• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS ALUNOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS ALUNOS"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Nº 17

NEWSLETTER

Índice

1.

Introdução

2.

Resultado

questionário a alunos

do 1º e 2 ciclos

14.

Análise de

resultados

15.

Resultado

questionário a alunos

do 3º ciclo e ensino

secundário

28.

Análise de

resultados

E@D

ANÁLISE DE

QUESTIONÁRIOS ALUNOS

INTRODUÇÃO

PERIODO 20 ABRIL A 26 JUNHO

Dando cumprimento ao Decreto-Lei n.º 10-A/2020de 13 de março,

procedeu-se à suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas com

presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e

cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica,

secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou

deficiência, bem como nos centrosde formação de gestão direta ou participada da

rede do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.

Posteriormente, a Escola elaborou um plano de Ensino à Distância. Esse

documento teve por base o Roteiro 8 Princípios Orientadores para a Implementação

do Ensino à Distância (E@D) nas Escolas. Nesse plano, a equipa de Auto Avaliação do

Agrupamento (AA) ficou de acompanhar e monitorizar o plano orientador no que diz

respeito à qualidade, quantidade, periodicidade e grau de satisfação dos

intervenientes. Este questionário é uma das ferramentas de monitorização do

processo.

Foi aplicado um questionário aos alunos do 1º e 2º ciclos tendo-se obtido

273 respostas válidas. Um outro questionário foi dirigido aos alunos do 3º ciclose

secundário tendo-se obtido 389 respostas válidas.

Estes questionários, elaborados pela Equipa AA, foram difundido através

dos Diretores de Turma e esteve disponível para resposta na plataforma Teams.

(2)

Q.1— Qual a escola que frequentas?

Q.2— Qual o teu ano de escolaridade?

RESULTADO DO QUESTIONÁRIO SOLICITADO AOS ALUNOS

DO 1º E 2º CICLOS

(3)

Q.4— Quem te ajudou a utilizar a plataforma TEAMS? ( podes assinalar mais que uma

opção)

Q.3 — Como acompanhaste as aulas durante o terceiro período? ( podes assinalar mais

que uma opção)

Q.5— Quais as dificuldades escolares que sentiste durante este período? (podes

assinalar mais que uma opção)

(4)

Q.6— Quem te ajudou na realização das tarefas escolares? ( podes assinalar mais que

uma opção)

Q.7— Realizaste todas as tarefas propostas pelos professores/as ? (podes assinalar

mais que uma opção)

(5)

Q.8— Do que sentiste mais falta desde que a escola fechou? (podes assinalar mais que

uma opção)

(6)

TESTEMUNHOS

Senti falta dos meus colegas e dos professores.

Este ensino á distância fez com que tivesse estudar e realizar tarefas de matéria que só se lecionava de 15 em 15 dias (disciplinas quinzenais), a meu ver fomos obrigados a aprender sozinhos.

Tive dificuldades em algumas tarefas: matemática, EV,ET e um pouco em português.

Eu achei que o terceiro período passou mais depressa com as aulas online, talvez porque foram menos aulas. Tive alguns problemas com a net mas os professores explicaram de novo quando eu não percebi bem por causa dela. Também explicaram a matéria quando eu tive dúvidas. Às vezes falei com os professores pelo chat para tirar dúvidas sobre os trabalhos (como fazer, como entregar, etc). Os professores ajudaram sempre. Em relação aos trabalhos, houve muitos todas as semanas e alguns para pesquisar mas eu trabalhei um bocadinho todos os dias para conseguir entregar tudo dentro do prazo. Só não consegui com um trabalho de educação física que entreguei um dia depois, mas professor disse que eu podia. Gostei da experiência e de trabalhar com o Teams, apesar de ser um bocadinho difícil ao início. Também achei os testes online mais fáceis porque tinha mais tempo para fazer.

Não sai de casa

tive em casa a fazer os trabalhos todos corretamente foi diferente.

O que aconteceu foi o caso da PANDEMIA de CÓVID-19 correu-me bem mas tenho saudades dos meus amigos e professores consegui me organizar melhor

Senti bastante saudades dos meus amigos,funcionários,professores,...claro que não gostei assim tanto deste período como os outros,porque senti bastante saudades do meu aconchego(escola)

Foi diferente, porque eu não estava abituada a ter aulas online, estou mais abituada a ter aulas presenciais . Não gostei de ter aulas online

Eu achei que foi complicado ao inicio e depois comecei a habituar-me a esta nova realidade,mas sinto falta do contacto com os colegas. Eu não pude ir a escola porque veio o covid-19 e tínhamos que ter muito cuidado e ter aula normalmente .

Eu acho que este período em que não pode ir à escola correu bem, ouve algumas tarefas que não fiz mas o resto correu bem. Foi por o Corona vírus que veio e temos que estar em casa por que podemos apanhar o vírus.

Eu gostei de ter aulas online mas foi um bocado estranho . Mas gosto mais de ter aulas na escola

Tive algumas dificuldades em conteúdos novos. Gostai muito de estar em casa a estudar em casa com a família. Tive algumas dúvidas sobre os trabalhos, mas desenrasqueime e consegui fazer tudo. Gostei muito deste período.

A minha opinião é que acho que estás aulas on-line se torna muito complicado em termos de aprendizagem não a esta disciplina AT mas sim as restantes aulas. Assim como realizar as tarefas por vezes é muito complicado realizá-las por vezes o motivo de excesso de tarefas. Está é a minha opinião!

Q.9 — Na linha em baixo podes acrescentares a tua opinião sobre o que aconteceu

neste período em que não pudeste ir à Escola.

(7)

TESTEMUNHOS

Tem sido difícil mas eu e os meus colegas chegamos lá, encontrei algumas dificuldades em aprender nova matéria sem ter a ajuda dos professores pessoalmente.

Fiquei um pouco assustado com toda esta situação! A vida de toda a gente mudou e ficou um pouco mais complicada.. Mas, espero que tudo melhore e num futuro próximo possa brincar com o meu irmãozinho no jardim!

Foi difícil pois havia vezes em que o computador ia abaixo ou mesmo a Internet e também era difícil pois não era muito fácil esclarecer as minhas dúvidas comparando aos outros períodos.

O meu computador teve um problema e tive que atualizar e tive que faltar á primeira semana de aula É muito difícli.

Eu gostei das aulas online,embora as aulas presenciais sejam melhores. não gostei quero voltar as aulas visuais de presença.

Eu não gostei das aulas online porque não pode estar com os meus amigos brincar com eles e falar com eles e estar com os professores Aconteceu que neste período foi mais complicado do que estar na escola

não gosto e tenho a certeza que nunca vou gostar

Foi uma seca, muitos trabalhos, pouca paciência, muita confusão mas sempre que precisei os profs estavam lá para me ajudar mas foi horrível.

fiquei triste por nao estar com os meus amigos

Na minha opinião foi um período muito difícil porque com os professores na sala de aula perto de nós sentimos menos dificuldades e com aulas online temos mais dúvidas e também muito mais difícil!

não gostei muito, pensei que ter aulas em casa era bom mas afinal não gostei, também tive alguma dificuldades no início mas depois habituei-me.

Aconteceu muita coisa, os trabalhos foram diferente as aulas foram diferentes, e não estivemos com os amigos, foi tudo muito diferente.

Senti-me mais fechada, e não gostei das aulas assim prefiro presenciais. Sinto falta de tar com os amigos e falta da sala de aula .

tive a seca em casa queria ir parra a rua e não podia.

Nao tenho nada para dizer simplesmente, gostei também vou bom tivemos aprender tecnologia, e se não ouves se aulas a distância não falamos com vocês professores.

Neste período que não podemos ir à escola percebi que faz falta estar e conviver com os professores, funcionários e colegas.

Neste período em que eu não pude ir ás aulas senti muita falta dos meus amigos, professores, funcionários … Também senti muita falta de ir á rua poder correr e saltar encontrar gente da escola … E por assuntos pessoais tive que ir ao dentista tratar de alguns assuntos na minha boca. Quando eu sai de dentro do meu colégio senti que estava livre mesmo sem poder dar um abraço ou um beijinho as pessoas e também por mais difícil que tenha sido usar mascara tive uma sensação muito agradável dentro de mim! Cumprimento Dídia Godinho

Não correu muito mal. Não pude estar com os meus amigos mas consegui perceber e entender bem as matérias. Tive aulas online

(8)

TESTEMUNHOS

O covid-19 vez com que eu me afastasse dos meus colegas/professores e na minha opinião foi péssimo não gostei de me afastar das pessoas de que gosto

Este período aconteceu que houve esta epidemia do coronavírus e tivemos de ficar em quarentena

Foi difícil porque além de não apanharmos algumas partes da matéria porcausa de alguns colegas nos tirarem da chamada,foi um pouco díficil acompanhar a matéria mas consegui fazer os trabalhos de casa e estudar para entender melhor a matéria.

Foram dias difíceis, pois não pude estar com meus colegas, sair normalmente, mais também foram dias bons porque pude estar mais com minha família,!

Este período foi estranho...e difícil. Senti muita falta de estar com os amigos, saudades dos abracinhos da professora e de explorar os livros da biblioteca. Aprendi a mexer melhor nos computadores e a entender algumas coisas da internet. Ganhei mais responsabilidade. Agora também sei que temos de cuidar melhor uns dos outros...e aprendi a proteger-me desta situação, lavar as mãos melhor que nunca e aproveitar a varanda cá de casa.

Eu comecei a ler melhor.

fiquei a ter aulas no computador e na televisão em casa e brinquei com o meu irmão

Foi muito bom estar em casa e passar muito tempo com os pais mas faz falta voltar ao normal e poder estar com outras pessoas e brincar na rua

Tive de ficar em casa por causa do vírus e não pude estar com os meus amigos na escola! Tive de fazer muitos trabalhos da escola com a minha mãe.

Queria ir a escola

Foi um período facil de acostumar, aulas on-line são bem diferentes, mas eu gostei desse periodo Eu tive muitas saudades da escola e da professora -amigos e das funcionárias.

Por causa do covid-19 não posso ir para a escola. Para a nossa segurança temos que ficar em casa, tenho muitas saudades dos tempos de escola .

Neste período foi chato não ir à escola e não poder brincar com os amigos, mas gosto de ficar em casa e trabalhar na plataforma teams.

Fiquei em casa brinquei,estudei e sai só o necessário.

Senti muita falta de estar com os meus colegas, porque ter aulas em virtualidade e muito diferente de ter aulas presenciais Senti que estava presa em casa e sentia-me de alguma forma saturada.

Estraguei o telemovel a mae e nao consegui fazer a ultima semana de aulas

A minha opinião eu queria ir a escola para estar com os colegas ,bricar,conviver com os professores.

Neste período que não pude ir à escola, tive uma experiência diferente em relação as aulas , em falar com os professores e os meus colegas.

Não aconteceu nada de mais para mim foi tudo normal. Nao

Não pude ir à escola devido ao covid 19.

Neste período aconteceu que ás vezes tinha obras no meu prédio e isso incomoda um pouco. As maiores dificuldades da Margarida foi o ler porque esta no 1 ano e nao le

(9)

TESTEMUNHOS

Tive saudades da escola, mas estive mais tempo com a minha família, o que foi bom. Não pude estar com os meus colegas,estar dentro da sala de aula.

Na minha opinião aconteceu o COVID-19

Eu achei que este período foi um pouco complicado com isto tudo,mas ao mesmo tempo foi divertido

Neste período, as aulas não foram assim tão fáceis, pois eram muitos trabalhos para fazer e em algumas aulas não conseguimos dar matéria necessária.

Neste período eu tive algumas dificuldades pois nesta altura temos menos aulas e menos tempo para tirar duvidas.

ouve uma enorme pandemia que foi feita na china o nome desa pandemia e covid19 o tanbem corona virus dezem quem criou foi dois animais um tato acho e um morcego eu nao vou dizer tudo oque aconteceu mas foi estes os animais

Eu senti muitas saudades de estar ao lado dos meus amigos ,dos professores e tive algumas dificuldades nas tarefas que não podemos brincar com os amigos.

Não podemos ir a escola porque anda o Covid-19 na rua e podemos ficar imfetados.

As aulas online correram bem porque aprendemos matéria e os professores ajudaram nas dúvidas. O que eu acho que não correu bem foi estarem sempre a desligar os microfones uns aos outros e a interromper as aulas.

Nao pode ir á escola e fiquei um pouco triste mas quando eu comecei a ter aulas no teames eu comecei a gostar mas nao é o mesmo que estar na sala de aula

Neste período aconteceu muitas coisas a escola fechou e outras coisas mas por um lado bom dizem que a escola vai voltar em setembro e tudo culpa do corona virus :( tiram do isso nada de mais

Foi um pouco difícil porque não tenho acesso a PC, mas consegui fazer tudo pelo telemóvel da minha mãe. Tive mas tempo com a minha família, andei na rua as regras de covid 19, e tive mas tempo com o meu sobrinho. Tive que me adaptar as circunstancias que nos foram colocadas.

Hoje to com do de cabeça, mas so sai mas sedo mas, numca faltei muitos tpc, e poucas aulas

Neste 3 período sobre o que tem acontecido desde que eu não pude ir à escola senti que estava a faltar ás aulas, pois não tinha que acordar assim tão cedo, mas por outro lado até que passou a ser divertido porque comecei a estar mais tempo com os meus pais. PANDEMIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Na minha opinião, mudei de ideias quanto á escola (aulas presenciais). QUANDO NÃO PUDE IR ÀS AULAS FOI PORQUE EU TIVE QUE IR A CONSULTAS.

Eu acho que a escola apesar de ter sido algumas vezes difícil de perceber, eu consegui ficar com uma ideia da matérias, mas claro que se tivéssemos na sala de aula teria sido muito melhor, porque tinha-mos os nossos materiais, a professora para nos explicar melhor, os nossos colegas para nos ajudarmos uns aos outros. Senti muita falta de convívio, porque nem todas as internet são boas logo ás vezes a chamada ia a baixo e o som ficava esquisito.

Foi uma expriencia que nunca ninguem teve e acho que todos nos sentimos falta da escola ,de estar com os amigos ,professores ,da sala de aula etc.

(10)

TESTEMUNHOS

Apesar de não ser presencial, gostei das aulas online, porque trabalhei mais neste novo método do que na escola. No início achei estranho termos aulas online, mas ao decorrer do tempo gostei das aulas.

Foi uma mudança muito grande na minha vida, mas compreendi que era o melhor a fazer por todos nós. Fiquei triste por estar longe dos meus amigos, mas com o tempo fui arranjando maneiras de contrariar essa situação, através do computador e telemóvel sempre com o consentimento dos meus pais.

Senti que estava pouco tempo com os colegas e a professora no computador. podíamos ter feito mais trabalhos todos juntos se a aula fosse mais tempo.

A experiência foi boa mas prefiro aulas presenciais

eu não tive muitas dificuldades então eu acho que foi bom por um lado por outro não porque não é a mesma coisa estar numa sala com uma pessoa a explicar como deve ser mas a experiência foi boa

Nada

Não gostei muito da experiencia, pois é complicado não ter aulas presenciais. É um bocado estranho. Estudei mais.

gostei das aulas a distancia mas gosto mais das aulas na escola e brincar com os meus amigos. Não foi nada.

Eu não gostei, porque ás vezes fazia me falta os colegas e as explicações do professor. Covid 19

Nada.

acho que ouve muito poscas aulas . Correu bem e tive boa nota

Estar fechada em casa durante a pandemia.

Na minha opinião é difícil esclarecer dúvidas mas as tarefas não são tão difíceis. As aulas online andam a correr bem menos a aula de matemática porque a professora tem que sair e voltar da aula porque a net dela está má mas tirando isso as aulas estão me a correr bem.

Tive algumas dificuldades

Não pude interagir com os colegas e os professores Este período foi muito cansativo.

Ter aulas pela plataforma foi bom , mas não é a mesma coisa !

No período em que não fui a escola senti-me muito triste porque não tenho irmãos a viver comigo, e com a pandemia não pude ver os meus primos, senti muitas saudades dos meus colegas, da minha professora, das funcionarias da minha escola, e das sopinhas que serviam na escola também.

Fiquei triste e com muitas saudades da professora e das brincadeias com os amigos. Tenho medo de ir para uma escola nova sem estar bem preparado

(11)

TESTEMUNHOS

Senti muita falta de estar junto com os colegas e professores, principalmente das brincadeiras no recreio. Foi triste e um tédio sem meus amigos e escola

Muitas vezes o sistema "caía"; Muitas vezes não conseguimos ligar a câmara; Mas tirando isso foi bom!

Foi um pouco dificil,porque senti falta da minha turma e porque os horarios acabam rapido mas fiquei me acustumando ate que comecei a gostar das aulas onlines.

Aprendi novas coisas

Foi bom estar mais tempo em casa com os meus pais e irmão. Consegui aprender pela internet. Gostei muito das aulas pela internet e de ver os meus colegas e a professora Odete.

Fiquei muito triste por não poder ir a escola.

Não gostei de não poder estar com os meus colegas e professores.

Senti falta do professor em algumas aulas, e também não poder estar com os amigos na escola, muito triste.

Aconteceram coisas muito más mas também algumas boas. Não ir há escola é um pouco aborrecido, porque não posso brincar com ninguém, mas gostei muito da telescola, porque continuei aprender, e achei muito divertido e diferente. As aulas online foram difíceis de ouvir, e de falar com o ruido que havia, mas foi bom ver os meus colegas e professores outra vez, fiquei feliz!

Tive alguma dificuldade porque as vezes os meus irmãos estavam em casa e senti saudades da professora Nada substitui a presença na escola. Ambiente, motivação, envolvencia.

Senti falta de estudar na escola com os meus colegas.

Adaptação a uma nova forma de estudar e falta de continuar com o programa e os exercicios dos manuais escolares. Consolidação de conteudos na matematica ( ensino acompanhado). O ensino presencial é completamente diferente.

Eu mãe do Tiago Santos percebo o que aconteceu nimguem tem a culpa mas eu trabalho na área da saúde e não tive em casa com o Tiago desta altura mas mas dei informação a professora do meu educando. O Tiago é uma criança que tem muitas tarefas na escola tem a aula normal tem a terapeuta tem a psicóloga e mais atividades e ele nao acompanhou td porque os meus horário de trabalho no dava. Obrigada pela compreensão

Achei que foi muito complicado para o Guilherme fazer a telescola porque se deixava dormir e as aulas com a professora eram uma confusão porque não podia falar quando queria, tudo a falar ao mesmo tempo e as tarefas o Guilherme simplesmente não queria fazer porque era muita coisa.

Aprendi a ter aulas à distância mas senti saudades dos colegas e professora.

o tempo que não pode ir as aulas, fiquei em casa , por causa do vírus, tive saudades da escola Triste porque queria estare na escola

Foi um período escolar muito cansativo e com muitos trabalhos

Não pude ir a escola por causa do covid-19, tivemos que ficar em casa para nos protegermos. Por mais que os pais ajudem, é meto de ensino não é igual aos dos professores.

Porcausa do covid -19

Senti que apesar de não estar na escola tinha sempre a professora e os colegas disponíveis.

(12)

TESTEMUNHOS

Fiquei muito tempo se

A minha opinião, é que durante este período, os conteúdos escolares poderiam ter sido ajustados à realidade que se vive em casa. Situação esta que apesar de ter sido compreendida pela Prof. Principal, não foi admitida e ajustada pelo Professores Secundários. Não se pode condensar um período escolar presencial de 4 horas para um período não-presencial de 1 hora dividida em 2, de manhã e tarde. No inicio do próximo ano lectivo, é que se vai verificar esta situação, pois irá prejudicar a vida dos professores, pois vai se perder imenso tempo em rever todos esses conteúdos.

Na minha opinião deu muito jeito para podermos continuar a aprender, mas com a falta da professora senti algumas dificuldades pois não é a mesma coisa que estarmos na sala de aula...para o próximo Ano gostava de poder voltar á escola.

Na minha opinião, o que aconteceu neste período foi um desastre, porque de repente apareceu o "Coronavírus" conhecido também por Covid-19. Milhares de pessoas morreram por causa deste vírus! Foi uma pena! Foi por isso que saímos da escola, para não apanharmos o vírus. Os idosos é que têm de ter mais cuidado, porque são os mais sensíveis para com este vírus .

Na minha opinião o que aconteceu neste período foi mal, porque as aulas online não se compreende e não se entende a matéria tão bem como em aulas presenciais, além de na escola eu estou no recreio sempre com os meus amigos e a socializar com eles.

foi uma experiência nova.

Acontece uma coisa, o covid-19 apareceu. Assistir aulas, comer e brincar.

Fiquei muito tempo em casa, fiquei triste por não poder sair e também triste pelas pessoas que apanharam o vírus e morreram. Nos dias em que não assisti as aulas foi porque não tinha acesso a plataformas ou porque não tinha equipamento nesessario. Fiquei triste porque não podia ver os amigos, só pela internet.

Gostei muito de realizar as atividade de articulação com a BE, de ter mantido as rotinas diárias de estudo e também das aulas síncronas, onde pude ver os meus colegas e a professora apesar da distância.

Muitas atividades de casa, estudei muito, não joguei futebol, acabei ganhando peso.

Foi muito cansativo, fiz muitos mais trabalhos do que se estivesse na escola. Tive muitas horas ao computador, passei praticamente os dias todos a fazer trabalhos da escola, desde que acordava até ao jantar! Não gostei nada, preferia estar na escola que não tinha tantos trabalhos.

Senti saudade de brincar com os meus amigos.

Fiquei muito triste por haver um período em que não saia de casa por causa do CIVID-19, e não poder ir à escola , não gosto nada de usar a máscara, e de ainda estarem os parques fechados, e também de não poder ir à praia.

as vezes sentia me aborrecido na minha opiniao ,foi muito triste

Ficar este tempo todo em casa não foi muito agradável porque tive saudades de me estar com as pessoas de quem eu gosto muito, de brincar lá fora, da minha liberdade. No entanto consegui me adaptar e habituar a esta realidade.

O covid-19 apareceu e ninguém podia ir à escola porque se não podemos ter risco de vida. Houve dificuldades de adaptação, não pude estar com os meus amigos e colegas.

(13)

TESTEMUNHOS

É difícil estar com aulas à distância.

Foi muito difícil passar este tempo todo sem estar com os colegas e com a professora. A minha vida mudou, porque tive de aprender a ter aulas em casa e ter aulas através da televisão, o que foi estranho.

Não aconteceu nada demais so tive aulas a oniline pertubei muito minha irmã kkk

Brinquei muito com minha cadela .

neste periodo que nao pude ir foi muito dificil para mim,aulas online ,saudades dos meus colegas ,as nossas brincadeiras e falta da professora . ass.Beatriz Almeida

Não gostei de ter aulas à distância

A professora criou rotina e todos os dias havia aula, o que foi bom. Ler, fazer fichas em conjunto,entre outos foi bom,mas muitas falhas tecnicas durante a aula, o que acabava por destabilizar a aula..trabalhos de casa em demasia,principalmente expressoes plasticas. O que levou ao cansaco e ao stress em casa para as conseguir concretizar, devido a logistica da familia. Materias novas com muitas duvidas.

SENTI QUE O MEU FILHO NÃO ESTEVE TÃO CONCENTRADO,E TINHA DIFICULDADES EM ACEITAR OS TRABALHOS QUE TINHA QUE FAZER . ENQUANTO EU E A MÃE ESTIVEMOS EM CASA ELE TINHA MAIS APOIO E ORGANIZAÇÃO QUANDO TIVEMOS QUE REGRESSAR AO TRABALHO ELE SENTIU-SE UM POUCO PERDIDO E DESMOTIVADO, APESAR DE ELE SER UM EXELENTE ALUNO.

Senti tristeza por sentir falta de tudo que a escola têm de bom

Em algumas aulas na televisão só faziam actividades de 1º ano e tornava-se chato para mim. Tive dificuldade em realizar algumas tarefas mas a professora ,mãe e avó ajudaram

não tanho nenhuma opiniao

Senti me triste por não estar com os meus amigos e feliz por estar mais tempo em família. Cansei de ficar em casa e jogar.

Gostei de ter aulas em casa.

Gostei de ter aulas em casa e de estudar.

Gostei de ter aulas pelo computador, mas gosto mais de ir à escola para estar com a professora e com o resto dos alunos. Senti tristeza,falta dos colegas e da professora..das aulas dadas na sala d aula

Neste período todos as crianças e adolescentes não puderam ir as aulas por causa de um vírus que afectou o mundo inteiro. Porem não acabamos as aulas porque estudamos on line,foi uma experiência nova mas, nunca será igual ás habituais idas a Escola.

Devido a Pademia do Covid-19, tivemos que cumprir as regras do quarentena, ficamos muito tempo em isolamento. Não tivemos oportunidade de brincar com nossos colegas/amigos da escola, jogar a bola, correr e fazer outros tipos de atividade física. Em nível de estudo torno se mais difícil. Mesmo na parte de matérias novos, sem presença pessoalmente da Professora era muito difícil de aprender.

Na minha opinião este período foi mau, porque é preferível ir à escola. Foi muito triste não ter estado com meus colegas e minha professora!

Neste período senti muita falta dos meus amigos e da minha professora. A forma de aprender foi diferente, prefiro as aulas na sala de aula.

Senti muita falta das aulas desportivas, de correr com os meus colegas.

(14)

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Responderam a este questionário cerca de 37% dos alunos do 1º ciclo da Escola Básica nº 9 - Casal das

Figueiras, cerca de 53% dos alunos da Escola Básica do Viso e cerca 28% dos alunos do 2º ciclo da Escola Sede.

Os alunos apontaram que durante o terceiro período acompanharam as aulas síncronas

essencialmente utilizando computador/tablet do próprio ou de familiares e que foram maioritariamente

ajudados pelo pai/mãe/irmãos na utilização da Plataforma Teams. Foi também referido que durante este

período as suas maiores dificuldades relacionaram-se com “estudar novos conteúdos” e “realizar as tarefas

solicitadas”.

Quanto à realização das tarefas escolares, os alunos, manifestaram que na sua maioria, realizaram

todas as tarefas escolares propostas quer dentro do prazo quer fora do prazo com o auxilio de pai/mãe/irmãos.

Também se pode observar que durante o período de aulas não presenciais valorizaram bastante o

factor social revelando que estar com os colegas, e o recreio, foi aquilo de que mais sentiram falta.

Por fim, os alunos foram convidados a dar, em texto livre, o seu contributo relativamente ao período

em que não puderam ir à escola. Todas as contribuições, sem qualquer tratamento por parte da equipa de

autoavaliação, estão expressas na tabela que se encontra na página 6.

(15)

RESULTADO DO QUESTIONÁRIO SOLICITADOS AOS ALUNOS

DO 3º CICLO E SECUNDÁRIO

(16)

Q.2— Como acompanhaste as aulas durante o terceiro período? (podes assinalar mais

que uma opção)

(17)

Q.4— Quais as dificuldades escolares que sentiste durante este período? (podes

assinalar mais que uma opção)

Q.5— Quem te ajudou na realização das tarefas escolares? (podes assinalar mais que

uma opção)

(18)

Q.6— Realizaste todas as tarefas propostas pelos professores/as ? (podes assinalar

mais que uma opção)

Q.7— Do que sentiste mais falta desde que a escola fechou? ( podes assinalar mais

que uma opção)

(19)

Q.8— Regressaste às aulas presenciais?

Q.9— Classifica de 1 (muito negativo) a 6 (muito positivo) os seguintes itens, no

processo de regresso às aulas presenciais.

(20)

Q.10— No campo em baixo podes acrescentares a tua opinião sobre o que aconteceu

neste terceiro período

TESTEMUNHOS

Eu gostei do terceiro período, mesmo que as aulas digitais têm ajudado em alguma coisa, mesmo assim gostei

Eu me compliquei um pouco mesmo tentando me organizar e fazer tudo, não conseguia ter a mesma atenção as atividades e aulas. Por mais que eu tentasse e fizesse o mesmo tipo de organização que eu tinha nas aulas presencias, não dava. Muitas vezes tive que escolher entre duas matérias, para focar e realizar todas as atividades. Além de problemas pessoais, pois estando em casa tenho mais coisas pra fazer. No começo até estava mais focada, mas depois aconteceram muitas coisas que me fizeram perder a atenção.

ao começo foi complicado mas passado algum tempo comecei a apanhar o ritmo e acabei todos os exercicios Este período foi difícil

Correu bem e houve muitos trabalhos

Na minha Opinião eu consegui adaptar as novas regras dentro de escola e sala de aula não e muito fácil os professores a explicar qualquer duvida sobra sobre as matérias .

Acho que a maioria das pessoas tiveram um menor desempenho por causa das aulas online,já que há mais dificuldade para compreender conteudos, tirar dúvidas, etc...

Compreendi bastante coisa!

O que aconteceu no terceiro período foi uma aprendizagem para todas as pessoas desde alunos a professores. É claro que todos nós preferíamos estar na escola pois temos os nossos amigos e temos os professores para nos darem a matéria mais aprofundada.

Foi um pouco estranho pois nunca tive aulas online (e a maioria tambem não) não aprendi muitas coisas com as aulas síncronas, mas os powerpoints que os professores enviavam deixava tudo mais facil, e conseguia aprender. Acho que os professores esforçaram-se muito e fizeram de tudo para nós sentirmos-nos confortáveis porém eles mandavam MUITOS trabalhos, foi difícil para me organizar, infelizmente só me consegui organizar na penúltima semana

Minha opnião é de que foi diferente e apesar de realizarmos aulas em casa e na escola com mascaras acho que correu bem. Na minha opinião, para o ano os professores têm de dar melhor a materia deste período.

Embora ache muito importante o retorno á atividade escolar também acho que as limitações impostas condicionam demasiado a aprendizagem e as escolas que adotaram medidas diferentes que beneficiaram mais os alunos pode causar frustração

Foi confuso

Eu gostei muito de ter aulas em casa, ajudou-me a organizar, a ser autónoma... Nada demais.

Este periodo correu bem em termos de termos aulas pelo computador.

Na opinião sobre o que aconteceu neste terceiro período é que o desempenho dos alunos diminui-o e certos alunos que eram responsáveis agora fazem menos as tarefas.

Não tenho nada a acrescentar.

Os alunos nao aprenderam muito e senti que baixei as medias de algumas disciplinas

Eu preferia ter ido para escola, apesar de tudo faz-nos falta o contacto com as pessoas, na minha opinião as tarefas apesar de serem necessárias foram num número bastante exagerado mesmo sendo organizada uma pessoa fica difícil de conciliar a vida pessoal com a escolar.

nada de especial

Este terceiro período não foi muito benéfico, mas teve as suas vantagens, para além de que se não tivesse-mos aulas nesta plataforma, se calhar teríamos de acabar no proximo ano o 3 periodo.

No terceiro período, achei mais complicado as aulas não presenciais pois tornaram se um pouco mais difícil de aprender as materiais e realizar as tarefas.

(21)

TESTEMUNHOS

Na minha opinião a unica dificuldade foi manter todos os trabalhos feitos a tempo com boa qualidade e aprendizagem de novos estudos.

Foi um periodo fora da caixa. A falta de contacto com os professores acaba por dificultar as aprendizagens, mas nada que não se dê a volta por cima!

O 3 período foi muito turbulento para mim, pois estou em Portugal a pouco tempo, tem muitas novidades, muitas pessoas novas, etc. 80% da tarefas que nao foram feitas eu estava o dia fora com meus familiares, etc. Esse 3 período foi bom para o aprendizado para mim, mas foi muito turbulento.

na minha opinião, neste terceiro período aconteceram coisas boas, como estarmos a ter aulas em casa, estamos mais prevenidos do COVID-19. mas também aconteceram coisas más, como alguns alunos terem falta de equipamentos electrónicos para ter aulas e fazer as tarefas propostas pelos professores, no meu caso, foi mau, porque não conseguia entender algumas matérias novas que os professores nos davam, devido á falta de tempo e pelo computador ou outra tecnologia qualquer, não se entende muito bem o que os professores dizem. Mas sem ser esses aspetos, correu tudo bem e estamos mais prevenidos do COVID-19.

Apesar de achar uma boa iniciativa o regresso às aulas, ainda existem milhares de infetados com COVID-19 em Portugal. Este vírus transmite-se muito facilmente, e mesmo com o uso de máscaras alguns alunos retiram a máscara no intervalo. Ninguém nos poderá garantir se haverá alguém infetado se ainda não tiverem feito um teste.

não acho nada

foi um período bastante diferente, mas acredito que foi uma nova maneira de aprendizagem e gostei bastante. Na minha opinião sobre o que aconteceu neste período foi que os alunos mostraram menos desempenho.

Não gostei de ter as aulas assim, mas teve que ser. Achei que este período foi mais exaustivo do que os outros dois juntos, apesar de termos mais tempo livre, cansou bastante o psicológico. Porém, acho que os professores esforçaram-se para que esta situação não fosse tão complicada e fizeram o melhor para nos ajudar.

foi cansativo

Na minha opinião este terceiro período até que não correu mal, como é tudo novo para todos eu acho que se encontra dentro dos esperados

No terceiro período as aulas foram assíncronas devido ao vírus as aulas foram boas deu para aprender mas o número de tarefas foi demais.

Eu gostei do ensino a distância

Senti um pouco de dificuldades em compreender certas materias, muitos trabalhos, para nao falar que tambem temos vida propria para alem da telescola.

Termos menos trabalhos e mais questionários, e a aprendizagem não é tão boa como tivéssemos na escola.

Este terceiro período até não correu mal mas os professores mandaram mais coisas para fazer do que nos iríamos realizar em aulas presenciais.

Não gostei preferia estar na escola

O ensino à distância foi muito estranho mas resoltou

Foi um bom periodo tendo em conta a distância, conseguimos trabalhar bem mesmo nao fazendo algumas tarefas no período certo, como nao era presencial foi mais dificil concentrar e compreender a mageria nova dada pelos professores

Achei até bastante organizado apesar de alguma sobrecarga em termos de trabalhos. O nível de concentração também foi um ponto fraco pois existem vários fatores que contribuíram para a distração.

Senti falta das aulas presenciais

o que aconteceu foi estar em casa, e assister as aulas online, foi complicado porque a minha internet nao e tao boa. Foi ate que bom me empenhei bastante .

(22)

TESTEMUNHOS

Desenvolvi muito a minha autonomia, senti falta da relação física, mas prefiro as aulas online, sinto que tenho muito mais tempo livre e disciplina.

Nada a acrescentar

A minha opinião neste 3 periodo é de que não aprendi basicamente nada.

No início deste período, os trabalhos eram muitos, mas depois foram reduzidos. É um pouco difícil acompanhar as aulas em casa pois distraio me muito rápido, mas foi um período diferente mas que correu bem.

No meu 3º período tive aulas á distancia e gostei muito da experiência. Tive aulas no meu espaço, sem barulho, estive muito mais concentrado e pude assim melhorar as minhas notas . E consegui principalmente manter contacto com os meus professores ,como não sou capaz de fazer presencialmente.

Foi um pouco complicado.

Neste terceiro período a aconteceu que nos ficamos todos em casa por causa do Covide 19.

Não gostei do ensino á distância pois fomos sobrecarregados com trabalhos e não percebi muitas das explicações dos professores e das matérias

Neste terceiro período, pude ver o quão diferente é o ensino à distância e o presencial, as dificuldades que tive o quão não estava adaptada

Foi muito difícil concentrar me durante as aulas assíncronas.

Acho que foi muito bem lidado, os professores esforçaram-se bastante para ninguém ser prejudicado. Para uma situação tão complicada não acredito que existisse uma solução fácil.

Eu achei bem bagunçado, de certa forma, mas deu pra aguentar sem problemas.

A minha opinião é que o ensino à distância não proporciona o mesmo ensino que o presencial, temos mais dificuldades em aprender conteúdos e em entender a explicação de cada professor e para além disso, em casa distraimo nos mais facilmente.

Foi muito cansativo e para aprender a matéria foi um pouco complicado. Em algumas vezes as tarefas eram muitas e tive algumas dificuldades.

todos não estavam preparados para essa quarenta.

Neste periudo na minha opinao foi bom todas as pessoas neste momento aprenderam coisas novas deste professores, alunos , pais (Familiares).Deu uma grande oprtunidade para os alunos subirem as notas =)

Neste terceiro período a turma 7°C, que é a turma em que estou, começou com o pé esquerdo, mas que ao longo do tempo no decorrer das aulas síncronas foi alterando o seu comportamento. Em relação ao meu empenho e autonomia como aluna acho que foi positivo pois, realizei todas as tarefas solicitadas pelos professores e também entreguei-as dentro do prazo. Na minha opinião ao aulas no início não correram muito bem como já referi anteriormente mas, com a mudança de comportamento da turma, os alunos sim conseguiram aprender melhor. A meu ver os alunos deveriam participar com mais frequência para que não sejam sempre os mesmos a responder às questões sistemáticamente, o que também deverá ser um aspeto aprimorado ao longo do tempo... Acho também que com toda esta mudança repentina todos nós conseguimos crescer e amadurecer individualmente e que levámos daqui vários valores para a vida!

Apesar de algumas dificuldades enfrentadas, estou a conseguir cumprir com o que é pedido pelos professores e acho que este método de ensino é uma nova experiência que até que é boa.

Foi uma nova experiência, um pouco estranha, mas dentro do possível vou levada com uma “normalidade” necessária no meio da situação que estamos a viver. As aulas síncronas causam alguns constrangimentos e de certa forma incapacitam a aprendizagem, pois o contacto com o professor é reduzido o que dificulta tirarmos dúvidas e entendermos algumas partes da matéria que não tenhamos percebido tão bem.

foi um 3º período diferente , mas que nos ensinou a dar mais valor a importância da escola !

Neste terceiro período não aconteceu nada de especial, só tivemos muitos trabalhos e estudar para as aulas síncronas. Eu na minha opinião não gostei muito.

(23)

TESTEMUNHOS Foi bom.

nada

Não funcionou aulas online tanto a nivel de ter de ligar a camara e não gosto a ser muitos trabalhos no inicio e ser muita coisa ao mm tempo muitos trabalhos para fazer

Muitos trabalhos

Tivemos menos aulas neste 3º período e muitas tarefas para fazr depois das aulas. foi complicado porque não estava habituado ao ensino á distancia .

Eu não gostei nada do wue aconteceu neste terceiro período, porque não compreendo nada das matérias. foi muito puxado

Foi um bastante período diferente que os normais causa do Covid não aconteceu nada demais

Acho que foi uma experiência nova para todos mas as aulas presenciais são melhores

acabei por preferir o ensino a distância que presencial apesar de ter demorado a me acostumar. Melhoramos as notas.

Achei que foram demasiados trabalhos .

No começo das aulas virtuais, foi difícil adaptar àquela maneira que os professores estavam a dar matéria, não consegui realizar os tpc, mas quando voltou as aulas presenciais consegui voltar com o foco na escola.

Não aconteceu alguma coisa de diferente Na minha op

Foi um periodo diferente com novas experiências de certa forma foi um período interessante

Eu gostava de estar na escola para estar com os meus amigos e colegas e gostava tambem estar em aula porque consigo aprender melhor

eu achei muito mais dificil aprender nas aulas online.

Neste terceiro período foram realizadas as aulas à distancia, que na minha opinião não funcionam tão bem como as aulas presenciais, mas foi uma boa opção para não parar os estudos a meio do ano.

Eu acho que este terceiro período, fez que nós nos tornar mais autónomos.

Acho a plataforma do teams uma boa plataforma foi eu pouco difícil adaptar o lado bom foi a redução do horários mas prefiro aulas presenciais

Achei difícil e complicado as aulas através dos meios tecnológicos, prefiro as aulas normais. Não me sinto nem um pouco motivada a ter aulas através do Teams, certamente não por culpa dos professores, sempre procuraram exclarecer todas as minhas dúvidas. Não me adaptei com facilidade e piorei certamente as minhas notas e o desempenho escolar.

Foi um período de mais carga de trabalhos , e um período onde tivemos de Aprender a organizarmo-nos mais no geral acho que correu bem

Funcionou bem, a única dificuldade foi em me habituar a este tipo de aulas mas assim que me habituei consegui tirar proveito das aulas desta maneira e prefiro assim em vez de presenciais.

saudades das aulas presenciais estar com amigos falar com auxiliares e professores e era mais facil de acompanhar algumas materias sendo assim este terceiro periodo mais dificil

Achei nada explicativo, sinceramente não se aprende nada, foi horrível

Na minha perspectiva de aluno, acho que alguns professores poderiam ter explicado o que pretendiam com os objetivos de certos trabalhos, alem disso acho que alguns professores não tiveram em consideração a quantidade de trabalhos que mandaram, mas em contra partida muitos do professores foram assevereis e muito prestáveis, mas no fundo gostei da experiencia, as 2 primeiras semanas foi difícil gerir os trabalhos afinal era uma experiencia nova mas consegui me adptar e superar as expectativas, claro que não vou deixar de referir que uma explicação pessoal é bastante útil, mas nada que a internet não ajude, acho que lá no fundo consegui aprender bastante com tantas pesquisas.

(24)

TESTEMUNHOS

fiquei um pouco perdida com a plataforma,mas consegui me adaptar e cumprir as tarefas. Neste terceiro período acho q consegui pelo menos melhorar algumas notas

o terceiro período foi um pouco mais difícil mas bom para a nossa aprendizagem.

O que aconteceu neste terceiro período foi ter realizado várias tarefas proporcionados pelos professores Eu gostei, uma experiência nova

Neste período houve professores que exageraram não quantidade de trabalhos! foi muito bom, experiências novas !!!

Os professores mandam tarefas todas as semanas esquecendo que temos várias disciplinas e em pouco tempo de prazo Foi diferente do abitual, foi mais complicado entendes as explicações

a carga horária das aulas foi boa, mas em questão de trabalhos, tinha uns que mandavam muitos e as vezes eu não realizava todos, e online é mais difícil de aprender algumas matérias, como por exemplo história, que a matéria é só falada e dificilmente entra toda na cabeça.

Nada demais.

Neste terceiro periodo não fiz a maior parte das tarefas devido a serem muitas e eu não conseguir acompanhar, e também entrei no Microsoft Teams mais tarde porque não dava e já tinha tarefas em atraso.

Foi uma experiência diferente, mas acho que correu bem no geral

Acho que não resulta, já falei com diversos colegas e ninguém se consegue concentrar ou tomar a devida atenção, além disso são testes atrás de testes e isso é muito sobrecarregado.

Neste terceiro período foi muito diferente é um pouco difícil para as tarefas e as aulas. não estava espera de isso

No terceiro período foi como uma nova experiência. Por um lado achei divertido e responsável este tipo de ensino, mas por outro não, porque não estou com os meus amigos nem com as pessoas que mais gosto... mas foi uma nova experiência e eu até que gostei. Este terceiro período foi um período que custou muito a passar, embora fosse o mais pequeno, senti também que não consegui reter quase matéria nenhuma pois é muito difícil de compreender a explicação do professor pois muitas vezes não são claras

A falta das aulas e dos professoras e as explicações deles

Bem, este 3º período foi um processo de adaptação muito difícil em algumas disciplina que precisam de mais explicações e mais apoio, por que muitas das vezes havia disciplinas em que metade ou mais pessoas da turma não percebiam a matéria que era dada, e depois reflectia-se nas notas dos testes online ou ate mesmo nos trabalho que era solicitados. Para esclarecer duvidas também foi um pouco difícil (pelo menos no meu caso)porque é muito diferente estar a esclarecer duvidas com um professor dentro da sala de aula em que o professor me esta a ver e ele a mim, do que mandar um email a esclarecer a minhas duvidas em que se calhar não consigo esclarecer tão bem por escrito. Mas nem tudo foi negativo houve notas em que consegui subir, houve trabalhos bastante acessíveis na forma com pesquisar e fazer. Também as datas de entregas dos trabalho havia professores que era e são super compreensíveis e viam que os seus alunos estava aflitos com os trabalhos por que ou as datas eram muito próximas umas das outras, ou porque o trabalho era difícil de ser realizado entre vários motivos, mudavam as datas de entrega para que os alunos conseguissem realizar as tarefas com qualidade, para alem do mais que nem todos os alunos tem a mesmas condições e muitos fazem trabalhos pelo telemóvel. Bem esta foi a minha opinião

Foi uma experiência diferente que demorei muito tempo para me habituar

O ensino à distância foi algo que me deixou um pouco preocupada pois não sabia se iria conseguir compreender bem os conteúdos apresentados. Com tudo vi que foi uma forma diferente e muito interessante de aprender.

sei que nao foi fácil estar em casa este tempo todo mas estou a conseguir manter a calma sendo que nem toda gente se esforça para fazer o que eu me esforço que e estar em casa obrigada e mantenham se seguros

Foi bom porquê tinhos poucos tempos de aulas , mas oque a gente não tínhamos de aulas , tínhamos de tarefas e ficamos sobrecarregados...TMJ

(25)

TESTEMUNHOS eu não gostei das aula no taems porque a net e a a baixo algumas vezes.

Achei bem as aulas virtuais, porque assim tive mais tempo para a minha vida pessoal, gostaria de acabar o 12° ano a ter aulas virtuais porque o horário é mais curto e menos secante, só tive problemas devido a estar sempre a pedir computador emprestado e não conseguia participar oralmente devido a não ter micro e câmara

Eu só tenho a dizer que foi mais difícil foi estar concentrado na aulas na teams e eu acho que é só isso. O terceiro período foi diferente porque tive aulas online e porque na escola aprendo melhor.

Na minha opinião as aulas presenciais são mais produtivas

Estar sempre em casa não foi bom, ver as mesmas pessoas por muito tempo gera conflitos.

Achei que nas aulas on-line não me conseguia concentrar, nem perceber tanto a matéria como nas aulas presenciais, o que me levou a ter dificuldades em realizar as tarefas propostas por cada professor.

Nao podiamos anexar mais que 10 documentos para enviar ao professot(a).

as aulas correram mais ou menos alguns alunos portaram-se mal mas o ensino online correu bem porque houve mais autonomia e maioria dos alunos fez as tarefas todas

Ninguém estava á espera que isto acontece, porém acho que nos estamos a ir muito bem.

Neste terceiro período foi difícil o facto de ter de estarmos a ter aulas em casa !! Eu tive bastantes dificuldades em realizar as tarefas !! E penso ter baixado várias notas !! Espero para o ano não sairmos prejudicados !!

Neste 3° período, me senti sobrecarregada de certa forma já que alguns professores mandaram o dobro do trabalho que era feito em sala de aula para ser realizado em apenas uma semana. Senti dificuldades em prestar atenção mesmo me esforçando e não conseguia entender algumas coisas por conta da ligação estar instável as vezes. Gostaria muito de voltar a ter aulas presenciais visto que tenho mais facilidade em compreender a matéria, prestar atenção e tirar dúvidas.

Nada.

Neste terceiro período, senti algum cansaço. A repentina mudança de rotina, a falta dos colegas, entre outros fatores, possibilitaram esse cansaço.

A única dificuldade foram as explicações que não igualaram as explicações presenciais.

Este terceiro período teve bastantes pontos negativos e poucos positivos. O principal ponto negativo foi, em geral, as notas manterem-se relativamente ao manterem-segundo período, depois de tanto trabalho manterem-semanal e tanto esforço. O ponto positivo que mais gostei foi, de alguns professores disponibilizarem aulas extras para tirar dúvidas.

Na minha opinião acho que os alunos foram um pouco sobrecarregados em relação aos trabalhos propostos pelos professores, pois tivemos que ser bastante autónomos a aprender as diversas matérias e ainda tínhamos que fazer bastantes trabalhos, o que fazia com que nos tivéssemos que estudar e fazer trabalhos fora do horário escolar

O 3º período, foi um pouco mais difícil, mas considerando a situação que estamos a passar acho que conseguimos na mesma. Neste período tive dificuldade em aprender os novos conteúdos visto que a forma de ensino mudou bastante.

No terceiro período, as aulas síncronas correram bem e organizadamente, embora os alunos se tenham sentido demasiado pressionados devido ao número de trabalhos solicitados pelos professores. Os alunos não tiveram tempo suficiente para realizar todos os trabalhos semanalmente, sentindo-se pressionados e estando demasiado tempo no computador.

Na minha opinião, ter aulas a distancia foi a maneira mais segura de fazer aulas, nesta situação. Porém tem as suas falhas, pois nem todos os estudantes têm acesso a dispositivos electronicos para aceder as estas aulas.

Alguns cursos não entendem, às vezes o professor faz uma consulta temporária, resultando em nenhuma aula.

Correu bem, mas em algumas disciplinas que tinham teoria e praticas não são a mesma coisa, senti falta dos professores e colegas. foi muito dificil!!!!

na minha opinião o que nos foi proporcionado no 3º período, foi uma experiencia diferente que afetou muito os alunos, alguns pela positiva e outros pela negativa, acho que falo por todos dizendo que temos falta de estar na sala de aula que tanto nos queixávamos. Por outro lado foi uma experiência nova, diferente e deu funcionar com um método novo.

(26)

TESTEMUNHOS Foi muito dificil para mim tive muito nervosa

Na minha opinião o ensino à distância é muito mais difícil do que o ensino presencial.

Com as aulas à distância é mais complicado perceber, aprender a matéria e realizar as tarefas porque eram muitas e eu esquecia me de algumas quando pensava que já as tinha feito todas e porque ao estar em casa eu distraía me mais e na hora de realizar as tarefas muitas vezes os professores mandam uma revisão matéria dada em aula num power point e depois os exercícios e é mais complicado aprender quando as "respostas" estão no power point ou na internet. Para não falar que quando havia falhas de internet era difícil de ouvir o/a professor/a e é mais complicado para nós de tirar dúvidas e acho que para os professores de as tirar.

Neste período aconteceu algo diferente dos outros Aconteceu algo a que também ajudou a ter um pouco mais de reconhecimento. Num dos dias em que fui para as aulas presenciais, pedi uma máscara na portaria da escola e as mesmas tinham acabado. Sendo a máscara algo obrigatório e que seria disponibilizado pela escola deveria haver mais cuidado em relação a isso.

Preferia que as aulas síncronas não fossem obrigatórias.

Foi uma situação que nos obrigou a todos a adaptação rápida. Uma experiencia diferente, mas que quando se tem interesse em aprender, é uma forma alternativa de aprender, nesta altura sinto uma saudade imensa de todos e também da escola.

Na minha opinião, eu acho que a única coisa diferente foram as aulas síncronas, porque foi uma experiência diferente A matéria foi mais difícil de aprender pelas aulas online

Neste terceiro período, todas as minhas aulas foram a partir do computador. Problemas com o meu computador e com a aplicação.

Achei que está forma de trabalho de aulas online foi giro trabalhar assim e foi uma experiencia nova Não tenho nada a acrescentar

Houve algumas complicações em relação à internet e nem todos os despositivos têm câmara ou microfone Foi um exprencia nova

Eu nao me enpelhei muito este periodo

Não gostei muito ter aulas por este meio n me consegui adaptar muito bem!!,,ouve algumas perguntas que n percebi !

foi difícil,tive vários problemas com a plataforma e por que meu telemóvel estragou,por isso deixei acumular muitas tarefas e não consegui entregar por não ter compreendido as matérias,às vezes sem querer eu pegava no sono durante as aulas,e.isso me prejudicou.

Noa tivemos aulas online, recebemos tarefas em excesso, e foi mais dificil para aprender. Foi bom

gostei até deste periodo

Bom dia, este terceiro período para mim foi complicado, pois tenho uma menina e nem sempre conseguia estar nas aulas online e por vezes tinha dificuldades em realizar tarefas.

Neste terceiro período foi bastante complicado pelo fato de estarmos a viver esta situação do Covid, ao qual termos aulas através do Teams porque por vezes a Net ia a baixo e assim perdíamos os esclarecimentos das dúvidas que preponhamos aos professores. Penso que pelo que tenho visto os professores não viram da melhor forma como solicitaram os trabalhos aos alunos que era propostos em cima uns dos outros e em curto prazo . Para quem tem muitas crianças em casa acaba por ficar muito sub-carregado para quem está orientar e para o aluno que está aprender.

Este terceiro período, foi muito atribulado devido a esta situação que aconteceu mas as aulas on-line nem foram assim mau de todo. Logicamente, este terceiro período poderia ser muito melhor se continuássemos com as aulas presenciais.

(27)

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Responderam a este questionário, cerca de 49% dos alunos do 3º ciclo, cerca de 19% dos alunos do

ensino secundário regular e cerca 78% dos alunos do ensino secundário profissional.

Os alunos revelaram que as aulas síncronas foram essencialmente acompanhadas com o telemóvel

próprio e que adquiriram as competências para trabalharem na Plataforma Teams sozinhos e/ou com a ajuda

de pai/mãe/irmãos. Os Diretores de Turma/Professores assim como colegas/amigos também foram referidos

como essenciais para ultrapassarem algumas dificuldades. Neste âmbito, “estudar novos conteúdos” e “realizar

as tarefas solicitadas” surgem como as maiores dificuldades sentidas.

A leitura das respostas permite também verificar que as tarefas escolares propostas foram

maioritariamente realizadas, quer dentro do prazo quer fora do prazo, com o auxilio de colegas/amigos e/ou

sozinhos.

Também neste conjunto de alunos, revela-se a importância do contexto social, tendo estes alunos

referido que durante o período de confinamento sentiram falta essencialmente de estarem com os colegas.

Dos alunos que responderam a este questionário 18% regressaram às aulas presenciais e, neste

processo a generalidade considerou tendencialmente positivos todos os itens colocados na questão 9

destacando-se como muito positivo o “cumprimento de normas de segurança/higienização”.

Referências

Documentos relacionados

mandar para Eretz,para os chaverim da Aliat-Hancar de Bror Chail, Além do dinheiro da Kupa, vancs fazer trabalhos manuais para vender, e mais fâãcilmente comprar o presente,.

Quem não pode com o pote, não pega na rodilha..

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade sensorial, através do protocolo do Método do Índice de Qualidade (MIQ) para o tambaqui (Colossoma macropomum) de cultivo

• Como fazer EAD (livros traduzidos para o português) • Open University (Reino Unido).. Software para detectar abandono em cursos

Nesta sessão, discutiremos como as duas regiões podem explorar essas lacunas comerciais para impulsionar os níveis de comércio e investimento. Miguel Vargas

Está coberto por esta garantia, até o valor do Limite Máximo de Garantia, o reembolso da indenização pela qual o Segurado vier a ser responsável civilmente, apenas em decorrência

Uma nova variedade de própolis, chamada de própolis vermelha, foi descoberta recentemente no nordeste brasileiro (Trusheva et al., 2006), e vem se mostrando mais efetiva

À noite não foram verificadas correlações significativas com a temperatura do ar quando o vento soprou de sudeste, possivelmente pela pequena diferença nos valores