• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIROS PASSOS RUMO AO CANADÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIMEIROS PASSOS RUMO AO CANADÁ"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

PRIMEIROS PASSOS

RUMO AO CANADÁ

(2)

Autora

Milene Zatella

Editor

Fernando S. Franco

Copyright © 2020 VIM PRO CANADA | Todos os direitos reservados

(3)

Í N D I C E

3

Introdução

6

A clareza do objetivo

10

O meu melhor amigo canadense

12

Como eu imigrei para o Canadá

17

Plano Financeiro

19

Checklist

24

Até logo

(4)

Introdução

Se você chegou até este e-book, possivelmente está pensando em se mudar para o Canadá. Se você tem esse desejo, acredite, eu sei exatamente o que você está sentindo.

Em fevereiro de 2017, eu estava na Austrália, e tinha acabado de saber que eu não conseguiria ficar no país. O meu mundo caiu! Eu sempre quis morar na Austrália e a notícia de que eu não poderia mais ficar lá, depois de tanto esforço, foi triste e frustrante.

Foi então que eu percebi naquele exato momento, que eu podia ficar chorando e me lamentando (na verdade, eu até fiz isso em um determinado instante), ou poderia traçar um novo plano para minha vida.

Depois de muita pesquisa e indecisão, eu e meu namorado optamos pelo Canadá! Afinal era o único país que nos daria as mesmas oportunidades de imigração. Uma coisa era certa: Sabíamos que o país queria imigrantes.

(5)

4

Introdução

Depois de uma longa jornada de muito esforço, estudo e dedicação, eu consegui realizar meu sonho: Viver no Canadá! Aliás, hoje não só eu vivo aqui! Trouxe minhas cachorras, meu pai, minha mãe e claro que consegui empregá-los também.

A partir daí muitas pessoas começaram a me perguntara como eu consegui fazer tudo isso. Dar um giro de 180º não só na minha vida, mas também na vida da minha família.

Foi a partir daí que eu resolvi criar este material. Meu objetivo é motivar você. Te dizer que é possível sim! Afinal de contas, se eu consegui você também vai conseguir.

Acredite, planeje, sonhe, dedique-se, leia e estude. Aproxime-se de pessoas que estão na mesma jornada que você e não permita nem por um segundo que a descrença de outras pessoas te faça desistir.

Viver aqui no Canadá é simplesmente maravilhoso! E aqui neste material eu vou te contar um pouco sobre pontos que foram importantes para a minha caminhada.

Eu espero que este material te motive a seguir em frente e que ele

possa contribuir com seu conhecimento. Cada palavra aqui foi escrita com muito carinho e dedicação.

(6)

Antes de começarmos, eu quero ratificar que não atuo como consultoria de imigração. Todas as informações constantes aqui são baseadas em minha experiência, meus estudos e leituras. Foram essas informações que me fizeram chegar até aqui, por isso, sei o quanto elas podem te ajudar.

Beijos, Milene Zatella

(7)

“Toda grande caminhada começa com

um simples passo

Buda

(8)

S e v o c ê n ã o s a b e o n d e q u e r c h e g a r , t o d o s o s c a m i n h o s s e r v e m .

A clareza do objetivo

Se você tem um objetivo, precisa traçar um plano para alcança-lo. Por isso, eu te digo: Tenha em sua mente a clareza do que você quer.

Esse é o primeiro passo para conseguir o que você deseja. Essa dica parece boba, mas pense um pouco comigo: Para que você chegue onde quer, precisará juntar dinheiro, tirar o passaporte, visto, estudar e se possível, obter certificações de fluência em inglês.

Então, antes de entrarmos no detalhes desse material, é preciso se conscientizar da clareza do seu objetivo. Apenas através dessa consciência você terá o compromisso necessário para realizar o seu sonho.

“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui? Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato. Não me importo muito para onde, retrucou Alice. Então não importa o caminho que você escolha, disse o Gato.

(9)

8

O que ninguém te contou é que NÃO é preciso caminhar bastante para chegar onde você quer. Os números não mentem! Diversas pesquisas comprovam que cada minuto investido em planejamento é capaz de te render até dez minutos de economia de tempo na execução.

Por isso, sempre falo para todos que me perguntam sobre como eu vim para o Canadá com a família toda: “a paciência e o planejamento, são os principais fatores que me trouxeram até aqui”.

Dada a importância do planejamento na sua jornada de expatriação, na próxima folha deste e-book eu disponibilizei o modelo de execução de projetos chamado S.M.A.R.T. Trata-se de método usado por empresas no mundo inteiro. Esse método ajuda na visão do propósito e na execução do objetivo.

Sua tarefa neste momento é preencher a próxima folha, respondendo a cada uma das perguntas que constam no SMART. Passe a limpo em uma folha de papel ou grave as resposta no bloco de notas do celular. O importante é pensar e responder. Acredite! O SMART vai te ajudar muito no planejamento e execução do seu sonho.

Contanto que dê em algum lugar, Alice completou. Oh, você pode ter certeza que vai chegar se você caminhar bastante,

disse o Gato - Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas

(10)

Comece a traçar o seu objetivo S.M.A.R.T.:

Sigla Significado Descrição Objetivo

S Específico

O que você quer alcançar? Por que esse objetivo é importante?

Quem está envolvido?

Quais são os recursos ou limites envolvidos?

M Mensurável

Como você saberá que alcançou esse objetivo?

Quanto custa?

A Alcançável Como posso alcançar esse

objetivo?

R Realístico

Este objetivo é relevante? Esse é o tempo certo para trabalhar nesse objetivo?

Sou a pessoa certa para alcançar esse objetivo?

Esse objetivo pode ser aplicado na atual conjuntura econômica?

T Prazo

O que eu posso fazer hoje? O que eu posso fazer essa semana?

O que eu posso fazer em seis meses?

O que eu posso fazer em um ano?

(11)

“Leve com você apenas o que combina e

cabe na sua nova etapa de vida. O que

sobrar, venda, ou melhor ainda: doe.”

Martha Medeiros

(12)

O meu melhor

amigo canadense

Okay… Agora que você já tem clareza e seu S.M.A.R.T está preenchido, vamos aos próximos passos para chegar nas terras geladas do Norte.

O meu plano Canadá ficou muito mais fácil e até mesmo mais barato quando eu conheci o meu BFF (Best Friend Forever) e grande aliado, que é o site da imigração canadense.

O site da imigração canadense tem a resposta para todas as suas dúvidas, e você não encontrará na internet nenhum outro material tão confiável quanto o deles, alias, é o oficial!

Para facilitar a sua vida, eu deixei um link direto, então basta clicar e conhecer o site!

(13)

“Não fique olhando o relógio, faça

como ele: mexa-

se.”

Sam Levenson

(14)

Respondendo a pergunta: No meu caso, não foi necessário e em muitos casos não é mandatório, mas tudo depende do seu objetivo e background prévio. Quando eu decidi imigrar para o Canadá, eu decidi que não faria o college por três motivos principais:

1. Se fosse para fazer college, eu faria o college na Austrália que era o país que eu já conhecia e tinha até oferta de emprego;

2. Eu não queria gastar todo o dinheiro que eu tinha juntado tão arduamente em algo para me dar o visto. Afinal, eu tenho cidadania europeia e poderia ir para a Europa na pior das hípoteses;

3. Eu sabia que eu tinha perfil para imigrar – e vamos focar principalmente nisso.

Essas foram as minha razões, e se de alguma forma você se identifica com uma delas, então calma, porque há chances de você encontrar uma solução assim como eu encontrei.

Primeiramente, é bom ficar bem claro que não existe uma fórmula mágica para imigrar para o Canadá. Cada pessoa tem um perfil diferente e justamente por isso o primeiro passo dado por mim, foi verificar os programas de imigração do governo e identificar se o meu perfil se enquadrava.

College é

(15)

*NOC é uma lista que o governo disponibiliza das profissões de acordo com ô nível acadêmico.

14

1. Programa Federal

O Canadá tem um processo federal de imigração que se chama

Express Entry. E foi através do Express Entry que eu vim para o Canadá.

O Express Entry é um sistema online de pontuação que gerencia candidatos que estão aplicando para a residência permanente do Canadá.

“Milene, como você soube que era elegível ao processo?”

Bom, eu li muito sobre os três programas do Express Entry listados abaixo e identifiquei que o meu perfil era compatível com um deles, o Federal Skilled Worker Program:

• Federal Skilled Worker Program – Programa federal para trabalhadores qualificados.

• Federal Skilled Trades Program – programa designado para trabalhadores que estão no NOC* abaixo:

❑ Major Group 72, industrial, electrical and construction trades ❑ Major Group 73, maintenance and equipment operation trade

❑ Major Group 82, supervisors and technical jobs in natural resources, agriculture and related production

❑ Major Group 92, processing, manufacturing and utilities supervisors and central control operators

❑ Minor Group 632, chefs and cooks ❑ Minor Group 633, butchers and bakers

E, por último, o Canadian Experience Class que é para trabalhadores que possuam experiência canadense e querem se tornar residentes permanente.

(16)

Residente temporário Vs. Residente Permanente

Como o próprio nome sugere, a pessoa que tem a residência

temporária tem um prazo para sair do país, o que acontece com

quem vem com visto de estudante. Tendo o famoso PR

(Permanent Residency), você não tem mais data para sair do país

– você pode ficar no Canadá permanentemente.

?

Quando eu vi que o meu perfil era elegível para o Express Entry, comecei a preparar os meus documentos.

Eu precisava comprovar que eu fiz os testes de proficiência em inglês e/ou francês, como o IELTS e/ou o TEF, e que fiz a equivalência de diploma. Essa documentação pode demorar um pouco, e o ideal é nos prepararmos com certa antecedência. A minha equivalência levou um pouco mais de três meses para ficar pronta e foram mais alguns meses até eu conseguir a nota no IELTS.

Quanto ao restante da documentação, que são as certidões, essas têm data de validade e justamente por isso eu esperei até receber o convite do Express Entry para correr atrás. Particularmente, eu aconselho você a fazer o mesmo.

No caso do meu namorado, que morou por mais de seis meses nos Estados Unidos nos último dez anos, ele precisou começar o processo de solicitação do nada consta do FBI dos Estados Unidos antes, pois é um processo mais demorado.

(17)

16

Eu era elegível, tinha a documentação... qual foi a próxima etapa? Criei o meu perfil do Express Entry. Eu fui ranqueada de acordo com a minha nota, que era de 465 pontos.

No dia 8 de novembro de 2017, o governo enviou os convites para o Express Entry e a nota de corte foi de 458 pontos. Ou seja, nesse dia eu tinha conseguido o tão sonhado convite para vir pro Canada!

Depois de receber o convite, eu tive um prazo para enviar toda a documentação e por isso que foi bom já ter a documentação que leva mais tempo como o IELTS e a equivalência. Afinal, se você não tem a nota do IELTS, você nem consegue criar o perfil do Express Entry.

Mas calma! Se você está desesperado (a) com o meu relato, se pensa que conseguir tudo isso é muito complexo, então saiba que esse não é o único caminho. É possível ainda recorrer aos programas provinciais.

Não sabe do que se trata? Então vamos para a próxima página que eu vou te explicar um pouco sobre isso!

(18)

2. Programas Provinciais

Se eu não conseguisse alcançar a pontuação do Express Entry, eu tinha como Plano B os programas provincias. O Canadá dá autonomia para cada província escolher os próprios imigrantes.

Cada província irá escolher os seus candidatos que tenham habilidades, educação ou experiência professional para contribuir para a província, candidatos que queiram morar lá, e que queiram se tornar residente permanente do Canadá.

Clicando nos links abaixo, você será direcionado para o site de cada província, que terá a explicação detalhadas sobre os processos.

Alberta

British Columbia Manitoba

New Brunswick

Newfoundland and Labrador Northwest Territories

Nova Scotia Ontario

Prince Edward Island Saskatchewan

Yukon Quebec

(19)

“Para ter sucesso, é preciso primeiro

acreditar que podemos.”

Nikos Kazantzakis

(20)

Quanto custa imigrar

para o Canadá?

Um bom e realista planejamento financeiro me ajudou a definir quanto eu precisava para o meu plano Canadá. Eu tenho certeza que vocês já ouviram por aí que podem precisar de cem mil reais para imigrar. Esse número pode ser maior ou menor dependendo de qual processo você irá fazer e do seu perfil, como vimos anteriormente.

No meu caso, eu tinha o dinheiro mínimo exigido pelo Express Entry e um pouco mais. Sendo sincera... É assustador como esse dinheiro vai embora tão rapidamente! E eu vim sozinha... As despesas eram apenas para uma pessoa e ainda assim eu gastei as minhas reservas muito mais rápido do que eu imaginava.

Mas para que você não fique tão assustado (a) quanto eu, preparei um breve resumo das principais despesas previstas. Claro, os valores podem variar um pouco, por isso, caberá a você fazer essa pesquisa baseado (a) na lista da próxima folha.

(21)

Passaporte IELTS

Equivalência do diploma Tradução dos documentos

Consulta médica Exames médicos Passagem aérea Seguro Saúde Consultoria de imigração Outros Depósito do aluguel Chip de celular Plano de celular Alimentação Transporte AirBnb ou Hotel Farmácia Imprevistos Outros

20

3. Também determinei quais seriam os meus gastos iniciais no Canadá, com diversas coisas como:

1. Valor mínimo pedido pelo governo canadense. 2. Gastos que eu teria ainda no Brasil, como:

Quando eu comecei o meu processo, levei em conta esses três pontos.

(22)

“A mente que se abre a uma nova ideia

jamais volta ao seu tamanho original.”

Albert Einstein

(23)

22

O Checklist

Para que você esteja pronto ou pronta na hora de imigrar, é importante que você organize algumas demandas com antecedência, além de planejar os próximos passos. Aqui em baixo está uma pequena lista, que eu usei como base ao longo do meu processo.

❑ Estudo de inglês e/ou francês diariamente; ❑ Definição do visto para imigrar para o Canadá;

❑ Definição da cidade que eu iria morar e começar a seguir pessoas que falem sobre essa cidade;

❑ Planejamento financeiro e estratégia para alcançar o valor restante; ❑ Currículo, cover letter e LinkedIn em inglês.

(24)

“Comece onde você está. Use o que

você tem. Faça o que você pode.”

Arthur Ashe

(25)

Bom, tudo isso que você acabou de ler foi um resumo do meu Plano Canadá. Espero que a minha experiência e as dicas contidas aqui te ajudem a alcançar os seus objetivos.

Tudo pode parecer muito distante inicialmente, mas se você seguir um plano, estudar e se dedicar a realizá-lo, com toda a certeza conseguirá alcançá-lo, assim como eu fiz.

Quando você chegar por aqui, que tal marcarmos um encontro? Eu vou adorar saber sobre sua trajetória!

Forte abraço,

Milene Zatella

24

(26)

Todo o conteúdo aqui neste e-book é meramente de caráter informativo e não possui nenhuma pretensão de substituir a orientação de profissionais qualificados, como por exemplo, advogados de imigração ou consultores devidamente regulamentados pelo Governo do Canadá.

Caso queira obter mais informações e saber mais sobre os melhores processos que possam se enquadrar em seu perfil, recomendamos que procure mais informações no site oficial de Imigração do Governo do Canadá (www.cic.gc.ca).

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Como podemos identificar na história sinais e sintomas específicos, dependendo da lesão de órgão-alvo.. Quais exames complementares podemos solicitar diante de crises

• O exame citológico pode indicar o tipo e quantidade de bactérias envolvidas nas infecções de pele (Figura 3) • Bactérias fagocitadas no interior de neutrófilos são