinação e cultos religiosos. Embora seja de destaque no continente, há muitas décadas esse rio sofrendo com degradações constantes nas suas águas. Cite quais são os tipos de agressões que o rio Ganges vem sofrendo?

R:____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(22)

22 Caro aluno, leia com atenção o texto “Conexões” sobre os rios da Ásia da página 8 da Apostila Aprende Brasil para responder a questão 3 logo abaixo.

3-) Os rios da Ásia, têm importância vital para as populações do continente, seja para fins culturais e religiosos, seja para abastecimento de necessidades humanas. Muitos desses rios percorrem regiões bastante populosas e suas águas são aproveitadas para múltiplas coisas. Cite para quais fins a água pode ser usada no continente asiático.

R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Semana 16 de 26 a 30/07 9º ano Evolução Biológica Ciências (Aula 1)

Página 2 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

No início do capítulo sobre Evolução Biológica, o texto e a imagem destacam a diversidade dos seres vivos e as relações existentes entre as diferentes espécies – alimentação, reprodução, defesa e outros tipos de relação. A imagem nos mostra uma relação de predação (alimentação) entre uma ave e um peixe.

Após ler o texto da página 2 e analisar a imagem, responda as duas questões do “espaço de diálogo”.

Página 3 e 4 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Leia o texto da apostila sobre Evolução dos seres vivos. Esse texto faz uma introdução do tema que será desenvolvido ao longo de todo o capítulo – evolução dos seres vivos e como a ciência conseguiu desenvolver as diferentes teorias da evolução.

Ciências (Aula 2)

Página 4 e 5 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Leia o texto sobre Hipótese de Lamarck. Esse texto explica sobre a hipótese de Lamarck baseado em duas leis: a primeira lei - lei do uso e desuso e a segunda lei: lei da herança dos caracteres adquiridos.

(23)

23 Ciências

(Aula 3)

Página 5 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Leia o texto sobre Hipótese evolutiva de Darwin. Esse texto fala sobre a transição da hipótese de Lamarck para a hipótese de Darwin.

Para complementar as informações sobre a hipótese de Darwin, leia também o texto “Conexões”. Esse texto menciona as contribuições do cientista Alfred Russel Wallace aos estudos de Darwin.

Ciências (Aula 4)

Página 6 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5 – Seção Ciência em ação). Faça todos os exercícios da página 6, ou seja, do exercício 1 ao 4.

No exercício 1, observe as imagens A e B do exercício. Em seguida, identifique qual desses desenhos é uma representação da visão fixista (aquela visão em que Deus criou todos os seres vivos e eles continuam exatamente iguais desde a sua criação, ou seja, eles não modificaram-se) e qual dos desenhos é uma visão evolucionista (ou seja, que os seres vivos foram evoluindo e, consequentemente, modificando-se ao longo do tempo).

No exercício 2, leia as afirmativas e escreva V para aquelas que você achar que as afirmativas são verdadeiras e F para aquelas afirmativas que você acha que são falsas.

No exercício 3, leia o texto que está dentro da caixa verde e observe a imagem da serpente que está ao lado do texto. No texto está escrito “ancestral da serpente”, isso se refere aos seres vivos que existiram antes das serpentes e algum deles sofreu modificação e surgiram as serpentes. E, ainda de acordo com o texto, esses ancestrais das serpentes tinham pernas e essas pernas atrapalhavam esses ancestrais quando passavam em locais apertados. Como as pernas não era usadas ao passar em locais apertados, as pernas foram atrofiando (enfraquecendo) até que desapareceram (sumiram) completamente. Assim, o corpo da serpente passou a não ter pernas. A partir desse texto e da imagem, o exercício pede para que você explique qual ideia evolucionista o texto apresenta: o fixismo, a hipótese de Lamarck ou a hipótese de Darwim?

No exercício 4, você deve ler as afirmativas e escrever o número 1 naquelas afirmativas que você acha que estão de acordo com a hipótese de Lamarck e escreva o número 2 naquelas afirmativas que você acha que estão relacionadas com a hipótese de Darwin.

Língua Inglesa (Aula1)

Semana de 26/07 a 30/07 9ºano

(24)

24 Neste capítulo você terá contato com o vocabulário relacionado à política e Sistemas de

governo contextualizado por meio de comparações feitas entre os Estados Unidos e o Brasil. Você vai também ler e analisar uma notícia, compreender e usar conectores.

Vá para a página 2 – The world has changed

A política pode ser um tema polêmico, pois existem muitas opiniões diferentes sobre como o governo deve trabalhar. No entanto, à medida que mais e mais pessoas se envolvem em discussões políticas, devemos aprender como fazê-lo a partir de um lugar de respeito e compreensão.

Pense e responda:

a – Como a política afeta sua vida diária?

b – O quanto você sabe sobre o governo do seu país? c – Você está ciente da política internacional?

Vá para a página 3 e resolva as atividades 1 e 2.

Atividade1: Marque as palavras com suas definições. Nesta atividade você deve relacionar a primeira coluna com a segunda de acordo com suas definições. Para realizar esta atividade você deve usar um dicionário. https://www.linguee.com.br/portugues-ingles

Atividade 2: Crie sentenças usando as palavras da atividade 1. Troque ideias com alguém de sua casa. Você pode usar o português.

Vá para a página 4, resolva a atividade 3.

Atividade 3: Existem dois principais partidos políticos dos Estados Unidos: Republicano e Democrata. A tabela a seguir examina as diferenças entre as posições políticas desses dois partidos em questões importantes. Analise atentamente a tabela e identifique, escrevendo acima de cada parte da tabela qual é o partido descrito. Use um dicionário para ajudar.

Língua Inglesa (Aula 2)

Vá para a página 5 e resolva a atividades 4, 5 e 6.

Atividade 4: Nesta atividade você deve usar um dicionário e dar o significado de cada palavra. Atividade 5: para realizar esta atividade você deve completar os espaços em branco com as palavras que você acabou de aprender na atividade 4. Use o inglês e faça na apostila. Para ajudar, segue as traduções das sentenças:

a – O presidente ___________________ os investimentos nas Forças Armadas. Ele era um líder pacífico.

b – Eles acreditam na liberdade de expressão, e eu também. We ________________ que todos devem ser ouvidos.

c – O governador tem _______________________ o número de novos hospitais de 20 para 35. d – O conselho estudantil quer reformar o ginásio este ano, mas eu ________________ .Eu acho que deveríamos reformar o refeitório primeiro.

(25)

25 e – O governo prometeu que as receitas provenientes dos novos ___________________ serão gastos exclusivamente com saúde e educação.

f – O prefeito está propondo um corte de 5% nos _____________________ com publicidade no próximo ano.

Atividade 6: Se você morasse nos EUA, qual partido político você preferiria? Por quê? Responda em português na apostila.

Vá para a página 6 e responda às questões de 1, 2, 3 e 4. Para ajudar, veja as traduções das questões e assista a vídeo aula indicada abaixo.

1 – Qual é o sistema político nos Estados Unidos? ( ) Monarquia. ( ) Presidencial. ( ) Parlamentar. 2 – Quem é o chefe de estado neste país?

( ) O presidente. ( ) O primeiro ministro. ( ) A rainha. .

3 – Qual é o nome do atual chefe de estado nos Estados Unidos? Quanto tempo vai durar o seu mandato?

4 – Leia o texto da próxima página e responda a essas perguntas. a – Que tipo de texto é esse?

( ) Um anúncio. ( ) Um artigo. ( ) Uma sinopse. b – Onde pode ser publicado?

( ) Em um jornal. ( ) Na Internet. ( ) Folheto . Arte

9º ano Apostilado Aprende Brasil – Volume 3

Unidade 05 – Performance art e happening: Uma conversa entre as linguagens da arte – aula 01 e 02 - (16ª semana de 26 a 30/07)

Obs.: Olá alunos, neste 3º bimestre, iniciaremos nosso apostilado – Sistema de Ensino Aprende Brasil. Nesta primeira semana veremos as páginas de 02 a 05 em nossas duas aulas semanais.

(26)

26 Performance art e happening: Uma conversa entre as linguagens da arte – páginas 2, 3, 4 e 5 Vamos estudar sobre o artista em ação. Fazer a leitura dos textos com atenção, na página 02 temos uma pequena introdução sobre as duas atuações artísticas. Na página 03 temos: Performance art: o artista em ação e na página 04 uma extensão de performance e sobre Ana Mendieta.

Após fazer a leitura com atenção, responda as questões da página 02. Atividades – aula 01

Responder em seu caderno de arte ou material separado por você para nossa disciplina.

No Espaço de Diálogo da página 02 temos duas perguntas, elas são pessoais, porém relacionadas à nossa vivência e pesquisa.

Na 1ª pergunta, falar sobre o que você entendeu sobre performance através da imagem acima na página 02. Foi uma performance que aconteceu em 2010. Uma performance só poderá ser apreciada no momento que estiver acontecendo, caso contrário, apenas por registro fotográfico. Na 2ª pergunta, falar sobre a importância da expressão corporal no momento exato da performance e suas vivências sobre.

Atividades – aula 02

1. Vamos fazer uma Performance. Pense em um tema, ou até mesmo uma ideia e descreva abaixo como seria sua performance. O que gostaria de expressar? Teria um publico especifico? Caso queira poderá desenhar também.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(27)

27 Responder as atividades da página 05. Elas estão relacionadas às imagens do trabalho de Ana Mendieta.

Este texto abaixo ajudará na construção das suas respostas.

As performances da artista Ana Mendieta estão diretamente relacionadas com o seu contexto de vida, na busca por sua origem cubana, local onde nasceu e o qual foi obrigada a deixar, por causa da Revolução Cubana de 1959.

Durante essa revolução, a perseguição política levou seus pais a optarem por enviar Mendieta e sua irmã para viver nos Estados Unidos. Essa passagem de sua vida está presente na maioria dos seus trabalhos artísticos. A artista empreende uma busca constante por sua identidade, e essa série de performance explora os rituais afro-cubanos e também temas ancestrais, ligados à idade neolítica do ser humano. A obra intitulada VULCÃO foi realizada no Sharon Center, em lowa, nos Estados Unidos. Segundo Mendieta,

“...se estou trabalhando em uma cidade que não conheço, costumo sair por aí até encontrar um lugar com o qual possa me identificar. Ao deparar com esse lugar, tenho o que fazer alí – são rituais de trabalho. Por exemplo, visto roupas confortáveis, uso instrumentos especiais e insisto em trabalhar sozinha. Não posso me descontrair. Preciso de privacidade porque me apodero do território...”

Dessa forma, é possível concluir que a performance é privada. Os materiais utilizados por Mendieta em suas obras eram, geralmente, elementos da própria natureza local, com terra, folhas, arbustos, gravetos, além de tecidos, tinta e, algumas vezes, sangue de animais, provocando choque no público. As linguagens da arte empregadas eram, basicamente, as artes visuais e teatro. Na série, é possível notar uma aproximação com a linguagem das esculturas, muito embora, diferentemente destas, as performances sejam efêmeras.

Após escolher um local com o qual se identificasse, Mendieta realizava uma espécie de ritual secreto: esculpia, entalhava ou moldava sua própria figura da natureza. Estas figuras eram ornamentadas com flores, galhos de árvores, lama, pólvora, e até fogo. Em muitas delas a artista evocava representações simbólicas, como figuras com braços estendidos sobre a cabeça representando a fusão entre o céu e a terra ou silhuetas com braços levantados e pernas unidas, significando espíritos vagantes, outras com braços cruzados sobre o corpo, sugeriam a ideia de morte e enterro.

SEMANA DE 26/07 A 30/07 Educação Física

(Aula 1)

RETOMADA DE CONTEÚDOS DO 1º SEMESTRE COM EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1-Leia novamente os textos estudados no primeiro semestre, com atenção, para responder as questões a seguir.

(28)

28 2- Coloque (V) Verdadeiro ou (F) Falso:

A-( ) O Ciclismo tem sua origem no Brasil, ao final do século XIX;

B-( ) O arvorismo é uma atividade que oferece poucos riscos, chegou ao Brasil no ano de 2001; C-( ) O arvorismo ensina valores como superação de limites e trabalho em equipe.

D-( ) Na França é realizada uma das provas de ciclismo mais famosa do mundo: o “Tour de France”;

E- ( ) O Cantil é um dos equipamentos mais importantes, pois, em todos os tipos de trekking a hidratação é de suma importância aos atletas.

3- Quais das imagens abaixo representam a prática do Arvorismo e do Trekking:

(A) (B)

(C) (D)

4- Cite ao menos 3 equipamentos de segurança utilizados no Ciclismo

______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Educação Física

(Aula 2)

RETOMADA DE CONTEÚDOS DO 1º SEMESTRE COM EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

5- A versão Olímpica do Rugby possui sete jogadores em cada equipe;. Essa afirmação é: a- ( ) VERDADEIRA

b- ( ) FALSA

6- Descreva alguns equipamentos de segurança utilizados no Rugby:

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 7- - Assinale a alternativa que corresponde corretamente com a quantidade de jogadores em uma equipe de Voleibol:

A- ( ) 06 jogadores titulares e 06 jogadores reservas; B- ( ) 06 jogadores titulares e 05 jogadores reservas; C– ( ) 07 jogadores titulares e 06 jogadores reservas; D- ( ) 07 jogadores titulares e 04 jogadores reservas;

(29)

29 8- Sobre o Voleibol: “Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);”. Essa afirmação é:

A-( ) VERDADEIRA B-( ) FALSA

9- Assinale a alternativa que corresponde corretamente com o País em que foi criado o Badminton: ( ) A- ESTADOS UNIDOS

( ) B- FRANÇA ( ) C- URUGUAI ( ) D- INGLATERRA

10 - Assinale a alternativa que corresponde corretamente com o País em que foi criado o Futevôlei: ( ) A- ESTADOS UNIDOS

( ) B- BRASIL ( ) C- URUGUAI ( ) D- INGLATERRA

Referências

Documentos relacionados

sALA DE ENsAIos Do TEATRo MUNICIPAL sá DE MIRANDA, Produção: Teatro do Noroeste – CDv Apoio: Câmara Municipal de viana do Castelo.. MIGuEl vILA FRANCA AOS SábADOS arraIal MInhOtO

Então, percebe-se que a realidade não deixa as pessoas optarem por fazerem o que realmente querem, oportunidades não são oferecidas a todos, seja nos estudos ou em simples empregos.

• Coordenação das ações e projetos institucionais de gestão de pessoas... 11.892, de 29 de dezembro de 2008, apresenta como o principal objetivo dos Institutos Federais de

A camada de difusão de estanho deteve a difusão de carbono no metal base mas causou uma formação anormal de coque na superfície revestida, tornando inviável a aplicação

Em caso de atraso na entrega do relatório, será descontado 0,5 ponto (meio ponto) por dia de atraso.. Utilizar como gerador de base de tempo o circuito astável 555. O

1 - As autoridades policiais procederão à identificação do consumidor e, eventualmente, à sua revista e à apreensão das plantas, substâncias ou preparações referidas no

A UICC é a maior e mais antiga organização internacional que combate o câncer e se dedica a convocar, gerar recursos e defender iniciativas que unam a comunidade afetada

O arrematante deverá apresentar em até 5 dias úteis – a contar da comunicação pelo Leiloeiro da aprovação pela VENDEDORA, a carta de aprovação do crédito perante a