• Nenhum resultado encontrado

Covid-19: Goiânia já aplicou quase 650 mil doses da vacina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Covid-19: Goiânia já aplicou quase 650 mil doses da vacina"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Governo de Goiás prorroga

prazo para inscrição ao edital

do Fundo de Arte e Cultura

STF marca sessão de

emergência para discutir

realização da Copa América

Pág.09 Pág.08

O ESTADO

Com 14% da população imunizada, capital tem cobertura acima da média nacional.

27,6% da população goianiense já recebeu a primeira dose e 14% a segunda

RITMO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID

Covid-19: Goiânia já aplicou

quase 650 mil doses da vacina

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.321

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

O PAÍS

(2)

A

GOYAZ

QUARTA-FeIRA, 09 de JUNho 2021

02

RTIGOS

Fórum Empresas que Melhor

se Comunicam com Colaboradores

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

diretor de Redação / Jornalista Responsável FeNAJ:  Nº 1602/Go

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

GUSTAVO MACHADO

departamento Comercial

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

Vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM

WebMaster

NATHAN NAZARENO

Ilustrador & Chargista

ANTÔNIO COSTA editoria Brasília - dF ATeNdIMeNTo Ao leIToR (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO diagramação / Arte

O respeito aos mortos em tragé-dias nacionais é uma das prerroga-tivas mais nobres e supremas do chefe de Estado. Para mostrar aos americanos a diferença entre um estadista e Donald Trump, Joseph Biden organizou toda a sua cam-panha eleitoral em torno da home-nagem às vítimas da pandemia. Muitas de suas atividades se resu-miam a encontrar famílias para compartilhar seu sofrimento. Na véspera da sua posse, ele se reco-lheu, numa cerimônia grave e só-bria, na frente do Memorial Lincoln.

Depois da publicação da como-vente carta aberta de uma cidadã enlutada em janeiro de 2021 e das manifestações associativas, Em-manuel Macron instituiu um longo processo de luto nacional. Na se-mana passada, a Assembleia con-feriu às vítimas da pandemia o estatuto de “mortas a serviço da República”, que abre o caminho para diversas compensações a fa-miliares.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, teve a ideia im-portante de organizar cinco dias de luto para as vítimas da pande-mia e da violência de gênero. Uma forma de vincular a catástrofe sa-nitária ao drama social que assola o país. Até o presidente mexicano López Obrador, notório negacio-nista, declarou três dias de luto ofi-cial em novembro.

O Brasil não tem presidente da República no sentido simbólico da função. Os passeios de moto, as barbaridades proferidas na porta do Palácio do Planalto e as provo-cações nas redes sociais são repe-tidas manifestações do desprezo ao sofrimento da nação. Seus cida-dãos, seus aliados políticos e até os homens do “seu” exército são en-terrados sem honras de Estado. Seus apoiadores se tornaram co-nhecidos pelos protestos na frente de hospitais, uma prática tão mór-bida que deixa os observadores in-ternacionais incrédulos.Na ausência de um presidente para organizar a vida emocional, jornais e televisões nacionais assumiram um papel essencial na sociedade pandêmica. Por esta altura no ano passado, cheguei a dizer nesta co-luna que os âncoras do Jornal Na-cional estavam trabalhando no lugar do presidente.

Nesse contexto, é no mínimo questionável a cobertura laxista das manifestações deste final de semana por alguns meios de co-municação. Todos os grupos que enviaram um repórter terão certa-mente notado que o cortejo tinha a alma de uma marcha fúnebre. A reunião foi, na sua essência, um re-colhimento coletivo, em que pes-soas enviuvadas ou órfãs puderam escrever em cartazes os obituários dos seus amados. No qual cida-dãos traumatizados conseguiram, pela primeira vez em um ano, fazer valer a sua liberdade de expressão fora do confinamento digital. Mui-tas vezes, quem critica a cobertura dos meios de comunicação desco-nhece a complexidade do noticiá-rio de um grande jornal ou de um canal de televisão. Mas é difícil en-contrar uma justificativa para omi-tir a dimensão cerimonial da manifestação política de sábado (29). Os meios de comunicação que acompanharam intensamente o sofrimento dos brasileiros du-rante a pandemia, mas optaram por dar pouco destaque à manifes-tação, fizeram mais do que privar a sua audiência de uma notícia im-portante. Eles cometeram um erro editorial: não souberam distinguir o luto do protesto.

eNVIe SeU ARTIGo

de oPINIão

GOYAZ

eXPedIeNTe Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de BulhõesANo 135 - o CeNTeNÁRIo de GoIÁS

GoYAZ.CoM.BR As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone Fale conosco

O luto do protesto

envie seu artigo com foto, nome e CPF para contato@goyaz.com.br MAThIAS AleNCASTRo

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA

TEL: (62) 3092-4782

CeNTRo de eSTUdoS dA CoMUNICAção

E RELEASES

Profissão sujeita a

riscos

O jornalista Roman Protasevich virou troféu de caça do presidente-ditador Alexander Lukashenko, de Belarus. Para capturar o jovem jor-nalista de 26 anos, considerado seu principal crítico, Lukashenko não hesitou em cometer o primeiro ato oficial de pirataria aérea, obrigando um avião de passageiros da Ryanair a desviar de sua rota e aterrissar em Minsk, capital do Belarus.

Junto com o jornalista, foi presa sua companheira de nacionalidade russa, Sofia Sapega, de 23 anos, já condenada a dois meses de prisão. Ela não pôde contar com o apoio do seu país, pois a Rússia apoia o re-gime Lukaschenko, cuja reeleição fraudulenta no ano passado não foi reconhecida pela União Europeia. No seu despacho sobre o ocorrido, a agência Tass adotou a versão fanta-siosa da existência de uma bomba no avião. Justificando ter enviado um caça Mig (russo) para convencer a equipagem do avião da Ryanair a descer em Minsk, Lukaschenko disse ter recebido um telefonema vindo da Suíça. Mentira tem pernas curtas, as autoridades suíças des-mentiram ter havido qualquer tele-fonema.

No segundo despacho distribuído para a imprensa internacional, a agência Tass deu uma versão mira-bolante da prisão de Roman — na busca da “bomba” acharam Roman entre os passageiros, que foi preso não por suas atividades como blo-gueiro mas por atividades contra Belarus, faz alguns anos, num grupo de extrema-direita na Ucrânia. Essa versão acabou sendo publicada no site do Times de Londres, enviada pelo correspondente em Moscou, para ser retirada algumas horas de-pois a pedido do próprio correspon-dente, por vir de fonte não confiável. Desceram também em Minsk qua-tro passageiros desconhecidos: eram policiais do serviço secreto de Belarus que seguiam Roman.

As primeiras notícias chegadas de Minsk, capital do Belarus, sobre o jornalista, depois de sua prisão, eram de ter dentes quebrados, ter sido torturado e sofrido golpes pelo corpo, dos quais ficou uma mancha escura na testa. Essa foi a segunda prisão de Roman — na primeira vez, ele mesmo havia contado, bateram tanto no seu ventre, atingindo rins e fígado, que chegou a urinar sangue por três dias.

Dois dias antes da prisão de Roman, um opositor ao presidente-ditador, Vitold Ashurok, tinha mor-rido nas dependências da polícia secreta de Belarus, uma espécie do DOI-Codi de São Paulo — onde foi assassinado o jornalista Vladimir Herzog. O nível das torturas e cruel-dades foi tanta que o corpo foi en-tregue à família todo envolto em gazes e esparadrapos, exceto a boca e os olhos, como uma múmia. Desta vez, diante da reação ime-diata da União Europeia e da reper-cussão mundial, Lukaschenko não podia enviar o jornalista ao hospital ou ao cemitério. Mas obrigou Prota-sevitch, editor no YouTube e Tele-gram do importante canal de oposição Nexta (Alguém), a falar, mostrar estar vivo diante da câmera da televisão estatal e “confessar” ter sido o responsável por agitações contra o governo. Com essa confis-são, Roman pode pegar, no mínimo, 15 anos de prisão. A profissão de nalista, mais precisamente a de jor-nalista blogueiro (que atinge maior número de pessoas com as novas tecnologias e tem maior penetração e influência pelo contato quase di-reto com seus ouvintes e seguidores) se tornou mais perigosa, nos países não totalmente democráticos.

RUI MARTINS

Evento organizado pelas Platafor-mas Melhor RH e Negócios da Co-municação, com a seguinte informação enviada pelos organiza-dores: “Em parceria, RH e Comuni-cação lideram a trilha da funcionalidade das empresas du-rante a pandemia. Reunimos os maiores especialistas de

Comunica-ção Interna em uma programaComunica-ção única, com debates, cases e reflexões sobre as melhores práticas na for-mação da nova comunicação com os colaboradores. O evento online acontece nos dias 28 e 29 de junho, ao vivo, nos canais do YouTube das plataformas”. Inscrição no link: https://is.gd/FEMCC

(3)

MDB

MDB

Em nove dias, o MDB vai eleger sua nova execu-tiva estadual. Seria no ano que vem, mas a anteci-pação se dá para evitar desgaste no ano eleitoral.

Daniel Vilela, o atual presidente, que continuar no

cargo. Até agora, não tem concorrentes. Vice-pre-sidente, o deputado estadual Paulo Cezar Martins, que chegou a falar em disputar, parece ter recuado — fala em consultar suas bases para decidir.

DIVIDIDO

A verdade é que o MDB está dividido entre ter candidato próprio ao governo em 2022, ou apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado (DEM). É disso que se trata. Com Iris Rezende tendo saída a campo para declarar apoio ao democrata, os emedebistas estão meio sem saber o que fazer agora. Ainda falta um ano para as convenções e até lá o partido vai se escaldar entre essas duas possibilidades.

MENDANHA

O próprio Paulo Cezar, que andou se estra-nhando com Daniel Vilela, já se manifestou favorá-vel a candidatura própria do MDB. E essa posição coincide com a do grupo danielista, embora se diga que o ex-deputado é nome praticamente certo na

chapa caiadista, como candidato ao Senado. Mar-tins levanta o nome do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, como nova eminên-cia no partido, em condições de disputar o governo contra Caiado.

AGITANDO

Martins fortalece Mendanha num movimento de insuflação. Curioso nessa equação é que Men-danha e Daniel são aliadíssimos, pelo menos até prova em contrário. Parece que o deputado esta-dual está agitando o partido, para ver o que acon-tece. Há quem avalie que, no fundo, Paulo Cezar Martins quer mesmo é “aparecer” como articula-dor, para seu nome ganhar projeção, o que seria uma grande ajuda no projeto de candidatura a de-putado federal.

REELEIÇÃO A PERIGO

O senador emedebista Luiz do Carmo foi pedir bênção ao ex-prefeito Iris Rezende. Sabe que nesse

processo de convulsão silenciosa por que passa seu partido, ele tem posição frágil e poderá ser rifado na reeleição. Certamente foi sondar se Iris lhe con-fessaria a possibilidade de ele, Iris, sair candidato ao mesmo cargo no ano que vem, o que fecharia a porta para o senador. Iris falou que não será candi-dato. Disse apenas que Carmo deve trabalhar, e tra-balhar firme, para a reeleição. Carmo ficou animado.

OAB NO ATAQUE

Painel da Folha informa que a Ordem dos Advo-gados do Brasil (OAB) aguarda o final da CPI da Covid para encaminhar ações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido-RJ) a tribunais interna-cionais, entre eles o de Haia. A direção da entidade — comandada por um ex-militante do PT, é bom que se diga — concluiu que o capitão cometeu cri-mes contra a humanidade. E vai colher evidências da comissão do Senado para robustecer a acusa-ção. A estratégia da OAB foi levada aos integrantes da CPI, que veem a ação como uma forma de des-gastar o governo no exterior.

AUXÍLIO

A equipe econômica do governo federal pratica-mente bateu o martelo sobre nova prorrogação do auxílio emergencial. O benefício será estendido por mais dois meses, com previsão de encerramento em setembro deste ano. Com o número maior de parcelas, o governo terá mais prazo para que seja finalizada a proposta de programa social que de-verá substituir o Bolsa Família. O presidente Jair Bolsonaro e os ministros Paulo Guedes (Economia) e João Roma (Cidadania) acertam os detalhes fi-nais. É talvez o recurso mais efetivo que Bolsonaro tem pra tentar frear a queda de popularidade e, assim, manter viva a chama da reeleição.

CRIME NO COMANDO

O Estado do Rio de Janeiro está controlado pelo crime (milicianos, traficantes, comandos crimino-sos, etc.), que já se infiltrou nos poderes constituí-dos. Isso todo o mundo sabe. Mas parece que o Amazonas não fica longe. O crime tomou conta da capital. Depois de tocar o terror, destruindo bens públicos, determinou toque de recolher e a popu-lação realmente se recolheu, o que o governo nunca tinha conseguido em meio à pandemia.

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

GOYAZ

Entrelinhas

03

(4)

Com 14% da população imunizada, capital tem cobertura acima da média nacional. 27,6% da população goianiense já recebeu

a primeira dose 14% a segunda

Covid-19: Goiânia já aplicou

quase 650 mil doses da vacina

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021 04 Estação Ferroviária

CAPITAL

campanha de vacinação em Goiânia atin-giu a marca de 14% da popu-lação total-mente imunizada com duas doses de vacina. O percentual está bem acima da média na-cional, que é de 10,87%. Ao todo, foram 644.795 doses aplicadas na capital, sendo que 432.005 receberam uma dose e 212.790 duas doses do imunizante.

Goiânia também está acima da média nacional quando se trata da aplicação de primeira dose. São 27,6% da população vacinada na ca-pital e 23,42% no restante do país. A título de comparação, os números equivalem a duas Rio Verde, uma Trindade e uma Goiatuba.

O Plano Municipal de Va-cinação continua avançando na capital. Nesta terça-feira (8/6), teve início a imuniza-ção de pessoas com 56 anos de idade. Paralelamente tam-bém ocorre a vacinação de pessoas com comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde e profissionais da

Edu-cação pública e privada, além de trabalhadores aeroportuá-rios. O atendimento precisa ser agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Neste último grupo, em apenas 10 dias de campanha, mais de 16 mil trabalhadores da Educação foram vacina-dos, uma média de 1.600 pro-fissionais por dia. Conforme novas doses do imunizante forem disponibilizadas o atendimento será ampliado para os demais trabalhadores da Educação do ensino supe-rior, pós-graduação, ensino técnico profissionalizante e Educação de Jovens e Adul-tos.

Secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso enfa-tiza a importância de todos se vacinarem a medida em que chegar a vez de cada um. “O cidadão vai proteger a si, a so-ciedade e também o sistema. O impacto da vacinação na ocupação de leitos é visível em outros países. Além disso, apenas quando atingirmos um percentual substancial de pessoas vacinadas é que con-seguiremos controlar a pan-demia”, diz.

O prefeito Rogério Cruz também estimula a popula-ção a procurar os postos de vacinação. Cruz ainda res-salta o trabalho dos profissio-nais da Saúde ao longo da pandemia. “É uma dedicação incrível. São pessoas que estão trabalhando em diver-sas frentes, seja no atendi-mento de pacientes ou na vacinação. São verdadeiros heróis desse período tão difí-cil que estamos vivendo”, ava-lia.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

Região Leste

Upa Novo Mundo: Av. New York, 667- Jardim Novo Mundo

Upa Chácara do Governador: Av Padre Monte, s/n Lotes 12 Escola Municipal Bárbara de Souza Morais: Av. Uruguaiana - Jardim Novo Mundo

Região Sudoeste

CSF Residencial Itaipu: Rua RI 9, 08 - Qd 107 - Residencial Itaipu

Ciams Novo Horizonte: Rua, Av. Eng. José Martins Filho,

s/n - Vila Novo Horizonte Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita: Rua SR 1, 290 - Parque Santa Rita Escola Municipal Francisco Matias: R. Carlos Gomes -Parque Anhanguera

Região Noroeste

CSF Boa Vista: Av. dos Ipês, s/n - Boa Vista

CSF Novo Planalto: Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 Setor Novo Pla-nalto

Escola Municipal Coronel José Viana: Rua CM7 - St. Cândida de Morais, Goiânia -GO

Região Oeste

CSF São Francisco: Tv. Bue-nos Aires, Lt 01 - S/n - São Francisco

CSF Vera Cruz II: Av. Leopoldo de Bulhões, s/n - Conj. Vera Cruz

Escola Municipal Lions Clube Bandeirante: Praça da Ban-deira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá

Região Norte

CSF Jd Guanabara I: R. Porto Alegre, 44 - Jardim Guanabara Escola Municipal Pedro Costa

de Medeiros: Rua Caiapônia, 240 - Jardim Guanabara I Região Sul

UPA Jd América: Praça C-201, 2-82 - Jardim América

Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América

Região Campinas-Centro CSF Leste Universitário: Rua 218 - Setor Leste Universitá-rio

CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, 350 - Cidade Jardim Área I da PUC: Rua 235, n.722 - Setor Leste Universitário

DADOS

COM POSIÇÃO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL, GOIÂ-NIA JÁ APLICOU QUASE 650 MIL DOSES População brasileira Primeira dose: 23,42% Segunda dose: 10,87% População goianiense Primeira dose: 27,6% Segunda dose: 14%

A

(5)

05

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

A medida se deu em razão de

instabilidades ocorridas na

pla-taforma “Mapa Goiano” nos

úl-timos dias. A ampliação do prazo

visa evitar prejuízos aos

propo-nentes na participação do

cer-tame. Para concorrer à seleção

do edital, é preciso que o

candi-dato esteja cadastrado no site do

Mapa Goiano

O Governo de Goiás, por

meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), prorro-gou, para o dia 11 de junho, o prazo de inscrição ao Edital de Dinamização de Espaços Culturais, do Fundo de Arte e Cultura (FAC).

A medida se deu em razão de instabilidades ocorridas

na plataforma “Mapa

Goiano” nos últimos dias. A ampliação do prazo visa evi-tar prejuízos aos proponentes na participação do certame. Para concorrer a seleção do edital, é preciso que o can-didato esteja cadastrado no Mapa Goiano. A plataforma

pode ser acessada pelo ende-reço:

mapagoiano.cultura.go.gov.b r.

Lançado no dia 9 de abril, o edital do FAC irá contem-plar locais privados ou

muni-cipais que promovam

atividades culturais, eventos e festivais de arte, bem como a geração de renda aos traba-lhadores da cultura. A ação é mais um suporte do Governo de Goiás para o segmento cultural no enfrentamento à pandemia de Covid-19. EX-COLUNISTA DOGOYAZ

Prorrogado prazo para inscrição ao edital

do Fundo de Arte e Cultura

agronegócio foi responsável por 80,6% do total exportado por Goiás no mês de maio, segundo dados divulga-dos pelo Comex Stat do Ministério da Econo-mia e compilados pela Ge-rência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Es-tado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). No mês de maio, do total de 934,7 milhões de dólares

ex-portados pelo Estado, 753,6 milhões de dólares foram oriundos do agronegócio. O complexo soja lidera o ranking com 550,6 milhões de dólares (71,3%) exporta-dos no mês de maio, seguido pelo complexo carnes 145,7 milhões de dólares (19,3%) e o complexo sucroalcooleiro, com 26 milhões de dólares (3,4%). Também foram desta-ques as exportações de cou-ros (14,8 milhões de dólares), demais produtos de origem animal, como gelatinas (6,6

milhões de dólares) e cereais, farinhas e preparações (4,5 milhões de dólares).

Os países que mais com-praram do agronegócio goiano, no mês de maio, foram a China (462,4 milhões de dólares), Paquistão (39,1 milhões de dólares) e Espa-nha (33,3 milhões de dóla-res). Na sequência aparecem Bangladesh (19 milhões de dólares), Tailândia (17,6 mi-lhões de dólares), Estados Unidos (14,3 milhões de dó-lares) e Hong Kong (12,9

mi-lhões de dólares).

ACUMULADO DO ANO

De janeiro a maio, as expor-tações do agronegócio goiano somam 3,03 bilhões de dólares. Do total, o complexo soja repre-senta 68,3% das exportações do agro (2,07 bilhões de dólares), o complexo carnes 20,4% (618,62 milhões de dólares) e o com-plexo sulcroalcooleiro 3,8% (114,32 milhões de dólares). Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura,

Pe-cuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, o agronegócio tem sido responsável, em boa parte, por manter a economia brasi-leira competitiva. "Quando fa-lamos do peso das exportações do agro na balança goiana, es-tamos falando não só de uma economia positiva com geração de divisas ao Estado, mas prin-cipalmente na criação e manu-tenção de empregos, tanto no campo, quanto na indústria, que beneficiam os municípios e sua população", salienta.

O

Agronegócio corresponde a

80,6% das exportações em

maio

tens mais comercializados no Estado, no período, foram complexo soja, complexo carnes e complexo sucroalcooleiro.

Exportações do agro chegaram a 753,6 milhões de dólares

(6)

06

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Prefeitura de Anápolis

inicia vacinação de

pessoas com 50 anos

Pessoas com 50 anos acima, profissionais da saúde, educação e da segu-rança, trabalhadores aeroviá-rios e portuáaeroviá-rios podem se imunizar nos seguintes pos-tos: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Naza-reth, para pedestres; e em sis-tema drive-thru na CMTT e unidades de saúde do JK e Anexo Itamaraty.

A vacinação segue em

nove pontos, sempre das 8h às 16h. A imunização acon-tece mediante cadastro pré-vio no site

vacina.anapolis.go.gov.br/ca-dastrar e documentos pes-soais. Outra novidade é que o cadastro estará disponível para pessoas de 40 anos ou mais. Vacinação de novos grupos serão liberados con-forme a chegada de mais doses.

Gestantes, puérperas, pes-soas com comorbidades, Sín-drome de Down e deficiência permanente cadastradas com laudo de comprovação podem procurar o Ginásio In-ternacional Newton de Faria

(drive-thru) e unidades de saúde do Arco-Íris e Bairro de Lourdes (pedestres).

João da Luz pede que

trabalhadores da indústria

estejam em grupo

prioritário da vacina contra

Covid-19

Moção de Apelo do verea-dor João da Luz (DEM), apro-vada em plenário na sessão desta terça-feira (8.jun), pede ao prefeito de Anápolis, Ro-berto Naves (PP), e ao

minis-tro da Saúde, Marcelo Quei-roga, que coloquem os traba-lhadores da indústria no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19.

Em discurso na tribuna, João reconheceu que a defini-ção dos grupos é feita pelo governo federal, através do Plano Nacional de Imuniza-ção (PNI), mas que articula-ções políticas podem gerar alterações. Ele pediu isso ao prefeito de Anápolis, citando alterações em Goiânia e Apa-recida, conseguidas pelos mandatários Rogério Cruz e Gustavo Mendanha, respecti-vamente.

João da Luz informou que seu pedido na tribuna foi feito por um dono de indús-tria da cidade, que viu seus

trabalhadores atuando até mesmo em momentos de res-trição extrema, assim como em todas as outras fábricas de Goiás.

“São setores indispensá-veis ao atendimento das ne-cessidades inadiáveis da população, aqueles que se não funcionarem, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança do povo”, escreve João da Luz na Moção de Apelo.

O vereador prossegue: “portanto, os profissionais que trabalharam nestes seto-res considerados essenciais não podem suspender o atendimento, sendo expostos ao contato direto com a po-pulação e correndo riscos diários de contágio”.

@thalesbaguiar Por: Thales Bruno Aguiar

(7)

GOYAZ

INFLUENTE.

PORQUE PESSOAS INFLUENTES O LÊEM

A TRADIÇÃO DA NOTÍCIA

135 ANOS DE HISTÓRIA

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

OGOYAZlutou a favor da abolição da escravatura, dos direitos democratas do povo, da liberdade de culto e religião, do casamento livre com registro civil, do posicionamento secundário da Igreja perante o Estado na constituição da família. Pressionou também para o fim do ‘pa-droado’ que era a intervenção do Estado nos assuntos da Igreja.

OGoyazdefendeu fortemente as ideias de um regime presidencialista, representativo e federativo com as devidas separações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, posicionando-se como único jornal da corrente liberal-democrática em Goiás. Com suas publicações exerceu forte influência através de idéias positivistas, causando reflexão, polêmica e adesão ao abolicionismo e ao republicanismo em Goiás.

Presenciou momentos históricos do Brasil, como o fim da Monarquia e Imperialismo de D. Pedro II , com a instauração no país de uma República Federativa. Noticiou a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca e publicou a mudança de ‘Província de Goyaz’ para ‘Estado de Goiás’.

LEIA E DECIDA

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

GOYAZ

07

(8)

Vacinação contra Covid em

Aparecida avança para mais

uma faixa etária

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

08 IGREJA MATRIZ

PARECIDA

m mais um passo dado na campanha de vacinação con-tra Covid-19, a Pre-feitura de Aparecida iniciou ontem, a terça-feira (8) a imunização de pessoas com 53 anos ou mais sem co-morbidades. A 1ª dose é apli-cada sem agendamento nos drive-thrus da Cidade Adminis-trativa e do Centro de Especiali-dades, e, com hora marcada, em outros 6 locais.

Independentemente da con-dição, qualquer morador da ci-dade nessa faixa etária pode ser vacinado mediante apresenta-ção de documento de identi-dade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

A vacinação, para quem pre-fere agendar, ocorre nas Unida-des de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, e na Central Mu-nicipal de Imunização, no Cen-tro. Para marcar o horário, basta acessar o aplicativo “Saúde Apa-recida” no celular ou no site aparecida.go.gov.br.

Aos 53 anos, a microem-preendedora Maria Cândida de Carvalho foi uma das primeiras a tomar a vacina hoje no drive da Cidade Administrativa. “É meu sonho continuar vivendo, com saúde e paz, graças a Deus”, resumiu a empresária.

A lavradora Janice Ferreira Duarte, de 54 anos, tentava con-ter a ansiedade para tomar a 1ª dose. “Estava contando os dias para chegar logo a minha idade. Espero agora que melhore, que

Deus abençoe para dar tudo certo, para eu ficar com a minha família.”

Com a voz embargada, o em-presário Marcos Rogério, 55, foi às lágrimas ao contar que per-deu familiares e amigos para a Covid e, por isso, era grande a ansiedade para se vacinar. “Gra-ças a Deus chegou. Agora é con-tinuar se cuidando e tocar para frente.”Coordenadora de Imuni-zação da Secretaria de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro in-formou que o município tem 14 mil doses no estoque destinadas à 1ª dose. Por isso, segundo ela, Aparecida tem condições de se-guir avançando nas faixas etá-rias.

Renata Cordeiro alertou a população para a importância da 2ª dose. “Só com a 1ª dose você não fica protegido. Então é sempre importante verificar a data atrasada no seu cartão para realizar a 2ª dose, e mesmo que tenha passado desse período ideal, a gente recomenda a vaci-nação. É necessário completar o esquema com a 2ª dose”, disse ela.

A Secretaria Municipal de Saúde também continua vaci-nando as pessoas dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) e apli-cando ainda a segunda dose da vacina, que, conforme frisou Re-nata, é importante para a imuni-zação completa.Regras da vacinação dos grupos PNI Confira abaixo as regras de vaci-nação contra a Covid-19 de todos os grupos prioritários atendidos pela Prefeitura. Nesta semana eles continuam sendo

imunizados normalmente, con-comitantemente com a popula-ção da faixa etária dos 53 anos: Caminhoneiros

Devem morar no município de Aparecida de Goiânia.

Contempla:

Motoristas de transporte rodo-viário de cargas definido pelo art. 1° II da Lei n° 13.103, de 02 de março de 2015, que trata da regulamentação da profissão de motorista.

Devem apresentar:

CNH das categorias D ou E (constando que está exercendo a profissão remunerada); Comprovante de endereço no-minal (precisa estar no nome do trabalhador).

Locais de vacinação:

Sem necessidade de agenda-mento:

– Drive-thru Cidade Administra-tiva: Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Residencial Solar Central Park.

– Drive-thru Centro de Especia-lidades: Avenida C-6, Jardim Boa Esperança

Por agendamento, pelo aplica-tivo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Munici-pal de Imunização (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h).

Trabalhadores da educação (acima de 18 anos)

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:

Trabalhadores de Ensino Básico e Trabalhadores de Ensino Su-perior (professores, administra-tivos, serviços gerais, agentes educacionais, estagiários em atuação e outros com lotação di-reta na educação, seja da rede pública ou privada).

Devem apresentar:

Documento pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS;

Comprovante de atuação profis-sional no município, contrache-que ou declaração constando local e período de atuação. Locais de vacinação

Sem necessidade de agenda-mento prévio:

– Drive-thru da Cidade Adminis-trativa Maguito Vilela: de se-gunda à sexta-feira, das 8h às 18h;

– Drive-thru do Centro de cialidades, no Jardim Boa Espe-rança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agenda-mento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Munici-pal de Imunização (de segunda

à sexta-feira, das 8 às 17 horas). Trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários (acima de 18 anos) Devem morar no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:

Funcionários das companhias aéreas nacionais, definidos pelo Decreto n°1.232 e funcionários dos aeroportos e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo (aeroportuários).

Funcionários das empresas me-troferroviárias de passageiros e cargas, e navegação.

Devem apresentar:

Documento pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS;

Comprovante de endereço Comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra cheque; e credencia-mento aeroportuário válido conforme o decreto 7.168/2010 e RBAC 107 da ANAC

Locais de vacinação

Sem necessidade de agenda-mento prévio:

– Drive-thru da Cidade Adminis-trativa Maguito Vilela: de se-gunda à sexta-feira, das 8h às 18h;

– Drive-thru do Centro de cialidades, no Jardim Boa Espe-rança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

E

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

Com 14 mil doses para aplicação como 1ª dose, município imuniza agora pessoas

com 53 anos ou mais sem comorbidades, e lembra: é essencial comparecer para a

2ª dose.

Enio Medeiros

(9)

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021 09 CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Supremo Tribunal Federal (STF) mar-cou para a próxima quinta (10) uma sessão extraordi-nária para decidir sobre a realização da Copa América no Brasil, que tem abertura marcada para o domingo (13), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

A Corte discutirá sobre o as-sunto por causa de um man-dado de segurança do Partido Socialista Brasileiro (PSB), pro-tocolado no dia 1º de junho, um dia após o anúncio de que a competição seria disputada no Brasil.

"É por demais evidente que a permissão ou mesmo a facili-tação do Governo para realiza-ção de tal evento em momento no qual o Brasil atravessa a fase mais aguda da pandemia repre-senta absoluta temeridade e descaso das autoridades fede-rais com a saúde pública", disse o partido no pedido.

De acordo com a ministra Carmen Lúcia, que tem a relato-ria do processo, os ministros do STF devem analisar em no má-ximo 24 horas como seguir com o torneio no país.

"Em razão da excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13, solicito ao emi-nente ministro presidente a ins-talação de sessão virtual extraordinária para análise, no dia 10 de junho", disse a minis-tra em seu despacho.

Anteriormente, o ministro Ricardo Lewandowski já tinha pedido informações ao governo federal sobre a realização do tor-neio.

O

Por Fernando Krebs

SUGESTÃO DE LEITURA: POR QUE A DEMOCRACIA E A CONSTITUIÇÃO

ESTÃO SENDO ATACADAS?

Na semana que passou recebi de meu amigo, Aldo Arantes, o livro de que é

autor e organizador: Por Que a Democracia e a Constitui-ção Estão Sendo Atacadas? O livro resgata o processo constituinte, do qual o autor foi deputado constituinte, com destaca atuação, rece-bendo a nota 10 do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) por sua defesa do interesse dos trabalhadores.

O livro tem como autores quatro constitucionalistas: Lênio Streck, que foi meu professor na ESMP/RS, Mar-cello Cattoni, Martônio Mon-tAlverne e Pietro Alarcon. Os autores analisam as causas do processo de desconstitu-cionalização, iniciado logo após a promulgação da Constituição e agravado pelos governos do PSDB, pelo de Michel Temer e pelo atual de nítido caráter neoli-beral.

A obra, que indico a quem tenha interesse em com-preender o momento que vi-vemos, revela que o ataque

ao Estado democrático de direito e a Constituição so-cial, nada mais é do que o pano de fundo do avanço do pensamento conservador, quiçá reacionário, e do neo-liberalismo, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

A crise do sistema de pro-dução capitalista tem levado a redução do Estado para os mais pobres, a fim de favore-cer empresas e os poucos que lucram com o desmonte das políticas sociais.

MP RECOMENDA AO ESTADO E MUNICÍPIO NÃO SEDIAREM A COPA AMÉRICA

O Ministério Público de Goiás expediu recomenda-ção ao Estado de Goiás para que adote medidas contrá-rias ao recebimento de even-tos relacionados à Copa América, competição conti-nental de futebol. A reco-mendação ministerial se

embasa em deliberação do Centro de Operações Emer-genciais (COE) em Saúde Pú-blica de Goiás para enfrentamento ao Coronaví-rus, que se posicionou, em reunião realizada na quarta-feira (2/6), unanimemente contrário à realização da competição no Estado. Reco-mendação no mesmo sen-tido foi enviada ao Município de Goiânia na última terça-feira. O Conselho Estadual de Saúde emitiu nota de repú-dio à realização da competi-ção.

O documento, endere-çado ao governador Ronaldo

Caiado é assinado pelos pro-motores de Justiça com atua-ção na área de Saúde em Goiânia Marcus Antônio Fer-reira Alves (53ª PJ), Heliana Godói de Sousa Abrão (82ª PJ), Marlene Nunes Freitas Bueno (87ª PJ) e Joel Pacífico de Vasconcelos (atuando em substituição na 88ª PJ). Na recomendação, os membros do MP citam a alta taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia inten-siva (UTI) e enfermaria nos hospitais estaduais, munici-pais e privados de Goiânia destinados a tratar casos de Covid-19.

"Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com

corte-sia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir

imparcial-mente."

Sócrates

@promotorkrebs

Direito e Avesso

STF marca sessão de

emergência para discutir

realização da Copa América

Aldo Arantes é goiano, natural de

Anápolis, advogado e mestre em Ciência Política pela prestigiada UNB (Universidade de Brasília). Foi presi-dente da UNE (União Nacional de Es-tudantes), quando participou da campanha da Legalidade, comandada pelo então Governador do RS, Leonel Brizola. Foi deputado federal por qua-tro mandatos, sendo um deles como constituinte, em 1.988. Viveu 11 anos na clandestinidade, em razão de sua luta contra a ditadura militar, tendo sido preso político por três anos por integrar o proscrito PC do B (Partido Comunista do Brasil). É também es-critor, sendo autor de: História de Ação Popular – Da JUC ao PC do B, junto com Haroldo Lima, recente-mente falecido, O FMI e a Nova De-pendência, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Mudanças Climá-ticas – Fundamentos Científicos e Po-líticos, Reforma Política e um Novo Projeto para o Brasil e Alma em Fogo – Memórias de um Militante Político. Certamente, um dos maiores nomes da história de Goiás e um Político com ¨P¨ maiúsculo. Homens como ele fazem falta nos dias de hoje.

Delaíde Alves Miranda Arantes,

natural de Pontalina é Ministra do TST. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela UFG e em Magistério Superior, Docên-cia Universitária, pela PUC-GO, bacharel em Direito pelo Uni-Anhanguera. Exerceu a Advoca-cia Trabalhista por 30 anos, de 1980 a 2010. Exerceu o magistério superior (Direito e Processo do Trabalho) na Faculdade de Di-reito da PUC-GO. Autora de arti-gos, matérias e obras jurídicas, entre as quais: "Trabalho Domés-tico – Direitos e Deveres" (AB Edi-tora, GO, 6.ª ed.); "Execução Trabalhista Célere e Eficiente – Um Sonho Possível" (Editora LTR, SP); "Direitos Trabalhistas e Previdenciários dos Trabalhado-res no Ensino Privado" (coorde-nação, José Luciano de Castilho Pereira, ministro TST - Editora LTR, SP, 2008 – em homenagem a Evandro Lins e Silva); "Trabalho Doméstico – Teoria e Prática da Emenda Constitucional 72, de 2013" (coordenação Eduardo Gunther e Silvana Souza Netto Mandalozzo - Juruá Editora, PR.

De acordo com a ministra Carmen Lúcia, que tem a relatoria do processo, os ministros do STF

devem analisar em no máximo 24 horas como seguir com o torneio no país.

(10)

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

10

NOVA YORK - EUA

MUNDO

assessor espe-cial de tecno-logia da Casa Branca, Tim Wu, uma das principais au-toridades do tema a aconse-lhar Joe Biden, possui entre US$1 milhão e US$5 milhões em Bitcoin.As informações constam em registros finan-ceiros de Wu e foram divulga-das pelo portal de notícias

Politico, especializado na co-bertura política dos Estados Unidos.Ele possui ainda entre US$100 mil e US$250 mil em FIL, moeda nativa da plataforma Filecoin, especia-lizada em armazenamento digital.

Segundo o Politico, Wu foi nomeado por Joe Biden em março, como assistente espe-cial para tecnologia e políti-cas competitivas. Ele também

participou da administração de Barack Obama.

Trump diz que Bitcoin ameaça o dólar

O ex-presidente dos Esta-dos UniEsta-dos, Donald Trump, falou durante uma entrevista à rede de TV americana Fox Business sobre sua atual visão em relação ao Bitcoin, a mais famosa e valiosa cripto-moeda do mundo.

Seus comentários foram

no contexto de El Salvador declarando o Bitcoin como moeda legal no país. No pas-sado, Trump já havia criti-cado a moeda, afirmando que ela é como “ar fino”. Agora, Trump mudou um pouco o discurso.

Ele continua afirmando que não gosta do Bitcoin, mas agora acredita que se trate de um “esquema” que ameaça o dólar.

“O Bitcoin parece um es-quema”, disse Trump na en-trevista. “Eu não gosto dele porque é uma outra moeda que compete contra o dólar.” Atualmente, um único Bi-tcoin vale mais de US$ 31mil. Trump falou ainda que seu maior desejo é de que o dólar se torne, em algum mo-mento, “a moeda de todo o mundo”.

O

Assessor de Joe Biden possui

milhões de dólares em Bitcoin

Tim Wu é assessor especial para a Casa Branca. Ele é um conselheiro de tecnologia para Joe Biden. Documentos revelam que

Wu tem milhões de dólares em Bitcoin.

Biden viaja ao continente europeu para tranquilizar aliados e

enfrentar Putin

O presidente americano, Joe Biden, viaja nesta quarta-feira (9) à Europa para tran-quilizar seus aliados e demonstrar firmeza a res-peito da Rússia, uma visita que englobará uma reunião de cúpula do G7, um encon-tro da Otan e ouencon-tro com a União Europeia (UE), antes de uma reunião com seu co-lega russo, Vladimir Putin. Para sua primeira viagem ao exterior, o 46° presidente dos Estados Unidos optou por destacar os vínculos tran-satlânticos, que enfrentaram muitas tensões durante a pre-sidências de seu antecessor, Donald Trump.

"Minha viagem à Europa é uma oportunidade para que os Estados Unidos mobilizem as democracias de todo o mundo", escreveu, apresen-tando-se como um persona-gem central no que descreveu como um confronto ideoló-gico ante as "autocracias" li-deradas pela China.

Desde sua chegada à Casa Branca, Biden insiste que o país retornou à mesa do mul-tilateralismo, decidido a de-sempenhar um papel-chave, da luta contra a pandemia da covid-19 até a mudança cli-mática.

Mas, além de um verda-deiro alívio após as divergên-cias e ataques dos anos Trump, uma forma de impa-ciência é percebida do lado europeu.

Para Benjamin Haddad, do Atlantic Council, apesar de um tom claramente mais construtivo, uma certa "de-cepção" é palpável.

"Se fala muito 'America is back' (Estados Unidos estão de volta), há uma retórica po-sitiva, mas agora é o mo-mento de agir", disse à AFP. Para muitos, a distribuição de vacinas americanas para outros países é muito lenta. A falta de reciprocidade de Washington após a decisão da União Europeia (UE) de

reabrir as fronteiras aos via-jantes americanos provocou descontentamento. E a forma como anunciou a retirada do Afeganistão, sem nenhuma consulta prévia real, não foi apreciada nas capitais euro-peias.

A situação pode se ser ex-plicada por fatores conjuntu-rais relacionados com as prioridades do início de man-dato. Mas também há razões mais profundas. "Fundamen-talmente, a Europa é muito menos importante para a po-lítica externa americana do que era há 20 ou 30 anos", disse o pesquisador francês. - As "dúvidas" dos Além disso, o mandato de Trump, que chamou a Otan de "obsoleta", deixou feridas. "Os aliados continuam com dúvidas e consideram as forças que levaram Trump ao poder em 2016", afirmou o diplomata americano Alexan-der Vershbow, ex-número 2 da Aliança Atlântica.

Após o desembarque na quarta-feira à noite na Cor-nualha, sudoeste da Ingla-terra, Biden participará na reunião de cúpula do G7 (Ale-manha, Canadá, Estados Uni-dos, França, Itália, Japão e Reino Unido) após um en-contro com o primeiro-mi-nistro britânico, Boris Johnson.

No domingo, ao lado da primeira-dama Jill Biden, vi-sitará a rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor. Com ex-ceção de Lyndon B. Johnson, a monarca se reuniu com todos os presidentes ameri-canos em 69 anos de reinado. Em seguida, ele embar-cará no Air Force One com destino a Bruxelas (reunião de líderes da Otan e encontro de cúpula UE-EUA), antes de finalizar a viagem de oito dias em Genebra com uma aguar-dada reunião com Putin. Ucrânia, Belarus, o des-tino do opositor russo detido Alexei Navalny, ciberataques:

os debates com o líder russo devem ser duros e difíceis. A Casa Branca, que alterna mensagens conciliadoras e advertências, insiste que suas expectativas são modestas. A única meta apresentada é tornar as relações entre os dois países mais "estáveis e previsíveis". A presidência americana divulgou poucos detalhes sobre o encontro, dando a entender apenas que uma entrevista coletiva con-junta dos dois presidentes não está na agenda.

A reunião entre Putin e Trump em Helsinque, em julho de 2018, continua na mente de todos em Washington. Naquela ocasião, em uma entrevista co-letiva estranha, que provocou protestos inclusive entre os re-publicanos, o presidente pare-ceu dar mais valor às palavras de Putin que às conclusões unânimes das agências de inte-ligência americanas sobre a in-terferência russa na campanha presidencial de 2016.

(11)

E

GOYAZ

11

P LÉ

Depois de perder para Cabo Verde no último sábado, a se-leção brasileira sub-23 voltou a campo nesta terça-feira e ganhou seu último amistoso preparatório antes das Olim-píadas de Tóquio. A equipe comandada por André Jar-dine derrotou a Sérvia, em

Belgrado, por 3 a 0. E o jogo serviu para consagrar um certo camisa 9 chamado Pedro.Enquanto Gabigol cava seu espaço no time principal do Brasil, o também atleta do Flamengo brilha no time olímpico. Após Guilherme Arana abrir o placar na etapa

inicial com um belo chute, o rubro-negro mostrou pre-sença de área, técnica e cate-goria para balançar as redes em duas oportunidades no segundo tempo. Aos 29 minu-tos, recebeu passe de Mal-com, tirou o goleiro do lance e comemorou. e fez mais um

gol para a Seleção Olímpica. Na sequência, desviou de cal-canhar para dar números fi-nais ao duelo.O Brasil jogou com Brenno; Gabriel Menino (Guga), Nino, Gabriel Maga-lhães e Arana; Bruno Guima-rães (Liziero), Gerson (Matheus Henrique) e

Clau-dinho (Rodrygo); Martinelli (Antony), Pedro e Malcom (Reinier). Agora, é esperar a convocação final de Jardine, com a certeza de que o mata-dor flamenguista, mesmo sendo reserva de Rogério Ceni, tem lugar cativo nesta seleção.

Está chegando a hora de a bola rolar em mais uma edição da Eurocopa! Na próxima sexta-feira (11), Turquia e Itália darão o pontapé inicial da competição. E para entrar no clima, vamos relembrar algumas seleções que não eram consideradas favori-tas, mas que acabaram conquis-tando o topo da Europa. Confira agora 3 seleções "inusitadas" que já

ganharam a Eurocopa.

3. Tchecoslováquia (1976)- Essa é

uma campanha simplesmente fan-tástica! A Tchecoslováquia trilhou seu caminho até a final daquela edi-ção da Euro-copa tendo eliminado a forte seleção da Inglaterra e a Ho-landa, de Johan Cruyff. Na decisão, se deparou com a então campeã do mundo: a Alemanha. Os cam-peões mundiais eram, obviamente, os grandes favoritos. Na grande decisão, porém, a Tchecoslo-váquia venceu na

disputa de pênaltis, que ficou mar-cada pelo histórico primeiro gol de pênalti de cavadinha, marcado pelo meia-atacante Panenka. Até hoje esse estilo de cobrança é chamado por muitos de... Panenka!

2. Dinamarca (1992) Essa é mais

uma das histórias fantásticas do fu-tebol! Indo contra todo e qualquer palpite ou previsão, a Dinamarca, do grande e histórico goleiro Schmei-chel, foi campeã da Eurocopa, co-roando aquela geração. A seleção dinamarquesa desbancou gigantes europeus, como França, Holanda (então campeã europeia) e Alema-nha, esta na grande final.

Certa-mente, a seleção de 92 está até hoje na memória dos dinamarqueses.

1. Grécia (2004)

Inacreditável! Talvez essa tenha sido a expressão mais utilizada naquele 4 de julho de 2004. Tudo caminhava para uma conquista histórica para a seleção de Portugal. O país sediava a Eurocopa e tinha à sua frente na grande final a subestimada Grécia. Os gregos, no entanto, fizeram uma campanha inesquecível e subiram ao topo do continente europeu, na-quela que é considerada a maior zebra da história da Eurocopa.

SPORTES

QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO 2021

Rumo à seleção principal? Pedro

brilha em amistoso do time olímpico

do Brasil

3 dias para a Eurocopa: 3 seleções "inusitadas"

que já ganharam a competição

(12)

High-Tech

Por Raph Rangel

contato@ralphrangel.com.br

INSTABILIDADE

O governo, a mídia e al-guns sites de notícias dos EUA apresentaram uma in-disponibilidade generalizada vinculada à Fastly, empresa de nuvem com sede nos EUA. Sites de alto tráfego, in-cluindo Reddit, Amazon, CNN, Paypal, Spotify e o New York Times foram listados como tendo problemas pelo site de rastreamento de inter-rupções Downdetector.com, mas pareciam estar voltando após interrupções que varia-ram de alguns minutos a cerca de hora.

Rapidamente, um dos provedores de rede de en-trega de conteúdo baseado em nuvem mais usados do mundo, disse que "o pro-blema foi identificado e uma correção foi aplicada. Os clientes podem experimentar um aumento na carga de ori-gem conforme os serviços globais retornam".

A empresa, que abriu o ca-pital em 2019, ajuda sites a

mover conteúdo por rotas menos congestionadas, per-mitindo que eles cheguem aos consumidores com maior rapidez.

CARRO DA APPLE

A Apple está em negocia-ções iniciais com a CATL e a BYD empresas da China, para o fornecimento de baterias do seu veículo elétrico, repor-tou a Reuters.

EXTREMA DIREITA

Um grupo hacker, que se

acredita ser russo, continua ativo nos serviços de Internet preferidos pelos americanos de extrema direita, mos-trando que os esforços para interferir na política dos EUA continuam após a eleição, de acordo com relatórios da em-presa de pesquisa de mídia social Graphika e da organi-zação sem fins lucrativos Ad-vance Democracy.

SE MEXER NO BOLSO...

O órgão regulador da França constatou que o Goo-gle Ad Manager, serviço que gerencia propagandas de grandes anunciantes, favore-cia o próprio marketplace, no qual as empresas compram pacotes de propaganda on-line em tempo real.

Dados estratégicos eram fornecidos ao AdX, como a maior oferta de espaço que um anunciante estava dis-posto a pagar e acesso privi-legiado a pedidos de clientes. Em troca, o Ad Manager rece-bia informações de uma forma “facilitada”, em detri-mento de outras plataformas

de gerenciamento de anún-cios on-line – essenciais para a venda de propaganda em espaços nas páginas da web. Após essa constatação, o Google firmou um acordo com o comitê antitruste da França em que prometeu mudar sua política global de anúncios digitais via Google Ad Manager e Google AdX, além de pagar uma multa equivalente a US$ 268 mi-lhões. Esta é a primeira con-cessão do tipo feita pela big

tech a uma autoridade gover-namental. Segundo o órgão francês a empresa não deve recorrer da resolução. Além da multa, novas condi-ções foram impostas, entre elas, uma que impõe ao Goo-gle a obrigatoriedade de ba-lancear a forma como o Ad Manager compete com servi-ços rivais. A agência regula-dora francesa afirma que essas mudanças no sistema da big tech devem ser imple-mentadas até o primeiro tri-mestre de 2022.

“A decisão de sancionar o Google é muito significativa, particularmente porque é a

primeira decisão do mundo que foca no algoritmo com-plexo de leilão sobre o qual opera o sistema de anúncios on-line”, disse Isabelle de Silva, chefe do comitê fran-cês, à Reuters.

EXTENSÕES PARA NAVEGADORES

Um grupo de trabalho for-mado pela Microsoft, Mozilla, Apple e Google - denominado WebExtensions Community Group - foi criado com o ob-jetivo de padronizar APIs e funcionalidade em todos os navegadores.

“Estamos entusiasmados em anunciar o lançamento do WebExtensions Commu-nity Group (WECG),” anun-ciou o W3C em uma postagem no blog. “Apple, Google, Microsoft e Mozilla estão iniciando este grupo de comunidade e damos as boas-vindas a outros fabri-cantes de navegadores, de-senvolvedores de extensões e partes interessadas a se jun-tar a este esforço!”

O objetivo do grupo é faci-litar o desenvolvimento de extensões, estabelecendo um núcleo comum de funciona-lidade, APIs e permissões. O processo de padronização seguirá o mesmo padrão do desenvolvimento de padrões da web, que funciona bem , mas não forçará os navegado-res a desconsiderar funciona-lidades exclusivas ou APIs. “Cada fornecedor de navega-dor continuará a operar sua loja de extensões de forma to-talmente independente, com suas próprias políticas técni-cas, de revisão e editoriais”, disse o W3C.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, para idosos e pessoas imunocomprometidas que receberam uma série primária padrão de duas doses da vacina contra COVID-19 BIBP, a OMS recomenda uma dose adicional,

(5) 20 (...) GALVÃO (Maria João Abreu), filha de um dos homens mais ricos do Algarve, tanto Isabel como os irmãos Alexandre e Duarte sempre tiveram uma vida de sonho; tendo

Jandira já aplicou mais de cinquenta mil (50.000) doses de imunizantes em sua população, no entanto, existe um número considerável de pessoas que re- ceberam a primeira dose e não

O SAAE – Servi- ço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira realizará através da empresa Directa De- senvolvimento Institu- cional e de Carreiras Ltda, abriu inscrições para

De acordo com o Ministé- rio da Saúde, mais de 560 mil pessoas não compareceram para aplicação da segunda dose da vacina contra a Co- vid-19 no Ceará.. Os dados, repassados

ELA, brasileira, solteira, fotógrafa, nascido em Riolândia, SP, no dia quinze de junho de mil novecentos e noventa e três (15/06/1993), residente e domiciliada em Rio Claro,

Estado recebeu mais 160 mil doses O Espírito Santo rece- beu na semana passada 162.440 doses de vacinas contra Covid-19 para dar continuidade a vacina- ção da população capixa- ba.

Para acesso a área restrita, aqueles que não possuem esquema vacinal completo (duas doses da vacina do Covid -19 ou a dose única), será necessário anexar, a cada jogo, via portal