• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - fevereiro - 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - fevereiro - 2008"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

:O FUTURO DA CONSTITUIÇÃO:

CHAMADA DE TEXTOS REVISTA DIREITO GV

:GVlaw: ANÁLISE E TENDÊNCIAS DO MERCADO ADVOCATÍCIO PORTUGUÊS

:LANÇADA A REVISTA GETULIO 07 SOBRE ENSINO DO DIREITO

: LEIA NOVOS TEXTOSE NOVOS CADERNOS DIREITO GV

: CONTRATADOS NOVOS PROFESSORES

: LEIA SOBRE O EVENTO DE RECEPÇÃO DOS CALOUROS

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306 : GRADUAÇÃO

: NOTICIAS

: REVISTA DIREITO GV : ARTIGOS DIREITO GV

: CADERNOS DIREITO GV : PUBLICAÇÕES

(2)

: RECEPÇÃO DOS CALOUROS

No último dia 04, a Direito GV promoveu coquetel para recepcionar os alunos aprovados no vestibular 2008. Foram chamados os 75 mais bem colocados na classificação geral, divulgada pela Escola no último dia 21 de dezembro.

No evento, foram entregues placas em homenagem aos colégios e cursinhos que mais aprovaram alunos no últi-mo processo. As escolas contempladas foram Santa Cruz, Bandeirantes, Lourenço Castanho, São Luiz e Objetivo. Os cursinhos que ganharam o prêmio foram Anglo, Objetivo e CPV.

Houve também entrega de uma placa especial ao primeiro lugar do vestibular, que coube à aluna Letícia Mourão Paes, que estudou no colégio Motivo, em Recife. O colé-gio também recebeu a homenagem. Por seu desempenho no Vestibular, Letícia foi contemplada com uma bolsa méri-to de valor integral, válida por um ano e renovável, depen-dendo de seu desempenho no curso.

O evento foi conduzido pelo professor Ary Oswaldo Mattos Filho, diretor da Direito GV. A coordenadora da graduação, Adriana Ancona de Faria, e 4 representantes do Centro Acadêmico, também estiveram presentes à cerimônia, explicando o funcionamento do curso e tirando dúvidas de alunos, pais e familiares.

: NOVOS PROFESSORES

A Direito GV acaba de contratar os professores Danilo Borges dos Santos Araújo e Dimitri Dimoulis, em

regime de tempo integral. Santos Araújo é bacharel em Administração pela FGV e em Direito pela USP e dará aulas na área de operações societárias fusões, aquisi-ções, incorporações e cisões. Ele está em fase de con-clusão do seu doutorado na Università degli Studi di Roma Il “Tor Vergata”, na Itália. Dimitri Dimoulis , que já trabalha na Escola em tempo parcial, é mestre em Direito pela Paris I – Sorbonne, na França, doutor e “pós-doutor” pela Universidade do Sarre, na Alemanha. Ele dará aula de Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado. Os dois novos professores de tempo integral assumirão suas funções em 1º de fevereiro de 2008.

A partir de fevereiro contaremos também com mais os seguintes professores de tempo parcial no curso de gra-duação: Alessandro Octaviani Luís, mestre em Ciência Política pela USP e doutorando em Direito, também pela USP. Na Escola desde 2005, foi pesquisador e responsá-vel pelo Núcleo de Prática Jurídica; Marco Aurélio Greco, mestre e doutor em Direito pela PUC/SP. É professor do GVlaw, onde coordenada o curso Planejamento Tributário; Roberto Augusto Castelllanos Pfeiffer, mestre e douto-rando em Direito pela USP. É professor do GVlaw.

Todos eles foram selecionados pela Comissão de Seleção de Professores (CSP), numa bastante concorrida disputa. Em razão desse novo desafio que o Alessandro terá pela frente, ele deixa as atividades de gestão do Núcleo de Prática Jurídica. O novo responsável será o Frederico Normanha Ribeiro de Almeida.

:Pesquisa em Portugal: análise e tendências do mercado advocatício português

O GVlaw em parceria com o escritório de advocacia lisboeta Pedro Rebelo de Souza desenvolve, desde o início desse ano, uma pesquisa de mercado on-line para identificação de tendências do mercado advocatício em Portugal. Os principais setores da economia portuguesa, como financeiro, telecomunicações, energético e de infra-estrutura estão

contemplados nesse projeto. Com base nessas informações, objetiva-se personalizar programas à realidade local e, dessa forma, expandir a atuação do GVlaw naquele país.

:Produção de Materiais Didáticos GVlaw – Rede de Conveniados

Em parceria com o IDE, o GVlaw iniciou a elaboração de material didático exclusivo para os novos programas oferecidos na Rede de Conveniados. O objetivo do projeto é proporcionar nas diversas instituições credenciadas o mesmo ensino inovador e de qualidade. Há uma equipe de professores-autores dividida por disciplinas que elaboram o planejamento de cada aula, seguindo uma estrutura básica desenvolvida em duas versões: do professor e do aluno. continua >>

(3)

<< volta O “template” de aula é composto por: nota de ensino; roteiro para o professor; exercícios (como análises jurisprudenciais, estudos de casos e simulações) e respectivas matrizes avaliativas; um artigo inédito; referências bibliográficas acompanhadas de notas de resenha; e materiais de apoio (PowerPoint, reportagens de jornais, minutas de contrato etc).

As novas especializações na Rede tiveram seus programas reestruturados, de modo que todos os cursos terão em comum as 11 disciplinas de formação (jurídica e não-jurídica), obrigatórias a qualquer área de especialização. Os módulos profissionalizantes são específicos ao eixo escolhido pelo aluno. Atualmente, participam do projeto cinco especializações: Direito Empresarial; Direito Tributário; Direito Societário; Processo Civil e Contratos Empresariais. O projeto está sob a coordenação de Melissa Terni Mestriner.

: Inscrições – Cursos GVlaw

No próximo dia 20 encerram-se as inscrições para os cursos de pós-graduação do GVlaw, programa de pós-graduação da Direito GV. Entre as novidades, o GVlaw está oferecendo novos programas de curta duração para as áreas de Direito e Agronegócio, Organização dos Negócios Imobiliários e Responsabilidade Civil

na Área de Saúde: Médicos e Hospitais, um curso voltado especialmente para médicos e pessoas que trabalham em hospitais, seguradoras ou empresas ligadas à Saúde.

Também há vagas para outros cursos e para especializações nas áreas de Contratos Empresariais, Direito Administrativo, Direito Econômico, Direito Empresarial, Direito Penal Econômico, Direito Societário, Direito Tributário, Propriedade Intelectual e Responsabilidade Civil. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.direitogv.com.br

: Aluna do GVlaw vence concurso de monografias sobre direito da concorrência Heloisa Helena Monteiro de Lima, aluna do GVlaw e advogada do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, é a vencedora do Prêmio IBRAC-ESSO de Monografias, edição 2007. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos das Relações de Concorrência e de Consumo (IBRAC) e patrocinado pela multinacional petrolífera Esso, o concurso teve como tema o direito da concorrência. A advogada venceu na categoria pós-graduação, com o trabalho “A tese do poder compensatório no mercado de saúde suplementar: ausência de critérios coesos de análise e conseqüências jurídicas”.

A monografia analisa a ausência de coesão dos critérios de julgamento adotados pelo CADE na análise da prática de coordenação de conduta horizontal de forma compensatória. O mercado de saúde suplementar foi utilizado como paradigma para a análise tendo em vista a multiplicidade de decisões proferidas nesse setor. Heloisa procurou demonstrar, com base nas decisões do CADE, que o aparato regulatório não possui regras de análise da prática apontada, o que acarreta decisões divergentes e prejudica a análise destes casos. A conclusão do trabalho aponta para a necessidade de sistematizar a praxis das autoridades de defesa da concorrência no sentido de formular parâmetros eficazes para ações antitruste de forma a garantir sua integração com outros instrumentos da política industrial.

(4)

: ARTIGOS DIREITO GV

<< volta para reportagem especial sobre os 20

anos da Constituição. O professor Oscar Vilhena Vieira(Direito GV) concedeu a entrevista.

: REVISTA DIREITO GV

: Chamada de artigos Revista Direito GV “O FUTURO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988: PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS”

Envie seu texto para esta chamada de artigos, comemo-rativa dos 20 anos da Constituição de 1988. Parte das duas edições de 2008 da Revista Direito GV (n. 4, vols. 7 e 8) será dedicada ao tema. Será considerada a hipótese de se organizar um número especial da revista, caso o número de artigos aprovados o justifique. Todos os arti-gos serão submetidos a pareceres anônimos conforme as regras da revista.

Os trabalhos apresentados podem abordar os mais diver-sos temas, desde que se proponham a pensar nosso desenvolvimento institucional prospectivamente, a partir da Constituição. Podem ser de autoria de professores ou alu-nos de graduação e pós-graduação em Direito ou qualquer outra disciplina.

Serão apreciados artigos que:

a. Analisem julgados isolados ou uma determinada série histórica da jurisprudência do STF dos últimos anos e

apontem suas características e suas conseqüências para nosso futuro institucional;

b. Mostrem o poder das diversas teorias do direito para a compreender as características, o funcionamento e o futuro das instituições.

c. Discutam problemas institucionais da agenda político-jurídica nacional a partir de sua disciplina constitucional e da realidade de seu funcionamento.

Por exemplo: 1. Federalismo;

2. Representação política e partidos;

3. Características e futuro do presidencialismo; 4. O futuro da separação dos poderes; 5. Modelo de Estado e de burocracia; 6. Direitos civis, políticos e sociais; 7. Criminalidade e segurança pública; 8. Relação entre Estado e economia; 9. Constitucionalização do direito privado; 10. Regulação da atividade empresarial; 11. Direito e segurança jurídica; 12. O futuro da proteção social;

13. Sistema tributário, distribuição de renda e regressividade.

Informamos aos autores que, nesse período, a Revista Direito GV continuará a receber e a publicar trabalhos não dirigidos a esta chamada de textos. Todos os interessados em publicar na revista podem continuar a enviar seus textos para avalia-ção. Envie seus textos para revistadireitogv@fgv.br, mas antes consulte as regras de submissão no site: www.direitogv.com.br

As datas limite de envio para as edições de 2008 são: REVISTA 7: até dia 30 de março de 2008.

REVISTA 8: até dia 30 de julho de 2008.

A coleção de Artigos Direito GV (Working Papers),disponível no site da Direito GV, publica textos em processo de elaboração de nossos professores e pesquisadores para fins de debate.

A Direito GV acredita que a discussão pública de produtos parciais e inacabados, ainda durante o processo de pesquisa e escrita, contribui para aumentar a qualidade do trabalho acadêmico. A discussão nesta fase cria a oportunidade para a crítica e eventual alteração da abordagem adotada, além de permitir a incorporação de dados e teorias das quais o autor não teve notícia. A publicação de nossos artigos em elaboração facilitará o acesso e a crítica pública ao trabalho da Direito GV e contribuirá para ampliar o círculo de interlocutores de nossos professores e pesquisadores, além de aumentar a qualidade de nosso trabalho acadêmico.

Confira os novos artigos disponíveis:

WORKING PAPER13

Contingent Edis: A new contractual framework for minimizing the risk of incentive failures, Bruno Meyerhof Salama

WORKING PAPER14

O ensino da defesa e da promoção da concorrência nos cursos de graduação em direito no Brasil: O estado da arte,

(5)

: CADERNOS DIREITO GV

DIREITO GV NA MÍDIA

Os Cadernos Direito GV 19 e 20já estão disponíveis no site da Escola para download.

CADERNO19 (set 2007)

O Novo Direito e Desenvolvimento: Entrevista com David Trubek

José Rodrigo Rodriguez (coord.), Ana Mara Machado, Luisa Ferreira, Gisela Mation, Rafael Andrade, Bruno Pereira

CADERNO20 (nov 2007)

A Formação do Direito Comercial Brasileiro – Criação dos Tribunais de Comércio no Império. Uma História da Proto-Regulação Econômica Brasileira José Reinaldo Lima Lopes

: PUBLICAÇÕES

: Revista Getulio 07

UMA DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO DO DIREITO E A EXPANSÃO

CRESCENTE DOS CURSOS DE DIREITO NOBRASIL.

O número de janeiro da revista Getulio traz uma impor-tante discussão sobre o ensino jurídico e a recente expansão dos programas de direito no Brasil (atualmente são 1.091 cursos autorizados pelo Ministério da Educação, contra 184 em 1993). Essa situação levou à mercantilização do ensino, como comentam os professo-res Paulo Hamilton Siqueira Júnior, da FMU e Ronaldo Porto Macedo Júnior, da DIREITO GV. Com uma visão menos pessimista, José Geraldo de Sousa Júnior, um dos criadores do sistema de avaliação de cursos e dire-tor da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB, se recusa a falar em crise. Segundo ele, é hora de trabalhar e não de reclamar.

:Em 28 de dezembro, a Gazeta Mercantil publicou entrevista com o novo presidente do TJ-SP, Roberto Antonio Vallim. O Presidente citou pesquisa da Direito GV sobre funcionamento dos cartórios judiciais, conduzida pelo professor Paulo Eduardo Alves da Silva (Direito GV).

:O professor Ary Oswaldo Mattos Filho (Direito GV) foi entrevistado pelo jornal O Estado de São Paulo em 04 de janeiro sobre o novo pacote tributário lançado pelo governo.

:No mesmo dia, o coordenador de Direito Tributário do GVlaw, Roberto Vasconcellos, concedeu entrevista à Folha de São Paulo.

:Em 06 de janeiro o pesquisadorLeonardo Arquemimo de Carvalhoparticipou de reportagem da Folha de S.Paulo sobre a importância da criteriosa seleção em participação de eventos para a carreira

:A Professora Érica Gorga(Direito GV) saiu na reportagem de capa do jornal Gazeta Mercantil, do dia 18 de janeiro, entrevistada para a matéria “EUA podem mudar regra de captação de private equities.”

:O primeiro lugar no vestibular da Direito GV, Leticia Mourão Paes, concedeu entrevista ao Jornal da Tarde de 08 de janeiro

:O professor Carlos Ari Sundfeld(Direito GV) foi entrevistado pela Folha de S.Paulo, sobre o tema da operação de compra da Brasil Telecom pela Oi.

:O professor Oscar Vilhena(Direito GV) foi entrevistado pelo site Ultima Instância. O tema da entrevista foi o papel superdimensionado do STF.

:O professor Arthur Barrionuevo(GVlaw) foi entrevistado pela revista Exame, sobre o processo de compra da Brasil Telecom pela Oi.

: PONTES

PONTES SE DESTACA DENTRE AS PUBLICAÇÕES MAIS ACESSADAS

(6)

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ

COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

ANA MARA MACHADO

REDAÇÃO E EDIÇÃO

ULTRAVIOLETA DESIGN

PROJETO GRÁFICO Dois dos números da publicação bimestral do Pontes

(números 4 e 6) ocupam 4º e 5º lugares das publicações mais acessadas a partir da página do ICTSD na Internet, em 2007. Esses dados refletem a projeção que o periódico adquiriu nos seus 3 anos de vida, no vasto grupo de publicações especializadas, assim como o alto grau de interesse pelos leitores em uma publicação com este perfil. Além do acesso via Internet, as publica-ções do projeto contam com mais de 1.000 leitores registrados para receber as informações por e-mail e outros 900 leitores que recebem o Pontes Bimestral em formato impresso.

Para acesso às publicações e cadastro para receber o periódico Pontes, acesse http://www.direitogv.com.br ou http://www.ictsd.org.

No dia 21 de janeiro, foi publicado o Número 1 do Volume 3 do Pontes Quinzenal. Confira, neste último número as seguintes notícias:

Notícias multilaterais:

* TEXTO DE AGRICULTURA DEVE SER PUBLICADO NO FINAL DE JANEIRO

* G-20 APRESENTA SEIS NOVAS PROPOSTAS EM AGRICULTURA

Notícias regionais:

* CEPAL FAZ BALANÇOS DE ACORDOS BILATERAIS E SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM 2007

* SENADO DOS EUA APROVA FARM BILL

Breves Informes Multilaterais

* UNCTAD AVALIA IMPACTOS DA JURISPRUDÊNCIA ARBITRAL SOBRE OS ACORDOS INTERNACIONAIS DE INVESTIMENTOS

* SUBSÍDIOS AO ALGODÃO: EUA CONTINUAM A IGNORAR AS NORMAS DA OMC

Breves Informes Regionais

* PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL DE LULA EM 2008

* NAFTA: PROTESTOS CONTRA A DESGRAVAÇÃO TOTAL

O próximo número do Pontes Quinzenal será publicado no dia 8 de fevereiro de 2008. Na última semana de fevereiro, publicaremos o Pontes Bimestral. Os interessados em receber as publicações

Referências

Documentos relacionados

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção

Destaque para o texto de David Trubek: “Max Weber sobre Direito e Ascensão do Capitalismo”, trabalho de referência para os temas de Direito e Desenvolvimento e para especialistas na

: Desde o início de 2006, a Professora Maíra Rocha Machado participa de projeto de pesquisa sobre a internacionalização do direito coordenado pela Professora Mireille Delmas-

• Wenn die Klage berechtigt ist und falls eine kostenlose Reparatur oder ein Austausch des Gerätes unmöglich ist, oder wenn die Kosten dafür unverhältnismäßig sind, kann

Confluências, vol. The global expansion of Judicial Power. Em busca da judicialização da política no Brasil: apontamentos para uma nova abordagem. The global expansion of

Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação.. Adequar