• Nenhum resultado encontrado

eBook 5 Habitos Procrastinacao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "eBook 5 Habitos Procrastinacao"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

5

hábitos

essenciais

(2)

gabriel goffi aqui pra te dizer alguns pontos importantes antes de você entrar a fundo nas causas e soluções para a tão temida procrastinação.

primeira coisa:

todo mundo procrastina. todo mundo.

o diferencial é apenas quanto tempo você fica procrastinando… em quanto tempo você ganha consciência disso e volta pra action com a máxima intensidade.

esse ebook foi escrito pelo time de comunicação da high stakes academy e faz parte da nossa incessante busca por evoluir todos à nossa volta.

uma busca incessante por gerar valor.

nosso maior foco e missão é inspirar e desenvolver os próximos melhores do mundo de cada mercado.

para você se manter no jogo do longo prazo, independente e é isso que nós estamos fazendo há tantos anos.

hoje impactamos milhões de pessoas semanalmente nas mídias sociais, e se você quiser acompanhar um conteúdo pra entender essa loucura toda, recomendo a série high stakes mind no you-tube. ali estão minhas alucinações sobre vários tópicos impor-tantes para um high stakes.

se você não me conhece ainda, no fim do ebook você encontra uma biografia explicando mais sobre quem eu sou e todo o con-texto do mundo high stakes.

deixe sua mente aberta.

esse ebook vai te dar clareza sobre vários aspectos, mas te digo que esse é literalmente apenas o começo.

parabéns por estar aqui. :)

conte comigo para te levar pro próximo nível,

(3)

sumário

o que a ciência tem a dizer pra combater (e vencer) a procrastinação

a espiral negativa da procrastinação

principais características psicológicas do procrastinador

a procrastinação não afeta apenas a má performance no trabalho

pesquisadores formularam uma equação pra explicar a procrastinação

#disciplina samurai

#sem foco, não tem força nem fé que dê jeito

#organização pra colocar tudo em prática

#motivação pra caminhar com propósito #luz, câmera… hora da action!

4 6 7 8 9 11 13 15 17 19

(4)

procrastinação. esse é um problema pra você?

é provável que sim. mas a gente gostaria de propor um exercício diferente.

imagine o seguinte cenário.

você acorda e levanta da cama imediatamente. toma sol e prepara um café da manhã high stakes. medita por 10 minu-tos e escreve seu principal propósito pro dia. cheio de ener-gia, começa a trabalhar nos projetos que precisa entregar. você finaliza a tarefa mais importante do dia antes do al-moço e, mesmo se parasse nesse momento, sentiria que avançou em suas metas. você teria mais energia pra alcan-çar mais, e teria até mais tempo livre pra aproveitar com

as pessoas que você ama.

por que esse cenário, que pareceideal pra tantas pessoas,

está tão distante da realidade de muitas?

pra entender como funciona o dia a dia da maioria das pes-soas, vamos te apresentar ao joão.

o que a ciência tem a dizer

pra combater (e vencer) a

procrastinação

(5)

e joão não está sozinho.

todos adiamos tarefas em algum momento, mas alguns transformaram (ainda que inconscientemente) a procras-tinação num estilo de vida.

uma média de

30%

de estudantes universitários procras-tinam de forma consistente e problemática.

20%

dos adultos procrastinam de forma crônica.

95%

dos procrastinadores gostariam de reduzir esse vício. ao que tudo indica, a procrastinação nos acompanha enquan-to espécie já há muienquan-to tempo. o general ateniense tucídides, que escreveu sobre a guerra contra os espartanos, definiu a procrastinação como o mais crítico trato de personalidade,

apenas útil para adiar o começo da guerra, e somente para possibilitar a preparação que acelera a sua conclusão.

(histoires, 1.84.1; citado pelo dr. piers steel)

joão é funcionário em numa fábrica de molas. ele trabalha duro, e todo dia deve produzir 50 unidades de molas pra poder receber seu salário em dia. seu maior objetivo é passar num concurso do corpo de bombeiros, mas pra pagar sua inscrição ele depende que seu trabalho seja executado da melhor forma. pra piorar, ele está fora de forma e preocupado com o exame físico. bora pra action, joão!

o plano é simples: todo dia ele vai produzir 50 unidades de mola, estudar 3 páginas da apostila e correr 5 km. mas por algum motivo ele não está conse-guindo cumprir essas metas. por quê?

(6)

a espiral negativa da

procrastinação

sente-se pouco capaz de finalizar a tarefa

considera a tarefa chata ou difícil demais

não vê a importância da tarefa

autocrítica

má gestão do tempo pra entrega baixa performance não se sente no controle da situação queda de energiaprioridade a outras tarefas menos

importantes

um estudo com gêmeos idênticos e não-idênticos estima que 46% da procrastinação tenha fundamentação genética. outras questões dizem respeito a mindset e questões ambientais. ou seja: podemos melhorar!

(7)

principais características

psicológicas do procrastinador

descompasso entre intenção e ação distração desconsideração do tempo futuro falta de disciplina

ações não são orientadas por metas aversão à rotina falta de organização impulsividade

1.

5.

2.

6.

3.

7.

4.

8.

(8)

estima-se que procrastinadores perdem, em média, $400 por declarar impostos na última hora.

procrastinação pra ir ao médico é um dos principais pro-blemas que impedem o paciente de receber o tratamento adequado e se recuperar de maneira satisfatória.

falta de planejamento pra aposentadoria é considerado uma forma de procrastinação, e leva muitos a enfrentar problemas financeiros na velhice.

94% dos procrastinadores avaliam que o vício influencia direta e negativamente sua felicidade.

paradoxalmente, quando perguntados sobre como prefe-rem organizar sua rotina de trabalho, procrastinadores tipicamente começam com tarefas prazerosas, enquanto não-procrastinadores deixam estas por último.

a procrastinação não afeta

apenas a má performance

no trabalho

(9)

parece difícil?

o gráfico da página seguinte mostra como thomas delay, um estudante universitário que teve o prazo de 15 de se-tembro a 15 de dezembro pra entregar um artigo acadêmi-co, lidou com essas questões.

pra simplificar, ele teve duas opções ao longo do semes-tre: socializar com os amigos ou escrever. no início do prazo, como a entrega do artigo estava temporariamente longe, isso diminuiu a importância percebida da tarefa. nesse exemplo, a mudança ocorreu somente no início de dezembro, quando o prazo apertou e thomas teve menor tendência à procrastinação.

pesquisadores formularam

uma equação pra explicar a

procrastinação

a teoria da motivação temporal

utilidade recompensa tendência a procrastinação expectativa de sucesso (1 +impulsividade) valor

x

x

tempo

=

=

(10)

essa equação também ilumina a importância das questões ambientais e de mindset pra combater (e vencer!) a pro-crastinação.

as pesquisas ainda linkam a procrastinação a uma série de características, principalmente relacionadas a quem pos-sui baixa consciência na teoria dos 5 grandes fatores da personalidade.

mas cada uma dessas características representa um hábi-to que você pode desenvolver pra transformar sua perfor-mance e produtividade. vamos a eles? socialização 3 de dezembro escrita do artigo

utilidade

tempo

baixa

15-set 8-out 31-out 23-nov 16-dez alta

(11)

#

disciplina

samurai

é ela que nos permite agir de forma diligente pra atingir nossas metas. de uma certa forma, é a combinação de mo-tivação com foco, resultando em autocontrole. tudo isso alinhando as expectativas aos resultados pretendidos.

tudo começa na disciplina pra você ganhar motivação diá-ria e consistência no longo prazo. ela é uma ciência possí-vel de ser decifrada. (gabriel goffi.)

walter mischel, PhD e então professor da standford uni-versity, fez um teste pra analisar essa característica. ele e seus colegas deram marshmallows a crianças em idade pré-escolar e lhes pediram pra fazer uma escolha simples. o pesquisador sairia da sala e, se a criança esperasse até ele voltar, poderia comer dois marshmallows. se não, ape-nas um.

ao revisitar os participantes na adolescência, os pesquisa-dores descobriram que aqueles com maior autocontrole conseguiram melhores resultados nos testes SAT (como se fosse o vestibular norte-americano), e seus pais os

(12)

rankea-de maior controle diante de frustrações e maior foco. mesmo na idade adulta, a tendência se manteve, de-monstrando inclusive menor tendência a vícios (alcoolis-mo e tabagis(alcoolis-mo, por exemplo) dentre aqueles com maior autocontrole.

pra cultivar a disciplina, uma boa estratégia é se presen-tear com uma recompensa apenas ao finalizar uma tarefa. assim você evita cair na armadilha da impulsividade, uma das características do procrastinador, que busca recom-pensas de curto-prazo.

e sabe o melhor? a ciência indica que maiores níveis de au-todisciplina estão diretamente relacionados ao bem-estar.

mesmo sabendo que precisava correr 5 km todos os dias, joão acabava se sabotando. usava o cansaço do dia como desculpa pra cair no sofá e ligar a tv. pra resolver esse problema, passou a se obrigar a só assistir tv depois que corresse. dessa forma, a televisão acabou se tornando uma recompen-sa pra depois da corrida, e ele passou a aproveitar ainda mais o seu pro-grama preferido.

(13)

numa cultura workaholic, multitasking pode nos fazer pensar que estamos realizando muito, quando na verdade não estamos.

as pessoas pensam que foco significa dizer ‘sim’ para o que você precisa focar. mas esse não é o significado real. foco significa dizer ‘não’ para as centenas de outras boas ideias que existem. você precisa escolher com cuidado.

(steve jobs)

temos uma tendência em focar naquilo que é urgente ao invés do que é importante. isso acontece porque, normal-mente, o mais importante nos faz sentir desconfortáveis, e muitas vezes traz chances de fracasso ou dor.

um hack interessante pra aumentar seu foco é criar não so-mente uma to-do list, mas também uma NOT-to-do list, e começar a trabalhar na tarefa mais importante do dia logo pela manhã. isso vai lhe deixar atento aos gatilhos que roubam a sua atenção.

#sem

foco

, não tem força

(14)

mentar o foco, também eleva os níveis de felicidade, diminui o estresse e fortalece seu sistema imunológico.

na fábrica de molas, joão acabava se distraindo com facilidade, dando prefe-rência a tarefas relativamente mais fáceis, deixando as mais complexas pro final quando já se sentia cansado. isso fazia com que ele produzisse menos e, consequentemente, recebesse menos. um dia, passou a estipular priori-dades e começar pelas tarefas mais importantes, executando as mais fáceis depois. dobrou a produção e passou da meta.

(15)

pilhas de papéis sobre a mesa, cama desarrumada, roupas jogadas umas por cima das outras no guarda-roupa: essa é a visão tradicional que temos de desorganização. mas a organização não está associada apenas com objetos e o mundo material. esse hábito também indica melhor ca-denciamento dos pensamentos, gestão do tempo e a ca-pacidade de ver “o quadro completo”.

o triunfo de qualquer coisa é uma questão de organização. se existirem anjos, espero que estejam organizados nas filas da máfia (kurt vonnegut)

de acordo com pesquisadores do instituto de neurociência de princeton, todas essas facetas da organização estão relacionadas. um ambiente com muitos estímulos visuais, por exemplo, cria distrações e compromete nosso foco. cada objeto compete pela nossa atenção do mesmo jeito que uma criança pequena gritando “marshmallow!”

trabalhar num ambiente organizado pode lhe deixar

me-#

organização

pra colocar tudo

em prática

(16)

uma boa estratégia pra se comprometer com a organiza-ção é programar o seu diaseguinte na noite anterior. se-guindo a relação entre organização física e mental, outro bom hack é escrever. por quê? escrever é nada mais, nada menos que organizar pensamentos. ;)

como estudar pro concurso quando a mesa está sempre abarrotada de revis-tas, jornais, contas e papéis dos mais variados tipos? ver essa bagunça toda fazia o joão nem querer pegar na apostila. foi então que ele percebeu que a arrumação no ambiente de estudo ou de trabalho pode garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e aumentar o estímulo. três pá-ginas agora é pouco!

(17)

quando testada contra outros aparentes fatores cruciais como inteligência, habilidade e salário, o nível de motiva-ção se prova o componente mais determinante ao prever sucesso na carreira. (bashaw & grant 1994)

a gente costuma pensar no ambiente de trabalho como sé-rio e racional, né? mas cuidado! essa é uma armadilha quando o assunto é motivação. em sua palestra no TED, o analista de carreiras dan pink destrincha o quebra-cabeça da motivação. nesse ponto, respostas emocionais positi-vas superam punições ou mesmo recompensas.

apenas saber de alguma coisa não nos leva a agir. pra isso, é preciso sentir alguma coisa. e ao que tudo indica, o que queremos sentir no trabalho é autonomia, senso de mas-terização e propósito.

pra trabalhar seu senso de motivação, é importante se perguntar: qual o meu propósito?

outro hack interessante é quebrar cada missão em mini--tarefas, celebrando sempre que completar cada uma. o

#

motivação

pra caminhar

com propósito

(18)

quando começou a se exercitar, joão criou um sistema pra se certificar de que atingiria seu objetivo de perder peso. primeiro ele marcou uma avaliação pra saber qual seu nível atual de gordura corporal. depois comprou uma balança com bioimpedância pra conseguir medir seus avanços em casa. todo dia, ele se comprometia a correr e só depois assistir tv. ao fim de cada semana, ava-liava a perda de gordura corporal. aos poucos, foi perdendo peso. mas seu maior aprendizado foi mapear o processo pra isso e celebrar cada pequena vitória semanal. é com as ações que surgem os resultados, e eles são o com-bustível pra que essa engrenagem não pare mais.

(19)

o últim hábito pra vencer a procrastinação diz respeito a alinhar intenção e ação.

de acordo com o dr. piers steel, procrastinadores têm a intenção de trabalhar tão duro quanto não-procrasti-nadores (ou até mais), mas há uma disparidade entre a intenção e os hábitos de trabalho.

#luz, câmera… hora

da

action

!

(20)

consideravelmente. como dizem as leis da física, um corpo em repouso tende a ficar em repouso, e um corpo em movimento tende a ficar em movimento. no fim, o maior inimigo da procrastinação é a action!

não se engane: a gente precisa agir. e precisa agir agora.

se não eu, quem? se não agora, quando?

(mikhail gorbachev)

ah, só pra constar: joão perdeu oito kilos, é um excelente bombeiro e não quer ver molas nunca mais.

(21)

gabriel goffi

gabriel goffi é CEO da high stakes academy, uma empresa

brasileira 100% virtual focada no conceito high stakes dentro do empreendedorismo e da alta performance profissional, e que tem como grande alvo mostrar o que existe (ou está para existir) de melhor no mundo nesses dois campos.

hoje atinge, através de suas mídias sociais, mais de 5 milhões de pessoas semanalmente com suas postagens voltadas para inspirar, educar e engajar de uma forma clara e prática conceitos relacionados ao mundo high stakes.

a mentalidade dentro da empresa é:

“o que podemos fazer em cada área para sermos os melhores do mundo?”. e é exatamente isso que pretendem inspirar e ensinar milhões de pessoas a pensarem diariamente.

uma busca por excelência alinhada a propósito.

essa excelência vem do mindset inovador, de não aceitar o médio, vem de buscar formas de hackear todas as coisas que são ditas como verdade e modificá-las para atingir resultados 10 vezes melhor.

eles mostram isso através de uma experiência de aprendizado diferenciada com treinamentos digitais e muito em breve unindo o mundo digital com o mundo físico.

para ajudar nessa missão, estão sempre em busca de no-vos high stakes para fazer parte dessa revolução… se você gostar de muita action e ser um verdadeiro high stakes, dê uma olhada nas vagas disponíveis aqui.

(22)

se os 5 hábitos te geraram valor e você quiser me falar isso, é

só ir nessa página e deixar seu comentário por lá. vou adorar

saber os insights que eles geraram em você e poder interagir

por lá também.

/goffigabriel @gabrielgoffi ggoffi /gabrielgoffi minha maior rede social comunidade com outras pessoas high stakes 1 milhão+ por lá :) meu olhar o meu mundo através das lentes do celular snapchat

onde a action se alinha com diversão 24 horas comigo e minha equipe high stakes

vídeo toda semana

alucinações do mundo high stakes

Referências

Documentos relacionados

Entre os ingredientes de um kimchi (abaixo você verá a receita), está o gengibre, que também traz benefícios comprovados para a sua flora intestinal, além de ser

Dos 45 animais que apresentavam uma articulação acometida, 33 (73,33%) animais não apresentaram sinais clínicos no período pós-operatório, dois (4,44%) apresentaram

Se andarmos como Ele andou, começarmos a olhar como Cristo via tudo com amor, passarmos a ouvir mais a Palavra de Deus que nos dá a fé, buscar sentimentos que sejam mais

O espaço irá contribuir para realização das atividades de grupo de teatro oferecido aos adultos e idosos, atividades de artes circenses ao grupo de adolescentes, além de

Por isso, você deve ter algumas funções - não são difíceis, calma - a fim de que a contabilidade possa fornecer tudo o que sua empresa precisa para ter mais desempenho e

Isso é o que um estudo recente mostra. Pesquisadores na Holanda analisaram 8.452 pessoas sem diabetes. Eles descobriram que aqueles indivíduos com os baixos níveis de TSH tinham

Ordem Voronandeck está conectada à Ordem Melchizedeck, para ativar o DNA SAGRADO de todas as formas de vida que residem na realidade terrestre, em todo o

Assim como, também, não são todos os vinhos que te dão um aporte de Resveratrol e jamais eu te darei uma recomendação para “abrir a torneira”.. ou “enfiar o pé na jaca”