• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

1. OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo geral formar tecnólogos com visão estratégica em Recursos Humanos, capazes de aprimorar suas habilidades pessoais em comunicação, liderança e planejamento, através de técnicas eficientes e eficazes, com ampla visão do ambiente social, cultural, econômico, político e tecnológico, de modo a garantir sua constante autonomia profissional e intelectual e sua adequada adaptação a um ambiente empresarial que exige a constante renovação dos conhecimentos.

2. DENOMINAÇÃO, ATO AUTORIZATIVO, TURNO, VAGAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, DURAÇÃO, ACESSO, PRAZO DE VALIDADE

CURSO Ato Autorização ou Reconhecimento Turno Vagas LOCAL DE FUCIONAMENTO DURAÇÃO DO CURSO FORMA DE ACESSO/ PRAZO DE VALIDADE Aut/Rec Natureza Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos A Resolução / Consuni 35/2006 de 30/11/2006

NOTURNO 60 Unidade Fátima

Mínima 4 semestres Processo Seletivo 1/5 do início do semestre letivo 3. DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí

Prof. Dr. Félix Carlos Ocáriz Bazzano

Vice-Reitora da Universidade do Vale do Sapucaí

(2)

Pró-Reitora de Graduação

Profª Ms. Maria Aparecida Silva Mariosa

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Profª Drª Daniela Francescato Veiga

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli - Fafiep

Diretor

Prof. Ms. Benedito Afonso Pinto Junho

Vice-Diretor

Prof. Dr. Newton Guilherme Vale Carrozza

4. MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 2013

PERÍODO COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA Teórica Prática Extra- classe Total Contabilidade 16 16 - 32 Matemática 32 - 16 48 Análise Textual 16 16 32 64

(3)

Introdução ao Direito 32 - - 32

Comunicação Empresarial 16 16 16 48

Fundamentos do Trabalho Científico 32 - 32 64

Modelos de gestão 48 16 - 64

Comportamento Humano nas Organizações I 32 - - 32 SUBTOTAL 256 64 96 416 2º Rotinas Trabalhistas I 32 32 32 96 Recrutamento e Seleção 32 32 - 64

Direito, Legislação Trabalhista e Previdenciária

48 16 - 64

Comportamento Humano nas Organizações II

32 - 16 48

Ética e Responsabilidade Social 32 - - 32

Administração de Recursos Humanos 16 16 - 32

Matemática Financeira 16 16 16 48

SUBTOTAL 208 112 64 384

Saúde e Segurança no Trabalho 32 - - 32

Gestão de Cargos e Sistemas de Remuneração

16 16 - 32

(4)

Treinamento e Desenvolvimento 32 32 - 64

Inglês Instrumental I 32 - - 32

Língua Brasileira de Sinais –LIBRAS 32 - 40 72

Gestão de Projetos 32 - - 32

Marketing aplicado à Gestão de Recursos Humanos

16 16 - 32

SUBTOTAL 224 96 72 392

Gestão Estratégica 32 - - 32

Rotinas Trabalhistas III 32 - 16 48

Empreendedorismo 32 - - 32

Auditoria e Controladoria em Recursos Humanos

32 32 - 64

Inglês Instrumental II 32 - - 32

Gestão do Conhecimento nas Organizações

32 - - 32

Economia Global 32 - - 32

Práticas de Recursos Humanos 32 16 24 72

Gestão de Desempenho 32 - 32 64

SUBTOTAL

288 48 72 408

(5)

5. NOTA ENADE

ANO

ENADE ÁREA SUBÁREA CONCEITO ENADE

CONCEITO PRELIMINAR

CURSO

2009 Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 4 4

6. MENSALIDADES 7. TAXAS 8. PROJETO PEDAGÓGICO 9. ESTATUTO 10. REGIMENTO GERAL 11. BIBLIOTECA

12.1 Acervo de livros e periódicos (títulos e exemplares)

12.2 Política de atualização do acervo

Colocar à disposição dos pesquisadores os documentos atualizados que lhes garantam aprender e gerar conhecimentos. A biblioteca procura enriquecer seu acervo adotando como política de seleção e atualização os seguintes objetivos:

Curso Livros/Títulos Livros/Exemplares Periódicos/Títulos Periódicos/Exemplares

(6)

 Ampliar o acervo bibliográfico constantemente através de identificação de publicações novas, de acordo com as necessidades das matrizes curriculares, das bibliografias básicas e complementares dos cursos e conforme recomendações Padrões de Qualidade do MEC;

 Consultar periodicamente os coordenadores e professores de cada curso;

 Utilizar catálogos de editoras e livrarias, folhetos, sugestões dos usuários, catálogos coletivos, catálogos de bibliotecas, listas autorizadas, bibliografias correntes e especializadas, citações, resenhas, em suma, qualquer tipo de material sugestivo que possa fornecer informações necessárias para melhoria e ampliação do acervo;

 Possibilitar a oferta aos alunos, em quantidade suficiente para utilização simultânea, das bibliografias básicas identificadas como sustentação dos estudos na matriz curricular, bem como também das bibliografias complementares para suporte ao ensino e pesquisa;

 Adquirir um representativo número de bases e bancos de dados, que permitam ao pesquisador a identificação de bibliografia, extrapolando os limites do acervo existente.

Compra: a atualização do acervo se faz através de compras, procurando sempre suprir as necessidades de cada componente curricular, de acordo

com as bibliografias básicas e complementares estabelecidas no Projeto Pedagógico do curso, por meio dos coordenadores e corpo docente. A quantidade de exemplar por título a ser adquirida é proporcional ao número de vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares. As aquisições são efetivadas pelo Setor de Suprimentos que realiza as compras mediante as solicitações da biblioteca. São feitas anualmente ou de acordo com algumas necessidades que possam surgir, uma vez que os recursos são garantidos pela política de orçamento definida pela instituição para esse fim.

Doação: também faz parte da política de atualização do acervo, ou seja, são as obras que são enviadas por outras instituições congêneres ou

governamentais, professores, autores, fornecedores, alunos e comunidade externa. As obras passam por uma eficiente triagem e em seguida recebem o tratamento técnico e são disponibilizadas no acervo para os usuários.

Permuta: é feita através do serviço de intercâmbio. A biblioteca recebe e envia assinaturas ou números avulsos de periódicos, anais e publicações.

12.3 Informatização do acervo

Em setembro de 2010 foi adquirido e implementado o sistema “Sábio” da empresa Edusoft, tendo como objetivo, facilitar as três funções básicas da Biblioteca: reunir, organizar e difundir o conhecimento.

Tem como características gerais:

 Plataforma Windows 95 / 98 / 2000 / NT.

 Compatível com os formatos CALCO, USMARC, etc.

(7)

 Ambiente Cliente/Servidor.

 Gerenciamento de múltiplas bibliotecas (bibliotecas setoriais).

 Utiliza código de barras.

 Controle de acesso aos módulos por senhas.

 Definição do perfil do usuário, ou seja, controle dos direitos dos usuários dentro de cada módulo específico.

 Personalização das telas por usuário (cores). Tem como características técnicas:

 Processamento técnico e consulta bibliográfica: este módulo tem como função básica o cadastramento e gerenciamento do acervo. Nele se faz o tombamento, a catalogação descritiva e o controle de cabeçalhos de assuntos e autores.

 Controle de empréstimo: este módulo tem como função o controle da circulação do acervo e do cadastro dos usuários da biblioteca.

 Consulta via internet: este módulo tem como função básica viabilizar a consulta ao acervo pela Internet.

O sistema utiliza-se do também do formato bibliográfico MARC21 com conteúdos definidos para codificar registros que serão interpretados por máquinas, facilitando o intercambio de dados, ou seja, importar e exportar dados de diferentes sistemas.

12.4 Área física disponível (M²)

Atualmente a biblioteca ocupa a seguinte área física:

Áreas Fafiep

Acervo de livros, periódicos, referência 142,92m

2

Acervo de livros, tratamento técnico e

atendimento -

Acervo de periódicos -

Sala de estudos interna 111,30m

2

(8)

Sala de estudos externa 66,58m

2

Tratamento técnico e atendimento 47,20m

2

Laboratórios de Internet -

Consulta à Internet 10,00m

2

Total em m2 378,00m2

12.5 Disposição do acervo, formas de acesso e utilização

Todo material bibliográfico é catalogado de acordo com as normas AACR2 - Código Anglo Americano de regras para catalogação vigente. Os livros são organizados nas estantes por assunto (CDD) e em ordem alfabética por autor (Cutter) e título. Todas as estantes possuem indicadores para auxiliar os usuários na identificação das obras.

A biblioteca Fafiep é de livre acesso e está aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral. Para empréstimos dos materiais bibliográficos alunos, professores e funcionários utilizam os crachás de identificação e para consulta ao acervo encontram-se disponibilizados, computadores exclusivos para este fim.

O Sistema de Biblioteca está on-line, podendo ser consultado através do site www.univas.edu.br no ícone Biblioteca, ou no endereço:

http://www.univas.edu.br/Biblioteca/index_biblioteca_1.asp., onde o usuário poderá: consultar, renovar e reservar materiais; consultar as Bases de Dados; controlar os empréstimos; acessar links especializados; visualizar o Regulamento da Biblioteca entre outras informações. Os usuários, para realizar suas pesquisas na internet, utilizam os computadores disponibilizados no local.

12.6 Serviços oferecidos

COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica: localiza e recupera cópias de artigos de periódicos, teses e capítulos de livros não disponíveis na

Biblioteca. A Biblioteca está cadastrada neste programa, como solicitante. A comunidade acadêmica pode obter documentos em todas as áreas do conhecimento, através de artigos de revistas técnico-científicas disponíveis em bibliotecas base.

(9)

Serviço de referência: instrui o usuário sobre o uso das bases de dados e outros documentos. Dá assistência às dúvidas e questões dos usuários quanto ao acervo da biblioteca, bem como de acervos e formas de acesso a documentos existentes em outras instituições.

Empréstimo:

 Local: consulta livre aos diferentes materiais do acervo somente no ambiente da biblioteca. Atende à comunidade em geral.

 Domiciliar: o material bibliográfico pode ser retirado pelos usuários para uso fora do ambiente da biblioteca. O empréstimo destina-se a alunos, professores e funcionários. Os mesmos podem retirar livros, mediante a apresentação do crachá de identificação.

Atendimento ao acervo de periódicos: auxilia os usuários na localização dos periódicos.

Levantamento bibliográfico: orienta o usuário na busca bibliográfica em bases de dados e internet.

 Base de Dados: Portal de Periódicos da Capes. Parceria da Univás com a Capes concedendo à comunidade acadêmica acesso parcial e gratuito.

Normalização bibliográfica: auxilia na elaboração de referências bibliográficas para trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses e

outros documentos em geral, segundo a ABNT, Vancouver e também às normas do Núcleo de Apoio à Produção Acadêmica - Nuapa, da Univás.

Orientação aos usuários: oferece assistência e orientação quanto aos recursos das Bibliotecas.

13 INFRAESTRUTURA

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos conta com salas de aula confortáveis e que atendem de forma suficiente o propósito oferecido. Dispõe de sala de professores ampla, com iluminação adequada e conexão com a internet. Para as reuniões do curso e para as reuniões do NDE são utilizadas salas de aula. Ao coordenador do curso é oferecido um gabinete de trabalho com conexão para internet.

O Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos conta com laboratório específico de informática com acesso à internet, com 30 máquinas disponíveis aos alunos, atendendo satisfatoriamente o desenvolvimento das atividades do curso. A instituição possui mais 5 laboratórios de informática com 30 máquinas, para uso comum dos alunos. O curso disponibiliza programa da área específica licenciado para a utilização da universidade, mediante convênio com a empresa Alterdata Ltda.

O registro acadêmico utilizado pelo Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos é informatizado e disponibilizado ao docente e ao discente. O PPC, PDI, PPI, Diretrizes referentes ao curso e outros documentos de interesse do corpo discente são disponibilizados no Portal do aluno do site da Univás. O sistema possui banco de dados de e-mail, facilitando a interação entre alunos e professores.

A Biblioteca dispõe dos títulos e exemplares para a bibliografia básica e complementar do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, devidamente informatizados, atualizados e tombados no patrimônio da Instituição.

(10)

14 ENDEREÇO

Av. Tuany Toledo, 470 – Fátima I – Pouso Alegre, MG 15 TELEFONE: (35) 3449-9257

Referências

Documentos relacionados

Objetivos da gestão de pessoas segundo Chiavenato (2010) é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, visão e valores, proporcionar

• A maneira de gestão das pessoas é um modelo particular, de acordo com a definição para cada empresa, pois cada uma tem a própria cultura.. DEFINIÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos apresenta-se como uma proposta para formar profissionais capazes de fazer uma leitura de mundo a partir das

O cálculo desse termo para um curso i de uma dada área J (combinada com subárea quando pertinente) foi realizado subtraindo-se da média de concluintes do Componente

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FACULDADE MURIALDO busca formar profi ssionais para atender à crescente demanda na área de re- cursos

Firmado em 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o

Licenciado em Psicologia (Pré-Bolonha) pelo Instituo Superior da Maia, com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, apresenta uma sólida experiência no âmbito da

Os objetivos deste estudo foram: 1) comparar o percentual de gordura corporal, estimado pela mensuração de pregas cutâne- as, com quatro indicadores antropométricos (índice de