• Nenhum resultado encontrado

A importância do Desktop em uma Empresa Móvel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A importância do Desktop em uma Empresa Móvel"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Omer Ben-Shalom

Engenheiro chefe, Intel IT

Julian Braham

Engenheiro Sênior de Sistemas,

Intel IT

Avi Zarfaty

Analista de Finanças Estratégicas

de TI, Intel IT

Embora a frota de PCs da Intel consista principalmente em dispositivos móveis baseados na arquitetura Intel®, como os tablets e dispositivos empresariais Ultrabook™, e um número crescente de dispositivos 2-em-1, os conhecidos PCs do tipo desktop continuam a desempenhar um papel importante.Na verdade, esses PCs estão evoluindo e expandindo sua relevância no ambiente de trabalho. Estudos da Intel IT mostraram repe-tidamente que um único tipo de dispositivo não atende às necessidades de todos os funcionários da Intel. Acreditamos que é importante oferecer várias opções de tecnologia, permitindo que os funcionários selecionem o melhor dispositivo para suas atividades e métodos de trabalho.

Historicamente, a computação de desktop em uma empresa foi definida como uma estação de trabalho do tipo PC com uma CPU de alta perfor-mance e um ou mais monitores. Com os avanços na tecnologia, a Intel IT está expandindo o papel da computação de desktop para além da mesa de trabalho. Com novos fatores de forma, como mini PCs, PCs All-In-One, e compute sticks, dispositivos de computação fixos (também chamados simplesmente de “desktops”) na empresa podem ser utilizados em diversas configurações.

Nós identificamos casos de uso individual, público e compartilhado de dispositivos fixos de computação em nível empresarial. Em todos os casos de uso, nós protegemos nossos ativos aproveitando as funcionalidades de gerenciamento remoto e segurança da arquitetura Intel e as opções de software Intel® Security.Exemplos dessas funcionalidades incluem a tec-nologia Intel® vPro™, Intel® Solid-State Drive Pro 2500 Series, o McAfee® ePolicy Orchestrator e o software antivírus e de prevenção de intrusão de host. Conforme a suite integrada de hardware e software avança com novas gerações de processadores Intel®, pretendemos investigar novas funcionali-dades de segurança de hardware aprimorado.

A importância do Desktop em uma

Empresa Móvel

IT@Intel

STATIONARY COMPUTING

All-In-One Mini PC Compute Stick Standard Workstation with LCD Display Workstation with CRT Monitor and CPU Tower

(2)

Share:

Conteúdo

2 Histórico

2 Evolução das funções para Dispositivos fixos de Computação

Casos de Uso Individual Casos de Uso Público Casos de Uso Compartilhado

4 Capacidade de gerencia-mento e Considerações de Segurança

4 O que vem a seguir 5 Conclusão

Colaboradores

Robin Holt, Gerente de

Marketing, Grupo de Plataforma de Clientes Desktop

John Mahvi, Gerente de Produto

do Cliente, TI da Intel

Roy Ubry, Engenheiro,

Engenharia de TI de Clientes

Histórico

A Intel IT sempre acreditou que “não há soluções universais para problemas espe-cíficos”. Porque grande parte da força de trabalho da Intel é altamente móvel, dispositivos móveis são a norma para a maioria dos funcionários da Intel, tam-bém oferecemos uma estação de trabalho móvel1. No entanto, os dispositivos de

computação fixos são apreciados para casos específicos de uso e esses casos são cada vez mais numerosos. Tradicionalmente, a principal utilização de dispositivos fixos de computação na empresa ocorreu com o computador desktop (um ou mais monitores conectados a uma grande torre de CPU). Embora este poderoso tipo de estação de trabalho do tipo desktop ainda tenha um valor significativo na Intel, estamos redefinindo o conceito de computação de desktop para incluir uma grande variedade de fatores de forma. Com esta nova definição, os desktops assumem um significado novo, voltado para o futuro — permitindo novos casos de uso dentro da empresa.

Observação: Muitas vezes, “estação de trabalho” é definida como um

dispositi-vo baseado no processador Intel® Xeon®. Neste documento, o termo “estação de trabalho” refere-se a um poderoso dispositivo do tipo desktop no lado do cliente, alimentado por um processador Intel® Core™ Conforme o número de fatores de forma associados à computação — fixa ou móvel — aumenta na Intel, é importante que os usuários obtenham uma experiência de usuário consistente em suas múlti-plas plataformas. Para obter mais informações, consulte a barra lateral.

Evolução das Funções Para

Equipamento Fixo de Computação

A computação fixa na empresa não está mais limitada à estação de trabalho do tipo desktop tradicional. Os avanços tecnológicos trouxeram novas funções para a computação fixa em uma ampla gama de casos de uso compartilhado, individual e público. As seções a seguir descrevem brevemente estes casos de uso na Intel.

Caso de Uso Individual

Para milhares de funcionários da Intel, uma estação de trabalho desktop lado cliente tradicional, em torre, alimentada por um processador Intel Core de alto desempenho é o principal dispositivo de computação (mas esses funcionários tam-bém podem usar um Ultrabook™ baseado em arquitetura Intel® ou o dispositivo 2-em-1 quando precisarem de mobilidade). Suas atividades exigem dispositivos com múltiplas entradas de armazenamento, ampla capacidade de RAM, suportes gráficos de alto padrão e mais poder de computação do que há disponível, mesmo nas mais poderosas estações de trabalho móveis que a IT oferece.

Muitas vezes, “estação de

trabalho” é definida como

um dispositivo baseado no

processador Intel® Xeon®.

Neste documento, o termo

“estação de trabalho”

refere-se a um poderoso dispositivo

do tipo desktop no lado do

cliente, alimentado por um

processador Intel® Core™.

1 Oferecemos estações de trabalho móveis para um segmento de funcionários da Intel, com base em suas necessidades de

(3)

Casos de Uso Público

Mini PCs e PCs All-In-One baseados na arquitetura Intel® trazem plena capacida-de capacida-de PC para uma ampla variedacapacida-de capacida-de ambientes físicos e apoiam uma ampla gama de casos de uso. Por exemplo, os mini PCs podem ser usados para alimentar sinalização digital e múltiplos monitores. Os PCs All-In-One são úteis em espaços públicos como lobbies.

Sinalização digital. Os mini PCs, que incluem recursos gráficos HD, podem

ofe-recer suporte a imagens e vídeos coloridos de alta definição necessários para a sinalização digital. Na Intel, utilizamos o mini PC Intel® NUC para alimentar cerca de 400 sinais digitais distribuídos em nossos 170 estabelecimentos em 66 países. Pretendemos acrescentar cerca de 100 outros sinais digitais, também alimentados por Intel NUCs.

Na Hotelaria. Usamos PCs All-In-One em lobbies selecionados da Intel para

ali-mentar o processo de solicitação de crachás e de check-in. A funcionalidade dos recursos de toque e dos PCs All-In-One tornam estes dispositivos bem adequa-dos para o caso de uso na hotelaria, por serem compactos e fáceis de usar. • Espaços colaborativos. Estamos criando um modelo para salas de conferências

de última geração, usando hubs gerenciáveis, seguros, baseados principalmente nos Intel NUCs, combinados com o novo software Intel® Unite™ — permitindo que os participantes de uma conferência compartilhem à distância conteúdo e ideias em várias plataformas e dispositivos.

Casos de Uso Compartilhado

Em determinados grupos de usuário, os funcionários compartilham um grupo de PCs desktop.

Ambiente de fábrica. Alguns técnicos podem ter tablets ou 2-em-1s como seus

dispositivos principais, e a maioria tem acesso a um PC desktop tradicional compartilhado para tarefas não adequadas a dispositivos móveis (tais como tarefas que exigem uma tela maior).

Áreas de mesa flexíveis. Vários funcionários podem usar o mesmo PC, e um

funcionário pode usar qualquer um dos PCs na área de mesa flexível.

Encarregados da segurança física. Os encarregados da segurança física da Intel

utilizam PCs desktop compartilhados nos lobbies da Intel para processamento de crachás e monitoramento do campus.

Laboratórios da Intel. Vários usuários interagem com um PC que está conectado

a um equipamento que está sendo testado ou avaliado.

A sinalização digital controlada por um Intel® NUC permite que as

mensagens sejam consistentes e rapidamente alteradas.

Três Casos de Uso de

Computadores Fixos na Intel

Os PCs All-In-One com tecnologia Touch agilizam o processo de solicitação de crachás e de check-in.

Salas de conferências wireless permitem aos participantes

compartilhar conteúdo rapidamente.

(4)

Share:

Capacidade de Gerenciamento e

Considerações de Segurança

Com dispositivos de computação fixos distribuídos em edifícios e em todo o mundo, a capacidade de gerenciar e proteger estes dispositivos remotamente é fundamental. Visitas de suporte no local tomam tempo e são caras; dispositivos não protegidos potencialmente põem em risco tanto a propriedade intelectual da Intel como as informações de identificação pessoal de seus funcionários.

Gerenciamento Remoto

Todos os dispositivos de computação fixos em uso na Intel são baseados em processadores Intel® com tecnologia Intel® vPro™, que é fundamental para o gerenciamento remoto de dispositivos de computação fixos, especialmente em casos de uso público. A tecnologia Intel® Active Management, um componente da tecnologia Intel vPro pode reduzir o contato físico no dispositivo, permitindo o controle remoto de energia. A tecnologia Intel vPro inclui também controle remoto de teclado, vídeo e mouse, permitindo que os funcionários de suporte de TI autorizados da Intel em qualquer parte do mundo assumam o controle do dispositivo, como o de um mini PC em uma sala de conferências, para diagnosticar e reparar problemas, mesmo se o dispositivo estiver desligado ou se o sistema operacional não estiver respondendo.

Segurança

Nós protegemos os dispositivos fixos de computação utilizando diversas

abordagens para evitar danos ou perda destes dispositivos. Do ponto de vista do hardware, muitos mini PCs possuem recurso integrado VESA (Video Electronics Standards Association), montado para proteger fisicamente o mini PC para uso de monitores habilitados para VESA. Entradas de segurança permitem segurança tipo trava e cabo. As opções de segurança baseadas em software incluem o uso de políticas de grupo de serviço de diretório, as opções de software de segurança da Intel, código de aplicativo e filtro de rede. Nós também usamos as funcionalidades de segurança da arquitetura Intel, tais como as tecnologias Intel vPro e Intel® Solid-State Drive Pro 2500 Series. Conforme o conjunto integrado de hardware e software avança com novas gerações de processadores Intel, pretendemos investigar novos recursos de segurança de hardware aprimorado que ajudem a prevenir ameaças a dispositivos compartilhados.

O que vem a seguir

Com a evolução da tecnologia, nós visamos fornecer a computação do tipo desktop para mais usuários por meio de uma expansiva variedade de fatores de forma e casos de uso. Aqui estão alguns exemplos:

Dispositivos OPS (Open Pluggable Specification), Dispositivos OPS (Open

Pluggable Specification), que permitem uma fácil instalação ou substituição de um PC dentro de um sinal digital ou uma tela grande em uma sala de conferências Os dispositivos OPS tornam mais fácil construir dispositivos com antecedência e simplesmente ligá-los quando necessário. Estes dispositivos têm menos fios, por isso há menos oportunidades de interferência no dispositivo — tornando-o mais seguro, especialmente em casos de uso público.

Iniciativa Local de

Trabalho Vai Comigo da

Intel IT

Com muitos fatores de forma em uso na Intel, os funcionários atualmente não têm uma experiência de uso consistente em todos os dispositivos. Por exemplo, se passam a utilizar um smartphone após utilizarem um laptop, ou trocam um PC por outro, não têm acesso aos mesmos aplicativos e dados; e as personalizações (como ícones, tamanho da fonte e temas) não são transferidas de um dispositivo para outro.

A iniciativa Meu Local de Trabalho Vai Comigo da Intel IT resolve essa questão. Ao desconstruir o ambiente de com-putação em camadas diferentes (apps, conteúdo e personalização), pretendemos reconstruir essas camadas em qualquer dispositivo, usando os recursos próprios do dispositivo — que nos permite transfe-rir conteúdo e informações de uma forma mais adequada a esse tipo de dispositivo. Por exemplo, se um usuário está vendo a página 5 de um documento em um laptop e tem a exibição do documento ajustada para 150% e, em seguida, alterna para um tablet para ver o mesmo documento, a página 5 ainda estará aberta e a exi-bição ainda estará definida para 150%. Também pretendemos capturar quais apps estão abertos em um dispositivo, de forma que quando o usuário mudar para um ambiente de computação diferente, os mesmos apps serão reabertos.

Em alguns casos, tais como mudar de um laptop para um smartphone, as limitações de plataforma exigirão a reconstrução de apenas um espaço de trabalho parcial. Apesar de utilizarmos a nuvem como um repositório central para camadas des-construídas, não estamos usando a Web como um portal — apps e dados estarão ativos em cada dispositivo e automatica-mente sincronizados utilizando a nuvem. Nossa iniciativa Meu Local de Trabalho Vai Comigo vai aumentar a produtividade e melhorar a experiência de uso dos funcio-nários, principalmente em casos de uso individual e compartilhado. Pretendemos conduzir uma prova de conceito no final de 2015, que testará a estrutura de nosso espaço de trabalho em transições de PC para PC (reconstrução completa) e de PC para smartphone (reconstrução par-cial); depois planejamos adicionar ainda mais recursos e viabilizar mais fatores de forma.

(5)

As características e benefícios das tecnologias da Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir hardware e software habilitados ou ativação do serviço. O desempenho varia de acordo com a configuração do sistema. Nenhum sistema de computação pode ser considerado completamente seguro. Consulte o seu fabricante de sistemas ou revendedor ou saiba mais em intel.com.

AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS NESTE ARTIGO SÃO DE ORDEM GERAL E NÃO SÃO UMA ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA. AS RECOMENDAÇÕES (INCLUINDO POTENCIAIS ECONOMIAS DE CUSTO) SÃO BASEADAS NA EXPERIÊNCIA DA INTEL E SÃO APENAS ESTIMATIVAS. A INTEL NÃO GARANTE NEM ASSEGURA QUE OUTROS OBTERÃO RESULTADOS SEMELHANTES.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO FORNECIDAS EM CONEXÃO COM OS PRODUTOS E SERVIÇOS INTEL. ESTE DOCUMENTO NÃO CONCEDE NENHUMA LICENÇA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, POR EMBARGO OU DE OUTRA FORMA, A QUAISQUER DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. SALVO O DISPOSTO NOS TERMOS E CONDIÇÕES DA INTEL SOBRE A VENDA DE TAIS PRODUTOS, A INTEL NÃO ASSUME RESPONSABILIDADE ALGUMA, E SE ISENTA DE QUALQUER GARANTIA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA, RELACIONADA À VENDA E / OU USO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DA INTEL, INCLUINDO RESPONSABILIDADES OU GARANTIAS RELATIVAS À ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA, COMERCIALIZAÇÃO OU INFRAÇÃO DE QUALQUER PATENTE, DIREITOS AUTORAIS OU OUTROS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. Intel, o logotipo Intel, Intel Core, Intel Unite, Intel vPro, Ultrabook e Xeon são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

*Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedades de terceiros.

Copyright 2015 Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Impresso nos EUA Favor Reciclar 0915/JGLU/KC/PDF • Compute sticks, que são dispositivos Microsoft Windows* 8.1 totalmente funcionais

em um formato altamente compacto. Eles oferecem armazenamento local, bom des-empenho de processador e boa capacidade de rede.

A interação dos dispositivos com o meio ambiente é aprimorada com o uso de

tecnologia que suporta a descoberta (tal como reconhecer usuários que se aproximam) e a comunicação entre dispositivos pessoais e públicos (para fins de autenticação). Os fatores de forma alternativos já desempenham um papel na computação empresarial da Intel. Através da implementação de nossa iniciativa Meu Local de Trabalho Vai Comigo, antecipamos que estes dispositivos e tecnologias permitirão que funcionários da Intel tenham uma experiência de usuário consistente, seja utilizando dispositivos de computação móveis ou fixos Como o mercado continua a apresentar novos dispositivos em um ritmo acelerado, estamos explorando como preparar nossa infraestrutura para ainda mais fatores de forma — que nos permita alcançar o maior proveito de todos os dispositivos.

Conclusão

Na Intel, o conceito tradicional de computação de desktop na empresa está evoluindo para incluir mais do que um monitor de estação de trabalho e uma torre de CPU. A estação de trabalho do tipo desktop continua a ocupar espaço na Intel, onde serve às necessidades dos funcionários que necessitam de computação de alto desempenho. Além disso, novos fatores de forma para a computação fixa estão possibilitando uma maior variedade de casos de uso nunca vista, incluindo uso compartilhado, individual e público. Por exemplo, mini PCs e PCs All-In-One trazem os PC “smarts” para lobbies e salas de conferências. O gerenciamento remoto e as funcionalidades de segurança da arquitetura Intel, juntamente com suas opções de software de segurança, desempenham um papel significativo no controle de custos e proteção de ativos, especialmente para dispositivos em casos de uso público e compartilhado.

Continuamos a investigar como novos fatores de forma, como o compute stick, podem viabilizar um futuro local de trabalho onde os funcionários possam usar muitos fatores de forma, bem como muitos métodos de inserção de dados (tais como touch, voz, sensor e gesto) para executar suas tarefas. Nosso objetivo é fornecer aos usuários uma experiência contínua e consistente ao usar os diferentes dispositivos, mantendo as informações protegidas e a privacidade dos usuários.

Para mais informações sobre as melhores práticas de TI da

Intel, visite intel.com/IT

.

IT@Intel

Conectamos os profissionais de TI com seus colegas de TI da Intel. Nosso departamento de TI resolve alguns dos mais difíceis e complexos problemas de tecnologia da atualidade, e nós queremos compartilhar esses aprendizados diretamente com nossos colegas profissionais de TI em um fórum aberto direto entre colegas.

O nosso objetivo é simples: melhorar a eficiência em toda a organização e aumentar o valor de negócio dos investimentos em TI.

Siga-nos e participe da conversa:

• Twitter - @IntelITCenter

• #IntelIT

• LinkedIn

• Comunidade IT Center

Visite-nos hoje emintel.com/IT ou entre em contato com seu representante local da Intel caso queira saber mais.

Conteúdo Relacionado

Visite intel.com/IT para

encontrar conteúdo sobre tópicos relacionados:

• Criando Espaços Inteligentes com compartilhamento de slides All-In-One

• Artigo sobre Colaboração em Sala de Conferências Utilizando a Tecnologia Intel® vPro™

• Gerenciamento do Ciclo de Vida do PC: Artigo sobre Impulsionar a Produtividade e Eficiência em TI

• Artigo sobre Preparar a Empresa para o Impacto de Fatores de Forma Alternativos

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de