• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA MEDICINA INTENSIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA MEDICINA INTENSIVA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

P R O V A S E L E T I V A

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

MÉDICA

MEDICINA INTENSIVA

INSTRUÇÕES

1. A duração da prova, incluindo o tempo para a marcação dos cartões de respostas, é de 3h e 30 min, tendo início às 8h30min e término às 12 horas.

2. Mantenha silêncio absoluto na sala durante a realização da prova. 3. Verifique se o caderno está sem defeito e contém 25 questões.

4. Verifique se o seu número de inscrição e o seu nome estão impressos corretamente nos cartões de respostas e coloque sua assinatura nos locais destinados para isso. 5. Leia com atenção, escolha apenas UMA das 5 opções que são apresentadas em

cada questão e a assinale no cartão de respostas. Mais de uma opção assinalada anula a questão.

6. Utilize apenas caneta esferográfica preta.

7. Entregue, ao final, o gabarito devidamente preenchido, SEM RASURAS, e a prova. Sugerimos que, para evitar problemas, utilize o gabarito para rascunho antes de passar as respostas para o gabarito definitivo.

(2)

01. Paciente de 50 anos é admitido na sala de Emergência com quadro fortemente sugestivo de embolia pulmonar, apresentando uma pressão arterial sistólica de 70mmHg. Qual a terapêutica mais adequada?

A) Milrinone.

B) Heparina de baixo peso molecular. C) Heparina não fracionada.

D) Terapia trombolítica. E) Dobutamina.

02. Paciente de 67 anos, portadora de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial sistêmica e diabetes, chega à emergência com história de palpitações há 3 dias. Sinais vitais estáveis. O ECG revela fibrilação atrial com FC de 160 bpm e hipertrofia de câmaras esquerdas. A conduta inicial mais adequada entre as opções abaixo é

A) cardioversão elétrica e anticoagulação. B) infusão de amiodarona.

C) Inibidor da ECA e diurético. D) cedilanide e anticoagulação. E) cardioversão e betabloqueador.

03. Qual dos métodos abaixo tem melhor valor preditivo negativo e maior custo-efetividade para tromboembolismo pulmonar em um paciente com baixa probabilidade clínica?

A) D-Dímeros ELISA.

B) Doppler dos membros inferiores. C) Ecocardiograma.

D) Eletrocardiograma. E) Cintilografia Pulmonar.

(3)

04. Das opções abaixo, qual apresenta a associação incorreta entre droga e seu antídoto? A) Beta-bloqueadores – glucagon. B) Morfina – naloxona. C) Paracetamol – fisostigmina. D) Cumarínicos – Vitamina K. E) Diazepan – Flumazenil.

05. Que estratégia ventilatória reduz, comprovadamente, a morbimortalidade em pacientes com Síndrome do desconforto respiratório do adulto (SDRA)?

A) Uso de PEEP elevado. B) Hipercapnia permissiva.

C) Evitar pressões de plateau maiores do que 30cmH2O. D) Posição Prona.

E) Relação I:E invertida.

06. Uma mulher de 20 anos, na 32ª semana de gestação, sofreu ferimento por arma branca na parte superior do hemitórax direito. No PS, sua PA é de 80/60mmHg, está extremamente ofegante e ansiosa, pedindo socorro. O murmúrio vesicular está diminuído à direita. A primeira medida a ser tomada é

A) intubação traqueal.

B) drenagem do hemitórax direito.

C) assegurar que ela e o bebê estejam bem.

D) empurrar manualmente o útero para a esquerda.

E) administrar soluções cristalóides através de duas veias periféricas de grosso calibre.

(4)

07. Pneumoperitônio encontrado no RX de abdômem agudo é achado característico de

A) úlcera péptica perfurada.

B) doença de Crohn com perfuração. C) diverticulite com perfuração. D) perfuração de víscera oca. E) pancreatite aguda.

08. Sobre o tratamento do Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVE i) é correto afirmar que

A) todo paciente com suspeita de AVEi, com tomografia de crânio mostrando área isquêmica estabelecida, tem indicação para realização de trombólise.

B) o controle pressórico com níveis de Pressão arterial média (PAM) inferiores a 80mmHg é condição necessária para a realização de trombólise.

C) para pacientes admitidos após 4 horas de evolução dos sintomas neurológicos são indicadas medidas gerais, com administração de AAS 200mg/dia.

D) pacientes com isquemia da circulação anterior e vertebro-basilar não se beneficiam de trombólise, mesmo se realizada no período de até 3h do início dos sintomas.

E) em função do necessário controle pressórico, recomenda-se a administração de soro glicosado a 5% durante o primeiro atendimento, ao invés de soro fisiológico ou ringer lactato.

(5)

09. Está indicada hemodiálise de urgência na Insuficiência Renal Aguda nos seguintes pacientes, EXCETO naquele

A) grande queimado, com área de superfície queimada de 60%, após adequada ressuscitação volêmica, que mantém anúria, pH no sangue de 7,1, potássio sérico de 6,2 mEq/dL e creatinina 5,0mg/dL.

B) em cetoacidose diabética admitida há 1 hora, que apresenta taquipneia, taquicardia, gasometria arterial com pH = 7,0, HCO3 = 10, PaCO2 = 16, PaO2 =160, EB = -10 , saturação da oxi-hemoglobina (Sat Hb) = 97% , sem controle de diurese.

C) ictérico, com suspeita de leptospirose, sem diurese há 12 horas; gasometria com pH = 6,9, PaCO2 = 35, PaO2 = 60, EB = -8,0, HCO3 = 14, K = 3,2, Na = 151e creatinina 4,0mg/dL.

D) em choque séptico, que mantém necessidade de doses progressivas de vasopressor a despeito da ressuscitação volêmica, sem diurese há 20 horas, com creatinina = 3,0mg/dL, K = 5,8mEq/dL, Na = 145mEq/dL, Ureia = 280mg/dL e com os seguintes parâmetros na gasometria arterial: pH = 7,15, PaO2 = 120, PaCO2 = 37, HCO3 = 15, Sat Hb = 85%.

E) admitido após parada cardiorrespiratória em fibrilação ventricular, que apresenta ECG com QRS alargado e lento, K = 6,8mEq/dL, sem registro de diurese nas últimas 24h.

10. Qual dos antibióticos abaixo deve ser evitado em pacientes com história de epilepsia? A) Penicilina. B) Fenitoína. C) Vancomicina. D) Imipenem. E) Ampicilina. RASCUNHO

(6)

11. Paciente feminina, 22 anos, agricultora, moradora da área rural de Pelotas é admitida na UTI com sialorreia, estertores crepitantes na ausculta pulmonar, pupilas mióticas, bradicardia, tetraparesia e insuficiência respiratória. Familiares relatam ideação suicida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta mais adequada?

A) Intoxicação exógena por organofosforado – iniciar infusão de atropina. B) Intoxicação exógena por benzodiazepínicos – iniciar infusão de flumazenil. C) Edema agudo de Pulmão – iniciar infusão de vasodilatadores.

D) Crise conversiva – observar o quadro. E) Crise conversiva – iniciar benzodiazepínicos.

12. Paciente masculino, 18 anos, é trazido à emergência pelo SAMU, vítima de acidente automóvel x automóvel, por colisão frontal, no qual era o motorista. Foi relatado que havia grande destruição nos veículos, inclusive com deformidade do volante. Na cena, o paciente encontrava-se acordado e alerta, com PA 100/50mmHg, FC = 120bpm, FR = 28mrpm e Sat Hb = 94%. Previamente hígido, não usava medicações e negava alergias. Na chegada à emergência, o paciente apresentava abocath calibroso em membro superior direito e coluna cervical imobilizada com colar. Seus sinais vitais eram PA 94/42mmHg, FC = 138bpm, FR = 32mrpm e Sat Hb = 96% com máscara de O2 a 100%. Apresentava, também, marca de cinto de segurança torácica e seu hemitórax direito movia-se paradoxalmente com a inspiração. Havia enfisema SC em hemitórax direito. Apresenta dor à palpação do esterno e a ausculta pulmonar revelou redução dos murmúrios vesiculares à direita. O abdômen era inocente e a pelve estável. O paciente apresentava sinais de instabilidade da articulação do joelho direito, com laceração na região poplítea e incapacidade funcional. Perfusão e pulso periférico nesse membro estavam preservados. O exame FAST foi negativo. A Sat Hb caiu para 86% e a pressão arterial para 70/40mmHg, ficando agitado e mais taquipneico (FR = 38mrpm).

Qual o passo imediato a ser tomado no manejo desse paciente?

A) Intubação imediata para o controle da via aérea. B) Aguardar 20min e repetir o FAST.

C) Solicitar Raio X de tórax e aguardar seu resultado para proceder à drenagem torácica à direita, caso necessária.

D) Realizar a punção da veia subclávia à direita, para início imediato de vasopressor. E) Descompressão imediata do hemitórax direito através da punção do 2º espaço intercostal direito, na linha hemiclavicular, com agulha oca e de grosso calibre.

(7)

13. A respeito da intoxicação por monóxido de carbono (CO) em paciente grande queimado, qual das afirmativas abaixo está INCORRETA?

A) Oximetria de pulso não é um bom parâmetro para guiar a terapêutica.

B) Se não houver sinais de lesão por inalação na face e na via aérea inferior através da fibrobroncoscopia, fica afastada a possibilidade de intoxicação por CO.

C) Cefaleia e alteração do nível de consciência são sintomas que devem alertar o médico para uma possível intoxicação pelo CO.

D) A utilização de oxigênio a 100% é a principal medida terapêutica para um bom prognóstico neurológico.

E) Paciente vítima de incêndio em local fechado tem maior risco de sofrer intoxicação por CO.

14. Leia as afirmações a respeito da rabdomólise no trauma.

I. A principal medida terapêutica é a hiper-hidratação.

II. A diálise convencional intermitente para a correção da acidose metabólica e da hipercalemia é preferível à hemodiálise continua, se a condição hemodinâmica do paciente permitir.

III. A hipocalcemia deve ser tratada somente se sintomática (arritmias, convulsões, etc.), devido ao risco de deposição de cálcio nos tecidos.

Assinale a opção correta.

A) Somente a afirmação I está correta. B) As afirmações I e II estão corretas. C) As afirmações II e III estão corretas. D) As afirmações I e III estão corretas. E) Todas as afirmações estão corretas.

(8)

15. A respeito da ressuscitação volêmica, nas primeiras 24h, de um paciente adulto, de aproximadamente 70kg e com uma superfície corporal queimada (SCQ) de 50% (II e III graus) associada à lesão pulmonar aguda por inalação, você

A) calcularia o volume com a fórmula : 4ml x peso (kg) x SCQ (%). Daria 50% do volume nas primeiras 12h. Objetivaria uma diurese 2ml/kg/h e não levaria em consideração a lesão por inalação no seu manejo.

B) calcularia o volume com a fórmula : 8ml x peso (kg) x SCQ (%). Daria 50% do volume nas primeiras 8h. Objetivaria uma diurese 2ml/kg/h e não levaria em consideração a lesão por inalação no seu manejo.

C) calcularia o volume com a fórmula : 8ml x peso (kg) x SCQ (%). Daria 50% do volume nas primeiras 12h. Objetivaria uma diurese 0,5 – 1,0 ml/kg/h e levaria em consideração a lesão por inalação no seu manejo, aumentando a expectativa de volume necessário na ressuscitação.

D) calcularia o volume com a fórmula : 4ml x peso (kg) x SCQ (%). Daria 50% do volume nas primeiras 8h. Objetivaria uma diurese 0,5 – 1,0ml/kg/h e levaria em consideração a lesão por inalação no seu manejo, aumentando a expectativa de volume necessário na ressuscitação.

E) calcularia o volume com a fórmula : 4ml x peso (kg) x SCQ (%). Daria 50% do volume nas primeiras 8h. Objetivaria uma diurese 2,0ml/kg/h e levaria em consideração a lesão por inalação no seu manejo, reduzindo o volume necessário na ressuscitação para evitar edema pulmonar.

16. No débito cardíaco reduzido por hipovolemia, geralmente encontramos

A) bradicardia.

B) elevado volume diastólico ventricular. C) diminuição das pressões de enchimento. D) função sistólica reduzida.

(9)

17. Com relação às seguintes afirmativas:

I. O débito cardíaco é dependente tanto da frequência cardíaca, quanto do volume sistólico do VE.

II. Choque é uma síndrome caracterizada por incapacidade circulatória de fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos, de forma a atender a demanda metabólica.

III. Choque significa pressão arterial sistólica menor do que 90mmHg ou uma redução de mais de 30mmHg na pressão sistólica de base.

A) Todas estão corretas. B) Apenas a I está correta. C) I e II estão corretas. D) I e III estão corretas. E) II e III estão corretas.

18. Com relação à variação da pressão de pulso (Delta PP), é correto afirmar que

A) delta PP< 13% prediz boa resposta a volume.

B) é um bom preditor de responsividade a volume em pacientes fora de ventilação mecânica.

C) não pode ser utilizado em pacientes com fibrilação atrial. D) não tem relação com o ciclo respiratório.

E) deve ser obtido através da variação da pressão arterial medida com manômetro de mercúrio durante a inspiração profunda e expiração profunda.

19. Em relação à adenosina, é correto afirmar que

A) tem início de ação em cerca de 5 minutos.

B) rubor facial é um paraefeito comum, assim como bradicardia e BAV. C) seus efeitos duram cerca de 10 minutos.

D) pode ser utilizada no tratamento da Fibrilação ventricular após cardioversão elétrica.

(10)

20. O analgésico que pode fazer broncodilatação é A) o tramadol. B) a cetamina. C) o propofol. D) a dexmedetomidina. E) a morfina.

21. O protocolo para o diagnóstico de Morte Encefálica exige, no Brasil,

A) dois exames médicos, sendo, pelo menos, um deles realizado por neurologista ou neurocirurgião.

B) dois exames médicos, sendo, pelo menos, um deles realizado por neurologista ou neurocirurgião, acompanhado de um exame confirmatório.

C) um exame médico realizado por neurologista ou neurocirurgião e um exame confirmatório.

D) dois exames médicos acompanhados de exame confirmatório.

E) três exames médicos, dois clínicos e um neurologista ou neurocirurgião, além de exame confirmatório.

22. Qual a complicação mais comum da ressuscitação volêmica com soro fisiológico e que difere da ressuscitação com ringer lactato?

A) Edema. B) Acidose hiperclorêmica. C) Coagulopatia. D) Insuficiência renal. E) Hiperosmolaridade. RASCUNHO

(11)

23. Entre as opções abaixo, qual é causa de hipernatremia?

A) Diabetes insipidus.

B) Síndrome da secreção inapropriada do ADH. C) Síndrome cerebral perdedora de sal.

D) Insuficiência adrenal. E) Polidipsia primária.

24. Com relação ao manejo da hipercalemia, marque a alternativa que contém uma medida que retira potássio do organismo:

A) Resina trocadora de cátion. B) Gluconato de cálcio.

C) Glico-insulina. D) Beta-2 agonista. E) Bicarbonato de sódio.

25. São considerados critérios diagnóstico de SDRA:

A) PaO2/FiO2< 100; Infiltrado pulmonar bilateral, início súbito e PoAP< 18mmHg. B) PaO2/FiO2< 300; Infiltrado pulmonar bilateral, início súbito e PoAP< 18mmHg. C) PaO2/FiO2< 200; Infiltrado pulmonar bilateral, início súbito e PoAP> 18mmHg. D) PaO2/FiO2< 300; Infiltrado pulmonar bilateral, início súbito e PoAP> 18mmHg. E) PaO2/FiO2< 200; Infiltrado pulmo

(12)

Referências

Documentos relacionados

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,