• Nenhum resultado encontrado

Vice-Reitoria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vice-Reitoria"

Copied!
88
0
0

Texto

(1)

---

(2)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1901– Ciência Política – Obrigatória Carga Horária: 30h

Curso/Período: Direito – 1° Período

Ementa:

1. Origens e fundamentos da Ciência Política. 2. Poder e Política. 3. Política e Direito. 4. Advento da Política Moderna e seus desdobramentos na contemporaneidade.

Objetivo Geral:

Possibilitar ao aluno do curso de Direito a plena compreensão do conceito de Política a partir de estudos sobre a antiguidade greco-romana bem como perceber seus desdobramentos na história do ocidente; O aluno deverá ser capaz de analisar e estabelecer comparações entre o conteúdo teórico proposto e a realidade histórica presente; Deverá também, consequentemente, ser capaz de perceber a influência que os clássicos da política moderno-contemporânea tiveram e continuam tendo na nossa compreensão sobre o fenômeno político atual; Por fim, ao estabelecer as relações entre o político e o jurídico deverá compreender a estrutura dessas duas esferas do poder estatal contemporâneo.

Conteúdo Programático:

Unidade 1: O aluno deverá ser capaz por meio da análise dos textos propostos e dos debates em sala de aula compreender o conceito de Política articulado ao Direito. É também desejável que o aluno compreenda o conceito de Poder nas suas mais diversas acepções. Para tanto será necessário entender o conceito de política a partir da matriz greco-romana articulada às definições mais recentes elaboradas por pensadores moderno-contemporâneos; Em seguida o aluno deverá compreender as origens do Estado Moderno enquanto resultado das transformações histórico-políticas que ocorreram na transição da Idade Média para a Idade Moderna. No que diz respeito a esse aspecto, também deverá desenvolver o pensamento crítico, de forma que poderá aplicá-lo na realidade histórica presente.

Unidade 2: Compreender o significado da obra de Maquiavel no contexto da formação do Estado Moderno e do capitalismo, articulando-a às problemáticas relacionadas aos conceitos ampliados de Poder e de Ética relacionados à Política. Identificar a obra de Thomas Hobbes como um dos precursores do contratualismo moderno apesar das nuances autoritárias presentes nos textos do referido autor. Deverá perceber que o Estado Moderno na sua primeira fase se reveste de uma justificação absolutista e autocrática o que leva em contraposição a esse regime, à construção das noções modernas de igualdade e liberdade. Ao final desta unidade o aluno deverá identificar nas revoluções burguesas (Inglaterra e França) o resultado de movimentos contestatórios às monarquias absolutistas europeias, o início da hegemonia dessa classe e seus respectivos reflexos na organização da política estatal. O individualismo liberal em Locke, Montesquieu e a teoria dos três poderes. A ideia de democracia em Rousseau. Marx e a crítica ao liberalismo.

Bibliografia Básica:

WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os clássicos da política. v.1. Ática. BONAVIDES, Paulo. Ciência política. Malheiros.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Campus. Bibliografia Complementar:

MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. UNB.

ARENDT. Hanna. A condição Humana. Forense Universitária. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Paz e Terra.

ARISTÓTELES. A política. Martins Fontes

WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os clássicos da política. v.2. Ática.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(3)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1904– Linguagem e Argumentação Jurídica - Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito -1° Período

Ementa:

Teoria geral da comunicação. Funções da linguagem. O sentido das palavras. Estrutura frásica. Estrutura do parágrafo. Enunciação e discurso jurídico: o texto, tipologia textual. Revisão gramatical.

Objetivo Geral:

Compreender o texto jurídico nos seus aspectos linguísticos, argumentativos e pragmáticos considerando a especificidade do pensamento jurídico explícito e implícito nas legislações, decisões jurídicas e doutrina dogmática.

Conteúdo Programático:

Unidade 1: Teoria da comunicação: a) Conceitos: língua (langue), linguagem; b) Elementos da comunicação; c) Língua oral e língua escrita; d) A linguagem do rosto, a linguagem gestual, a linguagem do vestuário; e) Níveis de linguagem; f) Linguagem culta (variante padrão); g) Linguagem familiar (termo usualis); h) Linguagem popular; i) O ato comunicativo jurídico; j) Conceitos básicos de linguística e comunicação jurídica; k) Estrutura do discurso comunicativo.

Unidade 2: O sentido das palavras: a) Léxico e vocabulário; b) Denotação e conotação; c) O sentido das palavras na linguagem jurídica; d) Polissemia e Homonímia; e) Sinonímia e paronímia; f) Dificuldades do vocabulário na linguagem jurídica: o juridiquês.

Unidade 3: A estrutura frásica da linguagem: a) Frase, oração e período; b) Estrutura da frase; c) Relações sintáticas na expressividade da frase: 1) Concordância nominal e verbal; 2) Feição estilística da frase e discurso jurídico.

Unidade 4: Estrutura do parágrafo: a) Conceitos e qualidades: unidade, coerência e ênfase; b) Estrutura do parágrafo: tópico frasal, desenvolvimento, conclusão; c) O encadeamento dos parágrafos; d) O parágrafo descritivo na redação jurídica; e) O parágrafo dissertativo e o parágrafo narrativo na redação jurídica.

Unidade 5: Tipologia textual: a) Enunciação e discurso; b) Algumas definições: Texto, Contexto e Intertexto; c) Tipos de textos; d) Coesão e coerência textual; e) O texto dissertativo: raciocínio e argumentação; a) O parágrafo dissertativo na redação jurídica; b) Recursos argumentativos.

Unidade 6: Revisão gramatical: a) Revisão das normas gramaticais e ortográficas; b) O novo acordo ortográfico; c) Algumas dificuldades gramaticais.

Bibliografia Básica:

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da Língua Portuguesa. Saraiva.

CHALITA, Gabriel. A sedução no discurso: o poder da linguagem nos tribunais de júri. Max Limonad. DAMIÃO, Regina Toledo. Curso de português jurídico. Atlas.

Bibliografia Complementar:

BITTAR, Eduardo C. B. Linguagem jurídica. Saraiva.

GONÇALVES, Emílio. Direito, processo e língua portuguesa. Lejus.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez.

NASCIMENTO, Edmundo Dantes. Linguagem forense: a língua portuguesa aplicada à linguagem do foro. Saraiva.

RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. Curso de argumentação jurídica: manual de técnicas de persuasão e lógica informal: manual de técnicas de persuasão e lógica informal. Campinas: Apta Edições.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(4)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 3218– Introdução ao Pensamento Filosófico – Obrigatória Carga Horária: 30h

Curso/Período: Direito – 1° Período

Ementa: Introdução ao pensamento filosófico: a atitude filosófica. A trajetória da Razão no ocidente. A Lógica como organização do pensamento.

Objetivo Geral: Habilitar o aluno à distinção das categorias filosóficas que o instrumentalizem na superação do senso comum e no estabelecimento de uma visão crítica da realidade na busca do conhecimento radical dos pressupostos e fundamentos das relações sócio-políticas, perpassadas pela história do pensamento ocidental.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Introdução ao pensamento filosófico.

A atitude filosófica como atitude crítica; A passagem do senso comum ao pensamento filosófico; A filosofia como pensamento reflexivo, radical e sistemático; A questão da utilidade da Filosofia.

Unidade 2 – A trajetória da razão no ocidente.

O surgimento e as características da Filosofia grega; O conhecimento metafísico: raízes gregas e medievais; A Filosofia medieval – o confronto entre Fé e Razão; O Renascimento: a crise da Cristandade medieval.

Unidade 3 – A Filosofia Moderna.

A Revolução epistemológica do séc. XVII: O racionalismo cartesiano e o empirismo inglês; O iluminismo e o criticismo kantiano; O Positivismo de Comte; O Idealismo dialético de Hegel; O materialismo histórico de Karl Marx; Desafios-problemas sócio existenciais da pós-modernidade.

Unidade 4 - A Lógica.

O surgimento da Lógica – Lógica e Filosofia; As diversas formas de raciocínio: dedutivo, indutivo, dialético; Elementos da lógica clássica: o Silogismo; O Silogismo jurídico; 5-Sofismas e falácias.

Bibliografia Básica:

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. Ática.

________. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. Companhia das Letras. LUCKESI, Cipriano Carlos. Introdução à filosofia. Cortez.

Bibliografia Complementar:

BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao pensar. Vozes.

KELLER, Vicente; BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo lógica. Vozes. REALE, Miguel. Filosofia e teoria política. Saraiva.

REALE, Miguel. Introdução à filosofia: ensaios. Saraiva. REZENDE, Antônio. Curso de Filosofia. Jorge Zahar.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(5)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 3232– Introdução ao Direito – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 1° Período

Ementa: Direito: Noções gerais. Direito e Ideologia. Direito e Poder. Direito e Sociedade.

Objetivo Geral: Compreender os fundamentais do Direito, a fim de desenvolver a capacidade critica na análise das significações, alcance e aplicação do Direito.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 - Direito: Noções Gerais.

O que é direito?; Por que estudar direito, hoje?; O direito é ciência?; O direito como objeto cultural; As funções do direito; Visão dogmática e visão crítica do direito; Norma jurídica e Direito: Conceito, estruturas e características. Das instâncias de validade da norma jurídica. Da relação entre validade e teoria tridimensional do Direito. Classificação das classes jurídicas.

Unidade 2 - Direito e ideologia.

O direito é neutro?; Os valores no direito; O "direito alternativo".

Unidade 3 - Direito e poder.

O direito como instrumento de limitação do poder; O direito como discurso do poder; Soberania popular e legitimidade; Opressão e emancipação: o direito de resistência.

Unidade 4 - Direito e sociedade.

Direito e conflito; A coletivização dos conflitos; A mudança do direito pelos fatos; Os movimentos sociais e o direito; O "direito achado na rua".

Bibliografia Básica:

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito. Saraiva. NUNES, Luiz Antônio Rizzatto. Manual de introdução ao estudo do direito. Saraiva. REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. Saraiva,

Bibliografia Complementar:

ANTUNES, Paulo de Bessa. Uma nova introdução ao Direito. Renovar.

BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar. Companhia das Letras. DALLARI, Dalmo de Abreu. O renascer do direito. Saraiva.

FERRAZ JÚNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. Atlas. KELSEN, Hans. Teoria geral do direito e do Estado. Martins Fontes.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(6)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 4957– Sociologia Aplicada – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 1° Período

Ementa: A formação da Sociologia como conhecimento científico. Caracterização da sociedade humana. Conceitos básicos. A estratificação social. A sociedade capitalista contemporânea.

Objetivo Geral: Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais como fruto da criatividade universal do homem, buscando construir uma cidadania planetária e Articular os diversos conhecimentos apreendidos tendo em vista aplicá-los na análise e avaliação da sociedade atual, ampliando as interações sociais.

Conteúdo Programático

Unidade 1: A formação da Sociologia como conhecimento científico.

O contexto sócio-histórico e intelectual do surgimento da Sociologia; A crise do Feudalismo; A formação dos Estados Nacionais; O Mercantilismo e a expansão comercial ultramarina; A Sociologia se estabelece como Ciência.

Unidade 2: A Sociologia Clássica.

Uma nova ciência, a Sociologia; A Sociologia de Émile Durkheim; A Sociologia de Karl Marx; A Sociologia Compreensiva de Max Weber.

Unidade 3: Caracterização da sociedade humana.

Elementos principais da sociedade humana; A essência da cultura; Classificação da cultura; Cultura popular e cultura erudita; Indústria cultural ou cultura de massa.

Unidade 4: A estratificação Social.

O que é estratificação social?; O sistema de castas; A organização social através dos estamentos; As classes sociais.

Unidade 5: A Sociedade Capitalista Contemporânea.

O fenômeno da globalização; Um estudo sobre os primórdios da globalização; As consequências do processo de globalização.

Unidade 6: Conceitos e expressões frequentes utilizados pela Sociologia.

Acomodação; E adaptação?; Alienação: Você já ouviu falar em alienação?; Antagonismo Social; Assimilação; Cidadania; Competição; Consciência de classe; Cooperação; Direitos Fundamentais; Interação Social; Justiça Social; Mobilidade Social; Movimentos Sociais.

Bibliografia Básica:

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense. MARTINS, Carlos B. O que é sociologia? São Paulo: Brasiliense. LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. São Paulo: Atlas. Bibliografia Complementar:

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes. BOTTOMORE, T. B. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC.

BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Pearson.

FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, Jose de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(7)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1770– Psicologia Jurídica – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito - 2° Período

Ementa: Aspectos éticos, históricos e interdisciplinares da Psicologia Jurídica. Personalidade. Aparelho psíquico e comportamento humano. Lei simbólica e lei social. A Biologia, o desejo e a lei (interdição, incesto). Sexualidade. Família, casal e parentalidade. Adolescente e a lei. Compulsão e droga. Conflito intra e interpsíquico. Violência doméstica. Psicopatologia e a lei.

Objetivo Geral: Oportunizar que o início da trajetória científica se dê através do estudo dos processos psicológicos, ou seja, da compreensão dos elementos da mente que oportunizem a análise da Saúde Mental, sua relação com as interdições da lei e restauração de cidadania nos vários contextos psicossocioculturais do indivíduo, em diferentes fases de sua vida.

Conteúdo Programático Unidade 1 – Psicologia.

Psicologia: aspectos históricos; A psicologia científica; Psicologia: conceito; O objeto formal de estudo da Psicologia; Metodologia de Investigação em Psicologia.

Unidade 2 - Conceitos básicos de Psicologia Geral para operadores do Direito.

Personalidade versus Temperamento; Teoria Psicanalítica; Estrutura da Personalidade; Topografia da mente; Dinâmica da Personalidade e os mecanismos de defesa do Ego; Os estágios do desenvolvimento da Personalidade de Freud; Relevância da Teoria Psicanalítica para a prática da psicologia jurídica; Teoria do Desenvolvimento Psicossocial; Estágios de desenvolvimento da Personalidade de Erikson; Relevância da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial para a prática da psicologia jurídica; Teoria do Desenvolvimento Moral; Relevância da Teoria do Desenvolvimento Moral para a psicologia jurídica.

Unidade 3 - Psicologia Jurídica, Direito e Lei.

Aspectos históricos; Conceito; Psicologia e Direito; Psicologia e Lei.

Unidade 4 - Psicologia Jurídica.

Métodos (Investigação em Psicologia Jurídica); Doença mental e Direito; Responsabilidade Penal; A Dinâmica Psicossocial das decisões judiciais; Laudo e Perícia Psicológica em Direito Penal e Civil; Tipos de avaliações periciais; Doença Mental, Perturbação da Saúde Mental e Direito.

Unidade 5 - Psicologia Jurídica aplicada no Judiciário.

Juizado Cível: processos de guarda; Novos campos de atuação: Justiça Terapêutica.

Unidade 6 - Formas alternativas de aplicação da Psicologia Jurídica. Mediação; Conciliação; Arbitragem.

Bibliografia Básica:

BRITO, Leila Maria Torraca de. Temas de psicologia jurídica. Relume Dumará. RIGONATTI, Sérgio Paulo. Temas em psiquiatria forense e psicologia jurídica. Vetor. SERAFIM, Antônio de Pádua. Temas em psiquiatria forense e psicologia jurídica. Vetor Bibliografia Complementar:

CAIRES, Maria Adelaide de Freitas. Psicologia jurídica: implicações conceituais e aplicações práticas. Vetor. D’ANDREA, F. F. Desenvolvimento da Personalidade: enfoque psicodinâmico. Bertrand.

FADIMAN, J.; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. Harbra. GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. Martins Fontes.

SUTTER, Matilde Josefina. Determinação e mudança de sexo: aspectos médico-legais. RT.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(8)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1905– História dos Sistemas Jurídicos Contemporâneos – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 2° Período

Ementa: Introdução Histórica ao Direito; Direitos tradicionais não Europeus; O Direito na Antiguidade; O Direito na Idade Média; O Direito no Renascimento e as origens dos Sistemas Jurídicos Contemporâneos; O Sistema Romano-Germânico ou Romanista; O Common Law; Os Direitos Socialistas; O Direito no Brasil. Objetivo Geral: Habilitar o aluno à compreensão do Direito tomando como ponto de partida a origem das primeiras práticas jurídicas na História; Analisar o desenvolvimento dessas práticas jurídicas sob uma perspectiva histórico-antropológica, observando que a diversidade dessas experiências está condicionada às múltiplas culturas humanas em constante interação e mutação; Dessa forma, o conhecimento histórico do desenvolvimento das práticas jurídicas habilitará o aluno do curso de Direito a compreender criticamente o direito como um fenômeno Histórico-Cultural em constante transformação.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Introdução Histórica ao Direito.

Os Direitos Tradicionais não Europeus: Egípcio, Mesopotâmia, Hindu e Muçulmano; O Direito na Antiguidade. Estudos de casos: O Direito Hebraico e o Direito Romano; O Direito na Antiguidade: Pluralismo jurídico e Direito Canônico; O Direito no Renascimento: Formação do Estado Moderno e origens dos Sistemas Romano-Germânico ou Romanista e do Common Law.

Unidade 2 – Origem do Direito Contemporâneo.

Os Direitos após as Revoluções Liberais e seus desdobramentos na formação dos sistemas jurídicos Romano-Germânico ou Romanista e do Common Law; Os Direitos Socialistas e sua influência nas constituições modernas; Direito e Estado de Bem-Estar-Social; A formação do Direito brasileiro e suas origens romano-germânicas através da colonização portuguesa; Direito no Brasil Colônia; Direito no Brasil Império; Direito na República.

Bibliografia Básica:

CICCO, Cláudio de. História do pensamento jurídico e da filosofia do direito. Saraiva. DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. Martins Fontes. WOLKMER, Antônio Carlos (org.). Fundamentos de história do direito. Del Rey. Bibliografia Complementar:

ARAÚJO, Cristiano Paixão. Modernidade, tempo e direito. Del Rey. COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. Hemus.

GILISSEN, John. Introdução histórica ao Direito. Calouste Gulbenkian.

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história: lições introdutórias. Atlas. MACIEL, José Fabio Rodrigues. História do direito. Saraiva.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(9)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 3447 – Filosofia Jurídica – Obrigatória Carga Horária: 30h

Curso/Período: Direito - 2° Período

Ementa:

1) Introdução à Filosofia Jurídica. 2) Conceito, método e tarefa da Filosofia Jurídica. 3) A Fundamentação do saber jurídico. 4) Direito natural e direito positivo na história da Filosofia Jurídica. 5) Paradigmas emergentes na Filosofia Jurídica. 6) Problemas jurisfilosóficos contemporâneos.

Objetivo Geral:

Habilitar o aluno à atitude investigativa, a partir da compreensão da Filosofia Jurídica, desenvolvendo seu espírito crítico na percepção do significado social da atividade jurisdicional e na interpretação e aplicação das normas jurídicas.

Conteúdo Programático:

Unidade 1: Introdução à Filosofia Jurídica.

1-Pressupostos filosóficos e antropológicos da Filosofia Jurídica; 2-Conceito, objetivo e método da Filosofia Jurídica; 3-Ciências Humanas, Ciências Positivas e Ciências Jurídicas: relação e distinção; 4-Tarefas e metas da Filosofia Jurídica.

Unidade 2: Direito Natural e Direito Positivo na tradição jurídica.

1-Direito Natural e Direito Positivo no período clássico – greco-romano; - Sócrates: ética, educação, virtude e obediência; - Platão: idealismo, virtude e transcendência ética; - Aristóteles: justiça como virtude; - Cícero; 2-O jusnaturalismo teológico-metafísico medieval; - Agostinho – o Direito divino na Cidade dos Homens; - Tomas de Aquino – a Lei humana e a Lei Divina; a Justiça divina e a justiça humana.

Unidade 3: O Jusnaturalismo Moderno.

1-o contexto filosófico-cultural da Revolução Científica – séc. XVII; 2-a centralidade da Razão e do Ser Humano; 3-a “revolução copernicana” no Direito Moderno; 4-moralidade e legalidade no pensamento de Kant.

Unidade 4: A ruptura e emergência de novos paradigmas jurídicos.

1-O Positivismo Jurídico: raízes e características do normativismo de Hans Kelsen; 2-Realismo Jurídico: o direito como fato social; 3-A Teoria Tridimensional do Direito: fato, valor e norma.

Unidade 5: Problemas jurisfilosóficos contemporâneos.

1-Direito e Justiça; 2-Direito de Liberdade; 3-Direito e Ética; 4-Direito e Interpretação; 5-Direito e Lógica; 6-Direito e não-violência: análise dos movimentos pela paz na contemporaneidade e pelos 6-Direitos Humanos. Bibliografia Básica:

BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme A. Curso de filosofia do direito. Atlas. BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. Ícone.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. Saraiva. Bibliografia Complementar:

ENCARNAÇÃO, João Bosco da. Filosofia do Direito em Habermas: a hermenêutica. Stiliano. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Martins Fontes.

NUNES, Luiz Antônio Rizzatto. Manual de filosofia do direito. Saraiva. PERELMAN, Chaim. Ética e direito. Martins Fontes.

VASQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Civilização Brasileira.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(10)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 3841 – Metodologia da Pesquisa Jurídica – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 2° Período

Ementa: Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Investigação científica. O Método Científico. Delineamento da pesquisa. Projeto de pesquisa. Execução da pesquisa. Apresentação e divulgação da pesquisa. Normas da ABNT.

Objetivo Geral: Compreender a pesquisa como um princípio científico e educativo, familiarizando-se com o processo de pesquisa e com os trabalhos científicos que estão sendo realizados hoje na sua área específica de atuação, forma a construir a sua capacidade analítica em relação aos mesmos e seu interesse pela pesquisa.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – O Processo de Construção do Conhecimento Científico.

O Conhecimento Científico e Senso Comum; A Construção do Conhecimento Científico. Unidade 2 - A Metodologia de Investigação Científica. Tipologia da Pesquisa.

A Importância do Método na Elaboração da Pesquisa; Formulação do Problema; Delimitação do Objeto de Estudo; Formulação de Hipóteses; Levantamento de Dados; Análise e Interpretação dos Dados; A Pesquisa Quantitativa e Qualitativa.

Unidade 3 - As Técnicas de Estudo e Pesquisa.

Leitura, Análise e Interpretação de Textos; A Técnica do Fichamento; Documentação Bibliográfica; Arquivo de Conteúdos Temáticos.

Unidade 4 – As Fontes da Pesquisa.

Recursos da Biblioteca e da Internet; O Levantamento Bibliográfico. Unidade 5 - A Elaboração do Projeto de Pesquisa.

A Função do Projeto de Pesquisa; As Etapas do Projeto de Pesquisa; A Delimitação do Tema e do Problema da Pesquisa; Referencial Teórico; Construção de Hipóteses; Justificativa; Objetivos; Metodologia; Orçamento; - Cronograma de Atividades; - Referências Bibliográficas.

Unidade 6 – O Trabalho de Execução da Pesquisa.

O Trabalho de Campo; A Entrevista; A Observação Participante. Unidade 7 – O Processo de Interpretação e Análise dos Dados.

A Organização e a Classificação dos Dados; Fontes Bibliográficas; Fontes Documentais; Fontes Orais. Unidade 8 - Apresentação e Divulgação da Pesquisa.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso. Unidade 9 - A Comunicação Científica. A Preparação do Trabalho Acadêmico. Bibliografia Básica:

NUNES, Luiz Antônio Rizzatto. Manual da monografia jurídica. Saraiva. RUIZ, João A. Metodologia científica: guia para a eficiência nos estudos. Atlas. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. Cortez.

Bibliografia Complementar:

BARRAL, Welber. Metodologia da pesquisa jurídica. Del Rey.

BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para os cursos de direito. Saraiva.

COELHO, Edihermes Marques; MESQUITA, Gil Ferreira de. Metodologia da pesquisa jurídica. IPEDI. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Perspectiva.

LAKATOS, Eva e MARCONI, Marina A. Metodologia do trabalho científico. Atlas.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(11)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 3852 – Teoria Geral do Direito – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 2° Período

Ementa: O Direito como fenômeno. Fontes do Direito. Teoria da norma jurídica. Teoria do Ordenamento Jurídico. Os operadores do Direito.

Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno a formação de conhecimentos básicos na área jurídica a fim de que se torne capaz de desenvolver o raciocínio jurídico, consentâneo aos institutos básicos do Direito; Visa ainda, construir uma formação mais crítica quanto às fontes do Direito, em que conhecerá o papel jurídico do costume e o papel transformador da jurisprudência pátria nos dias atuais.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 - O Direito como fenômeno.

1. Teoria do Direito: uma introdução crítica. Direito e lei: questionamentos críticos. Mitos que envolvem o direito. Senso comum dos juristas. Quem é o sujeito de direito?; 2. Direito e ciência jurídica: Epistemologia geral. O processo de elaboração do conhecimento: empirismo, racionalismo e Crítica. O conhecimento científico: senso comum, noções de gerais de ciência. Direito e moral. Direito e justiça; 3. Divisões do Direito: Direito Público e privado (diálogo das fontes). Direito coletivo e individual.

Unidade 2 - Fontes do Direito.

1. Compreensão do termo “fontes”; 2. Posicionamento crítico sobre as fontes no Direito Brasileiro Moderno; 3. Fonte Formal e Material; 4. A lei: Noção de lei. Fases do processo legislativo; 5. A posição da Teoria Tridimensional.

Unidade 3 - Teoria da norma jurídica.

1. Normas sociais e normas jurídicas; 2. Finalidade das normas jurídicas e importância; 3. Critérios de valoração das normas (LINDB): a) justiça; b) validade; c) eficácia; 4. Elementos da norma jurídica: estrutura e características; 5. Classificação (tipos de normas jurídicas); 6. A distinção entre normas primárias e normas secundárias; 7. Distinção entre princípios e regras.

Unidade 4 - Teoria do Ordenamento Jurídico.

1. Conceito de Ordenamento jurídico; 2. Elementos do Ordenamento jurídico; 3. As lacunas: Conceito de Lacunas. Formas de integração; 4. As antinomias: Conceito e tipos de antinomias. Critérios e metacritérios de solução de antinomias; 5. As relações entre ordenamentos jurídicos.

Unidade 5 - Os Operadores do Direito.

1. As profissões jurídicas; 2. A função social dos operadores jurídicos; 3. Assessoria Jurídica popular. Poder Judiciário, função jurisdicional e estrutura; 4. Independência do poder Judiciário e o magistrado.

Bibliografia Básica:

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. UNB.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do direito. Calouste Gulbenkian.

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito. Saraiva. Bibliografia Complementar:

COELHO, Luiz Fernando. Teoria crítica do direito. Del Rey. DALLARI, Dalmo de Abreu. O renascer do direito. Saraiva.

DINIZ, Maria Helena. Lei de introdução ao código civil brasileiro interpretada. Saraiva. FREITAS, Juarez. A interpretação sistemática do direito. Malheiros.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Martins Fontes.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(12)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 3874 – Teoria Geral do Estado – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 2° Período

Ementa:

1. O fenômeno Estado. 2. Elementos do Estado. 3. Formas de Estado. 4. Formas, regimes e sistemas de governo. 5. Paradigma do Estado Constitucional de Direito..

Objetivo Geral:

Compreender a importância do Estado, sua formação e finalidade a fim de construir base ao entendimento da estrutura do Estado moderno em suas diversas formas, abrangendo a estruturação de seu governo e os reflexos de sua organização na realidade social, inclusive no que tange à cidadania. Discutir a questão do paradigma do Estado Constitucional de Direito e seus reflexos na contemporaneidade.

Conteúdo Programático Unidade 1: O fenômeno Estado.

1.1. A formação do Estado Moderno; 1.2. A evolução histórica do Estado; 1.3. As diferenças básicas entre Estado e Nação; 1.4. O conceito de Estado.

Unidade 2: Elementos do Estado.

2.1. Introdução básica aos elementos do Estado: território, povo, soberania e fins do Estado; 2.2. Território; 2.3. Povo; 2.4. Poder; 2.5. O poder da constituição e a questão da soberania.

Unidade 3: Formas de Estado.

3.1. Introdução geral; 3.2. Estado Unitário; 3.3. Estado Federado; 3.4. Confederação de Estados.

Unidade 4: Formas, regimes e sistemas de governo.

4.1. Monarquia, República e Democracia; 4.2. A primeira e Segunda geração dos direitos: os civis e políticos; A terceira geração: os direitos sociais; 4.3. Democracia clássica; democracia Direta; democracia representativa; democracia semidireta; 4.4. Os regimes políticos contemporâneos: ditaduras e totalitarismos; 4.5. Formas de regime representativo: governo de Assembleia, governo parlamentar, governo presidencial; 4.6. A cidadania na era redemocratização e a constituição de 1988.

Unidade 5: Paradigma do Estado Constitucional de Direito.

5.1. Os paradigmas do Estado; 5.2. A crise de paradigmas do Estado pré-moderno ao constitucionalismo rígido; 5.2 As mudanças estruturais na concepção de Estado após o paradigma do Estado Constitucional de Direito; 5.3 A crise da soberania moderna.

Bibliografia Básica:

BONAVIDES, Paulo. Do Estado liberal ao Estado social. Malheiros. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. Saraiva. MALUF, Sahid. Teoria geral do Estado. Saraiva.

Bibliografia Complementar:

AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do Estado. Globo.

BASTOS, Celso. Curso de Teoria do Estado e Ciência Política. Saraiva.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Paz e Terra. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. Malheiros.

GOULART, Clovis de Souto. Formas e sistemas de governo. Sérgio Fabris.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(13)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1376– Economia Aplicada ao Direito – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 3° Período

Ementa: Origem e caracterização do capitalismo ocidental. A Nova Ordem Capitalista. Sistema econômico capitalista brasileiro. Noções de Microeconomia. Estruturas de Mercado. Noções de Macroeconomia. Micro x Macroeconomia – Entender a relação existente. Atuação do Estado na Economia – uma abordagem sobre o caso brasileiro

Objetivo Geral: Compreender o funcionamento da economia capitalista, nos campos micro e macroeconômico, tendo em vista o desenvolvimento do instrumental para atuação em diversos campos do direito.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Introdução à Economia; Elementos Econômicos; Fatores de Produção; Sistemas Econômicos.

Unidade 2: O funcionamento do mercado; Forças de Mercado – Demanda; Forças de Mercado – Oferta; Estruturas típicas de mercado: concorrência perfeita, Monopólio e Oligopólio.

Unidade 3: Introdução a Macroeconomia: PIB X PNB; Poupança e Consumo; Política Fiscal; Sistema Financeiro Nacional; Política Monetária; Política Cambial; Comércio Internacional; Crescimento Econômico X Desenvolvimento Econômico; Desemprego; Inflação.

Bibliografia Básica:

LANZANA, Antônio Evaristo Teixeira. Economia brasileira: fundamentos e atualidade. Atlas. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. Atlas.

TROSTER, Roberto Luís; MOCHON, Francisco. Introdução à Economia. Makron Books. Bibliografia Complementar:

FARIA, José Eduardo. Direito e economia na democratização brasileira. Malheiros. GREMAUD, Amaury Patrick (et. al). Manual de economia. Saraiva.

HUNT, E. K.; SHERMAN, Howard J. História do pensamento econômico. Vozes.

HAYEK, Friedrich August Von. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia. Visão.

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval de; GREMAUD, Amaury Patrick; TONETO JÚNIOR, Rudinei. Economia brasileira e contemporânea. Atlas.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(14)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1704 – Criminologia – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 3° Período

Ementa: Introdução à Criminologia. Histórico Evolutivo do Pensamento Criminológico. Do paradigma da Reação Social e a Criminologia Crítica. Sistema de Justiça Criminal e os Problemas Contemporâneos da Criminologia.

Objetivo Geral: Permitir que o discente tenha uma reflexão crítica sobre o sistema punitivo em todas as suas fases, por meio da compreensão da construção gradativa dessa ciência e do processo de desconstrução do direito penal nas sociedades pós-modernas.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 - Introdução à Criminologia.

1. Conceito da Criminologia; 2. Da Interdisciplinaridade e a relação com outras Ciências; 2.1 Direito Penal; 2.2 Direito Processual Penal; 2.3 Vitimologia; 2.4 Política-Criminal; 2.5 Psicologia Criminal; 2.6 Sociologia Criminal; 2.7 Segurança Publica; 3. Objetos de Estudo da Criminologia; 3.1 Do Crime na perspectiva criminológica; 3.2 Do Criminoso; 3.3 Da vítima e os processos de vitimização; 3.4 Controle Social: Formal e Informal; 4. Funções e Finalidades da Criminologia; 5. Método de Estudo.

Unidade 2 - Histórico Evolutivo do Pensamento Criminológico.

1. Do surgimento do pensamento criminológico; 1.1 Aportes iniciais e precursores do Período Pré-Clássico; 1.2 Iluminismo, Escola Clássica e Período Humanitário; 1.3 Criminologia como Ciência: Escola Positiva e Período Antropológico; 2. Escolas Penais Intermediárias e Ideologia da Defesa Social; 2.1 Terceira Escola Italiana; 2.2 Correcionalismo; 2.3 Nova Defesa Social; 2.4 Tecnicismo Jurídico; 2.5 Moderna Escola Alemã; 3. Escolas Psicanalíticas do Crime; 3.1 Delito como Superação do Sentimento de Culpa; 3.2 Pena como Reforço do Superego; 4. Teorias Sociológicas do Crime; 4.1 Teorias da Anomia: 4.1.1 Teoria Estrutural-Funcionalista de Emile Durkheim; 4.1.2 Teoria dos Fins Culturais de Robert K. Merton; 4.2 Teorias do Contato e da Aprendizagem; 4.2.1 Teorias das Subculturas Criminais; 4.2.2 Teorias da Associação Diferencial; 4.3 Teorias Ecológicas do Crime e Escola de Chicago; 4.3.1 A ecologia criminal; 4.3.2 As propostas da ecologia criminal; 4.3.3 A discussão recente do problema e as intervenções atuais; 4.3.4 Ponderação crítica sobre a ecologia criminal.

Unidade 3 - Do paradigma da Reação Social e a Criminologia Crítica.

1 Da passagem do padrão etiológico para o enfoque da reação social (labelling approach); 1.1 Etnometodologia e Interacionismo Simbólico; 1.2 Reação ao crime e seletividade do sistema punitivo; 1.3 A influência do labelling approach no pensamento jurídico brasileiro; 2 Dos fundamentos da Criminologia Critica e Radical; 2.1 Ideologia Marxista e Teorias Sociológicas da Reação Social; 2.2 Das Políticas Criminais Alternativas – Minimalismo, Garantismo e Abolicionismo Penal; 2.3 Um enfoque final e notas conclusivas: a contribuição da teoria crítica.

Unidade 4 - Sistema de Justiça Criminal e os Problemas Contemporâneos da Criminologia.

1. Sistema Penal e Controle Social; 2. Dos órgãos e funções que compõem o Sistema Penal; a) Polícia; b) Ministério Publico; c) Judiciário; d) Advocacia – Publica e Privada; e) Execução Penal e Sistema Prisional; 3. Problemas Contemporâneos da Criminologia; a) Estudo da Violência; b) O estudo criminológico do uso e tráfico de drogas; c) Trânsito e sistema penal; d) Multiculturalismo e Criminologia; d) Globalização Econômica e Política e o enfoque criminológico: meio ambiente, ordem econômica, corrupção e terrorismo. Bibliografia Básica:

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Freitas Bastos.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Vozes.

GOMES, Luiz Flávio; MOLINA, Antônio García-Pablos de. Criminologia. RT. Bibliografia Complementar:

BARBOSA, Rui de Oliveira. Criminologia e direito criminal: seleção e dicionário de pensamentos. Romana. BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Ediouro.

(15)

---

FERNANDES, Valter. Criminologia integrada. RT.

SILVEIRA, Fabiano Augusto Martins. Da criminalização do racismo: aspectos jurídicos e sociocriminológicos. Del Rey.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(16)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1911 – Direito Constitucional I – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 3° Período

Ementa:

1. Constitucionalismo e Direito Constitucional. 2. Constituição. 3. Poder Constituinte. 4. Teoria das normas constitucionais. 5. Preâmbulo e princípios fundamentais na CF/88 (art. 1º a 4º). 6. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais.

Objetivo Geral:

Compreender as noções básicas da Teoria Geral da Constituição, do Poder Constituinte e dos Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil em suas diversas manifestações e consequências.

Conteúdo Programático:

Unidade 1: Constitucionalismo e Direito Constitucional.

- As etapas do Constitucionalismo; - A origem e o contexto histórico de surgimento das constituições modernas.

Unidade 2: Constituição.

-Conceito; -História das Constituições brasileiras; -Elementos, conteúdo, tipologias, natureza jurídica.

Unidade 3: Poder Constituinte.

-Poder Constituinte Originário; -Poder Constituinte Derivado Reformador; -Poder Constituinte Derivado Decorrente (Institucionalizador e de Reforma Estadual).

Unidade 4: Normas Constitucionais.

-Espécies de normas constitucionais; -Aplicabilidade e classificação das normas constitucionais.

Unidade 5: Princípios Constitucionais Fundamentais.

-Os princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Unidade 6: Teoria Geral dos Direitos Fundamentais.

-Conceito; - Natureza Jurídica; -Gerações dos Direitos Fundamentais; -Características; -Aplicabilidade das normas de direitos fundamentais; -Destinatários.

Bibliografia Básica:

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. Saraiva.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. Saraiva.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. Malheiros. Bibliografia Complementar:

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituição. Almedina. COELHO, Inocêncio Mártires. Interpretação constitucional. Sérgio Fabris.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. Malheiros.

SOUZA NETO, Cláudio Pereira de et al. Teoria da constituição: estudos sobre o lugar da política no direito constitucional. Lumen Juris.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito constitucional. Saraiva.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(17)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1912 – Teoria Geral da Interpretação Jurídica – Obrigatória Carga Horária: 30h

Curso/Período: Direito – 3° Período

Ementa: Hermenêutica Jurídica. Metódica da Hermenêutica Jurídica. Hermenêutica e argumentação. Elementos da lógica jurídica. Hermenêutica Constitucional.

Objetivo Geral: Compreender os diferentes métodos de interpretação jurídica, suas possibilidades de aplicação e os limites de uma interpretação sintático-semântica do Direito constituída pela lógica.

Conteúdo Programático: Unidade 1: Hermenêutica.

a) Compreensão dos termos: Hermenêutica, interpretação, integração e aplicação; b) Estudo dos métodos clássicos de interpretação; c) Principio da “in claris cessat interpretativo”; d) Vontade do legislador e “mens legis”; e) Novos métodos interpretativos.

Unidade 2: Elementos da lógica aplicados ao direito.

a) Análise da proposição; b) Elementos conectivos; c) Criação do argumento.

Unidade 3: Hermenêutica Constitucional.

a) Os princípios constitucionais como diretrizes de interpretação; b) Princípio da Supremacia da Constituição; c) Princípio da Unidade da Constituição; d) Princípio da Presunção de Constitucionalidade das Normas; e) Princípio da Simetria Constitucional; f) Princípio do Efeito Integrador; g) Princípio da Força Normativa; h) Princípio da Convivência das Liberdades Públicas; i) Principio da Proporcionalidade.

Bibliografia Básica:

FRANÇA, R. Limongi. Hermenêutica jurídica. Saraiva.

FREITAS, Juarez. A interpretação sistemática do direito. Malheiros. HERKENHOFF, João Batista. Como aplicar o direito. Forense. Bibliografia Complementar:

FRIEDE, Reis. Ciência do direito, norma, interpretação e hermenêutica jurídica. Forense Universitária. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Martins Fontes.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. Forense. PERELMAN, Chaim. Lógica jurídica. Martins Fontes.

________. Tratado da argumentação: a nova retórica. Martins Fontes.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(18)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1919 – Direito Civil I – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 3° Período

Ementa: Do Direito Civil e sua codificação. Das Pessoas: Pessoa natural e jurídica. Dos bens Jurídicos. Dos fatos jurídicos e suas modalidades. Da prescrição e decadência.

Objetivo Geral: Compreender os elementos básicos da teoria geral do Direito Civil, especificamente, no que se refere às relações jurídicas das pessoas naturais e jurídicas, bens, fatos, atos e negócios, capacitando o aluno com técnica bastante à solução de problemas sociais em relações privadas.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 - Direito Civil e sua codificação:

1. Princípios e Conteúdos do Direito Civil; 2. Etiologia Histórica do Código Civil; 3. Divisão de Conteúdo do Código Civil.

Unidade 2 - Das Pessoas: Pessoa natural e Jurídica:

1. Das pessoas naturais: A personalidade jurídica. Conceito. O início da personalidade jurídica (teorias). O embrião. O nascituro. Capacidade de direito e de fato e legitimidade. Incapacidade (Noções. Incapacidade Absoluta. Incapacidade Relativa. Formas de obtenção da capacidade. Proteção aos Incapazes). Nome Civil. Estado da pessoa natural. Registro Civil. Extinção da pessoal natural. Direitos da Personalidade. Domicílio; 2. Pessoa Jurídica: Conceito. Natureza Jurídica. Pressupostos de existência da pessoa jurídica. Surgimento da pessoa jurídica (sociedades irregulares ou de fato. Grupos despersonalizados). Capacidade e representação da Pessoa Jurídica. Classificação. Responsabilidade Civil e penal. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Extinção da Pessoa Jurídica. Domicílio.

Unidade 3 - Dos Bens:

1. Conceito; 2. Caracteres; 3. Classificação: Dos bens considerados em si mesmos. Dos bens reciprocamente considerados. Dos bens considerados em relação ao titular do domínio. Dos bens que estão fora do comércio. Do bem de família.

Unidade 4 - Dos Fatos Jurídicos e suas modalidades:

1. Teoria Geral dos Fatos Jurídicos: Conceito de Fato Jurídico em Sentido Amplo. Classificação. Aquisição, Modificação, Defesa e Extinção de Direitos; 2. Fato Jurídico em Sentido Estrito: Conceito e Classificação; 3. Ato Jurídico: Conceito e Classificação; 4. Negócio Jurídico: Conceito e Classificação. Interpretação. Os três planos do negócio jurídico (existência, validade e eficácia). Os Elementos do negócio jurídico (Elementos Essenciais de validade de elementos acidentais). Defeitos dos negócios jurídicos (Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, fraude contra credores, simulação). Invalidades: Inexistência do negócio jurídico. Nulidade absoluta e nulidade relativa do Negócio Jurídico. Da prova; 5. Ato ilícito: Conceito e Elementos. Espécies. O abuso de direito. Consequências. Excludentes de ilicitude.

Unidade 5: Da Prescrição e Decadência:

1. Noções conceituais; 2. Distinção entre prescrição e decadência: Etapas para compreensão; 3. A prescrição e a decadência no Código Civil; 4. Causas impeditivas e suspensiva da prescrição; 5. Causas interruptivas da prescrição; 6. Prazos prescricionais; 7. Prazos decadenciais.

Bibliografia Básica:

COELHO, Fábio Ulhôa. Curso de direito civil, v. 1. Saraiva.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil, v.1. Saraiva. MELLO, Cleyson M.; FRAGA, Thelma. Direito civil: introdução e parte geral. Impetus.

Bibliografia Complementar:

BITTAR, Carlos Alberto. Teoria geral do direito civil. Forense. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, v.1. Saraiva.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: parte geral, v.1. Saraiva. LOTUFO, Renan. Curso avançado de direito civil, v.1. RT.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil, v.1. Atlas.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(19)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 5429 – Antropologia Cultural – Obrigatória Carga Horária: 60h

Curso/Período: Direito – 3° Período

Ementa: Dinamicidade e polissemia do conceito de cultura. Antecedentes históricos da cultura. Cultura e diversidade. Cultura: aquisição ou inatismo? As duas concepções básicas de cultura e as relações entre elas. Significado de social e de cultura. Abordagem culturalistas: limitações e contribuições. Antropologia e política. Algumas temáticas da chamada antropologia das sociedades complexas. Racismo, preconceito e intolerância. Discriminação – crimes por raça e cor. O debate atual sobre a questão étnico-racial.

Objetivo Geral: A disciplina deve proporcionar condições para que o aluno construa o conceito de cultura e o apreenda de forma polissêmica. Além disso, conhecer os antecedentes históricos da cultura e as diferentes escolas de antropologia cultural conduzindo a uma compreensão global sobre a dinâmica e diversidade cultural e relacioná-las a antropologia das sociedades complexas.

Conteúdo Programático

Unidade 1 — Cultura: um conceito polissêmico e dinâmico

1 – Cultura e diversidade: uma temática antropológica e contemporânea; 2 – Cultura: dos sentidos comuns à concepção antropológica; 3 – Duas concepções básicas de cultura e as relações entre elas; 4 – Antecedentes históricos do conceito de cultura; 5 – As noções de “kultur” e “civilization”; 6 – O conceito de cultura de Tylor; 7 – A Gênero da Antropologia como campo de saber; 8 – Cultura: aquisição ou inatismo?

Unidade 2 — Antropologia Cultural: conceitos, métodos, teorias e escolas.

1 – O campo antropológico e a dinâmica cultural; 2 – A Escola Evolucionista do Século XIX: contexto histórico de formação; 3 – O Evolucionismo Social e a abordagem da diversidade cultural: História, Evolução e Progresso; 4 – As críticas Antropológicas ao Evolucionismo Social; 5 – A Escola Cultural Americana (Difusionismo) e o Particularismo Histórico; 6 – O Etnocentrismo e os problemas colocados através de sua prática.

Unidade 3 – Antropologia cultural: mudança de paradigma.

1 – A transformação teórico-intelectual do campo antropológico; 2 – A Escola Funcionalista em Perspectiva: pressupostos conceituais; 3 – A etnografia como forma de pesquisa de campo detalhada: a superação do etnocentrismo e o esforço de relativização; 4 – Escola Estruturalista em Perspectiva: pressupostos conceituais; 5 – O Modelo Clássico de Etnografia e as críticas da abordagem interativista da cultura em perspectiva.

Unidade 4 – A antropologia Cultural aplicada ao estudo das sociedades complexas: alguns objetos de análise

1 – Indivíduo, pessoa e a sociedade brasileira; 2 – Identidade e sincretismo religioso na cultura brasileira; 3 – Racismo à brasileira: cor e raça na intimidade; 4 – Cultura e identidade nacional: Brasil, o país do “jeitinho”?; 5 – Corpo: suporte de signos e lugar de inscrição da sociedade.

Bibliografia Básica:

DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rocco. LARAIA, Roque de Barros Laraia. Cultura: um conceito antropológico. Zahar. LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. Brasiliense

Bibliografia Complementar:

BARBOSA Lívia. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Campus.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais. Ática. CHAUÍ, Marilena de Sousa. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. Cortez. GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Tradução de Vera Ribeiro. Zahar.

REALE, Miguel. Paradigmas da cultura contemporânea. Saraiva.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(20)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1915 – Direito Constitucional II – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 4° Período

Ementa:

1. Direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal de 1988; 2. Organização do Estado Brasileiro: a Federação brasileira, a União, os Estados-membros, os municípios, o Distrito Federal, os territórios e intervenção; 3. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas; 4. Funções Essenciais da Justiça.

Objetivo Geral:

Compreender, com base na dogmática crítica, os Direitos Fundamentais, a organização estatal da ordem constitucional brasileira e os instrumentos de defesa do Estado.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal de 1988.

1. Direitos e garantias Individuais; 1.1. Direito à vida e privacidade; 1.2. Direito de igualdade; 1.3. Direito de Propriedade; 1.4. Liberdades; 1.5. Remédios Constitucionais; 2. Direito de nacionalidade; 1.1. Noções gerais; 1.2. Nacionalidade Originária; 1.3. Nacionalidade Adquirida; 1.4. Equiparação; 1.5. Tratamento diferenciado entre nacionais; 1.6. Perda da Nacionalidade; 2. Direitos Políticos; 1.1. Noções gerais; 1.2. Sufrágio Universal; 1.3. Condições de elegibilidade; 1.4. Condições de inelegibilidade; 1.5. Perda e suspensão dos direitos políticos; 1.6. Partidos Políticos.

Unidade 2 – Organização do Estado Brasileiro.

1. Federação brasileira; 2. Conceito; 3. Características; 3.1. Entes federados; 3.2. Competência da União, Estados-membros, Municípios e Distrito Federal; 3.3. Natureza jurídica dos territórios; 3.4. Formação de novos Estados-membros, territórios e Municípios; 4. Intervenção; 4.1. Conceito; 4.2. Intervenção Federal; 4.3. Intervenção Estadual.

Unidade 3 – Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. 1. Estado de sítio; 2. Estado de defesa; 3. Forças Armadas.

Unidade 4 – Funções Essenciais da Justiça.

1. Ministério Público; 2. Defensoria Pública; 3. Advocacia. Bibliografia Básica:

BARROSO, Luís Roberto. Constituição da República Federativa do Brasil anotada. Saraiva. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituição. Almedina.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. Saraiva.

Bibliografia Complementar:

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. Saraiva. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. Saraiva.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. Malheiros.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. Saraiva. PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. Saraiva.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(21)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1916 – Teoria Geral do Processo – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 4° Período

Ementa:

1. Noções preliminares: introdução à Teoria Geral do Processo; direito substancial e direito processual; processo e Constituição; princípios gerais do direito processual. 2. Da jurisdição: conceitos e princípios fundamentais; espécies de jurisdição; Organização Judiciária; competência; modificação da competência. 3. Da ação: direito à prestação jurisdicional; condições para o exercício do direito de ação; classificação das ações; a defesa do réu. 4. Do processo: natureza jurídica do processo; a relação processual; composição subjetiva do processo; a Advocacia; o Ministério Público.

Objetivo Geral:

Compreender os institutos fundamentais do processo através do estudo de sua trilogia estrutural, criando pensamento interdisciplinar entre os conceitos genéricos da Teoria Geral do Processo e os diversos ramos do direito processual jurisdicional: civil, penal e trabalhista.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Noções preliminares.

1. Introdução à Teoria Geral do Processo: Sociedade e direito; Funções do direito; Formas de resolução dos conflitos sociais; Definição, objeto e função da Teoria Geral do Processo; Conteúdo da Teoria Geral do Processo: o processo jurisdicional; Trilogia estrutural do direito processual: jurisdição, ação e processo; 2. Direito substancial e direito processual: Sociedade, Estado e direito; Direito substancial; Direito processual; Direito processual em sentido amplo; Divisão e conteúdo do direito processual; 3. Processo e Constituição: Direito Constitucional como base fundamental; Direito Constitucional Processual e Direito Processual Constitucional; 4. Princípios gerais do direito processual: Conceito; Princípio da igualdade; P. do contraditório e da ampla defesa; P. do juiz natural; P. da imparcialidade do juiz; P. da ação; P. da disponibilidade; P. da indisponibilidade; P. da motivação das decisões judiciais; P. da publicidade; P. do duplo grau de jurisdição; P. do devido processo legal.

Unidade 2 – Da Jurisdição.

1. Conceitos e princípios fundamentais: Conceito de jurisdição; Caráter substitutivo da jurisdição; Escopo jurídico de atuação do direito; Outras características da jurisdição; Princípios fundamentais da jurisdição; Extensão da jurisdição; 2. Espécies de jurisdição: Unidade ou pluralidade de jurisdições: observação; Classificação da jurisdição; Jurisdição comum e especial; Jurisdição superior e inferior; Jurisdição contenciosa e voluntária; 3. Organização Judiciária: Estrutura do Poder Judiciário e organização judiciária; Unidade e duplo grau de jurisdição; Composição dos juízos e tribunais; Critérios de ingresso na magistratura; Garantia dos magistrados: independência política e jurídica; Auxiliares da Justiça: conceito; Classificação dos auxiliares da Justiça; 4. Competência: Definição de competência; Jurisdição e competência; Critérios determinativos da competência; 5. Modificação da competência: Competência absoluta e relativa; Causas de modificação da competência: causas legais, causas voluntárias e prorrogação; Formas de impugnação da incompetência; Conflitos de competências; Prevenção; Perpetuação da jurisdição.

Unidade 3 – Da Ação.

1. Direito à prestação jurisdicional: Definição de ação; Origem histórica da ação; Natureza jurídica da ação; A constitucionalização da ação; Condições para o exercício do direito de ação; Possibilidade jurídica do pedido; Interesse de agir; Legitimidade das partes; Ausência das condições da ação: consequências; 2. Classificação das ações: Classificação da ação civil; Classificação da ação penal: critério subjetivo; Classificação da ação trabalhistas: dissídios individuais e coletivos; 3. A defesa do réu: Bilateralidade da ação e do processo; Exceção; Natureza jurídica da exceção; Classificação das exceções.

Unidade 4 – Do Processo.

1. Natureza jurídica do processo: Processo e procedimento; A natureza jurídica do processo; Esboço das teorias sobre a natureza jurídica do processo; Análise das teorias: conclusões; 2. A relação processual: Características da relação processual; Autonomia e conteúdo da relação processual; Pressupostos da relação processual; Pressupostos de existência da relação processual; Pressupostos de desenvolvimento válido da

(22)

---

relação processual; 3. Composição subjetiva do processo: Conceito, generalidades e princípios informativos; Pluralidade de partes, ativa e passiva: litisconsórcio e intervenção de terceiros; Substituição processual e representação; 4. A Advocacia: Advogado e capacidade postulatória; Natureza da advocacia; A OAB e seu Estatuto (Lei nº 8.906/94); Advocacia-Geral da União e Defensoria Pública; 5. O Ministério Público: Definição, histórico e funções; Ministério Público da União e dos Estados; Princípios informativos e autonomia; Estrutura organizacional do MP; Garantias de independência do MP.

Bibliografia Básica:

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo, GRINOVER, Ada Pellegrini, DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. Malheiros.

MESQUITA, Gil Ferreira de. Teoria geral do processo. IPEDI. ROCHA, José de Albuquerque. Teoria geral do processo. Malheiros. Bibliografia Complementar:

ALVIM, José Eduardo Carreira. Teoria geral do processo. Forense.

GONÇALVES, Aroldo Plínio. Técnica processual e teoria do processo. Aide. MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria geral do processo. RT.

NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. RT. PAULA, Jônatas Luiz Moreira de. Teoria geral do processo. LED.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(23)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1917 – Direito Civil II – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 4° Período

Ementa:

1. O Direito das Obrigações. 2. Classificações das obrigações. 3. Transmissão das obrigações. 4. Efeitos das obrigações: Adimplemento das obrigações. Inadimplemento das obrigações e Obrigação de indenizar.

Objetivo Geral:

Possibilitar ao aluno a compreensão dos conceitos fundamentais do Direito das Obrigações, por meio da análise dos elementos da relação jurídica obrigacional. Capacitá-lo, ainda, a entender a classificação das obrigações, o adimplemento e inadimplemento das mesmas e a consequente responsabilidade civil.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 - O Direito das Obrigações.

1. Introdução ao direito das obrigações; 2. Noções gerais sobre as obrigações e acepções; 3. Conceito; 4. Elementos Constitutivos das Obrigações; 5. Fontes das Obrigações; 6. Os atos unilaterais como fontes do Direito Obrigacional.

Unidade 2 - Classificações das Obrigações.

1. Das obrigações em relação ao vínculo: Das Obrigações Civis e Naturais; 2. Das obrigações em relação ao objeto: Obrigação de Dar Coisa Certa e Coisa Incerta. Das Obrigações de Fazer e Não Fazer. Das obrigações de solver dívida em dinheiro; 3. Das obrigações em relação ao modo de execução: Obrigação simples, cumulativa, alternativa e facultativa; 4. Das obrigações em relação aos sujeitos: Das Obrigações Divisíveis e Indivisíveis. Das Obrigações Solidárias; 5. Outras modalidades de obrigações: Das Obrigações de Meio, de resultado e de Garantia. Das Obrigações Puras e Simples, Condicionais, a Termo e Modais. Das Obrigações Principais e Acessórias. Das Obrigações Líquidas e Ilíquidas; 6. Outros conceitos importantes: Obrigação propter rem. Ônus reais. Obrigação com eficácia real.

Unidade 3 - Transmissão das Obrigações.

1. Cessão de crédito; 2. Assunção de dívida; 3. Cessão de posição contratual.

Unidade 4 - Efeitos das Obrigações: Adimplemento.

1. Do Pagamento; 2. Do Pagamento em Consignação; 3. Do Pagamento com Sub-rogação; 4. Imputação do Pagamento; 5. Da Dação em Pagamento; 6. Da Novação; 7. Da Compensação; 8. Da Confusão; 9. Da Remissão.

Unidade 5 – Efeitos das obrigações: Inadimplemento e Obrigação de Indenizar.

1. Inadimplemento fortuito da obrigação; 2. Inadimplemento voluntário absoluto e relativo (Mora); 3. Perdas e danos; 4. Dos Juros; 5. Cláusula penal; 6. Arras ou sinal; 7. Das preferências e privilégios creditórios. Noções.

Bibliografia Básica:

COELHO, Fábio Ulhôa. Curso de direito civil, v.2. Saraiva.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: Obrigações, v.2. Saraiva.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: teoria geral das obrigações, v.2. Saraiva. Bibliografia Complementar:

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, v.2. Saraiva.

FERREIRA, Keila Pacheco. Abuso do direito nas relações obrigacionais. Del Rey. FIUZA, César. Direito civil completo. Del Rey.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil, v.2. Forense. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil, v.2. Atlas.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

(24)

---

Plano de Ensino

Disciplina: 1918 – Direito Penal I – Obrigatória Carga Horária: 75h

Curso/Período: Direito – 4° Período

Ementa:

1. Noções preliminares: introdução ao Direito Penal; princípios do Direito Penal; Direito Penal e Constituição; fontes do Direito Penal. 2. Teoria da Lei Penal: interpretação da lei penal; lei penal no tempo; lei penal no espaço; lei penal em relação às pessoas; aplicação da lei penal. 3. Teoria Geral do Crime: tipicidade; ilicitude; culpabilidade. 4. Concurso de pessoas.

Objetivo Geral:

Proporcionar ao discente a compreensão crítica da dogmática jurídico-penal, a partir da premissa de que o direito penal constitui-se como ciência valorativa, finalista, constitutiva e sancionatória.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Noções preliminares.

1. Introdução ao Direito Penal: Direito Penal e sistemas de controle social; conceito de Direito Penal; funções do Direito Penal; 2. Direito Penal e Constituição: fontes do Direito Penal; 3. Princípios gerais do Direito Penal: legalidade; anterioridade; intervenção mínima; subsidiariedade; fragmentariedade; insignificância; ofensividade; alteridade; responsabilidade subjetiva; humanidade.

Unidade 2 – Teoria da Lei Penal.

1. Lei penal: características; espécies; critérios de interpretação; 2. Lei penal no tempo: hipóteses de conflito de leis penal no tempo; retroatividade e irretroatividade da lei penal; lei penal temporária e excepcional; tempo do crime; 3. Lei penal no espaço: lugar do crime; territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. 4. Lei penal em relação às pessoas: imunidades diplomáticas e parlamentares; 5. Aplicação da lei penal: eficácia da sentença estrangeira; prazo penal; conflito aparente de normas penais e seus critérios de solução.

Unidade 3 – Teoria Geral do Crime.

1. Introdução à Teoria do Crime: conceito e espécies de infração penal; evolução dogmática da teoria do crime; sujeitos do crime; objeto jurídico e objeto material do crime; 2. Do fato típico: conduta; resultado; nexo causal e tipicidade; 3. Ilicitude: causas de exclusão da ilicitude; 4. Culpabilidade: imputabilidade; potencial consciência da ilicitude; exigibilidade de conduta diversa.

Unidade 4 – Do Concurso de Pessoas.

1. Coautoria e participação; 2. Participação de menor importância; 3. Participação dolosamente distinta; 4. Circunstâncias comunicáveis no concurso de agentes.

Bibliografia Básica:

BITENCOURT, Cezar Roberto. Código penal comentado. Saraiva. NUCCI, Guilherme de Souza. Código penal comentado. RT.

PRADO, Luiz Regis. Curso de direito penal brasileiro: parte geral: arts. 1 a 120, v.1. RT. Bibliografia Complementar:

BITENCOURT, Cezar Roberto; CONDE, Francisco Muñoz. Teoria geral do delito. Saraiva. MASSON, Cleber. Direito penal esquematizado: parte geral. Método. v.1.

JESUS, Damásio Evangelista de. Código penal anotado. Saraiva.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de direito penal: parte geral, v.1. Atlas. ROSA, Fábio Bittencourt da. Direito penal: parte geral. Impetus.

____________________________ Gestor do Curso

____________________________ Vice-Reitor

Referências

Documentos relacionados

Elaboração: DIEESE. Subseção Eletricitários-SC; Subseção Sindieletro-MG. Pela Tabela 4, é possível observar que as regiões com o maior número de trabalhadores em áreas

11, todos da Lei Complementar do Estado de Mato Grosso nº 98/2001, com efeito ex nunc, xando-se a seguinte tese de julgamento: “A equiparação de carreira de nível médio a outra

Direito Constitucional Econômico Gustavo Schmidt. Obrigações e

A rede mundial de vida consagrada comprometida contra o tráfico de pessoas escolheu a palavra "Talitha Kum" para definir sua identidade.. A palavra Talitha Kum é

Não foi encontrado dado de Toxicidade Dérmica Aguda na literatura especializada. Corrosão/irritação

Graduação em Direito - UNIFACS (2008); Especialização em Ciências Criminais - UFBA (2012); Especialização em Direito Penal Econômico e Europeu - Instituto de Direito Penal

Em atenção ao artigo 46 do Decreto Federal nº 10.024/2019, bem como considerando os termos do resultado do julgamento efetivado pela Pregoeira e sua equipe de apoio, nos autos

A ocorrência de polimorfismo utilizando os primers 36R/826R com a presença do fragmento amplificado de 791pb somente para amostra resistente ao ZYMV, comprovou o