• Nenhum resultado encontrado

P a r c e r i a Ref.ª EGP-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P a r c e r i a Ref.ª EGP-"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

0.

B

OLETIM DA

C

ÂMARA DO

C

OMÉRCIO E

I

NDÚSTRIA

Á

RABE

P

ORTUGUESA

N.

º

257

Julho

10

CCIAP

JORDANIA: CONSTRUÇÃO AJUDA AO CRESCIMENTO

Introdução

De acordo com as ultimas estatísticas, o sector imobiliário na Jordânia cresceu 20% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.

Enquanto isso, a economia do país cresceu no quarto trimestre de 2009 (volta de 2,9% com a ajuda do sector da construção) e representa um aumento de 2.1% do PIB só no primeiro trimestre de 2009.

É o primeiro pico de crescimento do PIB desde hà um ano atrás, quando a Jordânia começou a sentir o impacto da crise mundial. O departamento de estatísticas refere ainda que a economia cresceu 2,9% em 2009 como um todo. Este é o pior desempenho desde a crise económica de 1989, quando o país foi forçado a recorrer à ajuda do Fundo Monetário Internacional. O Governo tinha previsto inicialmente um crescimento de 3,8% no ano passado.

O Ministro das Finanças, Mohammad Abu Hammour disse este mês que o Governo mantinha a sua previsão de crescimento em torno de 4% em 2010, em parte por maiores fluxos de capital e pelo maior investimento privado. No entanto, o crescimento continua abaixo da média anual de 6-7% nos últimos anos.

A construção recuperou no quarto trimestre do ano passado, com uma evolução de 12,8% em relação ao ano anterior, enquanto o transporte. O sector das comunicações registou um aumento na ordem dos 11%. O sector da manufactura cresceu apenas 1,8%, o sector do retalho e vendas cresceram uns modestos 2,7% no quarto trimestre. Os serviços aumentaram 6,8%, enquanto que o sector das finanças, seguros imobiliário verificou um crescimento de 5.3%. Yazan Samara, chefe executivo da Sabaek Invest - uma empresa de gestão e activos e serviços financeiros - disse em entrevista que a economia precisava de mais tempo para se recuperar. “Os números não revelam muita coisa, e eu não acho que nós tenhamos absorvido completamente o choque da crise financeira, mas penso que iremos começar a ver sinais de recuperação no final do ano em muito impulsionada por uma recuperação global e regional”.

O Governo introduziu medidas de austeridade e anunciou cortes orçamentais no valor de $1,4 biliões de US dólares, com o objectivo de reduzir o défice para 6,3% do PIB. Nesse sentido, o país cortou impostos e alguns benefícios fiscais que foram introduzidos a longo prazo para um investimento directo estrangeiro em zonas industriais livres na expectativa de estimular maior fluxo de capital e um maior investimento doméstico.

EGIPTO

Refª. EGP-0155

Empresa Egípcia procura importadores e exportadores de ervas, amendoins, sementes, sésamo, e feijão branco.

ARGÉLIA

Refª. DZ-0188

Empresa argelina importadora e distribuidora de produtos agro-alimentares, maquinaria e produtos farmacêuticos, deseja

conhecer exportadores

portugueses destes produtos.

Para informações relativas às oportunidades contacte-nos

cciap@cciap.pt

IMPORTADORES

P a r c e r i a

Ref.ª

EGP-CCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa Visite o nosso site na Internet: Av. Fontes Pereira de Melo, 19 - 8º – 1050 – 116 Lisboa Website: www.cciap.pt Telefs.: 213 138 100 | Fax.: 213 138 109 E-mail : cciap@cciap.pt

(2)

Ju l ho 201 0 – N .º 257

A actividade na construção e no sector imobiliário acelerou no primeiro trimestre de 2009 em comparação com 2008. Pode dizer-se que o dizer-sector da construção recuperou da recessão global.

As taxas de crescimento real na construção registadas no primeiro, segundo e terceiros trimestres foram de 30,5%, 13.1% e 6,1% respectivamente. Entretanto, segundo o ultimo relatório económico do Bank Audi sobre a Jordânia, o número de edifícios aumentou cerca de 16.3%, chegando aos 25,238 em 2009. Os créditos bancários para a construção ascenderam a $2,6 biliões de US dólares em 2009 – um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior. Os Investidores estrangeiros estão autorizados a comprar imóveis e terrenos na Jordânia, contudo não os podem vender nos primeiros cinco anos. No passado os processos de autorização eram geralmente demorados, mas hoje em dias as aprovações podem ser obtidas em apenas 10 dias. Desde Fevereiro de 2009 que as autoridades da Jordânia anunciaram novas medidas que permitem aos estrangeiros comprar livremente bens imobiliários no país sem uma autorização de segurança.

Amman, capital da Jordania

A compra por parte de estrangeiros residentes de propriedades registou um crescimento contínuo. O investimento por parte de estrangeiros cresceu 22% no período de Janeiro-Agosto de 2009 e atingiu os 237 milhões de US dólares. Segundo o departamento do Territórios e Inquéritos o valor total de negócios em propriedades chegou aos 3,9 biliões de US dólares.

No topo da lista de compradores estrangeiros estão os iraquianos, com compras em imóveis no valor de 151 milhões de US dólares, o equivalente a 64% do total da compra de imóveis por parte de outros estrangeiros. Em segundo lugar encontram-se investidores dos Estados Unidos da América, sobretudo Jordanos emigrantes, e em seguida estão os Sauditas com aquisições no valor de $ 25 milhões de US dólares e $23,4 milhões de US dólares respectivamente.

O mercado residencial tem assistido a um excesso de oferta de unidades de luxo em Amã, capital da Jordânia, como consequência da quebra dos preços do petróleo em 2009, que afectou negativamente os potenciais compradores dos Estados do Golfo.

SÍRIA

Refª. SYR-0046

Empresa Síria, especializada na produção de todo o tipo de bolachas, snacks, doces, chocolates e cafés, procura novos importadores.

ARGÉLIA

Refª. DZ-0186

Empresa argelina produtora de colas e derivados propõe os seus produtos para exportação

EGIPTO

Refª. EGP-0158

Empresa egípcia na qualidade de agente especializada na

exportação de têxteis 100% egípcio propõe os seus produtos para exportação.

Para informações relativas às oportunidades contacte-nos

cciap@cciap.pt

EXPORTADORES

ACCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa Visite o nosso site na Internet: Av. Fontes Pereira de Melo,d19 - 8º - 1050 – 116 Lisboa Website : www.cciap.pt Telefs.: 213 138 100 | Fax.: 213 138 109 E-mail : cciap@cciap.pt

(3)

J u l h o 201 0 – N .º 257

Entre os grandes projectos imobiliários em curso no país, está o projecto Abdali Urban regenation liderado pelo Abdali Investiment Development, que compreende a renovação do centro de Ama. O novo centro da cidade está a ser construída numa área de 384.000m2 e o objectivo é que se torne o principal distrito comercial da capital.

Em Outubro do ano passado, a Companhia de Engenharia de Nvayuga (NEC), foi contratada para realizar grandes obras de construção para este projecto. O desempenho no sector imobiliário do país e da construção foi relativamente bom em 2009, e o crescimento das actividades contribuíram para o crescimento real do PIB.

“ A procura está a aumentar porque não existe a preocupação no mercado do aumento dos preços das habitações no futuro”, refere Zuhair Omar, Presidente da Sociedade de Investidores de Habitações ao Jordan Times.

De acordo com os dados do DSL, foram vendidos 4.637 apartamentos durante o primeiro trimestre de 2010 comparado com os 3715 em igual período de 2009. Omari refere ainda que o crescimento no sector imobiliário deve continuar forte durante o segundo trimestre deste ano, apesar do aumento dos preços do aço e dos materiais de construção.

Petra - Jordânia

A negociação no sector imobiliário aumentou no primeiro trimestre impulsionada por projectos de líderes de mercado e eu espero que assistir a um crescimento real e de melhorias no sector no último trimestre deste ano”. Disse em entrevista o economista Ali Tabbalat ao Jordan Time.

As receitas da DSL no período de Janeiro-Março de 2010 subiram 6%, atingindo cerca de 62 milhões de Dinares jordanos em relação a igual período do ano passado.

O DSL observou que, desde 20 de Maio do ano passado, quando o governo decidiu ampliar a isenção sobre os primeiros 120 metros quadrados em apartamentos de tamanho igual ou inferior a 150m2 de taxas de inscrição para apartamentos o valor das isenções chegou aos JD34,9 milhões.

Segundo a DSL, o valor das isenções em apartamentos residenciais, durante os primeiros três meses de 2010 atingiu os 8.4 milhões DJ.

Fonte: Arab Britsih

IRAQUE

Ref.ª IRQ-0011

Empresa iraquiana de um importante grupo activo no Iraque, e agente de vendas, gostaria de receber futura cooperação requerida por empresas portuguesas.

ARGÉLA

Refª. DZ-0187

Empresa argelina especializada na consultoria no domínio da instalação de websites, marketing, vinis, comércio, finanças, organização e gestão de empresas, procura parceiros comerciais no mesmo ramo de actividade.

Nota: A CCIAP procura dar a conhecer as melhores oportunidades de negócio. Contudo é aconselhável a verificação comercial usual relativamente ao novo parceiro.

Para informações relativas às oportunidades contacte-nos

cciap@cciap.pt

D I V E R S O S

CCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa Visite o nosso site na Internet: Av. Fontes Pereira de Melo, 19 - 8º – 1050 – 116 Lisboa Website : www.cciap.pt Telefs.: 213 138 100 | Fax.: 213 138 109 E-mail : cciap@cciap.pt

(4)

A B R I L

04

CCIAP

A B R I L

CCIAP

A B R I L

04

CCIAP

A B R I L

04

CCIAP

Ju l ho 201 0 – N .º 257

CCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa Visite o nosso site na Internet: Av. Fontes Pereira de Melo, 19 - 8º – 1050 – 116 Lisboa Website : www.cciap.pt Telefs.: 213 138 100 | Fax.: 213 138 109 E-mail : cciap@cciap.pt

4 / 5

ARÁBIA SAUDITA: EMPRESAS CONFIANTES NA EXPANSÃO DO COMÉRCIO

Os líderes das pequenas e médias empresas de comércio transfronteiriço da Arábia Saudita estão entre os mais confiantes do mundo, segundo o ultimo índice sobre a confiança no comércio.

A confiança na expansão do comércio mundial está a crescer de uma forma generalizada, revela o resultado do estudo de 17 mercados chave. O estudo coloca a região do Médio Oriente como a mais confiante logo a seguir ao extremo oriente e a Arábia Saudita como a segunda mais optimista da Península Arábica. De 300 que responderam ao inquérito, o equivalente a 71% disseram que vêem o comércio externo no país a crescer desde o início do ano e que os seus receios sobre a economia mundial se estão afastar.

Entre os novos sinais de optimismo, estes vêem a melhorar a saúde financeira dos seus fornecedores, e apenas cerca de 31% acreditam que há o risco na falta de pagamento dos compradores, enquanto que quase metade acredita que o risco da falta de pagamento está a cair.

Além disso, a confiança nos bancos da Arábia Saudita está a aumentar, as empresas vêem nos bancos uma forma de superar o risco do não pagamento dos fornecedores.

LÍBANO: MODERNIZAÇÃO DA FIBRA OPTICA

O Ministro das Telecomunicações, Charbel Nahas anunciou que será lançado a Fibra Óptica durante as próximas semanas no Líbano, o que permitirá aos assinantes um acesso mais fácil às chamadas internacionais, bem como um aumento na velocidade da internet a todos os assinantes entre 10 a 20%. A comunicação de fibra óptica é um método de transmissão de informação de um lugar para outro, enviado por impulsos de luz através de uma fibra óptica. Nahas refere que “Os esforços neste domínio irá reforçar a estreita cooperação entre os diferentes departamentos do sector das telecomunicações”. Acrescenta ainda que a expansão da rede de fibra óptica teria um impacto positivo e directo sobre os serviços de telemóveis e também a rede telefónica fixa.

Estes comentários foram efectuados durante a sua visita a vários call centers em Aley, onde anunciou também o lançamento da internet de alta velocidade na região.

KUWAIT: PROJECTOS DE SANEAMENTO NO VALOR DE $693 MILHÕES

O Ministério Kuwaitiano das Obras Públicas está a realizar vários projectos sanitários em todo o país que terão um custo total de 693.3 Milhões de US dólares. O departamento de Engenharia Sanitária do Ministério está a trabalhar para desenvolver e renovar as redes sanitárias e construir novas estações de purificação e bombagem, refere o engenheiro chefe Mahmoud karam. O sector irá prestar muita atenção á reciclagem das águas residuais e à implementação de projectos relacionados, acrescenta, o Kuwait é descrito como um pioneiro neste campo. Diz ainda que a Estação de tratamento de esgotos de Mishref deverá estar operacional dentro de quatro meses, mas que poderia levar um ano para completar todos os aspectos relevantes. Mansour Bumajadad, comenta que as obras vão ao nível da substituição da rede de esgotos e à criação de novas estações de esgoto. E que o departamento já estabeleceu uma rede de esgoto integrado para exportar água reciclada para os países fronteiriços.

O Kuwait dá muita importância ao tratamento de água residual desde os anos 60, onde a água tratada tem sido usada para a irrigação de campos de cultivo e quintas hà mais de 30 anos.

(5)

CCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa Visite o nosso site na Internet: Av. Fontes Pereira de Melo, 19 - 8º – 1050 – 116 Lisboa Website : www.cciap.pt Telefs.: 213 138 100 | Fax.: 213 138 109 E-mail : cciap@cciap.pt

5 / 5

Ju l ho 201 0 – N .º 257

EMIRATOS ÁRABES UNIDOS

BIG

5

S

HOW

2010

“S

ALÃO

I

NTERNACIONAL PARA A

I

NDÚSTRIA DA

C

ONSTRUÇÃO

Data: 22 a 25 Novembro de 2010

Local: Dubai World Trade Centre - UAE

Organização:CCIAP com o apoio do QREN

Inscrições/Informações: Tel:

+21 313 8100 Fax:

+213 313 8109

cciap@cciap.pt

www.cciap.pt

EGIPTO

CIF

“F

EIRA

I

NTERNACIONAL DO

C

AIRO

Data: 11 a 22 Março de 2011

Local: Cairo International Fair Ground

Organização: CCIAP com o apoio do QREN

Inscrições/Informações: Tel: 21 313 8100 Fax:21 313 8109

cciap@cciap.pt

www.cciap.pt

Referências

Documentos relacionados

Durante a do segundo, estava acompanhado do comandante e mais dois

Catálogo “A2dois” / Centro de Novas Tendências Artísticas, Museu de Francisco Tavares Proença Júnior Catálogo Alquimias dos Pensamentos das Artes / Casa dos Melos, Faculdade

evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes. Vale destacar que uma maior umidade do ar contribui para evitar que em

Para Coutinho (2009, pp. 362), a I-A caracteriza-se por vários contributos que se revelam potencialidades deste método: a) maior dinamismo na forma de encarar a realidade e

O Curso de Especialização em Direito e Assistência Jurídica será certificado pelo IDDE (Instituto para o Desenvolvimento Democrático), pelo Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de

Curso de Nutrição Curso de Biomedicina Curso de Enfermagem Curso de Psicologia Curso de Farmácia Curso de Física Médica Curso de Fonoaudiologia Curso de Gestão em Saúde. Haag

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual