• Nenhum resultado encontrado

COOPERADO(a), SEJA BEM-VINDO(a)!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COOPERADO(a), SEJA BEM-VINDO(a)!"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO

(2)

É com enorme satisfação que recebemos você, novo cooperado, ao Sicoob Arcomcredi. Agora você faz parte de uma cooperativa Sicoob e conta com todos os produtos e serviços de um banco, só que de uma forma mais justa e democrática, que só uma cooperativa de crédito oferece.

Desenvolvemos nossas ações e estratégias pensando em oferecer as melhores soluções e contribuir com o seu desenvolvimento e/ou de sua empresa. Nosso trabalho é feito de pessoas para pessoas e isso torna o nosso relacionamento bem mais próximo

Apresentamos neste Manual informações importantes sobre o Cooperativismo, o Sicoob Arcomcredi, nossos produtos e serviços, e também te apresentamos os canais de Relacionamento para você manter contato conosco!

Boa Leitura!

Somos feitos de valores. Somos o Sicoob.

COOPERADO(a),

(3)

PALAVRA DO PRESIDENTE 4

SOMOS COOPERATIVISMO 5

HISTÓRIA DO COOPERATIVISMO 6 VALORES E PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO 7 O SÍMBOLO DO COOPERATIVISMO 8 COOPERATIVISMO DE CRÉDITO 9

O SISTEMA SICOOB 10

NOSSO MODELO ORGANIZACIONAL 11 VOCÊ É O DONO DA COOPERATIVA 12

O SICOOB ARCOMCREDI 13

NOSSA HISTÓRIA 14

MISSÃO VISÃO E VALORES 15

DIREITOS E DEVERES DO COOPERADO 16 VANTAGENS DE SER ASSOCIADO DO SICOOB ARCOMCREDI 17 DIFERENÇA ENTRE BANCOS E COOPERATIVAS 18 PRODUTOS E SERVIÇOS PARA VOCÊ 19 PRODUTOS E SERVIÇOS PARA A SUA EMPRESA 20

CANAIS DIGITAIS 21

SICOOB RELACIONAMENTO 22

(4)

PALAVRA DO PRESIDENTE

Cooperativismo, a força para construir um futuro sustentável.

O cooperativismo é o caminho para a transformação, pois unindo nossas forças e recursos conseguiremos diminuir as diferenças impostas pela sociedade e transformá-las em oportunidades.

Nós do Sicoob Arcomcredi, acreditamos que a cooperação promove mudanças e impulsiona iniciativas em busca de um futuro próspero, sólido e sustentável.

Há mais de 25 anos, trabalhamos constantemente para oferecer as assim o progresso e desenvolvimento social por meio da cooperação e contamos com você para construirmos mais uma parte da nossa história.

Seja bem-vindo ao Sicoob Arcomcredi.

Rosalvo Araújo Cunha

(5)

SOMOS

COOPERATIVISMO

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. Conheça um pouco mais sobre o cooperativismo, seus valores e seu impacto.

Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de ideias. Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. O cooperativismo tem um jeito único de trabalhar. Em uma cooperativa todos são donos. Seus membros são chamados de cooperados ou associados e são responsáveis

(6)

do ser humano. Mas o cooperativismo que conhecemos hoje teve suas origens na Revolução Industrial ocorrida no século 18. Tudo começou em 21 de dezembro de 1844, em Rochdale, no interior da Inglaterra. Naquela época, os operários foram substituídos por máquinas a vapor e passaram a trabalhar em condições lamentáveis. Para reverter a situação, um grupo de 28 tecelões se uniram e decidiram trabalhar em conjunto, dividindo o lucro gerado igualmente entre seus membros. Nascia ali a primeira cooperativa do mundo.

Hoje, o cooperativismo está cada vez maior. Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.

início em 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, cujo foco era o consumo de produtos agrícolas.

em 7 ramos de atividades econômicas: Agropecuário, Crédito, Trabalho, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Saúde, Consumo, Infraestrutura.

HISTÓRIA DO

(7)

VALORES E PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

As Cooperativas baseiam suas práticas e decisões em valores cooperativistas de ajuda mútua e responsabilidade; democracia; igualdade; equidade; solidariedade; honestidade; transparência e responsabilidade social. Além desses valores, veja os sete princípios que as cooperativas devem seguir:

ADESÃO LIVRE E VOLUNTÁRIA

Liberdade é despertar nos outros a vontade de fazer.

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa.

GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS COOPERADOS Nosso Capital são as pessoas

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes. Nas cooperativas de primeiro grau (singulares), os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto). As cooperativas de grau superior (centrais, federações e confederações) são também organizadas de forma democrática.

PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS COOPERADOS Somar é compartilhar resultados

Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros podem tanto, uma remuneração sobre o capital integralizado, como condição de sua adesão. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das a formação de reservas, em parte indivisíveis; retorno aos sócios na proporção de suas transações com as cooperativas e apoio a outras atividades que forem aprovadas pelos associados.

1

2

3

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

Empreendimentos autônomos e controlados por seus associados.

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.

4

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO Educar é construir um futuro melhor.

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

5

INTERCOOPERAÇÃO A união faz a força.

mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

6

INTERESSE PELA COMUNIDADE

A responsabilidade social está no DNA do cooperativismo.

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membro.

(8)

O SÍMBOLO DO

COOPERATIVISMO

O COOPERATIVISMO ESTÁ PRESENTE NO MUNDO TODO, SENDO REPRESENTADO POR UM SÍMBOLO ÚNICO.

O pinheiro é considerado símbolo da imortalidade e da fecundidade. Multiplica-se com facilidade, inclusive em terrenos inóspitos. Dois pinheiros simbolizam a união e fraternidade.

verde-escuro simboliza o princípio vital da natureza e toda a esperança que ela representa.

O amarelo-ouro, cor do sol, fonte de toda a energia e calor, fonte de toda a vida.

Em qualquer país, em qualquer língua, quaisquer que sejam os princípios religiosos ou políticos, o emblema mostra a eternidade sem limites do círculo, abraçando os dois pinheiros unidos e coesos, imortais e fecundos nos seus princípios, perenes na multiplicação de seus ideais. A esperança verde e a energia amarela dos adeptos do cooperativismo são marcadas pelas cores dos emblemas.

A COMBINAÇÃO DESTES SÍMBOLOS RESULTOU NA MARCA MUNDIAL DO COOPERATIVISMO:

(9)

COOPERATIVISMO

DE CRÉDITO

A primeira cooperativa de crédito do Brasil foi fundada em 1902, na cidade de Nova Petrópolis (RS), pelo padre suíço Theodor Amstad. No decorrer dos anos, o modelo se espalhou pelo Brasil, transformando a realidade de muitos municípios.

Ao longo dos anos, as cooperativas de crédito têm crescido cada do país. Apesar de ofertarem produtos e serviços como um banco convencional, as cooperativas de crédito se diferenciam quando se pois não visam lucro.

O resultado alcançado é dividido entre os cooperados de acordo com suas movimentações e operações. Outro diferencial é que os recursos gerados pela cooperativa também são aplicados para o desenvolvimento da comunidade.

(10)

O SISTEMA

SICOOB

SOMOS FEITOS DE VALORES. SOMOS O SICOOB.

Formado por cooperativas de crédito, além de empresas de cooperativo do país, com mais de 4,6 milhões de cooperados e atuação em todos os estados do Brasil.

São mais de 2,7 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e diversos canais digitais para oferecer produtos e serviços investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança instituições tradicionais.

Isso acontece porque, aqui, quem se associa é mais que um cliente: é são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade cooperativa.

(11)

NOSSO MODELO ORGANIZACIONAL

As singulares, assim como o Sicoob Arcomcredi, são prestam serviços diretamente aos cooperados por meio dos pontos de atendimento e oferecem produtos e serviços de acordo com suas necessidades.

SINGULARES As Centrais oferecem suporte

às singulares com o objetivo de padronizar os processos e serviços de acordo com a legislação. A Central que auxilia o Sicoob Arcomcredi é o Sicoob Central Cecremge, com sede em Belo Horizonte (MG). CENTRAIS

O Sicoob está

organizado

em três níveis

que vinculam

hierarquicamente

Cooperativas

Singulares,

Centrais e Sicoob

Confederação.

CONFEDERAÇÃO Constituída por 16 Centrais e localizado em Brasília (DF), a Confederação tem como objetivo organização e estruturação do sistema.

Assim como as Centrais estão à frente das singulares, a Confederação possui as funções de apoiar o planejamento estratégico das Centrais, representá-las nacionalmente, supervisioná-las e padronizar sistemas operacionais, além de comunicação, marketing e uso da marca Sicoob.

(12)

Aqui no Sicoob Arcomcredi você é o dono e não apenas um cliente. E por isso participa das decisões, exercendo direito de voto. Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), é realizada a prestação de contas da cooperativa, apresentação do planejamento e diretrizes para o próximo ano e em caso de resultado positivo a distribuição das sobras aos cooperados. Os resultados são divididos conforme as operações realizadas na cooperativa. Parte dessa divisão é destinada aos fundos obrigatórios, conforme estatuto social.

CONTA CAPITAL

Ao se associar ao Sicoob, você adquire cotas da sua cooperativa. O valor dessas cotas é depositado na Conta Capital de pessoa física ou jurídica, uma conta individual, aberta em seu nome. As suas cotas, juntamente com as dos outros associados, integram o capital social da Cooperativa. Assim, quanto mais cotas você adquire, mais capitalizada será a sua cooperativa e maior a sua participação no crescimento dela.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (AGO) É na Assembleia Geral Ordinária que resultados da cooperativa, elegem das sobras. O evento é realizado anualmente entre os primeiros quatro meses do ano e todos os cooperados são convidados a participarem.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

A Assembleia Geral Extraordinária é realizada sempre que necessário deliberar sobre qualquer assunto de interesse da cooperativa. Todos os cooperados são convidados a participarem. FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO (FGCOOP) Os depósitos em cooperativas Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos: R$250 mil por CPF ou CNPJ.

VOCÊ É O DONO

DA COOPERATIVA

(13)

O SICOOB

(14)

O Sicoob Arcomcredi nasceu no dia 01 de outubro de 1993, na época Arcomcredi - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Arcos Ltda, quando um grupo de empresários se reuniram com o objetivo de oferecer suporte aos micro e pequenos empresários da cidade, suprindo a necessidade de

A Cooperativa iniciou os seus trabalhos com 30 cooperados, sendo estes comerciantes, com 30 milhões de cruzeiros em capital social e 5 colaboradores. A cada ano a cooperativa cresce e conquista cada vez mais cooperados. Em 2015 tornou-se uma cooperativa de livre admissão, passando para Cooperativa de Hoje somos mais de três mil cooperados com muitos motivos para comemorar.

O crescimento do Sicoob Arcomcredi se deve a diversidade de produtos e serviços oferecidos em nossa carteira, busca constante pela excelência no atendimento ao associado, bem como o fomento do cooperativismo e empreendedorismo local.

DAS COOPERATIVAS DE ECONOMIA E CREDITO DO ESTADO DE MINAS GERAIS).

NOSSA

(15)

VISÃO

VALORES

MISSÃO

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Nossa missão, visão e valores norteiam nossas ações, pois representam nossa identidade, mostram o que buscamos e onde queremos chegar, com base no que acreditamos.

Cooperativismo de Crédito, promovendo o desenvolvimento econômico de seus associados e da comunidade em que estão inseridos.

Ser reconhecida pelos associados como a melhor opção econômico e social em sua área de atuação.

1. Transparência na gestão séria e responsável; 2. Responsabilidade social;

3. Ética e respeito nos negócios corporativos; 4. Excelência no atendimento dos associados; 5. Desenvolvimento dos gestores e colaboradores; 6. Melhoria contínua de processos internos; 7. Isonomia nas decisões;

8. Comprometimento com as normas e regras do Sistema Financeiro Nacional.

(16)

DIREITOS E

DEVERES DO

COOPERADO

I. Tomar parte nas assembleias gerais, discutir e votar os assuntos que nelas forem tratados, ressalvadas as disposições legais e/ou estatutárias;

II. Ser votado para os cargos sociais, desde que atendidas as disposições legais e/ou regulamentares pertinentes;

III. Propor, por escrito, medidas que julgar convenientes aos interesses sociais;

Cooperativa, observadas as regras estatutárias e os instrumentos de regulação;

V. Examinar e pedir informações, por escrito, sobre documentos, ressalvados aqueles protegidos por sigilo;

VI. Tomar conhecimento dos normativos internos da Cooperativa; VII. Demitir-se da Cooperativa quando lhe convier.

I. Satisfazer, pontualmente, os compromissos que contrair com a Cooperativa;

II. Cumprir as disposições deste Estatuto Social, dos regimentos internos, das deliberações das Assembleias Gerais, do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva, bem como dos instrumentos de normatização sistêmicos destinados direta ou indiretamente aos associados;

III. Zelar pelos interesses morais, éticos, sociais e materiais da Cooperativa;

sempre em vista que a cooperação é obra de interesse comum ao qual não se deve sobrepor interesses individuais;

Cooperativa;

VI. Manter suas informações cadastrais atualizadas;

na concessão;

VIII. Responder pela parte do rateio que lhe couber relativo às perdas apuradas no exercício;

IX. Comunicar, por meio do Canal de Comunicação de Indícios de com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades da Cooperativa.

SÃO DIREITOS DOS ASSOCIADOS –

ARTIGO 14 DO ESTATUTO SOCIAL:

SÃO DEVERES DOS ASSOCIADOS –

ARTIGO 15 DO ESTATUTO SOCIAL:

(17)

VANTAGENS DE

SER ASSOCIADO DO

SICOOB ARCOMCREDI

MAIS FACILIDADE PARA SUA VIDA FINANCEIRA. VÁRIAS VANTAGENS EM UMA SÓ CONTA.

Agora que você é um associado do Sicoob Arcomcredi, poderá aproveitar muitos benefícios e ter acesso a soluções

personalizado e tudo mais que só uma cooperativa oferece aos seus associados.

VEJA AS VANTAGENS EM ABRIR SUA CONTA CORRENTE NO SICOOB ARCOMCREDI:

• Taxas diferenciadas para linhas de crédito*; • Portfólio completo de produtos e serviços; • Ampla rede de atendimento em todo País;

• Internet Banking pelo site e aplicativo para smartphones para gestão de sua conta, pagamentos, transferências, consultas de saldos, extratos e agendamentos.

(18)

DIFERENÇA

ENTRE BANCOS

E COOPERATIVAS

Quando associado ao Sicoob Arcomcredi, você pode usufruir dos mesmos produtos e serviços que um banco comercial oferece, além da vantagem de receber os resultados obtidos pela Cooperativa.

Ainda tem dúvidas sobre qual a diferença entre Bancos e Cooperativas? um de nossos associados:

(19)

PRODUTOS E SERVIÇOS

PARA VOCÊ

Com uma conta no Sicoob Arcomcredi, você tem acesso a soluções e benefícios que só uma cooperativa de crédito pode oferecer ao seu associado.

Conta Capital

Conta Corrente Individual e Solidária Cheque Especial* Cartões de Crédito* Empréstimos e Financiamentos* Investimentos (RDC e Poupança) Internet Banking Seguros Gerais Consórcios CashBack Desconto em UNIMED Sipag e Sipaguinha Recarga de Celular Saque sem Cartão

Saque Digital *Operação sujeita à análise e aprovação de crédito de Crédito.

Depósito de Cheques Depósito via Boleto Benefício INSS

Portabilidade Salarial Débito Automático

DDA - Débito Direto Autorizado 2ª Via de Boleto

(20)

PRODUTOS E SERVIÇOS

PARA A SUA EMPRESA

Contas salário

Conta Corrente Empresarial Conta Garantida* Conta Capital Empréstimos e Financiamentos* Sicoobcard Empresarial* Coopcerto Cartão BNDS * Desconto de Títulos * Capital de Giro * Investimentos (RDC e Poupança) Consórcios Cobrança Bancária Correspondente Bancário

Sua empresa precisa de agilidade e soluções inteligentes para suas administrar o seu negócio. Pensando nisso, no Sicoob Arcomcredi você conta com várias opções que ajudam você a gerar mais valor para o seu negócio.

*Operação sujeita à análise e aprovação de crédito de Crédito. Sipag e Sipaguinha

Seguros de Vida para funcionários, Empresarial, Veículos Cashback

2ª Via de Boletos

DDA - Débito Direto Autorizado Desconto em UNIMED

Propaganda TV Interna Pix

(21)

CANAIS

DIGITAIS

APP SICOOB

O app Sicoob é um canal de autoatendimento que permite o acesso a sua conta ou de sua empresa, para a realização de transações internet.

APP SICOOBCARD

Seu Sicoobcard tem um aplicativo que garante acesso às informações do seu cartão sempre que precisar. Assim, você tem controle total dos gastos e aproveita melhor as vantagens da família de cartões do cooperativismo.

APP SICOOB MOOB

Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cooperativa, de onde você estiver.

APP SIPAG

Administre suas vendas e visualize seus rendimentos direto do seu celular, de onde estiver, quando quiser.

SICOOB MINHAS FINANÇAS

O Sicoob Minhas Finanças é destinado a qualquer pessoa que queira acesso a funcionalidades exclusivas que permite a centralização de todas as receitas e despesas no aplicativo, além da gestão em tempo real dos gastos com cartão de crédito.

REVISTA SICOOB

animados, galerias de foto, vídeos e links externos que proporcionam uma leitura mais dinâmica.

Disponível em Disponível em

Disponível em Disponível em

Disponível em Disponível em

Disponível em Disponível em

(22)

SICOOB RELACIONAMENTO

SICOOB ARCOMCREDI

Endereço: Av. Magalhães Pinto, 233 - Centro - Arcos/MG Telefones: (37) 3351-1085 - (37) 3351-4001

Horário de Atendimento Seg. a Sex. - 10h às 15h Site: www.arcomcredi.com.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Além das opções online, o cooperado também pode realizar consultas de saldos e extratos por meio da Central de atendimento e tirar dúvidas relacionadas ao uso dos canais de autoatendimento, realizado 24 horas, todos os dias da semana.

CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS 4000-1111

Demais Regiões 0800 642 0000 OUVIDORIA SICOOB

de comunicação entre as cooperativas e os usuários dos produtos e serviços, que já tiveram acesso aos canais de atendimentos habituais e Dessa forma, antes do registro de sua manifestação, orientamos entrar em contato com sua cooperativa de relacionamento ou com os canais de atendimento disponibilizados pelo Sicoob por meio do link: www.sicoob.com.br/fale-conosco. Já pelo telefone: 0800 725 0996, o atendimento é realizado em dias úteis das 8h às 20h.

PRODUTOS E SERVIÇOS

O cooperado também pode tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da Cooperativa por meio do Serviço de atendimento ao Cliente (SAC): 0800 724 4420 e Ouvidoria: 0800 646-4001.

CENTRAL DE ATENDIMENTO CARTÕES

Em caso de dúvidas, roubo ou perda do cartão o atendimento é realizado por meio dos telefones: Regiões Metropolitanas: 4007 1256 demais regiões: 0800 702 0756 Ouvidoria: 0800 725 0996, o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.

SICOOB CONSÓRCIOS

Para quem é consorciado, o Sicoob possui uma rede de atendimento exclusivo para esclarecimentos de dúvidas por meio do SAC - Serviço de Atendimento ao consorciado: 0800 607 3636 e ouvidoria destinada ao atendimento de reclamações e denúncias dos consorciados:

0800 722 65 55.

O Banco Central do Brasil também possui uma central de atendimento e endereço eletrônico para acesso a informações sobre empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil, para constituir grupos de

DEFICIENTES AUDITIVOS OU DE FALA é: 0800 940 0458.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Figura 4.10 – Fluxo de CO2 para as áreas de footprint de três torres localizadas em unidades experimentais submetidas a diferentes tipos de manejo pastoril Rotativo,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da