• Nenhum resultado encontrado

itc newsletter N o. 1, Abril 2011 itc newsletter

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "itc newsletter N o. 1, Abril 2011 itc newsletter"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

iTC newsletter

N

o

. 1, Abril 2011

Editorial

por Paulo Mole (Sócio-KPMG)

A cerimónia decorreu na província de Manica, cidade do Chimoio, e foi presidida pelo então Ministro de Agricultura. Estiveram igualmente presentes no encontro o Governador da província de Manica e uma representante do DfID em representação dos doadores da iniciativa. As intervenções enalteceram sobre a necessidade de melhorar a aplicabilidade da legislação vigente sobre terra no país,

11 de Maio de 2006: Lançamento oficial da iTC

N

o

. 1, Abril, 2011

Destaques:

Breves

2

3

4

4

iTC: Objectivos e áreas de intervenção e sua

abordagem de intervenção

Resultados de cinco anos de intervenção da iTC

Ministro Britânico de visita a província de Manica

iTC Cabo Delgado entrega a sua primeira Certidão

iTC - Junto das comunidades rurais para assegurar a posse de terra e promover o

desenvolvimento

iTC newsletter

Caros leitores,

A terra é um factor importante para o desenvolvimento das nossas comunidades. A atribuição de direitos de uso, promove segurança e estimula seu melhor aproveitamento.

A nossa expectativa como iTC, é de divulgar a legislação em vigor aos produtores rurais, para um melhor conhecimento dos seus direitos e deveres na gestão da terra, do qual esperamos que a valorizem através de projectos económicos relacionados com a agricultura, turismo, e outros de conservação e uso sustentável dos recursos naturais que ela contém. Com uma equipe composta de 24 técnicos integralmente nacionais,

que já palmilharam mais de 900.000 Kms do território nacional, a iTC tem alcançado e granjeado muita simpatia no meio rural e não só. Ao longo de cinco (5) anos, foram abrangidas mais de 240 comunidades rurais, através de 77 projectos comunitários, 32 processos de delimitação e 92 processos de demarcação de terras.

Caros leitores, este jornal (newsletter) surge como uma via de trazer a vós e ao mundo em geral os resultados dos esforços das nossas comunidades em melhorar a gestão sobre a terra e outros recursos naturais. Como 1a

edição de uma série de edições bimensais, trazemos aqui os principais resultados de cinco (5) anos de implementação da Iniciativa para Terras Comunitárias (iTC).

Pelas comunidades, uma boa leitura!

Vai decorrer entre os dias 16 - 18 de Maio de 2011, a VI reunião do Comité Nacional de Acompanhamento (CNA), que é um órgão que define as politicas e estratégias da iTC. Este órgão tem como objectivo de mobilizar recursos dos doadores e aprovar a sua alocação estratégica a nível Nacional. Os encontros do CNA acontecem semestralmente e este semestre vai decorrer na cidade de

(2)

iTC newsletter

N

.1, Abril 2011

2

A iniciativa para Terras Comunitárias (iTC) é um projecto financiado por um grupo de seis doadores europeus, liderados pelo Departamento Internacional para o Desenvolvimento do Reino Unido (DfID) e pelo MCA/MCC e é gerido pela KPMG em colaboração com o Instituto de Recursos Naturais do Reino Unido (NRI).

O principal objectivo da iniciativa é de fortificar a capacidade e direitos legais de uso de terra a nível das comunidades, com vista a promover o uso sustentável de recursos naturais, como contribuição para redução da pobreza e promoção de desenvolvimento rural.

Os projectos financiados pela iTC enquadram-se em quatro pilares de actividades, a mencionar: 1. Informação e formação 2. Delimitação e demarcação de Terras comunitárias; 3. Resolução e prevenção de conflitos de terra 4. Planificação de recurso e desenvolvimento de projectos

Os principais beneficiários dos projectos da iTC são comunidades rurais e Organizações Comunitárias de Base (OCBs).

A iTC procura elevar a capacidade das organizações comunitárias de base de forma a torná-las actores de desenvolvimento, especialmente a partir do uso e gestão sustentável da terra e outros recursos naturais. Estas capacidades são depois transformas em propostas de projectos concretas que compreende o envolvimento de actores ligados a gestão de recursos naturais e desenvolvimento comunitário.

Objectivos e áreas de intervenção da iTC

A iTC tem implementado

actividades nas províncias de

Cabo Delgado, Gaza e Manica

desde 2006, e a partir de 2009

nas províncias de Nampula,

Niassa e Zambézia

As intervenções da iTC são baseadas em:

1.

Preparação social:

método participativo de criar

empoderamento a nível dos beneficiários dos projectos

financiados pela iTC. O resultado desta abordagem é a

elaboração de uma agenda de desenvolvimento que

reflecte as ambições da comunidade no que refere a

gestão de terras e recursos naturais.

2.

Notas conceptuais:

identifica intervenções

específicas em locais definidos, com base em

informação de base detalhada sobre recursos naturais,

para futura implementação pelo provedor de serviço.

3.

Demanda comunitária:

financiamento directo a

projectos de origem comunitária, orientados para

gestão sustentável de recursos naturais.

Abordagem de intervenção da iTC

A iTC opta sempre por uma abordagem

participativa na gestão sustentável da

(3)

iTC newsletter

N

o

. 1, Abril 2011

Durante os cinco (5) anos de implementação, a iTC assinou um total de 77 contratos com diferentes provedores de serviço para implementação de diferentes projectos comunitários, ligados a gestão de terras e outros recursos naturais. Estes projectos foram implementados nas províncias de Cabo Delgado, Gaza e Manica, e incluíam treinamentos, formações, estudos estratégicos, e alguns de projectos de geração de renda.

Resultados: cinco anos de implementação

promovendo a gestão de recursos naturais

Implementação de projectos

Entre os contratos, estão os ligados a demarcação/delimitação de terras comunitárias, legalização de associações agropecuárias e estabelecimento de Comités de Gestão de Recursos Naturais (CGRN). A

Tabela 1, apresenta alguns resultados alcançados durante

os cinco anos de implementação da iTC nas províncias de Cabo Delgado, Gaza e Manica.

A iTC implementa as suas actividades através de provedores de serviço, que por sua vez garantem a implementação das actividades a nível dos beneficiários.

O envolvimento dos governos locais é crucial para garantir a sustentabilidade das actividades e capacitação dos técnicos dos sectores a nível distrital.

As mulheres desempenham um papel importante na

promoção da gestão sustentável da terra e outros

recursos naturais. Com o apoio do NRI, a iTC tem

desenvolvido acções para a promoção de género a nível

das comunidades beneficiárias e a nível dos provedores

de serviço, de forma a criar maior equidade de género

nas suas áreas de intervenção.

(4)

iTC newsletter

N

.1, Abril 2011

4

Breves

Ministro Britânico

em Manica

O Ministro Britânico , HE

Stephen O’Brien, visitou

a comunidade de

Manhane. A visita

decorreu no dia 16 de

Março de 2011 e contou

com a presença da

Administradora do

distrito de Manica

+ uma certidão

A iTC em Cabo Delgado

fez oficialmente a entrega

da sua primeira certidão

oficiosa à comunidade de

Natuco. A cerimónia foi

dirigia por sua Excia

Governador da província

de Cabo Delgado, Eliseu

Machava. A certidão

corresponde à uma área

de 4,406.50 ha

Parcerias

Os projectos financiados pela iTC promoveram o desenvolvimento de várias actividades ligadas a gestão de recursos naturais como por exemplo, (i) turismo comunitário; (ii) agricultura; (iii) artesanato; (iv) apicultura e (vi) mineração, com vista a promover o desenvolvimento económico local. Estas actividades foram desenvolvidas com base em sinergias com outras instituições , como ilustra a Tabela 2.

Capacitações

Uma das funções principais da iTC é de criar capacidade a nível da comunidade local e dos provedores de serviço/parceiros para a implementação de actividades ligadas a gestão sustentável de recursos naturais. Assim, a Tabela 3, apresenta resultados das capacitações financiadas pela iTC à nível das províncias de Cabo Delgado, Gaza e Manica.

Dos cursos administrados constam: a Preparação social; Procedimentos financeiros; GIS (Sistema de Informação Geográfica); Remote Sensing; Mudanças climáticas; Mapeamento comunitários e uso de GPS; Elaboração de projectos; Legislação ambiental; Associativismo; Técnicas de registo de terra; processamento de pescado e mediação de conflitos de terras.

Tabela 2. Áreas de intervenções dos parceiros da iTC

(5)

iTC newsletter

N

o

. 1, Abril 2011

A experiência reporta o caso da Sra. Amélia Manuel natural de Sussundenga, casada, mãe de 5 filhos e residente na Comunidade de Dárue. Ela inicia a conversa dizendo que está muito satisfeita com a intervenção da iTC na comunidade. A Sra. Amélia Manuel diz que sendo idosa, ela foi sempre chamada nos últimos anos a resolver problemas de conflito de terra e outros recursos naturais, especialmente os ligados a exploração florestal. Ela diz que foi muito difícil conviver com os exploradores ilegais, porque não respeitavam os costumes tradicionais da comunidade.

A intervenção da iTC ajudou a reconhecer os limites da comunidade, reduzindo assim os conflitos entre os régulos. Ela agora faz parte de 16 facilitadores comunitários (6 mulheres) treinados para facilitar a promoção de uso e gestão de recursos naturais na comunidade.

A dona Amélia, reconhece a Agenda como um resultado positivo da preparação social e diz que a Agenda Comunitária, orienta à comunidade local em relação as oportunidades para o desenvolvimento local com base na gestão sustentável dos recursos naturais existente.

Preparação social - comunidade de Dárue, Sussundenga

“…até cortavam a nossa

madeira em lugares sagrados,

onde nós íamos fazer pedido

para chuva…”

O Sr. Calton Ibraimo é membro da associação de pescadores Ahali-sunna, que traduzido em Macua significa “pessoas que seguem as leis do

profeta”, é um dos exemplos de famílias

beneficiárias das actividades implementadas pelo Conselho Comunitário de Pescas (CCP), no âmbito do projecto financiado pela iTC na localidade de Natuco.

O Sr. Calton tem 44 anos de idade, casado com duas esposas, e pai de 9 filhos. Ele revela que está muito satisfeito com o trabalho da iTC através do CCP. Ele afirma que antes da intervenção do projecto, havia muitos conflitos entre os pescadores. Dentre as várias causas do conflito destacam-se o incumprimento do período de defeso, falta de organização dos pescadores e uso de material não recomendado para a pesca.

sensibilização, exibição de peças teatrais, da divulgação das boas práticas da pesca artesanal e gestão de conflitos, das capacitações em gestão de recursos naturais, contabilidade básica bem como através de fiscalização das actividades pesqueiras, melhorou a organização dos pescadores, o tipo de material de pesca, o respeito pelo período de defeso e minimizou os conflitos entre os pescadores. Actualmente já é possível a captura de produto em quantidade e qualidade disse o entrevistado.

O mesmo referiu que os pescadores aumentaram a sua rede de comercialização, passando a comercializar na sede do distrito e no distrito vizinho de Chiúre.

A organização dos pescadores e partilha dos benefícios providos da pesca, contribui para uma gestão sustentável

Gestão de recursos costeiros em Natuco, Cabo Delgado

“...deixou de haver falta de

peixe na comunidade de

Natuco.”

(6)

iTC newsletter

N

.1, Abril 2011

6

Comemora-se todos os anos, no dia 22 de Abril, o dia da terra. Esta data serve como reflexão sobre o ambiente e a natureza. As celebrações começaram em 1970, como protesto a um grande derramamento de petróleo na costa oriental dos EUA. Desde então tem sido celebrada a nível internacional como reconhecimento das potencialidades que a natureza nos oferece.

É olhando nestas potencialidades que escrevo este pequeno trecho, para reflexão e acima de tudo mudança de atitude de como vemos a terra. Durante anos, nós vimos a terra como uma fonte inacabável de

recursos naturais. Hoje somos cerca de 6.7 bilhões de habitantes, vivendo em uma atmosfera mais perturbada, devido ao excesso de CO2 e devido a

uso não sustentável dos recursos naturais.

A situação é mais critica em países em desenvolvimento, onde este uso não produz riqueza para as pessoas que mais dependem dos recursos. Precisamos de datas como 22 de Abril para reflectirmos sobre a nossa responsabilidade sobre o planeta e para melhorar a nossa forma de ver e planificar o uso e distribuição dos escassos recursos naturais

A nossa terra...como vimos e como vemos!

A nossa atitude pode contribuir

para melhorar a forma como

vemos a terra hoje

...em imagem!

Feliz aniversário a...

ZB: Zena Bilale – Outreach - Cabo Delgado CM: Constantino Muianga – Outreach – Gaza DM: Dores Matavel – Gestora Financeira - Gaza AN: Arlindo Nhantumbo – Gestor Financeiro – Manica MX: Mónica Xavier – Outreach – Zambézia

CT: Carlos Tomo – Administrativo - Nampula

Anualmente perdemos hectares de

florestas e emitimos muito CO

2

para

atmosfera, como resultado da caça das

ratazanas. As comunidades de Macossa

em Manica identificaram durante o

processo de chamada de ideias, a

domesticação de ratazana como

alternativa para redução de queimadas

(7)

iTC newsletter

N

o

. 1, Abril 2011

A equipa da iTC

A iTC orgulha-se em ter uma

equipa multidisciplinar e

integralmente Moçambicana,

distribuída nas seis províncias do

país. Esta equipa é responsável

por identificar e encaminhar

projectos comunitários que

promovam a implementação da

gestão sobre a terra e outros

recursos naturais em

Moçambique, como um esforço

para a promoção do

desenvolvimento local.

iTC - Manica Rua da Zâmbia, No. 453 1o Andar Chimoio, Manica Tel/Fax: + 258-251-23832 Email: itc-chimoio@tdm.co.mz

iTC - Cabo Delgado

Bairro do cimento Rua da 1o de Maio, No. 1355

Pemba, Cabo Delgado Tel/Fax: + 258-272-20853 Email: itc.cdelgado@tdm.co.mz

iTC - Gaza

Av. Travessia de Zambeze Talhão No. 44, 1o Andar

Xai-Xai, Gaza Tel/Fax: + 258-282-22137 Email: itcgaza@tdm.co.mz

iTC - Niassa

Av. Filipe Samuel Magaia, No. 453 2o Andar-D/Edificio Girassol

Lichinga, Niassa Tel/Fax: + 258-27-211848/54 Email: itc_niassa@tdm.co.mz

iTC - Nampula

Bairro dos Limoeiros Rua da Beira, No. 4 Nampula, Nampula Tel/Fax: + 258-26-213788/87 Email: itc_nampula@tdm.co.mz

iTC - Zambézia

Av. Samora Machel, No. 173/B Quelimane, Zambézia

Tel: + 258-24-217762 Fax: + 258-24-217735 Email: itc_zambezia@tdm.co.mz

Para comentários e opiniões

sobre o newsletter, escreva para

qualquer dos

endereços/contactos

mencionados ou contacte

directamente os escritórios da

iTC

Produzido por:

José Monteiro – Outreach - Manica Joaquim Langa – Gestor Nacional

Sérgio Yé – Gestor Provincial - Manica

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também