• Nenhum resultado encontrado

Os aplicativos têm por base a legislação vigente:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os aplicativos têm por base a legislação vigente:"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Prezado Senhor,

Apresentamos programas de computador que visam realizar o gerenciamento integrado de rotinas administrativas nas áreas de gestão documental; elaboração dos diversos expedientes administrativos que compõem o processo de comprovação de despesa pública para diversas áreas administrativas; a gestão do relacionamento com o cidadão para acesso à informação pública; a ouvidoria como última instância na resolução de conflitos e o gerenciamento financeiro como ferramenta auxiliar do planejamento estratégico.

São aplicativos que trabalham com a troca de informações entre si, entretanto, de forma independente, permitindo a contratação individualizada de cada módulo, de forma que a despesa possa ser paga pela unidade orçamentária da área afim. Apesar da troca de informações entre os programas, a contratação de um módulo não obriga a contratação de outro, ou seja, são independentes e visam suprir necessidades de áreas administrativas distintas:

Os aplicativos têm por base a legislação vigente: • Lei Nacional Nº 4.320/64, de 17 de março de 1964. • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. • Lei Nacional Nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988. • Lei Nacional Nº 8.213, de 24 de julho de 1991. • Lei Nacional Nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. • Lei Nacional Nº 8.706, de 14 de setembro de 1993.

• Lei Nacional Nº Complementar 101, de 4 de maio de 2000. • Lei Nacional Nº Complementar 116, de 31 de julho de 2003. • Portaria Conjunta STN/SOF nº 3, de 2008

(2)

1. SIMPROC – Sistema de Processo Administrativo

É destinado a suprir necessidades da área que lida com as questões administrativas, a exemplo das Secretarias Municipais de Administração. É uma ferramenta de trabalho capaz de prover a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Seus procedimentos e operações técnicas permitem as mais variadas atividades: protocolo; processo administrativo; arquivo virtual; gerenciamento eletrônico de documentos; canal de comunicação (oficial e informal); catálogo de endereços; controle de normas (lei; decreto; resolução; portaria; instrução normativa; ordem de serviço; ofício; memorando e ata); indicadores de desempenho; transparência na gestão e acesso a informação pública.

2. SIMCOMP – Sistema de Composição de Despesa Pública

É destinado a suprir as necessidades da área que lida com a execução da despesa pública, a exemplo das Secretarias Municipais de Finanças. Sua finalidade é dar sustentação à composição física do processo administrativo de despesa pública, controlando o fluxo do trabalho ofertando o processo a cada agente (secretários municipais, ordenador da despesa, setorial contábil, comissões de licitação, pregoeiro e equipe de apoio, assessoria jurídica, contratos e convênios, compras e serviços, almoxarifado, patrimônio, controle interno, assistência social, tesouraria e arquivo) no momento oportuno. Para atingir seus objetivos o sistema é composto por vários subsistemas: Administração Patrimonial, Gerenciamento de Recibos, Concessão de Benefícios, Controle Interno, dentre outros.

(3)

3. SIMRECI – Sistema de Relacionamento com o Cidadão

É destinado a suprir as necessidades da área que lida com a informação oficial do município, resolução de conflitos e, que com a nova legislação, atender as demandas da Lei de Acesso a Informação Pública. Sua finalidade é a gestão da Ouvidoria e dos servidos: de Atendimento ao Cidadão (SAC) e Informações ao Cidadão (SIC).

4. SIMGEFI – Sistema de Gerenciamento Financeiro

O gerenciamento eletrônico da movimentação financeira permite o controle a distância e a transparência nas movimentações financeiras em tempo real, permitindo a auditoria de todas as movimentações financeiras (bancárias e em espécie).

5. SIMARPE – Sistema de Arquivo Permanente

Dotado de recursos de armazenamento, indexação e busca possibilita a gestão dos documentos da organização de forma rápida e segura. Os documentos eletrônicos - arquivos “.pdf” - são transferidos (upload) pelos usuários ficando à disposição de todos, em tempo real (on time). A qualquer momento, de qualquer lugar, o documento pode ser visualizado ou baixado (download).

Portanto, todas as ações cobertas pelos programas apresentados são obrigatórias, não é dado ao administrador público o direito de executar as ações ou não, elas têm de ser operacionalizadas. O poder discricionário do Administrador se limita a adoção de um sistema automatizado ou a execução manual. No caso de adoção de um sistema informatizado cabe ao Gestor Público escolher o software e/ou empresa que apresente melhor proposta.

No caso dos softwares comercializados por nossa empresa, informamos que os mesmos, da maneira que foram desenvolvidos não têm concorrente no mercado nacional. São softwares que utilizam a Internet como plataforma de trabalho, de forma a integrar todas as

(4)

unidades administrativas do contratante, independentes de sua localização física. Essa tecnologia utilizada elimina a necessidade de investimentos em aquisição de computadores potentes (servidores), unidades de armazenamento de dados (data storage), infraestrutura de redes e contratação de profissionais com mão-de-obra especializada na administração de banco de dados (o DBA – Administrador de Banco de Dados).

Dessa forma, independente dos valores contratados os mesmos podem ser adquiridos por inexigibilidade de licitação, com amparo no art. 25, caput. Ademais os mesmos só podem ser comercializados por nossa empresa que detém os direitos exclusivos de comercialização dos mesmos.

Segue em anexo visão geral das áreas supridas pelos softwares e relação dos recursos humanos que necessitam de capacitação para utilização das ferramentas ora propostas.

Atenciosamente,

____________________________________ Guilhermina Maria de Paiva Neta

(5)

SIMPROC–SISTEMA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO E CONTROLE DOCUMENTAL

Toda organização, pública ou privada, independente de seu tamanho, deve constituir uma área para atendimento às demandas dos colaboradores internos ou externos, usuário ou cidadãos. A qualidade do serviço prestado pela organização depende, em grande parte, do relacionamento das pessoas com a informação que circula no ambiente de trabalho, das respostas e do cumprimento das normas disciplinares e regulamentares. A transparência neste relacionamento é outro ponto fundamental que faz a diferença no atendimento. Conquistar a confiança dos que se relacionam de uma forma ou de outra com a organização consequentemente proporciona a excelência na gestão.

A adoção de tecnologias computacionais é a solução para garantir a eficiência e eficácia na coleta, processamento e distribuição de informação, cobrindo todos os quesitos de acompanhamento de demanda, avaliação de resultados, tempo de resposta e transparência das ações. A tecnologia adotada deve promover, adequadamente, a automação do sistema de informação estabelecendo os controles necessários para um atendimento eficiente.

Dessa forma, a automação do sistema de informação deve proporcionar que os colaboradores sejam constantemente informados sobre a execução de seus pedidos, evidenciando, ainda, o tempo gasto em cada fase do atendimento. Permitir antecipar ações para evitar atrasos, descumprimento de orçamento ou outra situação semelhante, dando a oportunidade de renegociar recursos e prazos com colaboradores. Assegurar que nenhuma tarefa ou prazo seja esquecido pelas diversas áreas de atendimento. Permitir, ainda, que a própria equipe defina em quais situações precisa ser avisada, quem deve ser alertado, quando e de que forma. Deve possibilitar, também, medir os resultados alcançados e

(6)

gerenciar os níveis de qualidade atingidos. Deve, ainda, alcançar os seguintes objetivos: mapear o fluxo de trabalho; registrar e acompanhar a solicitação de qualquer tipo de serviço; disseminar informação adequada; compartilhar a base de conhecimento e promover a eficiência operacional; além de estimular a obediência e o respeito às normas legais e políticas da organização. Sendo assim, toda a equipe de colaboradores da organização terá mais produtividade, controle e consistência no atendimento das solicitações. A transparência e rapidez que o sistema adotado deve proporcionar visam gerar maior satisfação, confiança e o respeito de todos.

O SIMPROC atende às mais exigentes necessidades no controle da informação documental instituídos pela Lei No 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. É uma ferramenta de trabalho capaz de prover a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação, da forma como prevê a lei em seu art. 1o, in verbis:

“Art. 1º - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.”

Os procedimentos e as operações técnicas disponibilizadas pelo SIMPROC atende perfeitamente ao que determina a alínea “c” do inciso I, do art. 9º, da Lei Nº 12.527, de 18/11/2011, a Lei de Acesso à Informação Pública, in verbis:

“Art. 9o. O acesso a informações públicas será assegurado mediante: I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

(7)

a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações;“

Além suprir o poder público com uma ferramenta que atende a legislação vigente o SIMPROC é um programa de computador (software) que foi desenvolvido para o gerenciamento da circulação de documentos convencionais (em suporte de papel) e eletrônicos (em mídia digital), que tem a finalidade de auxiliar as ações relacionadas ao cadastro, movimentação, resgate e arquivamento de informações documentais.

O SIMPROC registra e controla os documentos que tramitam nas diversas unidades administrativas de um órgão público ou entidade privada, além de dar suporte a outras rotinas administrativas, tais como: redação de despachos, comunicação interna, gerenciamento eletrônico de documentos, arquivamento e relacionamento com o cidadão ou consumidor. Tudo isso se utilizando dos conceitos de TI VERDE, lançando a base para uma organização sem papel.

O sistema agrega diversas vantagens, dentre as quais se destacam:

1. Registro eletrônico dos documentos possibilitando a redução substancialmente do uso de papel;

2. Acesso imediato e resgate instantâneo da informação, proporcionado por uma busca rápida aos documentos arquivados, por meio da aplicação de filtros de consulta, retornando-o ao usuário, na tela do computador, para visualização ou impressão;

3. Tramitação eletrônica entre usuários, com a consignação de despachos e anotações no documento, cumulando em um histórico

(8)

toda a vida do documento, mostrando o fluxo do documento nas diversas etapas da sua tramitação;

4. Disseminação correta da informação proporcionada pela facilidade de acesso a todo o conhecimento acumulado sobre determinado assunto.

5. Gerenciamento Eletrônico de Documentos permitindo a anexação de arquivos digitais no formado PDF - Portable Document Format, contribuindo para a redução do uso de papel;

6. Perpetuação da informação e do conhecimento garantido por um conjunto de normas de segurança aplicadas ao Repositório Digital que incluem, além de redundância, integridade, autenticidade e disponibilidade.

7. Canal de Comunicação – Oficial e Informal planejado, com objetivos bem definidos para viabilizar toda a interação possível entre Órgão/Empresa e os seus colaboradores;

8. Catálogo de Endereços para auxiliar no tratamento das autoridades e correto envio da correspondência corporativa e social.

9. Controle, proteção e divulgação da coletânea de normas e expedientes (lei; decreto; resolução; portaria; instrução normativa; ordem de serviço; ofício; memorando e ata) de interesse do Órgão/Empresa.

10. Rotinas de workflow que se adaptam às regras de negócio da organização permitindo o mapeamento dos processos;

11. Relatórios gerenciais para auxílio à tomada de decisões; 12. Indicadores de desempenho cuja finalidade é avaliar o nível de desempenho e o comprometimento dos usuários com as metas e resultados da organização;

(9)

13. Economia de tempo e recursos de impressão, eliminando a distribuição em papel de documentação corriqueira através de fotocópias e impressões desnecessárias; e

14. Acessibilidade do sistema em ambiente Web, o que permite o acesso diferenciado por usuário, de qualquer microcomputador que tenha uma conexão com a Internet, de acordo com os níveis de permissões individuais.

Utilizando o SIMPROC é possível realizar a gestão e o controle total de documentos eletrônicos (digital) e físicos (papel); emitir comprovante de protocolização para o remetente no momento da inclusão do documento; e a possibilidade de enviar, via correio eletrônico (e-mail), recibo de origem garantindo que a protocolização do documento foi feita com sucesso. Permite, ainda, aos interessados consultar histórico do documento com todos os dados, situação e demais atributos necessários à identificação e acompanhamento.

Na verdade, o sistema tem muito mais funcionalidades do que a organização necessita. Tem várias características que o diferencia dos seus concorrentes e o torna único. Os demais programas de computador executam de forma satisfatória a tarefa de inserir e resgatar informações sobre documentos convencionais, em meio físico papel, registrados em um sistema de protocolo. Porém, pecam na função de disponibilizar aos usuários informações que os auxiliem na tomada de decisões. Programas de computador com este foco não informam ao usuário quando um documento necessita da interferência de quem os manuseia ou os tem sob a sua responsabilidade. Se o responsável a quem o documento foi destinado, ou até mesmo o remetente relegarem o documento ao esquecimento, assim o mesmo permanecerá: esquecido.

A fim de suprir essa deficiência o SIMPROC dispõe de vários mecanismos que detectam os documentos que, por diversas razões, estejam com a sua tramitação prejudicada:

(10)

1. Documento com recepção não confirmada pelo destino; 2. Documento retido no setor a mais de uma semana;

3. Documento encaminhado ao setor, pendente de confirmação de recebimento; e

4. Documento com prazo para atendimento.

O alerta para documentos com prazo para atendimento tem a finalidade de informar, diariamente, quantos dias restam para o vencimento do prazo fixado ou concedido. Como exemplo desse tipo de documento nós podemos citar: notificações judiciais; notificações extrajudiciais dos órgãos de fiscalização; diligências; autos; boletos bancários; obrigações trabalhistas; obrigações tributárias; etc. Dessa forma se evita que documentos que tenham prazo para atendimento sejam negligenciados ou até mesmo esquecidos. Esse tipo de documento é monitorado pelo mecanismo do sistema, desde o seu registro, até o cumprimento do prazo.

Dispõe, ainda, de um exclusivo mecanismo que envia mensagens, via correio eletrônico (e-mail), para os administradores toda vez que um documento é registrado com nível de prioridade “URGENTE”.

Para atingir esses objetivos, sempre que o usuário do sistema acessa o aplicativo, caso haja algum documento em situação de alerta, é apresentado na página inicial, um resumo do RGA – Relatório Geral de Alertas, a fim de que o usuário tendo conhecimento tome as decisões necessárias à tramitação normal dos documentos relacionados nesse relatório. Através do RGA o usuário pode proceder uma auditoria completa no documento obtendo as mais diversas informações, principalmente, saber qual agente movimentou o documento.

Apesar de que o aplicativo adotou o gerenciamento eletrônico de documentos (suporte em mídia digital) como o padrão, se manteve o

(11)

suporte ao gerenciamento convencional de documentos (suporte em papel). Somos o primeiro software brasileiro de Gestão Documental totalmente eletrônico utilizado para o controle do ciclo de vida de um documento.

Vantagens na sua utilização

As organizações que investem na nossa solução de Gestão Documental - SIMPROC conseguem um retorno elevado, pois reduzem a quantidade de documentos em papel. Há um ganho na produtividade devido a uma uniformização dos processos e facilidade de adoção de normas de qualidade.

As vantagens na sua utilização são as seguintes:

• Redução do custo e do número de cópias.

• Aumento de produtividade na procura, no re-encaminhamento de documentos e redução do espaço de arquivo;

• Gestão da informação integrada conseguida a partir da consolidação transparente dos documentos eletrônicos e de documentos com origem em papel;

• Uniformização de processos de reencaminhamento, aprovação, arquivo e preservação dos documentos, mantendo o histórico da tramitação dos documentos;

• Digitalização dos documentos, concomitante ou posteriormente à criação do documento;

• Descentralização e libertação do espaço físico, isto é, os documentos e processos estão sempre disponível independente do local onde o utilizador acesse a aplicação;

(12)

• Com o auxilio de um browser a pesquisa da informação dos documentos é fácil e rápida;

• Rotinas e backup que permitem a recuperação da informação em caso de incêndio ou inundação do seu arquivo físico;

• Mecanismos de controle de acessos e segurança protegendo os seus documentos de acessos não autorizados.

Casos de aplicação

A Gestão Documental quer seja eletrônica ou em arquivo de papel está presente em todas as organizações.

A nossa solução de Gestão Documental, o SIMPROC aplica-se a um conjunto alargado de áreas funcionais:

• Administrativa e Financeira (documentos financeiros).

• Qualidade (normas, procedimentos, auditorias e fichas de não conformidade).

• Produção (desenhos técnicos, normas e procedimentos operacionais e controlo de produção).

• Jurídica (contratos, propostas, concursos públicos e cadernos de encargos).

• Serviços a Cliente (informações, apoio técnico e documentos de cliente).

• Marketing (estudos de mercado, brochuras e especificações de produtos).

• Desenvolvimento (memórias descritivas, pesquisa e desenvolvimento).

• Recursos Humanos (contratos de pessoal, fichas técnicas e regulamento).

(13)

SIMCOMP–

S

ISTEMA DE

C

OMPOSIÇÃO DE

D

ESPESA

P

ÚBLICA

O SIMCOMP é um programa de computador que se insere no contexto geral de software cujo objetivo é o suporte ao trabalho administrativo em um órgão ou empresa pública, onde se enfatiza a interação entre usuários. Ele foi concebido se utilizando os conceitos de fluxo de trabalho (em inglês, workflow), que é a seqüência de passos necessários para que, de acordo com um conjunto de normas definidas, se possa atingir a automação de um ou mais procedimentos administrativos. Essa técnica permite que a base do conhecimento possa ser transmitida de uma pessoa para outra. Apesar de multiusuário e permitir a realização de tarefas concorrentes os mecanismos do sistema não permitem a entrada de informações duplicadas. Os dados são validados à medida que são inseridos evitando perda de tempo pelo usuário durante a sessão de trabalho.

O fluxo do trabalho administrativo que visa realização e comprovação de despesa pública em uma repartição do porte de uma prefeitura ou de uma câmara municipal envolve atividades francamente estruturadas, repetitivas e com regras de coordenação de tarefas. Nesse modelo de automação de procedimentos administrativos, os documentos ou tarefas são passados de um agente para o outro para a execução, total ou em parte, de uma ação, de acordo com o respectivo conjunto de regras e normas. Dessa forma os mecanismos do sistema identificam as permissões vinculadas à conta do usuário, selecionam as várias instâncias do processo, regras de procedimento e controle de dados associados à tarefa, a fim de gerenciar o fluxo durante a ativação da sessão de trabalho. Muitas instâncias individuais do processo podem se tornar operacionais durante a sessão de trabalho, cada uma associada a um conjunto específico de ações relevantes para cada atividade vinculada ao procedimento administrativo instanciado.

(14)

A metodologia aplicada no desenvolvimento do SIMCOMP delega ao próprio software o controle e o gerenciamento integral dos procedimentos administrativos, instanciando automaticamente as tarefas possibilitando a confecção das peças vinculadas ao procedimento instanciado. Esse controle se inicia com a solicitação de autorização para a compra ou serviço - motivação, passa por todas as demais etapas – protocolo; autorização; processo administrativo; verificação orçamentária e fonte de recursos; fundamentação para a contratação; parecer jurídico; formalização da contratação; ordem de execução; recebimento provisório e definitivo; incorporação patrimonial; manifestação do controle interno e realização do pagamento, ao mesmo tempo em que permite a impressão gráfica (papel, formato A4) das respectivas peças que instruem o competente processo administrativo quando nas respectivas fases.

Durante o mapeamento dos processos envolvidos nas ações que visam à confecção das peças de composição do processo administrativo comprobatório da despesa pública detectou-se a necessidade de departamentalização e segregação de funções, tendo sido evidenciado que as ações e tarefas se desenvolvem ao longo de uma estrutura composta por, no mínimo, 14 setores operacionais:

1. SETORIAL ORIGEM DE DESPESA.

2. SETORIAL DE PROTOCOLO E PROCESSO ADMNISTRATIVO 3. SETORIAL ORDENAÇÃO DE DESPESA.

4. SETORIAL CONTÁBIL. 5. SETORIAL DE LICITAÇÃO. 6. SETORIAL JURÍDICO.

7. SETORIAL DE CONTRATOS E CONVÊNIOS 8. SETORIAL DE COMPRAS E SERVIÇOS. 9. SETORIAL DE ALMOXARIFADO.

10. SETORIAL DE PATRIMÔNIO.

11. SETORIAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 12. SETORIAL DE CONTROLE INTERNO. 13. SETORIAL DE PAGAMENTO.

(15)

Não necessariamente a seqüência do fluxo de trabalho obedecerá, rigorosamente, à ordem numérica apresentada, dependerá do tipo de despesa em questão (compra, serviço, concessão de diária, ajuda financeira, etc.). Porém, o fluxo de trabalho, sempre iniciará com a manifestação da SETORIAL ORIGEM DE DESPESA - qualquer das unidades orçamentárias pertencentes ao órgão -, no caso das prefeituras as secretarias municipais, sendo concluído com a quitação do débito em favor do credor, realizado pela SETORIAL DE PAGAMENTO e conseqüente arquivamento na SETORIAL DE ARQUIVO, enquanto arquivo corrente. Porém até que seja executado o último estágio (arquivamento), o fluxo de trabalho poderá ser desviado para qualquer das setoriais, por quantas vezes se faça necessário.

O algoritmo do software e a estrutura dos dados foram concebidos tendo por fundamentação as várias legislações que, de alguma forma, fundamentam a execução da despesa pública:

• Lei Nacional Nº 4.320/64, de 17/03/1964. • Constituição Federal de 1988. • Lei Nacional Nº 7.713/88, de 22/12/1988. • Lei Nacional Nº 8.213/91, de 24/07/1991. • Lei Nacional Nº 8.666/93, de 21/06/1993. • Lei Nacional Nº 8.706/93, de 14/09/1993.

• Lei Nacional Complementar Nº 101, de 04/05/2000. • Lei Nacional Complementar Nº 116, de 31/07/2003. • Lei Nacional Nº 12.527, de 18/11/2011.

• Portaria Conjunta STN/SOF nº 3, de 2008 • Resoluções do Tribunal de Contas dos Estados.

(16)

A Lei Nacional No 4.320, de 17/03/1964, a Lei de Finanças Públicas, determina que a despesa pública seja executada em um lapso temporal dividido em três estágios contábeis distintos: empenho, liquidação e pagamento. Porém, a legislação posterior sobre a matéria incorporou vários mecanismos, de controle e transparência fazendo com que a execução da despesa deixasse de ser executada em apenas três estágios contábeis para ser executada em até 20 estágios distintos, ora administrativos, ora contábeis. Com a evolução dos instrumentos de controle o empenho, que era o primeiro estágio da execução da despesa pública, agora conta com até oito estágios que o precedem. A liquidação conta com até quatro estágios precedentes. Da mesma forma o pagamento conta com até três estágios precedentes e um posterior.

O SIMCOMP não substitui nem elimina a necessidade de adoção de software de contabilidade pública que deve ser utilizado pela setorial contábil. Os estágios empenho e liquidação são de competência exclusiva da CASP (contabilidade aplicada ao setor público). As peças de composição, do Processo Administrativo Comprobatório de Despesa Pública – PACDP, que visam à comprovação da despesa pública intitulados, Nota de Empenho (empenho) e Ordem de Pagamento (liquidação), não são emitidas pelo SIMCOMP. Como dito, tais estágios são de competência única e exclusiva do software contábil, portanto executados no âmbito daquele software. O SIMCOMP é uma ferramenta de trabalho administrativa. Apesar do mesmo identificar os estágios contábeis da despesa pública, não interfere na execução dos mesmos. Pelo contrário, aguarda que as peças geradas pelo programa de contabilidade sejam autuadas ao processo administrativo (PACDP), no momento oportuno, para só então dar continuidade e passar para o estágio administrativo seguinte.

Dessa forma, utilizando o SIMCOMP, os procedimentos – ações e tarefas – são realizados durante cada estágio, sendo que um estágio só fica disponível para execução se o estágio anterior, que o precede tiver

(17)

sido executado. Ou seja, não será possível a execução de uma ação ou tarefa pertencente ao estágio “2” se o estágio “1” não tiver sido executado. Da mesma forma, não poderá ser executado o estágio “3” se o estágio “2” não tiver sido executado e, assim sucessivamente, de acordo com a instância da despesa detectada pelo mecanismo do sistema.

Como resultado do mapeamento do processo administrativo que visa à elaboração das peças que compõem a documentação comprobatória da execução da despesa pública o sistema trabalha com 20 estágios administrativos encadeáveis:

ESTÁGIO SETORIAL SERVIDOR

1. MOTIVAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL SECRETÁRIOS

2. PROTOCOLIZAÇÃO UNIDADE DE PROTOCOLO

3. AUTORIZAÇÃO ORDENADOR DA DESPESA

4. FORMAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO UNIDADE DE PROTOCOLO 5. VERIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA SETORIAL CONTÁBIL 6. FUNDAMENTAÇÃO DA CONTRATAÇÃO COMISSÃO DE LICITAÇÃO

7. PARECER JURÍDICO ASSESSORIA JURÍDICA

8. PUBLICIDADE DOS ATOS COMISSÃO DE LICITAÇÃO

9. FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO CONTRATOS/CONVÊNIOS

10. EXECUÇÃO CONTRATUAL COMPRAS E SERVIÇOS

11. EMPENHO (NOTA DE EMPENHO) SETORIAL CONTÁBIL CASP

12. RECEBIMENTO DO OBJETO SECRETARIA MUNICIPAL SECRETÁRIOS

13. ALMOXARIFADO UNIDADE DO ALMOXARIFADO

14. INCORPORAÇÃO PATRIMONIAL UNIDADE DE PATRIMÔNIO

15. LIQUIDAÇÃO (ORDEM DE PAGAMENTO) SETORIAL CONTÁBIL CASP

16. REGULARIDADE FISCAL TESOURARIA

17. RETENÇÃO IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES TESOURARIA

18. CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA

19. PAGAMENTO TESOURARIA

20. ARQUIVO CORRENTE SETORIAL CONTÁBIL

Para cada estágio administrativo deverá ser vinculado um ou mais servidores responsáveis a fim de que o mecanismo do sistema identifique o perfil do usuário, as permissões e as instâncias que serão ativadas.

(18)

Essa técnica confere segurança e total controle sob as ações e tarefas necessárias ao respectivo processo. Dessa forma, haverá a impossibilidade de continuidade dos estágios posteriores se os anteriores não tiverem sido executados. Objetiva-se com isso, a eliminação da existência de Processo Administrativo Comprobatório de Despesa Pública (PACDP) com etapas pendentes ou faltantes.

Para tornar as tarefas mais fáceis o mecanismo do sistema, define o principal fluxo de trabalho durante a execução da primeira ação do usuário, ainda no primeiro estágio da despesa: 1. Motivação, tendo por base as informações que juntos formam o perfil da despesa: 1) tipo de despesa; 2) forma de contratação; 3) situação do contrato; e 4) forma de execução do contrato.

Para fins de compreender como o sistema utiliza as informações do perfil da despesa o servidor responsável pela motivação da despesa precisa conhecer os seguintes conceitos:

1) Tipos de Despesas.

Compra: toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

Serviço: toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.

Diária: todo gasto com a cobertura de despesas de alimentação, pousada e locomoção urbana, com o servidor público estatuário ou celetista que se deslocar de sua sede em objeto de serviço, em caráter eventual ou transitório. Sede é o Município onde a repartição estiver instalada e onde o servidor tiver exercício em caráter permanente.

(19)

Ajuda Financeira: concessão de benefício financeiro a munícipe carente, assim considerados pelo serviço de assistência social do município.

Outras: despesa pública que não se submete ao poder discricionário do ordenador da despesa, cujo gasto só é conhecido depois de executado o objeto, não podendo receber o tratamento tradicional por se tratar de despesa essencial ao funcionamento do poder público municipal.

2) Formas de Contratação

Licitação: Quando a contratação tiver de ser precedida por licitação (convite, tomada de preços, concorrência, pregão ou concurso). Contratação Direta: quando a contratação puder ser realizada por dispensa ou inexigibilidade.

3) Situações do Contrato

Análise: quando se tratar da primeira parcela ou parcela única de um contrato.

Execução: quando se tratar da segunda ou demais parcelas de um contrato.

4) Forma de execução

Total: quando o objeto do contrato for pago em uma única parcela devido o mesmo ser entregue ou executado em sua totalidade – empenho ordinário.

Parcelado: quando o objeto do contrato for pago em parcelas devido o objeto ser entregue fracionadamente ou por etapas – empenho ordinário ou global.

(20)

O fluxo de trabalho aplicado ao controle da execução da despesa pública, para compras e serviços está demonstrado neste fluxograma.

AUTORIZAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO MOTIVAÇÃO PROTOCOLIZAÇÃO NÃO AUTORIZADO ? SIM VERIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA FUNDAMENTAÇÃO DA CONTRATAÇÃO FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO EMPENHO EXECUÇÃO CONTRATUAL RECEBIMENTO DO OBJETO PARECER JURÍDICO NÃO SIM MINUTA APROVADA ? NÃO SIM É LICITAÇÃO ? SIM NÃO

1a PARCELA OU PARCELA ÚNICA ?

SIM EXECUÇÃO PARCELADA DE OBRA DE ENGENHARIA? NÃO ALMOXARIFADO SIM BEM PATRIMONIAL ? NÃO NÃO BEM ESTOCÁVEL ? SIM INCORPORAÇÃO PATRIMONIAL CONTROLE INTERNO PAGAMENTO ARQUIVO CORRENTE LIQUIDAÇÃO REGULARIDADE FISCAL

(21)

O fluxo de trabalho aplicado ao controle da execução da despesa pública, na concessão de diária a servidores e colaboradores da Administração está demonstrado neste fluxograma.

VERIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA FORMALIZAÇÃO DA CONCESSÃO EMPENHO MOTIVAÇÃO PROTOCOLIZAÇÃO AUTORIZAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO CONTROLE INTERNO ARQUIVO CORRENTE

(22)

O fluxo de trabalho aplicado ao controle da execução da despesa pública, na concessão de ajuda financeira a munícipes carentes e em situação de risco está demonstrado neste fluxograma.

VERIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ATENDIMENTO SOCIAL EMPENHO MOTIVAÇÃO PROTOCOLIZAÇÃO AUTORIZAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO CONTROLE INTERNO ARQUIVO CORRENTE

(23)

O fluxo de trabalho aplicado ao controle da execução da despesa pública, que pelas mais diversas razões não podem se submeter ao tratamento tradicional tais como: água, luz, comunicação, folha de pagamento, taxas bancárias, contribuição para o PASEP, contribuição previdenciária e bloqueios judiciais está demonstrado neste fluxograma.

MOTIVAÇÃO PROTOCOLIZAÇÃO AUTORIZAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO VERIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA EMPENHO LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO CONTROLE INTERNO ARQUIVO CORRENTE NÃO EMPENHO ESTIMADO ? SIM NÃO EMPENHO ESTIMADO ? SIM

(24)

A princípio esses conceitos podem parecer difíceis de entender, mas à medida que você trabalha, naturalmente se tornam mais claros.

Vantagens na sua utilização

Os órgãos que investem na nossa solução de fluxo de trabalho: SIMCOMP, que tem a finalidade de garantir a normalização do Processo Administrativo Comprobatório de Despesa Pública – PACDP conseguem um retorno elevado, pois reduzem e eliminam a possibilidade de processos administrativos com etapas pendentes devido à impossibilidade de execução de etapas sem que as etapas antecedentes tenham sido concluídas.

As vantagens na sua utilização são as seguintes:

• Padronização de procedimentos.

• Garantia de fluxo permanente, confiável e oportuno de informações.

• Propicia segurança ao agente administrativo na execução de suas tarefas, mediante informações e orientações adequadas.

• Melhor planejamento, controle e mais precisão na execução das tarefas de trabalho.

• Determinação das responsabilidades.

(25)

3. SIMRECI – Sistema de Relacionamento com o Cidadão

O SIMRECI é um programa de computador que oferece ferramentas para a gestão do relacionamento com o cidadão e, especialmente garante ao poder público atender ao que determina o inciso I, do art. 9º, da Lei Nº 12.527, de 18/11/2011, in verbis:

“Art. 9o O acesso a informações públicas será assegurado mediante: I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para: a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações;“

O destaque é nosso.

Sem esquecer o caráter obrigatório da disponibilização de serviço de informações ao cidadão, o objetivo geral do SIMRECI é ampliar e consolidar os canais de relacionamento entre a população e a administração pública municipal facilitando e promovendo o acesso à informação pública.

A adoção do SIMRECI proporciona à Administração Municipal atingir os seguintes objetivos específicos:

- Fortalecer a cultura da Ouvidoria e o conceito de participação popular junto à comunidade.

- Criar a oportunidade para que as comunidades periféricas da cidade possam manifestar as suas demandas relativas à administração pública.

(26)

- Servir como termômetro para a Administração Pública, analisando a gestão Administrativa através da população.

Em contrapartida a adoção do SIMRECI proporciona importantes vantagens para o cidadão:

- Fortalecimento dos princípios da cidadania.

-_Aumento da satisfação e confiança dos usuários (consumidores, colaboradores e fornecedores de produtos e serviços).

- Rapidez na solução de problemas.

- Disponibilização de um canal acessível ao cidadão. - Transparência nos atos de gestão pública.

- Oferecimento de respostas claras e objetivas ao cidadão. As três ferramentas que o SIMRECI oferece são distintas e complementares: o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) a Ouvidoria, e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) é o responsável por atender às demandas relativas a orientações e dúvidas, sendo um importante gerador de informações para a melhoria dos processos de trabalho no setor público. Trabalha de acordo com os processos vigentes, com padrões de atendimento e soluções predefinidas. Se as tentativas de solução pelos canais de atendimento convencionais não funcionarem é hora de se buscar o SAC. O SAC deve ser operacionalizado visando, dentre outras atribuições, receber e tratar as reclamações dos cidadãos e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizados pelas Secretarias Municipais ou pelos serviços de atendimento telefônico ou eletrônico.

A Ouvidoria é um componente organizacional do Poder Público voltado para ser um interlocutor entre os usuários e o serviço

(27)

público. Trata sobre as manifestações dos cidadãos, registradas sob a forma de reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios.

Seu principal objetivo é atuar de forma isenta e independente, com caráter mediador, pedagógico e estratégico. Acolhe as manifestações dos cidadãos não solucionadas por outros canais de atendimento e de apoio ao consumidor, analisa e atua na busca por soluções, identifica tendências e orienta a organização, promovendo a melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por soluções efetivas.

A Ouvidoria é a última instância para a solução administrativa de conflitos. É importante destacar que a autonomia é um dos seus principais pilares, possibilitando a circulação dentro do órgão com mobilidade e rapidez na busca de resolução junto aos gestores. Em síntese, a ouvidoria mantém seu foco no coletivo sem desprezar o individual, procurando corrigir eventuais distorções existentes nos processos de trabalho e, assim, evitar que os problemas se tornem recorrentes, fortalecendo cada vez mais a imagem da Gestão Municipal.

SAC OUVIDORIA

Atende situações rotineiras Atende situações excepcionais Ações educativas Ações preventivas e corretivas Atuação operacional Atuação estratégica

É necessário educar o cidadão para que ele saiba qual o caminho a ser seguido na hora de contatar o serviço de atendimento e deixar claro que o SAC e a Ouvidoria não substituem os canais convencionais de atendimento. Ao contrário, existe para tratar questões dos cidadãos e usuário de serviços públicos que já tiveram recorrido a outros canais de atendimento, e que por não se sentirem satisfeitos com o resultado da solução apresentada para suas reclamações, desejarem uma revisão da solução apresentada.

(28)

Para disciplinar a solução de casos, é fundamental que os que se sintam prejudicados ou mal atendidos sigam os seguintes passos:

1º Passo. Entre em contato com o servidor responsável pelo atendimento. Não estando satisfeito fale com o titular da Secretaria Municipal. Caso não solucione seu problema fale com o...

2º Passo. ...SAC. O Serviço de Atendimento ao Cidadão é o responsável por atender esse cidadão insatisfeito. Tirar suas dúvidas, dar informações e encaminhar corretamente suas reclamações. Deve ser exigido o número de protocolo do respectivo atendimento. Ele é importante para situações em que o SAC não tenha apresentado resolução satisfatória para o caso em questão. É a segurança do reclamante e é obrigatório para registrar a reclamação pela...

3º Passo. ...Ouvidoria. A última instância de atendimento. A Ouvidoria só deve ser acionada em último caso, quando a pendência não foi resolvida pelo SAC. Para isso, é necessário ter o protocolo de atendimento feito pelo SAC.

Se as tentativas de solução pelos canais de atendimento convencionais não funcionarem é hora de se buscar a Ouvidoria. A Ouvidoria foi criada para, dentre outras atribuições, receber e tratar as reclamações dos cidadãos e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizados pelas Secretarias Municipais ou pelos serviços de atendimento telefônico ou eletrônico.

A Ouvidoria pode, assim, se dedicar àqueles casos e situações mais complexas e delicadas, para as quais as estruturas de atendimento tradicionais não tenham conseguido dar resposta adequada.

O conceito brasileiro de ouvidoria retrata a participação do cidadão nas instituições públicas e privadas, de forma democrática, representativa e geradora de valor. Tem como missão ecoar a voz do cidadão dentro da organização, promovendo mudanças de atitude, comportamento e melhoria contínua de processos.

(29)

O SIC – Serviço de Informação ao Cidadão faz parte de um sistema que funciona na Internet e centraliza todos os pedidos de informação dirigidos ao Poder Executivo ou Legislativo municipal. O acesso a informação pública como um direito fundamental de todo cidadão foi normatizado pela Lei Federal 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, cuja entrada em vigor se deu a partir de 16 de maio de 2012, que concedeu a qualquer pessoa o poder de solicitar informações aos órgãos, entidades e empresas de governo.

O SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo ou Legislativo Municipal. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas expedidas. O SIC também possibilita às Unidades Administrativas e à Ouvidoria acompanhar a implementação da Lei e produzir estatísticas sobre o cumprimento, especialmente a emissão de relatórios com dados referentes a todas as solicitações de acesso à informação e seus respectivos encaminhamentos.

O SIC aos cidadãos:

- Registrar pedidos de informação. - Acompanhar pedidos de informação. - Entrar com recursos.

- Consultar respostas recebidas.

Portanto, o objetivo principal do SIC é o exercício do direito de acesso às informações públicas amparados pela Lei de Acesso a Informação (no 12.527/2011).

(30)

4. SIMGEFI – Sistema de Gerenciamento Financeiro

O controle das finanças é fundamental para a sustentação de qualquer entidade, seja ela privada ou pública, tanto para a sua sustentação como para a sua evolução, competitividade e perenidade.

Como fazer para uma gestão financeira tornar-se eficiente e servir de instrumento básico nas tomadas de decisões no dia-a-dia do administrador.

Foi devido a esta necessidade que desenvolvemos uma ferramenta automatizada que facilita esse trabalho, o SIMGEFI. Trata-se de um aplicativo de Gerenciamento Financeiro - Cash Management, ferramenta de controle que auxilia na visualização e compreensão das movimentações financeira num período estabelecido.

Sua grande utilidade é permitir a visualização de sobras ou faltas de caixa (recursos financeiros) antes mesmo que ocorram, possibilitando ao administrador planejar melhor suas ações.

Na verdade, toda ação realizada por uma entidade resume-se a entrada ou saída de dinheiro (receita, despesa e investimentos)! É nesse jogo de entra-e-sai que o Fluxo de Caixa mostra a sua importância, pois auxilia ao gestor financeiro perceber bem antes quando vai faltar ou sobrar recurso (déficit ou superávit).

O Fluxo de Caixa – Cash Flow, é um dos instrumentos de controle que o SIMGEFI incorpora, que tem por objetivo auxiliar o gestor financeiro a tomar decisões sobre a situação financeira da entidade. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de numerários (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês, um ano, etc.

(31)

Os momentos de escassez de recursos, altas taxas de juros, queda da receita, entre outros, exigem do administrador uma gestão financeira cada vez mais eficiente. Sendo assim tornou-se necessário utilizar-se de controles financeiros que permitam conhecer com mais detalhadamente os recursos financeiros.

O SIMGEFI, aplicativo de gestão financeira, livro caixa, movimentação bancária, contas a pagar e contas a receber nos permite:

Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado.

Auxiliar o gestor financeiro a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na entidade.

Verificar se a entidade esta trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado.

Verificar se os recursos financeiros são suficientes para fazer face aos compromissos assumidos em determinado período.

Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos.

Avaliar a capacidade de endividamento antes de assumir compromissos.

Conhecer previamente (planejamento estratégico) o comportamento da receita e sua real importância no período considerado.

Avaliar se receita é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado.

Avaliar o melhor momento para assumir compromissos em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa.

Percebeu quanta utilidade uma ferramenta simples e prática pode oferecer?

Agora, mãos à obra! Solicite o licenciamento do aplicativo SIMGEFI e veja no dia-a-dia das finanças de sua entidade o caminho correto para a tomada de decisões.

(32)

5. SIMARPE – Sistema de Arquivo Permanente

O SIMARPE é um programa de computador que se insere no contexto geral de software cujo objetivo é a gestão eletrônica de documentos (GED), onde se enfatiza o trabalho corporativo e a interação entre usuários. Tem por finalidade a manutenção remota de um ARQUIVO PERMANENTE DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS em uma estrutura que visa reproduzir um arquivo físico de guarda de documentos (local físico, sala, estante, prateleira/arquivo, caixa/gaveta).

No desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas as mais modernas técnicas de segurança e proteção, através do estabelecimento de conta de usuário (login e senha) e limites de permissões.

Dotado de recursos de armazenamento, indexação e busca possibilita a gestão dos documentos da organização de forma rápida e segura. Os documentos eletrônicos - arquivos “.pdf” - são transferidos (upload) pelos usuários ficando à disposição de todos, em tempo real (on time). A qualquer momento, de qualquer lugar, o documento pode ser visualizado ou baixado (download).

O Gerenciamento eletrônico de documentos ou a Gestão eletrônica de documentos é uma prática que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos eletrônicos (.doc, .xls, .pdf, .xml, etc.).

Por em prática o GED depende de três ações isoladas que funcionam conjuntamente: conversão de documentos em papel para o formato eletrônico digital com o auxílio de um scanner; armazenamento digital dos arquivos eletrônicos e utilização de software gerenciador de documentos.

(33)

GED

= + +

Conversão Armazenamento Gerenciamento

Conversão: a empresa pode optar por adquirir ou locar um scanner.

Armazenamento: Pode ser em uma mídia digital, tipo: CD, DVD, Pen Drive, HD (local/rede), ou em um Storage acessado via Internet.

Software: os sistemas GED permitem aos usuários acessar os documentos de forma ágil e segura, através da rede local ou via navegador Web por meio da Internet, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje.

Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a pessoa certa. O GED lida com qualquer tipo de documentação. A capacidade de gerenciar documentos é uma ferramenta indispensável para a Gestão do Conhecimento.

Qualquer tipo de organização (pública ou privada) pode usar o GED (escolas; empresas de advocacia; hospitais; administradoras de condomínios; empresas de recrutamento; escritórios de arquitetura,

(34)

design e engenharia; assessorias de imprensa e de comunicação; consultorias, prefeituras e câmaras municipais. Nas médias e grandes empresas, o GED poderá ser aplicado para setores específicos (RH, Treinamento, Contabilidade, Marketing, Informática). Nos órgãos públicos em todos os seus setores e principalmente em seu Arquivo Peramanente, antigo arquivo morto.

O nosso serviço se inicia com a avaliação das necessidades específicas do cliente para só então oferecer um sistema modular capaz de possibilitar a implantação gradativa do Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Oferecemos PACOTE INTEGRADO formado por: 1 scanner de produção (1000 páginas/dia) + software for web + armazenamento digital em storage virtual + implantação + suporte técnico.

Principais vantagens:

• O cliente não precisa de conhecimento técnico; • Agilidade na implantação; e

(35)

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES

1. GESTÃO DOCUMENTAL • PROTOCOLO

• PROCESSO ADMINISTRATIVO • ARQUIVO VIRTUAL

• GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS • CANAL DE COMUNICAÇÃO

• CATÁLOGO DE ENDEREÇOS

• CONTROLE DE EXPEDIENTES E NORMAS • INDICADORES DE DESEMPENHO

• TRANSPARÊNCIA DE GESTÃO • ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA 2. GESTÃO DA DESPESA PÚBLICA

• MOTIVAÇÃO • AUTORIZAÇÃO • VERIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA • FUNDAMENTAÇÃO DA CONTRATAÇÃO • PARECER JURÍDICO • FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO • EXECUÇÃO CONTRATUAL • RECEBIMENTO DO OBJETO • INCORPORAÇÃO PATRIMONIAL • CONCESSÃO DE DIÁRIA

• CONCESSÃO DE BENEFÍCIO EVENTUAL • GERENCIAMENTO DE RECIBOS

• CONTROLE INTERNO

3. GESTÃO DE RELACINAMENTO COM O CIDADÃO • SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

• OUVIDORIA

• SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO 4. GESTÃO FINANCEIRA

• CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA • BOLETIM DE TESOURARIA

5. ARQUIVO PERMANENTE

(36)

As nossas soluções são desenvolvidas utilizando-se o conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet -- a "grande nuvem" de computadores -- sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Conheça as nossas soluções para as diversas atividades da administração pública:

Protocolo, Processo e Arquivo

Comprovação de Despesa Pública

SAC, Ouvidoria e SIC

Gerenciador Financeiro

Arquivo Permanente com GED

Visite o nosso site e conheça nossos sistemas:

www.salimar.com.br

A TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL PARA MELHORAR O PADRÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Tendo interesse em saber mais entre em contato conosco através dos telefones: (84) 9832-5099 (TIM) ou 84 8728-5861 (OI). E-mail: marcelo@salimar.com.br.

Referências

Documentos relacionados

Casos de Uso de Hyperautomation 1 Aumentar Receita Aumentar Receita Existente Usar automação para, através de analytics, otimizar preços e aumentar receita 2 Reduzir

Essa parceria entre a Compactor e o Banco Nacional de Habitação, assim como o convênio do município de Nova Iguaçu com a fábrica para a construção da Escola Compactor, nos

O processo terapêutico não é somente orientado pela conversa com o terapeuta e a pessoas, no caso também o grupo 3 , que procura ajuda, ele se dá em um espaço de diálogo em que o

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

O trabalho tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva (GIL, 2002), realizada de fevereiro a setembro de 2010 com três grupos de catadores e catadoras de materiais

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et