• Nenhum resultado encontrado

Conselho Municipal de Educação Acta da Reunião de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Municipal de Educação Acta da Reunião de"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 6 ACTA N.º 3/2010

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, REALIZADA NO DIA 14 DE ABRIL DE 2010

Aos catorze dias do mês de Abril do ano de dois mil e dez, nesta cidade de Peniche,

no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal, pelas vinte e uma horas e

trinta minutos, reuniu o Conselho Municipal de Educação, estando presentes os

Excelentíssimos Senhores António José Ferreira Sousa Correia Santos, Presidente

da Câmara Municipal de Peniche; Jorge Alberto Bombas Amador, Vice-Presidente

da Câmara Municipal de Peniche e responsável pelo Pelouro da Educação; Rogério

Manuel Dias Cação, Presidente da Assembleia Municipal; António Manuel Salvador,

Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia; Ricardo Paulo Esteves

Pedro, em substituição do Representante da Direcção Regional de Educação de

Lisboa e Vale do Tejo; Professor Américo de Araújo Gonçalves, Representante do

Pessoal Docente do Ensino Secundário Público; Educadora Ana Paula Nascimento

Henriques, Representante da Educação Pré-Escolar Pública; José Manuel da Graça

Cavalete, Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do

Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia; José Carlos Baptista,

Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB2,3

D. Luís de Ataíde; Jofre Manuel Correia Pereira, Representante das Instituições

Particulares de Solidariedade Social, na área da Educação; Dra. Célia Maria Gomes

Roque, Representante dos Serviços de Emprego e Formação Profissional; Maria

Emília Marques Pereira Monteiro, Representante dos Serviços de Segurança Social;

Enfermeira Cristina Maria Vidal de Castro, Representante dos Serviços Públicos de

Saúde.

Enquanto convidados do Senhor Presidente da Câmara, estiveram: o Professor Rui

Cintrão, Director do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde; o Senhor Leonel

Santos, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB

2,3 D. Luís de Ataíde, o Professor Jorge Carvalho, do Agrupamento de Escolas D.

Luís de Ataíde e o Professor José Correia Loios, Director do Agrupamento de

Escolas de Atouguia da Baleia.

Em representação do Pelouro da Educação, esteve presente a Estagiária Sofia

Margarida Estrela Miguel.

Este Conselho Municipal de Educação reuniu, em sessão ordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Informações;

2. Balanço relativo ao 2.º Período do ano lectivo 2009/2010; 3. Plano de Actividades do CME;

(2)

Página 2 de 6 Não compareceram à reunião: o Representante das Associações de Estudantes, Sr. Frederico Gomes da Silva; o Representante das Forças de Segurança, Sargento Nelson Coelho; a Representante dos Serviços Públicos da Área da Juventude e do Desporto, Dra. Célia Maria Rodrigues Caseiro.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

O Senhor Presidente da Câmara deu conhecimento do seguinte pedido de justificação de faltas à reunião:

- Maria Helena Avelino São Bento Correia, Representante do Pessoal Docente do Ensino Básico Público, ausente por motivo de ordem pessoal inultrapassável.

PERÍODO DA ORDEM DO DIA

1. Informações

O Senhor Presidente da Câmara Municipal iniciou a reunião, sendo entregue a todos os presentes a proposta de acta da reunião extraordinária, realizada no passado dia dezasseis de Março, a proposta de Plano de Actividades do Conselho Municipal de Educação. Foram, também, distribuídas duas Publicações do Pelouro da Educação: “Fruta nas Escolas” e “As Rendas de Bilros vão à Escola”.

O Senhor Vice-Presidente, Jorge Amador, informou que ambas as Publicações foram entregues a todos os alunos do concelho de Peniche, que frequentam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, tendo sido desenvolvidas diversas iniciativas quer no âmbito das Rendas de Bilros, assim como no âmbito do Regime Europeu de Fruta Escolar.

O Senhor Vice-Presidente, agradeceu o esforço e dedicação de todos os que permitiram o elevado sucesso da iniciativa “As Rendas de Bilros vão à Escola”, culminando no dia vinte e quatro de Março - Dia do Estudante. Salientou o facto de várias crianças terem vindo a manifestar interesse em aprender a arte da Renda de Bilros.

Foi apresentado o Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde pelo Senhor Director, Rui Cintrão. O Projecto começa com a caracterização do contexto Físico e Social, são identificados os estabelecimentos de educação e ensino que integram o Agrupamento de Escolas, é feita a caracterização da população discente, do pessoal docente e do pessoal não docente. O Senhor Director identificou os três objectivos que estão na base deste Projecto Educativo: Promoção do Sucesso Educativo dos alunos; Promoção de uma Vida e Ambiente Saudáveis e Promoção da Qualidade. Referiu a importância de articulação entre os diferentes níveis de educação/ensino e da necessidade na aposta em medidas educativas eficazes. A filosofia deste Projecto assenta na ideia “Cativa-me”, tendo sido referido o “porque”, o “para” e o “como” se alcança.

(3)

Página 3 de 6 O Senhor Presidente da Câmara, António José Correia, realçou a importância da interacção da comunidade com o meio escolar.

O Senhor Director Rui Cintrão, referiu que a ligação escola-família é de extrema importância, mas que na prática nem todos os pais o fazem. São os pais dos alunos com melhores resultados escolares que estabelecem maior ligação à escola, o que revela uma certa distanciação por parte da maioria dos encarregados de educação relativamente ao meio escolar.

O projecto G8 revelou ser um bom elo de ligação entre toda a comunidade educativa, conseguindo envolver pais, alunos e professores nas diversas actividades.

O Senhor Professor Rogério Cação referiu que o grande objectivo da escola é cativar os alunos, prender-lhes a atenção e entusiasmo – “Cativa-me”. A escola, além de cativar os alunos, deve conseguir aglutinar para si o interesse da comunidade, cativando-a também.

O Senhor Director, Professor Rui Cintrão, referiu que os Pilares Base da Educação “Saber Ser” e “Saber Estar” são essenciais na vida em sociedade.

A Educadora Ana Paula Nascimento referiu, no seguimento do que tinha sido abordado em reunião anterior do Conselho Municipal de Educação, que os Cursos de Educação Formação (CEF) são para os alunos um importante espaço de aprendizagem e realização.

O Senhor Vice-Presidente da Câmara elogiou o Projecto apresentado, congratulando o Senhor Director pelo trabalho desenvolvido e pela filosofia “Cativa-me”, sendo mesmo esse o objectivo da escola, cativar a comunidade, cativar os alunos. Realçou a salutar e cooperante relação que existe entre a Câmara Municipal de Peniche e o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, que em muito se deve ao Senhor Director Professor Rui Cintrão. O sucesso que a Feira de Ensino, Formação e Emprego “Orienta-te” tem tido, deve-se, em parte, ao espaço onde decorre a iniciativa. O Senhor Vice-Presidente mencionou que, sendo a Câmara responsável pela gestão da Educação Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, têm sido apoiadas as diversas áreas que lhe compete, bem como outras, como é o caso da colocação de pessoal não docente. Sublinhou, ainda, a grande disponibilidade do Director deste Agrupamento para colaborar com a Câmara Municipal.

O Senhor Vice-Presidente, Jorge Amador, informou acerca das publicações editadas pelo Pelouro da Educação ao longo deste ano lectivo: “Fruta nas Escolas” e “As Rendas de Bilros vão à Escola”. Sublinhando o esforço e dedicação de todos que contribuíram para o sucesso destas iniciativas. Relativamente às Rendas de Bilros acrescentou que actualmente muitas crianças têm procurado e querem aprender esta Arte. Informou acerca da Semana dos Jogos Tradicionais, a realizar entre os dias dez e catorze de Maio, informou também, que a Feira de Ensino, Formação e Emprego “Orienta-te” conta já com cinquenta e duas instituições inscritas, fazendo o convite a todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho a visitarem a Feira e apelando ao envolvimento de toda a comunidade educativa.

(4)

Página 4 de 6 O Senhor Presidente da Câmara, António José Correia, informou acerca da votação que está a decorrer para eleger as Sete Maravilhas de Portugal e que, da avaliação intermédia, o “Arquipélago das Berlengas”, inserido na categoria das Zonas Marinhas, está nas Sete Maravilhas mais votadas. O Senhor Presidente da Câmara apelou ao envolvimento da Comunidade e das Escolas, integrando na área projecto temas como a geologia, os fundos marinhos, a fauna, a flora, entre outros.

A Dra. Teresa Mouga informou que a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar “abre à comunidade”, no próximo dia onze de Maio, convidando as escolas a visitarem a instituição, aproximando outros níveis de ensino ao ensino superior e divulgando um pouco do que se faz dentro de portas.

2. Balanço relativo ao 2.º Período do ano lectivo 2009/2010

O Senhor Professor Américo Gonçalves referiu que a Escola Secundária de Peniche tem como objectivo reduzir a taxa de insucesso escolar, ao nível do Ensino Secundário, dos actuais trinta por cento, para vinte por cento. Referiu que houve melhoria, mas que o objectivo ainda não foi alcançado. Mencionou duas turmas com bons resultados escolares, que actualmente têm uma média superior a dezasseis valores.

O Senhor Director acrescentou que a Escola Secundária está satisfeita com o desempenho e resultados apresentados pelo décimo segundo ano de escolaridade. Relativamente aos Cursos Profissionais, a escola já estabeleceu contacto com empresas para a realização dos estágios dos alunos, estando os cursos concluídos até à primeira semana do mês de Agosto.

A Educadora Ana Paula Nascimento, relativamente à Educação Pré-Escolar, referiu que os objectivos definidos foram alcançados. O Projecto G8 na área da saúde teve grande aceitação por parte da comunidade e dos pais.

O Senhor Professor Américo Gonçalves, relativamente à Monitorização da Carta Educativa, mencionou que, ao observar os dados resultantes do inquérito preenchido, orgulha-se de dirigir uma escola com setecentos e quarenta alunos, seis dos quais emigrantes e que, neste universo, apenas quinze alunos estão em risco de abandono escolar.

3. Plano de Actividades do CME

O Senhor Professor Rogério Cação, em nome da Comissão destacada para definir o Plano de Actividades do Conselho Municipal de Educação, apresentou o trabalho desenvolvido. O grupo procurou organizar e apresentar ideias consideradas chave, apostando num programa que seja exequível por este Órgão. Sendo importante que o Conselho Municipal de Educação assuma as suas possibilidades reais de acção. Mencionou que, embora seja competência do Conselho Municipal de Educação acompanhar o funcionamento das escolas, o Conselho não deve exercer funções em excessiva proximidade, para evitar eventuais colisões de interesse.

(5)

Página 5 de 6 O Plano de Actividades deve ser analisado de forma crítica por todos os Conselheiros, para que a forma de ver e interpretar a realidade seja partilhada por todos, estabelecendo prioridades.

O Senhor Presidente da Câmara, António José Correia, agradeceu ao Grupo o trabalho desenvolvido. Mencionou a importância do investimento e qualificação da oferta educativa. Anualmente, nas escolas, podem ser tratadas diferentes temáticas, que se revistam de interesse Local.

A Educadora Ana Paula Nascimento sublinhou que são esses os objectivos das escolas, no entanto, estas ainda trabalham muito sobre si próprias e não tanto para a comunidade local. Acrescentou que, mesmo assim, estes objectivos começam a estar presentes nas escolas.

O Senhor Presidente da Câmara propôs que os Directores dos Agrupamentos de Escolas deveriam passar a integrar este Conselho, enquanto convidados permanentes. No entanto, a participação dos Agrupamentos é voluntária. Os Conselheiros votaram a favor desta proposta.

O Professor José Correia Loios, Director do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, referiu que esta proposta é importante para que os Directores possam ter um espaço comum de partilha e troca de ideias. Acrescentou que nunca existiu um espaço próprio onde esta realidade pudesse ser possível, congratulando o Conselho Municipal de Educação por possibilitar esta situação.

O Senhor Director José Lóios acrescentou ainda que a Câmara poderia apostar numa estruturação dos seus Serviços, de forma a terem uma valência educativa que articule com a comunidade. Estes Serviços Educativos devem ter um papel mais pedagógico, mais didáctico.

O Senhor Presidente da Câmara referiu que é nesse sentido que se caminha para um Projecto Educativo Local É através da articulação dos diversos Serviços da Câmara, da promoção de projectos educativos que ofereçam à comunidade momentos e espaços de aprendizagem e interacção. Promovendo a intervenção de forma integrada, bem como a desmultiplicação de equipas. Serviços como o Museu, a Protecção Civil, os Serviços Médicos Veterinários, entre outros.

A Dra. Teresa Mouga referiu que, no âmbito da “Ciência Viva” que apoia o Ensino Superior, é possível viabilizar algumas iniciativas apresentadas no Plano de Actividades do Conselho Municipal de Educação, nomeadamente as que se referem a abordagens de temáticas locais com envolvimento da comunidade educativa. Sugerindo que no âmbito da temática “Abandono Escolar e Indisciplina” é importante juntar as escolas e trabalhar em rede.

O Senhor Professor Rogério Cação referiu que a ideia apresentada no Plano de Actividades, de realizar um “Fórum Aberto”, pretende concertar esforços e abarcar a comunidade educativa.

(6)

Página 6 de 6 O Senhor Professor Américo Gonçalves referiu que o Centro de Formação de Professores, sediado na Zona Oeste, no ano dois mil e dez, Ano Internacional da Exclusão Social, promove formações neste âmbito. Nomeadamente sobre o Bullying e a Indisciplina. Acrescentou que, relativamente ao Analfabetismo, embora a taxa tenha vindo a diminuir ao longo do tempo, ainda existe um longo caminho a percorrer. Criticou a constituição legal do Conselho Municipal de Educação por não prever a participação dos Directores dos Agrupamentos e Directores de Escolas.

O Senhor Presidente da Câmara referiu que o Pelouro da Educação deveria promover a edição electrónica de uma “newsletter da educação” que divulgue informação acerca das ofertas de educação e formação do concelho. O site da Câmara Municipal pode ser um instrumento de divulgação e aproximação à comunidade educativa.

O Senhor Professor Rogério Cação propôs que o Plano de Actividades seja analisado por todos os Conselheiros e que no prazo de uma semana façam chegar as suas sugestões e contributos. Sendo que na próxima reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação seja apresentada a versão estruturada deste Plano.

Realizada a votação, os Conselheiros aprovaram o Plano de Actividades proposto. O Senhor Presidente da Câmara pediu que os Conselheiros contribuam com temáticas de interesse Local.

O Senhor Jofre Manuel, relativamente ao Plano de Actividades, referiu que o mesmo não expressa a participação dos estudantes. Que as escolas devem apostar em grupos de trabalho, constituídos por alunos. Acrescentou que é importante integrar os Grupos Culturais, Desportivo e Recreativos nestes projectos.

O Senhor Professor Rogério Cação sublinhou o facto de a escola ser muito mais que o espaço que a representa. A escola deve ser a ponte para a comunidade.

4. Outros Assuntos

O Senhor Presidente da Câmara propôs a aprovação da acta da reunião anterior, tendo sido aceite pelos Conselheiros. Foi marcada a próxima reunião ordinária deste Conselho, para dia vinte e sete de Maio às vinte e uma hora e trinta minutos.

Nada mais havendo a tratar, a reunião encerrou pelas onze horas e trinta minutos, no dia catorze de Abril do ano de dois mil e dez.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, as áreas de pastagem (Pasto Limpo e Pasto Sujo) que em 1992 alcançaram em torno de 10% do total da área de estudo, atingiram 13% em 1996 e já em 2000 registraram

Não é conhecido se LABIRIN ® passa para o leite materno humano, portanto não amamente se você estiver tomando LABIRIN ® a não ser que seu médico autorize.. Este medicamento

No âmbito da pergunta de partida, “De que forma, um grupo de jovens descendentes da segunda geração de imigrantes cabo-verdianos sujeitos a uma característica deficitária

O bloqueio Wolgate Compact II é um equipamento de controle de acesso tipo pedestal para médio fluxo (igual ou inferior a 2.000 ciclos*/dia) e médio nível de

Expositor: JOAQUIM JOSÉ ROCHA AZEVEDOFAZENDA GAMELEIRA E HARAS JJRA - Igaporã - BA Criador: EAO EMPREEND.AGROPECUÁRIOS E OBRAS S/A. Prova Funcional Final -

Para verificar se o algoritmo ´e executado corretamente para todos os conjuntos de dados cadastrados, o usu´ario deve entrar na aba ’Minhas solu¸c˜oes’ e associar o algoritmo

Os antocorideos, observados em numero muito reduzido no olival em estudo , tem-se revelado com importiincia em esquemas de protecc;:ao integrada, dado a

Contudo, os teores de açúcar redutor total, sulfito e grau alcoólico não foram os maiores para a sidra ‘A’, indicando que esta pode ter sido a mais