• Nenhum resultado encontrado

FGV Direito SP Mestrado Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FGV Direito SP Mestrado Profissional"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FGV Direito SP Mestrado Profissional

Previsibilidade no ambiente de negócios: o papel do Superior Tribunal de Justiça na promoção da segurança jurídica.

Thiago Gonzalez Queiroz

Anteprojeto de pesquisa apresentado ao Mestrado Profissional da FGV Direito SP. Versão de 15/10/2020

1. Tema, contexto e modelo de pesquisa predominante

O tema da pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso é o estudo da importância da previsibilidade no ambiente de negócios e a contribuição do Superior Tribunal de Justiça na promoção de maior segurança jurídica.

O trabalho pretende discorrer sobre os benefícios do desenvolvimento de um ambiente negocial estável e como o Superior Tribunal de Justiça, exercendo sua função paradigmática e de uniformizador da jurisprudência nacional, possibilita a promoção da segurança jurídica e a consequentemente previsibilidade esperada no ambiente de negócios.

Casos julgados por aquele Tribunal, em que se discutiu a desconsideração da personalidade jurídica em matéria cível-empresarial, serão objeto deste estudo, para demonstrar como, ao uniformizar a interpretação da normas jurídicas infraconstitucionais e servir de paradigma aos Tribunais locais, o Superior Tribunal de Justiça contribui para a promoção da segurança jurídica e impacta positivamente a atividade econômica.

A escolha do tema “desconsideração da personalidade jurídica” se deu em razão da possibilidade da análise da segurança jurídica e seu impacto no ambiente de negócios sob dois aspectos distintos: primeiro, pela maior segurança proporcionada ao empresário, que tem o seu patrimônio pessoal segregado do patrimônio da sociedade, sendo que aquele só responderá por dívidas da sociedade em hipóteses muito específicas. Segundo, ao analisar a matéria sob a perspectiva do credor, verifica-se que a possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica, com a prévia definição de seus critérios, “colabora com a recuperação de

crédito, combate à fraude, fortalecendo a segurança do mercado, em razão do acréscimo de garantia aos credores” (REsp 1.7299.554/SP).

Resolução de problemas será o modelo predominante nesse trabalho, ao buscar responder como o Superior Tribunal de Justiça pode contribuir, ao cumprir sua função paradigmática e de uniformizador da interpretação das normas

(2)

infraconstitucionais, para dar previsibilidade às decisões judiciais proferidas no país e como a promoção da segurança jurídica impacta o ambiente de negócios. Além disso, também haverá aspectos de estudo de caso, em que se analisará julgados do Superior Tribunal de Justiça que tratam da definição dos critérios para a desconsideração da personalidade jurídica em matéria cível-empresarial.

2. Quesitos, fontes de pesquisa e formas de acesso

Quesitos:

a- Quais são os principais fatores que impactam o ambiente de negócios? Quais as consequências de um ambiente de negócios instável ou imprevisível? Como a segurança jurídica afeta a promoção e o desenvolvimento de determinados setores econômicos? Como promover maior segurança jurídica ao ambiente de negócios?

b- O que é segurança jurídica? A quem cabe sua promoção? Qual é o papel dos Tribunais Superiores nesse ponto?

c- Qual é a origem das Cortes Superiores? Quais são as funções dos Tribunais Superiores? Quais são as funções e competências específicas do Superior Tribunal de Justiça? O que são as funções paradigmática e uniformizadora de jurisprudência exercida pelo STJ?

d- Como funciona o sistema de precedentes no ordenamento jurídico brasileiro? Como um sistema de precedentes desenvolvido ajuda na promoção da estabilidade desejada aos ambientes negociais?

e- Qual é a importância do STJ no desenvolvimento de um ambiente de negócios previsível? Quais são os casos concretos que demonstram a importância desta previsibilidade?

f- Como o julgamento, pelo STJ, de casos envolvendo desconsideração da personalidade jurídica em matéria cível- empresarial contribuem para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil?

g- Quais são os critérios definidos pelo STJ para que se autorize a desconsideração da personalidade jurídica em matéria cível-

(3)

empresarial? Como a utilização desses critérios pode fortalecer a segurança do mercado? Quais as garantias trazidas ao empresário devedor? Como os mencionados critérios podem representar maior segurança ao credor?

Fontes de pesquisa: - Legislação;

- Doutrina nacional e internacional;

- Decisões judiciais dos Tribunais Superiores e Tribunais locais;

- Trabalhos acadêmicos (principalmente nas áreas jurídica e econômica); - Pesquisas;

- Atas das reuniões da Assembleia Nacional Constituinte – Subcomissão do Poder Judiciário e Ministério Público;

As referidas fontes serão acessadas por meio de pesquisa bibliográfica em bibliotecas e acervos particulares, bem como pelo acesso à internet.

3. Relevância prática, caráter inovador e potencial de impacto

Um dos principais requisitos para a promoção de um ambiente de negócios desenvolvido é a existência de segurança jurídica. Dessa forma, com a previsibilidade esperada, empreendedores, gestores e investidores em potencial podem fazer a adequada alocação de riscos na tomada de decisões.

A instabilidade em determinado ambiente de negócio representa entrave ao seu desenvolvimento, já que torna imprevisível o retorno do planejamento, aumentando seus custos e, consequentemente, afastando investidores. Assim, a busca pela estabilidade de um ambiente de negócios passa, em conjunto com outros aspectos, pela promoção de maior segurança jurídica.

A garantia de cumprimento dos contratos e a previsibilidade da interpretação dos Tribunais a respeito das normas que regulam determinada atividade econômica são fatores que podem ser determinantes à promoção de um ambiente de negócios desenvolvido.

Nesse ponto, o Superior Tribunal de Justiça tem papel de absoluta relevância, ao exercer suas funções paradigmática (servir de orientação para outros Tribunais)

(4)

e de uniformizador da jurisprudência nacional (impedindo que Tribunais diferentes interpretem a mesma norma de maneira distinta).

As citadas funções, aliadas à ampliação do sistema de precedentes trazidos pelo Código de Processo Civil, servem como catalisador da promoção da segurança jurídica. Este trabalho buscará responder como a previsibilidade das decisões judiciais pode contribuir para a melhoria do ambiente de negócios.

A análise de casos concretos será feita sob a perspectiva temática da desconsideração da personalidade jurídica. O referido tema servirá para demonstrar a importância da previsibilidade das decisões judiciais e seus reflexos no ambiente de negócios. A desconsideração da personalidade jurídica em matéria cível-empresarial será analisada sob dois aspectos distintos: 1) pela ótica do empresário e as hipóteses em que responderá com seu patrimônio pessoal pelas dívidas da sociedade e 2) pelo ponto de vista do credor, que terá acréscimo de garantias, ao alcançar o patrimônio dos sócios para cumprimento de obrigações da sociedade, nos casos em que estiverem presentes os seus requisitos autorizadores. Organizar o conhecimento esboçado acima tem o objetivo de reforçar o entendimento do Superior Tribunal de Justiça como um vetor de promoção da segurança jurídica e melhoria do ambiente de negócios no país.

4. Familiaridade do pesquisador com objeto da pesquisa

A familiaridade do pesquisador com o objeto da pesquisa se dá em razão da atuação jurídica predominante na advocacia contenciosa, em que se verifica a dificuldade dos gestores de negócios na tomada de decisões, causada pela imprevisibilidade das decisões judiciais.

5. Bibliografia preliminar

ALVIM, Teresa Arruda; DANTAS, Bruno. Recurso Especial, Recurso Extraordinário e a Nova Função dos Tribunais Superiores. 6ª ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil. 2019.

BASTOS, Antonio Adonias A. A Estabilidade das Decisões Judiciais Como Elemento Contributivo para o Acesso à Justiça e Para o Desenvolvimento Econômico. Revista de Processo | vol. 227/2014 | p. 295 - 316 | Jan / 2014.

CAMBI, Eduardo. Uniformização da Jurisprudência e Precedentes Judiciais. Revista dos Tribunais | vol. 978/2017 | p. 227 - 264 | Abr / 2017.

CARMONA, Carlos Alberto. Superior Tribunal de Justiça, Segurança Jurídica e Arbitragem. Revista de Arbitragem e Mediação | vol. 34/2012 | p. 97 - 106 | Jul - Set / 2012.

(5)

CARRARO, Natasha da Motta Ribeiro. Segurança Jurídica e Desenvolvimento Econômico: Suas Relações com a Fé Pública Notarial e Registral. Revista de Direito Imobiliário | vol. 72/2012 | p. 265 - 283 | Jan - Jun / 2012.

COELHO, Fábio Ulhoa. A alocação de Riscos e a Segurança Jurídica na Proteção do Investimento Privado. Revista de Direito Brasileira. São Paulo. v. 16. n. 7. p- 291-304. jan./abr. 2017.

COLE, Charles D. Precedente Judicial – A Experiência Americana. Revista de Processo | vol. 92/1998 | p. 71 - 86 | Out - Dez / 1998.

CORREA, Rafael Motta e. O Sistema de Provimentos Vinculantes do CPC/15 e o Dever de Manutenção da Jurisprudência Uniforme, Estável, Íntegra e Coerente. Revista de Processo | vol. 281/2018 | p. 491 - 520 | Jul / 2018.

CRAMER, Ronaldo. Precedentes Judiciais: Teoria e Dinâmica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense. 2016.

JUNIOR, Délio Mota de Oliveira. Influência de Técnicas do Common Law na Teoria Brasileira dos Precedentes Judiciais. Revista de Processo | vol. 270/2017 | p. 313 - 351 | Ago / 2017.

JUNIOR, Fredie Didier. O Respeito aos Precedentes como Diretriz Histórica do Direito Brasileiro. Revista de Processo Comparado | vol. 2/2015 | p. 99 - 120 | Jul - Dez / 2015.

MARINONI, Luiz Guilherme. Julgamento nas Cortes Superiores: Precedente e decisão do recurso diante do novo CPC. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2017.

MARINONI, Luiz Guilherme. O STJ enquanto corte de precedentes: recompreensão do sistema processual da corte suprema. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2017.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Recurso Extraordinário e Recurso Especial: do Jus Litigatoris ao Jus Constitutionis. São Paulo: Thomson Reuters Brasil. 2019.

MICHEL, Voltaire de Freitas. Perspectivas para a Modulação de Efeitos da Decisão nos Recursos Especiais. Revista de Processo | vol. 306/2020 | p. 327 - 343 | Ago / 2020.

MITIDIERO, Daniel. Cortes Superiores e Cortes Supremas: do controle à interpretação, da jurisprudência ao precedente. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2017.

(6)

MITIDIERO, Daniel. Por uma História do Precedente Judicial na Inglaterra: O que temos para aprender com a experiência inglesa? Revista dos Tribunais | vol. 1000/2019 | p. 191 - 212 | Fev / 2019.

PINHEIRO, Armando Castelar. Segurança Jurídica, Crescimento e Exportações. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais | vol. 31/2006 | p. 321 - 346 | Jan - Mar / 2006.

SADDI, Jairo. Segurança Jurídica nos Negócios do Mercado Financeiro. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais | vol. 23/2004 | p. 19 - 31 | Jan - Mar / 2004.

VAINER, Bruno Zilberman. Aspectos Básicos da Segurança Jurídica. Revista de Direito Constitucional e Internacional | vol. 56/2006 | p. 5 - 26 | Jul - Set / 2006.

6. Cronograma de execução 2020 2021 Atividade 8 9 10 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Horas Revisão bibliográfica 80h Reunião com orientador 10h Coleta de dados 32h Leitura sistemática 120h Análise de dados 18h Alterações sugeridas 12h Redação 150h Revisão do texto 15h Conclusão 15h Apresentação

Referências

Documentos relacionados

TEMPO DE TODA A VIDA EXPERIÊNCIA MULTIDIMENSIONAL DE DOR RESPOSTA DE ESTRESSE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO... TEMPO DE TODA A VIDA EXPERIÊNCIA MULTIDIMENSIONAL DE DOR

Os IR que obtenham uma classificação no Mérito do Projeto inferior a 5,00 estão impedidos de submeter uma candidatura, na qualidade de IR, na próxima edição do concurso

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

1) Leitura da área da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos textos das oficinas da formação

Argumenta o Município recorrente que o Juízo “a quo”, equivocadamente, reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 71 e parágrafos da Lei nº 8.666/93, com

Percebemos, neste trabalho, a partir dos resultados obtidos nos pré- teste e pós-teste que o uso de materiais diferenciados nas aulas de Trigonometria

2 - Reunião de comerciantes e de homens de negócios do Porto no Palácio da Bolsa para discutir as consequências para a economia do cerco sanitário, decretado pelo

As situações propostas na organização metodológica deste minicurso circundarão as seguintes ideias e significados de número fracionário: parte-todo, quociente,