• Nenhum resultado encontrado

Distrito 4410 celebra Dia Mundial de Combate à Pólio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Distrito 4410 celebra Dia Mundial de Combate à Pólio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Distrito 4410 celebra Dia

Mundial de Combate à Pólio

A celebração do Rotary International foi na Fundação Bill e Melinda Gates em Seattle, nos EUA. Após

mais um ano com um número cada vez menor de casos de pólio, especialistas da saúde e celebridades

disseram que nunca o mundo esteve tão perto de erradicá-la. No Distrito, vários clubes realizaram eventos

(2)

EXPEDIENTE

Rotary International Distrito 4410 Presidente de Rotary International Ian Riseley

One Rotary Center- 1560- Sherman Avenue 60201- 3698 Evaston, Illinois,USA.

Escritório Rotary International - Brasil Rua Tagipuru, 209, São Paulo – SP CEP: 01156-000 - Tel: (11)

Fax(11) 3217-2630 www.rotary.org.br

Gerente do Escritório do Brasil Celso Fontanelli

celso.fontanelli@rotary.org Supervisora

Suporte a Clubes e Distritos Débora O. Watanabe debora.watanabe@rotary.org

Supervisor Depto da Fundação Rotária Edilson Gushiken

edilson.gushiken@rotary.org Diretor de RI 2017 -2019 Paulo Zanardi

Distrito 4410 - Governadoria

Av. Nossa Senhora da Penha, 280, sala 101-Edifício Praia Center, Praia do Canto - Vitória ES - CEP: 29055-131 - Telfax: 27 3345-2022 www.rotarydistrito4410.org.br

governador@rotary4410.org.br

Associação de Rotary Clubs do Distrito 4410 de Rotary International

CNPJ: 08.951.581/0001-59 Governador 2017-18 Denise Vieira dos Santos denisesantoss@gmail.com 28-3526 6237(T) 28-3522-6746(R) 28-99985-7827(Celular) Governador Eleito Robson Caetano Secretária Distrital Marinete Bandeira Gomes

marinetebandeiragomes@hotmail.com Tesoureiro Distrital

Adivaldo Ferreira Vargas adivaldo.cdi@terra.com.br Instrutor Distrital

Celso Gonçalves Alves Produção Carta Mensal Denise Vieira dos Santos Suheley Garcia

Impressão

Gracal - 500 exemplares

MensageM da governadora

denise vieira dos santos

governadora, 2017-18

Temos muitos motivos para comemorar!!!! Estamos

caminhando para o quarto mês a frente do Distrito 4410.

Nossos clubes estão cada vez mais atuantes e motivados.

Nesta Carta você poderá conferir as visitas oficiais

com os registros de homenagens aos maiores doadores

da nossa Fundação Rotária e aos sócios fundadores de

cada Rotary Club visitado. Esses homens e mulheres de

boa vontade são na maioria das vezes a sustentação

des-tes clubes. Aliados a todos os companheiros, eles são os

exemplos e ícones em Rotary. Exemplos que devem ser

reconhecidos e seguidos pelos demais associados.

Também poderão conferir que no Seminário da

Fun-dação Rotária houve o comprometimento dos clubes em

fazerem doações à Fundação Rotária em função do Dia

Mundial de Combate à Pólio comemorado dia 24 de

outu-bro. Nossas ações foram extraordinárias levando o Brasil

ao topo do ranking no mundo.

Quero ressaltar que nosso desenvolvimento do quadro

associativo tem chamado atenção das lideranças rotárias

no Brasil, como disse o coordenador do Desenvolvimento

do Rotary da Zona 22 B, Luiz Gustavo Kuster Prado,

du-rante o seminário distrital realizado em outubro, reunindo

mais de 80 pessoas. “O crescimento do Distrito 4410 foi

de cinco por cento. Vocês estão de parabéns”, disse.

Nossos esforços vem de cada um rotariano que

lide-rado pelo time de presidentes e governadores assistentes

tem alcançado a Diferença. Mas temos muito a conquistar.

Tenho convicção de que mostraremos ao Brasil a força e

garra do nosso Distrito 4410. Vamos adiante!

(3)

Alguns anos atrás o museu de Melbour-ne, Austrália, onde minha filha trabalha-va, exibiu um pulmão de aço, um tipo de ventilador que permite que a pessoa respire em caso de paralisia dos músculos da res-piração ou quando o esforço necessário para a respiração ex-cede a capacidade da

Quando comecei a par-ticipar do Rotary, em 1988, todo final de mês o meu clube convidava algum pro-fissional da nossa cidade para prestar um reconheci-mento à sua atuação.

Lembro que convida-mos um carteiro chamado Ligeirinho, assim conhe-cido pelo fato de que era sempre o primeiro a ter-minar sua tarefa.Ligeiri-nho havia mapeado uma

MensageM do dIreTor

Paulo Zanardi

diretor, 2017-19

MensageM do PresIdenTe

Ian H.s. riseley

Presidente, 2017-18

pessoa. Para aqueles da minha idade, que se lembram das terríveis epidemias de pólio que tivemos na década de 1950, esse pulmão de aço é um testemunho do quanto avançamos na guerra contra a poliomielite: um equipamento médico, que foi uma vez tão importante, agora se tornou peça de museu.

Para grande parte do mundo, a história da pólio é simples: após anos de pavor, uma vacina foi desenvolvida e uma doen-ça vencida. Mas, para outras partes do mundo, a história foi diferente. Em muitos países, a vacina não estava disponível, a vacinação em massa era muito cara ou simplesmente não era possível chegar até as crianças. Enquanto uma parte do mundo relegava a pólio aos seus museus, em vários países, a doença continuava se alastrando. Até o Rotary dar um passo à frente e dizer que todas as crianças, onde quer que vivessem e em quais circunstâncias, mereciam viver livres da ameaça da paralisia infantil.

Desde que o programa Pólio Plus foi lançado, os esforços combinados do Rotary, de governos mundiais e da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio diminuíram a quantidade de casos de pólio de cerca de 350 mil por ano para apenas alguns até agora, em 2017. Mas, para chegarmos à erradicação, de-vemos chegar ao número zero de casos e permanecer nesse número. Para isso, precisamos da ajuda de todos.

Em 24 de outubro, celebraremos o Dia Mundial de Comba-te à Pólio, um dia para comemorar até onde chegamos e uma oportunidade para todos nós de aumentar a visibilidade e arre-cadar fundos para concluir o trabalho de erradicação. Solicito a todos os Rotary Clubs que participem de alguma forma das atividades desse dia e incentivo que acessem o site endpolio. org/pt para ter mais ideias e registrar seu evento. Quer você organize um leilão silencioso, uma exibição em realidade vir-tual, uma caminhada de arrecadação de fundos ou um Dia do Dedinho Roxo, seu clube realmente pode fazer a diferença.

Neste ano, o evento do Dia Mundial de Combate à Pólio ocorrerá na sede da Fundação Bill e Melinda Gates em Seattle, EUA. Você pode assistir a transmissão ao vivo pelo site end-polio.org a partir das 14h30, horário do Pacífico. Como muitos de vocês sabem, o Rotary se comprometeu a arrecadar US$50 milhões por ano durante os próximos três anos, quantia que será equiparada na proporção de 2:1 pela Fundação Gates, efetivamente triplicando o valor de todo o dinheiro que o Rotary arrecadar nesse dia em especial e ao longo do ano. Vamos todos fazer a diferença nesse dia e ajudar a Eliminar a Pólio Agora!

pequena favela, dando nomes às vielas,identificando as casas e também nomeando os recebedores das cartas.

Ninguém tinha acesso àquela favela. A polícia tinha receio de entrar durante o dia, imagine à noite. Pois não é que o Ligeirinho fez amizades dentro daquela comunidade, teve sua entrada liberada e com isso pôde fazer seu trabalho?

Quando recebeu o reconhecimento do nosso clube, um com-panheiro fez um discurso muito bonito. “Esse jovem profissional fez com que muitas pessoas pudessem ter sua dignidade de volta”, ele disse. “Imagine-semorando num lugar que não é encontrado? Onde não se pode receber nemenviar notícias à família, passan-do a viver isolapassan-do e na maior carência de tupassan-do? No Paraná, ainda existem 250 mil endereços iguais àqueles. Ou seja: rua sem nome, casa sem número”.

Ao agradecer, Ligeirinho declarou surpreso: “Nossa, nunca ima-ginei que uma coisa tão fácil de fazer fosse tão importante... Fico muito feliz de estar aqui e receber essa homenagem. Isso me mo-tiva a falar para os meus companheiros de trabalho da importância do nosso serviço, e tenho certezade que nós não vamos deixar ninguém mais ficar sem correspondência nesta cidade”. E concluiu: “Além disso, nós vamos encontrar pessoas para escrever as cartas de quem ainda não sabe escrever”.

Veja que, por meio de uma pequena homenagem, podemos aprender a conhecer mais de perto as nossas comunidades. O Li-geirinho é uma fonte de informações inesgotável para mapearmos as necessidades dos lugares onde vivemos e atuamos. Ele está dentro da comunidade, participa dela.

O Rotary que eu vejo deve ser feito com simplicidade, com mui-to companheirismo e muita cumplicidade com os mais carentes. No entanto,além de reconhecermos os profissionais de fora da nossa organização, não podemos esquecer que os próprios Rotary Clubs e seus associados também estão comprometidos com os Serviços Profissionais e altos padrões éticos em todas as suas ações.

Isso está resumido no Objetivo do Rotary, em nossos valores (serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança), na Prova Quádrupla e no Código Rotário de Conduta – e se aplica por toda a rede mundial de Rotary Clubs e rotarianos.

Para o Rotary International, como entidade corporativa, sua fi-losofia de responsabilidade social pode ser resumida pelo nosso comprometimento em manter a transparência em governança, ad-ministração responsável de recursos financeiros, cuidados com o meio ambiente e práticas trabalhistas justas.

E no seu clube? Vocês já perguntaram quem são os Ligeirinhos desua comunidade? Se ainda não o fizeram, perguntem. São os Ligeirinhos que fazem e ajudam o Rotary a fazer a diferença.

(4)

A visita oficial ao Rotary Club de Mimoso do Sul, 21/08, foi exce-lente. Estiveram presentes o presidente Ricardo Carvalheira e o Go-vernador Assistente Jean Cypriano. Cumprindo as metas distritais, o clube deu posse à companheira Cynthia Maria Castro de Freitas. Já os companheiros Gilberto Ferreira e Ramon de Freitas receberam o Título Paul Harris. Durante a reunião, foram homenageados os com-panheiros Antônio de Assis, Carlos Rodrigues, Gilberto Ferreira, Ma-noel Rocha, Marcelo Tunholi e Ramon de Freitas por serem os sócios fundadores. Os companheiros Gilberto Ferreira e Ramon de Freitas também foram agraciados por serem os maiores contribuidores à Fundação Rotária.

Noite emocionante na visita oficial da governadora Denise ao Ro-tary Club de Alegre, 23/08. O presidente José Luiz Albani conduziu a reunião que contou com a presença da governadora assistente Danielle de Freitas e o coronel da reserva da Polícia Militar Anselmo Lima. Tomou posse o novo companheiro Valdenir Ferreira Vital. Mo-mento de grande emoção foi a homenagem aos companheiros - Ari Fioresi Oliveira por ser sócio fundador e José Pires Araújo pela con-tribuição à Fundação Rotária. A assembleia foi bastante participativa.

A Governadora visitou o Rotary Club de Cariacica - Campo Grande dia 18/09. Estiveram presentes a Presidente Nabila Ferreira Furtado, o Governador Assistente Helcius da Costa, a Governadora Assistente Júceia Rizzo e a Presidente do Rotaract de Cariacica - Campo Gran-de Bárbara Gomes. O companheiro Walace Tironi foi homenageado por ser sócio fundador do clube. Cinquenta por cento dos sócios

fo-Assembleia e visita oficial da Governadora Denise ao Rotary Club de Guaçui foram excelentes. Estiveram presentes o Presiden-te Wilkes de Oliveira e o Governador AssisPresiden-tenPresiden-te Carlos Alberto de Paula e a intercambista do México - Dianna Sofia Moreno Lievanos. Três companheiras tomaram posse: Lucélia Costa, Lucimar Fonse-ca e Luciene Rossi. Homenagem justa e merecida aos companhei-ros Paulo Vianna de Aguiar (60 anos de Rotary) e Daniel Freitas Júnior por serem sócios fundadores e Maria Lúcia das Dôres por ser a maior contribuidora da Fundação Rotária. Os associados par-ticiparam fazendo muitas perguntas durante a assembleia.

Uma linda reunião num dos maiores clubes do Distrito 4410. As-sim foi a Visita Oficial da Governadora Denise, em 13/09, na sede do Rotary Club de São Gabriel da Palha, “Luiz Fernandes Cassa-ro”. Estiveram presentes: o Presidente Wagner Taquetti Boldrini, o Governador Robson Barbosa Vilela, o Governador Assistente dos Rotarys Clubs de Nova Venécia e Colatina - Fábio Vilela, a Presi-dente da Casa da Amizade - Gisele Rodrigues Aguilar e a Presiden-te Rotakids - Isabela Storchi Cassaro. Teve posse da companheira Gesilene Favero. Já os associados João Carlos Peixinho e José Renato Furlanetti foram homenageados por serem sócios

fundado-Foi muito produtiva a assembleia e visita oficial ao Rotary Club de Marataízes, em 22/08. Estiveram presentes o presidente Renato Pereira Bahiense, o Governador Assistente Carlos Alberto de Paula e o presidente do Rotary Club de Piúma - Monte Aghá - Antônio Po-lonini Benevides. Durante a reunião, Denise homenageou o com-panheiro Gilberto Fernandes por ser sócio fundador. Os compa-nheiros Marcelo Reis, Daniel Souza e José Dourado Villa também foram homenageados pela Governadora por serem os maiores contribuidores à Fundação Rotária.

(5)

A visita oficial da Governadora Denise Vieira dos Santos ao Rotary Club de Vila Velha, 04/09, na sede da Casa da Amizade de Vila Velha foi linda! Estiveram presentes a Presidente Maria do Carmo Barbosa Curto, o Governador ano rotário 2016-2017 La-vidson Curto, o Governador ano rotário 2014-2015 Lino Krohling, o Governador ano rotário 2011-2012 Elias Cauerk, a ra Assistente do clube Maria de Loudes Maline e a Governado-ra Assistente Maria Lúcia Kizema. A presidente homenageou: o Governador Elias Cauerk pela ajuda na confecção da flâmula do clube e o companheiro Laudival Colodetti pelos serviços prestados ao mesmo. A companheira Cleuza Madureira Vidal homenageou a Governadora declamando a “Releitura Poética e Biográfica da Governadora”, de sua autoria. O companheiro Laudival Colodetti foi homenageado pela Governadora por ser sócio fundador. Na ocasião também foi inaugurado o Banco de Cadeiras de Rodas.

A Governadora Denise esteve no Rotary Club Colatina Rio Doce em 12/09. Participaram da reunião conduzida pelo Presi-dente André de Oliveira, o Governador Eleito - Robson Caetano, o Governador Almiro Schimidt, o Governador Pedro Sabadini, a Pre-sidente do Rotary Club Colatina - São Silvano - Cristina Sabadini e o intercambista da Bélgica - Simon Gater. A governadora fez uma homenagem aos Governadores: Almiro Schimidt, Robson Caetano e Pedro Sabadini por serem sócios fundadores. Já o Governador Eleito Robson Caetano e a companheira Simone Caetano recebe-ram congratulações por serem os maiores doadores da Fundação Rotária.

A Visita Oficial da Governadora Denise ao Rotary Club de Colatina,em 14/09, foi maravilhosa! O Presidente Rafael Albani abriu a assembleia passando à palavra da Governadora Denise. Estiveram presentes o Governador Assistente Fábio Vilella; o Governador Luiz Antônio Murad; o Governador Indicado 2019-2020 Adauto Lemos; a Coordenadora do Projeto de Intercâmbio de Jovens Simone Caetano; o Representante do Judiciário Dr Jocy Zanotelli e o Presidente da Câ-mara Municipal de Colatina Jolimar Barbosa da Silva. Também marcou presença a intercambista mexicana Alejandra Cortes. O companheiro Kleber Pereira foi homenageado por ser o sócio mais antigo do clube. Foi congratulado o companheiro Paulo Reali por ser o maior doador a Fundação Rotária. A assembleia foi muito participativa.

Fantástica, assim pode ser definida a Visita Oficial da Governadora Denise ao Rotary Club de Jaguaré - Centenário ocorrida dia 25/09, às 20h, na sede do clube. A Presidente Sandra Stofel Silva preparou uma linda reunião. Marcando presenças a Governadora Assistente Marilza Minchio, a Presidente do Interact Bia Pessin Passamani, a Assistente da Governadora Fernanda Gonçalves e convidados. A Governadora Denise foi recebida com a apresentação da Banda Bammuja. Os companheiros Joel Camilo, Célio Fabres e Flávio Bins receberam os Títulos Paul Harris. Foram homenageados os companheiros: Marcos Basset, Bráz Fiorett, José Carlos Alves e Ailton Chagas por serem sócios fundadores. Já o companheiro Ailton Chagas por ser o primeiro doador do clube à Fundação Ro-tária. Na ocasião, governadora assinou o documento oficial do Interact Club de

No Rotary Club de Aracruz a visita oficial e assembleia também fo-ram fantásticas. O Presidente Luis Carlos Tofoli Seschini conduziu a reunião com maestria. O prefeito de Aracruz - Jones Cavalieri esteve prestigiando a reunião. O Governador Lavidson Curto, o Governador Elias Cauerk, a Governadora Assistente do clube - Maria Lúcia Kize-ma, o Governador Assistente Evilásio Oliveira, o Governador Assistente Jerri Tonini, a Governadora Assistente Marilza Minchio, o Presidente do Interact de Aracruz, a intercambista Lena Jasmer da Alemanha e a in-tercambista Madson dos Estados Unidos também estiveram presentes. Durante a reunião, o companheiro Antônio Ângelo Guidolini tomou pos-se solenemente. As companheiras Cátia Bragato, Jacqueline Gouvea e Lourdes Guidolini receberam o Título Paul Harris. A governadora De-nise fez uma homenagem aos companheiros: Luzia Pazzolini, Eliezer Minchio e Jerry Minchio por serem sócios fundadores. Já os compa-nheiros Governador Lavidson Curto e Fernanda Fraga foram congratu-lados por serem os maiores doadores para Fundação Rotária. O plano de ação do clube foi entregue à Governadora Denise.

(6)

Dezenove projetos

de Subsídios Distritais

são contemplados

Seminário da Fundação Rotária e

Oficina de Projetos para Subsídios

Globais reúnem mais de 100 pessoas

Subsídios Distritais, o Distrito 4410 contemplará 19 Projetos Cumprindo o calendário constante do Regulamento para no valor de USD 450,00 neste ano rotário. O próximo passo será solicitar os Subsídios à Fundação Rotária e assim que for autorizado, os valores serão creditados nas contas cor-rentes indicadas nos projetos.

Importante lembrar que os valores somente poderão se-rem gastos depois de creditados nas contas indicadas pelos clubes, os clubes não poderão fazer antecipações de gastos uma vez a Fundação Rotária não autoriza esse procedimen-tos, as notas fiscais dos materiais ou serviços deverão se-guir os mesmos critérios, ou seja, não podem ser emitidas com datas anteriores aos créditos dos valores nas contas correntes.

Observar no Regulamento para Subsídios Distritais a data estabelecida para apresentação do relatório de presta-ção de contas que deverá ser rigorosamente cumprida. Não esquecer de anexar fotos dos projetos ao relatório final, que deverão ser acompanhados dos demais documentos cons-tantes no Regulamento e exigidos pela Fundação Rotária.

Os Clubes que encaminharam projetos e foram agracia-dos neste ano rotário foram os seguintes:

SD 01 RC Vitória- Praia do Canto SD 02 RC Vitória - Oeste SD 03 RC Vitória - Jucutuquara SD 04 RC Vitória SD 05 RC de Nova Venécia SD 06 RC Cachoeiro Itapemirim SD 07 RC de Muqui

SD 08 RC Colatina- Rio Doce SD 09 RC de Alegre

SD 10 RC Colatina - São Silvano SD 11 RC Vitória - Praia Comprida SD 12 RC Vitória - Mata da Praia SD 13 RC de Aracruz

SD 14 RC de São Mateus - Ilha de Guriri SD 15 RC de Jaguaré - Centenário SD 16 RC de São Gabriel da Palha SD 17 RC de Iconha

SD 18 RC de Mimoso do Sul SD19 RC de Castelo

Denise Vieira dos Santos

Governadora

Robson B. Vilela

Coordenador Distrital da Fundação Rotária

Maria Lucia Kizema

Sub Comissão de Subsídios A entrada solidária rendeu centenas de fraldas geriátricas e

pro-dutos de higiene pessoal

Foram realizados com grande sucesso o Seminário Distrital da Fundação Rotária e Oficina de Projetos para Subsídios Globais no final de setembro. Cumprindo à risca a agenda de eventos de capa-citação, a governadora com a colaboração da equipe da Fundação Rotária, presidida pelo Governador 2013-14, Robson Vilela, consegui-ram levar mais de 100 rotarianos ao auditório do Hospital da Polícia Militar, em Vitória.

O local foi gentilmente cedido pelo Diretor de Saúde do HPM Co-ronel PM Márcio Eugênio Sartório. Em troca de tamanha gentileza, a governadora pediu aos participantes que levassem fraldas e produ-tos de higiene pessoal. “Foi uma entrada solidária, explica Denise. “O resultado foi excelente! E os produtos doados ao próprio Hospital”, comemora.

O público presente teve oportunidade de assistir apresentações muito didáticas com o Coordenador Regional da Fundação Rotária Zona 22B Hugo Dórea, supervisor da Fundação Rotária do RIBO, Edilson Gushkein, além do instrutor e EMGA Celso Gonçalves Alves, coordenador da ABTRF Governador Lino Krohling e recordar as me-tas para a Fundação Rotaria do ano rotário 2017-18. Na ocasião, os presidentes foram motivados e selaram um acordo de cada clube doar US$ 100 dólares em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio

Todas as apresentações feitas no seminário encontram-se posta-das no site do Distrito, www.rotarydistrito4410.org.br.

(7)

Novas Gerações

Dezenove projetos

de Subsídios Distritais

são contemplados

Durante a visita oficial ao Rotary Club de Jaguaré

Centenário foi assinado pela Governadora o documento

oficial da fundação do Interact de Jaguaré - Centenário.

Vivam as Novas Gerações!!!!

Um registro

super especial dos

interactianos de

Aracruz, um grupo

super atuante que

vem fazendo a

di-ferença neste ano

rotário. O

presiden-te do Inpresiden-teract é o

jovem João Pedro.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Na ocasião, o Instituto sustentou que a possibilidade de utilização do sistema pelas entidades gestoras de bancos de dados depende do atendimento das exigências legais de proteção do

Outro aspecto importante da atividade é que ela não busca somente complementar a teoria trazida pelo livro didático, e sim trazer uma atividade que possa desencadear o interesse e

Foram utilizadas amostras de um total de 193 adultos do sexo masculino e feminino, analisadas no Analisador Químico de Sangue Piccolo, para determinar os intervalos de referência

Métodos: Onze corredores treinados e doze bem treinados completaram dois testes de corrida em esteira: primeiramente, um teste máximo de lactato com incremento para calcular o OBLA

são leves e transitórias: diarreia, náusea, falta de disposição, dor abdominal, falta de apetite, constipação e vômitos. Também podem ocorrer: tontura, sonolência, vertigem,

São muitas as possíveis justi…cativas teóricas para a existência desse diferencial de retorno, dentre as quais poderíamos citar: (i) a desvalorização cambial efetiva não seja um

A entidade vem aplicando as disposições presentes no CPC 20 (R1) – Custos de Empréstimos para capitalizar os custos de empréstimos diretamente atribuíveis à

Dessa forma, essas mudanças constantes possibilitam ao jogo o crescimento e a revigoração de tempos em tempos, constituindo, assim, um espaço no qual as subjetividades