• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO PROCESSO SELETIVO - FLUXO CONTÍNUO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO PROCESSO SELETIVO - FLUXO CONTÍNUO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS

Rua Sarmento Leite, 500 – 2º andar – sala 209 Campus Centro – CEP 90046-900 – Porto Alegre, RS

Fone (51) 3308-3092 e-mail: selecao_ppgneurociencias@ufrgs.br

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO 2020-2021

PROCESSO SELETIVO - FLUXO CONTÍNUO

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) torna público o Edital de processo de seleção para o curso de doutorado por fluxo contínuo. A validade desse Edital é 30/09/2021.

1. DAS VAGAS

1.1 Para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFRGS, nível doutorado, as vagas são limitadas em até 20 (vinte) alunos.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 O prazo de inscrição deste processo seletivo é de 01/10/2020 a 30/08/2021. 2.2 Processo de inscrição:

2.2.1 A inscrição para o processo seletivo será feita por e-mail (e-mail: selecao_ppgneurociencias@ufrgs.br) através do envio dos seguintes documentos:

(a) Formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo V);

(b) Diploma e histórico escolar do curso de mais alto nível (graduação ou mestrado); se o diploma for emitido por Instituição Estrangeira deve ter sido consularizado no país de origem; se o diploma for emitido por países integrantes do Mercosul, é obrigatório somente o visto consular (Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005 da Presidência da República);

(c) Documentos comprobatórios da trajetória acadêmica conforme Anexo VII. Todos os documentos comprobatórios deverão ser enviados em um arquivo único zipado (instruções abaixo);

(d) Tabela de pontuação preenchida conforme o modelo (Anexo VII); (e) Uma fotografia 3x4;

(f) Cópia simples dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), título de eleitor, CPF e certificado de reservista (se for o caso). Em caso de candidatado(a) estrangeiro(a), fotocópia simples do passaporte;

(g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00, paga no Banco do Brasil, por meio de guia de recolhimento da união (item 2.2.3). Candidatos (as) estrangeiros (as) que enviarem a documentação por correio do exterior ou que ainda não possuam Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal (todas as informações sobre o CPF podem ser encontradas no site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/) estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Poderá ser concedida dispensa de pagamento para candidatos(as) carentes que possuam CPF, conforme legislação vigente na UFRGS. Para tanto, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário para isenção da taxa de inscrição (informações página 9 desse Edital e Anexo IV) e anexar cópia dos documentos comprobatórios indicados no formulário;

(2)

2 (h) Carta descrevendo os motivos pessoais pelos quais deseja ingressar nesse Programa; (i) Projeto de pesquisa resumido. O projeto deverá conter no máximo 5 páginas (fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5). Os seguintes tópicos deverão estar presentes: contextualização do tema, hipótese, objetivos, material e métodos, cronograma e referências. Se o (a) candidato (a) for aprovado (a), caberá ao (a) orientador (a) definir o projeto de pesquisa a ser desenvolvido.

2.2.2 Todos os documentos digitais solicitados no item 2.2.1 deverão ser obrigatoriamente organizados e nomeados (coloque seu nome onde se lê “Nome do(a) candidato(a)”) como segue:

Item Nome do arquivo Formato do arquivo

a Formulário de inscrição - Nome do(a) candidato(a) .pdf

b Diploma e histórico escolar - Nome do(a) candidato(a) .pdf

c* Comprovantes - Nome do(a) candidato(a) .zip

d Tabela de pontuação - Nome do(a) candidato(a) .pdf

e Fotografia - Nome do(a) candidato(a) .pdf

f Documentos pessoais - Nome do(a) candidato(a) .pdf

g Pagamento - Nome do(a) candidato(a) .pdf

h Carta de motivação - Nome do(a) candidato(a) .pdf

i Projeto de pesquisa - Nome do(a) candidato(a) .pdf

*Dentro da pasta zipada, os documentos comprobatórios em .pdf deverão ser nomeados de acordo com as instruções presentes no Anexo VII.

***IMPORTANTE***

Como pré-requisito para inscrição no presente processo seletivo, os(as) candidatos(as) devem ter sido aprovados na prova de qualificação em Neurociências (específica para ingresso no Doutorado), aplicada por esse Programa. Os(as) candidatos(as) que cursaram o mestrado nesse programa ou em outros Programas da Rede de Programas de Pós-Graduação em Neurociências da área Ciências Biológicas 2 da CAPES e que já foram aprovados em prova de qualificação similar como pré-requisito para a obtenção do grau de mestre ficam liberados dessa “prova de qualificação para ingresso no doutorado”. Ver ANEXO I para mais informações.

2.2.3 Pagamento da taxa de inscrição:

(1) Entre na página principal da UFRGS (http://www.ufrgs.br/) em "Serviços" (à esquerda), e depois clicar em "Guia de Recolhimento da União”;

(2) Informe seu NOME e CPF;

(3) Em "Número Contrato", deixe em branco;

(4) Em "Vencimento", escreva a data em que realizará a inscrição na seleção; (5) Em "Valor Documento", escreva R$ 120,00;

(6) Em "Descrição do Recolhimento", selecione “Taxa de Inscrição Concurso e Processos Seletivos”;

(7) Em "Unidade Gestora”, selecione 153981 - Instituto de Ciências Básicas da Saúde;

(8) Ao final, em "Observações Gerais", NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER: “Taxa de Inscrição à Seleção do Doutorado - PPG Neurociências 2020-2021-fluxo contínuo”;

(3)

3 OBSERVAÇÕES:

a) Para o(a) candidato(a) com necessidades especiais: o(a) candidato(a) com necessidades especiais que necessite atendimento diferenciado para realização das provas deverá formalizar solicitação no ato da inscrição. O formulário para solicitação (Anexo VI) e a documentação comprobatória da necessidade especial deverão ser enviados por e-mail junto com os demais documentos no ato da inscrição (de acordo com no Art. 27 do Decreto nº 3298/99, serão providenciadas adaptações, levando-se em consideração critérios de viabilidade e razoabilidade). Toda a documentação deverá ser anexada ao e-mail enviado no momento da inscrição. O Programa providenciará as condições necessárias para que candidatos (as) com necessidades especiais possam participar do processo seletivo.

3. DO PROCESSO SELETIVO

A Comissão de Seleção para o processo seletivo, aprovada em reunião da Comissão de Pós-Graduação do PPG Neurociências (Anexo III), determinará os horários para as apresentações do currículo e do projeto em até 30 dias após a inscrição dos (as) candidatos (as).

Os(As) candidatos(as) serão informados por e-mail sobre a homologação de sua inscrição, bem como sobre a data, horário e local do processo seletivo.

Serão considerados para fins de aprovação:

a) Análise do currículo do candidato: os integrantes da Comissão de Seleção analisarão os currículos de acordo com a o Anexo VII.

b) Apresentação do projeto e da trajetória acadêmica: será realizada de forma remota ou presencial, condicionado à situação da necessidade ou não de isolamento social decorrente da pandemia pela COVID-19 no momento da seleção. O(A) candidato(a) deverá realizar defesa de seu projeto e da sua experiência científica relatada no currículo e demais pontos referentes à documentação. O(A) candidato(a) receberá uma nota de zero a dez levando em consideração: clareza e organização da exposição, tempo utilizado, domínio dos objetivos e da metodologia do projeto, exequibilidade do projeto, sua relevância nas Neurociências e domínio de sua produção científica. A duração da apresentação (que poderá ser realizada através de exposição de slides) será de até 30 minutos, incluindo apresentação do projeto e do currículo. A Comissão de Seleção terá até 20 minutos para arguição.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

a) A nota final no processo seletivo será composta pelo somatório das seguintes notas: análise do currículo (peso 25%), apresentação do currículo (peso 25%) e do projeto de pesquisa (peso 50%).

b) A nota mínima para aprovação na seleção será 7,0. A nota final obtida pelo(a) candidato(a) será utilizada para fins de classificação no processo seletivo e ocupação das vagas. Candidatos(as) aprovados(as) excedentes ao número de vagas do presente edital ficarão em lista de suplência, seguindo o mesmo critério de classificação. A validade dessa lista é até 30/09/2021.

c) Em caso de empate na nota final, será utilizado como critério de desempate a pontuação obtida na apresentação do projeto.

d) O(A) candidato(a) que não realizar uma ou mais etapas de seleção será considerado automaticamente eliminado.

e) A Comissão de Seleção divulgará até dois (2) dias após a data da defesa do projeto e do currículo uma lista com a ordem de desempenho - do maior ao menor – dos (as) candidatos

(4)

4 (as) aprovados (as); o resultado será divulgado na página do PPG Neurociências e no mural junto à secretaria do PPG Neurociências.

f) Recursos de candidatos (as) (conforme PDCRS 1695/2004 da PR/RS, Regimento Geral e Estatutos da UFRGS) deverão ser apresentados no período entre o 2º e o 4º dias uteis após a divulgação do resultado da seleção.

Casos omissos serão analisados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Neurociências.

Porto Alegre, 30 de agosto de 2020.

Profª. Drª. Maria Elisa Calcagnotto

(5)

5 CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Divulgação do Edital A partir de 30/09/2020 Período de Inscrições De 01/10/2020 a 30/08/2021 Pedido de isenção de taxa (data limite) Até sete (7) dias antes da data de inscrição Data limite para divulgação do resultado das solicitações de

isenção de pagamento de taxa de inscrição

Até três dias após o recebimento da solicitação de isenção Apresentação de recursos dos resultados das solicitações de

isenção

Até dois dias depois do resultado da solicitação de isenção Divulgação do resultado do recurso sobre isenção da taxa de

inscrição Até dois dias depois do pedido de recurso Homologação das inscrições Até dois dias úteis após a inscrição Apresentação de recursos sobre as homologações das

inscrições

Até dois dias úteis após a homologação da inscrição

Divulgação do resultado do recurso sobre homologação das inscrições

Até dois dias úteis após o pedido de recurso

Defesa de currículo e defesa de projeto Até 30 dias após a homologação da inscrição

Divulgação dos resultados Até dois dias úteis após a defesa de currículo e de projeto Período para recursos dos (as) candidatos (as) (as) Entre o 2º e o 4º dias uteis após a

divulgação do resultado da seleção Divulgação dos resultados (pós-recursos) Até cinco (5) dias úteis após o pedido de

recurso

Matrícula no Programa de Pós-Graduação (ver Anexo II) Até os primeiros dez (10) dias de cada mês durante o período de duração do Edital

(6)

6 ANEXO I

PROVA DE QUALIFICAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS

Como pré-requisito para inscrição no presente processo seletivo, os (as) candidatos (as) devem ter sido aprovados na prova de qualificação em Neurociências (específica para ingresso no Doutorado), aplicada por esse Programa. Os (as) candidatos (as) que cursaram o mestrado nesse Programa ou em outros Programas da Rede de Programas de Pós-Graduação em Neurociências da área Ciências Biológicas 2 da CAPES e que já foram aprovados em prova de qualificação similar como pré-requisito para a obtenção do grau de mestre ficam liberados dessa “prova de qualificação para ingresso no doutorado”.

Essa prova consistirá em uma aula (nível de graduação) sobre um determinado tema sorteado 24 horas antes da apresentação para uma banca avaliadora. Recomenda-se que o agendamento dessa prova seja solicitado à secretaria do PPG, com prazo de 20 a 30 dias antes da inscrição, que ocorrem de 01/10/2020 a 30/08/2021. A prova deve ser realizada no máximo até 1 dia antes da inscrição no presente processo seletivo. A banca avaliadora será composta por três membros designados pela Comissão de Pós-Graduação. Nessa prova, o conceito não poderá ser inferior a “B” (equivalente à nota 8,0).

O(A) candidato(a) receberá os pontos para estudo no momento do agendamento, feito na secretaria do Programa ou solicitados pelo correio eletrônico. Nove (9) pontos serão fornecidos pela banca ao(à) candidato(a), dentre os pontos listados a seguir: células do sistema nervoso; canais iônicos; potencial de repouso; potencial de ação; transmissão sináptica; modulação da transmissão sináptica: sistemas de segundos mensageiros; organização do sistema nervoso central; o sistema somatossensorial: receptores e vias centrais (exceto propriocepção); nocicepção e modulação da dor; visão; audição; gustação e olfação; organização e planejamento do movimento e a unidade motora; propriocepção e reflexos espinhais; locomoção; sistema vestibular e regulação da postura; núcleos da base; cerebelo; sistema nervoso autônomo; fisiologia das emoções; embriologia do sistema nervoso; diferenciação e sobrevivência de células nervosas; formação e eliminação de sinapses; diferenciação sexual; envelhecimento e neurodegeneração; mecanismos celulares de memória; linguagem; neurobiologia dos transtornos mentais; circulação no encéfalo, barreira hematoencefálica. plexo coroide e fluido cefalorraquidiano.

(7)

7 ANEXO II

MATRÍCULA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS

A matrícula dos(as) candidatos(as) selecionados será realizada pelo portal do aluno. Informações sobre a matrícula serão enviadas por e-mail pela Coordenação do Programa

Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos em formato .pdf:

a) Cópia do diploma do curso de graduação, fornecido pela Instituição de Ensino Superior na qual o aluno se formou;

b) Cópia do histórico do curso de graduação fornecido pela Instituição de Ensino Superior na qual o aluno se formou;

c) Para candidatos brasileiros do sexo masculino, comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar.

Para a matrícula de alunos estrangeiros serão exigidos os seguintes documentos: a) Carteira de identidade de estrangeiro (RNE) ou prova de permanência legal no Brasil e cópia integral do passaporte autenticado, onde conste o visto de permanência no Brasil;

b) Cópia legível e autenticada do Histórico e Diploma de Graduação;

- Se o diploma for emitido por Instituição Estrangeira deve ter sido consularizado no país de origem;

- Se o diploma for emitido por países integrantes do Mercosul, é obrigatório somente o visto consular (Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005 da Presidência da República).

(8)

8 ANEXO III

COMISSÃO DE SELEÇÃO Prof. Dr. Angelo Piato

Departamento de Farmacologia, ICBS, UFRGS

Profª. Drª. Carla Dalmaz

Departamento de Bioquímica, ICBS, UFRGS

Profª. Drª. Carmem Juracy Silveira Gottfried Departamento de Bioquímica, ICBS, UFRGS

Profª. Drª. Denise Maria Zancan Departamento de Fisiologia, ICBS, UFRGS

Prof. Dr. Jorge Alberto Quilfeldt

Departamento de Biofísica, Instituto de Biociências, UFRGS

Profª. Drª. Lenir O. Pereira Silva

Departamento de Ciências Morfológicas, ICBS, UFRGS

Prof. Dr. Lucas de Oliveira Álvares

Departamento de Biofísica, Instituto de Biociências, UFRGS

Profª. Drª. Maria Elisa Calcagnotto Departamento de Bioquímica, ICBS, UFRGS

Profª. Drª. Mirna Bainy Leal

Departamento de Farmacologia, ICBS, UFRGS

Profª. Drª. Rosane Gomez

Departamento de Farmacologia, ICBS, UFRGS

Profª. Drª. Tais Malysz

Departamento de Ciências Morfológicas, ICBS, UFRGS

Banca aprovada na Reunião da Comissão de Pós-Graduação do PPG Neurociências em 10/07/2020 (Ata Nº 07/2020).

(9)

9 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público que concederá isenção de taxa de inscrição aos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO 2020-2021 – FLUXO CONTÍNUO que comprovarem, mediante comprovante de renda, insuficiência de recursos socioeconômicos. A avaliação será realizada pela Comissão de Pós-Graduação deste Programa de Pós-Graduação. Os interessados deverão ler as instruções disponíveis nas páginas 10-11 desse Edital e encaminhar o formulário para isenção de taxa de inscrição (Anexo IV) preenchido e documentado até sete (7) dias antes do dia de inscrição, a qual deverá ser feita até 30/08/2020. O parecer da Comissão será divulgado até dois dias após receber a documentação de isenção do candidato, dentro do prazo hábil para que o candidato proceda a sua inscrição. Os requerentes terão garantia de sigilo com relação às informações fornecidas.

Porto Alegre, 30 de agosto de 2020.

Profª. Drª. Maria Elisa Calcagnotto

(10)

10 INSTRUÇÕESGERAISPARAASOLICITAÇÃODEISENÇÃODATAXADEINSCRIÇÃO

A solicitação de isenção é individual. Cada interessado deverá preencher o formulário socioeconômico e anexar à documentação exigida. Caso haja interessados de uma mesma família, cada um deverá fazer individualmente a solicitação, preenchendo o próprio formulário e anexando toda a documentação necessária conforme segue:

1. Cópias dos documentos de identificação e comprovantes de rendimentos de todos os participantes declarados do grupo familiar e comprovante de residência, conforme descrição abaixo:

a) Documento de identificação – Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados, Forças Armadas ou Polícias Militares, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia e assinatura), Passaporte, Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional ou certidão de nascimento– cópia simples.

b) Comprovantes de rendimento, conforme descrição abaixo:

- Carteira de trabalho – páginas contendo a identificação, último contrato de trabalho e próxima página em branco, cópia simples.

- Contracheque – últimos dois meses– cópia simples.

- Declaração de rendimento médio mensal emitido pelo empregador- cópia simples.

- Declaração de rendimento médio mensal de trabalho autônomo ou informal (descrever atividade) - assinada pelo requerente e por duas testemunhas ou Guias de Recolhimento do INSS – últimos 2 meses- cópia simples.

- Declaração de pró-labore emitida por contador – últimos 2 meses- cópia simples.

- Declaração de órgão previdenciário, do banco ou extrato bancário – últimos 2 meses- para aposentados e pensionistas - cópia simples.

- Comprovante de recebimento de pensão alimentícia – últimos 2 meses, cópia simples. - Em caso de desemprego devem ser apresentadas cópias simples das páginas da Carteira de Trabalho contendo a identificação, último contrato de trabalho e próxima página em branco- cópia simples.

- Para comprovação de atividade exclusiva Do Lar, apresentar declaração assinada pelo requerente e por duas testemunhas.

c) Conta de luz - cópia frente e verso da conta de luz dos últimos 2 meses. Não apresentando conta de luz, declarar o motivo por escrito. Se o titular da conta de luz apresentada, não fizer parte do grupo familiar declarado, este deve, obrigatoriamente, declarar no verso do comprovante, que o solicitante reside naquele endereço. O comprovante não precisa estar quitado. No caso de não apresentar conta de luz, além da declaração prevista acima, o solicitante deverá apresentar cópia simples de um dos seguintes documentos:

- IPONTOSU, recibo de aluguel ou condomínio ou imposto predial ou água ou telefone fixo – se o titular do comprovante de pagamento apresentado, não fizer parte do grupo familiar declarado, o titular deve, obrigatoriamente, declarar no verso do comprovante, que o solicitante reside naquele endereço – os comprovantes devem ser dos últimos 2 meses, e não precisam estar quitados - cópia simples.

2. Disposições Gerais

Os requerentes terão a garantia de sigilo relativamente às informações fornecidas. Os documentos apresentados não serão devolvidos. Os casos omissos e situações não previstas

(11)

11 neste Edital serão decididos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Neurociências.

O formulário socioeconômico devidamente preenchido e a documentação comprobatória deverão ser entregues na secretaria do Programa nos 5 primeiros dias úteis de cada período de inscrição (conforme cronograma descrito no Edital). O resultado será divulgado na página do PPG Neurociências. Não serão analisados documentos cuja cópia esteja ilegível, nem será permitida a anexação de documentos após o prazo. A falta parcial ou total de informações e/ou documentos é de inteira responsabilidade do declarante, sendo esta situação motivo para indeferimento da solicitação de isenção.

(12)

12 ANEXO IV

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE INGRESSO NO DOUTORADO

Importante: O candidato deverá autenticar a assinatura (por semelhança) em cartório.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME COMPLETO:

RG (anexar cópia frente e verso do documento de identidade):

CPF: ESTADO CIVIL:

INFORME ONDE CONCLUIU SEUS ESTUDOS DE: ENSINO FUNDAMENTAL ( ) Escola Pública ( ) Escola Particular Nome da escola: ENSINO MÉDIO ( ) Escola Pública ( ) Escola Particular Nome da escola: ENDEREÇO:

(anexar cópia frente e verso da conta de luz dos 02 últimos meses) LOGRADOURO: COMPLEMENTO: BAIRRO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: CELULAR:

INFORMAÇÕES SOBRE A MORADIA

Assinale as pessoas que residem com o candidato:

( ) pai ( ) mãe ( ) irmãos ( ) cônjuge ou companheiro ( ) filhos ( ) avó ( ) avô ( ) tios ( ) colegas e/ou amigos ( ) outros; citar:

Total de pessoas que moram com o candidato:

Condições de moradia do candidato caso não resida com os pais, cônjuge ou companheiro: ( ) imóvel próprio (anexar cópia do IPONTOSU);

( ) imóvel alugado (anexar cópia do recibo do aluguel dos 02 últimos meses); ( ) imóvel em área verde;

( ) imóvel financiado (anexar cópia do recibo da prestação dos 02 últimos meses); ( ) imóvel próprio em terreno alheio;

( ) imóvel cedido; por quem? ( ) reside de favor;

( ) pensionato (anexar cópia do recibo de pagamento dos 02 últimos meses); ( ) casa de estudante (anexar cópia do recibo de pagamento dos 02 últimos meses); ( ) divide aluguel com colega(s) (anexar cópia do recibo do aluguel dos 02 últimos meses); ( ) outro; especifique:

Condições de moradia do candidato com cônjuge ou companheiro: ( ) imóvel próprio (anexar cópia do IPONTOSU);

( ) imóvel alugado (anexar cópia do recibo do aluguel dos 02 últimos meses); ( ) imóvel em área verde;

( ) imóvel financiado (anexar cópia do recibo da prestação dos 02 últimos meses); ( ) imóvel próprio em terreno alheio;

( ) imóvel cedido; por quem? ( ) reside de favor;

(13)

13 Condições de moradia dos pais do candidato:

( ) imóvel próprio (anexar cópia do IPONTOSU);

( ) imóvel alugado (anexar cópia do recibo do aluguel dos 02 últimos meses); ( ) imóvel em área verde;

( ) imóvel financiado (anexar cópia do recibo da prestação dos 02 últimos meses); ( ) imóvel próprio em terreno alheio;

( ) imóvel cedido; por quem? ( ) reside de favor;

( ) outro; especifique:

CONDIÇÕES PROFISSIONAIS

(Os documentos necessários para comprovar as situações abaixo estão especificados nas Instruções Gerais)

Assinalar a situação correspondente ao candidato, cônjuge ou companheiro, se for o caso, mãe e/ou pai do candidato solteiro mesmo que este candidato trabalhe

Candidato Cônjuge ou

companheiro Pai Mãe

Desempregado Biscates/autônomo Com carteira de trabalho assinada

Servidor público Profissional liberal Empresário Estagiário/bolsista Aposentado Pensionista Trabalhador rural Nunca trabalhou Outro. Especifique:

OBS.: É imprescindível o preenchimento de todos os dados deste quadro.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Pais separados? ( ) sim ( ) não

Pais ou cônjuge/companheiro falecidos? ( ) não ( ) pai ( ) mãe ( ) cônjuge/companheiro Candidato tem filhos? ( ) sim, quantos:_____ ( ) não Candidato paga pensão alimentícia para filhos e/ou

ex-cônjuge?

( ) sim, valor R$______( ) não Candidato recebe pensão alimentícia para seus

filhos?

(14)

14

Declaro que as informações prestadas neste documento são verdadeiras. Outrossim, informo que estou ciente de que, se comprovada a omissão e/ou inveracidade nas informações prestadas e/ou nos documentos apresentados, fico sujeito às penalidades legais cabíveis, inclusive sendo suspenso o benefício de isenção, se for o caso. Estou ciente de que a falta parcial ou total de informações e/ou documentos é de minha inteira responsabilidade, sendo esta situação motivo para indeferimento desta solicitação.

DATA: _______/_________/________

ASSINATURA DO CANDIDATO (conforme o documento de identidade):

PARECER (uso exclusivo da Comissão de Pós-Graduação em Neurociências – UFRGS)

( ) DEFERIDO ( ) INDEFERIDO MOTIVO:

(15)

15 ANEXO V

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

NOME:

NACIONALIDADE: DATA DE NASCIMENTO:

NATURAL DE: ESTADO CIVIL:

NOME DA MÃE:

RG: ÓRGÃO EXPEDIÇÃO: DATA EXPEDIÇÃO:

CPF:

PASSAPORTE: VALIDADE:

GRADUAÇÃO: INSTITUIÇÃO: ANO:

ENDEREÇO: CIDADE/ESTADO: CEP:

TELEFONE: FAX: E-MAIL:

LINK PLATAFORMA LATTES:

SOLICITAÇÃO DE ACESSIBILIDADE ( ) NÃO ( ) SIM: QUAL?

POSSUI VÍNCULO EMPREGATÍCIO: ( ) NÃO ( ) SIM: QUAL?

CANDIDATO À BOLSA: ( ) NÃO ( ) SIM

ENDEREÇO E TELEFONE COMERCIAL:

Local e data:

(16)

16 ANEXO VI

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL

Nome:

Data de nascimento:

Nacionalidade:

Filiação (nome da mãe):

Mestrado, Instituição e ano:

CPF:

RG (com órgão e data de expedição):

Endereço completo:

Cidade e Estado:

Telefone para contato:

E-mail:

Observações:

Local e data:

(17)

17 ANEXOVII

TABELAS DE PONTUAÇÃO Nome do(a) candidato(a)

E-mail

***ATENÇÃO***

Organize as cópias digitais dos seus documentos comprobatórios do seu currículo na ordem dos 5 tópicos da planilha abaixo. Numere os seus documentos comprobatórios (isto é, coloque números sequenciais no nome dos arquivos digitais em .pdf [1,2,3,4...]) e utilize essa numeração para indicar nas tabelas abaixo os respectivos comprovantes onde se lê “espaço preenchido pelo(a) candidato(a)”.

O preenchimento correto da planilha é de responsabilidade do(a) candidato(a). A Comissão de Seleção não considerará documentos alocados incorretamente. Em caso de dúvida sobre o preenchimento da planilha e/ou organização dos documentos comprobatórios entre em contato com a Comissão de Seleção pelo e-mail (selecao_ppgneurociencias@ufrgs.br).

Se as pontuações do currículo obedecer a uma distribuição paramétrica, a pontuação máxima (teto) será dada pela média das pontuações dos currículos dos(as) candidatos(as) mais um desvio padrão. A pontuação máxima (nota 10) de outras situações de distribuição de pontos entre os(as) candidatos(as) será decidida pela Comissão de Seleção. Os(as) candidatos(as) que atingirem o teto obterão nota 10 (dez) no currículo e as notas dos demais serão calculadas proporcionalmente a esse teto.

(18)

18 1. Formação acadêmica Preenchido pelo(a) candidato(a) Preenchido pela banca Pontos por título Número(s) do(s) documento(s) comprobatório(s) Pontos atingidos

1.1 Especialização na área* - reconhecido pela

CAPES 5,0

1.2 Especialização em outra área (reconhecido

pela CAPES), a ser considerado pela banca 1,0 1.3 Mestrado na área - reconhecido pela CAPES 10

Total de pontos referente a Formação Acadêmica (máximo 10 pontos) *“na área” refere-se a Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

2. Atividade docente em Instituição de Ensino Superior

Preenchido pelo(a) candidato(a) Preenchido pela banca Pontos Número(s) do(s) documento(s) comprobatório(s) Pontos atingidos

2.1 Em Instituição de Ensino Superior na área*.

1 crédito = 15 h/aula 0,1/crédito 2.2 Em Escola de Ensino Médio (0,2 pontos por

ano letivo) 0,2/ano

Total de pontos referente a Atividade Docente em Instituição de Ensino Superior (máximo 6 pontos) * “na área” refere-se a Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

(19)

19 3. Atividades extracurriculares (a serem aprovados pela Comissão de Seleção)

Preenchido pelo(a) candidato(a) Preenchido pela banca Pontos por atividade Número(s) do(s) documento(s) comprobatório(s) Pontos atingidos

3.1 Iniciação científica na área*, 0,5 ponto por semestre - máximo 1,0 ponto por ano

0,5 3.2 Monitoria na área*, 0,5 ponto por semestre -

máximo 1,0 ponto por ano

0,5 3.3 Cursos na área* (mínimo 8 horas de duração

por curso)

nº de horas totais x

0,005 3.4 Estágios na área* (mínimo 180 horas por

estágio) em laboratório de pesquisa na área no país

nº de horas totais x

0,005 3.5 Estágios na área* (mínimo 180 horas por

estágio) em laboratório de pesquisa na área fora do país

nº de horas totais x 0,0075 3.6 Destaques e/ou prêmios científicos na área* 0,2 3.7 Atividades de extensão na área* (como

equipe executora ou coordenadora)

nº de horas totais x 0,01

Total de pontos referente a Atividades Extracurriculares (máximo 10 pontos) * “na área” refere-se a Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

(20)

20 4. Participação em eventos científicos na área*. Será subdividido em 3 categorias: palestrante (conferencista pleno); participante (inclui apresentação de pôster) e ouvinte (assitir ao evento sem pôster). Preenchido pelo(a) candidato(a) Preenchido pela banca Pontos por atividade Número(s) do(s) documento(s) comprobatório(s) Pontos atingidos

4.1 Palestrante (evento internacional)# 0,5

4.2 Palestrante (evento nacional) # 0,4

4.3 Palestrante (evento regional) # 0,3

4.4 Participante com apresentação de pôster – evento internacional (como apresentador) #

0,4 4.5 Participante com apresentação de pôster – evento

nacional (como apresentador) #

0,3 4.6 Participante com apresentação de pôster – evento

regional (como apresentador) #

0,2 4.7 Participante com apresentação de pôster – evento

internacional (como coautor) #

0,2 4.8 Participante com apresentação de pôster – evento

nacional ou regional (como coautor) #

0,1 4.9 Ouvinte (evento internacional) # 0,2

4.10 Ouvinte (evento nacional) # 0,1

4.11 Ouvinte (evento regional) # 0,05

Total de pontos referente a Participação em Eventos Científicos (máximo 7 pontos)

Observação 1: cada item deve ser comprovado com certificado. Se em um evento foram contemplados os 3 itens, apresente os 3 certificados. * “na área” refere-se a Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

#Observação 2: considera-se evento internacional quando a comissão organizadora for internacional, congresso

nacional quando a comissão organizadora for nacional e congresso regional quando a comissão organizadora for regional.

(21)

21 5. Produção intelectual na área. Só serão considerados os artigos aceitos ou submetidos com data anterior ao encerramento das inscrições do referido processo seletivo. No caso de artigos aceitos ou submetidos coloque na tabela apenas o número da primeira página do anexo.

Preenchido pelo(a) candidato(a) Preenchido pela banca ARTIGOS Pontospor artigo Número (s) do (s) documento (s) comprobatório (s) Pontos atingidos

5.1 Artigo aceito ou publicado como primeiro autor

2 x fator de impacto da

revista#

5.2 Artigo aceito ou publicado como coautor

1 x fator de impacto da

revista#

5.3 Artigo aceito ou publicado em revista sem fator de impacto

0,5 ponto#

5. 4 Autor de capítulo de livro na área* (máximo 4 capítulos)

0,5

Total de pontos referente a Produção Intelectual (máximo 10 pontos) * “na área” refere-se a Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

#O fator de impacto será avaliado pela base Journal Citation ReportsClarivate

(https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/journal-citation-reports/), levando-se em consideração o ano corrente, ou pelo site do jornal.

6. TOTALIZAÇÃO DOS PONTOS

Pontuação total (preenchido pela banca)

1. Formação acadêmica

2. Atividade docente em Instituição de Ensino Superior

3. Atividades extracurriculares 4. Participação em eventos científicos 5. Produção intelectual

PONTUAÇÃO FINAL

Local e data:

Referências

Documentos relacionados

39 da Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, para incluir como crime de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal a usurpação de competência do

Assim, os dois primeiros tópicos do desenvolvimento pretendem mapear os principais movimentos desses trabalhadores, no período de abril a setembro de 2020, com foco para

Wenn bereits 10 IDs eingegeben wurden, kann eine Proben-ID entweder manuell gelöscht werden oder die älteste ID wird automatisch durch die neue ID

b) “de estarem sob o controle de alguém.” OSSubst. Completiva Nominal reduzida de Infinitivo c) “estando sob o controle de alguém.” OSSubst. Objetiva Indireta reduzida de

Os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de

Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente da Comissão do Processo Seletivo - Analise Curricular, através do formulário constante no Anexo III deste Edital e deverão ser

Art. A bolsa de estudo será concedida unicamente para o ano de 2019, tendo validade tão somente para este ano letivo, não caracterizando qualquer forma de direito

A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen: O poeta e a participação política Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor pelo Programa