• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 02/ MESTRADO EM GERONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 02/ MESTRADO EM GERONTOLOGIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL 02/2016 - MESTRADO EM GERONTOLOGIA

SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO

SENSU EM GERONTOLOGIA DA UCB NÍVEL MESTRADO - APROVADO PELA

CAPES/MEC – NOTA 4 - VAGAS REMANESCENTES

Estarão abertas, no período de 16 de dezembro a 29 de janeiro de 2016, as inscrições para seleção dos candidatos às vagas remanescentes ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB, nível de Mestrado, visando o preenchimento de vagas para o 1º semestre 2016, na área de concentração LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB tem por objetivo geral oferecer formação acadêmica interdimensional/interdisciplinar, capacitando profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Neste contexto, o programa atribuirá aos que cumprirem todos os requisitos para obtenção do grau, o título de Mestre em Gerontologia.

Por seu caráter interdisciplinar, candidatos procedentes dos diversos cursos de graduação de nível superior podem pleitear inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia. São oferecidas 05 (cinco) vagas remanescentes, a serem distribuídas, segundo o quantitativo de vagas atribuídas aos professores orientadores, nas suas respectivas linhas de pesquisa.

No processo de inscrição, os candidatos deverão indicar o orientador para qual estão concorrendo à vaga. O candidato deve refletir bem quanto a escolha do orientador, sobretudo baseando-se nas linhas de pesquisa do professor escolhido, pois uma vez aprovado, o aluno de mestrado deverá trabalhar dentro da linha de pesquisas e projetos de pesquisa dele, não sendo aceitos projetos ou ideias de projetos que não se encaixem a essas linhas. As linhas de pesquisa de cada orientador podem ser verificadas na página do Mestrado em Gerontologia da UCB HTTP://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/.

(2)

As aulas poderão ser ministradas no Campus I – Taguatinga Sul Pistão Sul, no

Campus II – Prédio da Pró-Reitoria Acadêmica SGAN 916 e em diferentes

locais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia.

CRONOGRAMA

ATIVIDADE DATA

Inscrições 16/12/2015 a 29/01/2016

1ª etapa – Provas (Português e Inglês) 01/02/2016

2ª etapa – Análise Curricular e Entrevista 02 e 03/02/2016

Divulgação do Resultado 03/02/2016

Período de Matrícula 05/02/2016

Início das aulas 2º Semestre de 2015 15/02/2016

1. INSCRIÇÕES

As inscrições para o Mestrado em Gerontologia, 1ª seleção de 2016, estarão abertas no período de 16 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro de 2016.

1.1 As inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE no site da UCB. 1.2 No ato da inscrição (ou até o último dia de inscrição) o candidato deverá anexar no Portal de Inscrição todos os documentos exigidos (escaneados) bem como a Declaração de Cópia Autêntica (Anexo I), devidamente assinada.

1.3 Será considerado inscrito o candidato que efetuar o pagamento da taxa de R$ 90,00 noventa reais, gerada no ato da inscrição e enviar a documentação solicitada.

Observação: A taxa de inscrição não será devolvida caso o candidato torne-se desistente ou desclassificado em qualquer uma das etapas do processo de seleção.

2. DOCUMENTOS

A documentação completa deverá ser digitalizada e enviada até o último dia de inscrição, sob pena de ser considerado desistente do processo.

(3)

No ato da matrícula, ou a qualquer tempo durante o processo, poderá ser solicitada ao candidato a comprovação dos originais.

Obs.: A documentação deverá ser digitalizada e enviada até o último dia de inscrição.

1. Dos documentos para inscrição

a) Formulário de Inscrição preenchido - disponível no final deste edital e/ou na Secretaria do Programa;

b) Cópias do diploma e do histórico escolar do curso superior de graduação, ou certificado/declaração, ficando a matrícula condicionada à apresentação do diploma, observando o que se segue:

b.1) Só será aceito diploma de graduação expedido por instituição estrangeira, quando revalidado por instituição brasileira, devidamente homologada pelo MEC para esse fim;

b.2) A eventual inscrição de candidatos portadores de diploma de cursos de graduação de curta duração só será aceita mediante homologação pelo Colegiado do Programa;

c) Declaração de Cópia Autêntica (anexo I)

d) Curriculum no formato LATTES atualizado (gerado no site www.cnpq.br) e comprovado (01 cópia simples de cada documento listado no curriculum);

e) Carta de Intenções dirigida à direção do mestrado, com no máximo 02 páginas, explicitando os seguintes aspectos:

1) compromisso em defender a dissertação em, no máximo, 24 meses; 2) trajetória profissional e perspectivas futuras;

3) razões da opção pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia;

4) compromissos profissionais já assumidos e mantidos durante a realização da pós-graduação, indicando sua natureza e horário de trabalho;

(4)

5) tempo que dedicará às atividades da Pós-Graduação; 6) nome do orientador pretendido.

e) Cópias da carteira de identidade e do CPF; f) foto recente;

g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 90,00 (noventa reais) a ser paga na rede bancária.

Observação: a ausência de qualquer dos documentos solicitados desqualificará a inscrição.

Podem ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros portadores de diplomas equivalentes obtidos no exterior (em conformidade com a legislação em vigor - revalidado por instituição de ensino superior brasileira credenciada).

2. Seleção

O processo de seleção será realizado em três etapas e constará do seguinte:

1ª Etapa: Provas

a) Prova escrita dissertativa com o tema relacionado à gerontologia. Nesta prova também será avaliada a redação em língua portuguesa. A prova escrita dissertativa sobre tema relacionado à Gerontologia será realizada no dia 01/02/2016, de 9h às 12h, na Pró-Reitoria Acadêmica, Campus Avançado da Asa Norte, SGAN 916 Módulo B Asa Norte. As questões desta prova serão formuladas baseadas na bibliografia relacionada no fim deste edital. A capacidade de expressão escrita também será avaliada nesta prova, que é eliminatória, sendo sete a nota mínima exigida para aprovação.

b) Prova escrita para avaliar a proficiência em língua inglesa. Na prova escrita de inglês, DE CARÁTER ELIMINATÓRIO, o candidato deverá demonstrar capacidade de leitura e compreensão de textos respondendo, em português, às questões formuladas. Será permitido o uso de dicionário impresso, não sendo permitido o uso de dicionários e/ou tradutores eletrônicos. A prova será realizada no mesmo dia e

(5)

local da prova anterior 01/02/2016, no horário de 14h às 17h. A nota mínima de aprovação na prova de inglês é sete.

2ª Etapa: Análise

a) Análise do Curriculum LATTES

O candidato deverá dar ênfase à formação acadêmica e à experiência profissional, indicando as mais recentes produções científicas e participação em congressos, simpósios, encontros e reuniões científicas na área de Gerontologia nos últimos cinco anos. Está etapa será realizada internamente pelos membros da comissão de seleção do programa.

A etapa de análise é de responsabilidade interna do programa, não sendo necessária a presença do candidato.

3ª Etapa: Entrevista

Somente serão chamados para entrevista os candidatos que obtiverem a nota mínima de 6 (de 0 a 10) como média do conjunto das provas de conhecimentos e coerência em língua portuguesa e da prova de língua inglesa. A relação dos candidatos selecionados para a 3ª etapa será divulgada no dia 02/02/2016 a partir das 18h, no endereço eletrônico www.ucb.br (no link da pós-graduação – Mestrado em Gerontologia), pelo site e no mural de avisos do programa de Mestrado em Gerontologia (1º andar).

A entrevista tem CARÁTER ELIMINATÓRIO, a comissão de seleção poderá solicitar esclarecimentos sobre a documentação apresentada pelo candidato no ato da inscrição. As entrevistas serão marcadas pela comissão de seleção em 03/02/2016, a partir das 14h.

Divulgação do Resultado: 03 de fevereiro de 2016, a partir da 18h, no endereço www.ucb.br – no link da pós-graduação e no mural do programa.

(6)

3. Dos critérios de classificação

Os candidatos aprovados serão classificados pela média aritmética das notas obtidas nas três etapas do processo de seleção, em ordem decrescente, até o limite previsto de 05 (cinco) vagas remanescentes, segundo o desempenho em:

a) Prova de conhecimentos sobre o tema Gerontologia e redação em língua portuguesa.

(peso 3).

b) Prova para avaliar a proficiência em língua inglesa (peso 3). c) Análise de documentação que inclui Curriculum LATTES (peso 1). d) Entrevista (peso 3).

Havendo candidatos com a mesma nota final e idêntica classificação, a comissão de seleção decidirá pelo desempate com base na carta de intenção e em seu currículo. A comissão de seleção pode, ainda, optar por não preencher as 05 (cinco) vagas anunciadas caso os candidatos não alcancem o nível mínimo estipulado para ingresso no Programa.

4. Das disposições gerais

a. O candidato deverá exibir documentos de identidade, sempre que solicitado. b. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência de, pelo menos, trinta (30) minutos. Não será tolerado atraso.

c. O não comparecimento a qualquer uma das provas ou à entrevista implicará na desclassificação do candidato.

d. Somente serão admitidos recursos dos resultados da seleção, sob alegação de vícios de forma, que deverão ser dirigidos à Pró-Reitoria Acadêmica da UCB, depositados no Atendimento Estudantil - ATENDE até as 17h do dia 04/02/2016. e. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos no Atendimento Estudantil - ATENDE, até o dia 15/02/2016. A partir desta data, os documentos não retirados serão desprezados.

f. A UCB disponibiliza orientação de dissertação a cada estudante matriculado(a) no curso, sem contudo garantir a vinculação do(a) mestrando(a) a um determinado orientador, mesmo após a qualificação do projeto de dissertação, em caso de desligamento desse orientador do quadro docente do curso ou da instituição.

(7)

g. Todo e qualquer caso não contemplado no presente Edital será resolvido pela comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia – nível mestrado da UCB.

h. O início das aulas ocorrerá conforme calendário acadêmico da UCB a ser divulgado, podendo se realizar tanto no Campus I - Taguatinga quanto no Campus II - Asa Norte.

OBSERVAÇÃO: O aluno selecionado é obrigado a:

a) matricular-se em um mínimo de três disciplinas obrigatórias oferecidas no 1º semestre de 2016;

b) participar das atividades da “Aula Magna”, palestras do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento – NEPE/UCB e demais atividades extraclasse do programa.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os candidatos impedidos de se locomoverem, devido a enfermidades não contagiosas, acidentes, partos e outros motivos ou que apresentem outras necessidades especiais, poderão fazer suas provas em local e condições previamente determinados pela comissão de seleção.

Para isto, deve ser apresentado à comissão de seleção, com até três dias úteis de antecedência do início previsto para a realização das provas, um laudo médico contendo os seguintes dados:

a) nome completo do candidato;

b) número e órgão expedidor do documento oficial de identidade; c) autorização médica para realizar as provas;

d) C.I.D.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, por gentileza, envie um e-mail para gerontologiamestrado@ucb.br.

Brasília – DF, 16 de dezembro de 2015. Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Stricto Sensu em Gerontologia

(8)

Prof. Dra. Aline Cabral Braga de Medeiros Diretora da Escola de Saúde e Medicina

Universidade Católica de Brasília UCB/UBEC

Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho Pró-Reitor Acadêmico Universidade Católica de Brasília

UCB/UBEC

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA DISSERTATIVA SOBRE TEMA RELACIONADO À GERONTOLOGIA.

1. FALEIROS VP, LOUREIRO AML. (Orgs.). Desafios do envelhecimento: vez, sentido e voz. 1 ed. Brasília: Editora Universa - UCB, 2006.

2. GOMES L, PEREIRA MG (Orgs). Envelhecimento e Saúde. Editora Universa: Brasília, 2006.

3. FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed;

4. NETTO MP. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. p. 2-12.

5. JECKEL-NETO EA, CUNHA GL. Teorias biológicas do envelhecimento. p.13-22 6. NERI AL. Teorias psicológicas do envelhecimento. p. 58-75.

7. CAMARANO AA. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. p.88-105.

8. FREITAS EV, MIRANDA RD. Parâmetros clínicos do envelhecimento e avaliação geriátrica ampla. p. 900-908.

9. DEBERT GG, SIMÕES JÁ. Envelhecimento e velhice na família contemporânea. p.1366-1373.

10. PAZ SF, GOLDMAN SN. O Estatuto do Idoso. p. 1402-1409.

11. GOLDSTEIN, L. L., SOMMERHALDER, C. O papel da espiritualidade e da religiosidade na vida adulta e na velhice. p.1307-1314.

(9)

U N I V E R S I D A D E C A T Ó L I C A D E B R A S Í L I A – U C B

N.º INSCRIÇÃO Uso Interno / UCB

ESCOLA DE MEDICINA

INSCRIÇÃO EM PROCESSO DE SELEÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME ESTADO CIVIL

SOLT CAS DIV VVO OUT

ENDEREÇO CEP FONE RESIDENCIAL

FOTO 3 X 4

CIDADE UF FONE (CELULAR)

NASCIMENTO

_____/_____/____

CIDADE ONDE NASCEU UF

IDENTIDADE ÓRGÃO EMISSOR DATA DE EMISSÃO

_____/_____/_____ CPF SEXO M F E-MAIL FILIAÇÃO PAI MÃE CURSO PRETENDIDO FORMAÇÃO ACADÊMICA GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

PÓS – GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

PÓS – GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

ATIVIDADE PROFISSIONAL

PROFISSÃO PRINCIPAL HÁ QUANTO TEMPO

ATIVIDADE EXERCIDA INSTITUIÇÃO EMPREGADORA

ENDEREÇO CEP

CIDADE UF FONE

EXERCÍCIO DE ATIVIDADE DOCENTE

NÃO

SIM QUAL? SUPERIOR MÉDIO FUNDAMENTAL

(10)

DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA ATIVIDADES DO CURSO E ESTUDO: __________ HORAS SEMANAIS PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

LOCOMOTORA AUDITIVA VISUAL

DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Nome do Titular da Conta:

CPF do Titular da Conta:

BANCO N.º AGÊNCIA Número Conta Corrente ou Poupança

CASO O NÚMERO DE ALUNOS NÃO SEJA SUFICIENTE PARA A EFETIVAÇÃO DO CURSO, SERÁ DEVOLVIDA A TAXA DE INSCRIÇÃO MEDIANTE DEPÓSITO EM CONTA CORRENTE NO BANCO ACIMA DISCRIMINADO.

TOMOU CONHECIMENTO DO CURSO POR MEIO DE

JORNAL FOLDER TV CARTAZ INTERNET RÁDIO AMIGO CORRESP.

DATA E ASSINATURA

_____/_____/_____ _____________________________________

CANDIDATO

(11)

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE CÓPIA AUTÊNTICA

Eu,_______________________________________________________, Portador(a) do CPF no. _______________________________, candidato(a) ao processo seletivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília do 1º. Semestre de 2016, declaro que as cópias digitalizadas apresentadas no ato de minha inscrição são cópias autênticas dos originais.

Estou ciente de que, em sendo aprovado(a), no ato da matrícula terei que apresentar fotocópias autenticadas ou fotocópias acompanhadas dos originais dos referidos documentos. O não cumprimento desta exigência, mesmo que na homologação do resultado final eu tenha sido aprovado(a), acarretará na impossibilidade de realização da matrícula. Declaro ainda que estou ciente de que, na hipótese de prestar falsas informações, estarei incorrendo em falta e sujeito a penalidades.

Brasília, ______ de ___________________de _______.

___________________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Está prática possibilitou a redução do tempo entre a vistoria, à aprovação e execução do serviço; a diminuição dos números de vistorias; a redução dos

Tradição de Fornecimentos Detalhados; Certidão, Registro ou Inscrição na entidade profissional competente; Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Ementa: Aspectos históricos e importância da tecnologia de alimentos. Alterações dos alimentos. Métodos de conser- vação de alimentos. Tecnologia de transformação e con-

A presente licitação tem como objeto a aquisição de um Sistema Integrado de Gestão das áreas comercial, financeira e operacional, doravante designado Software de Gestão

1177 "Nossa Senhora de Calvário" escultura em madeira policromada séc... 1295 Isqueiro DUPONT metal plaqueado a

A competência para autenticação de livros digitais é da Junta Comercial. As pendências relativas à autenticação devem ser verificadas diretamente na Junta Comercial..

SUPLENTE: Pedro Adriano Cruz Escola Secundária Gomes Teixeira,

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP torna pública a abertura do processo seletivo para o preenchimento de 1 (uma) vaga de MÉDICO REUMATOLOGISTA,