• Nenhum resultado encontrado

Licitações Municipais Sim-Am e Mural do TCE/PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Licitações Municipais Sim-Am e Mural do TCE/PR"

Copied!
129
0
0

Texto

(1)

Licitações Municipais Sim-Am e Mural do

TCE/PR

Dia 25 - das 9h às 12h

Licitações no SIM-AM e Mural do TCE/PR (parte 1)

Dia 25 - das 13h30 às 17h30

(2)

A Unipública

Conceituada Escola de Gestão Municipal do sul do país, especializada em capacitação e treinamento de agentes públicos atuantes em áreas técnicas e administrativas de prefeituras, câmaras e órgãos da administração indireta, como fundos, consórcios, institutos, fundações e empresas estatais nos municípios.

Os Cursos

Com diversos formatos de cursos técnicos presenciais e à distância (e-learning/online), a escola investe na qualidade e seriedade, garantindo aos alunos:

- Temas e assuntos relevantes e atualizados ao poder público - Professores especializados e atuantes na área (Prática) - Certificados de Participação digitalizado

- Material complementar de apoio (leis, jurisprudências, etc) - Tira-dúvidas durante realização do curso

- Controle biométrico de presença (impressão digital) - Atendimento personalizado e simpático

- Rigor no cumprimento de horários e programações - Fotografias individuais digitalizadas

- Apostilas e material de apoio - Coffee Breaks em todos os períodos

-Acesso ao AVA (Ambiente Virtual do Aluno)para impressão de certificado, grade do curso, currículo completo dos professores, apostila digitalizada, material complementar de apoio de acordo com os temas propostos nos cursos, chat entre alunos e contato com a escola.

Público Alvo

- Servidores e agentes públicos (secretários, diretores, contadores, advogados, controladores internos, assessores, atuantes na área de licitação, recursos humanos, tributação, saúde, assistência social e demais departamentos) . - Autoridades Públicas, Vereança e Prefeitos (a)

Localização

Nossa sede está localizada em local privilegiado da capital do Paraná, próximo ao Calçadão da XV, na Rua Des. Clotário Portugal nº 39, com estrutura própria apropriada para realização de vários cursos simultaneamente.

Feedback

Todos os cursos passam por uma avaliação criteriosa pelos próprios alunos, alcançando índice médio de satisfação 9,3 no ano de 2014, graças ao respeito e responsabilidade empregada ao trabalho.

(3)

Transparência

Embora não possua natureza jurídica pública, a Unipública aplica o princípio da transparência de seus atos mantendo em sua página eletrônica um espaço específico para esse fim, onde disponibiliza além de fotos, depoimentos, notas de avaliação dos alunos e todas as certidões de caráter fiscal, técnica e jurídica.

Qualidade

Tendo como principal objetivo contribuir com o aperfeiçoamento e avanço dos serviços públicos, a Unipública investe no preparo de sua equipe de colaboradores e com rigoroso critério, define seu corpo docente.

Missão

Preparar os servidores e agentes, repassando-lhes informações e ensinamentos gerais e específicos sobre suas respectivas áreas de atuação e contribuir com:

a) a promoção da eficiência e eficácia dos serviços públicos

b) o combate às irregularidades técnicas, evitando prejuízos e responsabilizações tanto para a população quanto para os agentes públicos

c) o progresso da gestão pública enfatizando o respeito ao cidadão

Visão

Ser a melhor referência do segmento, sempre atuando com credibilidade e seriedade proporcionando satisfação aos seus alunos, cidadãos e entidades públicas.

Valores

 Reputação ilibada  Seriedade na atuação

 Respeito aos alunos e à equipe de trabalho  Qualidade de seus produtos

 Modernização tecnológica de metodologia de ensino  Garantia de aprendizagem

 Ética profissional

SEJA BEM VINDO, BOM CURSO!

Telefone (41) 3323-3131 / Whats (41) 8852-8898

(4)

Programação:

Dia 25 - das 9h às 12h

Licitações no SIM-AM e Mural do TCE/PR (parte 1) 1 Licitações e contratos 2 Embasamento legal 3 Modalidades de licitações 4 Licitações descartadas 5 Editais de licitação 6 Tipos de avaliação

7 Classificação de objeto e regime de execução de licitações 8 Vinculações a dotações orçamentárias

9 Mapas de editais de licitação e referência de preços 10 Publicações de editais

11 Convidados para processos licitatórios 12 Situação de processos licitatórios 13 Participantes de licitações 14 Propostas de licitação

15 Credenciados e vencedores nos processos 16 Pareceres nos processos licitatórios

17 Quadro societário de participantes dos processos licitatórios 18 Comissões de licitação

19 Licitações versus ações do plurianual 20 Certidões

21 Licitações versus convênios federais e estaduais 22 Temas específicos da Mural de Licitações do TCE/PR: a) Introdução

b) O que informar c) Quando informar

d) Fechamento mensal do mural de licitações

e) Implicações da não informação e preenchimento do mural. Dia 25 - das 13h30 às 17h30

Licitações no SIM-AM e Mural do TCE/PR (parte 2) 1 Contratos e atas de registro de preço

2 Tipos de origens 3 Regimes de execução 4 Condições de pagamento 5 Multas e garantias de contrato 6 Partes no contrato

7 Valores dos contratos

8 Recursos orçamentários dos contratos 9 Vinculação entre contratos e convênios 10 Vinculação entre contratos e licitações 11 Aditivos de contrato

12 Tipos de termos aditivos 13 Tipos de operações de aditivos 14 Valores dos aditivos

15 Publicações de contratos e atas de registro de preços 16 Analise dos layouts e correção de erros

(5)

Professores:

João Henrique Mildenberger: Contador e consultor. Formado em ciências contábeis em 2000 pela universidade estadual do centro oeste – Unicentro 2000. Especialista em administração e contabilidade pública – 2002 pela Unibrasil. Especialista em controladoria interna – 2004 pela universidade estadual do centro oeste – Unicentro Especialista em licitações e contratos administrativos Auditor independe voltado para a área pública Especialista em sim – am tce –pr. atua como contador e consultor apenas na área contábil pública.

(6)

Sumário

LICITAÇÕES NO SIM-AM E MURAL DO TCE/PR (PARTE 1) ... 1

LICITAÇÕES NO SIM-AM E MURAL DO TCE/PR (PARTE 2) ... 65

(7)

1 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

LICITAÇÕES NO SIM-AM E MURAL DO TCE/PR

(PARTE 1)

João Henrique Mildenberger

Licitações e contratos Licitações: CONCEITO

 Lei n.º 8.666/93:

“A LICITAÇÃO destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos”

2 Embasamento legal

 Constituição Federal, art. 37, inciso XXI:

“Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, compras e alienações serão contratados mediante processo de LICITAÇÃO PÚBLICA que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas das propostas, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia das obrigações”.

 Lei n.º 8.666/93, art. 2º:

“As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de LICITAÇÃO, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei”.

Hierarquia das Normas e Instrumentos com Força Normativa

• Constituição Federal (e Tratados Internacionais de Direitos Humanos) • Leis Ordinárias e Complementares (mesmo nível)

• Decretos (regulamentam as Leis) e Pareceres Vinculantes da AGU (ratificados pelo Presidente da Repúbica) e Acórdãos do TCU com caráter normativo.

• Instruções Normativas e Portarias

LEGISLAÇÃO VIGENTE

Lei nº 8.666, de 21.06.1993 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Lei nº 8.987, de 13.02.95 – Lei das Concessões de Serviços Públicos

Lei nº 10.520, de 17.07.02 – Lei do Pregão

Lei Complementar nº 123, de 14.12.06 – Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (capítulo V – Regras de Tratamento Diferenciado)

Lei nº 12.232/10 – Contratação de Serviços de Publicidade por intermédio de agências de publicidade Lei nº 12.462, de 05.08.12 – Estabelece o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC

(8)

2 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

3 Modalidades de licitações

1º Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

2º Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

3º Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

4º Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação

6º. O registro de preços é um sistema utilizado pelo Poder Público para aquisição de bens e serviços em que os interessados concordam em manter os preços registrados pelo “órgão gerenciador”. Estes preços são lançados em uma “ata de registro de preços” visando as contratações futuras, obedecendo-se as condições estipuladas no ato convocatório da licitação.

No SIM AM essas informações são captadas pelo arquivo NUMEROLICITAÇÃO, o qual descrevemos abaixo:

CADASTRO DOS NÚMEROS DE LICITAÇÕES

TABELA: NumeroLicitacao

OBJETIVO:  Captar dados básicos envolvendo o número, ano, modalidade da licitação e status para identificar se o processo teve andamento ou foi descartado o número.

PERIODICIDADE:  Diariamente. Mural de Licitações

REGRAS DE IMPORTAÇÃO

CRITÉRIOS NÚMERO MENSAGEM

Se (nrLicitacao) declarado na tabela (NumeroLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) não obedecer a ordem cronológica e individual por modalidade de licitação, a regra deverá ser executada.

859

A licitação informada na linha XXXXXXX, da tabela (NumeroLicitacao) não obedece a ordem sequencial e cronológica por modadlidade de licitação.

Se (idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (NumeroLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) não existir na tabela (ModalidadeLicitacao) a regra deverá ser executada.

860

A Modalidade da Licitação (idModalidadeLicitacao) informada na linha XXXXX da tabela (NumeroLicitacao) não existe na tabela (ModalidadeLicitacao).

Se (idStatusLicitacao) declarado na tabela (NumeroLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) não existir na tabela (StatusLicitacao) a regra deverá ser executada.

861

O código dos status da Licitação (idStatusLicitacao) informado na linha XXXXX, da tabela (NumeroLicitacao) não existe na (StatusLicitacao).

(9)

3 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) estiver duplicado nesta tabela (NumeroLicitacao) a regra deve ser executada.

862

O conjunto (idPessoa, nrLicitação, nrAnoLicitação e idModalidadeLicitação), informado na linha XXXXX da tabela (NumeroLicitacao) está duplicado.

Se (nrAnolicitacao) declarado na tabela (NumeroLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for maior que o ano de trabalho, a regra deve ser executada.

863

O ano do edital da licitação (nrAnoLicitacao), informado na linha XXXXXX da tabela (NumeroLicitacao) é maior que o ano de trabalho.

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (NumeroLicitacao) possuir (idStatusLicitacao) = 1, a regra deve exigir no exato momento do processamento (importação) que a referida combinação exista na tabela (Licitacao).

1675

A Licitação declarada na linha nº xxxx da tabela (NumeroLicitacao) não apresenta status de descartada, portanto, deve existir na tabela (Licitacao).

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (NumeroLicitacao) possuir (idStatusLicitacao) = 2, a regra deve exigir no exato momento do processamento (importação) que a referida combinação exista na tabela (DescarteLicitacao).

1676

A Licitação declarada na linha nº xxxx da tabela (NumeroLicitacao) apresenta status de descartada, portanto, deve existir na tabela (DescarteLicitacao).

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao,

1699 A licitação informada na linha nº xxxx da tabela

nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (DescarteLicitacao) não existir na tabela (NumeroLicitacao) a mensagem deve ser executada.

(DescarteLicitacao) não existe na tabela (NumeroLicitacao).

OBSERVAÇÕES

1) Quando o (idStatusLicitacao) for = 1, as tabelas (NumeroLicitacao e Licitacao) devem ser processadas em conjunto.

2) Quando o (idStatusLicitacao) for = 2, as tabelas (NumeroLicitacao e DescarteLicitacao) devem ser processadas em conjunto.

ESFERAS DE GOVERNO ABRANGIDAS

MUNICIPAL SIM NÃO ESTADUAL SIM NÃO

Prefeitura X

Câmara Municipal X

Consórcios Intermunicipais X

Administração Indireta X

RPPS X

Empresas Públicas e Economia Mista Dependentes

X

Empresas Públicas e de Economia Mista Não Dependentes X Campo Tamanh o Tipo Format o

Campo Descrição Obrigatór io Identificador da Pessoa Jurídica junto ao TCE (*) 7 Numéric o

Z(6)9 idPessoa Representa o código identificador da Entidade atribuído pelo Cadastro Interno do Tribunal de Contas

(10)

4 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

TIPOS DE MODALIDADES DE LICITAÇÕES Nome do Arquivo: Modalida de Licitacao

idModalidadeLicitacao dsModalidadeLicitacao 1 Convite 2 Tomada de Preços 3 Concorrência 4 Concurso 5 Leilão 6 Pregão 7 Processo Dispensa 8 Processo Inexigibilidade

9 Regime Diferenciado de Contratações - RDC

TIPOS DE STATUS DAS LICITAÇÕES Nome do Arquivo: Status Licitacao

idStatusLicitacao dsStatusLicitacao

1 Normal

2 Descartado

4 Licitações descartadas

Ocorre o descarte da licitação, quando existe algum motivo “erro” na confecção do edital ou em alguma fase preliminar da licitação. Devido a já publicação e cadastramento do referido edital no mural de licitações, não é possível substituir a numeração por outro edital.

No SIM AM é utilizada a tabela DESCARTE DE LICITAÇÃO para evidenciar esses fatos como detalhamos a seguir:

CADASTRO DOS NÚMEROS DE LICITAÇÕES DESCARTADOS

TABELA: DescarteLicitacao Número do Edital da Licitação 9 Numéric o

Z(8)9 nrLicitacao Representa o número do Edital que estabeleceu o processo licitatório. Esta numeração deve ser individualizada por modalidade. SIM Ano do Edital da Licitação 4 Numéric o

9999 nrAnoLicitacao Representa o ano do Edital da Licitação. SIM Modalidade da Licitação* 2 Numéric o Z(1)9 idModalidadeLicita cao Representa a código da Modalidade da Licitação.

Os valores válidos estão presentes na tabela (ModalidadeLicitacao).

SIM

Status da Licitação*

1 Numérico 9 idStatusLicitacao Informar se o número do edital foi processado normalmente ou foi descartado. Os valores válidos estão na tabela:

(StatusLicitacao).

(11)

5 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

OBJETIVO: Captar dados dos atos legais e motivos justificando o descarte de números de licitações. PERIODICIDADE: Mensal REGRAS DE IMPORTAÇÃO CRITÉRIOS NÚMER O MENSAGEM

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (DescarteLicitacao) possuir (idStatusLicitacao) <> 2 na tabela (NumeroLicitacao) a regra deve ser executada.

864

A licitação informada na linha XXX da tabela (DescarteLicitacao) não possui (idstatuslicitacao) = 2 na tabela (NúmeroLicitacao).

Se (cdControleLeiAto) declarado na tabela (DescarteLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) possuir (idEscopo) <> 57 na tabela (LeiAto) a regra deve ser executada.

865

A Lei ato Lei/Ato (cdControleLeiAto) informada na linha XXXXXX da tabela (DescarteLicitacao) possui escopo diferente de 57 - Atas das Comissões de Licitações.

Se a combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (DescarteLicitacao) estiver duplicado a mensagem deve ser executada.

866

O conjunto idPessoa, nrLicitação, nrAnoLicitação e idModalidadeLicitação informado na linha XXXXX da tabela (DescarteLicitacao) está duplicado.

OBSERVAÇÕES

ESFERAS DE GOVERNO ABRANGIDAS

MUNICIPAL SIM NÃO ESTADUAL SIM NÃO

Prefeitura X

Câmara Municipal X

Consórcios Intermunicipais X

Administração Indireta X

RPPS X

Empresas Públicas e Economia Mista Dependentes

X

Empresas Públicas e de Economia Mista Não Dependentes

X

Campo Tamanh o

Tipo Formato Campo Descrição Obrigatório

Identificad or da Pessoa Jurídica junto ao TCE (*)

7 Numérico Z(6)9 idPessoa Representa o código identificador da Entidade atribuído pelo Cadastro Interno do Tribunal de Contas

(12)

6 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Campo Tamanh o

Tipo Formato Campo Descrição Obrigatório

Número do Edital da

Licitação*

9 Numérico Z(8)9 nrLicitacao Representa o número do Edital que estabeleceu o processo licitatório.

OBS: A informação constante nesse campo deve ser coincidente com o valor informado no campo nrLicitacao da tabela NumeroLicitacao. SIM Ano do Edital da Licitação*

4 Numérico 9999 nrAnoLicitacao Representa o ano do Edital da Licitação.

OBS: A informação constante nesse campo deve ser coincidente com o valor informado no campo nrAnoLicitacao da tabela NumeroLicitacao. SIM Modalidad e da Licitação* 2 Numérico Z(1)9 idModalidadeLicitaca o Representa a código da Modalidade da Licitação.

Os valores válidos estão presentes na tabela

(ModalidadeLicitacao). OBS:

A informação constante nesse campo deve ser coincidente com o valor informado

no campo idModalidadeLicitacao da tabela NumeroLicitacao. SIM Código de Controle de Leis e Atos*

7 Numérico Z(6)9 cdControleLeiAto Representa o código identificador da lei/ato que tratou do descarte. Este código tem a função de representar o conjunto

(nrLeiAto+nrAnoLeiAto+idNat ureza LicitacaoAto+cdEscopo) e origina-se a tabela (LeiAto).

SIM

Motivo do Descarte

250 Caractere X(250) dsMotivo Informar o motivo que levou o descarte do número do edital.

SIM

5 Editais de licitação

Cada licitação tem o seu respectivo edital. Esse é o mais importante, é um documento onde estarão todas as regras que serão observadas pela Comissão de Licitação e quando for o caso pelo Pregoeiro, o Edital é a Lei interna da Licitação. Não pode conter cláusulas ou condições que comprometam a competição. Também será nulo ser for genérico, impreciso ou omisso em pontos essenciais, ou se tiver exigências excessivas ou impertinentes ao seu objeto. O remédio para casos assim é pedir esclarecimentos ou até a impugnação ao edital.

No SIM AM o edital é captado pela tabela LICITAÇÃO qual demonstramos abaixo:

(13)

7 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

TABELA: Licitacao

OBJETIVO: Captar dados do Edital da Licitação por modalidade.

PERIODICIDADE: Diária

REGRAS DE IMPORTAÇÃO

CRITÉRIOS NÚMERO MENSAGEM

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (Licitacao) possuir (idStatusLicitacao) = 2 na tabela (NumeroLicitacao), a regra deve ser executada.

867

A licitação informada na linha XXXXX foi descartada, porém, não pode ser declarada na tabela (Licitacao).

Se a combinação (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarada na tabela (Licitacao) não existir na tabela (NumeroLicitacao), a regra deve ser executada.

868

A combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) informada na linha XXXXX da tabela (Licitacao) não existe na tabela (NumeroLicitacao).

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarado na tabela (Licitacao) estiver duplicado a regra deve ser executada.

869

O conjunto idPessoa, nrLicitação, nrAnoLicitação e idModalidadeLicitação informado na linha XXXXXX da tabela (Licitacao) está duplicado.

Se (dtEdital) declarada na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for > que o dd/mês/ano (hoje) a mensagem deve ser executada.

870

A data do Edital da Licitação (dtEdital) declarada na linha XXXXXX da tabela (Licitacao) não pode ser maior que a data de hoje.

Se (dtAbertura) declarada na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for menor que a data do edital da licitação (dtEdital), a regra deverá ser executada.

871

A data de abertura da licitação (dtAbertura), informada na linha XXXXXX da tabela (Licitacao) é menor que data do edital da licitação (dtEdital).

Se o tipo de avaliação (idAvaliacaoLicitacao) declarado na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) não existir na tabela (avaliacaolicitacao) a regra deverá ser executada.

872

O tipo de avaliação (idAvaliacaoLicitacao) informado na linha XXXXXXX da tabela (Licitacao) não existe na tabela (avaliacaolicitacao)

Se a combinação entre (idClassificacaoObjetoLicitacao e idRegimeExecucaoLicitacao) declarada na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) não existir

na tabela

(ClassificacaoObjetoLicitacaoXRegimeExecucao Licit acao) a regra deverá ser executada.

873

A combinação entre classificação do objeto e o

regime de execução

(idClassificacaoObjetoLicitacao e idRegimeExecucaoLicitacao) informado na linha XXXXXX da tabela (Licitacao) não existe na tabela

(ClassificacaoObjetoLicitacaoXRegimeExecucao Licita cao).

Se (flProrrogacao) declarado na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for <> de "S" ou "N" a regra deverá ser executada.

874

O Flag Indicativo se existe ou não Cláusula de Prorrogação (flProrrogacao) declarado na linha nº xxxx da tabela (Licitacao) deve ser apenas "S" ou "N".

Se (flProrrogacao) declarado na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for = "S", o

875

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (Licitacao) exige o preechimento do campo (dsClausulaProrrogacao) com no mínimo 20

(14)

8 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

campo (dsClausulaProrrogacao) passa a ser obrigatório.

caracteres, considerando que o campo (flProrrogacao) = "S".

Se (idNaturezaLicitacao) declarado na tabela (Licitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) não possuir a combinação válida da tabela (ModalidadeXNaturezaLicitacao) entre os campos (idModalidadeLicitacao) e (idNaturezaLicitacao) a regra deverá ser executada.

876

O código da Natureza do Procedimento (idNaturezaLicitacao) informado na linha XXXXX da tabela (Licitacao) não existe na combinação válida da tabela (ModalidadeXNaturezaLicitacao).

Se (dtEdital) do conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for NULL na tabela (Licitacao) a regra deve ser executada.

1790

O valor do campo Data do Edital (dtEdital) da linha nº xxxxx da tabela (Licitacao) não pode ser vazio.

Se (dtAbertura) do conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) for NULL na tabela (Licitacao) a regra deve ser executada.

1791

O valor do campo Data de Abertura (dtAbertura) da linha nº xxxxx da tabela (Licitacao) não pode ser vazio.

Se (dtEdital) do conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao > 2012 e idModalidadeLicitacao) declarada na tabela (Licitacao) for <> do mês e ano de processamento a mensagem deve ser executada.

1872

A Data do Edital de Licitação (dtEdital) declarada na linha nº xxxxx da tabela (Licitacao) não pode ser diferente do mês e ano de trabalho.

OBSERVAÇÕES

ESFERAS DE GOVERNO ABRANGIDAS

MUNICIPAL SIM NÃO ESTADUAL SIM NÃO

Prefeitura X

Câmara Municipal X

Consórcios Intermunicipais X

Administração Indireta X

RPPS X

Empresas Públicas e Economia Mista Dependentes

X

Empresas Públicas e de Economia Mista Não Dependentes

X

Campo Tamanh o

Tipo Formato Campo Descrição Obrigatóri o Identificado r da Pessoa Jurídica junto ao TCE (*) 7 Numéric o

Z(6)9 idPessoa Representa o código identificador da Entidade atribuído pelo Cadastro Interno do Tribunal de Contas

SIM Número do Edital da Licitação* 9 Numéric o Z(8)9 nrLicitacao

Representa o número do Edital que estabeleceu o processo licitatório.

OBS: A informação constante nesse campo deve ser coincidente com o valor informado no campo nrLicitacao da tabela NumeroLicitacao. SIM Ano do Edital da Licitação* 4 Numéric o 9999 nrAnoLicitacao

Representa o ano do Edital da Licitação.

OBS: A informação constante nesse campo deve ser coincidente com o valor informado no campo

nrAnoLicitacao da

tabela NumeroLicitacao.

(15)

9 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Campo Tamanh o

Tipo Formato Campo Descrição Obrigatóri o Modalidade da Licitação* 2 Numéric o

Z(1)9 idModalidadeLicitacao Representa o código da Modalidade da Licitação.

Os valores válidos estão presentes na

tabela

(ModalidadeLicitacao).

OBS: A informação constante nesse campo deve ser coincidente com o valor informado no campo idModalidadeLicitacao da tabela NumeroLicitacao. SIM Data do Edital da Licitação 10 Data AAAA- MM-DD

dtEdital Informar a Data do Edital da Licitação. SIM Data da Abertura da Licitação 10 Data AAAA- MM-DD

dtAbertura Informar a Data da Abertura da Licitação.

SIM Tipo de

Avaliação* 2 Numérico 99 idAvaliacaoLicitacao

Informar o tipo de Avaliação .

Os valores válidos estão presentes na tabela: (AvaliacaoLicitacao). SIM Classificação do Objeto* 2 Numérico 99 idClassificacaoObjetoLici tacao Informar o código da classificação do objeto. Os

valores válidos estão presentes na seguinte tabela: (ClassificacaoObjetoLicitaca o). SIM Código do Regime de Execução* 2 Numérico 99 idRegimeExecucaoLicita cao

Informar o código do Regime de Execução. Os valores

válidos estão presentes na seguinte tabela: (RegimeExecucaoLicitacao).

SIM

Descrição do

Objeto 1500 Caractere X(1500) dsObjeto Descrição do Objeto do Edital. SIM Flag

Indicativo de prorrogação

1 Caractere X flProrrogacao Flag indicando se existe ou não cláusula de prorrogação. Os valores válidos são os seguintes: S – SIM N - NÃO SIM Descrição da Cláusula de Prorrogação 250 Caractere X(250) dsClausulaProrrogacao Descrição da cláusula de prorrogação. Este campo é

obrigatório quando o campo (flProrrogacao) for “S”. (Com no Mínimo 20 caracteres) NÃO Código da Natureza do Procedimento *

2 Numérico 99 idNaturezaLicitacao Os valores válidos estão presentes na seguinte tabela: (ModalidadeXNaturezaLicit acao).

(16)

10 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Número do Processo Administrativ o de Origem 10 Numérico Z(10) nrEditalOrigem Informar o número do Processo Administrativo que originou o Edital da Licitação.

SIM Ano do Número do Processo Administrativ o de Origem 4 Numérico 9999 nrAnoEditalOrigem

Informar o ano do número do Processo Administrativo que originou o Edital da Licitação.

SIM Valor Licitação (16,2) Numérico Z(13)9.9 9 vlLicitacao

Informar o valor máximo, mínimo ou de referência para o respectivo edital de licitação.

SIM

6 Tipos de avaliação

MENOR PREÇO:critério de seleção da proposta mais vantajosa é o da oferta de menor valor absoluto.

MELHOR TÉCNICA: avaliação de serviços intelectuais a proposta mais vantajosa, conforme o maior índice técnico e

a melhor proposta de preço, obtida mediante negociação cujo parâmetro é o “menor preço” ofertado.

TÉCNICA E PREÇO: o critério de seleção da melhor proposta é o que resulta da média ponderada das notas

atribuídas aos fatores técnica e preço, valorados na conformidade dos pesos e critérios estabelecidos no ato convocatório; para serviços intelectuais e equipamentos de informática.

MAIOR LANCE OU OFERTA: para alienação de bens ou concessão de direito real de uso.

MELHOR RETORNO ECONÔMICO: O objetivo é proporcionar maior economia para a Administração Pública

decorrente da execução do contrato, com a redução de despesas correntes, sendo o contratado remunerado com base em um percentual da economia gerada ( resulta receita para a Administração).

No SIM AM estes tipos de avaliação estão representadas na sub tabela TIPOS DE AVALIAÇÃO DAS LICITAÇÕES correlata a tabela LICITAÇÃO como segue:

TIPOS DE AVALIAÇÃO DAS LICITAÇÕES Nome do Arquivo: AvaliacaoLicitacao

idAvaliacaoLicitacao dsAvaliacaoLicitacao

1 Menor Preço - lote 2 Menor Preço - Item 3 Melhor Técnica - Lote 4 Melhor Técnica - Item 5 Técnica e Preço - Lote 6 Técnica e Preço - Item 7 Maior Lance ou Oferta - Lote 8 Maior Lance ou Oferta – Item 9 Dispensa/ Inexigibilidade 10 Maior Retorno Econômico

7 Classificação de objeto e regime de execução de licitações

Classificação do Objeto das Licitações:

O objeto deve ser descrito de forma a traduzir a real necessidade do Poder Público, com todas as características indispensáveis, afastando-se, evidentemente, as características irrelevantes e desnecessárias, que têm o condão de restringir a competição. A classificação se da por meio de Compras e Serviços, obras e serviços de engenharia, alienação de Bens, concessão de direito Real de uso e Cessão de direitos. Apresentadas no SIM AM pela sub tabela CLASSIFICACAOOBJETOLICITAÇÃO sendo seus códigos necessários para composição da Tabela LICITAÇÃO como segue:

TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO DO OBJETO DAS LICITAÇÕES Nome do Arquivo: ClassificacaoObjetoLicitacao

(17)

11 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

idClassificacao ObjetoLicitacao

dsClassificacaoObjetoLicitacao

1 Compras e Serviços

2 Obras e Serviços de Engenharia 3 Alienação de Bens

4 Concessão de Direito Real de Uso 5 Cessão de Direitos

Regimes de Execução

Execução direta: a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios.

Execução indireta: a que o órgão ou entidade contrata com terceiros, sob qualquer dos seguintes regimes: a)empreitada por preço global-quando se concentra aex ecução da obra ou do serviço por preço certo e total;

b)empreitada por preço unitário-quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades

determinadas;

c)tarefa- quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais

d)empreitada integral-quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias,sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos legais para sua utilização em condições desegurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.

REGIME DAS COMPRAS: padronização,registro de preços, condições de pagamento, especificação completa,não

determinação de marca, estimativa de quantidade em relação ao consumo,condições de armazenamento.

No SIM AM, são representados na sub tabela REGIMEEXECUCAOLICITACAO, onde seus códigos serão utilizados na tabela LICITAÇÃO:

TIPOS DE REGIME DE EXECUÇÃO DE LICITAÇÕES Nome do Arquivo: RegimeExecucaoLicitacao

idRegimeExecucao Licitacao

dsRegimeExecucaoLicitacao

1 Obra – Execução Direta

2 Obra – Execução Indireta Empreitada por Preço Global 3 Obra – Execução Indireta Empreitada por Preço Unitário 4 Obra – Execução Indireta Empreitada Integral

5 Tarefa

6 Compras

7 Serviços

8 Alienação de Bens Móveis 9 Alienação de Bens Imóveis

10 Cessão de Direitos

11 Concessão de Direito Real de Uso – Bens Públicos

Diante das duas tabelas apresentadas acima, o TCE no layout do SIM AM, determina tipos de combinação entre a apresentação dos dados dessas tabelas, não podendo existir combinação diferente das determinadas na Tabela CLASSIFICAÇAOOBJETOLICITAÇAOXREGIMEEXECUÇAOLICITAÇAO como segue:

TIPOS DE OBJETO DAS LICITAÇÕES E REGIME DE EXECUÇÃO

Nome do Arquivo: ClassificacaoObjetoLicitacaoXRegimeExecucaoLicitacao

idClassificacao ObjetoLicitacao

idRegimeExecucao Licitacao

dsRegimeExecucaoLicitacao

2 1 Obra – Execução Direta

2 2 Obra – Execução Indireta Empreitada por Preço Global

(18)

12 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

2 3 Obra – Execução Indireta Empreitada por Preço Unitário

2 4 Obra – Execução Indireta Empreitada Integral

1 5 Tarefa – Serviços

1 6 Compras

1 7 Serviços

3 8 Alienação de Bens Móveis 3 9 Alienação de Bens Imóveis

5 10 Cessão de Direitos – Folha de Pagamento 4 11 Concessão de Direito Real de Uso – Bens

Públicos

TIPOS DE NATUREZA DE LICITAÇÕES

Temos de informar no SIM AM as naturezas da licitação sendo elas Normal, Registro de Preços ou Credenciamento. Para isso existe a subtabela NATUREZA LICITACAO, que irá fornecer os códigos para o preenchimento na tabela LICITAÇAO como segue:

TIPOS DE NATUREZA DE LICITAÇÕES Nome do Arquivo: NaturezaLicitacao

idNaturezaLicitacao dsNaturezaLicitacao

1 Normal

2 Registro de Preços 3 Credenciamento

A base de dados do SIM AM verifica combinações entre modalidade e NaturezadaLicitaçao, ou seja qualquer combinação diferente do disposto nessa subtabela gerará erro no arquivo LICITAÇAO. Apresentamos abaixo combinações e seus respectivos códigos:

TIPOS NATUREZA DAS LICITAÇÕES Nome do Arquivo: ModalidadeXNaturezaLicitacao

idModalidade Licitacao

dsModalidadeLicitacao idNaturezaLicitacao dsNaturezaProcedimento

1 Convite 1 Normal

2 Tomada de Preços 1 Normal

3 Concorrência 1 Normal

3 Concorrência 2 Registro de Preços

3 Concorrência 3 Credenciamento

4 Concurso 1 Normal

5 Leilão 1 Normal

6 Pregão 1 Presencial

6 Pregão 2 Eletrônico

7 Processo Dispensa 1 Normal

8 Processo Inexigibilidade 1 Normal

8 Processo Inexigibilidade 2 Credenciamento/Chamamento 8 Processo Inexigibilidade 3 Registro de Preços – Carona

8 Vinculações a dotações orçamentárias

As contratações administrativas não podem ser feitas sem prévia dotação orçamentária. A regra vale tanto para as modalidades ordinárias de licitação - concorrência, tomada de preços, convite, concurso e pregão - como para o sistema de registro de preços A Constituição Federal (Artigo 167, Inciso II), as Leis Federal (Artigo 55, da Lei 8.666/93) e Estadual de Licitações (Artigo 99 da Lei 15.608/07) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00)

(19)

13 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

convergem para a proibição de qualquer despesa pública ou assunção de obrigações diretas sem autorização orçamentária com fornecedores, para pagamento por bens e serviços.

No SIM AM, as dotações orçamentárias são captadas pela tabela LICITAÇAOXFUNCIONALPROGRAMATICA, que tem a seguinte estrutura:

CADASTRO DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DOS EDITAIS DE LICITAÇÕES

TABELA: LicitacaoXFuncionalProgramatica

OBJETIVO: Captar dados da classificação orçamentária que serviu como base para emissão do edital da licitação. PERIODICIDADE: Mensal REGRAS DE IMPORTAÇÃO CRITÉRIOS NÚMER O MENSAGEM

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao,

cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA = ano de trabalho, cdCategoriaEconomica,

cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao = ano de trabalho) for duplicad o na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) a mensagem deve ser executada.

877

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) apresenta-se com duplicação de dados para a apresenta-seguinte combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao)

Se a combinação (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarada na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existir na tabela (Licitacao) a regra deve ser executada.

878

A combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) informada na linha

XXXXX da tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (Licitacao).

Se a combinação (cdOrgao e nrAnoLOA) declarada na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao)não existir na tabela (Orgao) a regra deve ser executada.

879

O órgão (cdOrgao) informado na linha

XXXXXX da tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (Orgao) para o ano de trabalho.

(20)

14 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Se a combinação (cdUnidade e nrAnoLOA) declarados na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existir na

880

A unidade (cdUnidade) informado na linha

XXXXX da tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (Unidade) para o ano de trabalho.

tabela (Unidade) a regra deve ser executada.

Se a combinação (cdFuncao e nrAnoLOA)

declarados na tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existir na tabela (Funcao) a regra deve ser executada.

881

A função (cdfuncao) informado na linha

XXXXXX da tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (funcao) para o ano de trabalho.

Se a combinação (cdSubFuncao e nrAnoLOA) declarados na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existir na tabela (SubFuncao) a regra deve ser executada.

882

A subfunção (cdsubfuncao) informado na linha

XXXXX da tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (subfuncao) para o ano de trabalho.

Se a combinação (cdPrograma e nrAnoLOA) declarados na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao)não existir na tabela (ProgramaLOA) a regra deve ser executada.

883

O programa (cdPrograma) informado na linha

XXXXX da tabela

(LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (ProgramaLOA) para o ano de trabalho.

Se a combinação (cdProjetoAtividade e nrAnoLOA) declarada na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existir na tabela (ProjetoAtividade) a regra deve ser executada.

884

O projeto e atividade (cdProjetoAtividade) informado na linha XXXXX da tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existe na tabela (ProjetoAtividade) para o ano de trabalho.

(21)

15 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Se (nrAnoLOA e nrAnoAplicacao) declarados na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) for <> do ano de trabalho a regra deve ser executada.

885

O campos (nrAnoLOA e nrAnoAplicacao) informados na linha XXXXX da tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) devem corresponder ao ano de trabalho.

Se o conjunto (cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) declarado na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existir na tabela (PlanoDespOrcamentaria) para o ano de

886

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) envolvendo (cdCategoriaEconomica,

cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existe na tabela (PlanoDespOrcamentaria) para o ano de

trabalho a regra deve ser executada. trabalho. Se os campos (cdDesdobramento e cdDetalhamento)

declarados na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) forem diferentes de zero = “00” a regra deve ser executada.

887

Os códigos dos campos (cdDesdobramento e cdDetalhamento) informados na linha XXXXX da tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) são diferentes <> de zero = “00”

Se o conjunto (idPessoa, cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA = ano de trabalho, cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento, cdDetalhamento e nrAnoAplicacao = ano de trabalho) declarado na tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) não existir em pelo menos uma das seguintes

tabelas (PrevisaoInicialDespesa OU AlteracaoOrcamentaria) a mensagem deve ser executada.

888

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (LicitacaoXFuncionalProgramatica) envolvendo o conjunto (cdOrgao, cdUnidade, cdFuncao, cdSubFuncao, cdPrograma, cdProjetoAtividade, nrAnoLOA,

cdCategoriaEconomica, cdGrupoNatureza, cdModalidade, cdElemento, cdDesdobramento,

cdDetalhamento e nrAnoAplicacao) não existe em pelo menos uma das seguintes tabelas (PrevisaoInicialDespesa OU AlteracaoOrcamentaria) para o ano de trabalho.

OBSERVAÇÕES

ESFERAS DE GOVERNO ABRANGIDAS

MUNICIPAL SIM NÃO ESTADUAL SIM NÃO

Prefeitura X

Câmara Municipal X

Consórcios Intermunicipais X

Administração Indireta X

RPPS X

Empresas Públicas e Economia Mista Dependentes

(22)

16 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Empresas Públicas e de Economia Mista Não Dependentes X Campo Tamanh o Tipo Format o

Campo Descrição Obrigatóri o Identificador da Pessoa Jurídica junto ao TCE (*) 7 Numéric o

Z(6)9 idPessoa Representa o código identificador da Entidade atribuído pelo Cadastro Interno do Tribunal de Contas SIM Número do Edital da Licitação* 9 Numéric o

Z(8)9 nrLicitacao Representa o número do Edital que estabeleceu o processo licitatório. SIM Ano do Edital da Licitação* 4 Numéric o

9999 nrAnoLicitacao Representa o ano do Edital da Licitação. SIM Modalidade da Licitação* 2 Numéric o Z(1)9 idModalidadeLicita cao Representa a código da Modalidade da Licitação.

Os valores válidos estão presentes na tabela (ModalidadeLicitacao). SIM Òrgão* 2 Caracter e 99 cdOrgao

Código do Órgão (classificação institucional) aprovado na Lei Orçamentária Anual – LOA.

SIM

Campo Tamanh o

Tipo Format o

Campo Descrição Obrigatóri o

Unidade* 3 Caracter e

999 cdUnidade Código da Unidade (classificação institucional) aprovada na Lei Orçamentária Anual – LOA.

SIM

Função* 2 Caracter e

99 cdFuncao Código da Função de Governo em observância aos valores válidos constantes da tabela (Funcao).

SIM

SubFunção* 3 Caracter e

999 cdSubFuncao Código da SubFunção de Governo em observância aos valores válidos constantes da tabela (SubFuncao).

SIM

Programa* 4 Caracter e

9999 cdPrograma Código do Programa de Governo em observância aos valores válidos constantes da tabela (ProgramaLOA). SIM Projeto, Atividade ou Operação Especial* 4 Caracter e

9999 cdProjetoAtividade Código do Projeto, Atividade ou Operações Especiais em observância aos valores válidos constantes da tabela (ProjetoAtividade). SIM Ano de Aplicação da LOA* 4 Numéric o

9999 nrAnoLOA Representa o ano de aplicação da Lei Orçamentária Anual – LOA.

(23)

17 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Categoria Econômica* 1 Caracter e 9 cdCategoriaEcono mica Representa as Categorias Econômicas da Despesa Orçamentária, conforme contido nos §§ 1º e 2º, do Art. 11 da Lei nº 4320/64. SIM Grupo de Natureza* 1 Caracter e

9 cdGrupoNatureza É um agregador de elementos de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Exemplo: Pessoal e Encargos Sociais. SIM Modalidade de Aplicação* 2 Caracter e

99 cdModalidade A modalidade de aplicação tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades. Indica se os recursos serão aplicados diretamente pela unidade detentora do crédito ou mediante transferência para entidades públicas ou privadas. A modalidade também permite a eliminação de dupla contagem no orçamento. SIM Elemento da Despesa* 2 Caracter e

99 cdElemento Representa o código do elemento da despesa previamente definido no plano de contas padrão da despesa. SIM Desdobrament o* 2 Caracter e

99 cdDesdobramento Representa o Desdobramento do Elemento da Despesa. Os elementos de despesas passiveis de desdobramento ou não, estão definidos no campo (flExigeDesdobramento) da tabela (ElementoDespesa). SIM Detalhamento* 2 Caracter e

99 cdDetalhamento Representa o detalhamento do desdobramento da despesa. SIM Campo Tamanh o Tipo Format o

Campo Descrição Obrigatóri o

Ano de Aplicação*

4 Numéric o

9999 nrAnoAplicacao Representa o ano de aplicação do Plano da Despesa Orçamentária da Entidade.

(24)

18 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

9 Mapas de editais de licitação e referência de preços

O edital independente de sua modalidade, deve constar o valor Maximo dos itens ou lotes que compõe o processo, através da média de 3 orçamentos na elaboração do edital. No caso de leilão, pratica-se o contrário, ou seja preço mínimo para aquisição. Esses dados são captados pelo arquivo MAPAEDITALLICITACAO a tem a seguinte estrutura:

MAPA DOS EDITAIS DE LICITAÇÕES E REFERÊNCIA DE PREÇOS

TABELA: MapaEditalLicitacao

OBJETIVO: Captar o Mapa de Preços Máximos e Mínimos apresentados pelo gestor no Edital de Licitação. O Preço Mínimo aplica-se apenas para processos de leilão.

PERIODICIDADE: Mensal

REGRAS DE IMPORTAÇÃO

CRITÉRIOS NÚMERO MENSAGEM

Se a combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) declarada na tabela (MapaEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) não existir na tabela (Licitacao) a regra deve ser executada.

889

A combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao e idModalidadeLicitacao) informada na linha XXXXX da tabela (MapaEditalLicitacao) não existe na tabela (Licitacao).

Se o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) estiver duplicado na tabela (MapaEditalLicitacao) a regra deverá ser executada.

890

O conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) informado na linha XXXXX da tabela (MapaEditalLicitacao) está duplicado na tabela. Se (idUnidadeMedida) declarado na tabela

(MapaEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) não existir na tabela (UnidadeMedida) a regra deve ser executada.

891

O código da unidade e medida (idUnidadeMedida) informado na linha XXXXX da tabela (MapaEditalLicitacao) não existe na tabela (UnidadeMedida).

Os campos (vlMinimoUnitarioItem) e (vlMinimoTotal)

declarados na tabela

(MapaEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) são

OBRIGATÓRIOS quando

(idClassificacaoObjetoLicitacao) existente na tabela (Licitacao) para a combinação (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao) for = 3, 4 e 5.

892

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (MapaEditalLicitacao) exige o preechimento dos campos (vlMinimoUnitarioItem) e (vlMinimoTotal) considerando que a Licitação contém (idClassificacaoObjetoLicitacao) = 3, 4 ou 5, Alienação de Bens, Concessão de Direito Real d Uso e Cessão de direitos respectivamente.

(25)

19 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Os campos (vlMaximoUnitarioItem) e (vlMaximoTotal)

declarados na tabela

(MapaEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) são

OBRIGATÓRIOS quando

(idClassificacaoObjetoLicitacao) existente na tabela (Licitacao) para a combinação (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao) for <> de 3, 4 e 5.

1705

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (MapaEditalLicitacao) exige o preechimento dos campos (vlMaximoUnitarioItem) e (vlMaximoTotal) considerando que a Licitação contém (idClassificacaoObjetoLicitacao) diferente de 3, 4 ou 5, Alienação de Bens, Concessão de Direito Real d Uso e Cessão de direitos respectivamente.

Se os campos (idTipoCategoriaObjetoDespesa e idTipoObjetoDespesa) declarados na tabela (MapaEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) não existir na combinação válida da tabela (TipoCategoriaXObjetoDespesa) a mensagem deve ser executada.

893

A combinação entre a Categoria e Objeto da Despesa declarados na linha nº xxxx da tabela (MapaEditalLicitacao) não existe nas possibilidades válidas da tabela (TipoCategoriaXObjetoDespesa).

Se (idTipoEntregaProduto) declarado na tabela (MapaEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa,

894 O código do tipo de entrega (idTipoEntrega) informado na linha XXXX da tabela

nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, nrLote e nrItem) não existir na tabela (TipoEntregaProduto) a mensagem deve ser executada.

(MapaEditalLicitacao) não existe na tabela (TipoEntregaProduto).

OBSERVAÇÕES

ESFERAS DE GOVERNO ABRANGIDAS

MUNICIPAL SIM NÃO ESTADUAL SIM NÃO

Prefeitura X

Câmara Municipal X

Consórcios Intermunicipais X

Administração Indireta X

RPPS X

Empresas Públicas e Economia Mista Dependentes

X

Empresas Públicas e de Economia Mista Não Dependentes

X

Campo Tamanh o

Tipo Formato Campo Descrição Obrigatóri o Identificador da Pessoa Jurídica junto ao TCE (*) 7 Numéric o

Z(6)9 idPessoa Representa o código identificador da Entidade atribuído pelo Cadastro Interno do Tribunal de Contas SIM Número do Edital da Licitação* 9 Numéric o

Z(8)9 nrLicitacao Representa o número do Edital que estabeleceu o processo licitatório.

(26)

20 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Ano do Edital da Licitação*

4 Numéric o

9999 nrAnoLicitacao Representa o ano do Edital da Licitação. SIM Modalidade da Licitação* 2 Numéric o Z(1)9 idModalidadeLicita cao Representa a código da Modalidade da Licitação.

Os valores válidos estão presentes na tabela (ModalidadeLicitacao). SIM Número do Lote 9 Numéric o

Z(8)9 nrLote Representa o número de cada lote da licitação. SIM Número do Item 9 Numéric o

Z(8)9 nrItem Representa o número de cada item da licitação. SIM Quantidade do Item 14,3 Decimal Z(10)9.99 9

nrQuantidade Representa a quantidade de itens. SIM

Código da Unidade e Medida*

3 Numérico Z(2)9 idUnidadeMedida

Código da Unidade de medida empregada para dimensionar a meta / produto a ser atingido. Os valores válidos constam da tabela (UnidadeMedida). SIM Valor Mínimo Unitário do Item (16,2) Numérico Z(13)9.99 vlMinimoUnitarioIte m

Representa o valor mínimo unitário do Item.

NÃO

Valor Mínimo Total

(16,2) Numérico Z(13)9.99 vlMinimoTotal Representa o valor mínimo total. NÃO

Campo Tamanh o

Tipo Formato Campo Descrição Obrigatóri o Valor Máximo Unitário do Item (16,2) Numérico Z(13)9.99 vlMaximoUnitarioite m

Representa o Valor Máximo Unitário do Item.

NÃO

Valor

Máximo Total

(16,2) Numérico Z(13)9.99 vlMaximoTotal Representa o Valor Máximo Total. NÃO Tipo de Categoria do Objeto da Despesa* 3 Numérico Z(2)9 idTipoCategoriaObje to Despesa

Representa o tipo de categoria do objeto da despesa. Os valores

válidos estão na tabela (TipoCategoriaObjetoDespesa). SIM Tipo de Objeto da Despesa* 9 Numérico Z(8)9 idTipoObjeto Despesa

Informar o código do tipo de objeto da despesa. Origina-se da tabela (TipoObjetoDespesa). SIM Descrição do Item

(27)

21 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Descrição da Forma de Pagamento

75 Caractere X(75) dsFormaPagamento Representa a Descrição da Forma de Pagamento. SIM Prazo Limite para Entrega 3 Numérico Z(2)9 nrPrazoLimiteEntreg a

Representa o Prazo Limite para Entrega. Deve ser apresentado em dias. SIM Tipo de Entrega* 1 Numérico 9 idTipoEntregaProdut o

Representa o tipo de entrega. Os

valores válidos estão apresentados na tabela (TipoEntregaProduto).

SIM

TIPOS DE ENTREGAS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DOS EDITAIS DE LICITAÇÕES Nome do Arquivo: TipoEntregaProduto

idTipoEntrega Produto dsTipoEntregaProduto

1 Parcela Única 2 Parcelada

10 Publicações de editais

Conforme legislação vigente, deve se publicar os dados referentes ao edital de licitação. No SIM AM essas publicações são recebidas por meio do arquivo PUBLICAÇÃO EDITALLICITAÇAO. O qual possui a seguinte estrutura:

PUBLICAÇÃO DOS EDITAIS DE LICITAÇÕES TABELA: PublicacaoEditalLicitacao

OBJETIVO: Captar dados da publicação do edital da licitação.

PERIODICIDADE: Mensal

REGRAS DE IMPORTAÇÃO

CRITÉRIOS NÚMERO MENSAGEM

Se a combinação (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao,

idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) declarada na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) estiver duplicada a regra deverá ser executada.

895

O registro declarado na linha nº xxxx da tabela (PublicacaoEditalLicitacao) apresenta-de duplicado para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao, nrAnoLicitacao,

idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) .

Se a combinação (nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao) declarada na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para o conjunto ((idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) não existir na tabela (Licitacao) a mensagem deve ser executada.

896

A Licitação declarada na linha nº xxxx da tabela (PublicacaoEditalLicitacao) não possui os seguintes elementos (nrLicitacao, nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao) na tabela (Licitacao)

(28)

22 Curso: Licitações Municipais – 25 de Novembro de 2015 /Curitiba-PR

Se combinação dos campos (tpDocumento e nrDocumento) declarada na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) conter valores, ou seja, deve ser VAZIO a mensagem deve ser executada.

898

A combinação entre o tipo e número do documento (tpDocumento e nrDocumento) declarada na linha nº xxxx da tabela (PublicacaoEditalLicitacao) não deve ser preenchido.

Se (dtPublicacao) declarada na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) for < que (dtEdital) da tabela (Licitacao) a mensagem deve ser executada.

899

A data da publicação do Edital (dtPublicacao) informada na linha XXXXX na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) é menor que a data do Edital (dtEdital) da tabela (Licitacao).

Se (dtPublicacao) declarada na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) for > que (hoje) data calendário a mensagem deve ser executada.

900

A data da publicação do Edital (dtPublicacao) informada na linha XXXXX na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) não pode ser maior que a data calendário (hoje).

Se (flOrgaoOficial) declarado na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para o

conjunto

1499 O Flag (flOrgaoOficial) declarado na linha nº xxxx da tabela (PublicacaoEditalLicitacao) é = "S" ,

(idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) for = "S" o valor do campo (cdOperacao) deve existir na tabela (OrgaoOficial) com idTipoOrgaoOficial <> 4.

portanto, o valor do campo (cdOperacao) deve existir na tabela (OrgaoOficial) com (idTipoOrgaoOficial) diferente de 4 - Veículo de Publicação Não Oficial.

Se (flOrgaoOficial) declarado na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para o conjunto (idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) for = "N" o valor do campo (cdOperacao) deve existir na tabela (OrgaoOficial) com idTipoOrgaoOficial = 4.

1500

O Flag (flOrgaoOficial) declarado na linha nº xxxx da tabela (PublicacaoEditalLicitacao) é = "N" , portanto, o valor do campo (cdOperacao) deve existir na tabela (OrgaoOficial) com (idTipoOrgaoOficial) igual 4 - Veículo de Publicação Não Oficial.

Se (cdOperacao) declarado na tabela (PublicacaoEditalLicitacao) para a combinação (idPessoa, nrLicitacao,

nrAnoLicitacao, idModalidadeLicitacao, flOrgaoOficial, cdOperacao, tpDocumento, nrDocumento e dtPublicacao) não existir na tabela (OrgaoOficial) a mensagem deve ser executada.

1502

O Código da Operação (cdOperacao) declarado na linha nº xxx da tabela (PublicacaoEditalLicitacao) não existe na tabela (OrgaoOficial).

OBSERVAÇÕES

ESFERAS DE GOVERNO ABRANGIDAS

MUNICIPAL SIM NÃO ESTADUAL SIM NÃO

Prefeitura X

Referências

Documentos relacionados

No segundo tópico, destacamos a abrangência da prova em relação ao programa, por acreditarmos também que uma maior abrangência valoriza o processo seletivo e o torna mais eficiente

se você não me conhece ainda, no fim do ebook você encontra uma biografia explicando mais sobre quem eu sou e todo o con- texto do mundo high stakes... deixe sua

TCE (contrato), contendo todas as informações sobre período, horário, atividades desenvolvidas (plano de estágio), supervisor com CREF-G, apólice de seguros e

P rovisões Orçamentárias para pagamento de 13º, férias e encargos sobre estes: são as “reservas” que as empresas devem fazer (no caso do Projeto de Viabilidade,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Se você fica muito tempo sem enviar vídeos para seus assinantes, logo boa parte deles não receberão o email de aviso do YouTube no próximo vídeo que você enviar.. Aliás, o