• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE/ECOLOGIA NOTA: 8 NOME: Mikarakne N.MATRÍCULA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE/ECOLOGIA NOTA: 8 NOME: Mikarakne N.MATRÍCULA:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE/ECOLOGIA NOTA: 8

NOME:

Mikarakne

N.MATRÍCULA: 2018008030

EMAIL: mikrrakne2018@gmail.com

RELATÓRIO ENVIADO POR EMAIL

Apresentação: Muito bom! Fotos bem tiradas e linguagem clara descrevendo cada etapa do experimento do mini-ecossistema. Avançou com a pesquisa e o assunto. Parabéns!

Metodologia: Sem problemas com a metodologia, você inseriu plantas com diferentes tipos de folhas e organismos também.

Descrição dos Resultados: foram analisados todos os passos do experimento sendo descritos os resultados. Bem completo!

RELATÓRIO ON-LINE (FORMULÁRIO GOOGLE)

QUESTÃO 01: De onde provém a água e os sais minerais que as plantas utilizam? RESPOSTA:

São retirados do solo através da raiz da planta e chega às folhas pelo caule em forma de seiva. .

OBSERVAÇÕES:

A água advém do início do experimento, quando você adicionou alguns mililitros de água. Daí vai ocorrer um importante ciclo biogeoquímico chamado de ciclo d’água dentro do pote do experimento. Já os nutrientes, advém do solo inserido.

QUESTÃO 02: Como a água usada pelas plantas é reposta no terrário? RESPOSTA:

Pela transpiração das folhas.

OBSERVAÇÕES: Sim, é isso mas falta completar com elementos do ciclo biogeoquímico da água.

QUESTAO 03: De onde vem o CO2 que as plantas usam no processo da fotossíntese? RESPOSTA:

Vem da respiração dos seres vivos.

OBSERVAÇÕES: A planta faz fotossíntese durante o dia (com a luz solar ela consume o CO2 e liberando O2), porém a noite, ela age como os animais (sem luz, consumem o O2 e liberando CO2). Portanto, sua resposta deveria ser: o CO2 advém dos animais durante o dia e de ambos (animais e plantas) durante a noite.

QUESTÃO 04: De onde vem o O2 que as plantas usam em sua respiração? RESPOSTA:

O oxigênio entrará por uma estrutura chamada estômatos.

OBSERVAÇÕES: Sim, pelos estômatos e o processo é o fotossintético, ativado pela luz solar e devido às plantas existentes no experimento que produzem o O2 durante O DIA!A planta capta de volta à NOITE. No experimento, de dia a planta produzia O2, e os animais estavam vivos! A noite, elas consumiam o pouco de O2 existente. QUESTAO 05: Defina os elementos bióticos e abióticos desse mini ecossistema.

RESPOSTA:

Os elementos bióticos são considerado em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos, são os elementos considerados vivos. E os fatores abióticos são considerado não vivos que é o caso da radiação solar, temperatura, luz, umidade, nutrientes presentes no solo e na água e o solo.

OBSERVAÇÕES: É isso mesmo mas você só não pode esquecer de mencionar futuramente em suas aulas ao usar um experimento que, a base de entendimento do experimento consiste na questão da união dos fatores bióticos (organismos vivos – plantas, besouros, etc) e abióticos (elementos físicos – água, solo, rocha) consiste na base do conceito de ecossistema! A soma desses elementos gera o ecossistema.

(2)

QUESTÃO 06: Algum animal permaneceu vivo até o fim do experimento?

RESPOSTA: não OBSERVAÇÕES: Deve ficar claro para você que, a noite, quando as plantas consomem o O2 junto com os animais, o O2 praticamente acaba. Assim, muitos dos animais morreram por falta de ar. No caso de se inserir minhocas, aranhas a questão da falta de O2 não chega a matá-las pois elas trabalham com índices muito baixos de O2. QUESTÃO 07: Qual(is) animal(is) está(ão) vivo(s)?

RESPOSTA: nenhum OBSERVAÇÕES: a mesma da questão acima

QUESTÃO 08: Alguma planta se manteve viva até o final do experimento?

RESPOSTA:sim OBSERVAÇÕES: Pois bem, as plantas estão bem adaptadas a carência de O2. Já a questão de excesso de umidade para elas pode levar a morte. Portanto ao montar esse experimento em suas aulas, cuidado com o excesso de água no início do experimento.

QUESTÃO 09: Você tirou fotos durante o experimento para mostrar a dinâmica do mini ecossistema? RESPOSTA: sim OBSERVAÇÕES: Pude apurar em seu relatório. As

fotos do experimento foram realmente feitas. QUESTÃO 10: Quais são as conclusões que você pode tirar do experimento?

RESPOSTA:

Que necessitamos muito de nossas árvores, e os fatores bióticos e abióticos tem q estar em equilíbrio.

OBSERVAÇÕES: Ficou bem legal seu experimento e relatórios. Não esqueça de usá-lo em suas aulas para explicar através de uma prática um dos principais conceitos de ecologia.

QUESTÃO 11: : Responda com Sim (S) ou Não (N) para as hipóteses levantadas. Todos os indivíduos morreram:

RESPOSTA:

Sim, todos morreram

OBSERVAÇÕES: Estranho, pelo que vi em seu relatório as plantas sobreviveram!

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA-UFRR

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMATICA

DISCIPLINA: ECOLOGIA DOCENTE: PAULO MAROTI

TRABALHO TEMPO COMUNIDADE – TERRÁRIO UM MINI ECOSSISTEMA.

DISCENTE: MIKRRAKNE C. RODRIGUES E-MAIL: Mikrrakne2018@gmail.com N° de MATRICULA:2018008030

CAMPOS NOVOS-IRACEMA 04 de dezembro de 2020

(4)

INTRODUÇÃO

Um terrário trata-se de um recipiente fechado, onde plantamos algumas espécies de plantas e colocamos alguns insetos, simulando o seu ambiente natural. Um terrário fechado representa o nosso meio ambiente em uma escala menor, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos. E sua principal vantagem é que ele nos permite observar os fenômenos da natureza, como o ciclo da água e a importância das plantas.

Data Foto Relato

05/11/2020 Esse é o meu experimento do

terrário, primeiramente tivemos que encontrar todos os materiais necessários para fazê-lo, como um recipiente transparente que possibilite a observação do que vai ocorrer dentro, seguindo as orientações, coloquei pedras como a primeira camada do solo, por cima das pedras uma pequena camada de carvão com folhas secas trituradas por cima e como última camada de solo coloquei terra preta. Essas camadas representam de maneira simplificada, as condições ideais do solo, a terra serve para nutrir, o carvão para absorver os gases e as pedras para drenar a água.

Data Foto Relato

05/11/2020 Agora vamos a procura da fauna e

flora do nosso terrário. Procurei colocar plantas do meu quintal, coloquei algumas mudas de capim, uma muda de chicória, uma pequena samambaia e um pé de acerola, após plantar cada uma em seu devido lugar, coloquei água o suficiente dentro de terrário, agora vamos procurar alguns insetos, os insetos escolhidos foram enbuá, minhocas, besouro e carapanã, coloquei um plástico transparente na saída para impedir qualquer passagem de ar, assim como facilitando a observação e repousei o terrário em um local que não pegue muito sol e o que me resta é observar.

(5)

Data Foto Relato

10/11/2020 Hoje é o meu quinto dia de

experimento e me deparo com o teto do meu terrário cheio de gotículas de água, como se o clima dentro de terrário estivesse abafado, mas mesmos nas noites de frio e chuva as gotículas continuavam, então será mesmo que fenômeno é ação da temperatura? Creio que foi o primeiro fenômeno que chamou a minha atenção. De onde provem a água que está no teto do terrário?

Data Foto Relato

18/11/2020 Como eu estava com dúvidas

sobre o que é esse fenômeno, resolvi pesquisar e descobri que isso acontece devido a temperatura ambiente quando aumenta e a água que foi colocada no terrário, juntamente com a água da transpiração das plantas evaporam se e dão origem a uma enorme concentração de vapor, e atmosfera criada pelo terrário não consegue absorver todo o vapor e quando ele encosta na parede que está a uma temperatura mais baixa, ela condensa. E quando a umidade atingi um estado máximo, chove no terrário. A água volta para o solo e para as plantas. E reinicia o ciclo da água.

(6)

Data Foto Relato

23/11/2020 Uma curiosidade sobre o terrário

é que ele também nos ajuda a perceber melhor e de forma fácil, como funciona a camada de ozônio. Essa tarefa é desempenhada pelo plástico que tampa o terrário, sem ela o vapor se perderia no espaço e não existiria o fenômeno das chuvas e consequentemente não existiria o ciclo da água.

Data Foto Relato

28/11/2020 Vigésimo terceiro dia da

existência do terrário, nessa altura do campeonato todos os insetos morreram, as plantinhas cresceram bastante, mas estão amareladas, algumas plantas estão com as bordas das folhas pretas, a chicória está bem murcha, mas o pé de acerola se matem firme, a terra já está seca, acredito que será os últimos dias do experimento.

(7)

Data Foto Relato

03/12/2020 Oficialmente hoje é o meu último

dia de observação, mas não destruirei o meu terrário, vou seguir observando ao longo tempo para ver até quando as plantas vão se manter vivas, a chicória morreu totalmente, a samambaia está muito amarela, creio que morrerá logo, porem o pé de acerola continua firme e cresceu ainda mais, claramente não houve harmonia entre fatores bióticos a abióticos, não dando condições de haver um nicho ecológico que perpetuasse. Creio que aprendi bastante nessa disciplina, sobre o ciclo da água e como funciona o ecossistema, e que para haver vida vários fatores têm que está em concordância.

Referências

Documentos relacionados

A aplicação de quantidades crescentes de calcário a um Latossolo ácido aumentou o ponto de efeito salino nulo, o potencial elétrico negativo superficial e a carga elétrica

Segundo principio constante da Constituigao Federal (art. 165, §2°), a Lei de Diretrizes Orgamentarias compreendera as metas e prioridades da administragao, incluindo as despesas

z Para detectar colisões é necessário que o comprimento mínimo da trama seja suficiente para encher de bits todo o comprimento da rede duas vezes (slot time).. ¾ Aumentar a

A certificação ISO TS16949 da Indústria Marília, conquistada em 2010, é o fruto da competência e excelência da sua atuação no mercado e tem como objetivo aumentar a

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Clique com o botão direito no ícone da área e selecione a opção Update para atualizar o arquivo de configuração.. Clique com o botão direito no ícone da área e clique

4.2.13 O ASSINANTE fica ciente desde já que a caixa postal eletrônica vinculada ao endereço eletrônico de sua titularidade (e-mail) será um dos meios de comunicação entre

O papel do Fundecitrus foi decisivo para a construção da posição ostentada pelo Brasil, inclusive pelo trabalho do inventário das árvores e a robusta metodologia de estimativa