• Nenhum resultado encontrado

9º Fipen movimenta setor de energia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9º Fipen movimenta setor de energia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Agenda

Cursos, palestras e encontros empresariais. Confira a programação para novembro e dezembro de 2014 PÁG. 6

O encontro vai debater e esclarecer as Leis de Incentivo Fiscal.

Na etapa final, o programa ajuda empresas a eliminar gargalos.

Encontro faz parte do Programa de Ações para o Vetor Oeste.

PÁG. 3 PÁG. 5 PÁG. 6

2º SEMINÁRIO CIEMG / COEP GESTÃO DA PRODUÇÃO WORKSHOP ESTRATÉGICO DA RMBH

Fipen reúne grandes empresas de energia para negócios e debates. PÁG.5

Foto: Adriano Pires Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Alessandro Carvalho

9º Fipen movimenta setor de energia

NÚMERO 19 | OUTUBRO A NOVEMBRO 2014

(2)

Diretoria Plena

Com a palavra - Presidente do CIEMG

02 • INFORMATIVO CIEMG Outubro a Novembro 2014

Energia para os negócios

O Fórum Industrial de Produtividade, Energia e Negócios (Fipen) obteve o sucesso planejado pelos empresários que compõem a base de associados do Ciemg. A nona edição do evento, já consolidado no calendário de grandes realizações da cidade de Contagem, uniu empreendedores, especialistas em energia e infraestrutura, palestrantes de renome nacional – Amyr Klink e Fernando Dolabela – líde-res e profissionais da indústria mineira e de sua ca-deia produtiva e políticos da região.

Todos se encontraram com o objetivo de debater inovação no setor energético e, principalmente, de prospectar e criar mercado para a indústria de Mi-nas Gerais. Esse é, sempre, o norte das ações do Ciemg. Buscamos o crescimento e o desenvolvi-mento sustentável de nossas empresas e do estado. Após o 9º Fipen, o Sebrae-MG nos informou que R$ 49,1 milhões devem ser gerados em vendas futuras para aqueles que participaram das rodadas de negócios do evento. É um sinal do sucesso da ação.

Neste Informativo Ciemg, trazemos uma matéria completa sobre o 9º Fipen, com deta-lhes sobre as ações desenvolvidas dentro do Fórum. Além dela, nesta edição apresenta-mos o 2º Seminário “Responsabilidade social não é caridade”, que será realizado pelo Coep Contagem, entidade presidida pelo nosso Centro. No evento, debateremos o uso de leis de incentivo fiscal para o desenvolvimento de ações sociais pelas empresas mineiras.

Também nesta edição do Informativo, apresentamos uma matéria sobre o Workshop Ve-tor Oeste, realizado pelo Instituto Horizontes, em parceria com o Ciemg. O encontro nos permitiu levantar informações sobre essa área da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ainda trazemos uma matéria sobre o projeto “Gestão da Produção”. O Ciemg realiza esta ação pela primeira vez e busca aprimorar o uso, por empresas da indústria mineira e de sua cadeia produtiva, de ferramentas que agreguem valor ao processo produtivo, reduzindo custos e ampliando a rentabilidade.

Boa leitura,

José Agostinho da Silveira Neto

Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

Conselho Superior Presidente: Olavo Machado Junior

Álvaro Augusto Teixeira da Costa Carlos Lindenberg Spínola Castro

Ellos José Nolli Ermelindo da Rocha Faria José Eduardo de Lima Pereira

Luiz Alberto de Castro Tito Luiz Carlos Motta Costa

Murilo Araújo Presidente do CIEMG José Agostinho da Silveira Neto

1º Vice-presidente Francisco de Assis Guerra Lages

2º Vice-presidente Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira

Vice-presidentes Dale Dangele Sette Fernandes Fialho

Domingos Francisco de Castro Eduardo Paoliello

Emir Cadar Leôncio Corrêa Filho Marco Aurélio Moreira Marcos Antônio Gonçalves Salomão Martha Regina Coelho Teixeira Lassance

Raymundo de Almeida Vianna Rogério Luis da Cunha

Roland Maria Henry Thomas Goblirsch Freiherr von Urban Welington Mumic

1º Diretor-Secretário Bruno Magalhães Figueiredo

2º Diretor-Secretário Cira Mara Machado 1º Diretor-Tesoureiro Roberto de Souza Baeta 2º Diretor-Tesoureiro Renato Travassos Martins da Silva

Diretores Alfredo Miranzi Neto Aurélio Marangon Sobrinho

Carlos Alberto Homem Cássio Braga dos Santos

Edilton Pires Bispo Élcio Fortunato do Carmo Fábio Alexandre Sacioto Fabrício Fernandes Freire Fausto Augusto Leomil Silveira

Felipe Palhares Guerra Lages Fernando Meira Ribeiro Dias Frank Sinatra Santos Chaves

Giana Marcellini

Humberto Ribeiro de Mesquita Machado Zica José Ciro Mota

Leomar Pereira Delgado Leonídio Soares Luciano de Avelar Luiz Custódio Cotta Martins Mário Ferreira Campos Filho Nagib Galdino Facury Raimundo Luiz Fernandes

Renê Wakil Júnior Rodrigo Palhares Guerra Lages

Tarcísio José Moreira Umberto Nogueira Wilson Luiz Martins Leal

Conselho Fiscal Titulares José Ferreira da Silva Filho João Marcelo de Araújo Machado Sérgio Márcio Gouveia Mariano da Silva

Suplentes David da Silva Júnior José Balbino Maia de Figueiredo

Rômulo Albertini Rigueira Superintendente Executiva do CIEMG

Maria Helena Martins de Sá Guedes GESTÃO 2014/2018

Informativo CIEMG é uma publicação do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Endereço: Av. Babita Camargos, 766 - Praça da Cemig - Cidade Industrial - Contagem/MG - Cep: 32210-180 | Presidente: José Agostinho da Silveira Neto | Superintendência: Maria Helena Martins de Sá Guedes | Produção: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - CIEMG | Projeto Gráfico e Acompanhamento: Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fiemg | Textos: Gerência de Imprensa do Sistema Fiemg | Diagramação: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Tiragem: 4 mil exemplares | Distribuição: Gratuita

(3)

2º Seminário CIEMG / COEP

Responsabilidade Social não é Caridade

O 2º Seminário Ciemg/Coep Responsabi-lidade Social não é Caridade terá como tema “A Responsabilidade Social Corpora-tiva como estratégia de gestão por meio das leis de incentivo fiscal” promovido pelo Centro Industrial e Empresarial de Mi-nas Gerais (CIEMG), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), no dia 12 de novembro, quarta-feira, às 8h30, na sede do Ciemg (Av. Babita Camargos, 766), em Contagem. O encontro vai debater e esclarecer temas como as Leis de Incenti-vo Fiscal e o Marco Regulatório do Tercei-ro Setor.

A mesa redonda “Responsabilidade So-cial Corporativa e as Leis de Incentivo Fis-cal” será coordenada pela presidente do COEP Contagem, Martha Lassance e con-tará com a professora do Núcleo de Ges-tão Responsável pela Sustentabilidade da Dom Cabral, Nísia Werneck e do diretor jurídico da Federação Mineira de Funda-ções e AssociaFunda-ções de Direito Privado (Fundamig), Renato Dolabella. Serão apre-sentados casos de sucesso como a da

em-presa CNH Industrial, da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) e o Instituto Centro Cape – Mãos de Minas.

O que muda com o novo Marco Regula-tório do Terceiro Setor será apresentado e debatido pelo procurador de justiça apo-sentado, Tomaz de Aquino Resende, pela vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro e pela advogada e contadora, Re-nata Lima. A mesa será coordenada pelo assessor da diretoria da Fundação José Fernandes de Araújo, Jorge Enrique Men-donza Posada.

FAÇA SUA PARTE

O COEP vem trabalhando para que o se-tor produtivo empresarial utilize os meca-nismos legais disponíveis, em prol da me-lhoria da qualidade de vida das Comunida-des Industriais de Contagem.

Uma das ações é o monitoramento de vagas nas empresas para o programa compulsório Jovem Aprendiz. As

empre-Responsabilidade Social

0 3 • INFORMATIVO CIEMG Outubro a Novembro 2014

Evento será no dia 12 de novembro no CIEMG

sas que tiverem vagas abertas para o pro-grama, ou outra oportunidade de trabalho que possa ser ocupada pelos moradores das comunidades carentes atendidas pelo Coep, podem entrar em contato com o COEP (31 - 3362-6343).

A entidade também está engajada na Campanha Amigos do Artesanato. No pró-ximo mês de dezembro, o Núcleo de Cos-tura da Vila Beatriz, criado graças à par-ceria entre COEP e Centro Cape – Mãos de Minas, vai expor na Feira Nacional de Ar-tesanato (FNA), o maior evento de comer-cialização direta de produtos artesanais, que antecede o Natal.

O projeto da FNA é aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura e qualquer pessoa físi-ca ou jurídifísi-ca pode colaborar fazendo doações a partir de apenas R$ 20,00, com renúncia fiscal - Pessoa Jurídica 4% do Imposto de Renda a Pagar e Pessoa Físi-ca, 6% do Imposto de Renda a pagar.

Outras informações no telefone: 3282-8311 ou pelo site: www.feiranacionalarte-sanato.com.br/doacao/.

(4)

Negócios

0 4 • INFORMATIVO CIEMG Outubro a Novembro 2014

Participantes aprovam a nona edição do Fipen

O balanço do 9º Fórum Industrial de Pro-dutividade, Energia e Negócios (Fipen), rea-lizado pelo Ciemg, em parceria com o Se-brae-MG, nos dias 14 e 15 de outubro, no Actuall Convention Hotel, em Contagem, mostrou excelentes resultados. Nos dois dias de Fipen, foi registrada a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre pesquisa-dores, estudantes, representantes do poder público e empresários de MPE’s de Conta-gem e Região Metropolitana. Pesquisas re-alizadas no local do evento revelaram que mais de 87% dos entrevistados avaliaram o evento positivamente em todos os quesitos analisados. “Em nome da Abinee-MG gos-taria de parabenizar o Ciemg pelo sucesso do 9º Fipen. Assistimos a um evento de alta qualidade, com respaldo técnico gerencial diferenciados. Esperamos poder estarmos juntos ao Ciemg na 10ª edição”, elogiou o di-retor regional da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee-MG), Alexandre Magno d’Assunção Freitas.

A palestra do economista pela USP com pós-graduação em administração e nave-gador Amyr Klink abriu o evento. O tema “Renovar é preciso: energias renováveis movem sua empresa” atraiu cerca de 300 pessoas que representavam quase 200 empresas mineiras. Na sua participação, Klink discorreu sobre a importância do pla-nejamento minucioso – e de uma execução precisa - para alcançar os objetivos. “Um problema complexo dividido em todas as suas pequenas partes se torna um proble-ma proble-mais simples”, analisou, com base em sua experiência em travessias marítimas difíceis e perigosas.

A Rodada de Negócios promoveu o inter-câmbio entre compradores e fornecedores, ampliando as possibilidades de geração de

www.inovarambiental.com.br | 31. 3491 3234

novos mercados entre as empresas partici-pantes. O evento reuniu 21 empresas ânco-ras, 113 empresas ofertantes se inscreveram, a previsão de agendamentos era de 272, fo-ram realizados 344 agendamentos e a pros-pecção de negócios futuros gira em torno de R$ 49.191.100,00 (fonte Sebrae-MG). A Roda-da de Negócios também ajudou a fomentar o desenvolvimento de novas parcerias entre indústrias dos mais variados segmentos.

O Seminário “Desafios de energia e infra-estrutura para os próximos anos no Brasil” discutiu o delicado momento por que passa o setor elétrico brasileiro e reuniu 250 parti-cipantes. Na pauta, a possibilidade de novo empréstimo do governo federal para as em-presas distribuidoras de energia, e também a necessidade de desenvolver a cadeia de produtores, com a utilização de novas ener-gias. As questões da regulação e da previ-sibilidade deste segmento foi um dos temas mais debatidos.

Foto:

Alessandro Carvalho

Outro evento bastante aguardado pelos participantes do Fipen é a Mostra Empre-sarial. Nesta edição, ela contou com es-tandes de 15 instituições públicas e priva-das, que expuseram seus produtos e ser-viços relacionados ao setor energético e sua cadeia produtiva. Foram apresenta-das novas tecnologias, produtos e servi-ços, trazendo as novidades do setor para profissionais interessados em buscar no-vas oportunidades de negócios.

O 9º Fipen foi encerrado com o escritor Fernando Dolabela, que deu a palestra “Inovação: Caminho para a competitivida-de”. Ele falou sobre os caminhos para a inovação e o empreendedorismo com foco para os micro e pequenos empresá-rios, para proporcionar meios de geração e distribuição de renda. Dolabela também abordou o conceito de que o comando e o controle deve ser substituído pela rede para fertilizar a criatividade.

(5)

Capacitação

05 • INFORMATIVO CIEMG Outubro a Novembro 2014 O uso correto de ferramentas de gestão

de produção ajuda a eliminar gargalos, re-duzir custos e aumentar os lucros. Às ve-zes, elas podem promover mudanças sim-ples, como aproximar setores para que o tempo de deslocamento de seus funcioná-rios não prejudique a produtividade. Esse aprendizado é parte do Programa Gestão da Produção, realizado pelo Ciemg em parceria com o Sebrae. O programa reúne treinamentos, divididos em dois módulos, e visitas técnicas às empresas participan-tes. Estas são feitas para mapear os pro-blemas e avaliar os resultados dos proje-tos criados para saná-los.

Empresas aprendem a eliminar gargalos no Gestão da Produção

O instrutor do programa, o engenheiro eletricista com especialização em enge-nharia de produção Geraldo Barbosa ex-plica que o pilar desse trabalho é o con-trole e gestão das perdas industriais. “Em cada módulo passamos uma batelada de exercícios; é a parte prática do curso. Nesse programa também localizamos, em cada empresa, um grupo de indicadores que pode ser melhorado. Em seguida, ela-boramos um projeto, para cada empresa participante, para melhorá-lo”, explicou.

A gerente de operações Talita Maria Batista, da Arquivar, de Belo Horizonte, que faz gestão de documentos,

partici-pou do programa com mais dois funcio-nários da empresa. Ela contou que no pri-meiro módulo criou indicadores de pro-dução, aprendeu a identificar os gargalos da empresa e como eliminá-los. No se-gundo, aprendeu como controlar falhas e a manter a qualidade da produção. Ela conta que já aplica na Arquivar o que viu nas aulas. “Vamos mudar o layout. Às ve-zes o colaborador tem que se deslocar muito para buscar documentos. Quere-mos trazer esse setor mais para perto, assim ganhamos produtividade. Afinal, ele não produz enquanto está em trânsi-to”, avaliou.

Em dia com os Conselhos

GERH

- Construindo o Clima Organizacional - Modelo de Negócios

Responsabilidade Social - COEP

- Inscrições abertas para os cursos gratuitos: Organização Doméstica e Manicure.

Informações: 31 3362-6343

Os conselhos do CIEMG se reúnem mensalmente para discutirem assuntos de interesse do empresariado. Fique por dentro do que aconteceu.

Meio Ambiente

- Panorama do

tratamento de resíduos no Estado de Minas Gerais

(6)

Notícias

06 • INFORMATIVO CIEMG Outubro a Novembro 2014

Agenda

CURSOS | NOVEMBRO

3 a 6 - 19h às 22h15 - Ana Maria Parizzi Desenvolvimento de secretárias e recepcionistas 5/11 - 13h45 às 17h - Lídia Barreto de Melo Moreira Acidente de trabalho e atestado médico - aspectos legais 10 a 14/11 - 19h às 22h15 - Eduardo Furtado

Gestão de tesouraria e fundamentos da administração financeira 17 a 20/11 - 19h às 22h15 - Geraldo Barbosa

Gestão de compras e estoques

19/11 - 13h45 às 17h - Rafael Luís Mitraud dos Santos PIS / Pasep e Cofins - Regime cumulativo

24 a 27/11 - 19h às 22h15 - Maria José D'Alessandro Diálogo e feedback nas organizações

CURSOS BELO HORIZONTE

10 a 13/11 - 19h às 22h15 - Luís Winther - Sindijóias

Análise financeira e balanço patrimonial

24 a 27/11 - 19h às 22h15 - Jony Lan - Sindijóias

Como negociar e vender bem

24 a 27/11 - 19h às 22h15 - Cremilda Sícoli - Ambiotec

Liderança situacional CAFÉ EMPRESARIAL

18/11 - 8h às 10h - Ana Cláudia de Freitas

Lidando com a adversidade e auto-responsabilidade

CIEMG recebe Workshop Estratégico para RMBH

O presidente do Centro Industrial e

Em-presarial de Minas Gerais - Ciemg, José Agostinho da Silveira Neto, participou no último dia 09 de outubro, do workshop para elaboração do Programa de Ações Estratégicas do Vetor Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na sede do Ciemg, em Contagem, promovi-do pelo Instituto Horizontes.

O Vetor Oeste compreende os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Igarapé, e Juatuba,

articuladas pela BR 381 e pela BR 262. O objetivo é levantar informações e de-bater a exemplo do que foi feito para os Vetores Sul, Norte e Noroeste, todos com bons resultados, possibilitando a adoção de iniciativas de estímulo ao crescimento e de proteção ambiental e cultural.

O Ciemg trabalha na representatividade e na articulação para aumentar a partici-pação da indústria mineira neste trabalho, apontando as fragilidades e potencialida-des da região, para que posteriormente, as cidades possam ter maior interação

com seus vizinhos, em busca de maior crescimento e competitividade para as empresas, além de qualidade de vida para a população.

O Instituto Horizontes, presidido por Teodomiro Diniz Camargos, é uma organi-zação da sociedade civil de interesse pú-blico e busca promover diagnósticos para o crescimento organizado e perene das regiões estudadas. São levados conside-ração fatores essenciais como planeja-mento e atuação sistêmica para entender os problemas atuais.

Encontro servirá como base para elaboração do Programa de Ações Estratégicas do Vetor Oeste

PALESTRAS

12/11 - 19h às 20h30 - Jony Lan

Os 7 passos para o fechamento de vendas

25/11 - 8h às 10h - Áureo Villagra

Obtendo resultados notáveis em sua empresa com a teoria das restrições - TOC

CURSOS | DEZEMBRO

1º a 3/12 - 19h às 22h15 - Maria José D'Alessandro Aprsentações profissinais na prática

3/12 - 13h45 às 17h - Lídia Barreto de Melo Moreira

Passiva trabalhista: o que há de mais relevante nas rotinas de contratação e desligamento

9 a 12/12 - 19h às 22h15 - Alexsandra Virgínia Rezende Envolver pessoas e exercer a liderança

10/12 - 13h45 às 17h - Rafael Luís Mitraud dos Santos PIS/PASEP e COFINS - Regime não cumulativo

CURSOS BELO HORIZONTE

8 a 11/12 - 19h às 22h15 - Ana Maria Parizzi - Sindijoias Como falar em público

CAFÉ EMPRESARIAL

2/12 - 8h às 10h - Patrícia Quaresma

Referências

Documentos relacionados

Surgem novas formas de pensar o direito que não almejam a universalidade. O estado plurinacional, a interculturalidade e o pluralismo jurídico, tal como são tratados pelos movimentos

A amostra foi composta de 62 casos, tendo como critérios casos diagnosticados em terceiros molares inferiores não irrompidos, a presença de radiografias panorâmicas

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

Neste trabalho foi desenvolvido uma miniestação meteorológica de baixo custo utilizando um microcontrolador e sensores para medir parâmetros como, temperatura, umidade relativa, chuva

Este estudo analisa o subsídio como instrumento econômico e critica o recente instrumento que instituiu o ICMS Ecológico na gestão ambiental do Brasil, sob dois aspectos principais: a