• Nenhum resultado encontrado

FAZENDO ARTE NA COZINHA. 30 receitas com leite condensado em caixinha Tetra Pak 270 g

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FAZENDO ARTE NA COZINHA. 30 receitas com leite condensado em caixinha Tetra Pak 270 g"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

30 receitas com leite condensado

em caixinha Tetra Pak 270 g

F A Z E N D O

N A C O Z I N H A

(2)

N

OVOS

TEMPOS

,

NOVOS

HÁBITOS

,

ETERNAS

DELÍCIAS

:

NOVO

LEITE

CONDENSADO

EM

CAIXINHA

270

G

O leite condensado nasceu moderno. Tudo começou há cerca de 200 anos, com uma idéia revolucionária que pretendia atender à necessidade de se conservar o leite por mais tempo. Aos poucos, a revolução deu lugar à paixão e o leite condensado foi se estabelecendo, geração após geração, como ingrediente fundamental na elaboração de sobremesas, até hoje, adoradas pelo brasileiro. Nos dias atuais, os novos usos do leite condensado e as novas expectativas dos consumidores vêm sinalizando uma necessidade de inovação desse mercado. Podemos pensar, por exemplo, em como as famílias tornaram-se menores nos últimos anos e, com isso, como passaram a demandar embalagens com menor volume de produto.

Neste sentido, o leite condensado, reafirmando sua natureza inovadora, faz uma nova revolução e lança sua versão 270 g (2/3 do volume tradicional). Com esse lançamento, o consumidor passa a ter agora duas opções na hora da compra: a tradicional e tão conhecida embalagem de 395 g, para preparar suas receitas favoritas, e a nova alternativa de 270 g, para utilizar o seu leite condensado livremente, conforme sua preferência, puro ou sobre saladas de frutas, sorvetes, bolos, tortas, sobremesas e, também, no preparo de receitas de tamanho mais econômico.

E, pensando nas novas delícias que você vai descobrir com esse novo volume, é que a Tetra Pak desenvolveu este pequeno livro. Aqui você vai encontrar dicas, sugestões, receitas novas e receitas que você já conhece em novo tamanho. O primeiro passo está dado, agora é por sua conta, descubra o que você pode fazer com o seu leite condensado em 270 g.

(3)

4

F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

5

F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

C

O N J U N T O

E

S C R I T Ó R I O

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 300 g de chocolate meio amargo picado 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 2 claras . 70 g 4 colheres (sopa) de vinho do Porto . 60 ml 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente . 55 g

m u s s e d e c h o c o l a t e a o p o r t o

1. Disponha o chocolate em uma tigela refratária, leve ao fogo, em banho-maria, até começar a derreter. Retire do fogo e mexa até ficar homogêneo. Retire do

banho-maria, misture o creme de leite e reserve.

2. Coloque em uma panela as claras e o leite condensado. Leve ao fogo baixo e deixe, sem parar de mexer, por 2 minutos. Retire do fogo, transfira a mistura para a tigela da batedeira e bata por 7

Rendimento: 8 musses de 110 g Tempo de preparo: 10 minutos (mais o tempo para gelar) Valor nutricional por taça: 415 Cal; 44 g de carboidratos; 7 g de proteínas; 26 g de gorduras totais; 33 mg de colesterol; 2,5 g de fibras; 1,5 mg de ferro; e 135 mg de cálcio.

minutos ou até encorpar. Junte o chocolate derretido, o vinho do Porto e as nozes. Misture com cuidado até obter um creme homogêneo.

3. Montagem: distribua a musse em taças e leve para gelar. No momento de servir, decore com raspas de chocolate branco e nozes.

(4)

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 2 xícaras (chá) de milho verde em conserva . 300 g 1 caixinha de leite de coco em embalagem da Tetra Pak . 200 g 6 colheres (sopa) de óleo de milho . 60 g 3 ovos . 150 g ½ xícara (chá) de farinha de trigo . 60 g 1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g 1 pitada de canela em pó . 0,5 g Cobertura: 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro . 20 g

B o l o d e m i l h o v e r d e e c o c o

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Coloque no copo do

liquidificador o leite condensado, o milho verde, o leite de coco, 5 colheres (sopa) de óleo, os ovos, a farinha de trigo, o fermento e a canela em pó. Bata por 2 minutos ou até obter uma massa homogênea.

3. Com o óleo restante, unte 12 assadeiras (capacidade para 100 ml) e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno por 30 minutos ou até que enfiando um palito nos bolos ele saia limpo. Retire do forno. 4. Montagem: desenforme o bolo ainda morno nos pratos, polvilhe o açúcar de confeiteiro e decore com grãos de milho verde.

Rendimento: 12 bolos de 75 g Tempo de preparo: 5 minutos (mais 30 minutos de forno) Valor nutricional por bolo: 220 Cal; 20,5 g de carboidratos; 5 g de proteínas; 14 g de gorduras totais; 64 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 90 mg de cálcio.

(5)

8

F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

9

F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

B e i j i n h o

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 1½ xícara (chá) de coco fresco ralado . 120 g 1 colher (sopa) de manteiga . 12 g ½ xícara (chá) de açúcar cristal . 100 g

1. Coloque em uma panela o leite condensado, o coco ralado e a manteiga. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 10

minutos ou até encorpar e soltar do fundo da panela. Retire do fogo.

Rendimento: 22 beijinhos de 13 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 10 minutos para amornar a massa) Valor nutricional por beijinho: 75 Cal; 11 g de carboidratos; 1 g de proteínas; 3,5 g de gorduras totais; 5 mg de colesterol; 0,2 g de fibras; 0,1 mg de ferro; e 36 mg de cálcio.

2. Transfira a massa para um prato fundo, deixe amornar por 10 minutos e, em seguida, enrole 22 beijinhos. Passe-os um a um no açúcar cristal e decore com cravo-da-índia.

(6)

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g ½ litro de leite em embalagem da Tetra Pak 8 gemas . 120 g 1 xícara (chá) de coco fresco ralado . 80 g 1 colher (chá) de sementes de erva-doce . 1,5 g

C r e m e a s s a d o d e c o c o

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Coloque o leite e o leite

condensado em uma panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15

minutos ou até encorpar um pouco. Retire do fogo.

3. Passe as gemas por uma peneira de malha fina, aparando em uma tigela. Adicione a metade do coco e misture. Junte, aos poucos, a calda de leite, ainda morna, e as sementes de erva-doce. Bata com um batedor manual por 1 minuto.

Rendimento: 8 porções de 85 g Tempo de preparo: 10 minutos (mais 15 minutos de cozimento mais 45 minutos de forno) Valor nutricional por porção: 235 Cal; 23 g de carboidratos; 7,5 g de proteínas; 13 g de gorduras totais; 212 mg de colesterol; 1 g de fibras; 1 mg de ferro; e 195 mg de cálcio.

4. Distribua o creme em 8 tigelas refratárias (capacidade para 100 ml) e arrume-as em uma

assadeira. Leve ao forno por 45 minutos ou até o creme ficar firme (mas ainda cremoso). Retire do forno e leve para gelar.

5. Coloque o coco restante em uma frigideira, leve ao fogo e doure-o, sem parar de mexer, por 3 minutos. Retire do fogo e reserve.

6. Montagem: distribua o coco queimado sobre o creme assado já gelado e decore com anis-estrelado.

(7)

12

F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

13

F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de leite condensado

em embalagem da Tetra Pak . 270 g 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido . 200 g 1 litro de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak 1 pitada de sal 1 pedaço de canela em rama . 2 g

A r r o z - d o c e

1. Coloque em uma panela o arroz e 3 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo e cozinhe por 25 minutos ou até o arroz ficar quase macio. Retire do fogo, escorra a água, adicione o leite, o sal, o leite condensado e a canela.

2. Volte ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por

Rendimento: 8 porções de 175 g Tempo de preparo: 5 minutos (mais 50 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção: 280 Cal; 44,5 g de carboidratos; 8,5 g de proteínas; 7,5 g de gorduras totais; 29 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 1,2 mg de ferro; e 257 mg de cálcio.

10 minutos ou até ferver. Abaixe o fogo e continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, por mais 20 minutos ou até o arroz ficar macio. Retire do fogo. 3. Distribua em pequenas tigelas e sirva quente ou frio. Decore com canela em rama.

B r i g a d e i r o

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 2 colheres (sopa) de chocolate em pó . 12 g

1 colher (sopa) de manteiga . 12 g 4 colheres (sopa) de chocolate granulado . 56 g

1. Coloque em uma panela o leite condensado, o chocolate em pó e a metade da manteiga. Leve ao fogo e cozinhe por 4 minutos, sem parar de mexer, no mesmo sentido, até a massa ficar consistente e aparecer o fundo da panela. Retire do fogo, transfira a massa para um prato

fundo, cubra com filme plástico e deixe amornar por 10 minutos. 2. Em seguida, modele a massa obtendo 20 bolinhas. Use a

manteiga restante para ir untando as mãos. Passe os brigadeiros no chocolate granulado e decore com pedaços pequenos de chocolate.

Rendimento: 20 brigadeiros de 15 g

Tempo de preparo: 25 minutos (mais 10 minutos para amornar)

Valor nutricional por brigadeiro: 63 Cal; 9,5 g de carboidratos; 1,5 g de proteínas; 2,5 g de gorduras totais; 6 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 0,2 mg de ferro; e 40 mg de cálcio.

(8)

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 2 xícaras (chá) de amendoim . 340 g 1 colher (chá) de canela em pó . 1,5 g 2 colheres (sopa) de manteiga . 24 g

D o c i n h o d e a m e n d o i m

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos ou até torrar e a película externa sair com facilidade. Durante este tempo mexa algumas vezes. Retire do forno, transfira o amendoim para uma tigela e tire a película externa, esfregando entre as mãos ou entre dois pedaços de pano.

Rendimento: 40 docinhos de 14 g Tempo de preparo: 25 minutos (mais 20 minutos de forno mais 10 minutos para amornar) Valor nutricional por porção: 70 Cal; 5 g de carboidratos; 2,5 g de proteínas; 5 g de gorduras totais; 4 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 27 mg de cálcio.

3. Bata o amendoim no processador, pulsando até obter uma farofa grossa, despeje em uma panela e adicione o leite

condensado, a canela em pó e a manteiga. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar e soltar do fundo da panela. Retire do fogo, disponha a massa em um prato fundo e deixe amornar por 10 minutos.

4. Com a massa, enrole 40 docinhos e decore com amendoim cru.

(9)

16 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 17 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

B o l o b r i g a d e i r o

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Peneire em uma tigela a farinha de trigo, 9 colheres (sopa) de

chocolate em pó, o bicarbonato e o fermento. Reserve.

3. Bata por 4 minutos na batedeira as gemas com o açúcar e a manteiga (reserve 3 colheres das de chá). Junte, aos poucos, os ingredientes secos peneirados, alternando com o leite. Mexa com movimentos de baixo para cima, mas sem bater, até ficar homogêneo.

Rendimento: 8 porções de 100 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 25 minutos de forno) Valor nutricional por porção: 365 Cal; 57 g de carboidratos; 7 g de proteínas; 13 g de gorduras totais; 86 mg de colesterol; 2 g de fibras; 20 mg de ferro; e 125 mg de cálcio.

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 1 xícara (chá) de farinha de trigo . 120 g 14 colheres (sopa) de chocolate em pó . 84 g 2 colheres (chá) de bicarbonato . 5 g 1 colher (sopa) de fermento em pó . 5 g 2 ovos . 100 g 12 colheres (sopa) de açúcar . 144 g 6 colheres (sopa) de manteiga . 72 g ½ xícara (chá) de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak . 120 ml

4. Com a manteiga reservada, unte uma assadeira (25 cm de diâmetro) e polvilhe com 1 colher (sopa) de chocolate em pó, despeje a massa e leve ao forno por 25 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno,

desenforme ainda morno sobre uma grade e deixe esfriar.

5. Misture em uma panela o leite condensado com o chocolate em pó restante. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até aparecer o fundo da panela. Retire do fogo. 6. Montagem: corte o bolo em pedaços, arrume nos pratos,

disponha a cobertura de chocolate e decore com cereja fresca. Se preferir, cubra com chocolate granulado.

(10)

F o o l d e m o r a n g o

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 400 ml de leite longa vida em embalagem da Tetra Pak 1 colher (chá) de essência de baunilha . 5 ml 4 gemas . 60 g 2 colheres (sopa) de maisena . 14 g 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 750 g de morango

1. Coloque em uma panela o leite e a baunilha. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e reserve. 2. Em uma tigela, peneire as gemas e misture a maisena. Bata com um batedor manual até ficar

homogêneo. Despeje, aos poucos, o leite aquecido. Mexa até ficar homogêneo, transfira para uma panela, leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo, despeje

em uma tigela e bata (com um batedor manual) por mais 5 minutos ou até esfriar. Ao gelar, misture o creme de leite. Reserve. 3. Bata os morangos no processador até obter um purê. Junte o creme de ovos gelado e misture com cuidado. 4. Montagem: distribua o fool em recipientes próprios para

sobremesa ou em taças e decore com hortelã e morangos.

Rendimento: 8 fools de 175 g Tempo de preparo: 30 minutos Valor nutricional por fool: 260 Cal; 29,5 g de carboidratos; 7 g de proteínas; 13,5 g de gorduras totais; 136 mg de colesterol; 2 g de fibras; 0,5 mg de ferro; 205 mg de cálcio.

Massa

200 g de biscoito maisena picado 2 colheres (sopa) de açúcar . 24 g 12 colheres (sopa) de manteiga . 144 g Recheio

1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 270 g 750 g de goiaba vermelha picada 5 ovos . 250 g

750 g de cream cheese Suco de goiaba reduzido

2 xícaras (chá) de suco de goiaba em embalagem da Tetra Pak . 480 ml

C h e e s e c a k e d e g o i a b a

1. Preaqueça o forno em temperatura baixa (160ºC). 2. Massa: bata os biscoitos no processador até obter uma farofa bem fina. Junte o açúcar e 10 colheres (sopa) de manteiga. Bata por mais 1 minuto e use a massa para forrar o fundo de uma assadeira de aro removível (com 25 cm de diâmetro), untada com o restante da manteiga. Reserve.

3. Recheio: bata as goiabas no liquidificador com ½ xícara (chá) de água até ficar homogêneo. Se necessário, adicione mais água, obtendo um purê. Passe-o por uma peneira, aparando em uma tigela. Reserve.

4. Bata os ovos na batedeira por 5 minutos, junte o leite conden-sado e bata por mais 2 minutos. Acrescente, aos poucos, o purê de goiaba e o cream cheese. Bata por mais 15 minutos e espalhe o creme sobre a massa.

5. Leve ao forno por 40 minutos ou até o recheio ficar um pouco firme. Desligue o forno e deixe o cheesecake no forno por mais 30 minutos. Retire do forno e leve para gelar por 3 horas.

6. Suco de goiaba reduzido: coloque em uma panela o suco de goiaba e leve ao fogo bem baixo, mexendo de vez em quando, por 35 minutos ou até encorpar.

7. Montagem: corte o cheesecake em fatias, disponha nos pratos e sirva com o suco de goiaba reduzido. Decore com goiaba vermelha.

Rendimento: 12 porções de 180 g Tempo de preparo: 45 minutos (mais 1 hora e 10 minutos de forno mais 3 horas de geladeira mais 35 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção: 450 Cal; 40 g de carboidratos; 11 g de proteínas; 28,5 g de gorduras totais ; 165 mg de colesterol; 4,5 g de fibras; 1,5 mg de ferro; e 136 mg de cálcio.

Referências

Documentos relacionados

Diante destes pacientes, será considerado o transplante de pulmão somente naqueles casos onde existe progres- são da doença, depois de terem sido tomadas medidas como

(LTFP) aprovada pela Lei nº 35/2014, de 20/06, e do DL nº 209/2009, de 3/09, na sua redação atual, conjugados com a alínea b) do art.º 3º e art.º 19º da Portaria 83-A/2009,

Ao contrário, trata-se de um profissional participante, que possui opinião própria, mas atua como agente da notícia e não  procura exercer sua função para extrair

Desse modo, o condutor deve manter sua atenção no trânsito e não se distrair com conversas, som alto ou uso de rádio ou aparelho celular. Além disso, deve manter-se em estado

[...] deslocando o olhar do pesquisador do produto acabado para o processo [...] Uma das consequências desse deslocamento é a maior inteligibilidade que temos do texto e

Em regra, basta que o acusado se comprometa, pelo TAC, a reparar o dano causado, para a homologação da transação penal, ou seja, através do “compromisso formal de reparação

Abra la puerta. Coloque la comida en el centro del plato giratorio. Seleccione el tipo de alimento girando el selector multifuncional. Consulte la tabla de la página siguiente

Para a realização da primeira etapa da pesquisa, foi elaborado um questionário, a fim de investigar as habilidades e competências de alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura em